quarta-feira, 16 de março de 2016

APLICATIVO BETO CARRERO

APLICATIVO BETO CARRERO


O novo aplicativo oficial do Beto Carrero World já é sucesso. Com o objetivo de auxiliar os visitantes durante a estada, a principal funcionalidade é feita a partir da localização do usuário. Com a assistência do aplicativo, é possível saber o horário e a localização das atrações mais próximas através do mapa interativo, ilustrado em escala real do Google.  Se o visitante estiver na área de brinquedos radicais, próximo ao horário do Show Velozes e Furiosos, receberá uma notificação sugerindo o espetáculo, informando local e horário, por exemplo. Dessa forma, quem estiver conectado consegue escolher o que assistir. O serviço também dispõe da opção Check In no Facebook, link direto para a loja virtual (compra de produtos) e dicas para os futuros visitantes.


Para adquirir a novidade basta acessar o Play Store para Android ou a Apple Store para IOS, digitar "Beto Carrero World", fazer download e aproveitar o melhor Parque da América Latina. Com o novo serviço, se reduz o consumo de mapas, diminuindo a produção de material impresso em papel. Assim, o Parque se torna mais sustentável e ajuda no consumo consciente dos nossos recursos naturais.


SOM & LUXO



Hóspedes da Quinta do Bucanero (Praia do Rosa, Imbituba, SC)  – que podem aproveitar uma das épocas mais bonitas do ano – têm agora outro motivo para eleger o outono como a estação  preferida para aquela viagem a dois. É que a conhecida pousada de charme acaba de atualizar sua playlist , criando uma paisagem sonora exclusiva para cada momento. As novidades incluídas na programação – pela consultora Lenara Leal (foto),  da Sintonia Consultoria Musical – vão desde diferentes vertentes do  jazz contemporâneo, somados  a  elementos  brasileiros e eletrônicos, a releituras de clássicos da música internacional . Também foram repensadas as playlists do café da manhã, em que constam  músicas clássicas de Bach e modernos acordes de Bliss.


A Quinta do Bucanero acredita que a construção de uma atmosfera musical adequada a cada momento proporciona aos hóspedes vivências inesquecíveis, em sintonia com o luxo contemporâneo. De frente para a Praia do Rosa, a QUINTA DO BUCANERO tem em seu DNA o romance, luxo despretensioso, bem-estar e sustentabilidade. Faz parte da Associação Roteiros de Charme e foi eleita, em 2014, Melhor Pousada do Brasil, pelo Guia Quatro Rodas.


BRAZIL WINE CHALLENGE


De 7 a 10 de junho, rótulos de todo o mundo vitivinícola estarão sendo avaliados durante o Brazil Wine Challenge, 8ª edição do Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, sediado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Amostras já começam a chegar de diferentes procedências. A data limite para vinícolas e importadoras efetuarem suas inscrições é dia 20 de abril e o envio das amostras até 3 de maio. Para agilizar o processo de inscrição das amostras, buscando uma maior aproximação e participação com produtores de todos os continentes, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) e a Revista Adega, organizadores do concurso, inauguram um sistema online que chega como uma das inovações da edição. Basta acessar http://www.enologia.org.br/feiras-e-eventos/brazil-wine-challenge e selecionar a opção “Inscrições online”. 


Com isso, todo processo passa a ser informatizado, o que contribuirá para superar os 18 países representados na edição de 2014, quando o evento registrou 709 amostras. No mesmo link é possível ter acesso ao regulamento do concurso. “Na última edição, conquistamos o reconhecimento de ser um dos maiores concursos de vinhos da América Latina. Vamos seguir em frente, investindo em novidades capazes de nos tornar ainda mais reconhecidos”, destaca o presidente da ABE, enólogo Juliano Perin. O Brazil Wine Challenge é o único concurso de vinhos no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).


SUPERANDO ENTRAVES NO TURISMO


Soluções para os principais entraves do turismo catarinense foram apontadas por especialistas do setor na definição da rota estratégica para o setor, dentro do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC-2022), encerrado na última quinta-feira, 10, no SESC Cacupé, em Florianópolis. Deficiências na infraestrutura, planejamento e qualificação profissional estão entre os problemas que o Estado enfrenta para ampliar sua participação num mercado que movimento R$ 1,5 trilhão por ano em todo o mundo. O PDIC é uma iniciativa da FIESC, com apoio da CNI e Fapesc. A Rota de Turismo foi desenvolvida em parceria com a Fecomércio e o Sebrae.

