quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

INVESTIMENTO NO TURISMO

INVESTIMENTO NO TURISMO 


A imprensa internacional de países como Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e Itália deram amplo destaque, nos últimos dias, à mais nova campanha de verão da Embratur. O portal norte-americano Travel and Tour World foi categórico ao destacar que “O investimento do Brasil no turismo estrangeiro finalmente valeu a pena” e o site italiano Sport and Web reforçou o sucesso da Rio 2016 para divulgar um “atraente comercial que será encaminhado para os mais importantes canais de televisão do mundo”. Para o verão em todo o Brasil, a estimativa, de acordo com o Ministério do Turismo, é que 2,4 milhões de estrangeiros cheguem ao País, o que representa aumento de 11% no fluxo de estrangeiros em relação ao verão passado. Pode até parecer muita, mas não é. Estamos muito, mais muito longe sequer do ideal. 


Todavia contra fatos não existem argumentos. De fato o mundo está viajando cada vez mais, mas de acordo com o relatório do World Travel & Tourism Council (WTTC) de 2016, o turismo cresce há cinco anos consecutivos mais do que a economia global, principalmente nos países em desenvolvimento. Mas o Brasil não está nesse bonde: estamos na casa dos 5 milhões de turistas internacionais desde 1998. Ou seja, se a nossa economia vive uma recessão nos últimos dois anos, o turismo já está assim há 18 anos.


TURISMO NA ESPANHA


Só para dar mais um pequeno exemplo do turismo no Brasil ser "meia boca", somente à Espanha recebeu até novembro de 2016 mais de 70 milhões de turistas de todo o mundo, segundo dados da agência Publituris de Portugal. O acumulado do ano deve totalizar 74 milhões de turistas internacionais com uma receita anual de 67 bilhões de euros. O maior número de visitantes vieram do Reino Unido que trouxe cerca de 17 milhões de viajantes. Franceses registram cerca de 10,76 milhões de visitantes e alemães 10,73 milhões de pessoas, fechando o top 3 dos países que tiveram o maior número de estrangeiros que passaram por terras espanholas. As "otoridades" no Brasil tratam com muito amadorismo e politicagem o nosso turismo. 


TURISMO DE FRONTEIRA

Cruzeiro fluvial no Pantanal (Foto: Eco Adventures)

A Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), prepara ações conjuntas para potencializar o turismo nas regiões de fronteira em 2017. Além do investimento na campanha de verão para divulgar os destinos brasileiros, que já está no ar, também concentra esforços no turismo de aventura e de pesca, natureza e ecoturismo, que tem encontrado nos cruzeiros fluviais um forte motivador para os visitantes internacionais. Esses destinos receberam parte dos 51,3% dos 6,3 milhões de estrangeiros que visitaram o Brasil, em 2015, em busca do segmento de Lazer, conforme o Anuário Estatístico de Turismo 2015/2016.


TURISTA ARGENTINO


Com o aumento do número de turistas estrangeiros nesse verão, a Embratur,  a Embaixada do Brasil na Argentina e a Polícia Federal firmaram acordo para facilitar a entrada de argentinos que viajam de automóvel para o Brasil. Entre as principais medidas está o aumento do efetivo de policiais federais de três para 80 (divididos em turnos) na fronteira entre os dois países e campanha informativa que inclui a produção de um guia digital com os procedimentos para os turistas, disponibilizado no portal internacional da Embratur, o Visit Brasil.  A parceria foi articulada no mês de dezembro, quando o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz e o embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio Danese.


RÉVEILLON 2017 INFINITY BLUE


Sem dúvidas o Infinity Blue Resort & Spa promoveu o melhor réveillon do sul do Brasil a beira mar. Mais de 600 hóspedes curtiram toda a festa e a altíssima gastronomia do resort, cuja festa teve como tema nossa Santa e Bela Catarina. Brasileiros, argentinos, paraguaios, koreranos, italianos ... se confraternizaram no centro de eventos, nas areias da praia para os tradicionais fogos e novamente retornando ao centro de eventos cuja noite não teve hora para acabar. Para ler mais e ver todas as fotos clique aqui.


