sábado, 21 de fevereiro de 2009

NA PASSARELA


Enquanto o Brasil samba, nossos representantes que integram a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul aprovaram, por 9 votos a favor e 4 contra, a entrada da nada democrática Venezuela no bloco dos neo-comunistas. Para que aconteça a adesão definitiva do país de Chávez no Mercosul só falta a votação na Comissão de Relações Exteriores e no plenário. Ou seja: um páreo corrido, a considerar que o governo Lula tem maioria dos votos do Parlamento. Portanto se admite e sugere que os países membros vivam sob o maravilhoso regime de ditadura. Pronto, não há mais razão para ficar falando no Foro de São Paulo ou Unasul. É tudo a mesma coisa. Viva o comunismo!

CPFM

Segundo o IBPT - Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário -, a nossa carga tributária subiu, em 2008, apesar da extinção da CPMF. Chegou a 36,54% do PIB (e tem dementes que querem a volta dessa maldição). Um verdadeiro escândalo. Pensando bem, se a crise global se deu por excesso de crédito concedido, a nossa grave crise interna acontece pelo absurdo excesso de carga tributária. Deu para entender? E as reformas não acontecem, é tudo bla bla bla...

EXONERADOS


Foram exonerados 1000 cabos eleitorais, aliás, funcionários do governo da Paraíba. Isso aconteceu no mesmo dia em que José Maranhão (PMDBista da turma do coronel Sarney) assumiu o governo, no lugar do tucano Cássio Cunha Lima, cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral. As exonerações atingiram todos os cargos comissionados ou de funções gratificadas, incluindo todo o secretariado do governo anterior. Saíram 1000 e em alguns dias entrarão uns 2000, só que da turma dele, já que duvido que tenha sido alguma contenção de despesas ou vergonha na cara. Muito pelo contrário.



NA ARGENTINA


Os produtores argentinos resolveram bater o pé novamente e anunciaram nova greve contra as decisões governamentais desastradas da política agrícola da presidente Cristina Kirchner. Será apenas um aviso de cinco dias. Se não mudar a política, as coisas irão piorar, e muito, a exemplo da vez passada com a ajuda inconteste da população. Se fosse aqui no Brasil... Ihhh, me esqueci, aqui temos carnaval e oba-oba...

GASOLINA


Com toda a queda do preço no petróleo e com toda a produção recorde da Petrobrás, alardeada aos quatro ventos, o Lobão, ministro de Minas e Energia, disse que a Petrobras deverá reduzir o preço da gasolina. A cara de pau, a sacanagem disso tudo é que, se isso vier a acontecer, será somente no final do ano, isso se o preço do petróleo continuar caindo. Pelo amor de Deus, será que ele está querendo ganhar uma bola de cristal? Melhor ele ficar bem quieto. Ele de boca fechada poderá passar uma impressão de pessoa inteligente. Já dizendo asneiras todos saberão da sua completa incompetência.

ALGUÉM EXPLICA?

Meu amigo Curt Nees, de Jaraguá do Sul está com um nó na cabeça. Diz que não entende mais nada. "O TSE cassou o mandato do Cássio, da Paraíba, e entregou o governo pro Maranhão. O Ivo, de Rondônia, está na berlinda. O TSE ainda não se decidiu, ou seja, não sabemos se o tribunal já Cassol ou não. O Lago, do Maranhão, corre o risco de perder para Roseana, filha do dono de meio Maranhão, e que se elegeu pelo Amapá. Outro que corre o risco, me alerta um amigo chegado, é Luis XV. Perguntei: - Luis XV? Não entendi! E ele, de bate pronto: - Luiz Henrique, do PMDB, do 15, manja? E, se não bastasse, alguém Deda um tal Marcelo, e mais dois vizinhos: José Anchieta, de Róraima - isso mesmo, com acento no Ó (ou você já (ou)viu algum jornalista, algum repórter, pronunciar Rôraima?), e Waldez Góes, do Amapá, terra de Sarney, dono, dizem, da outra metade do Maranhão... também!" Fui!!!... ver se alguém me arranja um lexotan. E me explica OqueÉque tá pegando!

VÍRUS

Saindo da virulência governamental, três vírus ainda inexistentes no Brasil podem estar desembarcando por aqui segundo alerta feito pelos pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas, Rodrigo Nogueira Angerami e Luiz Jacintho da Silva, os quais vêem com apreensão a disseminação, em países com os quais o Brasil mantém fluxo intenso de pessoas e produtos, dos vírus chikungunya, do Nilo Ocidental, e da dengue tipo 4. Segundo eles, que lançaram no ano passado o livro "Viroses Emergentes no Brasil", basta uma pessoa contaminada por um desses vírus entrar no País para que o risco se torne concreto, pois os vetores responsáveis pela transmissão dos mesmos são abundantes em vários locais do País. O chikungunya causa uma doença similar à dengue clássica, e é transmitido pelo Aedes aegypti e pelo Aedes albopictus, também comum no País. Já os sintomas do vírus do Nilo Ocidental não costumam passar de um quadro febril, mas a doença pode evoluir para encefalite e até matar.

E TEM MAIS

Outra doença que vem se disseminando silenciosamente, segundo infeciologista que conversei neste feriadão é a leishmaniose ou leishmaníase, vulgarmente conhecida como a úlcera de Bauru. A danada é de difícil prognóstico e é transmitida ao homem pela picada de mosquitos palha ou birigui. No Brasil existem atualmente seis espécies de Leishmania responsáveis pela doença humana, e mais de 200 espécies de flebotomíneos implicados em sua transmissão. Trata-se de uma doença que acompanha o homem desde tempos remotos e que tem apresentado, nos últimos 20 anos, um aumento do número de casos e ampliação de sua ocorrência geográfica, sendo encontrada atualmente em todos os Estados brasileiros, sob diferentes perfis epidemiológicos.