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A atividade contou com a participação de 90 especialistas, representantes de cerca de 60 instituições e empresas públicas e privadas ligadas ao setor. Eles concluíram que o Estado precisa obter um reconhecimento internacional “como destino turístico sustentável, inovador e competitivo, que proporcione experiências diversificadas e memoráveis”. As dificuldades para alcançar esta condição estão exatamente nos sete grandes obstáculos. Os debatedores concluíram que Santa Catarina tem dificuldades para planejar e executar as políticas públicas para fortalecer o turismo como atividade econômica sustentável. Além disso, apresenta carência em gestão, tanto nas três esferas do Poder Público, quanto no setor privado, na integração das diversas forças envolvidas, na infraestrutura; em informações sistematizadas e conhecimentos para tomada de decisões e em metodologias para elaborar a oferta de produtos turísticos.


Para a superação desses problemas, os integrantes do painel sugeriram mais de 300 ações, entre elas, a criação ou reativação de Fóruns de Turismo, de observatório do turismo ou a criação de programas de qualificação profissional. O próximo passo, a ser desenvolvido pelos profissionais das entidades promotoras, será a compilação das sugestões apresentadas pelos participantes do painel. Outras ações podem ser sugeridas por meio da internet, no endereço fiesc.com.br/pdic.


Santa Catarina gerou em 2014 R$ 1,6 bilhão em receitas oriundas do setor com turistas nacionais e R$200 milhões com internacionais. Dos eventos internacionais realizados no Brasil em 2013, o Estado sediou aproximadamente 5%. Em 2014, cerca de 1,1 bilhão de turistas viajaram pelo mundo. A Europa foi visitada por 582 milhões (51%) e as Américas por 181 milhões (16%). Atualmente, o principal motivo que faz as pessoas viajarem é o lazer ou a recreação (53%), seguido das visitas a amigos e parentes (27%) e o turismo de negócios (14%).


Com o painel sobre turismo, a FIESC fechou a elaboração das 16 rotas estratégicas dos setores portadores de futuro, pelas quais propõe ações para promover, em longo prazo, uma dinâmica de prosperidade industrial. O próximo passo é a construção do Masterplan. Os painéis identificaram quase 5 mil propostas de ações, que podem ser implementadas em todo o Estado.


VANS DE TURISMO


Finalmente depois de muita luta acabou o limite de quilometragem para viagens em vans e micro-ônibus. Saiu a nova resolução resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que beneficiará pequenos transportadores turísticos que utilizam vans e micro-ônibus para viagens interestaduais. A principal mudança é o fim da limitação de 540 km para o percurso, incluindo ida e volta – verdadeiro absurdo, principalment aqui pra Santa Catarina. Para Luiz Martinez, presidente da Associação dos Microempreendedores Individuais do Transporte Turístico (Amettur), a nova resolução levará ao aumento das viagens em vans e micro-ônibus, uma vez que muitos transportadores vinham recusando serviços devido ao limite de 540 km para cada viagem. Os veículos devem ser cadastrados no Cadastur, do Ministério do Turismo. 


Outra mudança é a permissão para que transportadoras com capital social inferior a R$ 120 mil possam prestar o serviço de transporte turístico interestadual, ficando obrigadas a contratar o seguro garantia. Este era um pleito dos pequenos transportadores que não conseguiam comprovar o capital social, exigido anteriormente, aceito após negociações entre a categoria e a ANTT. Vale lembrar que essa obrigatoriedade é um absurdo, pois o seguro não é barato além de que todo carro tem seu seguro DPVAT, isso sem contar as demais obrigações documentais e taxativas que o pequeno transportador tem que ter, obrigando-os a trabalhar na ilegalidade e sujeitos a multas e apreensão do seu único sustento de vida. É uma máfia infernal. 


TURISTAS URUGUAIOS



Santa Catarina recebe uma nova invasão de turistas, desta vez os nossos velhos conhecidos, os uruguaios. No Uruguai o feriado da Paixão de Cristo e Páscoa, se inicia a Semana do Turismo, no Uruguai. Este feriado faz parte do calendário uruguaiano desde 1962 e, nesta mesma semana, Balneário Camboriú e Florianópolis se tornam polos de visitação destes turistas, movimentando a economia e o comércio. Segundo Juan Gaona, sócio de uma agência de viagens de Balneário Camboriú, grande parte dos uruguaios chegam por ônibus de turismo do seu país, mas há também a procura por agências de viagens da região. Segundo Miguel Angelo Fajardo, uruguaio residente de Balneário Camboriú, quase 4 mil turistas chegarão com ônibus de turismo ou agências de viagem, enquanto os demais utilizam carros próprios, facilitando a visita a diferentes pontos do estado. Em Florianópolis inúmeros voos charters estão programados.



