NÚMERO DE TURISTAS NOS PARQUES NACIONAIS CRESCERÁ 11,5% EM 2017
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)
Análise da Euroomonitor International, (Instituto de Inteligência Comercial) aponta que o número de turistas nas unidades de conservação federais crescerá 11,5% em 2017. O documento estima que, em 2018, o país alcance o número recorde de 8,6 milhões de turistas nos Parques Nacionais. O Brasil ocupa a primeira posição no ranking da WTTC (World Travel and Tourism Council) em recursos naturais e os Parques Nacionais, com sua diversidade de atrativos, podem ter grande impacto neste resultado.
O Brasil também foi eleito pela revista turística internacional Conde Nast Traveller como o país mais lindo do mundo em belezas naturais e pelo canal norte-americano CNN como o país "mais legal do mundo". Para ele, as concessões possibilitam a melhoria na infraestrutura e nos serviços prestados e fazem com que o Brasil seja mais competitivo e corresponda à expectativa criada a partir dessas eleições.
Falando nisso, desde a última sexta-feira (3) e até o final do mês, os 747 refletores e 112 luminárias do show da Iluminação da Barragem de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), refletirão a cor da campanha Novembro Azul, mês dedicado em todo o mundo às ações de conscientização relacionadas ao câncer de próstata. A adesão oferece aos turistas que visitam a hidrelétrica a oportunidade de refletirem sobre a campanha, lembrada neste mês na iluminação de outros monumentos do País, como o Congresso Nacional, o Itamaraty e o Palácio do Planalto. No Brasil, é registrada uma morte por câncer de próstata a cada 36 minutos. A Sociedade Brasileira de Urologia vincula a alta taxa de mortalidade ao estágio em que a doença é diagnosticada - 20% dos pacientes descobrem o problema já na fase avançada.
#CATARATASDAY2017
Internautas e moradores de Foz do Iguaçu e região estão convocados a participar do #CataratasDay2017, no dia 11 de novembro – data que marca o aniversário de seis anos da eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. A campanha, desenvolvida com o objetivo de manter a conquista viva na lembrança e de divulgar o atrativo pelo mundo, atraindo mais visitantes para a região, tem um desafio especial este ano: superar o número de pessoas impactadas no ano passado – 139 milhões – e estabelecer um novo recorde.
A ação é uma iniciativa dos comitês brasileiro e argentino que trabalharam em conjunto para eleger as Cataratas como uma das sete maravilhas naturais. No lado brasileiro, a campanha é promovida pelas entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu (Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Iguassu Convention & Visitors Bureau e Fundo Iguaçu, com o apoio do ICMBio e da Cataratas S/A). A ação é dividida em duas frentes. A primeira, em parceria com os argentinos, é um convite para que as pessoas do mundo inteiro que já visitaram as Cataratas do Iguaçu compartilhem com seus amigos, nas mídias sociais, fotos e vídeos da experiência de conhecer essa maravilha natural. A postagem deve estar acompanhada da hashtag #CataratasDay2017.
Festas de final de ano - Infinity Blue Resort & Spa
ATENÇÃO TURISTAS BRASILEIROS - BRASIL TERÁ AUMENTO DE 20% NO FLUXO DE TURISTAS ARGENTINOS
Florianópolis - SC
Os brasileiros que querem viajar pelo Brasil nas festas de finis de ano e em suas férias, a hotelaria recomenda reserva com muita antecedência. Muitos hotéis já estão lotados. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) espera para este verão e para o próximo ano, um grande aumento do número de turistas argentinos que visitam o Brasil. O câmbio favorável, o aumento das frequências de voos diretos, a alta procura por reservas em hotéis e pacotes turísticos e ações pontuais como a campanha publicitária "O Sul é meu destino" fazem a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) projetar um crescimento de 20% na chegada de visitantes do país vizinho.
Praia dos Amores - Balneário Camboriú - SC - Infinity Blue Resort & Spa
Se confirmado, será o maior fluxo desde 2014. “Devemos bater a casa dos 2,7 milhões de turistas argentinos no próximo ano. Os investimentos em infraestrutura nos destinos brasileiros e a maior disponibilidade de rotas e voos diretos com destino ao Brasil devem fazer com que haja uma disparada na chegada dos argentinos no país”, afirma Vinicius Lummertz, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Quem avisa amigo é !