CARNAVAL NA BEIRA DA PRAIA


Falando nisso, já pensou onde vai ser o seu carnaval? É bom se apressar pois já estão abertas as reservas para esse feriadão no melhor resort para famílias do Brasil, o Infinity Blue Resort & Spa, com praia praticamente deserta e privada, toda a tranquilidade e segurança possível, além de uma gastronomia espetacular.

RÉVEILLON NO RENAR

Clique na foto para ampliá-la

Já para quem subiu a serra e passou o final de ano no Vale do Contestado, mais propriamente em Fraiburgo, a nossa Terra da Maçã, não teve porque reclamar, muito pelo contrário. Os finais de ano no Majestoso Hotel Renar são extremamente disputados, e semanas antes já estava com 100% de ocupação. As reservas para o carnaval também já estão abertas. 


VIDA SOL E MAR

Clique na imagem para ampliá-la

Outra grande vedete desse verão, no nosso litoral Sul, é o Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village, localizado na paradisíaca Praia do Rosa em Imbituba, que também promoveu um grande réveillon. Mas os hóspedes se encantam mesmo é com os passeios e pescarias mar a dentro, com paradas para banho em diversas ilhas da região. É só agendar o passeio que pode durar o dia todo, na recepção do hotel. 


TURISMO SUSTENTÁVEL

Rio do Rastro Eco Resort - Aparados da Serra

A Organização Mundial do Turismo (OMT) declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância do turismo para a distribuição da riqueza proporcionada pelas viagens. O potencial do turismo para o desenvolvimento sustentável é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos principais setores de geração de emprego do mundo. A atividade oferece oportunidade de subsistência, ajuda a reduzir a pobreza e direciona as atividades produtivas para o desenvolvimento e inclusão social. A sustentabilidade tem como base a economia, o social e o ambiental. O turismo, se bem concebido e gerido, proporciona emprego e renda em harmonia com a natureza, a cultura e a economia dos destinos.

Fazenda Boqueirão Resort

O consumo responsável dos serviços turísticos também minimiza impactos negativos ambientais e socioculturais e, ao mesmo tempo, promove benefícios econômicos para as comunidades locais e no entorno dos destinos. Na adoção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, o turismo foi inserido em três deles: 8º) Promover crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos; 12º) Consumo e produção sustentável; e 14º) Conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e fontes marinhas para o desenvolvimento sustentável.

Pousada Kiriri-Ete - Urubici - SC

TRANSPARÊNCIA


Publicada em 13 de dezembro último, a Resolução 401 do imenso cabide de empregos da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) veio contemplar reivindicação antiga da Abracorp. Mas só Deus sabe o porquê, isso só irá valer a partir do meio de março em diante, quando a medida entrará em vigor, nos cartões de embarque emitidos pela companhia aérea no momento de check-in deverá constar o valor da passagem. Esta informação estará impressa na via que permanecerá em poder do passageiro após o desembarque. A medida permitirá que o cliente possa saber e ver quanto está pagando pela passagem aérea. Outra vantagem adicional da Resolução 401 está nos casos de bilhetes provenientes de programas de milhas, os quais não trazem valor de tarifa. A coibição das más práticas é muito bem-vinda para clientes e passageiros. Nada mais justo que estes não sejam enganados pelas pretensamente milagrosas tarifas promocionais, que, infelizmente, são oferecidas todos os dias no mercado. 


FESTIVAL DA CERVEJA


Com entrada gratuita, as atrações do Festival da Cerveja da Grande Florianópolis irão além dos mais de 30 rótulos, de oito microcervejarias que fazem parte da rota turística Caminho Cervejeiro, criada em 2016. De 5 a 7 de janeiro, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, na capital catarinense, o evento terá shows com as bandas Palikas Forever (quinta-feira, com sucessos dos anos 80), Swing Maneiro (sexta-feira, com samba) e iTonels Beach Band (sábado, com rock e pop nacional), todos com início às 20 horas. 


Uma praça de alimentação completa terá hamburgueria, pizzaria, creperia, calzones, hot-dogs, enroladinhos e sorvetes. A realização é da Ampe Metropolitana, União Cervejeira e Sebrae.


