GUGA KUERTEN NO FIM DO FUNDO
Nosso manezinho maior Gustavo Kuerten pegou a família toda e foi curtir a ilha mais astral do planeta, Ushuaia, na Terra do Fogo, Patagônia Fantástica. Como sempre, foi reconhecido por todos, abraçado, cumprimentado, e selfies em todos os lugares com gente de todos os cantos do mundo. Seu carisma é realmente de outro mundo.
Lá ele foi ciceroneado pelo brasileiro Mario Barros proprietário da Agência Brasileiros em Ushuaia, que tem os melhores passeios da Patagônia e nos recebe muito bem. Segundo Guga: "Mario foi fenomenal nos deixando sempre na cara do gol, proporcionando passeios indescritíveis". Realmente Ushuaia impressiona em qualquer estação do ano.
Agora Ushuaia vive momentos espetaculares com o verão e a temporada de cruzeiros que aportam no Canal de Beagle, ocasionando até congestionamento. Até o final da abril, aquela Ilha, ao contrário da nossa, com apenas 80 mil habitantes e com uma mega infraesrtrutura aeroportuária, receberá até o final da temporada (abril), aproximadamente 420 mega cruzeiros. Já seu aeroporto é considerado um dos 10 melhores do mundo, que recebia o Concorde e hoje os gigantes A380.
Clique na Imagem para ampliá-la
Segundo o Secretário de Turismo de Ushuaia Juan Cherañuk: "Estamos vivendo uma grande temporada de verão e já estamos nos preparando para receber os brasileiros em nossa temporada de esqui/inverno que começa em 21 de junho, retribuindo a visita que nós argentinos fazemos ao fantástico Brasil com suas praias maravilhosas durante o verão, principalmente em Florianópolis para onde já fui diversas vezes e onde temos um consulado extremamente atuante com nosso Consul Gustavo Coppa".
Cilene del Faro - Nossa casa em Ushuaia
23º SALÃO PARANAENSE & HARD ROCK
Guga e Hugo Flores o maior mush (condutor de trenós na neve com huskyes siberianos), no Valle Las Cotorras e no Tren del Fin del Mundo
Nosso manezinho maior Gustavo Kuerten pegou a família toda e foi curtir a ilha mais astral do planeta, Ushuaia, na Terra do Fogo, Patagônia Fantástica. Como sempre, foi reconhecido por todos, abraçado, cumprimentado, e selfies em todos os lugares com gente de todos os cantos do mundo. Seu carisma é realmente de outro mundo.
Agora Ushuaia vive momentos espetaculares com o verão e a temporada de cruzeiros que aportam no Canal de Beagle, ocasionando até congestionamento. Até o final da abril, aquela Ilha, ao contrário da nossa, com apenas 80 mil habitantes e com uma mega infraesrtrutura aeroportuária, receberá até o final da temporada (abril), aproximadamente 420 mega cruzeiros. Já seu aeroporto é considerado um dos 10 melhores do mundo, que recebia o Concorde e hoje os gigantes A380.
Clique na Imagem para ampliá-la
Segundo o Secretário de Turismo de Ushuaia Juan Cherañuk: "Estamos vivendo uma grande temporada de verão e já estamos nos preparando para receber os brasileiros em nossa temporada de esqui/inverno que começa em 21 de junho, retribuindo a visita que nós argentinos fazemos ao fantástico Brasil com suas praias maravilhosas durante o verão, principalmente em Florianópolis para onde já fui diversas vezes e onde temos um consulado extremamente atuante com nosso Consul Gustavo Coppa".
Cilene del Faro - Nossa casa em Ushuaia
23º SALÃO PARANAENSE & HARD ROCK
Os agentes de viagens tem mais um motivo para vir ao 23º Salão Paranaense de Turismo com as caravanas. Além de ter a viagem subsidiada pela ABAV-PR e seus parceiros, o Hard Rock Café Curitiba vai receber os agentes de viagens no sábado, dia 18, depois de participarem do Salão. “Os agentes de viagens terão a oportunidade de conhecer mais esse atrativo turístico, que encanta turistas do mundo inteiro e que também temos aqui”, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe.
Rafael Maia, Sales & Marketing Manager, e Igor Belmondo, General Manager
Além dos agentes de viagens das caravanas, o Hard Rock Cafe Curitiba também vai recepcionar os presidentes e diretores das ABAVs estaduais, que estarão em Curitiba no final de semana do Salão por ocasião do conselho de presidentes da ABAV Nacional, e a imprensa especializada convidada, que encerra suas atividades com um drink de confraternização também no sábado, após o Salão Paranaense.
Para o sales and marketing manager do Hard Rock Curitiba, Rafael Maia, os turistas querem conhecer esse ícone mundial quando visitam Curitiba e apreciam sua estrutura, organização e grandeza enquanto metrópole. “Queremos fomentar ainda mais o destino Curitiba e temos a intenção de ser um catalisador de oportunidades, sendo um polo receptivo e também um parceiro da cidade na divulgação turística da capital, gerando visibilidade nacional e trazendo em conjunto mais visitantes e retorno”, diz Maia.
Para o sales and marketing manager do Hard Rock Curitiba, Rafael Maia, os turistas querem conhecer esse ícone mundial quando visitam Curitiba e apreciam sua estrutura, organização e grandeza enquanto metrópole. “Queremos fomentar ainda mais o destino Curitiba e temos a intenção de ser um catalisador de oportunidades, sendo um polo receptivo e também um parceiro da cidade na divulgação turística da capital, gerando visibilidade nacional e trazendo em conjunto mais visitantes e retorno”, diz Maia.
Durante o evento, a equipe do Hard Rock também promove a palestra principal do Salão “This is Hard Rock Cafe”, que vai contar a história e trajetória de sucesso da franquia, que tem um apelo turístico muito forte em diversas cidades do mundo, além de particularidades do Hard Rock Cafe Curitiba. “Não poderíamos ter uma melhor escolha para fechar o último dia de evento com alto astral”, diz Kempe.
O Hard Rock é a maior rede de restaurantes temáticos do mundo, com mais de 200 unidades, entre cafés, hotéis e cassinos. Reconhecido e considerado ícone do entretenimento universal, o Hard Rock está no imaginário da população mundial e representa uma experiência única. O Hard Rock Curitiba é a única unidade em funcionamento no Brasil, sendo considerada uma atração turística e também ponto de encontro para amantes da música, apreciadores da gastronomia e visitantes curiosos pela atração ícone da cultura popular.
ABAV & ENM RENOVAM PARCERIA
A diretora para Assuntos Jurídicos da ABAV Nacional, Rose Larrat, entre o juiz presidente da ENM, Marcelo Piragibe, e a secretária geral da ENM, Aldina de Carvalho Soares
A ABAV Nacional e a Escola Nacional de Magistratura (ENM) renovam a parceria firmada em 2016, para dar continuidade ao curso de Direito Aplicado às Atividades do Turismo, voltado para a capacitação de magistrados acerca do funcionamento do setor de turismo e sua relação com as normas de proteção ao consumidor, em casos em que há conflitos envolvendo a prestação de serviços. Ministrado por especialistas do setor de turismo para advogados e juízes filiados à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o curso visa expor aos participantes o funcionamento deste importante segmento econômico e suas normas reguladoras, ao mesmo tempo em que discorre sobre as condutas jurídicas aplicadas, convenções e tratados internacionais aplicáveis.
"O trabalho conjunto entre a ABAV Nacional e o ENM possibilita uma maior aproximação com o setor legislativo e a oportunidade de compartilhar com os magistrados as principais questões jurídicas que envolvem o mercado turístico, elucidando situações, apontando diretrizes e destacando as lacunas existentes atualmente, para a melhoria de processos futuros", destaca o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull. O primeiro curso será realizado em Brasília, entre os dias 5 e 6 de outubro. As inscrições devem ser feitas junto à ENM até o dia 8 de setembro.
AVIESP CANCELADA
Infelizmente a 40ª Aviesp: Expo de Negócios em Turismo foi cancelada. Realmente num ano de mudanças e em São Paulo, estado onde acontecem grandes feiras de turismo tal como ABAV, WTM, além de demais workshops de grandes operadoras ... que pulverizam a participação dos agentes de viagens, fica muito complicado manter um evento. O investidor irá pensar duas, três, quatro vezes antes de investir, no caso, em que feira participar. A AVIESP neste ano unirá esforços na realização da Abav Expo 2017. Com certeza teremos uma grande ABAV.
Outro "detalhe" fundamental é o esquecimento do jornalista profissional do turismo, só lembrado para receber releases e, quando convidado para cobrir o evento, (isso quando convidado), tem que ir as suas próprias custas, isto é, tem que pagar para trabalhar. É lógico que não vai rolar e quem quer que seja e que tenha juízo sabe que, sem marketing não rola pois o propaganda/informação foi é e continuará sendo a alma de qualquer negócio. Quem não é visto não é lembrado. O Estado de Pernambuco é campeão em mandar releases, nada mais. Jornalista não sobrevive de permutas. Fica a lição para quem quiser aprender. A WTM também não oferece nada e além de não responder aos questionamentos dos profissionais e enche as nossas caixas postais de releases.
