quarta-feira, 4 de abril de 2018

6ª EDIÇÃO WTM LATIN AMERICA - NOVOS NEGÓCIOS PARA O BRASIL

EMBRATUR APOSTA EM NOVOS NEGÓCIOS PARA O BRASIL NA WTM LATIN AMERICA

O principal evento de turismo e viagens B2B da América Latina fechou seu primeiro dia com sucesso. Foram cerca de 600 expositores vindos de todos os continentes do mundo, incluindo hotéis, operadoras de turismo, cruzeiros, destinos entre outros segmentos relacionados ao turismo de lazer e negócios. Luciane Leite, diretora do evento, ficou responsável pelo discurso inaugural e apresentou as palavras que dão norte ao encontro: trabalho e otimismo. "São muitos desafios pela frente. Mas devemos enxergá-los como oportunidades para evoluir e inovar",afirmou.




Salientando os números já gerados pela feira desde 2013, a executiva destacou a importância financeira do evento. De acordo com ela, o encontro já ajudou a movimentar US$ 2 bilhões para a economia brasileira. Cerca de US$ 374 milhões são oriundos da edição mais recente. Dentre as atrações trazidas para o ano estão a área exclusiva para operadoras, que seguem sendo personagens importantes do evento, mesmo depois da separação da Braztoa. "Esta sempre foi e segue sendo uma área importante para nós", diz. "Mantê-las conosco reforça o compromisso que temos com esse importante player", complementou. Completam o conjunto de novidades outras três áreas. Todas elas foram incluídas no cronograma para possibilitar a democratização do acesso ao evento. São elas: Travel Tech Pavilion, espaço com foco em tecnologia; Destination Pavilion, para a promoção de destinos; e Lounge de Hospitalidade, destinado a meios de hospedagem independentes. Em todos esses casos, a intenção foi levar empresas menores, que não podiam arcar com os custos da feira para espaços exclusivos.



Magda Nassar - Braztoa

Luciane completou a fala ressaltando outros dois pontos. O primeiro deles foi a participação internacional. De acordo com ela, só a Venezuela não está representada na feira entre todos os países da América do Sul. Ao todo, são mais de 50 países, de todos os continentes. A importância das negociações feitas pessoalmente também foi um tema que veio à tona. "Muito se fala que as feiras vão acabar. Não acredito nisso. O face to face segue sendo muito importante para os negócios e no turismo também é assim", assegura.



Representantes do trade turístico de todos os continentes estão otimistas em relação à expectativa de retorno de investimento que poderá gerar para o Brasil nesta 6ª edição da WTM Latin America, que irá até amanhã, 05 e abril. De acordo com a organização da feira, em 2017 foi a edição com maior êxito até o momento, com mais de 7 mil visitantes únicos do setor de viagens e turismo, representando um aumento de 20% em relação ao ano anterior. A 5ª edição do evento teve o maior número de profissionais de viagens, autoridades governamentais e veículos de mídia. Além disso, o evento transacionou mais de US$ 370 milhões em contratos do setor.



“A WTM é uma das maiores feiras de turismo do mundo e lançou, em 2013, sua versão latino-americana. A feira, realizada na capital paulista, confirma o reconhecimento internacional e o aumento do peso do Brasil no setor turístico, principalmente no âmbito de sediar eventos. Nosso objetivo em trazer os compradores é apoiarmos à comercialização de novos produtos turísticos brasileiros e ampliar o conhecimento do Brasil”, informou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.



Nesta sexta edição, entre outras ações agendadas, está o programa de hosted buyers do Instituto. Cerca de 30 profissionais da América do Sul, América do Norte, Europa e da Ásia estão presentes para maximizar o turismo de negócios, com o objetivo maior de proporcionar um relacionamento duradouro entre os mercados, através de novas oportunidades. A feira reúne compradores e vendedores dos segmentos de Lazer e de Negócios.


Nos dias 3 e 4 de abril, a Coordenação de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo do Instituto promove o VI Seminário de Inteligência Competitiva, que conta com a presença de todos os representantes dos Escritórios Brasileiros de Turismo no exterior. Os executivos apresentarão seus respectivos mercados, fornecendo informações sobre oportunidades de comercialização. 


“Eles mostrarão sua análise estratégica, a partir da ferramenta de SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças); pesquisa de imagem, como, também, as tendências peculiares dos mercados de atuação. Será uma oportunidade imperdível e única de receber feedbacks dos países”, afirmou o coordenador da Embratur Alisson Andrade. Interessados podem se inscrever no seminário no link: https://bit.ly/2upzs3S.   

