domingo, 19 de março de 2017

BRASIL E PORTUGAL AMPLIAM COOPERAÇÃO PARA INOVAR EM TURISMO

BRASIL E PORTUGAL AMPLIAM COOPERAÇÃO PARA INOVAR EM TURISMO


A agenda do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, no primeiro dia da 29ª edição da BTL começou extensa, com a participação em eventos paralelos, como palestras, visitas, articulações e diversas reuniões com representantes do trade e autoridades portuguesas. Dentre essas, cabe destacar o importante compartilhamento de conhecimentos durante a apresentação do Plano de Turismo de Portugal 2027. A base do Plano de Turismo de Portugal, desenvolvido para otimizar o crescimento do setor até 2027, é focada em três pilares sustentáveis: o ambiental, o social e o econômico. O projeto é direcionado para uma maior dispersão dos turistas, dentro do País, durante o ano todo. O governo português quer crescer 4% ao ano até 2027.

Ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Portugal, Raphael Azeredo; presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; conselheiro da Embaixada, Pedro Paulo Taunay; e secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves

“O nosso objetivo é que o turismo tenha capacidade de gerar mais valor – nós sabemos que tem –, com capacidade de criação de empregos e geração de riquezas”, destacou Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, na apresentação da Estratégia 2027. “O turismo é fundamental para a economia”, arrematou o Vítor Neto, presidente do Conselho Estratégico da Bolsa de Turismo de Lisboa. No estande do Brasil na feira, também ocorreram encontros com o trade e parceiros para discutir a questão do transporte aéreo no mundo, tendências e desafios e possíveis parcerias com companhias aéreas. Vinicius Lummertz ainda participou da comemoração dos 50 anos do trecho Lisboa-Recife-Lisboa no estande da TAP e concedeu entrevistas à imprensa portuguesa. A maior feira poencializadora de network nos mercados que integram o turismo de Portugal teve início nesta quarta-feira (15), e terminou neste domingo (18) em Lisboa.


FESTIVAL JPA NA BTL PORTUGAL


Os diretores do maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA, que acontece na Capital paraibana nos dias 20 e 21 de outubro, também estiveram percorrendo os corredores da BTL e prospectando novos negócios e renovando contratos. O Festival JPA já aponta crescimentos em relação ao ano passado por conta dos expositores confirmados. A Paraíba participa da BTL de duas formas. Institucional, com a PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) ocupando um dos espaços no estande da Embratur, divulgando os principais roteiros de sol e praia, além dos roteiros pelo interior e festejos juninos. E privado, com os diretores do Festival do Turismo de João Pessoa buscando fechar a presença de fornecedores internacionais no evento paraibano.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

ENQUANTO ISSO...


Clique na imagem para ampliá-la

A Executiva a Comercial do Festival JPADaniele Santos, percorria os corredores da exitosa 23ª edição do Salão Paranaense de Turismo, renovando contratos e fazendo novos contatos comerciais. Por ser um destino fenomenal, com roteiros de sol e praia, além dos roteiros pelo interior e festejos juninos, ha o interesse de todos em estar na feira, por isso é o maior festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil. 



A Paraíba também participou do 23º Salã. No estande da PBTur, em parceria com a Operadora FRT, a executiva da ABIH, Icilma Cavalcanti, fez atendimento e distribui material institucional do Destino Paraíba e dos empreendimentos hoteleiros para os profissionais do turismo. A PBTur está investindo em divulgação no Mercosul, focando o mercado argentino por conta do voo que será operado para Buenos Aires pela Gol a partir do dia 1º de julho.



BRASIL GERA RESULTADOS NA MAIOR FEIRA DE TURISMO DO MUNDO


Vale lembrar que a estratégia desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Turismo, durante a 51ª edição da ITB Berlin, produziu resultados consistentes para o Brasil. Nessa tradicional feira alemã do segmento turístico, que ocorreu de 8 a 13 de março, a participação da Embratur ocasionou, dentre outras ações, parceria com a Lufthansa para promoção e comercialização para o recém divulgado aumento de frequências entre Frankfurt e Rio de Janeiro. Além disso, houve tratativas do voo charter ligando Varsóvia à capital carioca com possibilidades de extensão da rota para destinos como Foz do Iguaçu, Salvador e São Paulo com as companhias aéreas brasileiras, maior divulgação dos destinos turísticos focados no ecoturismo e aventura e captação de conferência de luxo para o Brasil. Outro importante encontro com profissionais da empresa Rainbow, operadora polonesa, estabeleceu estratégias de atuação para resultados efetivos do voo charter ligando Varsóvia ao Rio de Janeiro, sendo extensiva para outras capitais do Brasil.