Turistas e moradores da Grande Florianópolis poderão conhecer em um só local a produção das cervejarias Faixa Preta, Badenia, Cozalinda, Da Ilha, Jester, Kairós, The Liffey, Unika e Weinmann, que integram o Caminho Cervejeiro. A recém-criada rota turística tem como objetivo estimular a visita às unidades de produção e microcervejarias, com apreciação das cervejas locais, integração com gastronomia e outros atrativos da região. O Caminho Cervejeiro é uma iniciativa da União Cervejeira e Ampe Metropolitana, com apoio do Sebrae. Cada microcervejaria participante do Festival da Cerveja possui suas receitas próprias. 


CENTRO DE CONVENÇÕES DE JPA


O complexo do Centro de Convenções de João Pessoa fechou o ano de 2016 com um aumento de 20% no número de congressos e eventos em relação ao registrado no ano passado. Ao todo, foram realizados cerca de 40 eventos entre associativos, técnicos-científicos, feiras comerciais e corporativos. Dentre os principais eventos realizados em 2016, destacaram-se o Congresso Brasileiro de Radioterapia, Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, Congresso Brasileiro de Colposcopia, Jogos Escolares da Juventude, Brasil Mostra Brasil, Consuper, Expotec, entre outros, que reuniram 30 mil participantes e geraram cerca de R$ 70 milhões de impacto na economia do destino. “Se não fosse a engrenagem do Centro de Convenções, a Paraíba não teria como receber convenções, congressos, feiras comerciais de grande porte, além de grandes espetáculos nacionais”, afirmou Ferdinando Lucena, gestor do Centro de Convenções.


O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Lindolfo Pires, reiterou que o complexo mudou o perfil do turismo da Capital paraibana. “O equipamento permitiu que houvesse injeção de receitas externas, arrecadação de tributos, movimentação da economia e importante ocupação hoteleira durante o ano e em relação aos anos anteriores”, ressaltou. Lindolfo avaliou ainda que o Centro de Convenções conseguiu manter boa receita mesmo em um ano de contingenciamento. “Apesar das adversidades de 2016, conseguimos atingir bons indicadores”, destacou. 


Para o próximo ano já estão confirmados grandes eventos que irão movimentar a economia da Paraíba, entre eles, o Congresso Mundial de Luminicência, Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, Congresso Norte Nordeste de Oftalmologia, Congresso Norte Nordeste de Terapia Intensiva, Congresso Brasileiro de Ciências Jurídicas, Congresso Brasileiro de Sindicatos Patronais, Simpósio Nacional de Enfermagem, Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia em Energia Elétrica, que serão realizados pela primeira vez na Paraíba, além do maior festival de turismo do Norte/Nordeste do país, o Festival de João Pessoa. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

Clique na imagem para ampliá-la

QUATRO CIAS AÉREAS PARA À PATAGÔNIA FANTÁSTICA


Agora está mais fácil ainda voar pela Patagônia Argentina. Voos para Viedma, Puerto Madryn, Trelew, Comodoro, Calafate, Rio Gallegos, Ushuaia, Mendoza, Neuquen, Bahia Blanca, Bariloche, San Martin de los Andes. A AVIANCA começará a operar a partir de 15 de Março para Puerto Madryn. A Alas Sul, uma companhia aérea de baixo custo, ira ligar as principais cidades da costa e as montanhas da Patagônia, incluindo Puerto Madryn, com base em Córdoba, todavia todos os voos se conectam com Buenos Aires. Enquanto isso Andes Airlines  ja iniciou sua conexão com Córdoba e, em seguida, chegar a Comodoro seguindo para El Calafate e Ushuaia. Também estão sendo abertas rotas para o Noroeste argentino, sempre com base em Buenos Aires.

Hotel Posada Los Alamos - Nossa casa em El Calafate

HARD ROCK CAFÉ USHUAIA


O famoso Hard Rock Café é a mais nova e grande atração da cidade mais astral do planeta. Com instalações em 74 países, incluindo 175 cafés, 24 hotéis e 11 cassinos, o Hard Rock International é uma das companhias mais reconhecidas mundialmente. A companhia possui e opera franquias em cidades ícones incluindo Londres, Nova York, São Francisco, Sidney e Dubai e agora também Ushuaia a cidade mais astral do planeta.  Ao visitar o extremo Sul da Argentina, o local é parada obrigatória. Fiel às suas tradições, oferece um extenso cardápio de favoritos locais e americanos num ambiente informal e divertido com apresentações de música ao vivo. 