Além das ações que contam com a presença dos executivos dos EBTs, ha reuniões para que novos negócios possam ser gerados, além de capacitações dos segmentos dos destinos brasileiros. Os hosted buyers também participam de agenda programada pela própria organização do evento, o speed networking. O objetivo é que sejam feitas reuniões entre os representantes do trade internacional e nacional.  Um dia antes da abertura oficial da feira, na segunda-feira, dia 02 de abril, a equipe técnica da Embratur participou da reunião do FORNATUR – Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo. Durante o encontro, a Coordenação-Geral de Marketing Digital apresentou o VisitBrasil Connect, a nova rede social corporativa da Embratur. A plataforma de comunicação interna do Instituto será expandida e contará, também, com a participação do trade turístico nacional. A ferramenta está sendo apresentada durante os seminários de Inteligência Competitiva.


WTM & TECNOLOGIA


A WTM que está acontEcendo aqui no Expo Center Norte, apresenta novos expositores na programação do Travel Tech Theatre. Estão presentes a espanhola Travel Compositor e as norte-americanas Kigo (Real Page) e Tripsolver. Neste primeiro dia (3), o gerente de Vendas para Clientes em Portugal, Itália e Brasil, da Kigo, provedor de software para aluguéis de curta duração, Geovani Martins, fez palestra “Criando uma experiência excepcional para o seu cliente”, a apresentação teve o objetivo de mostrar aos proprietários e às agências como maximizar as tecnologias emergentes para dar um toque pessoal e oferecer a cada hóspede uma estada única.

Já no período da tarde, os executivos da Tripsolver, empresa de tecnologia global, comandaram “o futuro da tecnologia de viagens e segurança e gestão de fraudes em reservas on-line”. A palestra foi ministrada por dois profissionais da companhia, Daniel Castro – responsável por vendas, desenvolvimento de negócios internacionais, gestão de contas, parcerias estratégicas, crescimento do mercado e expansão global – e Romina Renzi, que auxilia agências de viagens a ampliar seus negócios. Já nesta quarta-feira a tarde, é a vez da da Travel Compositor, empresa de software para provedores de lazer, viagens, serviços e Turismo que permite a reserva de todos os serviços turísticos para multidestino de forma rápida. A companhia estreia no Travel Tech Theatre com o CEO da empresa, Manuel Aragonés Marin, que será responsável pela palestra “das operações de Turismo (TT.OO) à operação de Turismo on-line (OTO) em apenas três passos”. Para Marin, a América Latina é a segunda região com maior número de clientes que utilizam o software da empresa.

Presente nas edições anteriores, a OTA Insight vai oferecer uma palestra com a gerente de desenvolvimento de negócios da OTA Insight para a América Latina, Lyann Mora, das 13h às 13h30, com o tema “como se orientar no mutável panorama da distribuição”. Finalmente amanhã, 5, última dia da feira, das 15h15 às 15h45, o Travel Tech Theatre será palco da apresentação do co-fundador e CCO da Startadora, Vinicius Machado. O grupo de empresas é focado em inovação corporativa, utilizando conhecimentos e ferramentas atualizadas do mundo das startups para ajudar, individualmente, os clientes a começar novos projetos. Com o tema “desmistificando o mundo das startups”, Machado discorrerá sobre as startups e como os participantes do evento podem aprender a pensar e agir como uma. Outros confirmados são Carrusel, Juniper Consulting S.L., Review Pro, Site Minder, Travel Click, Trip Creator e Vertical Booking.


SANTA CATARINA NA WORLD TRADE MARKET



A SANTUR, Santa Catarina Turismo está presente nesta 6ª edição da WTM, uma das principais feiras do setor de viagens e turismo da América Latina, além de ser um evento focado na promoção dos destinos das regiões para profissionais de turismo internacionais. Santa Catarina, como sempre, tem destaque na feira em um espaço comercial que congrega os principais destinos do do estado, ambientado com elementos e imagens dos destinos indutores. Toda a área é destinada para o recebimento de operadores de turismo, agentes de viagem, além de agenda de reuniões. Também está havendo distribuição de material promocional.



“A participação na WTM-Latin América é uma importante chance para conversar com o trade nacional e internacional. Nosso objetivo é divulgar as potencialidades da nossa Santa & Bela Catarina, além de estreitar relacionamento com as diversas empresas e serviços do setor”, comenta Presidente da Santur, Valdir Walendowsky".