BTL - NEGÓCIOS PARA O BRASIL


Com uma média de 15 a 20 rodadas de negócios por dia e a participação de 300 buyers de 23 países de todo o mundo, o Brasil vai fechou 29ª edição da BTL Lisboa com uma positiva estimativa de R$ 7 milhões na geração de negócios para o País. Dentre os coexpositores brasileiros presentes no evento, que terminou hoje, (19), estão 16 representantes do trade e oito destinos brasileiros. A diretora da área de feiras responsável pela Bolsa de Turismo de Lisboa, Fátima Vila Maior, destacou que os desafios da BTL estiveram voltados a dois focos: o público e o profissional. O governo brasileiro pretende dobrar o número de turistas internacionais no Brasil, passando de 6,6 milhões, em 2016, para 12 milhões até 2022, através de um conjunto de reformas. Portugal foi apenas o décimo maior emissor de turistas para os destinos brasileiros em 2015, representando 2,57% da procura total de estrangeiros no ano, com 162.305 visitantes.


BNT MERCOSUL & BUSINESS CENTER


A BNT Mercosul 2017 será em maio, nos dias 26 e 27. A novidade é que está voltando também o Business Center, aquele momento exclusivo e privado entre operadoras e expositores que foi sucesso absoluto na edição passada. O Business Center é uma das ações que ocorrem paralelamente à Feira, em Balneário Camboriú, SC. Nele, cerca de 40 representantes de operadoras do Brasil e do Mercosul ficam disponíveis para realizar contatos e fechar negócios com expositores da iniciativa privada. Trata-se de uma oportunidade única em eventos do setor turístico: poder sentar frente a frente com parceiros potenciais, totalmente dedicados e dispostos em um local privado e propício para a realização de negócios.


Geninho Goes, diretor da BNT Mercosul, acredita que o futuro do mercado turístico depende de pessoas capacitadas e focadas em realizar negócios de qualidade, dispostas a arriscar para vender seu produto ou destino. “Criamos, e agora vamos incentivar estes momentos de negócios, abrindo inúmeras possibilidades de networking e dando ao mercado o que ele precisa neste momento”. Apenas expositores da iniciativa privada e com estande não compartilhado têm acesso ao Business Center. Entre as operadoras que participaram da edição 2016 estão Decolar, Hotel Urbano, CVC, Flytour, Trend, Visual, Abreutur e também operadoras internacionais como a Cometa Del Amanbay, Flecha Bus, Funtour, Ego Keguay e Univiajes. O Business Center ocorre na manhã do segundo dia de Feira, e pode ser adquirido tanto em conjunto com o estande quanto separadamente. Mais detalhes pelo e-mail: comercial@bntmercosul.com.br


A BNT Mercosul 2017 ocorre nos dias 26 e 27 de maio em Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero World, e recebe anualmente cerca de 6 mil profissionais do turismo. A feira conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Santur, Municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e do Parque Beto Carrero World, com as participações especiais do Parque Unipraias, Governo do Estado do Maranhão, Costa Verde & Mar e Infinity Blue Resort & Spa. Para saber mais sobre o Business Center e as formas de participação na 23ª edição da BNT, acesse www.bntmercosul.com.br, ou ligue +55 (47) 3367-1119.


REUNIÃO DIRETORIA ABAV NACIONAL


A ABAV Nacional promoveu sua primeira Reunião de Presidentes e Diretoria do trimestre deste ano em Curitiba (PR), onde aconteceeu o 23º Salão Paranaense de Turismo. "Estamos felizes com a oportunidade de podemos prestigiar juntos um evento organizado pela ABAV-PR. A iniciativa integra nossa meta de trabalhar sempre e cada vez mais em conjunto com as ABAVs estaduais, as agências de viagens associadas e o trade em suas localidades", afirma o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.