Localizado na rua principal da cidade, a Avenida San Martín esquina com a rua 25 de Maio, encontra-se no lugar mais central e privilegiado da cidade a duas quadras do Ponto de Informação da Secretaria de Turismo e a apenas 15 minutos do aeroporto. Detalhes que fazem a diferença! A casa possui 2800m² para receber pessoas e eventos especiais em um moderníssimo e luxuoso bar com um cenário em escala internacional para shows ao vivo. 


Hard Rock Café Ushuaia conta com três andares que podem acomodar até 300 pessoas e foi construído na medida para o entretenimento, com uma grande sala de eventos especiais, dois bares e é o ÚNICO no mundo que conta com quatro pistas de boliche profissionais. E claro, também conta com o espaço Rock Shop ®. E ainda mais! Também conta com um equipado e grande cenário móvel ÚNICO NO MUNDO que pode elevar-se entre os dois andares dos salões e é onde já estão se apresentando as as melhores bandas de música para tornar mais divertidas e inesquecíveis as noites no Fim do Mundo!

Cilene del Faro, nossa casa em Ushuaia

BELLA DA SEMANA


Essa morena já é um sucesso! No último ensaio ao vivo transmitido em dezembro passado, por onde ela passava deixava um rastro de elogios. Os seguidores do Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) nas redes sociais viram vídeos transmitidos ao vivo e se apaixonaram no mesmo segundo. Agora, já em 2017, a modelo Hailana Santos aparece no site de ensaios sensuais e de nu como protagonista. 


ALUGUEL DE MALAS


Eis uma ótima e barata ideia. Quem já não teve suas malas detonadas literalmente após "aquele super bem cuidado" serviço de despacho nos aeroportos sem que até hoje haja uma solução? Trata-se do aluguel de malas da empresa Rent a Bag que desenvolveu um sistema de aluguel de malas, em que o interessado tem acesso a malas de altíssima qualidade e higienizadas. Este conceito, baseado na economia compartilhada, já conta com lojas em São Paulo e em Salvador, acaba de chegar ao Rio de Janeiro. Com a proposta de expandir o serviço por todo o país, a empresa trabalha com malas rígidas de marcas internacionalmente reconhecidas. Nós, os clientes recebemos as malas em casa com data e hora marcada para facilitar a comodidade. 

Hotel Cercano - Gramado - SC


quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

GRAMADO - ESPÍRITO NATALINO

GRAMADO - ESPÍRITO NATALINO


A cidade onde tudo funciona em favor do turismo e do turista. Deveria exigir passaporte. Gramado transpira turismo o ano todo e, nesta época, preparar o espírito de Natal é um trabalho que dura o ano inteiro. Apesar de ser tradicionalmente um destino de inverno, é nas férias de fim de ano, sob o sol quente de verão, que a cidade se transforma em uma versão nacional do Polo Norte e recebe seu maior fluxo de visitantes. De novembro a janeiro, serão nada menos do que 2 milhões de turistas, ou 57 vezes a população do município gaúcho, segundo dados da prefeitura.

Hotel Cercano - O mais central e confortável

Uma rede hoteleira fenomenal, um roteiro gastronômico invejável e para todos os gostos. Uma cidade para se viver em todas as épocas. Vale lembrar que o Natal Luz é hoje o maior trunfo de marketing – e de arrecadação – para a economia local. Desfiles com renas, bonecos de neve e bonequinhos de chumbo inspirados nas paradas noturnas da Disney, além de apresentações com corais, orquestras e bailarinos, tornaram o Natal de Gramado conhecido nacionalmente e são hoje os responsáveis por atrair 30% dos visitantes que passam pela cidade anualmente. Uma ferramenta eficiente de marketing para a cidade.


A secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Pereira Volk, admite que a prefeitura não costuma investir em divulgação. “Através dos eventos, não só do de Natal, mas também dos festivais de cinema, música e Páscoa, conseguimos mídia espontânea.” 