O Secretário de Turismo, Ademar Schneider, destaca que Balneário Camboriú sabe receber bem os turistas, “Balneário Camboriú tem equipamentos e atrações turísticas diversificadas, ela abraça os turistas fazendo com que eles tenham uma programação extensa nesse período. Podemos dizer que a cidade vem se identificando como a capital do turismo para estes visitantes do Mercosul.”



Infinity Blue Resort & Spa - Balneário Camboriú - SC

FESTIVAL JPA NO FÓRUM PANROTAS



Termina nesta quarta-feira o FÓRUM PANROTAS 2016, marcado pela diversidade de temas, que foram da tecnologia em distribuição de hotéis, com o vice-presidente global de Marketing, Soluções Digitais, Distribuição e Sistemas de Informação da Accor Hotels, Vivek Badrinath, aos desafios do Turismo frente a um momento de incertezas, com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Segundo um dos Diretores do Festival de Turismo de João Pessoa, o maior do mnorte e nordeste do País, Claudio Jr: "O encontro também deu lugar a cases de sucesso, como o da empresária Sonia Hess, que presidiu por 12 anos a marca de roupas Dudalina." Já a tarde à tarde, o editor-chefe da PANROTAS, Artur Andrade, entrevistou Luiz da Gama Mor, que falou sobre os novos caminhos da Tap.



O Fórum PANROTAS 2016 acontece no Golden Hall do WTC Events Center, na capital paulista. Em sua 14ª edição, o evento tem aliança institucional com a CNC, Sesc e Senac, o apoio institucional do Ministério do Turismo e patrocínio do Chile, CVC, Air France-KLM, Delta, Gol, Best Western Hotels & Resorts, GJP Hotels & Resorts, HRS Global Hotel Solutions, México, Pernambuco, R1 Soluções Audiovisuais, Sabre, Tap, Beto Carrero World, Esferatur Orinter, GTA Global Travel Assistance, Localiza, Omnibees, Reserve, Visit Orlando, B4T Comm, Cep Transportes, Vice Versa Traduções e programa carbono neutro pela Tour House.


Tropical Tambaú Resort - João Pessoa- PB


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Falando nisso, o Festival JPA é presença constante nos principais eventos no Brasil e no exterior. Os Diretores vieram direto da Europa (Feira Internacional de Turismo em Lisboa) para o Panrotas, enquanto a Comercial do Festival, Karine Sarmento, concretizava mais negócios no 22º Salão Paranaense de Turismo, que terminou no último sábado em Curitiba-PR. O trade tem acompanhado o crescimento do Festival de Turismo de João Pessoa e tem confirmado presença. Desta vez confirmaram presença a MSC Cruzeiros, Ibero Star, Caldas Novas e Rio quente.



REDE HARBOR NO FESTURIS



Fundada em março de 2003, a Harbor Administradora de Hotéis trabalha com assessoria administrativa e comercial, apoiada por uma equipe de vendas nos principais estados do país e uma rede de representantes nos estados do  RS, PR, SP, MS, MT e BA. Atualmente a rede comanda a administração de 14 unidades nas cidades de Rondonópolis, Campo Grande, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Quatro Barras, Londrina, Medianeira, Maringá, Guarapuava, Erechim, Porto Alegre e Salvador. A Rede Harbor estará no Festuris Gramado como expositor na edição que ocorre de 3 a 6 de novembro de 2016.


DESAFIO DAS ROCHAS


Calor intenso, temporal de final de tarde, picada de insetos, quedas em meio à mata. Desde dezembro do ano passado a família Rocha, com a ajuda de sua equipe, já passou por tudo isso e um pouco mais para abrir as trilhas que formam o circuito do Desafio dos Rochas. O percurso total – formado por sete trilhas – passa por dentro de 15 propriedades rurais de Pomerode (SC), local do evento. Todo o traçado é feito sempre a partir de antigas estradas. A família preza pela preservação da natureza, por isso nunca abre um caminho novo. Quase todo o percurso é limpo com o auxílio de foices e roçadeira, ou seja, haja braço!