A pauta da reunião incluiu um balanço das atividades financeiras, jurídicas e administrativas da entidade, os avanços nos projetos da gestão (pilares/metas/ações), além da apresentação de estratégias e propostas do ICCABAV para a qualificação de profissionais ao longo de 2017. Na oportunidade também foram destacados os projetos para a 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa e as novidades da Campanha de Valorização do Agente de Viagens, que neste ano entra em sua fase 3.0, e será voltada ao consumidor final. O encontro contou, ainda, com a participação de representantes de Gol, Serra Verde Express, Rede Mabu Hotéis & Resorts e Curitiba Turismo, parceiras que apoiaram a entidade na logística que permitiu a realização desta reunião na capital paranaense.


Evento reuniu na capital paranaense cerca de 3 mil participantes em feira de negócios, painéis, palestras e eventos paralelos e após três dias de intensa programação, a ABAV-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná) finaliza a 23ª edição do Salão Paranaense de Turismo satisfeita com os resultados. Cerca de 3 mil participantes entre expositores, agentes de viagens e profissionais do trade turístico passaram pelos corredores da feira de negócios, palestras e eventos paralelos.


Anfitrião do evento, o presidente da ABAV-PR Pedro Kempe destacou os pontos positivos na realização de seu primeiro Salão à frente da entidade. “Trouxemos para o evento uma gestão transparente, simples, salientando aquilo que fazemos e representamos na ABAV. O balanço foi bastante positivo, mas é claro que para o próximo ano queremos mais. Várias ideias já surgiram como forma de aprimorar as ações”.  

Clique na imagem para ampliá-la

O 23º Salão Paranaense de Turismo teve o patrocínio do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Hard Rock Café Curitiba, Itaipu Binacional e Vital Card. Foram parceiros estratégicos do evento ABEOC Brasil, Abrasel Paraná, Infraero, Oktoberfest Curitiba 2017, Paraná Turismo, Slaviero Hotéis e Transtupi. Como apoiadores desta edição estão ABIH Paraná, Bourbon Hoteis, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Federação dos Convention & Visitors Bureau, Sebrae Paraná, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação e Sindetur Paraná.

Clique na imagem para ampliá-la

FLORIANÓPOLIS TERÁ DE FATO UM AEROPORTO INTERNACIONAL


O governo conseguiu leiloar, com ágio, os aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza, em disputa realizada nesta quinta-feira (16). Todos os vencedores foram empresas estrangeiras. O ágio do valor dos aeroportos, que alcançou quase R$ 1,5 bilhão, foi superior a 90%. Considerando as outorgas, a arrecadação prevista é de R$ 3,72 bilhões —nesse caso, o ágio é de cerca de 23%. A suíça Zurich levou o projeto de Florianópolis, com uma oferta de R$ 83 milhões. A proposta inicial mínima era de R$ 53 milhões. Florianópolis foi o aeroporto mais disputado, com 11 lances. Os valores das outorgas ficaram em R$ 1,5 bilhão para Fortaleza, R$ 1,59 bilhão para Salvador, R$ 382 milhões para Porto Alegre e R$ 241 milhões para Florianópolis. Agora os aeroportos de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre serão concedidos à iniciativa privada. Em se tratando de suíços a tendência é que as obras de ampliação ganhem ritmo. Tomara que os burocratas locais não criem barreiras.


LAVA JATO


A forte presença de estrangeiros entre os competidores deste novo leilão é um resquício da Operação Lava Jato porque a maioria das grandes construtoras nacionais que dominava as rodadas anteriores está hoje envolvida nas investigações e tem problemas para gerir as atuais concessões. Os prazos de concessão serão de 25 anos prorrogáveis por mais 5 para o terminal de Porto Alegre e de 30 anos também prorrogáveis por mais 5 para os outros três aeroportos. A concessão desses aeroportos corresponderá à gestão privada de empreendimentos e representarão 12% do total de passageiros nos aeroportos do país. Segundo cálculos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), com isso, 59% dos passageiros do país passarão a ser atendidos em aeroportos concedidos.