Pena, por conta de uma falta de visão extrema. não ter mais o Chocofest, que fazia À Páscoa também virar mágica e que não durava apenas um final de semana, mas no mínimo um mês. No site de dicas de viagem e avaliação de estabelecimentos Trip Advisor, Gramado aparece entre os três melhores destinos do País há três anos. Segundo a porta-voz do Trip Advisor no Brasil, Claudia Martinelli, a qualidade do serviço prestado, principalmente nos hotéis, levou Gramado ao topo do ranking.

Clique na imagem para ampliá-la

Toda a estrutura da cidade está voltada para o turismo. Os empreendedores têm capacidade para inovar sempre, mantendo um dinamismo fenomenal. Gramado realmente é um outro país em qualquer época do ano. É lá que está também o melhor SPA do mundo, o premiado KUROTEL. 


FOOD TRUCKS & ALPEM PARK


O Alpen Park, de Canela (RS), anuncia mais uma temporada do Alpen Food Park para os visitantes. O evento, que reúne food trucks no estacionamento do parque de turismo e aventura, vai até o dia 15 de janeiro de 2017 com três fases. Nesta segunda fase, serão dois participantes: Shrimp & Bull Food Truck e Farofa’s. O Farofa’s traz espetinhos especiais e a especialidade do Shrimp & Bull Food Truck são os petiscos e os hambúrgueres. Os dois food trucks ficarão estacionados em frente ao Alpen Blizzard, a maior montanha-russa de aço do Rio Grande do Sul. Na terceira fase, participará também o Bon Gourmet. A entrada no Alpen Park é gratuita e o visitante pode adquirir ingresso para cada atração separadamente, ou comprar um passaporte, que dá direito a cinco atrações (Trenó, Alpen Blizzard, Cinema 4D, Alpen Interactive e Alpen Car), quantas vezes quiser. Com mais de 15 atividades, o parque abre todos os dias, das 9h até às 18h. 


CEIA DE NATAL


O Infinity Blue Resort & Spa criou um menu especial para a ceia de Natal, que unido aos shows, decoração e a presença do Papai Noel, vai deixar essa celebração em família ainda mais emocionante. Saiba mais em https://goo.gl/sioQYI. Reserve pelo (47) 3261-0300.

BC BY BUS


Até o dia 24 de dezembro os moradores da região da Costa Verde & Mar contam com tarifa promocional para o passeio turístico pelas cidades de Balneário Camboriú e Itajaí a bordo do BC by Bus. Os ingressos com mais de 50% de desconto, devem ser reservados antecipadamente no quiosque de vendas do Atlântico Shopping, em Balneário Camboriú, pelo telefone 47-4108-0660 ou pelo Whatsapp no número 47 99757-8535. Para participar é necessário apresentar documento e comprovante de residência além de 1kg de alimento não perecível, que será doado para entidades filantrópicas da região. A promoção é válida para quem residir em Balneário Camboriú, Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.


BELLAS DA SEMANA


O Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) preparou mais uma parte do ensaio – a sobremesa, a cereja do bolo, mais um pouquinho do presente de Natal mais gostoso da Internet! A dupla Monique Helena e Dieimi Sherllon retornaram ao site nesta quarta-feira, 21, com a segunda parte do ensaio especial – duplo.


EMBRATUR & UNEDESTINOS


A Embratur realizou um workshop com foco no segmento MICE com a Unedestinos, com objetivo de definir novas e mais eficazes estratégias para aperfeiçoar a promoção dos destinos brasileiros no Brasil e no exterior, bem como potencializar a captação e promoção de eventos. Os representantes da União Nacional dos Conventions e Entidades de Destinos contaram com a expertise da Embratur no setor de Meetings, Incentives, Congress & Events (MICE), visando alinhar ações táticas e operacionais dos planos para o turismo brasileiro. A Unedestinos é uma organização não governamental especializada na promoção de destinos, pesquisas, geração de conteúdo, programas de capacitação, apoio e captação de eventos em geral.


