quarta-feira, 16 de setembro de 2015

PEDALANDO

PEDALANDO


Neste último sábado foi dia de se reunir com a galera, mais ou menos uns 310 "pedaleiros" e curtir o tour "Desafio Nova Trento", organizado pela Ciclo Vil Bike. E la fomos nós para mais de 80 km num roteiro fantástico. galera de altíssimo astral e a "pilha" que nos colocava eram os deficientes visuais! Isso mesmo, quando essa galera começou a entrar no ônibus a gente se perguntou: Como é que esses meninos e meninas iriam pedalar e nos acompanhar? Mas como eles eram de altíssimo astral fazendo a alegria de todos, nem perguntamos. 


Foi aí que eu conheci a Rosangela Alexandre, guia do deficiente visual e ciclista Marco Laurindo que participa do Projeto Novos Horizontes. Costumam pedalar todos sábados com saída do TITRI, terminal da Trindade e fazem um passeio com esses feras. 


As vezes vão até o Ribeirão da Ilha, Praia da Armação. Em outras ocasião seguem para o Norte da Ilha, sempre procurando descrever o visual e compartilhando os momentos que passam juntos. Este projeto foi criado pelo Ricardo Carvalho. Outro Projeto que essa turma faz é o Sexto Sentido.  Participam de várias provas pelo Estado e fora também. São um grupo de amigos que se reúnem para correr. Seus treinos acontecem na Av. Beiramar Norte, nos morrinhos do Bairro João Paulo, Sambaqui, Cacupé. Geralmente o atleta entra em contato com o guia e marcam os treinos. Participam do Volta a Ilha, Maratona da Caixa e muitas outras corridas. 


No momento o projeto tem um atleta se preparando para a corrida do gelo. O idealizador deste é o triatleta Fabio Luiz "popeye" Charnescky. Hoje três atletas participam dos dois projetos, ou seja, correm e pedalam. O Marco Laurindo, que é seu namorado, correm e pedalam juntos e estão treinando para ano que vem participarem de um triathlon em Balneário Camboriú.  A Rosangela é corredora guia há 11 anos e me garante com muita propriedade que todos os dias aprendo muito com meus amigos. "São pessoas incríveis, que trabalham, estudam e lutam diariamente pela igualdade e por seus direitos. Muitas pessoas pensam que nós ajudamos os atletas, mas acontece exatamente o contrário. Eles é que nos ensinam a sermos pessoas melhores". Disso eu também tenho certeza. E tanta gente em casa reclamando da vida enquanto outros, sem medo de ser feliz, saem para a vida. Realmente a vida só é dura pra quem é mole. 


16ª FENAOSTRA


Começou nesta quarta-feira, 16, a 16ª FENAOSTRA que só termina domingo, 20, no Centrosul. Além da degustação de ostras haverá também boa música, exposição de artesanato, oficinas para confeccionar brinquedos, arte em barro, pipas e canções típicas, entre outras atrações que prometem animar a festa.


PERNAMBUCO & ARGENTINA


Ao contrário do estado catarinense que nem na FIT, maior feira de turismo latinoamericana irá participar, pois não tem uma secretaria de turismo atuante e um secretário que entenda da pasta, Pernambuco investe pesado nos turistas argentinos e divulga seus atrativos para agentes de viagem da Argentina. Com o objetivo de capacitar agentes de viagens e divulgar o destino Pernambuco, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), esta participando do “Road Show cidades do Nordeste do Brasil”, na Argentina. A ação é promovida pela Embaixada do Brasil na Argentina em parceria com a Embratur.  


O Road Show será realizado em forma de treinamentos nas cidades de Córdoba (15), Buenos Aires (16) e Rosário (17). durante os três dias de evento, haverá uma capacitação dos destinos turísticos da cultura e da gastronomia do Estado. A secretaria distribuirá material promocional para os agentes das cidades. A intenção do Governo do Estado é potencializar ainda mais a vinda dos argentinos para Pernambuco, haja vista a Argentina já ocupar o topo do ranking de países que mais enviam turistas para Estado, com 25% do total, segundo pesquisa realizada pela Empetur. Além disso, os hermanos contam também com uma nova rota direta Recife – Buenos Aires, tornando o Estado mais conectado com o país vizinho. A participação de Pernambuco conta com a parceria da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) e da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife.


BRASIL NA ANTÁRTICA


A Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas – Soamar/AL promove a II Mostra Cultural, intitulada “O Brasil na Antártica e Amazônia Azul”, no período de 18 a 30 de setembro, na praça central do Maceió Shopping. A II Mostra Cultural inédita no Nordeste, o visitante terá a oportunidade de conhecer projetos de suma importância para o Brasil, vinculados à Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), na Amazônia Azul e na Antártica.  