“Pesquisamos junto aos moradores a história de trilhas que antigamente ligavam uma propriedade a outra. Apenas limpamos o traçado, transplantando inclusive plantas ou árvores que nasceram no local” – explica José Rocha. O percurso também é mantido em segredo pela organização até o dia da prova. 

Eu já fiz o meu !

O mistério ocorre para preservar tanto as propriedades particulares quanto para respeitar a privacidade das famílias que moram no local. A cada edição o percurso é alterado. Na semana passada a organização convidou dois atletas para testar nove quilômetros do percurso – uma atleta profissional e um amador. Os dois foram vendados até chegar ao local! Quer saber como foi a experiência deles e o que esperar desta edição? A família Rocha mostra tudo aqui! Inscrições e informações sobre o evento em: www.desafiodosrochas.com.br
facebook.com/desafiodosrochas.


ABRACORP & HOTELARIA


Levantamento promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) revela que o segmento de hotelaria nacional teve aumento de 7,2% em room nights (quantidade de diárias comercializadas) em 2015. O faturamento foi quase o mesmo - variação de -0,02%. De acordo com as 29 maiores agências de viagens que atendem o setor corporativo, os hotéis independentes tiveram movimentação geral de venda reduzida em 11,5%, enquanto o conjunto de Outras Redes aumentou a participação de mercado em 17,2%. O ranking de faturamento dos hotéis no mercado nacional, em 2015, posiciona, em primeiro lugar, o conjunto dos Independentes (53,1%); o de Outras Redes ficou com 18,2%; Accor (10,1%); Atlantica (7,5%) – considerando os que lograram o melhor desempenho.



Dos R$ 11,4 bilhões do total de receitas obtidas pelas associadas Abracorp em 2015, a hotelaria nacional gerou 19,5%; e a internacional 3,8%. “O cenário de desaceleração da economia não foi determinante no impacto das corporações ao setor hoteleiro nacional. Sentimos que os executivos continuaram viajando, prospectando e promovendo novos negócios. A pouca alteração no faturamento revela que os meios de hospedagens diminuíram suas margens de lucros para oferecer tarifas mais atraentes aos viajantes a negócios”, analisa Rubens Schwartzmann, presidente em exercício do Conselho de Administração da Abracorp. Em relação à hotelaria internacional, o resultado foi ainda melhor.



No geral, o segmento registrou aumento de 13,8% na comparação com 2014. O conjunto dos hotéis Independentes liderou os números de room nights, com aumento de 29,5%. O de Outras Redes também cresceu 13,7%. Por outro lado, as redes Accor, IHG e Hilton registraram declínio em 16%, 14,7% e 11,1% - respectivamente. Em relação às vendas, a valorização da moeda norte-americana frente ao real fez com que o faturamento aumentasse 47,5%, com destaque para o item Outras Redes, que apresentou incremento de 79% no faturamento. Os hotéis independentes, que lideram o market share do segmento com 44,4%, também tiveram um bom desempenho de 47%. Na sequência, aparecem as maiores redes: Hilton, IHG e Accor, com crescimento de 27,7%, 21,4% e 4,5% - respectivamente.


Salinas de Maragogi Resort


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domingo, 13 de março de 2016

MASCOTES OLÍMPICOS

MASCOTES OLÍMPICOS

Atleta alemã Charlott Becker

Os mascotes da Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016, Tom e Vinicius, definitivamente caíram no gosto do público europeu. Depois do grande sucesso em Portugal, eles mais uma vez ganharam destaque na 50ª feira internacional de turismo de Berlim, a ITB Berlin, na Alemanha, onde ficaram até este último domingo, (13). Durante a abertura do evento na última quarta-feira (9), o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, afirmou que a dupla já é sensação da maior feira de turismo do País europeu. Turistas, atletas e autoridades fizeram questão de registrar imagens com os mascotes. A Alemanha é o país europeu que mais exporta turistas para o Brasil. Dados do Ministério do Turismo mostram que, somente em 2014, 265.498 mil alemães estiveram no Brasil. 


