REDE HOTELEIRA DE FLORIANÓPOLIS SE MODERNIZA PARA RECEBER TURISTAS DE NEGÓCIOS
O turismo de negócios é um motor importante para a economia de Florianópolis. A Capital catarinense, principalmente nos meses de baixa temporada de verão, deve a este setor a movimentação da rede hoteleira e de serviços. De acordo com um levantamento realizado pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares houve incremento na taxa de ocupação de leitos na área central da cidade em abril com relação ao mesmo período do ano passado. Com o objetivo de atender essa demanda os estabelecimentos da região adequam a estrutura para receber eventos.
O levantamento realizado pelo Sindicato HRBS de Florianópolis mostrou que a ocupação média dos hotéis na Capital em abril se manteve com relação ao mês em 2018, girando em torno de 54,44%. Na região central, no entanto, houve crescimento no comparativo: 66% este ano contra 63% do ano anterior. De acordo com o Floripa Convention & Visitors Bureau apenas no último ano foram captados eventos que deverão aquecer a economia da Capital em R$ 63 milhões até 2022.
Não deixe para depois. Hotel Fazenda Boqueirão. Escolha um feriado, um final de semana antes que todos fiquem lotados durante a melhor temporada na Serra Catarinense. Durante a semana tem descontão!
FLORIPA, CAOS DA MOBILIDADE URBANA
A Associação Catarinense de Engenheiros – ACE em conjunto com o Comitê Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis – COMDES realizaram o evento Seminário de Transporte, Logística e Mobilidade Urbana: MOBILIDADE FLORIPA 2019. Neste evento as Associações Comerciais e Industriais e as Câmaras dos Dirigentes Logistas da Grande Florianópolis assinaram um manifesto intitulado “O Caos da Mobilidade Urbana” onde repudiam com veemência a situação caótica da mobilidade urbana da Grande Florianópolis e os prejuízos que a sociedade e essas entidades sofrem em sua rotina, com constantes quedas nas vendas, qualidade no atendimento e lucratividade devido a perda de tempo que todos sofrem no dia a dia. O que o prefeito fez nas principais ruas de Floripa, começando pela Esteves Junior é coisa de quem está ruim da cabeça. O puxadinho na via expressa sem ciclovia realmente é coisa de quem não sabe governar. Download da Carta
CÂMARA VETA COBRANÇA DE BAGAGENS AÉREAS
Finalmente à Câmara dos Deputados aprovou nesta 3ª feira, 21, a Medida Provisória 863, que permite até 100% de capital estrangeiro nas empresas aéreas, cuja limitação anterior era de até 20%. Finalmente o consumidor foi privilegiado com a proibição da cobrança pelo despacho das bagagens que em tempo algum demonstrou que o preço das passagens aéreas caíram, muito pelo contrario. Somente com este item, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, a receita da Gol, Latam, Azul e Avianca com bagagem foi de R$ 523,4 milhões.
O valor é mais do que o dobro em relação ao ano anterior, quando a cobrança começou a ser implementada. Portanto, nas linhas domésticas, os passageiros passam a ter direito a uma mala de até 23 kg nas aeronaves acima de 31 assentos – a mesma existente à época em que a Anac, que trabalha contra o consumidor, editou resolução permitindo a cobrança. Já as companhias aéreas de todo o mundo arrecadaram US$ 28,1 bilhões em 2018 com cobrança de taxas sobre malas. O estudo da consultoria IdeaWorksCompany, em parceria com a CarTrawler, avaliou o balanço financeiro de 175 empresas.
Após essa ótima decisão o projeto seguiu para análise do Senado que atendeu ao clamor dos eleitores e aprovou o veto a cobrança famigerada do despacho de bagagens, que só fez engordar as contas bancárias das aéreas e esvaziar nosso bolso. A desculpa de que as passagens aéreas ficaram mais baratas sempre foi uma tremenda mentida.
Medidas provisórias têm peso de lei e são editadas pelo presidente da República. Vale lembrar que jamais qualquer companhia aérea vai perder com a "não" cobrança do despacho de uma bagagens. De fato elas nunca foram gratuitas. Tolo é quem acreditava de fato que era "grátis".