A exposição “O Brasil na Antártica e Amazônia Azul” evidencia uma área marítima de 4,5 milhões de km², tão rica – como os recursos minerais (petróleo e gás), biotecnologia marinha, aquicultura e pesca - e extensa como a Amazônia verde, acrescentando ao Brasil uma área equivalente a 50% do seu território terrestre, e, a Antártica, sexto continente do Planeta e único sem divisão geopolítica, ainda longe da globalização mesmo com os meios de comunicação existentes. Sua fauna, suas riquezas e importância estratégica, e a decisiva participação brasileira nesse processo de exploração científica são conhecimentos que merecem ser divulgados à sociedade brasileira. 


Sob a curadoria da jornalista Gigi Accioly, a exposição destaca peças que atraem a curiosidade das pessoas, como moto de neve, maquetes da Estação Antártica Comandante Ferraz, do refúgio antártico; maquetes da Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, das Crostas Cobaltíferas e Fosforitas; manequins masculino e feminino com vestimentas especiais usadas na Antártica, réplicas de pinguim Rei e de pinguim de bico vermelho em tamanho natural; timão em madeira de lei, maquetes do helicóptero 
Pela importância cultural e rico material em exposição, a organização do evento tem uma expectativa de receber um grande público. 


O presidente da Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas – Soamar/AL, Eduardo Auto Guimarães, já comemora o sucesso do evento inédito. O evento guiado é promovido pela Soamar/AL, com a realização da Secretária Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), com apoio institucional do 3º Distrito Naval e da Capitania dos 
Portos de Alagoas.

Clique na imagem para ampliá-la

CONGRESSO JOÃO PESSOA


O Centro de Convenções de João Pessoa esta sediando o maior evento de enfermagem da América Latina - 18º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem - CBCENF, evento que terá a participação de mais de 7 mil congressistas de todo o país, além de delegações estrangeiras. O evento foi captado pelo Convention Bureau de João Pessoa e COREN em 2013 e com a sua realização, cerca de R$ 17 milhões serão injetados na economia da cidade, gerando empregos, movimentando o comércio e o parque hoteleiro.


Segundo o Diretor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena, a área de saúde é a que mais organiza eventos e sempre para grandes públicos e dessa maneira vem merecendo atenção especial por parte do Centro de Convenções e da parceria exitosa com o Convention Bureau da capital paraibana.


Para Jairo Oliveira, Diretor de Marketing do Convention Bureau, a entidade que é responsável pelas captações de eventos para a capital, concentrou esforços e  está fazendo um trabalho com os representantes locais dessas categorias. “O objetivo é estimular as representatividades e identificar previamente em quais disputas a cidade de João Pessoa pode entrar para sediar eventos de porte nacional e até internacional e ajudar essas entidades a conseguir fazer as captações”.


SABORES DO MUNDO


Todos os caminhos levam a Gramado, na fantástica Serra gaúcha neste final de semana. No sábado acontece no Wish Serrano Resort mais um dos seus jantares temáticos. Desta vez será os sabores franceses.  


Coco Chanel será a inspiração do decor João Vicente Correa. Além do jantar, sorteio de uma viagem para Paris com aéreo e hospedagem para duas pessoas, show com a DeClassic Banda. O cardápio foi elaborado pelos chefs Marcelo Hartmann e Facione Biasil. 


BROCKER 20 ANOS


Parabéns a minha transportadora/receptivo oficial na Serra Gaúcha, cuja equipe está focada em bem atender, capacitar e divulgar o destino Serra Gaúcha. Ao longo desses anos investiram junto às operadoras e agências de viagens por todo o Brasil, ampliando o conhecimento dos agentes de viagens e impulsionando vendas para o destino, consolidando o mesmo como referência no mercado nacional. Buscam inovar em tecnologia, novos produtos, competitividade e sustentabilidade para o fantástico o destino, tornando a Serra Gaúcha um dos lugares mais visitados em todo o Brasil. Tô chegando Any !


Falando nisso, as duas principais empresas de turismo, emissivo e receptivo da Serra Gaúcha estão se unindo. A Brocker Turismo e a Liga Turismo anunciaram aos funcionários nesta terça-feira, 15 de setembro, a fusão das duas empresas. A união das duas expertises irá resultar em um player mais competitivo com novos serviços, otimização de custos, ampliação da logística e oferecerá preços mais vantajosos aos clientes. Além disso, a aliança fortalecerá o mercado turístico regional, ampliando a força junto aos parceiros e fornecedores, gerando ainda mais confiança e movimento no mercado.
“Buscamos estar sempre à frente no nosso segmento: novos produtos, pacotes, sistemas e nichos. Queremos sempre avançar e garantir o nosso propósito ao nosso cliente que é fazer uma viagem feliz. Seremos ainda mais competitivos, fortes, criativos e inovadores. 


Já temos a melhor equipe e esta empresa maior e mais forte certamente será melhor para os funcionários, fornecedores e, claro, para o cliente, que contará com uma maior gama de produtos para todos os segmentos, principalmente lazer e eventos na Serra Gaúcha”, destaca Adriane Brocker Boeira. Para Fábio Bordin, a fusão das empresas representa um grande desafio. “É um marco para a região e para o mercado de receptivo do Brasil e que será rapidamente absorvido por todos. Muitas novidades virão e o nosso grande desafio a partir de agora é transformarmos tudo que tínhamos de bom em ótimo e aperfeiçoar ainda mais tudo que era ótimo, pois seremos muito cobrados por isso. Uma empresa confiável, sólida e agora ainda melhor é o que queremos entregar ao mercado”, ressalta.