A expectativa para a Olimpíada e ParalImpiada é, segundo Lummertz, manter ou superar as recentes taxas de crescimento de grandes eventos, de 4% a 5%. O Brasil possui um estande de 405m² com multiprodutos. De acordo com a demanda turística local, a Embratur aborda os segmentos de Natureza, Ecoturismo e Aventura, Sol e Praia, e Cultura, além dos nichos de Turismo gastronômico, turismo de luxo, terceira idade e lua-de-mel. O País também conta com a participação de expositores do Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e do Rio de Janeiro. Entre os 49 cooperados brasileiros presentes, estão operadores de turismo, meios de hospedagem e companhia aéreas.


A ITB Berlin é considerada fórum central para o marketing e para a comunicação no setor das viagens, além de ser a maior feira de serviços deste setor. A feira possibilita ao expositor se dirigir tanto ao profissional do ramo como ao público geral. Em paralelo à 50ª edição da ITB Berlin decorrem seminários, simpósios, workshops e conferências de imprensa.


BALEIA FRANCA EM BERLIN


Quem está em Berlin com muito frio é o Enrique Litman, executivo do Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village, e Presidente do Instituto Baleia Franca, representando a fenomenal Praia do Rosa - Imbituba-SC, e relançando o turismo de observação de Baleias Francas na APA da Baleia Franca. Ao seu lado o presidente da EMBRATUR, Vinicius Lummertz.


FIATCULT

O FIACULT já tem milhares de visualizações nos vídeos inscritos. Investidores estarão assistindo o teu, de seu negócio ou do teu destino. Acesse para assistir! Conheça para inscrever-se! Clique no baner acima e confira ! 


BNT TOURISM EXPERIENCE


Atentos as constantes transformações do mercado os organizadores da BNT Mercosul criaram o BNT TOURISM EXPERIENCE, encontro onde empreendedores, gerentes e diretores de diversos segmentos participaram de dinâmicas com o objetivo de encontrar soluções para os novos desafios, focando no aproveitamento comercial de suas atividades. Balneário Camboriú, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre foram as cidades escolhidas para realizar o evento. Sabendo que as histórias de sucesso inspiram, a BNT começou a buscar e publicar alguns destes cases em suas redes sociais, como Facebook e Youtube. O objetivo é que elas sirvam de exemplo e inspiração para quem busca alternativas para superar momentos desafiadores como o atual. 

Geninho Goes e Margot Rosenbrock, idealizadora do Balneário Saboroso

Alguns dos cases já gravados são o Balneário Saboroso, evento gastronômico aberto ao público (com valor e menu diferenciados) que reúne restaurantes da região de Balneário Camboriú durante 21 dias; Jô Cintra, agente de Florianópolis que encontrou no segmento de viagens feitas sob medida a alternativa para diversificar através do turismo de experiência; e a Favela Scene, projeto de Gilson Fumaça que leva turistas do Brasil e do mundo para conhecer o dia-a-dia do Morro Santa Marta (RJ), proporcionando uma troca de experiências entre moradores e turistas, cada um com seus ideais e culturas.

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INVESTIMENTO EM TURISMO INTELIGENTE


Santa Catarina reúne todas as condições que o turista busca. No entanto, para avançar nesse mercado que movimenta US$ 1,5 trilhão por ano no mundo, o Estado precisa investir no turismo inteligente, que é oferecer ao visitante a integração entre infraestrutura, serviços, sustentabilidade e urbanização. Esta é uma das recomendações trazidas pelos estudos sobre turismo, realizados no âmbito do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022). A partir do trabalho, feito pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em conjunto com a Fecomércio-SC e com o Sebrae-SC, será criada a rota estratégica do turismo, que mostrará os pontos críticos e as ações necessárias para garantir o crescimento do setor no Estado até 2022. Empresários, especialistas e autoridades municipais, estaduais e federais debateram os rumos do setor na última quarta e quinta-feira (9 e 10), em Florianópolis.


O setor propicia grandes oportunidades para a economia e para o desenvolvimento de Santa Catarina, pois o Estado tem atrativos que estão entre os melhores do mundo. “Sem descuidar de nossos importantes recursos naturais, devemos potencializar o setor, tornando-o mais integrado e alinhado às necessidades dos visitantes. A indústria catarinense conhece os desafios de se manter competitiva em relação aos mercados com os quais concorre, e no turismo não é diferente. Trata-se de um setor globalizado, altamente competitivo, que movimenta 9% do PIB mundial e 1,5 trilhão de dólares. Para Santa Catarina elevar sua participação nesse mercado, precisa definir prioridades e novas estratégias. É isso que o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense propõe com a seleção de 16 setores portadores de futuro", afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. 