PASSEIOS DE TREM PELO PERU

Milagros Ochoa - PROMPERU

Duas companhias de trem do Peru trazem suas novidades para o trade turístico brasileiro. A Inca Rail apresenta seu  novíssimo produto, o “The 360° Machu Picchu Train", único trem panorâmico e com design exclusivo no país. Já a PeruRail destaca seus variados trens e rotas ligando as regiões de Machu Picchu, Lago Titicaca e Arequipa. Para o público interessado em atrativos exclusivos e personalizados em Lima, capital do Peru, a empresa Lima Mentor destaca o passeio por "Los Rincones Exclusivos de Lima Colonial", por casarões históricos oriundos da coroa espanhola. E para quem está interessado em atrativos turísticos exclusivos e personalizados na capital do Peru, a empresa Lima Mentor estreia sua participação em feiras no Brasil destacando o passeio por "Los Rincones Exclusivos de Lima Colonial", que incluir casarões históricos oriundos da coroa espanhola localizados em Lima. A cidade, que foi capital do vice-reinado espanhol na América do Sul (1535-1821), foi transformada pelos membros da coroa espanhola em um lugar semelhante às suas propriedades na Espanha, construindo casarões e adquirindo imóveis exclusivos. Depois de quase 300 anos desde o apogeu do vice-reinado, algumas propriedades permaneceram quase intactas. Um passeio por alguns casarões mostram bem a herança espanhola presente em Lima: a Casa do Prado (1690), La Casa Aliaga (1535) e a Casa Osambela (1805).

ARGENTINA NA WTM


O Ministério da Cultura e Turismo de Jujuy e o Ministério da Cultura, Turismo e Esportes de Salta participam da edição da WTM América Latina. Os destinos do noroeste argentino exibem suas atrações turísticas e apresentaram o primeiro vôo direto da Aerolineas Argentinas que une as cidades de São Paulo e San Salvador de Jujuy, com seus costumes milenares e suas paisagens singulares com colinas de cores que se espalham entre aldeias pitorescas que guardam belezas andinas ancestrais. 

Clique naimagem para ampliá-la

Estão presentes o seu Secretário de Turismo de Jujuy, Diego Valdecantos e o Coordenador de Inteligência de Mercado Gustavo Arévalos além da Diretora Executiva do INPROTUR Salta, Nadia Loza e Mariana Farjat D 'Alessandro, da Associação de Hotéis de Turismo de Salta. 

MOUNTAIN DO USHUAIA


Outra espetacular novidade mostrada ao demais jornalistas e ao Luiz Castelli, Presidente do Instituto Fueguino de Turismo, por este jornalista, foi o DESAFIO EXTREMO MOUNTAIN DO USHUAIA - NO FIM DO MUNDO. "UM DESAFIO DO TAMANHO DO NOSSO SONHO",  - Assim estão definindo os atletas amadores, profissionais e principiantes que já se inscreveram na corrida/maratona mais astral do planeta, o Mountain Do do Fim do Mundo que acontece em Ushuaia – Terra do Fogo – Patagônia Fantástica Argentina. Segundo Kiko Santos, idealizador dessa e de outras grandes provas pelo mundo afora, “A monotonia e a aspereza do asfalto não fazem parte dos meus desafios. Prefiro a imensidão e a paz das montanhas, prefiro abraçar e ser abraçado pela natureza. Eu achei essa plenitude na cidade mais austral do planeta”. Na última edição foram cerca de 700 corredores que percorreram as trilhas, florestas e encostas do Parque Nacional da Terra do Fogo. “Nunca vi tanta gente feliz, mesmo após percorrer 42.195 metros. Cansados, sim. Exaustos, destruídos, não. Alegres, demais.”

FESTIVAL JPA FAZENDO A DIFERENÇA

Clique na imagem para ampliá-la

Alem de muitas novidades, parcerias fechadas e prospecção de muitos negócios, o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA que acontece em João Pessoa - PR, Claudio Jr, diretor do festival trouxe mais uma novidade, a comercialização dos espaços da feira através de criptomoedas. Segundo Claudio: "As criptomoedas estão ganhando mais força e muitas empresas já recebem algumas delas como forma de pagamento. A partir desse mês de abril, o Festival JPA já começará a comercializar seus espaços recebendo criptomoedas como forma de pagamento. Acreditamos ser mais uma facilidade no pagamento dos espaços. Desde as primeiras edições o Festival JPA já recebe também  PayPal, por exemplo". Para saber mais, os interessados podem entrar em contato com a equipe do Festival JPA através do telefone (83) 3245-6856 ou pelo sac@festivaljpa.com.br.