A melhor cantina italiana de Gramado

PASSAGENS AÉREAS


A Azul Linhas Aéreas foi denunciada ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por suposta prática anticoncorrencial ao restringir o acesso a passagens mais baratas e diferenciar preços praticados por sua operadora de turismo, a Azul Viagens. O processo foi aberto pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Segundo a denúncia, a companhia estaria distorcendo a concorrência no mercado de pacotes turísticos. Uma classe diferenciada de passagens, com preços mais atraentes, que antes podia ser acessada por qualquer operadora de turismo, agora é reservada apenas para os pacotes da Azul. De acordo com a Braztoa, antes da criação da Azul Viagens, as operadoras de turismo tinham livre acesso à aquisição de bilhetes aéreos Azul pelo valor de tarifa especial de operadoras, denominada "tarifa Z".


"Atualmente, todavia, as operadoras não conseguem adquirir bilhetes aéreos na respectiva classe tarifária, independentemente da antecedência com que tentem efetuar a compra", explicita na denúncia, aberta em julho deste ano. A Associação argumenta que a prática da Azul eleva consideravelmente o preço do principal insumo de seus concorrentes e constitui uma "verdadeira agressão à ordem econômica". A Braztoa afirma que também entrou com pedido na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), já que a Azul estaria usando de forma irregular o contrato de concessão para exercício de atividade. Segundo a entidade, a companhia de aviação civil, ao diversificar atividades, incluiu no objeto social o desenvolvimento de atividades de agência de viagens. A denunciante destaca que a legislação conhecida como "Lei das Agências de Turismo" prevê expressamente que "apenas sociedades que tenham tais atividades como seu exclusivo objeto social é que as podem explorar".



NA CONTRAMÃO

E o consumidor? Se o produto é meu, eu vendo pra quem eu quiser e pelo preço que quiser. Questão de oferta e procura. Já as operadoras querem comprar mais barato e nos empurram pacotes casados bem mais caros ou compram todos os assentos não sobrando absolutamente nada para o consumidor. Também bloqueiam quartos em hotéis, geralmente grande parte de hotéis e vendem pelo preço que querem. Bom mesmo são esses sites de busca de aéreos/hotéis/destinos... onde buscamos preços melhores e criamos alertas. Assim que surge algum o preço que o consumidor sugeriu, recebemos e-mail e torpedo comunicando o fato. E mesmo assim vale entrar no site da empresa aérea e conferir se não tem preço mais baixo. As vezes tem. 


Falando nisso, consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro, desde 1989, a Braztoa - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, estará presente em mais uma edição do Festival do Turismo de João Pessoa. Assim como na edição anterior, a Braztoa terá um corredor exclusivo reservado no maior evento de turismo e negócios da região, a entidade contará com um lounge institucional para receber os 3 mil profissionais do turismo esperados para esta edição, e apresentar seus principais produtos e lançamentos. Entre os confirmados para o corredor da Braztoa, estão: Abreutur, Assist Card, Discovery Cruizes, Lusanova, RCA e Transmundi.


“As referências da última participação da Braztoa no Festival do Turismo de João Pessoa são as melhores. Estamos certos de que esse evento será uma excelente oportunidade para falarmos pessoalmente com aqueles agentes de viagens que dificilmente vêm às feiras do Sudeste. Acreditamos muito neste mercado e queremos levar a ele nossos melhores produtos, ações e estratégias de trabalho”, diz Magda Nassar, presidente da Braztoa. A Braztoa congrega as mais conceituadas empresas do setor do turismo. Atualmente, congrega mais de 90 associados, entre operadoras de turismo e empresas de representação de produtos e destinos nacionais e internacionais, responsáveis por estimados 90% das viagens do mercado brasileiro.


O 5º Festival JPA será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.


FRANQUIAS MULTIMARCAS


Franquia é um modelo de negócio que atrai milhares de investidores. Sejam produtos ou serviços, existem diversas opções no mercado que oferecem um formato pronto para instalar e vender, mas, também há regras. Existem dois grandes grupos de franquias: as franquias de marca exclusiva, que comercializam apenas produtos e serviços assinados pela franchising, um bom exemplo são as agências Tam Viagens e CVC, e as franquias multimarcas, que estão habilitadas a vender mais opções de produtos e serviços oferecidos por empresas parceiras cadastradas junto à rede. Um exemplo de franquia multimarca e multisserviços é a rede de franquias de agências de viagem Clube Turismo, que oferece um modelo de agência onde o franqueado tem a possibilidade de comercializar produtos e serviços de diversos fornecedores homologados à Rede.