E quem achava que isso iria prejudicar as aéreas internacionais de virem para o Brasil, pode tirar o cavalo da chuva. A companhia aérea marroquina Royal Air Maroc já alterou a sua franquia de bagagens nas rotas com destino ao Brasil. O novo modelo começou a ser aplicado no dia 15 deste mês e vale para as classes econômica e executiva. Agora, o passageiro da classe econômica poderá despachar 2 malas de até 23kg cada. Para os bilhetes da classe executiva, a nova franquia permite despachar 3 malas de até 23kg cada. De acordo com a companhia, os clientes Safar Flyer Silver, Gold e Ambassador têm direito a uma mala extra, também com o limite de 23kg cada. A Royal Air Maroc afirma que os bilhetes comprados até o dia 14 de maio terão a franquia anterior honrada. Ela permitia o despacho de 2 malas maiores, com capacidade de até 32kg cada.
Travel Ace. Não embarque sem seguro. Garantia de uma viagem tranquila.
AIR EUROPA IRÁ OPERAR VOOS DOMÉSTICOS NO BRASIL
Além da cia marroquina, a Air Europa também irá operar a partir de agora nos voos doméstico do Brasil. A informação é da Diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil que aprovar a concessão de exploração de serviço regular de passageiros à Globalia Linhas Aéreas Ltda, grupo que administra a Air Europa. Trata-se portanto da primeira aérea internacional a solicitar outorga para constituição de empresa com 100% de capital estrangeiro em operação regular de passageiros no país.Publicada nesta quarta-feira (22), a concessão da empresa ocorreu na vigência da MP nº 863, que permite o investimento de até 100% de capital estrangeiro em empresas aéreas.
Com o Brasil sendo um dos principais mercados em potencial para a Air Europa, o diretor de Desenvolvimento Internacional da Globalia, Lisandro Menu-Marque, afirma que a companhia acompanha com muito entusiasmo a entrada que será firmada no setor aéreo brasileiro. “Encaramos com muita seriedade a importância deste primeiro passo tão expressivo para ambos, o Brasil e a nossa empresa, e reafirmamos o compromisso de uma jornada de muito trabalho e muito estudo para alcançar um plano de negócios que seja exitoso. O interesse no mercado brasileiro é uma pulsante e esperamos contribuir para o crescimento do setor no país”, reiterou.
WIFI A BORDO
A GOL que logo logo também irá cobrar pelo ar que respiramos a bordo, resolveu liberar o wi-fi a bordo para o uso de WhatsApp, Facebook Messenger e iMessage a desde o último dia 22. A tecnologia poderá ser acessada por meio do pacote exclusivo para mensagens do Gol Online, a plataforma de conectividade e entretenimento da aérea. A Gol reitera que, após a aquisição gratuita do pacote de mensagens, não será possível realizar a conexão em outro pacote no mesmo dispositivo. Para usar outros serviços, como acesso aos navegadores, redes sociais e demais funcionalidades da internet, será necessário adquirir outros tipos de pacotes, que você pode checar clicando aqui.Além disso essa "gratuidade" é por apenas 30 dias. O serviço é válido para as 93 aeronaves da Gol que contam com wi-fi, de um total de 121. A meta da companhia é equipar toda sua frota com a tecnologia até o fim deste ano.
PRATAS THERMAS RESORT NA BNT MERCOSUL
O melhor resort do águas termais do Oeste catarinense esteve presente na 25ª edição da BNT Mercosul, uma feira que reuniu profissionais de turismo para a realização de negócios entre FORNECEDORES e COMPRADORES do BRASIL e da AMÉRICA DO SUL, criando um cenário ideal para quem pretende divulgar destinos, fechar negócios e fazer contatos comerciais.