A concessão do aeroporto Hercílio Luz ao grupo suíço Zurich Airport, abre caminho para corrigir um déficit histórico, avalia o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte. “Recebemos a notícia com muito otimismo, pois passamos a ter, finalmente, uma perspectiva clara para a modernização e ampliação do aeroporto, uma promessa frustrada desde a primeira estimativa de entrega, que era o ano de 2008”, disse Côrte.
Em dezembro a FIESC recebeu o cônsul de economia da Suíça no Brasil, Philippe Praz, e realizou uma apresentação técnica com os dados e potencialidades do terminal. Praz, depois, levou as informações ao grupo suíço Zurich. Há anos a FIESC acompanha o tema e a mobilização da sociedade pela ampliação e melhoria da infraestrutura do aeroporto da Capital. 



Em outubro de 2015 a entidade publicou o vídeo acima em que evidencia as dificuldades enfrentadas pelos usuários do terminal, inclusive cadeirantes e pais com crianças no colo, obrigados a se deslocar até as aeronaves abaixo de chuva em meio a poças d’agua. Clique aqui e assista ao vídeo

Inscrições abertas FIACULT 2017

EM BUSCA DE MAIS EVENTOS INTERNACIONAIS PARA FLORIANÓPOLIS


Chefe da Divisão de Turismo de Negócios e Eventos do Instituto, Wilson Andrade; presidente do Convention & Visitors Bureau de Florianópolis, Marco Aurélio Floriani, e presidente substituto da Embratur, Tufi Michreff

O presidente substituto da Embratur, Tufi Michreff, se reuniu com o presidente do Convention & Visitors Bureau de Florianópolis, Marco Aurélio Floriani, para tratar do apoio à captação de eventos internacionais para a cidade. O encontro faz parte das tratativas em prol do fortalecimento da capital catarinense como destino de congressos e eventos. Durante a reunião, Marco Aurélio Floriani apontou que, atualmente, o segmento MICE (Meeting, Incentive, Congress and Exhibitions) é um dos que mais contribuem para a entrada de turistas nacionais e internacionais em Florianópolis, estimulando a cidade economicamente. Tufi Michreff acredita no potencial crescimento desse segmento em Florianópolis e falou sobre a viabilidade de impulsionar a candidatura da capital catarinense como sede de eventos internacionais por meio do Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais da Embratur, regulamentado pela Portaria da EMBRATUR nº 62 de 2015. Com um novo aeroporto funcionando fica mais fácil ainda.



VILLA FRANCIONI INICIA COLHEITA DE UVAS DA SAFRA 2017


Mais de 30 funcionários se revezam na colheita manual das uvas, nos vinhedos próprios da vinícola Villa Francioni em São Joaquim. O trabalho começa cedo, já nas primeiras horas da manhã, para evitar as altas temperaturas. Como a sede da empresa fica próxima ao vinhedo a vinificação acontece num curto espaço de tempo o que garante que as uvas sejam processadas em perfeitas condições. A área plantada é de 26 hectares, cenário onde são cultivadas as variedades: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Syrah, Sangiovese, Pinot Noir, Petit Verdot, Chardonnay e Sauvignon Blanc.


Para este ano a previsão está mantida, segundo o enólogo Nei Rasera, serão colhidas cerca de 160 toneladas de uvas. "Como o inverno passado o clima se comportou de maneira exemplar para o bom desenvolvimento das videiras, com chuvas concentradas e muitos dias de sol e noites frias, acreditamos que a safra 2017 será de grande qualidade para a Villa Francioni", afirma Rasera. O volume colhido irá gerar a produção de mais de 160 mil garrafas neste ano.


"Esta safra novamente irá permitir que a Villa Francioni produza vinhos magníficos e de longa guarda", comemora a presidente da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, que aguarda também a presença de milhares de turistas nesta época de ano, atraídos pela programação da Vindima de Altitude 2017 e também  dos atrativos da própria vinícola que permite ao visitante vivenciar a experiência do terroir de altitude, através de visitas guiadas seguidas de degustação. A colheita iniciou pela variedade Sauvignon Blanc, as tintas devem ser colhidas no final de abril. 