Entre as redes de franchising no mercado brasileiro, as franquias multimarcas destacam-se por contribuir para a competitividade no seu setor, possibilitando uma maior abertura para novas empresas ingressarem em um mercado de marcas consolidadas e o cliente é o grande beneficiado, com mais possibilidades de negociação. Tal oportunidade oferece aos investidores de uma franquia multimarca melhores condições, maior diversidade de produtos e, o grande objetivo de toda empresa: a satisfação do cliente.

Novo endereço francês em Balneário Camboriú

43ª ABAV EXPO INTERNACIONAL


A 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo transforma o Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, no palco principal para todo o setor de viagens e turismo do continente. Durante os três dias de evento, os maiores players da indústria turística estarão reunidos para mostrar aos milhares de participantes as principais novidades e apresentar as tendências do setor para os próximos anos. Simultaneamente à feira, acontece o Congresso ABAV de Turismo, na Vila do Saber – Âncora do Conhecimento. O evento reunirá uma extensa programação ininterrupta, com 25 palestras, seis painéis, duas sessões plenárias e um espetáculo programado. Será uma oportunidade ímpar para os profissionais  familiarizarem-se com o que há de mais recente em matéria de conhecimento e inovações para o setor de viagens de turismo. 

Guilherme Paulus, presidente da GJP Hotels & Resorts

“Quando falamos em turismo, logo pensamos em interação e relacionamento. A ABAV é a maior feira do setor e necessariamente todos que fazem parte dessa cadeia precisam estar conectados, especialmente para um maior conhecimento sobre o rumo do mercado no presente e no futuro, ou seja, quais as novidades que temos e o que teremos para os próximos anos. O evento é uma oportunidade única para trocar informações sobre os diversos elos envolvidos no segmento, conhecer as novas tecnologias e estabelecer uma rede de contatos, buscando o melhor para o turismo, setor que movimenta milhões e milhões de reais anualmente em nossa economia”.

Valter Patriani, presidente da CVC

“A ABAV é um evento consolidado no calendário do setor de turismo e o momento onde todo o trade se reúne para discutir e apresentar o rumo e as tendências do setor de turismo, que, apesar das adversidades da economia, tem mostrado sua resiliência, visto que as famílias já incorporaram o hábito da viagem e não deixam de realizá-la. A feira da ABAV também desempenha muito bem o papel de aproximar os agentes de viagens aos principais players do turismo do Brasil e do mundo que identificam o potencial do mercado brasileiro, tanto emissivo como receptivo, para desenvolver e fortalecer acordos”.


SOLENIDADE DE ABERTURA


O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, prestigiará a solenidade de abertura da 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, que ocorrerá a partir das 9h no Auditório Elis Regina (Anhembi). Após a cerimônia, o Governador também estará presente no corte da fita, às 12h, que marcará a inauguração oficial do evento no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A maior feira de turismo das Américas e do Hemisfério Sul já conta com mais de 17 mil profissionais previamente inscritos e segue com o credenciamento aberto para hosted buyers nacionais e internacionais, bem como para profissionais do setor, que podem ser feitas diretamente no site: www.abavexpo.com.br. A 43ª ABAV Expo acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro (quinta-feira a sábado), com a participação de expositores nacionais e internacionais e grande variedade de palestras, painéis e debates no Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber. Simultaneamente ao evento será realizado o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp.




sábado, 12 de setembro de 2015

SC DE MAL A PIOR

SC DE MAL A PIOR



Veja como está a divulgação do meu estado na maior feira de turismo do Brasil, a ABAV EXPO. A secretaria de turismo quebrada, nem feira com estande decente terá. Durante sete anos SC ocupou o primeiro lugar como principal destino nacional. Depois que o atual governador, aliado do PT, assumiu, passaram pelo governo sete secretários de estado do turismo. O atual não entende da pasta e, por conta disso e mais um pouco Santa Catarina perdeu sua posição de destaque. Valendo lembrar que o turismo por aqui representa nada mais nada menos do QUE 13% do nosso PIB. Pobre da SANTUR que tem que se virar nos 30, aliás, no avesso, tirando leite de pedra. 




A SANTUR informa que a área disponível para Santa Catarina será de apenas 50 m², com apenas quatro balcões de atendimento SEM DEPOSITO PARA ABRIGAR MATERIAL. As credenciais para Santa Catarina estão limitadas a (10) dez unidades para uso exclusivo de entidades institucionais. Assim sendo, recomendamos aos interessados em participar do evento, a fazer seu credenciamento diretamente com a organizadora do mesmo. "Voltamos a reforçar que o stand NÃO TERÁ DEPÓSITO PARA ABRIGAR MATERIAIS, portanto o estoque de material é de responsabilidade de cada participante". Lamentável. 



BALNEÁRIO CAMBORIÚ



Já o competente Secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, informa que aquele balneário estará fazendo seu papel na promoção e divulgação e neste ano estarão fechando  participação em torno de 94 eventos, feiras, exposições... enquanto o estado não passou de 23 ações. E agora pra piorar, pela primeira vez Santa Catarina não participará da maior Feira das Américas, a FIT Buenos Aires, mas Balneário Camboriú estará presente com um estande de 117mt², inclusive irão fazer pela primeira vez, ações de marketing focado em público direto, onde terão 30 dias de promoção em um busdoor e outdoor na principal avenida, de frente para o obelisco. 