BETO CARRERO NA FIT EM BUENOS AIRES
O melhor parque temático da América do Sul, e sétimo do mundo, foi destaque em mais uma edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) realizada de 28 a 31 de outubro, em Buenos Aires. Presente nos estandes da Santa Catarina Turismo (Santur) e de Balneário Camboriú, o Beto Carrero World apresentou suas principais atrações para agentes de viagens, operadores de países vizinhos e público em geral. Realizada anualmente, a FIT é considerada a maior feira de turismo da América Latina e tem como principais objetivos potencializar destinos e produtos, bem como gerar novas relações comerciais e apresentar novidades e estratégias de negócio.
NÃO ME LEVE A MAL - ME LEVA PARA A ILHA DO PAPAGAIO
A Ilha do Papagaio está melhor do que nunca. Já pensou em se hospedar em uma ilha paradisíaca e com um desconto de R$200,00 na sua reserva? É só usar o Cupom 18657. R$200,00 de Desconto Na Sua Reserva. Cadastre-se no informativo e ganhe R$200,00 de desconto na sua reserva na Pousada Ilha do Papagaio.
BRASIL & ARGENTINA
País com o maior número de visitantes e os que mais gastam na Argentina, o Brasil passará a ter privilégios no aeroporto internacional de Ezeiza, em Buenos Aires. A concessionária que administra o equipamento anunciou nesta terça-feira que, a partir de dezembro, o aeroporto se tornará “brazilian-friendly”. Na prática, mapas e placas terão versões em português, assim como os anúncios no sistema de som. Além disso, na oferta de alimentação estarão disponíveis iguarias como o pão de queijo, com a praticidade do pagamento em real. Anualmente o aeroporto de Ezeiza recebe 10 milhões de passageiros. Dentre eles, 1 milhão é de brasileiros – País com maior emissão, à frente, por exemplo, de Estados Unidos (700 mil) e chilenos (400 mil).
Responsável por 17% dos turistas internacionais da Argentina, o Brasil é aliado antigo na promoção do Turismo na região. O ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, valoriza a iniciativa de Ezeiza, que, para ele, “aumenta a confiança entre os povos das duas nações, que representam também as duas maiores economias regionais”. “Entendemos a confiança como base fundamental para aprofundarmos a integração regional”, reforça. Ministro do Turismo brasileiro, Marx Beltrão diz que “a Argentina é um dos destinos prediletos de nós brasileiros e sabemos há muito tempo que nossos ‘hermanos’ também gostam de vir ao nosso País. A iniciativa de Ezeiza é uma honra que fará das relações bilaterais ainda mais fortes e fluidas”.
Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village - Praia do Rosa - Imbituba - SC
PERU WEEK MOVIMENTE CURITIBA -PR
Em sua 5ª edição no Brasil, a Peru Week já se consolidou no calendário cultural das principais cidades do país e movimenta o mercado turístico e gastronômico de Curitiba, de 06 a 22 de novembro, com o número recorde de 13 empresas participantes (10 operadoras e três restaurantes). Outra grande novidade é que neste ano, pela primeira vez, Curitiba sediará o evento de lançamento da campanha. Isso se deve ao alto engajamento entre as empresas do Paraná e o crescimento das vendas do destino Peru no Sul do país. Celebrada como a maior campanha de promoção do turismo e da gastronomia do Peru no Brasil, a Peru Week 2017 é organizada pela PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) e o Escritório Comercial do Peru no Brasil. Neste ano, a Peru Week está gigante e acontece simultaneamente em 27 cidades, espalhadas por 20 estados do país, durante 17 dias. Fique por dentro de todos os detalhes de menus e pacotes de viagens no site da Peru Week 2017: www.peruweek.com.br.
ENCONTRO NACIONAL ABRASEL
Acontece nesta terça-feira, 7, o Encontro Nacional Abrasel, às 19h30, na Associação Catarinense de Medicina, na SC-401, em Florianópolis. O Encontro Nacional da ABRASEL é um evento técnico do setor de alimentação fora do lar. Estarão reunidos empresários, fornecedores, prestadores de serviços, liderança nacionais e locais do setor, assim como representantes da ABRASEL de todos os estados do país. Será o mais importante evento gastronômico do Sul do Brasil neste ano.