LIDIO CARRARO LANÇA NOVOS RÓTULOS NA PRINCIPAL FEIRA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS DO VINHO


Os premiados e internacionalmente reconhecidos vinhos da Lidio Carraro marcaram presença no estande brasileiro na feira ProWein. A vinícola gaúcha, situada no Vale dos Vinhedos, neste ano completa uma década de sua participação. Nesta edição foram apresentados 12 diferentes rótulos, com um destaque especial para as novidades: Lidio Carraro Faces Espumante Rosé e Lidio Carraro Agnus Tannat, além dos clássicos Lidio Carraro Dádivas Chardonnay e Lidio Carraro Grande Vindima Merlot. Neste ano circularam mais de 55 mil visitantes na feira provenientes de todas as partes do mundo e esta foi uma oportunidade perfeita para que os vinhos puristas da Lidio Carraro continuem avançando fronteiras. 

quarta-feira, 15 de março de 2017

O BRASILEIRO QUER VIAJAR MUITO PELO NOSSO IMENSO BRASIL

O BRASILEIRO QUER VIAJAR MUITO

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

Frequentemente o Ministério do Turismo realiza pesquisas avaliando o comportamento e a intenção de viagens do público brasileiro. Em mais um levantamento, a entidade detectou que, pelo segundo mês consecutivo, houve crescimento na intenção de viagem numa comparação feita com o mesmo período do ano passado. 


Segundo a pesquisa realizada em sete capitais, 21,1% dos brasileiros disseram que pretendem viajar nos próximos seis meses, percentual que supera os 18,7% de respostas positivas em fevereiro de 2016. O Nordeste continua sendo o destino preferido e deverá deverá receber mais da metade dos potenciais viajantes do período. Por conta dos preços abusivos das passagens aéreas, o brasileiro também deverá usar mais o automóvel, com aumento de 26,1% para 29,5%. 

Infinity Blue Resort & Spa - O melhor do Brasil para famílias pé na areia e com ótimos pacotes para o final de semana de pascoa e o feriadão de 1º de Maio.

Portanto se os Resorts, hotéis e pousadas que querem de fato faturar nesse ano tenebroso de vacas magras, realinhem seus preços a nossa cruel realidade. Na maioria dos casos é mais barato ir para o exterior. Segundo meus amigos hoteleiros, hoje, empatar é lucro num Brasil onde tem muita gente fechando seus estabelecimentos e principalmente por nossa carga tributária ser a maior do mundo. Quem tiver de fato jogo de cintura na arte de bem receber, com qualidade e sem explorar o turista mas sim o turismo, tem grande chance de sucesso e de permanecer no mercado. O recado é claríssimo. Quem não tem visão e nem competência, não irá se estabelecer mesmo. O turismo é a nossa principal arma contra a crise. 



Outra ótima opção e também com todas as refeições incluídas e o Hotel Internacional Gravatal. Se se estiver frio no feriadão de 1º de Maio, melhor ainda. Águas termais na medida certa. 

SEGMENTAÇÃO NA HOTELARIA



O último painel do Fórum no Hotel Grand Hyatt São Paulo, teve como tema o Desafio OTA e Hotelaria, que contou com a participação de Andre Alves (Decolar); Rosangela Gonçalves (Windsor Hotéis); Marcelo Bicudo (Allpoints) e Luiz Paulo Luppa (Grupo Trend). A moderação ficou a cargo de Gustavo Syllos (Costa do Sauípe). Entre os comentários, destacou-se a fala de Luppa, que foi enfático e verdadeiro ao afirmar que alguns hotéis precisam aprender a segmentar seus produtos e, a partir daí, buscar os canais certos para que a distribuição seja feita da melhor forma. 



Luppa foi mais longe ainda ao lembrar que não se pode baixar tarifas e depreciar seu próprio produto. “É um absurdo o nível que a diária média chegou neste País. Como que os hoteleiros permitem que suas tarifas sejam ditadas pelo consumidor. Nenhum segmento no mundo faz isso". Provavelmente ele não conhece o mercado, principalmente no que tange oferte/procura. O que fazem mesmo toda a rede hoteleira no Caribe em baixa temporada gerando 100% de ocupação? Passei novembro na Europa e os preços da hotelaria estão fenomenais. 




Ainda segundo Luppa: "Um consumidor não compra um relógio de marca só para ver as horas, ele quer agregar um valor ao item e da mesma forma ninguém compra uma viagem pelo preço, muito menos um quarto de hotel. É preciso agregar valor e serviços, tornar os produtos desejados. Quando o cliente enxerga valor no que quer, não se importa com o preço”, frisou. Com essa até minha avó virou no túmulo. Eu uso relógio que marque as horas. Eu uso roupas, não mascas. Isso é pensamento deste século? To pasmo !