Também haverá matéria na revista LADEVI que é a maior divulgadora do turismo para todo aquele país. Além disso trabalharão especificamente em redes sociais com links patrocinados e finalizando com uma promoção na revista de bordo da empresa aérea GOL.
Vamos participar da BNT no Chile e Peru, ACAV em Cordoba e, ainda teremos estande da feira Internacional do Paraguay - FITPAR, FESTURIS em Gramado dentre outras. Isso é pensar em turismo, uma industria sem poluentes. 

Novo endereço francês em Balneário Camboriú

PEREGRINAÇÃO NOTURNA


A 1ª Peregrinação Noturna no Santuário Santa Paulina ocorreu no último dia 04. É a mais nova opção de turismo na cidade de Nova Trento. Trata-se do Projeto de Turismo Cultural Religioso do Vale do Rio Tijucas desenvolvido pelo Sebrae/SC, em parceria com o município e região. A ação tem o intuito de utilizar espaços nobres e ociosos da cidade, com a criação de novos produtos turísticos, em períodos estratégicos para diminuição da sazonalidade turística municipal. Durante 1h20, os participantes percorrem um trajeto que conta a história de Santa Paulina e dos locais históricos que marcaram a vida da Santa. 


“A ampliação da parceria com o santuário de Santa Paulina mostra o grande potencial religioso local e o engajamento dos parceiros no desenvolvimento de caminhadas e peregrinação na região”, explica o consultor do Sebrae/SC, Otto Walter Schmiedt. Segundo Otto, a peregrinação noturna deverá ocorrer toda primeira sexta feira do mês, com participação gratuita e com um tema específico dentro do calendário da Igreja e dos 'Caminhos de Santa Paulina'. “Além do histórico dos pontos visitados contados pelas irmãs do Santuário, a programação será acompanhada de música, oração e muita devoção”, ressalta o consultor.


FESTURIS GRAMADO


Confirmado a participação do MINISTÉRIO DO TURISMO do Brasil no FESTURIS. Na oportunidade, o Ministro Henrique Eduardo Alves garantiu sua presença na solenidade de abertura e no congresso do evento!



A 27ª edição da Feira de Turismo de Gramado – FESTURIS, acontece de 5 a 8 de novembro na Serra Gaúcha, e vem repleta de novidades e atrações. A mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina já bateu recordes de inscrição, alcançando com  30 dias, um volume de mais de 2 mil inscritos. Em conexão com o mundo, a FESTURIS é a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano. Na edição de 2015 os participantes vão encontrar muitas novidades, reflexo das principais tendências mundiais. 



Uma das grandes novidades da 27ª Edição do FESTURIS é o Salão de Destinos Gastronômicos. Integrado ao salão do ENOTURISMO, será a vitrine da gastronomia na FESTURIS e contará com formato inovador. Arena Gastronômica: espaço show do Salão de Destinos Gastronômicos - nela chefs renomados, mestres cervejeiros, barristas e sommeliers serão desafiados a mostrar,  um pouco da gastronomia dos destinos presentes ao longo da Alameda Gastronômica. A Alameda:  Um projeto temático, que pretende através de fachadas conceituais e de paisagismo diferenciado lembrar uma via repleta de restaurantes, bares e cafés, que mostrará aos participantes do FESTURIS um pouco destino que está conhecendo.



O aplicativo da FESTURIS vem com um recurso que permite o escaneamento do cartão de visitas, sendo que gera o armazenamento desse contato de forma instantânea, facilitando negócios e a segurança do arquivamento de networking durante a feira. SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO BEACONS - É um sistema de notificação por proximidade. Pessoas vão receber informações atualizadas em diferentes espaços da feira, a partir do acesso do aplicativo na entrada feira. Serão instalados 12 pontos que vão notificando o que está acontecendo na feira, quando o visitante passa próximo ao sinal. Cana sinal tem alcance aproximado de 30 m2. O FESTURIS conta pela primeira vez, um Instituto de Pesquisa, para fazer o dimensionamento e o impacto econômico do evento. Segundo a Diretora da Feira, Marta Rossi, “sairemos do chutometro para trabalhar com dados reais”.  


SALA DO CONHECIMENTO


Com capacidade para 80 participantes por sessão, a “Sala 2 – Conhecimento”, que integra o Congresso ABAV de Turismo, âncora da Vila do Saber – espaço da 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo dedicado ao conhecimento – apresentará uma programação ininterrupta de sete palestras e um painel durante os três dias de evento. No espaço, serão debatidos temas da atualidade do universo dos agentes de viagens, como empreendedorismo, sistemas de gestão, linhas de créditos, intercâmbios e segurança em compras online. 