TECNOLOGIA PARA O TURISMO



A ABAV-PR está desenvolvendo e planejando a I Mostra de Tecnologia para o Turismo, que vai compor um dos eventos paralelos do seu 23º Salão Paranaense de Turismo, ao lado da 13ª Mostra de Regiões Turísticas do Paraná e da programação de qualificação técnica. “Nossa intenção é mostrar o impacto das novas tecnologias no Turismo, trazendo para o trade as inovações, tendências e o olhar tecnológico do amanhã no turismo”, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe. “A tecnologia é o ponto convergente entre os negócios e as tendências que queremos discutir no Salão. Aplicada ao turismo, a tecnologia agiliza e facilita processos internos, aproxima pessoas e cria novos produtos e canais de distribuição”, cunclui Kempe. A ABAV-PR está agora formatando a mostra, reunindo expositores e debatedores, para tornar o evento marcante para o setor.



Realizada em parceria com o Sebrae Paraná, a ABAV-PR abre este espaço que mescla exposição e painéis, que visam demonstrar e discutir temas emergentes da tecnologia que impactam o Turismo, como: realidade virtual como inspiração e entretenimento para as viagens; interfaces que permitem a maior participação e interação do cliente; sistemas de gestão que integram departamentos; sensores de localização que conferem dados precisos para melhorar fluxos de pessoas em qualquer lugar; comunicação mobile e digital e muito mais.



FESTIVAL JPA


2017 prometo, segundo os grandes economistas, um ano de recuperação e já é claro que a mola mestra desse gigante chamado Brasil é a sua força turística. Com olhos sempre atentos, o Festival do Turismo de João Pessoa, mais conhecido como Festival JPA, que tem o objetivo de reunir e promover a integração do setor de viagens e turismo, além de oferecer novos produtos ao mercado, já está com as inscrições abertas para o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil que conta com capacitações, palestras, workshops e inúmeros eventos paralelos.  e alguns eventos em paralelo. 


Em sua 6ª edição, que aconteceu em outubro de 2016, circularam pelo pavilhão do Centro de Convenções de João Pessoa 3424 profissionais de turismo, um acréscimo de 14% em relação ao ano anterior. Contou com 207 stands, um crescimento de 10,1% comparando com 2015. Entre as empresas expositoras, 33 eram internacionais, o que também resultou num aumento de 10%. Pela primeira vez recebeu o PANROTAS next, que aconteceu paralelo ao evento e novamente o Fórum de gestão de viagens corporativas em parceria com a ABRACORP. Reserve seu stand.


DESTINO PARAÍBA


Falando nisso, o Destino Paraíba participou de 15 feiras nacionais e internacionais e promoveu 35 capacitações com agentes de viagem no Brasil e no exterior durante o ano de 2016. Mais de 25 mil profissionais do turismo estiveram no estande da Paraíba e mais de 2,4 mil agentes de viagens participaram das capacitações promovidas pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, secção Paraíba (ABIH). Os números foram apresentados aos representantes das associações que integram o trade turístico paraibano pela presidente da PBTur, Ruth Avelino, no auditório da estatal do Turismo, em João Pessoa, para  apresentação de projetos e balanços de ações e atividades do setor turístico em 2016 e o calendário de eventos para 2017. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS


Diante desta geografia única no planeta, que é o Marco das Três Fronteiras, onde dois rios e três países se unem, os visitantes ganharam nesta quarta-feira, 21 dezembro, um marco revitalizado, além de novas e envolventes atrações turísticas. O Marco das Três Fronteiras tornou-se um espaço com mais infraestrutura para celebrar a união do Brasil, da Argentina e do Paraguai, resgatando a história da região, fortemente relacionada às Missões Jesuíticas. A estrutura agrega mais valor cultural ao destino turístico – um marco geográfico único no país que merece um projeto arrojado e envolvente. Por isso, o Grupo Cataratas dedicou esforços para valorizar ainda mais esta localidade, que passará a ser referência para os moradores da região e turistas, fortalecendo sempre mais a cidade como um dos melhores destinos do país.


O Grupo Cataratas é uma empresa privada, responsável pelo investimento, gestão e operação do atrativo. O projeto completo do Complexo Turístico Marco das Três Fronteiras está próximo de concluir a segunda fase de revitalização, o que vai garantir e despertar diferentes sentidos nos visitantes. Serão investidos mais de R$ 27 milhões para concluir todo o Complexo Turístico Marco das Três Fronteiras. O atrativo sinalizará um novo momento ao turismo de Foz do Iguaçu e à cultura da região. 