O Pratas Thermas e sua equipe mostraram suas potencialidades que é abastecida com água mineral vindo direto da fonte, classificada como Alcalina Bicarbonatada-Sulfatada e Sulfurosa, composta por minerais indicados no tratamento de problemas respiratórios, gastrite e moléstias de pele, por serem bastante alcalinas. A temperatura é de 36º a 38º.
Segundo o CEO do hotel, Fabio Souza: "O uso de águas termais para curar os males do corpo faz parte dos registros da história do homem e, já era hábito na vida dos gregos e dos romanos, antes mesmo do nascimento de Cristo. Banhos de imersão, banhos localizados, jatos de duchas direcionados, vaporização, imersão em piscinas são algumas das modalidades do termalismo e do nosso empreendimento".
Já de acordo com a Gerente Geral, Rosi Tavares: "De modo geral as águas termais atuam na diminuição de dores e tensões musculares, normatização da pressão arterial, melhoria do sono, redução do nível de estresse e ansiedade. Além disso, as águas do resort deixam a pele mais bela, aumentam o vigor físico e auxiliam na perda de peso. Durante toda estadia as águas estarão presentes em grande parte do seu dia a dia dos nossos hóspedes, por isso é importante mostrar aos agentes de viagem e ao trade de turismo que nossas águas foram estudadas por professores da Universidade Federal de Santa Catarina, e que desta forma estamos garantindo qualidade e bem-estar aos nossos clientes, e a BNT Mercosul é o lugar perfeito para isso", conclui.
ESCOLA DE GASTRONOMIA VAI IMPULSIONAR TURISMO NO OESTE
Fabio Souza também adiantou que, buscando tornar-se referência no turismo de lazer, a região Oeste por meio da Região Vale das Águas tem buscado promover ações que fomentem o setor, uma delas é a capacitação daqueles que estão na linha de frente do atendimento aos turistas brasileiros e estrangeiros. Para isso, inicia na próxima segunda-feira (27), a primeira Escola de Gastronomia do Oeste, ministrada pelo chef internacional Sérgio Miranda, que funcionará no Pratas Thermas Resort, em São Carlos.
Oferecer capacitação e formação em gastronomia, gerando empregos e qualificando ainda mais a rica culinária da região, esse é um dos objetivos da escola que formará profissionais para atuarem no setor da alta gastronomia. O curso é aberto ao público e será divido em módulos de acordo com a necessidade de cada inscrito, formando desde de cozinheiros amadores, aquelas pessoas que querem melhorar o modo de cozinhar em casa, a renomados chefs de cozinha. “Um arroz com ovo pode se tornar um prato gourmet, dependo da apresentação que se faça, do modo de preparo e dos temperos que você utiliza”, diz Miranda.
Miranda destaca ainda que a matéria-prima local será muito aproveitada no curso. Com forte influência da gastronomia alemã, a região possui alimentos e temperos típicos que serão utilizados na elaboração dos pratos. “Aprender as técnicas de como e quando utilizar um tempero, diz muito no resultado final de um prato. É isso que queremos ensinar”, explica.
Entre os módulos, haverá ainda uma aula prática de visita a um mercado, onde os participantes irão efetuar compras escolhendo os melhores cortes de carnes, identificando a qualidade dos alimentos. Além disso, boas práticas na cozinha para estar a contaminação de alimentos, trabalho em equipe e como organizar o tempo na cozinha, também serão atividades trabalhadas no curso. Os interessados devem procurar a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC). Bolsas de estudos também estão sendo ofertadas. Mais informações no número (49) 3325-4377.