ABR & WTM LATIN AMERICA


A Associação Brasileira de Resorts (ABR) também marca presença na WTM Latin America 2018 com 21 resorts associados em seu estande totalmente renovado, apresetando as tendências para a temporada. A novidade da entidade fica por conta dos números do setor de 2017, como taxa de ocupação, receita média e outros dados que formam um raio-x do desempenho dos resorts associados. Agora sob o comando do presidente Alberto Cestrone e do diretor executivo Ricardo Domingues, a ABR também irá oficializar a entrada de seu mais novo associado, o quarto representante do Estado do Rio de Janeiro. “Para nós, é muito importante estar na WTM Latin America pelo grande potencial de negócios que podem surgir para nossos associados durante a feira. Acredito que os visitantes se encantarão com os diferenciais de hospitalidade que os resorts brasileiros têm a oferecer”, comenta o presidente da associação.  Os resorts que estarão no estande da ABR são: Beach Park, Resorts Bourbon, Blue Tree Park Lins, Casa Grande, Catussaba, Costa Brasilis, Costão do Santinho, Dom Pedro Laguna, Grande Hotel Senac, Wish Resort Foz do Iguaçu, Infinity Blue, Jatiúca, La Torre, Malai Manso, Nannai, Portobello, Serhs Natal, Summerville, Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Transamerica Comandatuba, além do novo associado que será revelado apenas na feira.

Juliana Campeoto, Gerente comercial do Infinity Blue Resort & Spa e Alberto Cestrone

Protagonista no setor de resorts, a ABR identifica e discute oportunidades de desenvolvimento, promove capacitações, desenvolve pesquisas de mercado e de perfil do consumidor e participa de importantes projetos no trade, a fim de apontar tendências para o segmento. Hoje, a entidade conta com 48 resorts associados, presentes em 13 estados em todas as regiões brasileiras. Para se filiarem à ABR, os resorts passam por uma rigorosa auditoria que avalia quesitos de qualidade da Matriz de Classificação da associação. Verdadeiros destinos, os resorts estão sempre atentos às últimas novidades tecnológicas e da hotelaria, oferecem constante capacitação para seus colaboradores, inclusive no atendimento ao público internacional, e possuem atrativos para um amplo leque de perfis de viajantes, seja na praia, no campo, em regiões de águas termais ou refúgios ecológicos. 




sábado, 31 de março de 2018

Finalmente liberado voos fretados, diminuindo custos e aumentando a concorrência

FINALMENTE LIBERADO OS VOOS FRETADOS - AUMENTO DA CONCORRÊNCIA BENEFICIARÁ OS NOSSOS CUSTOS




Teve início a nova regra para voos charters, os chamados voo de férias, que deixaram de necessitar da autorização prévia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a realização de voos. O setor do turismo comemora a novidade que deverá estimular a aviação regional e consequentemente o uso de aeroportos de menor porte em todo o país, impulsionando o turismo doméstico. Resta saber se isso irá funcionar e se os custos baixarão, pois por conta da cobrança das bagagens aéreas, os voos estão muito mais caros. A regra foi um grande engodo com as bênçãos da ANAC. 



O diretor-executivo da ABAV Nacional,  Gervásio Tanabe, ressaltou que o aumento da concorrência poderá ter impacto nos custos para os passageiros. “A possibilidade de negociação direta entre as agências de viagens e operadoras de turismo com as companhias aéreas e os aeroportos, no que tange a horários e tarifas, abre uma flexibilidade muito importante e amplia a concorrência nas relações comerciais, o que poderá viabilizar redução de custos, inclusive para o passageiro, além de desburocratizar os processos operacionais. Esse é um pleito que a ABAV já vem defendendo há bastante tempo”, afirma.




Em geral, os voos charters ocupam horários ociosos dos aeroportos e são utilizados principalmente para viagens de lazer com duração de uma semana. Por esse motivo, os custos são reduzidos e chegam até a metade do preço de um voo regular das empresas aéreas. Como eles são contratados por operadoras de turismo ou agências de viagem para atender a um destino específico, o passageiro não pode remarcar as datas ou endossar o bilhete em outra companhia.



NOVO CADASTUR E OPERAÇÃO VERÃO LEGAL SERÃO APRESENTADAS PELO MINISTÉRIO DE TURISMO EM SC


Representantes do Ministério do Turismo estarão em Florianópolis, no dia 3 de abril, para a apresentar o Novo Cadastur e anunciar a Operação Verão Legal, que está percorrendo todas as capitais para fiscalizar os meios de hospedagem. O evento será realizado no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Espore (SOL), com início às 15h. 


A versão 3.0 do Cadastur, cadastro de prestadores de serviços turísticos, foi lançada na região Sul na semana passada. Com isso, todas as regiões do país ficaram habilitadas para utilizar o novo sistema, agora todo digital. Mais informações e confirmações de presença através do e-mail cadastursc@sol.sc.gov.br ou pelos telefones (48) 3665-7422/7493.



POLÍTICA NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO DO TURISMO


O ministro do turismo Marx Beltrão, lançou a Política Nacional de Qualificação no Turismo. O documento, que estabelece diretrizes para o país alcançar excelência no atendimento ao turista, contou com a participação de representantes da cadeia produtiva, do terceiro setor e de gestores públicos. Com a implementação do plano será possível criar de ações que visem melhorar a qualidade dos serviços turísticos, bem como consolidar o turismo como uma atividade geradora de inclusão social, renda e empregos. O MTur aposta na criação de 2 milhões de vagas no setor até 2022. O projeto está alinhado às metas globais anunciadas do Plano Nacional de Turismo (PNT), que também foram divulgadas. De acordo com o novo documento, o Brasil deverá aumentar o fluxo de turistas nacionais e internacionais, além de ampliar a receita gerada pelos estrangeiros. Acho muito difícil com o mísero orçamento do ministério.

Infinity Blue Resort & Spa - Praia dos Amores - Balneário Camboriú - Um lugar para todas as ocasiões

RESORTS ASSOCIADOS À ABR MARCAM PRESENÇA NA TRAVELWEEK

Foto: Emerson Souza

A sétima edição da Travelweek São Paulo by ILTM terminou com um fato muito interessante: dos 17 estandes de hospedagens brasileiras, seis são resorts filiados à Associação Brasileira de Resorts (ABR). Infinity Blue Resort & Spa (SC), La Torre Resort e Tivoli Ecoresort Praia do Forte (BA), Nannai Resort & Spa (PE), Sofitel Guarujá Jequitimar (SP) e Le Canton (RJ) apresentaram as últimas novidades na feira, que tem como foco o mercado de luxo. O evento trouxe para o Pavilhão da Bienal do Ibirapuera os melhores consultores de viagens, fornecedores e representantes do mercado premium do Brasil e da América Latina. 


O que existe de melhor para a hotelaria

ABR & WTM LATIN AMERICA

A Associação Brasileira de Resorts (ABR) marca presença na WTM Latin America 2018 com 21 resorts associados em seu estande totalmente renovado, que irão apresentar suas tendências para a temporada. A novidade da entidade fica por conta dos números do setor de 2017, como taxa de ocupação, receita média e outros dados que formam um raio-x do desempenho dos resorts associados. 



Agora sob o comando do presidente Alberto Cestrone e do diretor executivo Ricardo Domingues, a ABR também irá oficializar a entrada de seu mais novo associado, o quarto representante do Estado do Rio de Janeiro. “Para nós, é muito importante estar na WTM Latin America pelo grande potencial de negócios que podem surgir para nossos associados durante a feira. Acredito que os visitantes se encantarão com os diferenciais de hospitalidade que os resorts brasileiros têm a oferecer”, comenta o presidente da associação.  Os resorts que estarão no estande da ABR são: Beach Park, Resorts Bourbon, Blue Tree Park Lins, Casa Grande, Catussaba, Costa Brasilis, Costão do Santinho, Dom Pedro Laguna, Grande Hotel Senac, Wish Resort Foz do Iguaçu, Infinity Blue, Jatiúca, La Torre, Malai Manso, Nannai, Portobello, Serhs Natal, Summerville, Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Transamerica Comandatuba, além do novo associado que será revelado apenas na feira.


Alberto Cestrone, e Vinicius Lummertz. Em pauta às estratégias para fortalecer a promoção e o crescimento dos resorts e do turismo brasileiro

Protagonista no setor de resorts, a ABR identifica e discute oportunidades de desenvolvimento, promove capacitações, desenvolve pesquisas de mercado e de perfil do consumidor e participa de importantes projetos no trade, a fim de apontar tendências para o segmento. Hoje, a entidade conta com 48 resorts associados, presentes em 13 estados em todas as regiões brasileiras.



Para se filiarem à ABR, os resorts passam por uma rigorosa auditoria que avalia quesitos de qualidade da Matriz de Classificação da associação. Verdadeiros destinos, os resorts estão sempre atentos às últimas novidades tecnológicas e da hotelaria, oferecem constante capacitação para seus colaboradores, inclusive no atendimento ao público internacional, e possuem atrativos para um amplo leque de perfis de viajantes, seja na praia, no campo, em regiões de águas termais ou refúgios ecológicos. 


Hotel Fazenda Boqueirão - Resort de Campo - Ícone do Turismo Rural - Lages - SC

Os resorts ainda são locais ideais para a realização de eventos, de pequenas reuniões a congressos e shows, pois possuem centros de eventos modernos, além de estarem em locais exuberantes que enriquecem ainda mais a experiência dos convidados. 


Faça sua inscrição e garanta os preços de baixa temporada nos aéreos e na hotelaria de Ushuaia. 

GRAMADO, CANELA CONVENTIONS & VISITORS 


O Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau criou, em 2016, o título Embaixador, que é concedido à personalidades que escolhem a região para a realização de seus eventos e, por conta disso, tornam-se parceiros da entidade, apoiando na captação de novos eventos.


No ano de 2016, o Convention Bureau agraciou 20 pessoas e em 2017, 10. Nesta edição, 9 pessoas serão homenageadas com o título Embaixador de Gramado e Canela.  É unânime entre os Embaixadores já condecorados, a escolha da região para a realização de seus eventos. Considera-se, por meio de resultados de pesquisas, que os eventos sediados em Gramado ou Canela contam com um acréscimo de 30% em participantes e que o fato de ocorrer na região das hortênsias, conta positivamente na decisão de participação. 


Durante 18 anos de atividades, o Convention captou 311 eventos, o que proporcionou 200 mil visitantes e cerca de 500 milhões em receitas para a região. Somente em 2017, foram captados 45 eventos, programados até 2025, que devem movimentar uma média de 40 mil pessoas e gerar um impacto de aproximadamente R$ 90 milhões, na economia local. O processo de captação é contínuo e no primeiro trimestre de 2018, o Convention está trabalhando na prospecção de uma quantidade aproximada de 40 eventos. A solenidade para a entrega da condecoração ocorrerá na Casa Wilfrido, na noite de 7 de abril.


BONDINHOS DE CANELA - RS


O Parques da Serra Bondinhos Aéreos, de Canela (RS), está com boas expectativas para os próximos meses, com os feriadões de Páscoa, Dia do Trabalho, Corpus Christi, e a alta temporada de inverno na Serra Gaúcha. Além das projeções de público, o parque está preparando uma surpresa para os visitantes, que deve ser apresentada em breve. “Será uma nova atração, única no Brasil, indicada para todos que gostam do contato com a natureza e boas doses de adrenalina, apreciando de um ângulo diferente as belas paisagens no entorno da Cascata do Caracol, um dos cartões postais de Canela”, revela o diretor do empreendimento, Fabricio Bogo. Inaugurado em dezembro de 2013, o Parques da Serra Bondinhos Aéreos possibilita ao visitante contemplar a tradicional Cascata do Caracol e a natureza do vale, tudo isso por um ângulo privilegiado. Inédito no Rio Grande do Sul, o sistema de bondinhos também desperta a atenção pela tecnologia, além da infraestrutura oferecida pelo empreendimento.

A melhor água termal do Brasil - Os prêmios conquistados seguidamente garantes a qualidade do Hotel Termas em Gravatal - SC

FÓRUM ABRACORP NA WTM

Após sucesso alcançado pelo 1° Fórum Abracorp, durante a ABAV Expo, em 2017, todos os gestores de viagens corporativas, leitores desta edição do Boletim, estão convidados para a segunda edição do evento, que será realizado no próximo dia 3 de abril, das 13h às 15h, no mezanino do Expo Center Norte. O programa do 2° Fórum Abracorp inclui brunch de boas vindas, das 12h às 13h, seguido pela palestra que será conduzida por Lúcio Oliveira, sobre “Como tomar as melhores decisões no atual mercado do turismo” e debate na abordagem de três temas complementares. Inscrições são gratuitas para quem confirma presença para o e-mail forum@abracorp.org.br. Vagas são limitadas.


ARGENTINA ANDINA COM VOOS DIRETOS A SÃO PAULO


O Ministério da Cultura e Turismo de Jujuy e o Ministério da Cultura, Turismo e Esportes de Salta participarão da edição da WTM América Latina, que será acontecerá na capital paulista entre os próximos dias 3 e 5 de abril. Ambos os destinos do noroeste argentino exibirão suas atrações turísticas e apresentarão o primeiro vôo direto da Aerolineas Argentinas que une as cidades de São Paulo e San Salvador de Jujuy, com seus costumes milenares e suas paisagens singulares com colinas de cores que se espalham entre aldeias pitorescas que guardam belezas andinas ancestrais. Estarão presentes o seu Secretário de Turismo de Jujuy, Diego Valdecantos e o Coordenador de Inteligência de Mercado Gustavo Arévalos além da Diretora Executiva do INPROTUR Salta, Nadia Loza e Mariana Farjat D 'Alessandro, da Associação de Hotéis de Turismo de Salta. 

Pensa num bolo espetacular - Bolo da Madre - São José - SC







quarta-feira, 28 de março de 2018

NAVIO DE CRUZEIRO EM FLORIANÓPOLIS, EMBRATUR DESTACA RESULTADOS DE AÇÕES NO EXTERIOR

NAVIO DE CRUZEIRO EM FLORIANÓPOLIS, EMBRATUR DESTACA RESULTADOS DE AÇÕES NO EXTERIOR
  

No evento que marcou a chegada do MSC Preziosa – navio de cruzeiro com 4,3 mil passageiros e 1,3 mil tripulantes – a Florianópolis (SC) no sábado (24), Vinicius Lummertz fez um detalhado balanço das ações realizadas pelo Ministério do Turismo (MTur) e pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para atrair visitantes estrangeiros ao Brasil. 

Foto: Carlos Alberto Alves

“E os resultados estão aí: hoje o Banco Central divulga que batemos o recorde histórico de gastos de turistas do exterior para o mês de fevereiro, com US$ 611 milhões, o maior desde 1995”, anunciou em entrevista coletiva à imprensa, realizada pouco antes da solenidade de troca de placas que marca a primeira chegada de um navio de cruzeiro a uma cidade. 


DESTINOS BRASILEIROS SÃO APRESENTADOS AO TRADE ESPANHOL


Falando nisso, a Embratur aposta na realização de capacitações do trade nacional e internacional com o objetivo de atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil. Por meio do trabalho no exterior do Escritório Brasileiro de Turismo (EBTs), o Instituto possibilitou acesso a informações sobre destinos e atrativos do País a 35 agentes de viagens de Valência, na Espanha. O seminário foi promovido pela operadora espanhola Aném de Viatges, neste mês. Na apresentação, a Embratur enfatizou atrativos dos estados do Amazonas, Bahia, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, além da Rota das Emoções, Cidades Históricas de Minas Gerais e Foz do Iguaçu.


GNOCCHI DA FORTUNA INFINITY BLUE


Reza a lenda que comer gnocchi no dia 29 de cada mês atrai prosperidade. Com o intuito de fornecer mais do que boas refeições aos clientes, o Acqualina Bistrô acrescentou o prato ao seu cardápio. E, como manda a regra, a nova opção será sempre servida sempre no dia 29 dentro do restaurante do Infinity Blue Resort & Spa, em Balneário Camburiú (SC).


 Preparado pelo Chef Denilso Coelho, o Gnocchi Notte do Acqualina Bistrô é acompanhado por uma seleção de molhos especiais. Entre as opções estão Bolonhesa, Quatro queijos, Ragu de cordeiro, Molho de camarão, Molho de frutos do mar e crocante de parmesão, Pomodoro com manjericão e nozes e Tomate seco e muçarela de búfala. A iniciativa é mais uma preparada pelo empreendimento para estimular a área de Alimentos & Bebidas (A&B). Em 2017, por exemplo, essas ações deram resultado e a procura pelos restaurantes cresceu 140% frente a 2016.

O que existe de melhor para a hotelaria

ENCATHO & EXPROTEL - 50% DOS ESPAÇOS COMERCIALIZADOS


Reduto de bons negócios e muita visibilidade no meio, a Exprotel - Feira de Produtos e Serviços para a Hotelaria e Turismo já está no plano de ação de renomadas empresas do meio e também das que estão chegando no mercado. 


Para o Diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, o bom desempenho nas vendas vem de encontro ao atual momento econômico. "No Brasil como um todo os eventos tem crescido e ampliado seu número de expositores e área utilizada por cada empresa. Nesta edição já temos mais de 50% dos estandes comercializados, reforçando nossa confiança que a 31ª edição do Encatho & Exprotel será um grande sucesso, novamente batendo recordes", afirmou.

A melhor Páscoa - Fazenda Boqueirão - Resort de Campo - Ícone do Turismo Rural em Lages - SC

INTERNACIONALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO NO SUL DE SC E RS

Presidente Vinicius Lummertz apresenta a prefeitos e secretários de Turismo proposta que integra Sul e Serra catarinenses à Serra Gaúcha

Em palestra para prefeitos, vereadores e secretários de Turismo da Região Sul de Santa Catarina, na cidade de Tubarão, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, Vinicius Lummertz, lançou o desafio da internacionalização do projeto turístico regional e a sua integração com a Serra Catarinense e a Serra Gaúcha. A convite da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), Lummertz disse que “o programa básico para isso está pronto: é o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo na Região das Serras Gaúcha e Catarinense”, produzido pelo Ministério do Turismo. “A ideia de um amplo planejamento integrado não impede – pelo contrário, incentiva - que sejam construídos planos setoriais e que sejam desenvolvidas as ações que atualmente estão sendo feitas pelos municípios”, explicou o presidente da Embratur.