Já para Marcelo Bicudo, acertadamente afirmou que o hoteleiro precisa aprimorar o conhecimento de seu cliente, para depois fideliza-lo. “Ainda hoje, a grande maioria dos hotéis não sabe como é o posicionamento do seu cliente e por isso não enxerga por qual canal chegar até ele. Além disso, não consegue reter, fidelizar, situação que ocorre também com o colaborador, que está deixando o segmento em busca de outras oportunidades”, comentou. Meus aplausos. 


Inscrições abertas FIACULT 2017

RXT TRAVEL & AVIANCA



O ritmo ainda lento da economia não impediu que o empresário Carlos Alberto Santos, diretor da RXT Travel, encontrasse um meio para impulsionar as vendas. A estratégia consiste na oferta de parcelamento em 10 x, às agências de viagens, de aéreo e terrestre. “Lançamos o 10x + 10x, em parceria com a Avianca, e o resultado é surpreendente. A boa aceitação deve-se a três fatores: bom preço, serviço personalizado e facilidade no pagamento”, explica Carlos Alberto. Hoje, o turista de classe média retomou a disposição de viajar. Porém, faz de tudo para economizar. Tornou-se um pesquisador persistente e disciplinado, explorando as facilidades e oportunidades veiculadas pela internet. “A oferta da RXT Travel de parcelamento em 10x ganha adesões e funciona como incentivo à atividade dos agentes de viagens”, completam o empresário. Promoção válida para pagamentos com cartões Visa, MasterCard e Diners. www.rxttravel.com.br.



WISH RESORT FOZ DO IGUAÇU


Falando na arte de bem receber, o espetacular empreendimento administrado pela rede GJP Hotels & Resorts, o Wish Resort Foz do Iguaçu,  abriu as portas de um novo restaurante em sua estrutura. A novidade está diretamente relacionada à cultura gastronômica da região Sul do País e oferece carnes nobres e cortes especiais. O restaurante é aberto ao público de toda a cidade uma curiosidade faz do ambiente ainda mais diferente: as carnes são assadas em frente ao cliente, que acompanha de perto o preparo do prato. 



O espaço funciona no sistema à la carte. Intimista, a casa tem apenas 32 lugares e foi pensada para jantares a dois ou reuniões com o grupo de amigos. O menu, elaborado pelo chef Ricardo Souza, ressalta os diversos cortes das carnes mais nobres preparadas nas tradicionais parillas argentinas.  


SÁBIA DECISÃO



Como nenhuma empresa nos mostrou quanto de fato iríamos pagar caso embarcássemos apenas com a bagagem de mão e, como todos já sabemos antecipadamente que cada passagem iria nos sair muito mais caro, saiu a decisão judicial liminar suspendendo a vigência das novas regras para despacho de bagagem contidas na Resolução 400 da ANAC. Na Ação Civil Púbica o Ministério Público Federal destaca que a cobrança fere os direitos do consumidor e levará à piora dos serviços mais baratos prestados pelas empresas. Após ouvir os argumentos da Anac, o juiz da da 22ª Vara Cível de São Paulo, José Henrique Prescendo, concedeu liminar para sustar aplicação das novas regras que começariam a ser aplicadas a partir de amanhã.



É bom salientar que o Juiz suspendeu apenas as regras relativas às bagagens despachadas. As demais mudanças como reembolso em até sete dias úteis, correção de nomes, dentre outras, entram em vigor amanhã normalmente. Na decisão o magistrado pontua que o ato da ANAC “impõe aos passageiros um ônus financeiro adicional nas viagens, consistente em pagar uma taxa extra pela bagagem despachada, sem direito a qualquer franquia, exceto para bagagem de mão, promovendo com essa medida não os interesses dos consumidores e sim das empresas de transporte aéreo de passageiros”.



BOLSA DE TURISMO DE LISBOA


A Embratur dará destaque à diversidade turística do Brasil em uma das maiores feiras internacionais do setor, a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que começou nesta quarta (15) e só termina domingo (19), em Portugal. O objetivo é ampliar a oferta de produtos brasileiros para além dos tradicionais destinos Sol e Praia, bem conhecidos no mercado português. Assim como em Portugal, o turismo religioso também ganha força no Brasil. As viagens de ecoturismo serão outro destaque no pavilhão do Brasil, País com maior potencial turístico em recursos naturais no mundo, segundo o Fórum Econômico Mundial. Portugal faz parte do bloco de países considerados estratégicos pela política internacional de promoção turística do Brasil.