Tomato Cucina & Vino - O melhor endereço gastronômico italiano em Florianópolis, ali na Lagoa da Conceição
BNT MERCOSUL CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 25 ANOS COM GRANDE PRESENÇA DE PÚBLICO
Foram dias intensos e cheios de gratidão ! 25 anos fazendo a BNT e reunindo pessoas especiais que fazem parte desta história. Obrigado SC por me acolher e obrigado aos empresários e líderes de todo país por acreditarem nas minhas ideias sobre o Brasil como destino turístico. Agora recarrego minhas energias nos braços dos que me acolhem e me amam ... assim me preparo para novos desafios na vida ! Amo isso ! #bnt25anos
A BNT Mercosul realizou a 25ª edição do evento neste final de semana, dias 24 e 25 de maio, em Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero World. Durante os dois dias, a feira contabilizou 5.522 acessos, sendo 149 operadores e 33 grupos de Famturs. O evento que mais promove o turismo brasileiro contou com 350 marcas expositoras e recebeu profissionais qualificados de 306 cidades brasileiras e 36 estrangeiras. O Business Center foi um dos destaques da feira. Realizado este ano no Hotel Sibara Flat e Convenções, contou com 40 operadoras e totalizou 1.440 contatos comerciais. Entre os presentes, estiveram representantes de empresas como CVC, Azul Viagens, LATAM e Fly Tour. A rodada de negócios possibilitou novas parcerias e negociações entre operadores e expositores.
As salas de capacitações para agentes de viagens também foram destaques na feira, com uma diversidade de temas e destinos turísticos de todo o país: Blumenau, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraupebas, Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco, Unipraias e Ministério do Turismo. As capacitações envolveram 3.321 profissionais de turismo.
Geninho Goes e a Presidente da Santur Flavia Didomênico
Para o diretor da BNT Mercosul, Geninho Goes, a qualidade do evento reflete no sucesso da BNT: “O evento divulga destinos brasileiros para agentes qualificados, isso garante a credibilidade da feira e a movimentação de diversos setores da economia interna. Nós queremos que brasileiros e estrangeiros reconheçam serviços, produtos e atrações do nosso país que é diversificado e tem muito a oferecer”, pontua. A BNT Mercosul 2019 contou com a participação do Ministério do Turismo, Santur, Governo do Estado de Santa Catarina, Município de Itajaí, Município de Balneário Camboriú e Beto Carrero World. Além de participações especiais como Parauapebas, Parque Unipraias, Prefeitura de Blumenau, Associação das Hospedarias Domiciliares de Fernando de Noronha, Hotel Sibara, Governo do Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo e Município de Penha.
Em 2020, o evento tem data marcada para os dias 29 e 30 de maio. Acompanhe a BNT nas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Este jornalista é convidado do evento, hospedando-se no Bhally Hotel, excelente, e ainda foi homenageado, sendo contemplado com uma credencial vitalícia da BNT Mercosul. Recebi com muita honra do próprio Geninho Goes, CEO do evento e um grande amigo de longa data. Muito obrigado Geninho, nos vemos no Festival das Cataratas. Veja aqui todas as fotos do 1º dia de Feira e do 2º dia de Feira.
Hotel Bhally- Balneário Camboriú - SC
BRAZTOA SOB NOVA DIREÇÃO
Novo Conselho de Administração Braztoa ao lado da CEO, Monica Samia
Reunidos em assembleia na última quarta-feira (22 de maio), as empresas associadas à BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) elegeram seu novo Conselho de Administração para o biênio 2019/2021. Roberto Haro Nedelciu, da Raidho Viagens, foi eleito Presidente. O empresário, que faz parte do Conselho da entidade desde 2015, atuará ao lado dos Vice-Presidentes, Frederico Levy (Interpoint Viagens), Estela Farina (Norwegian Cruise Line), Marina Figueiredo (Pomptur) e Celso Garcia (CI – Central de Intercâmbio).
Magda Nassar e Roberto Haro Nedelciu
“O foco é continuar o excelente trabalho feito pela Magda Nassar que, inclusive, estará ao meu lado nesse começo em diversas ocasiões, sempre priorizando e valorizando as associadas e operadoras. Com esse novo grupo, buscamos ter pessoas de diferentes perfis, que se complementem. Acredito que essa pluralidade de atuações e pensamentos possa enriquecer ainda mais as ações e estratégias da Braztoa. Além de mim, o conselho é composto por duas mulheres e dois homens com conhecimento em turismo de experiência e aventura, intercâmbio, cruzeiros, nacional e internacional. A ideia é unir cada vez mais a experiência à juventude para ter um olhar constantemente revitalizado sobre o Turismo", disse Roberto Haro Nedelciu, Presidente da BRAZTOA.