A grade será aberta às 14h da quinta-feira (24/09) com a palestra sobre ‘Empreendedorismo em Turismo e a Atitude Empreendedora’, apresentada por Thales Andreassi, da FGV, doutor em Turismo pela USP. Logo em seguida, das 15h30 às 17h, o tema será: ‘Como Escolher seu Sistema de Gestão’, com apresentação de Tadeu Cunha, da Wedge Tecnologia e expert em sistemas de distribuição. Na sexta-feira (25/09), a Sala 2 iniciará atividades às 12h30, com a palestra: Turismo Religioso, conduzida pela professora e especialista no assunto, Laura Santi. Na sequência, às 14h, será a vez da palestra sobre ‘Banco e Linhas de Crédito para PMEs’, apresentada por Rodrigo Leite, gerente de relacionamento empresarial da Caixa Econômica Federal, especialista em pequenas e médias empresas. 


Das 15h30 às 17h, acontecerá o painel ‘Eventos - Tendências, Nichos e Inovação’, apresentado por Ana Cláudia Bitencourt, presidente da Abeoc, e Toni Sando, presidente-executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau. No sábado, que neste ano também será exclusivo aos profissionais do setor, a palestra ‘Intercâmbio: Educação fora do Brasil’, apresentada a partir das 12h30 por Neila Chammas, diretora de Relações Institucionais da Belta, especialista em franquias, vai discorrer sobre tipos de programas e destinos; cuidados de uma agência para comercializar esses programas. 


Das 14h às 15h30, a sala recebe a palestra ‘Big Data e Inteligência de Negócios para PMEs’, por Augusto Rocha, sócio da PMWeb. A apresentação tratará sobre como utilizar os indicadores e bancos de dados do seu negócio para gerar mais lucro. Para finalizar a programação, das 15h30 às 17h, o tema será: “Mobile e a Segurança de Compras de Viagens”, com Daniel Bento, da DeltaB.


A grade do congresso conta com 29 palestras confirmadas, seis painéis, duas sessões plenárias e um espetáculo, distribuídos entre 24 e 26 de setembro. O credenciamento para a feira e o congresso pode ser feito, simultaneamente, no site www.abavexpo.com.br. A 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo se realizará entre os dias 24 e 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP), incluindo o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp.



JATIÚCA RESORT NA ABAV



O Jatiúca Resort, um dos mais tradicionais e premiados empreendimento do turismo brasileiro, considerado um oásis localizado no coração de Maceió, em Alagoas, marca presença na 43ª edição da ABAV 2015 (Associação Brasileira de Agentes de Viagens). Durante o evento, o Jatiúca apresentará novidades e prévias de lançamentos de serviços, caso do MAPFlex, hoje marca registrada exclusiva do Jatiúca Resort. O serviço consiste em um sistema de alimentação flexível, dando ao cliente a liberdade de aproveitar toda a programação planejada para o dia, sem se prender a horários. 



“O MAPFlex é um produto exclusivo do Jatiúca Resort e foi desenhado para facilitar a vida dos hóspedes, oferecendo maior autonomia na opção entre o almoço ou jantar. Acreditamos que esta é a melhor maneira de atender aos nossos clientes e também de proporciona-los àquela sensação de estar em casa, “livre”, para escolher uma das refeições”, explica João Faria, Gerente de Vendas e Marketing do Jatiúca. 



Outra grande novidade é o Club Turquesa. Bem mais que um programa de relacionamento, o Club Turquesa é a possibilidade do hóspede cativo do Jatiúca desfrutar de uma assessoria personalizada e de experiência única Um carinho que vai além das condições especiais. O cliente Turquesa dispõe de serviços exclusivos em todo o complexo. Pequenos detalhes que farão toda a diferença durante o convívio com nossos serviços.  “ Com essas novidades, o Jatiúca se lança como resort upscale implantando novas atividades que agregam lazer e diversão para todas as idades, bem como espaços de relaxamento que viabilizem o pleno desfrute das belezas naturais do litoral de Maceió, em seus 62mil m2 de área verde”, explica o diretor do hotel, Claudio Cordeiro, profissional vencedor do Prêmio VIHP 2014 (Very Important Hotel Professional), em Gerência de Resort. Iniciativas e diferenciais que começaram em 2013, com investimentos de quase R$ 30 milhões em obras de ampliação, modernização da infraestrutura, equipe e serviços do hotel.



Espaço Gastronômico Lagoa da Anta com o melhor da gastronomia e um exclusivo personal chef a disposição do cliente com uma vista única. Náutica na Lagoa com passeios de barco e atividades como stand up e pedalinho; Exercícios de step, jump, alongamento, personal, tênis e arco e flecha;
SPA, área de relaxamento exclusivo da marca com sauna, banho termal, massagens e tratamentos relaxantes; Playground molhado dentro da área kids, Bubble Bar, drinks e aperitivos degustados em local intimista com vista para o mar. 