O estudo revela que países como Estados Unidos, União Europeia e China, por exemplo, têm investido fortemente no planejamento e na execução de estratégias para atrair cada vez mais visitantes, criando um ambiente que ofereça uma experiência positiva para o turista. Atualmente, Santa Catarina é bem avaliada pelos visitantes, mas o turismo no Estado precisa ser potencializado, pensando nos próximos anos. “Para nós, do Sebrae, é muito importante participar desse Programa porque mais de 95% das empresas que trabalham com turismo são de micro e pequeno portes. No ano passado, tivemos mais de 10 projetos para o setor em Santa Catarina”, diz o diretor da entidade, Sérgio Cardoso, lembrando que é fundamental planejar. “Quem planeja tem foco e sabe onde vai chegar. Com esse projeto, estamos no caminho certo. Aqui está a união de esforços. Sozinho não se faz nada”, completa.


A internet tem transformado o mercado global de viagens e contribuído para o surgimento de novos modelos de negócios, baseado no uso de tecnologias. O estudo traz diversos exemplos de iniciativas ao redor do mundo, como o robô mensageiro, que faz entregas nos quartos dos hóspedes de uma rede de hotéis na Califórnia. Em relação à gestão sustentável, a publicação traz exemplos de hotéis brasileiros certificados por suas práticas. Outros, além de investirem no meio ambiente, promovem a cultura local. Da Espanha, vem a referência na acessibilidade das praias, também encontrada em pontos no Leblon e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.



MELHORES AEROPORTOS DO BRASIL

Tufi Michreff Neto (à dir.), entre representantes da aviação civil brasileira na entrega do prêmio Aeroporto + Brasil à Antônio Pallu, Superintendente do Aeroporto Afonso Pena (Curitiba)

O presidente interino da Embratur, Tufi Michreff Neto, participou na última quarta-feira (9), do 2º Prêmio 2016 Aeroportos + Brasil, promovido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, foi o grande vencedor. A iniciativa visa estimular melhorias na prestação dos serviços aos usuários do transporte aéreo, avaliados por meio da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada a cada trimestre. O Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, foi eleito pela eficiência da restituição de bagagem, do raio-x e como o aeroporto mais cordial. O terminal paranaense também ganhou o Prêmio de Aeroporto + Brasil. Acabei de passar por aquele aeroporto. Não concordo mesmo, tudo por acabar, falta de sinalização, escadas rolantes por terminar, elevadores por terminar, enfim, falta muita coisa para ser considerado o melhor. Já uma certa pista de pouso internacional numa certa ilha ao Sul do Brasil nem é mencionada. 



CATARATAS DO IGUAÇU



O Parque Nacional do Iguaçu espera receber 20 mil pessoas no feriadão de Páscoa, de 25 a 27 de março. Para garantir mais comodidade e tranquilidade aos visitantes, existe a opção da compra antecipada de ingressos pelo site (www.cataratasdoiguacu.com.br). Após a compra pela internet, basta imprimir o voucher e seguir até a bilheteria especial no Centro de Visitantes para retirar o ingresso. Em função das diferentes modalidades de bilhetes, o visitante precisará confirmar os dados informados por meio de documentos pessoais com foto. A retirada do ingresso adquirido pela internet pode ser realizada pelo titular da compra ou terceiros. Para estes é preciso constar nome e RG no tíquete, para ser efetuada a entrega. Atendimento – O Parque Nacional do Iguaçu espera receber na sexta-feira (25), feriado de Paixão de Cristo, o maior número de pessoas – cerca de dez mil. Para agilizar o acesso nesse dia e no sábado, a unidade abrirá uma hora mais cedo, às 8 horas, e também reforçará sua frota de ônibus. Uma dica para quem gosta de mais sossego: organize a visita para sábado ou domingo.



INFRAESTRUTURA TURÍSTICA 



O governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques, e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, e de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, lançam no próximo sábado (12), às 9h, a obra de pavimentação da MT-020, que liga Chapada dos Guimarães ao Lago do Manso. A obra faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Pró-Turismo) criado e gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e será executada por meio de parceria com a Sinfra. Incluindo as obras do Pró-Turismo realizadas via parceria com a Sedec, dentro do programa governamental será contemplado um pacote 66 obras em rodovias estaduais com investimentos superior a R$ 1 bilhão oriundo de diversas fontes de recursos.