Hotel Termas Gravatal - Reservas antecipadas são fundamentais para o final de ano
DIA DO HOTELEIRO
O Dia do Hoteleiro é um dos principais eventos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC. Já é uma tradição que empresários de meios de hospedagens realizem ações sociais envolvendo entidades da comunidade onde estão estabelecidos, visando apresentar o empreendimento e a rotina das pessoas que nele trabalham. A ABIH-SC, realiza um evento comemorativo que tem como objetivo principal homenagear seus associados para proporcionar momentos de integração e networking entre os homenageados, convidados e a entidade. Ação Social Conjunta: A ABIH-SC convida cada hoteleiro levar no dia do evento um enxoval completo (roupa de cama) para doação á uma entidade beneficente de Balneário Camboriú. O evento acontecerá no Marambaia Cassino Hotel das 19h às 22h, com Palestra técnica “A Gestão da Reputação On-line, Lançamento do Encatho & Exprotel 2018, apresentação de patrocinadores e jantar gratuito.
ABAV-PR TEM NOVO PRESIDENTE
Na noite de 31 de outubro, em Curitiba, a chapa “União” foi eleita por aclamação no processo de Eleições Gerais da ABAV-PR, para o biênio 2017/2019. Liderada pelo agente de viagem Antonio Azevedo, da Eventtour, a chapa elegeu membros para os cargos de diretoria, conselho deliberativo e conselho fiscal. Azevedo, já foi presidente da ABAV-PR por duas vezes, presidente da ABAV Nacional e diretor do ICCABAV. Com a palavra, o ex-presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe agradeceu a todos os diretores e à equipe da entidade por todo o apoio concedido. Pedro lembrou da importância da imprensa, dos parceiros do trade turístico e da confiança dada pelos associados à ABAV-PR.
Durante o evento, Azevedo relembrou de seu início na ABAV-PR, em 1989, e ressaltou que não estava em seus planos voltar à presidir a entidade. “Não era a minha intenção mas, com o convite do Pedro, decidi que essa seria a minha despedida. Minha principal missão será formar lideranças para nossa entidade, visando sua renovação. Aceito recomeçar com muita alegria”, disse o já presidente da ABAV-PR. A gestão de Azevedo para o biênio pretende dar foco nos públicos estratégicos da entidade, traçando nove diretrizes, como: agências associadas, governo, mercado, empresários parceiros, entre outros.
FERIADÃO NA SERRA CATARINENSE
O Hotel Fazenda Boqueirão, ícone do turismo rural brasileiro, em Lages - SC, operou com 100% de ocupação neste feriadão e já se prepara para o próximo feriadão. Só não esqueça de fazer a sua reserva. Ainda existem algumas vagas. Vale lembrar que durante a semana 50% de desconto nas diárias.
ALPEN PARK CANELA
O Alpen Park, de Canela (RS), fará parte do Dia Nacional do Portador de Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD), que acontece dia 28 de novembro. O evento, promovido pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), tem como objetivo incentivar a igualdade entre todos, proporcionando um dia de diversão para pessoas com necessidades especiais. Ao longo do dia, o parque será aberto para esse público, que poderá aproveitar gratuitamente todas atrações que o complexo oferece. O Alpen Park disponibiliza rampas de acesso para cadeirantes e banheiros adaptados, visando o conforto e a segurança de quem frequenta o parque. As entidades, grupos escolares e pessoas interessadas em participar podem entrar em contato no SAVI do parque, por e-mail savi@alpenpark.com.br ou pelo telefone (54) 3282 9752.
O melhor endereço Gastronômico de Canela. Mas faça tua reserva!!!
CONVENTION CANELA NO FESTURIS
Este é o segundo ano consecutivo que o Convention participa do Programa HostedBuyers, do Festuris, focado em empresários que tem poder de decisão para a realização de eventos, principalmente no segmento MICE (Meetings - encontros, Incentives - incentivos, Conferences - conferências e Exhibitions – feiras), um dos setores que mais cresce no país quando falamos em Turismo de Negócios: a Indústria de Eventos.
Serão 12 profissionais - gestores, organizadores e gerente de eventos corporativos que atuam em agências e atendem a grandes empresas do país - quatro deles convidados do Convention, todos de empresas promotoras de eventos corporativos, de São Paulo, que estarão cumprindo uma agenda de experiências com alguns dos associados, para que conheçam e entendam tudo que nosso destino oferece e possibilita para os eventos corporativos.