ANUÁRIO BRAZTOA 2018


A presidente da BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Magda Nassar, o lançamento da sétima edição do Anuário Braztoa 2018, estudo com dados inéditos do segmento das operadoras de turismo no país, mostrando, em números, o impacto do contexto econômico nacional e internacional no segmento de viagens de lazer e no comportamento do turista. O segmento de operadoras de turismo faturou R$ 12,22 bilhões em 2017, um crescimento de 8% em relação a 2016. “Esta é uma grande vitória e mostra o olhar atento e o esforço contínuo dos nossos associados em oferecerem ao mercado produtos cada vez mais exclusivos e conectados com os diferentes perfis de viajantes. Essas operadoras investem não só em novos produtos, mas em tecnologia, gestão e capacitação de seus colaboradores e da sua rede de distribuição, o que se reflete na qualidade dos roteiros ofertados”, comemora Magda Nassar, presidente da BRAZTOA.


Outro destaque que traz o Anuário está na demanda de embarques de passageiros para o exterior. Após dois anos seguidos de queda, o setor comemora crescimento de embarques (26%) e de faturamento (18%) no segmento. No total, 1,2 milhão de brasileiros embarcaram para o exterior em 2017, contra 954 mil em 2016.  A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.


EMBRATUR APONTA SOLUÇÕES PARA O TURISMO DO NORDESTE

Foto: Keiny Andrade/Folhapress

O Nordeste apresentou um aumento de 30% no número de voos internacionais no mês de março, em comparação ao mesmo período do ano passado. É o que afirmou Rafael Felismino, assessor de Gestão Estratégica da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), no “Fórum Futuro do Nordeste”, da Folha de S.Paulo, realizado em Fortaleza nesta quinta-feira (22). No entanto, o percentual corresponde apenas 5% dos voos que partem para outras regiões do País. “Essa região tem vocação natural para o turismo, não apenas por suas belezas naturais e rica cultura, mas também por seu povo trabalhador e hospitaleiro. A localização geográfica privilegia o Nordeste, que fica a poucas horas de importantes países emissores de turistas da Europa e dos Estados Unidos. É preciso superar desafios, melhorar estruturas e equipamentos, qualificar os serviços e aumentar a nossa conectividade aérea”, comentou Felismino. 

100% Lazer - João Pessoa - PB

De acordo com o assessor da Embratur, é preciso melhorar a qualificação de serviços e equipamentos, que ainda prejudicam a atração de turistas internacionais. "Nossos hotéis, parques, centros urbanos e praias precisam de maior qualificação para que possam, de maneira satisfatória, entregar serviços ao turista mais exigente. A qualificação dos profissionais em outro idioma ainda é um desafio para o Brasil", alertou. Rafael Felismino também lista como desafio interno a transformação da Embratur em uma agência aos moldes do Sebrae e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). "O recurso para promoção internacional está escasso. Sairemos do orçamento da União e teremos a possibilidade de captar recursos da iniciativa privada", acrescentou.


A Embratur trabalha em parceria com as empresas, com o objetivo de melhorar a conectividade aéreas para o Brasil, com foco em diversificação de destinos e diminuição de custos. “É preciso investir em ampliação da malha aérea e na captação de voos de baixo custo. O exemplo do Ceará, que tem trabalhado fortemente na promoção internacional e na ampliação da malha aérea, com a captação do hub AirFrance/KLM/Gol, deve ser seguido por outros estados da região”, informou o representante da Embratur no seminário. O evento, que contou com a participação de lideranças do trade turístico nacional, debateu problemas e soluções relacionados à Região Nordeste, em áreas como produção industrial, tecnologia, energia, infraestrutura logística e turismo.

Tambaú Hotel - João Pessoa - PB

BELLA DA SEMANA


Ela já trabalhou em muitos países. Desfilou e fotografou em lugares como Japão, Tailândia, Coreia, China, Turquia, Inglaterra, França, Itália, Portugal, Chile e México. Tudo isso em seis anos e esbanjando todo o seu talento brasileiro. Nesta quarta-feira, dia 28 de março, Bruna Magro volta ao Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) com fotos inéditas de seu primeiro ensaio nu, pronta para mostrar toda a sua experiência e desenvoltura no mundo da fotografia. Com 1,73 m de altura, a gaúcha de São Leopoldo começou a trabalhar como modelo quando tinha 13 anos e não parou mais. Bruna, que também adora esportes e já praticou de kite surfe a remo, é mãe de menino.


BOLO DE CENOURA TRUFADO

Bolo da Madre - São José - SC

Ele voltou!! O aclamado Bolo de Cenoura Trufado está de volta para deixar a nossa sua Páscoa mais especial!! Mas não esqueça de fazer a sua encomenda, não deixe pra última hora. 

A melhor água termal do Brasil - Os prêmios conquistados seguidamente garantes a qualidade do Hotel Termas em Gravatal - SC