AVIANCA & FOZ IGUAÇU


Falando nisso, a Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, anunciou nesta quarta-feira (21) que iniciará operações regulares em Foz de Iguaçu (Paraná) a partir do dia 6 de março de 2017. O novo destino será atendido com voos diários, diretos, de e para o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. O novo voo, de numeração 6184, partirá de Guarulhos às 12:20, chegando ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas às 14:10. No sentido inverso, o voo 6185 partirá da cidade paranaense às 14:43, aterrissando em São Paulo às 16:30. A operação será efetuada com aeronaves Airbus A320. Os bilhetes já estão disponíveis para compra pelo site da companhia (www.avianca.com.br)  , pelos telefones 4004-4040 (São Paulo e principais capitais) ou 0300-789-8160 (demais localidades) e via agências de viagens.

MERGULHANDO EM NOBRES


Agora está mais fácil ainda. Já está pavimentado 57km da rodovia MT-241, trecho que liga o Nobres ao distrito de Bom Jardim, viabilizando a saudável competitividade de Mato Grosso no turismo em relação aos outros estados. O carro-chefe do turismo local para competir, por exemplo,  com as atrações de Bonito no Mato Grosso do Sul é o município de Nobres, localizado a 125 Km de Cuiabá. Marcada por um cenário suntuoso de paredões e morros que evidenciam as belezas naturais da região, o trajeto é um prefácio das múltiplas atrações do distrito de Vila de Bom Jardim, conhecido pelas quantidades de pousadas que aglomera e pelos roteiros de flutuação em águas translúcidas – cenário semelhante ao de Bonito, município turístico comparado por Taques a Nobres.


CHILE NA VANGUARDA


É mais do que na hora de copiarmos exemplos fenomenais que irão facilitar e baratear a nossa vida. O crescimento da energia solar no Chile tem sido tão grande que, em algumas partes do país, a eletricidade renovável chegou ao preço zero aos consumidores durante 113 dias. No ano passado, isso aconteceu por 192 dias. É esperado que neste ano o período seja ainda maior. O maior problema do Chile ainda são as redes de transmissão, dificuldade semelhante ao que acontece no Brasil, com usinas eólicas paradas por falta de estrutura para o transporte da energia. Para resolver esse problema, o governo local anunciou o plano de construir uma grande linha de transmissão com três mil quilômetros, que deve ligar as duas grades de rede até 2017. Outra linha, com 753 quilômetros deve ajudar a resolver os congestionamentos e nas linhas da rede central de distribuição, onde os excedentes de energia fizeram os preços caírem a zero.

Hotel Posada nos Alamos, a nossa casa em El Calafate

ARGENTINA & CHILE


Falando nisso, Argentina e Chile sentam-se a mesa para criarem um circuito que conecta os parques nacionais e reservas naturais da Patagônia, no sul, de frente para ambos os países e a promoção do turismo internacional juntos. "Tomamos o exemplo de outros países que se juntam para venderem seus destinos a oferta mundial, gastando metade e dobrando os resultados". A Reunião Binacional de Ministros da Argentina e do Chile, aconteceu no Palacio San Martin, sede do Ministério das Relações Exteriores. Após a reunião de ministros e área de equipes técnicas, foi assinado um memorando de entendimento com o objectivo de promover, desenvolver e fortalecer as relações bilaterais de turismo, pois estão convencidos da importância do turismo como um gerador de emprego e renda, e sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento econômico das ações e que um plano de ação será criado até 2020.


Para quem está em Ushuaia, o Chile fica do outro lado do Canal de Beagle. Do restaurante mais astral do mundo, o La Mesita de Almanza, onde se come um "Vulcão de Centolla", inigualável em qualquer lugar do planeta, da para se avistar o Chile a olho nu. Meu amigo Lito Lavia, proprietário do restaurante, ia de barquinho ver sua namorada chilena, sua esposa ha longos e longos anos. 

Clique na imagem para ampliá-la



Cilene del Faro, nossa casa em Ushuaia