Em 2016 a ação foi realizada Ravanello, La Hacienda, Saint Andrews, Wish Serrano, Kurotel e Caza Wilfrido. Para a captadora de eventos do Convention Bibiana Bertoja Moreira, que está organizando o Programa, juntamente com o Festuris: “Estas ações são sempre importantes para fortificarmos ainda mais o trabalho do Convention Bureau. Ano passado este trabalho resultou em uma aproximação e entendimento maior de todas as possibilidades para eventos na nossa região”.
FESTURIS GRAMADO 2017 DEVE SUPERAR 280 MILHÕES DE REAIS EM GERAÇÃO DE NEGÓCIOS
Um evento que não se limita a reunir mais de 10 mil profissionais de Turismo de todo o mundo, além das principais marcas e destinos do planeta. O FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo é um verdadeiro canal para a geração de importantes negócios para a cadeia turística da América do Sul.
Em dois dias, a previsão para 2017 é que a 29ª edição do evento tenha mais de 280 milhões de reais em geração de negócios.
Este número será apontado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), que fará a pesquisa de impacto econômico. O que já se sabe é que a feira terá um crescimento de área e de número de expositores que deve chegar aos 10% com relação ao ano anterior. O evento ocorre entre os dias 09 e 12 de novembro em Gramado na Serra Gaúcha. Em 2016, segundo pesquisa da Faccat (Faculdades Integradas de Taquara), o FESTURIS teve 253 milhões de reais em geração de negócios. O impacto para a Região das Hortênsias foi uma injeção de 14 milhões de reais para a economia local.
A melhor gastronomia italiana de Gramado aos cuidados do Chef Guimarães
ABIH-PB & SETUR-JP PROMOVEM CAPACITAÇÃO
O diretor da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba), Fernando Souza, definiu nesta quarta-feira (01) alguns detalhes do processo de capacitação que será realizado na Operadora Visual em Porto Alegre (RS) durante reunião com o secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, e a diretora da Setur, Ana Flávia. A capacitação acontece no dia 7 de novembro. Fernando Souza disse que o evento faz parte de uma parceria entre a ABIH-PB e a Setur-JP e contará com a organização local da Visual, que está responsável para formular os convites aos agentes de viagens da capital gaúcha. A capacitação acontece dois dias antes da abertura do Festival de Turismo de Gramado, que será realizado nos dias 9 a 11 de novembro, na Serra Gaúcha.
Tambaú Hotel - João Pessoa - PB
RIO DE JANEIRO - NEM JESUS NA CAUSA
Rio, se me pagarem eu não vou. Já presenciei coisa que me meteu muito medo. Não volto mais e acredito que a cidade, um dia maravilhosa, não tem mais jeito, infelizmente, tanto que em novo levantamento, um estudo da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostra que a criminalidade no Rio de Janeiro provocou queda de R$ 657 milhões nas receitas do turismo fluminense entre janeiro e agosto de 2017. O montante equivale a 29% do total da perda do faturamento do setor (R$ 2,291 bilhões). De janeiro a setembro de 2017, o saldo entre admissões e desligamentos nas atividades que compõem o setor resultou na perda acumulada de -10.237 postos de trabalho com carteira assinada – um aumento de 50% em relação aos 6.823 postos fechados no mesmo período de 2016 –, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
SMARTPHONES SÃO USADOS POR 85% DAS PESSOAS QUE BUSCAM VIAGENS
André Silva (Facebook) durante palestra na Embratur
O client partner do Facebook, André Silva, ministrou palestra na sede da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), nesta quarta-feira (1/11), sobre experiências digitais e comportamento de turistas nas redes sociais. Segundo ele, estudo da Infosys apontou que 85% das pessoas, no mundo, pesquisam viagens pelos smartphones e tablets. Dessas, 59% fecham o negócio. De acordo com o assessor de Gestão Estratégica da Embratur e responsável pelo ciclo de palestras VisitBrasil Talks, Rafael Felismino, o Instituto iniciou um processo de intensa transformação digital e a apresentação do Facebook, que faz parte da programação deste ciclo, tem por objetivo compartilhar, com parceiros e com o trade, experiências e informações de inteligência sobre temas pertinentes ao turismo e à inovação.
PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI