OCUPAÇÃO HOTELEIRA
Infinity Blue Resort & Spa vem operando com 100% de ocupação
O bom tempo foi um dos fatores preponderantes para o aumento da ocupação hoteleira na Grande Florianópolis neste Carnaval, em comparação à edição de 2016 da festa. Esta é a opinião de Estanislau Bresolin, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da região (SHRBS). No geral, a variação foi de 0,29%, puxada principalmente pelos estabelecimentos do centro e das regiões termais (1,45% e 6,11%, respectivamente). Quem baixou o preço se deu bem tendo um incremento de 6,69%, enquanto os mais caros amargaram uma redução de 7,22%. “Esses dados dizem muito sobre o poder aquisitivo dos nossos turistas. Os brasileiros economizaram devido à recessão e os argentinos não vieram no volume previsto, já que o câmbio não é favorável”.
Urubici Park Hotel em Urubici - 100%
Agora, segundo eu mesmo constatei, os hotéis serranos operaram com 100% de ocupação e faltaram leitos para atender a demanda. Em Urubici com mais de 3000 mil leitos, 103 pousadas registradas e um bom hotel não conseguiu atender toda a demanda. Preços mais baixos. Havia pousadas cobrando R$ 60,00 a diária. No Trivago você encontrava outras por R$ 81,00. E nem ouse pensar que era porcaria. Não era mesmo. Eu vi! Questão de saber trabalhar bem em épocas de vacas magras. O Urubici Park Hotel, o maior e mais tradicional, contribuiu muito indicando as demais pousadas pois operou com fila de espera.
Infinity Blue Resort & Spa vem operando com 100% de ocupação
O bom tempo foi um dos fatores preponderantes para o aumento da ocupação hoteleira na Grande Florianópolis neste Carnaval, em comparação à edição de 2016 da festa. Esta é a opinião de Estanislau Bresolin, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da região (SHRBS). No geral, a variação foi de 0,29%, puxada principalmente pelos estabelecimentos do centro e das regiões termais (1,45% e 6,11%, respectivamente). Quem baixou o preço se deu bem tendo um incremento de 6,69%, enquanto os mais caros amargaram uma redução de 7,22%. “Esses dados dizem muito sobre o poder aquisitivo dos nossos turistas. Os brasileiros economizaram devido à recessão e os argentinos não vieram no volume previsto, já que o câmbio não é favorável”.
Urubici Park Hotel em Urubici - 100%
Agora, segundo eu mesmo constatei, os hotéis serranos operaram com 100% de ocupação e faltaram leitos para atender a demanda. Em Urubici com mais de 3000 mil leitos, 103 pousadas registradas e um bom hotel não conseguiu atender toda a demanda. Preços mais baixos. Havia pousadas cobrando R$ 60,00 a diária. No Trivago você encontrava outras por R$ 81,00. E nem ouse pensar que era porcaria. Não era mesmo. Eu vi! Questão de saber trabalhar bem em épocas de vacas magras. O Urubici Park Hotel, o maior e mais tradicional, contribuiu muito indicando as demais pousadas pois operou com fila de espera.
EMBRATUR & SANTA CATARINA
Enquanto isso o presidente da Embratur. Vinicius Lummertz, se reuniu com integrantes da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), o trade turístico catarinense e entidades do setor para discutir ações de promoção de Santa Catarina na América do Sul. De acordo com Lummertz, a proximidade e a conectividade são dois critérios motivadores para ampliar a oferta dos destinos catarinenses. Mas, para isso, é preciso promover parcerias para aumentar o fluxo de visitantes, principalmente dos países vizinhos. Esse posicionamento foi corroborado pelo secretário da SOL, Leonel Pavan, na ocasião, que também aposta na “busca de parcerias para o fortalecimento do setor no atual cenário de crise e de cortes orçamentários”.
Participaram ainda da reunião o secretário-adjunto da SOL, Francisco dos Anjos; o presidente da Santur, Valdir Walendowski; o secretário de Turismo de Florianópolis, Vinícius de Lucca; e o secretário-adjunto de Turismo de Balneário Camboriú, Nelson Oliveira; além de diversos representantes de entidades ligadas ao setor em Santa Catarina. Argentina, Peru, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai foram os mercados sul-americanos nos quais a Embratur atuou fortemente no último ano. Na Argentina, por exemplo, foram realizadas 14 capacitações em parceria com companhias aéreas brasileiras, operadoras e agências de viagens argentinas. No total, mais de 230 profissionais, entre agentes de viagens, gerentes e funcionários de setores de vendas das empresas foram capacitados para comercializar os melhores destinos brasileiros no País.
TURISMO NO MÉXICO
Enquanto no Brasil recebemos uma "merreca" de turistas, isso mesmo, em relação ao resto do mundo não recebemos nada. A cada semana recebo o relatório de um país e morro de vergonha. Desta vez o México informa em seu balanço que recebeu 35 milhões de viajantes estrangeiros. Olhem o tamanho do México em relação ao Brasil. Em balanço publicado, o Conselho de Promoção Turística do México) comunicou a quebra de recorde em presença estrangeira. Durante 2016, houve um crescimento de 9% em relação a 2015. O aumento é mais do que o dobro da média da indústria global, que foi de 3,9% segundo a OMT (Organização Mundial de Turismo) em janeiro de 2017.
Mais de nove milhões de mexicanos que trabalham no setor de turismo e hotelaria fizeram do seu principal objetivo "garantir experiências incríveis aos visitantes", afirma Lourdes Berho, CEO do Conselho de Promoção Turística do México. "Já temos planos para garantir que em 2017 continuemos a receber bem os turistas e oferecer razões para voltarem sempre", acrescenta. A guinada no panorama do turismo mexicano, se deu por conta do investimento pesado. O retorno é mais do que garantido.
Enquanto isso Max Beltrão, nosso por enquanto Ministro do Turismo informa que o orçamento inicial autorizado para o MTur foi de R$ 235,9 milhões e vamos terminar o ano empenhando R$ 671,4 milhões. Para o orçamento de 2017, também já conseguimos o "compromisso" do governo em ampliar os recursos para conseguirmos investir mais. Ele acredita em retorno com investimentos mínimos e que: "Se conseguirmos passar as medidas que estamos trabalhando com o apoio da Casa Civil, esse problema de recursos estará sanado". Exatamente, lá na terra do nunca e no país das maravilhas, com investimentos mínimos isso sempre é possível, mas na vida real não.
Não se pode acreditar em "compromissos" e nem que esses valores serão suficientes. nem de longe! O turismo aqui sobrevive as custas o trade, da iniciativa provada que se vira "nos 30" já que o governo apenas cobra, cobra muito caro e dificulta a vida de todos. Aqui nem menor de idade pode trabalhar, com isso não consegue estudar e por isso a criminalidade aumenta. Isso é apenas a ponta do iceberg.
ANATO COLÔMBIA 2017
É o evento de turismo mais importante na Colômbia e um dos mais importantes da América Latina pela qualidade dos seus expositores e o número cada vez mais crescente de participantes. Vendedores e compradores de produtos e serviços da Colômbia e do mundo do turismo se reúnem para apresentar produtos de aproximadamente 30 países e de todas as regiões da Colômbia através de mais de 1000 expositores em uma área de 13.000 metros quadrados e 30 mil visitantes do trade, fazendo contatos e conhecendo a diversidade dos produtos apresentados.
Alberto Cestrone, Diretor Geral do melhor resort de famílias do Sul do Brasil, o majestoso Infinity Blue Resort esteve na feira, pois segundo ele: "Temos que estar sempre atentos ao mercado de turismo buscando não só clientes, mas parceiros e acima de tudo divulgando as potencialidades do nosso resort, suas opções de lazer, descanso e spa, e finalmente toda a nossa região, uma vez que Santa Catarina é o destino turístico numero um do Brasil. Graças ao nosso trabalho, em conjunto com toda a equipe do Infinity Blue, conseguimos manter uma taxa de 100% de ocupação na atual temporada de verão", afirma.
FÓRUM PERMANENTE DE SECRETÁRIOS DE TURISMO
João Pessoa, Conde, Cabedelo, Pitimbu, Alhandra, Caporaã, Pedras de Fogo, Santa Rita, Bayeux, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto e Cruz do Espírito Santo, municípios importantes do nosso caribenho Estado da Paraiba, irão instalar no próximo dia 16 de março o Fórum Permanente dos Secretários de Turismo. A solenidade será realizada na Estação Ciência e Artes Cabo Branco, na capital paraibana, a partir das 9h. Na oportunidade será eleita uma comissão. O objetivo do Fórum é criar projetos específicos por meio de uma “nova concepção em fazer e desenvolver o turismo”, buscando parcerias, estimulando investimentos e aproximando as pessoas no processo de desenvolvimento das atividades relacionadas ao turismo paraibano.
O Fórum formará um complexo de relacionamento econômico e cultural que atinge uma população superior a 1,3 milhão de pessoas, em uma área de 2.799 quilômetros quadrados, que concentra 70% do Produto Interno Bruto paraibano e 50% da população residente no estado. O Fórum de Secretários será uma “nova opção para investimentos, gerando renda e empregos” em uma região polarizada por João Pessoa, portão de entrada dos turistas na Paraíba, e com posição geográfica privilegiada fazendo divisa com Pernambuco e Rio Grande do Norte, ampliando ainda mais o potencial.
Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB
AGROTURISMO
Clique na imagem para ampliá-la
A cidade de Vidal Ramos se abre para o pujante agroturismo e realiza o evento Portas Abertas agora em abril, onde o turista tem a oportunidade de conviver com a lida no campo, degustação dos deliciosos sabores da colônia. Vale a pena sem dúvidas curtir a Rota das Nascentes.
FESTIVAL DA CERVEJA
Na próxima semana, entre os dias 8 e 11, a Loira Blumenau recebe a edição 2017 do Festival Brasileiro de Cerveja e a cadeia turística da cidade começa a preparar-se para atender o costumeiro e alto número de turistas trazidos pelo evento. A expectativa, pelo menos no âmbito da hospedagem, é de otimismo total. Há uma semana do festival, 90% da oferta já está reservada, o que fortalece as projeções do sindicato dos hotéis. Viajantes dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais são as presenças mais notadas no histórico do festival.
Mais de metade dos viajantes adoraria que os aviões fossem mais silenciosos. Crianças chorando, grupos de jovens que viajam gritando feito loucos (evite de todas as formas viajar em aviões que tenham crianças/jovens indo para a Disney. Melhor cancelar o teu voo). É simplesmente terrível viajar com filhos órfãos de pais vivos sem educação alguma. Outro desejo dos viajantes é o aumento do espaço para as pernas (tem empresa no Brasil, aquela que ainda cobrará o oxigênio e até irá começar a cobrar pelas bagagens nos próximos dias, que cobra R$ 30,00 para você sentar no mentiroso espaço conforto). Esse é o resultado de uma pesquisa da Jetcost, que fez parte de um estudo sobre as experiências e vivências, durante as férias dos europeus. O estudo foi efetuado com os britânicas, espanhóis, italianos, alemães, português e franceses, com mais de 18 anos.
Detalhando as respostas, todos os entrevistados indicaram que o que mais incomodava era o barulho do avião e depois, em particular, que tipo de ruído era mais irritante e as cinco primeiras respostas foram as seguintes: Crianças chorando; grupos de jovens gritando em excursões; os pais chamando atenção dos filhos que por falta de educação não estão nem aí; pessoas embriagadas que chegam a interromper o voo e as pessoas que roncam enquanto dormem. Esse é de matar. Eu uso muito a Jetcost, que me ajuda na pesquisa de viagens, preços, hotéis, carros na Europa. A Jetcost tem-se tornado um dos principais meios de pesquisa na Europa, disponível em 38 países e está em processo de expansão para a América e Ásia.
Hotel Posada Los Alamos - A casa dos brasileiros em El Calafate
REUNIÃO PATAGÔNICA
Clique na imagem para ampliá-la
Os três Secretários de Turismo da Patagônia Fantástica, Juan Cherañuk (Ushuaia), Alexis Simonovic (El Calafate, e Veronica Mariela Blanco (Puerto Madryns - Península Valdés), se reuniram nesta última semana na cidade mais astral do Planeta, Ushuaia, na Patagônia Argentina, com o objetivo de intensificar e fortificar ainda mais as promoções visando, em conjunto, a divulgação deste fenomenal destino chamado Patagônia Fantástica. Também estiveram reunidos representantes do setor privado e os empresários do trade de turismo desses destinos.
Para Cherañuk: "Esse encontro foi extremamente positivo, pois estamos estreitando ainda mais nossos laços turísticos com os olhos voltados ao engrandecimento e a promoção da nossa fenomenal Patagônia Fantástica". "A partir deste momento nossas ações em conjunto terão muito mais impacto e retorno turístico, principalmente agora com a chegada da temporada de inverno quando os brasileiros são nossos principais visitantes", afirmaram os Secretários Alexis e Mariela.
Juan, Alexis e Mariela
Os três secretários já confirmaram grandes ações no Brasil para este mês de março, abril e maio. Estarão presentes em nossas principais Feiras de Turismo além de demais capacitações em parceria com os consulados argentinos no Brasil e operadoras/agencias parceiras.
Mariela ainda afirmou que foi uma excelente oportunidade para analisar as perspectivas para este ano e a conetividade aérea necessária para o reforço da proposta.