Equipe Braztoa
Durante o evento, Magda Nassar, que esteve na liderança da entidade desde 2015, fez um balanço de sua gestão e disse que deixa o cargo com o sentimento de missão cumprida e com a expectativa de fortalecimento dos associados durante a próxima gestão. "A Braztoa está no lugar onde deveria estar. A gente faz realmente a diferença no mercado em todos os segmentos em que atuamos. É o início de uma nova gestão, não de uma nova Braztoa, e sinto que deixei minha missão cumprida. Tenho orgulho de onde a entidade chegou com o trabalho de todos que fazem parte dela", completou Magda Nassar.
O local mais acolhedor de Fraiburgo já está com as portas abertas para você que quer fazer um encontro pós-expediente. O ambiente é ideal para todos os públicos. Todos os dias, das 18 às 20 horas, o público curte chopp em dobro no bar do hotel. Aliás, é válido dizer: entre as variedades de chopps, o Hotel Renar oferece chopp de maçã, que você não pode deixar de experimentar. Além disso, o cardápio de bebidas tem cervejas variadas, whiskies, licores e outras diversas opções de drinks clássicos como caipirinhas, coquetéis e muito mais. Para acompanhar o cardápio traz porções como, por exemplo, taboas de frios, porção de fritas e isca de frango/peixe.
A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA PARA O TURISMO
Durante três dias, o XI Congresso Brasileiro de C&VBx destacou os temas importantes do turismo nacional, abordados por líderes e especialistas. O Brasil Convention, que realizou o evento, tem por objetivo desenvolver o turismo nacional como importante fonte econômica para o país, gerando aumento de receitas, de arrecadação fiscal e de empregos. Alexandre Sampaio Abreu, presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, foi um dos convidados e também representou a CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, entidades que apoiaram o congresso, Sampaio falou sobre a qualificação de mão de obra para o turismo e citou a qualidade da formação profissional propiciada pelas escolas do Sistema S, o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica. Entre elas, Senac, Sesc e Senai. Ao realizar o XI Congresso Brasileiro de C&VBx em um dos auditórios do Congresso Nacional, o Brasil C&VB demonstra a sua credibilidade junto ao setor e promove a integração da iniciativa privada e os poderes constituídos.
Galeto Di Paolo. "Apelas" o melhor galeto do Brasil. Ali em Itapema, em frente a PRF.
11º FESTIVAL DA CULTURA E GASTRONOMIA DE GRAMADO
Foto Cleiton Thiele/SerraPres
Cultura e Gastronomia de Gramado já começa a tomar forma. Comida de rua, festins, música, oficinas e workshops estarão mais uma vez na programação do evento que este ano será mais longo e acontece de 5 a 22 de setembro. Realizado pela Gramadotur em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) - Região das Hortênsias, o festival já tem alguns dos restaurantes confirmados para ocupar as bancas de comida de rua, perfumando e colorindo o centro da cidade. Serão diferentes opções de pratos, doces e salgados, com preço único. Já estão confirmados até o momento: Josephina, Colosseo, Il Piacere, Bistrot Pastasciutta, Nonno Mio, Belle Vitrine, Malbec, Casa Di Pietro, Nonno Mio Fast Gourmet, Boreal, San Tao, Vitobella, Cantina Pastasciutta, Esperienza Bistrot, Casa da Madre Gourmet, White Fly e Divino. Cada um deles irá apresentar um prato inspirado na gastronomia do Chile, país convidado desta edição. Em 2018, o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado cresceu 17% em relação ao ano anterior. Foram 20 mil pratos vendidos nas 20 estações de comida de rua e mais de 1.600 taças oficiais.
Meat Shop - Jurerê Internacional
Leia ainda: 25ª BNT Mercosul – Costa Verde Mar é a capital do turismo nacional
Bolo da Madre São José - SC. Todo dia tem uma promoção.
Leia ainda: 25ª BNT Mercosul – Costa Verde Mar é a capital do turismo nacional