Referência não só em Maceió, mas em todo o Nordeste, o resort foi um verdadeiro ícone turístico na década de 80. Com a modernização, ele vem conquistando um mercado mais abrangente, seja para famílias ou negócios, como já ocorreu com o centro de eventos. “O Jatiúca Resort volta a figurar como um resort de ponta, oferecendo uma estrutura, além de moderna, funcional e direcionada a diversas atividades, para manter o hóspede entretido durante toda a estadia, seja com nossa equipe de lazer ou aproveitando um de nossos diferentes espaços de lazer e o conforto dos quartos e demais espaços do resort“, afirma o diretor do resort, Claudio Cordeiro.



HOTELARIA NACIONAL



O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Nérleo Caus, apresentou, nesta última quarta-feira (9), um Projeto de Lei ao senador Ricardo Ferraço em Brasília (DF), que trata sobre a importância de uma regulamentação urgente para os novos modelos de serviços disponíveis a partir do avanço tecnológico. Entre os serviços oferecidos e que afetam diretamente a hotelaria está o Airbnb. O texto acrescenta-se o inciso 8º: “Qualquer empresa que vise exclusivamente a realizar serviços de aproximação entre clientes e meios de hospedagem, utilizando-se de qualquer meio para tal finalidade, inclusive digital”. Já, ao inciso 5º do artigo 23, inclue-se: “Equipara-se a meios de hospedagem qualquer forma de prestação de serviços de alojamento temporário, inclusive prestado por pessoas físicas”. Caus acredita que a proposta será analisada pelo Senado Federal dentro de dez dias.


BIKE EM SÃO PAULO


Setembro é considerado o mês da mobilidade no Brasil e marcado também pelo Dia Mundial Sem Carro, em 22 de setembro. Para lembrar a data, a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) acaba de lançar o SP de Bike (cidadedesaopaulo.com/spdebike). O projeto foi concebido em formato online e oferece, inicialmente, cinco sugestões de roteiros para quem pretende conhecer a capital paulista de bicicleta, sejam turistas ou moradores. São rotas que passam prioritariamente por vias exclusivas para ciclistas e possuem atrativos turísticos no caminho, como parques, museus, centros culturais e prédios históricos. A distância aproximada do percurso e o tempo previsto estão descritos para que os interessados tenham ideia da quilometragem e o período que farão cada passeio. 


Também acessível para versão de plataforma mobile (tablets, smartphones e celulares), o SP de Bike disponibiliza o mapa geral da infraestrutura cicloviária (ciclovias e ciclofaixas) já existentes na cidade dividida por região, facilitando a visualização dos locais para pedalar. Além disso, o site possui notícias relacionadas ao mundo das bicicletas, sugestões de grupos e associações de bikers, dicas de segurança e comportamento, assim como informações sobre onde alugar ou emprestar bicicletas, locais bike friendly (amigáveis aos ciclistas), como fazer integração nos trens e metrôs e outros serviços.


Pedalar também pode ser um meio de locomoção para fins de lazer e entretenimento. Conhecer e explorar uma cidade como São Paulo sobre duas rodas permite contato mais próximo com os locais visitados, de um ponto de vista único, e mais interação com as pessoas ao redor. O uso da bicicleta tem crescido cada vez mais em todo o mundo e, na capital paulista, a Prefeitura pretende chegar a 400 quilômetros de infraestrutura cicloviária implantada até o final deste ano. Levantamento divulgado pelo Observatório de Turismo e Eventos - núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris - no início de 2015 mostrou que as novas ciclovias incentivaram 84% dos usuários a utilizar a bicicleta como meio de transporte.


A pesquisa ainda apontou que a nota geral da estrutura cicloviária na cidade foi de 7,2 e que a maioria dos usuários é de homens - quase 80% - na faixa etária dos 30 a 39 anos (31,58%). A criação de novas vias ainda incentivou mais de 84% dos usuários a usar a bicicleta como meio de transporte, sendo que mais de um terço dos usuários entrevistados já utilizava o veículo para ir de casa ao trabalho. A pesquisa na íntegra está no site observatoriodoturismo.com.br. Para conhecer melhor o SP de Bike, visite o site: cidadedesaopaulo.com/spdebike.

GOL CONTRA




A Gol S/A foi condenada a indenizar em R$ 25 mil por danos morais cliente do escritório Pugliese e Gomes Advocacia morador de Joinville. A sentença, assinada pela juíza Caroline Bündchen Felisbino Teixeira, da 2ª Vara Cível da cidade, foi proferida em função de o autor ser cadeirante e não ter tido auxílio da empresa para se locomover até a aeronave, uma vez que naquele momento inexistia escada rolante, elevador ou rampa e o passageiro teve de ser carregado no colo por familiares. Segundo Sandra Maciel, advogada responsável pelo caso, este fato serve de exemplo aos demais clientes, pois na condição de operadora de aeronave, a empresa não pode agir em desconformidade com as resoluções da ANAC. “A atitude da empresa causou grande abalo moral ao cliente, pois além da exposição perante terceiros, ainda ofereceu enorme risco à sua integridade física. Esta sentença mostra que a Justiça está atenta aos direitos dos portadores de necessidades especiais e aos direitos dos consumidores.”