PESCA ESPORTIVA



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) participou entre os dias 10 e 13 de março, em São Paulo, do maior evento de pesca esportiva da América Latina, a 11ª Feipesca 2016. A feira visa proporcionar negociações entre operadores e os diversos setores do turismo oportunizando a comercialização de produtos e destinos turísticos. São esperados cerca de 40 mil visitantes este ano. Para o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, esta é uma  oportunidade de promoção e divulgação visando aumentar a competitividade entre os destinos turísticos. “A Feipesca é a maior vitrine da pesca esportiva da América Latina, tanto em público como em presença de todo o mercado. Ali teremos oportunidade de divulgarmos o nosso grande potencial para a pesca esportiva”.
Na edição passada, o volume de negócios gerados atingiu a casa dos R$ 24 milhões para os 80 expositores, 120 marcas e 40 mil visitantes em uma infraestrutura de 12 mil m². A participação em feiras e eventos voltados à divulgação e comercialização de destinos turísticos faz parte da estratégia da pasta em alavancar o turismo no Estado. Para tanto a secretaria vem atuando fortemente na divulgação e promoção, qualificação de mão de-obra e execução de obras de infraestrutura turística em municípios com potencial de ampliar a atividade.



ABRASEL & JOÃO PESSOA


O presidente nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Paulo Somucci, esteve nesta ultima quinta-feira (10) fazendo uma visita ao Centro de Convenções de João Pessoa para conhecer o equipamento paraibano. A visita extra oficial visa ter conhecimento da infraestrutura do complexo de eventos, onde acontece o maior festival de turismo de João Pessoa, o FESTIVAL JPA, no sentido de ter uma referência para elaborar uma linha de ação para tentar levar para a capital paraibana dois dos maiores eventos nacionais da área, as Feiras Fispal Tecnologia Nordeste e a Fispal Food Service Nordeste, que serão realizadas em Recife em 2016, de 3 a 6 de novembro.


Paulo Somucci estava acompanhado do presidente da Abrasel-PB, Paulo Amaral, do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes, da presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, entre outros, e foi recebido pelo gestor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena.


O executivo foi encantado com o complexo de eventos e se mostrou plenamente satisfeito e interessado de estabelecer uma agenda para a realização de uma visita técnica oficial, para fazer uma inspeção mais detalhada, com maior tempo disponível. “Estaremos recebendo em breve uma comissão para uma visita técnica para podermos começar o processo de captação destes eventos”, disse Ferdinando Lucena.  


Ambos os eventos apresentam todas as novidades industriais de cerca de 300 marcas expositoras de indústrias de alimentos e bebidas e setor food service. O presidente nacional da Abrasel está em João Pessoa desde terça-feira para participar da solenidade de inauguração da cozinha-escola criada pela Abrasel-PB e do lançamento do Guia Abrasel, que permitirá aos turistas ter conhecimento dos estabelecimentos do setor de alimentação da Paraíba. Os dois eventos foram realizados na sede da associação, em Tambaú. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

GESTOUR BRASIL NA ABAV-PR



Terminou nesta sábado (12), na Expo Unimed, em Curitiba (PR), a 22ª edição do Salão Paranaense de Turismo, promovido e organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens de Paraná (ABAV-PR). O evento reuniu profissionais do setor do Brasil e do Mercosul. Estava presente o cofundador e CEO da Gestour Brasil, Vadis da Silva. A empresa paranaense é desenvolvedora do e-Marketplace do Turismo Brasileiro, único do mundo no segmento. 



A plataforma tecnológica, baseada nas redes sociais, é considerada o mais avançado e eficaz modelo de promoção e vendas de destinos no ambiente online. Ela permite às empresas e empreendedores, num único lugar, gerir, promover, distribuir e comercializar produtos e serviços de forma autônoma, em tempo real e a custo zero. Com a integração de todos os municípios brasileiros, unidades federativas e regiões turísticas, até o ano passado, o e-marketplace vem ajudando a promover e fortalecer o turismo brasileiro e acabar com o 'apagão digital' do setor, visto que cerca de 10% da oferta turística está hoje disponível para comercialização na web.