A 29ª edição da BTL, feira potenciadora de network nos mercados que integram o turismo português, confirma-se também como barômetro que espelha a tendência de crescimento do setor. Este ano, a organização do evento estima que o público deverá ultrapassar os 75 mil visitantes do ano passado.
Com 1.200 expositores, a BTL 2017 será a maior mostra dos diferentes players do turismo, desde as agências de viagens e operadores turísticos, hotelaria, transportes, unidades de turismo rural, entidades regionais de turismo, entre muitos outros. A Bolsa de Turismo de Lisboa ocupa uma área total de mais de 37 mil m2, distribuída por quatro pavilhões, pavilhão multiusos, PT Meeting Center e zona exterior. Pela primeira vez, irá abrir o quarto pavilhão, com um espaço dedicado à gastronomia.



PBTUR NA BTL


Falando nisso, a PBTur divulga roteiros na Bolsa de Turismo de Lisboa até o próximo domingo. O Destino Paraíba’ vai estar na vitrine do turismo português. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) vai ocupar uma das mesas disponibilizadas pela Embratur. A Paraíba, segundo a presidente da PBTur, Ruth Avelino, está investindo na divulgação em Portugal, antenada no fluxo de turistas europeus, buscando ampliar a comercialização de roteiros paraibanos em mercados como os da Espanha, França e Itália. “Esse contato com agentes e operadores de turismo europeus é um divisor de águas para manter a Paraíba na prateleira desses mercados e, principalmente, tornar o Estado mais conhecido”, disse.




O diretor do Festival do Turismo de João Pessoa, Cláudio J S Junior, também estará participando da Bolsa de Turismo de Lisboa. Segundo o executivo, o contato e a ampliação do relacionamento com empresas da Europa tem surtido resultados positivos, com a ampliação do processo de crescimento da presença de grupos de Portugal e Espanha nas últimas edições do Festival JPA. “É um evento que permite o network para apresentarmos o nosso produto, que tem sido bem aceito pelos empresários”, pontuou.



Já em Curitiba-PR, começa nesta-quinta-feira 16, o 23º Salão Paranaense de Turismo, evento anual organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). Considerado uma vitrine do Turismo no sul do país e Mercosul, o evento é exclusivo para profissionais do trade turístico e abrange Feira de Negócios, capacitação técnica e oportunidades para networking e eventos paralelos.



“Nesta edição, fortalecemos novamente a capacitação técnica, considerada um dos pilares da nossa gestão frente à entidade, por entender que um negócio de sucesso começa com a aquisição de conhecimento sobre produtos e serviços. Fora isso, o evento também é uma grande oportunidade de estreitar laços com fornecedores e parceiros de negócios”, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe.



ABAV NACIONAL



Presidente da ABAV NACIONAL Edmar Bull se reúne com demais presidentes das ABAVs estaduais, em São Paulo,  durante o Fórum de Turismo. Em pauta evidentemente a 45 ABAV EXPO, que acontece na capital paulista entre os dias 27 e 29 de Setembro.



EU SOU DO SUL


Um dos principais atrativos turísticos do estado realiza em março e abril promoção para incentivar moradores do estado a embarcar em um divertido passeio de trem entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. O passeio turístico de trem a vapor é uma memorável atração na Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho. Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho e suco de uva branco. Ao soar o sino, todos embarcam nesta viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 1h30min. Durante o passeio, a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas.


A recepção em Garibaldi acontece ao som de música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam espumante moscatel e suco de uva tinto. Novo embarque, com destino ao final do passeio. A Giordani Turismo recepciona os turistas na cidade de Carlos Barbosa com um show de música italiana. Neste momento, todos se encontram e confraternizam embalados pela música, alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no passeio de retorno. Com o objetivo de atrair os gaúchos a desfrutar de um dos atrativos mais famosos do estado, a Giordani Turismo, operadora do passeio de trem, lança a promoção Eu sou do Sul. Durante os meses de março e abril, exceto em feriados e datas próximas, o valor do ingresso passa de R$110 para R$ 68 por pessoa. Para obter o desconto basta apresentar comprovante de residência ou carteira de identidade que comprove a naturalidade ou a moradia no Rio Grande do Sul.