VISIT USA 2017
A edição 2017 do VISIT USA Show, evento oficial do turismo norte-americano no Brasil, organizado pela Embaixada dos Estados Unidos e pelo Departamento de Comércio dos EUA, que acontece nos dias 27 de março, em São Paulo, e 29 de março, no Rio de Janeiro, está com as inscrições abertas. Além dos tradicionais expositores, que participam há anos do evento, já confirmaram presença destinos e empresas que participarão pela primeira vez. “O mercado brasileiro é muito interessante para os destinos e produtos norte-americanos e sempre atrai o interesse de novos expositores. Teremos mais novidades nas próximas semanas”, adianta Jussara Haddad, do Consulado e Embaixada dos Estados Unidos, e organizadora do Visit USA.
Neste ano, o Visit USA amplia seu alcance com uma parte do evento direcionada ao público MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions – Eventos, Incentivos, Conferências e Exposições, em português), buscando divulgar esses importantes segmentos junto aos gestores de viagens e operadores especializados. O VISIT USA 2017 é um evento restrito aos profissionais de turismo e fechado ao público. Mais informações e inscrições no site www.visitusa.com.br.
BNT MERCOSUL
Já a BNT MERCOSUL que segue de vento em popa, chega este ano a sua 23ª edição nos dias 26 e 27 de maio e traz na programação um foco muito bem definido: aproximar o expositor do agente de viagens. Novas estratégias aplicadas durante os dois dias de evento irão criar melhores oportunidades para realização de contatos, além de possibilitar mais tempo para fechar negócios.
As novidades para a feira em 2017 são motivadas pelo desejo do diretor, Geninho Goes, em transformá-la em uma referência entre os eventos de negócios no mercado turístico. “Queremos que os participantes encontrem um evento intenso e venham preparados para trabalhar muito, mesmo em momentos de lazer, porque é isto que vamos estimular”.
Entre as novidades para esta edição está a reorganização de horários. Momentos ociosos ou voltados para o lazer agora serão utilizados para apresentação dos produtos de expositores. O turno da manhã será o que receberá a maior parte das novas atividades, que acontecerão paralelas ao café da manhã e almoço. “Vamos criar e monitorar estes momentos de negócios, abrindo inúmeras possibilidades de networking e dando ao mercado o que ele precisa”, projeta Geninho. O diretor da BNT acredita que a eficiência das feiras já não está mais relacionada ao tamanho do estande, mas sim ao perfil do ambiente disponibilizado, que deve visar exclusivamente à realização de negócios.
A BNT Mercosul 2017 ocorre nos dias 26 e 27 de maio em Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero World, e recebe anualmente cerca de 6 mil profissionais do turismo. A feira conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Santur, Municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e do Parque Beto Carrero World, com as participações especiais do Parque Unipraias, Governo do Estado do Maranhão e Infinity Blue Resort & Spa. Para saber mais sobre as novidades preparadas para a 23ª edição da BNT, e as formas de participação como agente de viagens convidado ou expositor acesse www.bntmercosul.com.br, ou ligue +55 (47) 3367-1119.
CARNAVAL NO INFINITY
O Infinity Blue Resort & Spa, o melhor resort para famílias do Sul do Brasil, pé na areia, informa que restam pouquíssimas unidades para o feriadão tranquilo do carnaval. Tranquilo porque é um um lugar paradisíaco, com praia praticamente exclusiva e com toda a tranquilidade do mundo. Vale informar que até duas crianças de cinco anos cortesia, de acordo com a capacidade do apartamento. Incluso o café-da-manhã, almoço e jantar. Programação especial para dias chuvosos, conheça o Infinity Play!
SUBINDO A SERRA
Já se você quer fugir de tudo, com temperatura bem amena e pedalar bastante, para onde eu estou indo, o destino é a linda Urubici, na Serra Catarinense. Nada como a gastronomia, o ar e os amigos serranos. O Urubici Park Hotel já está com 100% de ocupação. apenas restando as reservas técnicas que cada hotel tem. Todavia Urubici tem 103 pousadas. Mas não se arrisque a viajar sem reservas.
Seguindo um pouquinho mais adiante você poderá aproveitar a estadia e colher maçãs em Fraiburgo. O majestoso Hotel Renar ainda tem algumas unidades, mas isso não irá durar mais do que alguns dias.