CASOS

Para se ter uma pequena idéia, até 2003, ocorreram 523.975 casos e, em sua maior parte nas regiões Nordeste e Norte do Brasil. A leishmaniose também pode afetar o cão ou a raposa, que são considerados os reservatórios da doença, descoberta pelo médico-sanitarista Thomaz Corrêa Aragão. Existe um país onde a contaminação é quase que geral e irreversível tamanha a imundice por lá.

AGIOTAGEM

Fiquem atentos; segundo decisão da 4ª Turma do STJ, as empresas de factoring não são instituições financeiras e estão restritas a cobrar 12% de juros remuneratórios ao ano em seus contratos. O relator do recurso, ministro Aldir Passarinho Junior, aplicou a regra prevista na denominada Lei de Usura, que limita a cobrança. O ministro destacou que uma empresa de factoring não é uma instituição financeira, pois não capta recursos de depositantes e, para seu funcionamento, não se exige autorização do Banco Central. Cobrar mais é pura agiotagem.

MAGISTRADOS


A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) promove, no próximo dia 14, cerimônia de posse da nova diretoria (gestão 2009/2012), na sede social da associação. Assume o comando da entidade o juiz Paulo Ricardo Bruschi, eleito no dia 6 de dezembro de 2008, juntamente com os magistrados Sérgio Luiz Junkes (1º vice-presidente) e Írio Grolli (2º vice-presidente). O novo presidente diz estar desde já disposto a trabalhar em prol do fortalecimento e valorização da magistratura catarinense. “Passado o calor do embate eleitoral, espraia-se a perspectiva da posse. Ela traz em si, é inegável, o anseio de pôr em prática as idéias e ideais expressos aos colegas na disputa associativa.", destaca o juiz Paulo Bruschi.


Clique aqui e descole uma aula gratis


ESMESC


A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina – ESMESC oferecerá dois cursos, com previsão de oferecimento nos meses de março e abril/2009. O 1º é a Revisão Intensiva para o Concurso da Magistratura Catarinense e o 2º Português para o Concurso da Magistratura Catarinense. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail secretaria@esmesc.org.br, até o dia 02 de março. Para mais informações, o telefone é (48) 32313045.

SERRANO MUSIC FEST


Termina no próximo sábado dia 28 de fevereiro a temporada de espetáculos e shows, que acontecem dentro do projeto Serrano Music Fest um Show de Verão no Serrano Resort em Gramado. A programação que teve inicio no dia 15 de janeiro ofereceu para o público espetáculos e shows temáticos e artísticos de pura beleza, encantamento e altíssimo nível, que normalmente são apresentados nos cruzeiros da CVC, entre eles: A Hora do Choro, Chega de Saudade, Brasil, Um Século de Show e Cine Broadway. Todos com amplo repertório musical e de figurino, que foram cuidadosamente elaborados para esta temporada.


Para o Diretor executivo do Serrano Baltazar Saldanha o resultado foi excelente, pois o objetivo foi alcançado, oferecer uma programação especial para hóspedes especiais. Os hóspedes ganharam, o Serrano ganhou e Gramado também, já que os espetáculos são gratuitos e abertos a comunidade em geral. O Serrano Music Fest tem patrocínio de Bradesco Prime e apoio da Vinícola Aurora, Caracol Chocolates e Turistur.

TRANSATLÂNTICOS


O município de Itajaí receberá 1690 turistas, vindo por meio dos navios cruzeiros, que aportam no Píer de Atracação Turística. Neste sábado, 21, a cidade recebe o navio transatlântico Grand Celebration, cuja tripulação é de 622 pessoas e 742 passageiros. Já para o dia 25, próxima quarta-feira, é a vez do navio Silver Cloud aportar no Píer. Com ele estarão chegando à cidade 250 passageiros e 150 tripulantes. Todos os visitantes serão recepcionados na Praça Vidal Ramos, localizada no centro de Itajaí. Os dois transatlânticos cumprem o roteiro de viagem com escalas programadas no Rio de Janeiro, Santos, Montevidéo (Uruguai), Punta Del Este (Uruguai). Segundo informações colhidas pela FITUR, a temporada de transatlânticos segue até o mês de abril. Cerca de 33 mil turistas são aguardados em Itajaí. Um aumento de 10% em relação à temporada 2007-2008.

CHOPPADA


A Choppada da ESAG é a maior festa universitária do Sul do Brasil. Um evento com 20 anos de tradição feito pelo Diretório Acadêmico. Neste semestre a festa acontecerá dia 4 de Abril, na arena externa do Centrosul a partir das 15h. O valor dos ingressos do primeiro lote são: R$15,00 feminino e R$20,00 masculino. O festival de Bandas será composto por: Eletrônico (Dj Robson - Bali Hai); Pagode (Em cima da hora); Sertanejo (João Lucas e Léo); Funk (Dj Bruno Menezes). Mais informações com a Isabella (48) 9628-0588.

SUNSET

O estilo atemporal e cosmopolita da Lilly Sarti encanta. Comandada pelas irmãs Lilly e Renata Sarti, a grife pode ser encontrada em Florianópolis na Santella, no Shopping Iguatemi. E faz uma apresentação especial nesta segunda-feira, 23 de fevereiro, em pleno clima de Carnaval. Durante um sunset que começa cedo, a partir das 16 horas, a Lilly Sarti vai para a passarela montada especialmente no Café de La Musique, em Jurerê. E revela porque tem feito tanto sucesso especialmente entre consumidores com boa informação de moda.