Além de se divertir com as atrações que se apresentam durante o passeio de trem e de degustar vinho, espumante e suco de uva, será possível também vivenciar o a história dos imigrantes italianos que povoaram a nossa região ao visitar o Parque Temático Epopéia Italiana, atração inclusa na promoção e localizada a 50m da Estação Férrea de Bento Gonçalves. Em 2.000 metros de área construída, nove ambientes retratam aspectos que vão desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, a adaptação no novo continente. Com os efeitos especiais de som e luz, o espetáculo cênico, ganha uma maior dinâmica dando vida às réplicas e ambientes. As reservas estão sujeitas a disponibilidade e devem ser realizadas com antecedência pelo fone 54 3455.2788 ou pelo e-mail mfumaca@giordaniturismo.com.br


Onde se hospedar? Ali do ladinho, no Cercano, na fantástica Gramado. Entre em contato com a Brocker Turismo que ela te leva, te traz, e ainda faz a tua reserva. 

VINHOS BRASILEIROS PREMIADOS



A 23ª edição do Vinalies Internationales, realizada em Paris, na França, entre os dias 24 de fevereiro e 3 de março analisou 3.540 amostras de vinhos, inscritas por vinícolas de 45 países, e onze produtos nacionais foram premiados, sendo três com medalha de ouro e oito de prata. Os enólogos e diretores da Associação Brasileira de Enologia (ABE) Luciano Vian e João Carlos Taffarel estiveram no concurso representando o Brasil. Levaram medalha de ouro: Aurora Reserva Chardonnay 2015 – Cooperativa Vinícola Aurora, Jolimont Espumante Moscatel – Vitivinícola Jolimont, e Ponto Nero Espumante Brut – Domno do Brasil.



VILLA FRANCIONI & FIGURA HUMANA


Britto Velho comemorou em 2016, 50 anos de dedicação às artes. O artista plástico gaúcho, traz em sua trajetória um currículo extenso com mais de 48 exposições individuais e mais de 200 participações em coletivas no país e nos exterior. Esta é primeira vez que Britto Velho participa de uma exposição na serra catarinense. Na Galeria de Arte da Villa Francioni, serão expostas 22 telas que reúnem trabalhos desenvolvidos entre 1985 à 2016. O  destaque fica por conta  da Figura Humana, dentro de um novo contexto, com uma explosão de cores criando um mundo lúdico. Além de pintor, Velho também é desenhista, escultor e professor. Suas obras estão presentes nos principais museus e instituições de arte no país, como MASP, Museu Nacional de Belas Artes do Rio e MASC. 


A Galeria de Arte da Villa Francioni, desde sua fundação em 2005,  já recebeu nomes de expressão internacional, como os franceses, Auguste Rodin e Camille Claudel, além de artistas catarinenses: Juarez Machado, Vera Sabino, Martinho de Haro, Meyer Filho, Pléticos, Rodrigo de Haro, Suely Beduschi, Rodrigo Cunha e Luciano Martins, entre outros. O espaço dedicado à arte, foi idealizado pelo fundador da Villa Francioni, já falecido, o criciumense Dilor Freitas. A abertura da exposição está marcada para às 16 horas.



CERTIFICADO DIGITAL



Um dos serviços oferecidos pelo Sindilojas Hortênsias na Serra Gaúcha, é a emissão e renovação do Certificado Digital, documento eletrônico que permite a comprovação da identidade de uma pessoa, empresa ou site. A entidade havia dado uma pausa no serviço devido a sua mudança de endereço. “Agora que já estamos devidamente instalados, o serviço poderá ser retomado”, destaca o presidente da entidade, Guido Thiele. As emissões/renovações, em parceria com a Serasa, poderão ser viabilizadas a partir de 1° de abril, na sede da entidade (Rua Garibaldi, 476, sala 6, segundo piso). Mais informações sobre Certificado Digital no site www.sindilojashortensias.com.br ou telefones (54) 3286-9288 / 9.8172-1001.



BELLA DA SEMANA


Fernanda Liberato tem 29 anos, é mineira, modelo, artista plástica, escritora e ex-BBB, retorna nua pela terceira e última vez no ensaio no Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Além de fotografar, ela também concordou em escrever contos eróticos exclusivos para o site. O primeiro, publicado este mês, já está no ar.