ABAV-PR É PIONEIRA


Durante o 22º Salão Paranaense de Turismo, que terminou neste último sábado, em Curitiba, a ABAV-PR aproveitou para divulgar ainda mais o seu benefício mais inovador: o seguro de responsabilidade civil, gratuito para associados. Em estande próprio para esse fim, a TZ Seguros e a ABAV-PR estiveram disponíveis para mostrar as vantagens do seguro e, em consequência, em ser associado. “O seguro protege contra os erros das agências, não em casos de má fé. Tem sido muito interessante a resposta dos associados pelo produto”, diz Rafael Turra, sócio-gerente da TZ Seguros.
A ABAV-PR é a única entre as ABAVs Estaduais a incorporar esse benefício a seus associados. Está incluso na mensalidade a cobertura de R$ 10 mil por ocorrência, limitando-se a duas ocorrências ao ano. A agência também tem a opção de ampliar a cobertura para R$ 50 mil, com um valor adicional na mensalidade.


“Se o seguro for contratado a parte, sem a ABAV-PR fica caro. Ao associar-se, a agência tem esse e outros benefícios da Associação”, ressalta Rafael Turra, que em 2015 teve seis ocorrências entre as agências associadas, arcando com um montante de R$ 40 mil. Outro estande parceiro no 22º Salão Paranaense de Turismo é o da Associação Comercial do Paraná. As agências filiadas à ABAV-PR usufruem dos benefícios da ACP como plano de telefonia celular; plano de saúde Unimed; plano odontológico; MyRp – Software Gestão; NFe – Nota Fiscal Eletrônica; seguro de vida; emissão certificado digital; emissão certificado de origem; Escola do Comércio – treinamentos / locações de salas; parcerias educacionais (FAE, FESP, OPET, UP, SPEI, etc.); Câmara de Mediação e Arbitragem – Arbitac; Espaço do Empresário (SEBRAE, Junta Comercial, Fomento Paraná, Assessoria Jurídica, SICOOB); E-Social; Câmara de Contratos ACP – Digitalização de documentos; entre outros.


PERU NA ABAV - PR


O Peru participou pela primeira vez, do Salão Paranaense de Turismo, organizado pela ABAV Paraná com realização do seminário "Peru Fascinante", destinado a operadoras e agências de viagens interessadas em conhecer mais os atributos e diferenciais do Peru. Escolhido pelo Grupo BWT, Peru é destino convidado do estande da empresa, que vem desenvolvendo extensa campanha de promoção e venda de produtos e serviços turísticos do Peru. Entre as atividades programadas para a participação no Salão estão classe e degustação de Ceviche, bebidas e doces típicos com o chef Francisco Jede Orejuela, exposição de imagens e marca Peru, e sorteio de bilhetes aéreos. 


Consolidando sua participação no Salão, o Peru será tema do estande do Grupo BWT durante os dias de feira, com a exposição de imagens de seus principais destinos turísticos e da Marca Peru, entrega de material promocional e fornecimento de informações institucionais. E para abrilhantar a ação, haverá um charmoso balcão para ativação para o público presente: aulas e degustação de Ceviche, Pisco Sour, Chicha Morada e Alfajor, com o chef Francisco Jede Orejuela, do restaurante peruano Quina do Chef, localizado em Campina Grande do Sul, Paraná. Sem dúvida, será uma rica oportunidade para os profissionais do trade conhecerem de perto as delícias da premiada e reconhecida culinária do Peru. Para brindar os agentes de viagens que visitarem o estande, haverá o sorteio de duas passagens aéreas a Lima, oferecidas pela Avianca.


Complementando o conjunto de ações e aproveitando a plataforma do Grupo BWT na região Sul, tanto no que diz respeito à sua entrada junto a operadoras de turismo e agências de viagens dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, quanto em suas áreas de atuação local, uma ação especial voltada para o público final será desenvolvida em um dos trens da Serra Verde Express, uma das empresas do Grupo BWT. Um vagão do Trem da Serra do Mar Paranaense, que faz viagens diárias pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil por uma ferrovia com 130 anos de história, ligando Curitiba à cidade de Morretes, ficará envelopado com a Marca Peru durante quatro meses. Além disso, 40 mil caixinhas com imagens de Lima, Ica e Machu Picchu serão distribuídas aos passageiros do trem. A BWT Operadora tem realizado capacitações do destino Peru desde fevereiro deste ano, com uma série de visitas a agências de viagem de Curitiba. Denominada “Star ABAV”, a ação tem o objetivo de associar o produto “Peru” à operadora e convidar os agentes para visitar o estande da BWT na feira. Mais de 15 agências já foram visitadas durante as capacitações do destino Peru.

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