BLITZ FESTIVAL JPA


A cada nova edição do Festival do Turismo de João Pessoa o número de agentes vem aumentando. Este ano o Festival JPA investiu em ações por várias cidades do Nordeste, convidando agentes de viagens para participarem do evento. Em junho e julho ocorreram ações na Bahia, Ceará e Paraíba.
Faltando pouco mais de um mês para a feira, as ações se intensificaram e o Festival fez blitz em quatro estados ao mesmo tempo. Em Pernambuco, a parceria foi com a Copa Airlines, Trend e Vootur Operadora, no Rio Grande do Norte, com a WRT Operadora e CVC, no Ceará com a MMTGapnet, além de uma ação também em parceria com a MMTGapnet, realizada durando o Workshop da operadora, que aconteceu na Costa do Sauípe.


As agências de Maceió serão as próximas convidadas, as visitas serão realizadas até o final de setembro, em parceria com a Masterop. A estimativa para esta edição é a participação de pelo menos 3.000 profissionais do turismo, vindos principalmente do Nordeste. Os agentes convidados virão em caravanas rodoviárias e terão hospedagens patrocinadas pelo evento.


O 5º Festival JPA será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

FTN


Operadora Transmundi Brasil será parceira novamente no FTN- Fórum de Turismo de Negócios e Eventos! Aproveitem agentes de viagens, façam suas inscrições e marquem logo negociações no entre ás 14hs e 16hs do dia 22 de setembro. Presentes também as Operadora Egípcia Tours, Vered Hasharom (o diretor vem exclusivamente de Israel para atender no FTN e ABAV os agentes) operadora Repytur de receptivo na Argentina, VIP Mar de Balneário Camboriú, Fly CArd, Negócios com a China, Air Europa, Avianca, Destinos ...



INTERSKI 2015


Clique na imagem para ampliá-la

Terminou neste sábado mais uma edição do Intersky 2015, desta vez em Ushuaia, no Fim do Mundo. neste evento se definem as tendências e novidades desses esportes, assim como se analisam os sistemas técnicos e de ensinamento atuais. Pela primeira vez na história foi realizado em um país do Hemisfério Sul. Participaram do evento, delegações de 29 países que realizaram atividades, tanto nas pistas de esqui alpino e de fundo, como na cidade. Foram mais de 700 membros, entre eles as equipes DEMO, que são os maiores expoentes de cada país e fizeram diferentes demonstrações e exibições. 30 hotéis e alojamentos de distintas categorias da cidade foram utilizados pelas delegações oficiais.


Cilene del Faro - O hotel dos brasileiros em Ushuaia

Ao todo foram 6 mil leitos de hospedagem ocupados; 35 ônibus e mini ônibus fizeram os traslados das delegações; 25 estabelecimentos aderiram ao circuito gastronômico para as comidas contratadas pelas delegações; 100 voluntários trabalharam na assistência, hospitalidade e logística. Além dos mais de mil participantes, entre delegações e acompanhantes, Ushuaia esteve com sua capacidade totalmente ocupada por turistas argentinos, brasileiros e de outros mercados, atraídos pelo Interski 2015. 



Estima-se que somente as delegações oficiais gastaram cerca de US$ 2 milhões em hospedagem, alimentação, traslados, serviços e compras. A esse valor devem ser somados os benefícios indiretos e o gasto de turistas do mercado nacional, regional e internacional, que chegaram a Ushuaia para o evento. Inaugurado em 1999, o Cerro Castor está localizado a 26 quilômetros de Ushuaia, a 195 metros sobre o nível do mar e pico de 1057 metros. 



Possui 31 pistas com diferentes níveis de dificuldade, 12 meios de elevação, um snowpark, uma área para principiantes e, fora da pista, área de mais de 650 hectares esquiáveis. Além disso, conta com ampla rede de neve artificial, garantindo neve até a base, durante toda a temporada. 



Por ser o ponto turístico mais austral do planeta, tem característica que o tornam único já que concentra a melhor qualidade de neve do país e da América do Sul. Não troco o Cerro Castor por nenhuma outra estação de esqui e Ushuaia é sempre o meu destino de férias e de quem gosta de muita, mas muita neve.



Clique na imagem para ampliá-la

DESPEDIDA

Clique na imagem para ampliá-la


Como não poderia ser diferente, a figura mais carismática de Ushuaia, o super chef Lino Adilon, que adora e tira férias nas prias brasileiras, desfila com suas centollas, champagnes no encerramento do Intersky 2015 em ushuaia. Ai seu lado, o poderoso chefão do Intersky, Berny Eceston. Umevendo gigantesco coroado de muito sucesso, aprendizado e muita, mais muita neve. 


Atlantico Sur - Duty Free super abastecido bem no centro da cidade que é uma Zona Franca

PARA VER OUTROS ARTIGOS DE IMPORTÂNCIA CLIQUE AQUI