SÃO PAULO CONVENTION
O São Paulo Convention & Visitors Bureau promoveu a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2017-2018. Em clima de otimismo, o evento contou com a presença de importantes lideranças da indústria do Turismo e da Hotelaria. Todavia a noite estava reservada à Guilherme Paulus, diretor da GJP Hotels & Resorts e - desde janeiro deste ano, quando foi eleito - presidente do Conselho de Administração do SPCVB. Seu discurso foi tomado por otimismo e menções a um "novo tempo" e um "novo turismo". Paulus fez questão de elogiar a gestão de Toni Sando, a importância da entidade, a participação dos hotéis associados, e a equipe do Bureau, que "trabalha incansavelmente na captação de eventos e promoção do turismo na cidade".
O São Paulo Convention & Visitors Bureau promoveu a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2017-2018. Em clima de otimismo, o evento contou com a presença de importantes lideranças da indústria do Turismo e da Hotelaria. Todavia a noite estava reservada à Guilherme Paulus, diretor da GJP Hotels & Resorts e - desde janeiro deste ano, quando foi eleito - presidente do Conselho de Administração do SPCVB. Seu discurso foi tomado por otimismo e menções a um "novo tempo" e um "novo turismo". Paulus fez questão de elogiar a gestão de Toni Sando, a importância da entidade, a participação dos hotéis associados, e a equipe do Bureau, que "trabalha incansavelmente na captação de eventos e promoção do turismo na cidade".
BELLA DA SEMANA
Clique na imagem para ampliá-la
Ela recém atingiu a maioridade e já sabe provocar como um mulherão. Com apenas 18 aninhos, Beatriz Aguiar é linda. Natural de Brasília (DF), a morena de olhos verdes irá impressionar os leitores do Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Nas fotos, Beatriz incorpora diversas personalidades. As fotos foram já estão disponíveis no site.
FICARE
Minha prezada e competente amiga Ivone Ferraz, profissional da indústria hoteleira com inúmeros êxitos dentro do segmento na Costa Leste gaúcha, com base na cidade em Torres, acaba de criar uma nova marca de hotéis. Trata-se da FICARE. Após um período de quase dez anos operando um pequeno empreendimento em uma das praias mais populares do Estado, a empresária, multi-funcional, hoteleira, turismeira, professora, radialista e líder sindical, aproveitou, "as oportunidades geradas pela crise econômica para expandir seu portfólio, assumindo a operação de um hotel de médio porte na capital e outro na sua cidade de origem". Dessa forma, o tradicional Hotel São Paulo, de Torres, que recentemente ganhou um novo espaço gastronômico, se junta ao Guarita Park Hotel na mesma cidade, do segmento luxo e especializado na realização de eventos, e ao econômico Kolman no centro histórico de Porto Alegre, dando início à nova marca, que começa com um total de 200 apartamentos em operação.
"Nossos empreendimentos manterão sua identidade inicial, diferenciada apenas pelas cores vermelha, que indica a categoria econômica, e verde, que indica a categoria luxo", explica Ivone. "Trabalho com hospitalidade desde os meus 18 anos e desenvolvi minha própria característica e filosofia do que é receber bem. Pensando nisso, trabalhamos aproximadamente um ano no nome da marca, que une a palavra ficar com a expressão em inglês 'care', que significa cuidado, ou seja, fique conosco que cuidaremos de você. Esta é a ideia", complementa.
A rede já nasce com um plano de expansão bem delineado, segundo a empresária. "Para 2017 temos mais três empreendimentos em vista, sendo um em Capão da Canoa, de categoria econômica, outro em Gramado, de categoria Luxo e um em Tramandaí, cidade litorânea, e também da categoria econômica", finaliza.
APOIO A EVENTOS
Órgãos ou entidades da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou Distrital que pleiteiam apoio financeiro do Ministério do Turismo para a realização de eventos já podem inscrever seus projetos no Siconv - Sistema de Convênios do Governo Federal. A página do Siconv aceitará as propostas até o dia 9 de março e os recursos serão provenientes da programação financeira do Ministério do Turismo. Projetos com o mesmo objetivo apoiados por meio de emendas parlamentares, de caráter positivo, não estão incluídos na etapa de inscrições. Maiores detalhes para a obtenção do apoio do MTur estão disponíveis na portaria 16, de 25 de janeiro de 2017 que pode ser conferida clicando aqui. Para a inscrição do projeto, os órgãos públicos devem comprovar o caráter tradicional e de notório conhecimento popular e gratuito do evento. O evento deve contribuir para a promoção, o posicionamento do destino turístico no mercado e fomentar a atividade turística.
Hotel Cercano - Endereço privilegiado em Gramado - RS