"Viemos a realizar um trabalho de promoção conjunta muito forte e o objetivo é é o fortalecimento que gera a procura necessária para alcançar a conectividade durante todo o ano. Além disso, um dos temas que tínhamos que definir era o trabalho em conjunto que vamos realizar de publicações em redes sociais e os calendários de atividades em comum ".
Cilene del Faro - A casa dos brasileiros em Ushuaia
Clique na imagem para ampliá-la
Enquanto isso a temporada de cruzeiros segue a todo vapor na Ilha de Ushuaia e seu aeroporto, considerado um dos 10 melhores do mundo, continua recebendo aeronaves de todos os cantos do Planeta. A Terra do Fogo vive uma tremenda temporada de verão.
Willie Paats e Lino Adilon
E depois de muita conversa e acordos firmados, é hora de comemorar no Volver. O Grande anfitrião foi o melhor chef da Terra do Fogo, Lino Adilon, que recebeu todos, inclusive o grande amigo Wily Paats, Presidente da Câmara de Turismo da Argentina. Não faltou nem o Daniel Leguizamon na mesa. Saludos !!!
SALÃO PARANAENSE DE TURISMO EM RITMO OKTOBERFEST
As cidades do Paraná renderam-se à consagrada Oktoberfest de Santa Catarina e caberá ao 23º Salão Paranaense de Turismo, da ABAV-PR, realizar o lançamento da sua segunda edição curitibana e primeira, em outras cidades do Estado – o Circuito Oktoberfest Paraná 2017.
A proposta do evento é reunir gastronomia e cultura, com exposição e muito chope artesanal, em três dias de atrações e entretenimento. Os participantes do 23º Salão Paranaense de Turismo terão uma mostra do que será o evento, que neste ano reuniu 23 mil pessoas em Curitiba. A Oktoberfest vai encerrar o evento do Turismo, prometendo animar a festa de agentes de viagens, expositores e público presente no Salão.
Para o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, a Oktoberfest encerrará com chave de ouro o Salão: “Pela primeira vez teremos uma confraternização no local do Salão, fechando de fato mais um evento realizado. Com isso, esperamos reunir mais as pessoas presentes no evento, comemorando mais essa etapa vencida”, diz Kempe.
SERRA GAÚCHA
O mês de Março em Gramado é espetacular. Os dias são ensolarados e perfeitos para curtir as atrações e a noite as temperaturas ficam mais amenas proporcionando uma noite agradável de sono. Para os turistas que buscam uma cidade mais tranquila, fora da temporada, o Hotel Cercano preparou uma super oferta promocional.
Com foco em turismo sustentável, FIT Pantanal espera receber 100 mil visitantes em três dias de evento Coordenada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a aldeia terá encontros divididos nos eixos temáticos de mercado, inovação e sustentabilidade. No total, serão dezoito palestras e nove painéis temáticos, sobre sustentabilidade, nichos de mercado, tecnologia como diferencial competitivo, destinos turísticos e cidades inteligentes, turismo de aventura, de negócios, de base comunitária, movimento Slow Food, marketing digital, startups para o segmento, entre outros.
A FIT é realizada pelo Trade Turístico de Mato Grosso em parceria com o Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Mato Grosso (Sindtur MT) e com o Governo do Estado de Mato Grosso. Na feira, além dos cursos, haverá stands para expor os principais produtos turísticos de Mato Grosso, além de operadores locais e nacionais. A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2017 como o ‘Ano do Turismo Sustentável’, e este também foi adotado como tema da FIT. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas, e podem ser feitas a partir de abril, diretamente nos sites do Sebrae ou da FIT.
LOCAÇÃO & TRANSFERS
Locação de veículos é um segmento que tende a crescer nos próximos anos. As facilidades dos aplicativos móveis de geolocalização são um fator de estímulo à locação de veículos. Seguindo a realidade das cias aéreas, que vivenciaram um crescimento de usuários, anos atrás, a locação também está experimentando a entrada de novos clientes. Nesse sentido, as locadoras também estão desenvolvendo ferramentas que simplificam a locação. Isso, para o segmento corporativo, soa como música.
A Abracorp, desde meados de 2016, formou um grupo de trabalho visando a otimização de processos para locação de veículos. O trabalho será concluído nas próximas semanas e, ainda no primeiro trimestre de 2017, o processo de locação terá uma padronização, algo necessário no setor, a exemplo do aéreo. Um trabalho semelhante foi feito para o setor de transfers e já está em prática. Em virtude desse crescimento de demanda e da simplificação de processos, espera-se um natural crescimento da demanda por serviços de locação. A economia compartilhada também pode ser um aliado nesse crescimento setorial.