quarta-feira, 8 de maio de 2013

GUARDA NACIONAL



GUARDA NACIONAL
 

Na maior cara de pau, no apagar das luzes de março, na escuridão da podridão do palácio das maracutaias, foi publicado um decreto no Diário Oficial da União que alterou a criação da Força Nacional de Segurança, a pretexto de apoiar a fiscalização e “combater crimes ambientais”. Mas a missão da “Companhia de Operações Ambientais” abre um perigoso precedente, segundo alerta o advogado João Rafael Diniz, da ONG Repórter Brasil. A inspiração autoritária do decreto atenta contra o princípio federativo. À semelhança das milícias bolivarianas de Hugo Chávez na Venezuela, a tropa dispensa autorização judicial ou pedido do governador local. Pelo artigo 4º do decreto 7.957/2013, governador ou ministro pode pedir intervenção, ferindo de morte o pacto federativo. Pela Constituição, cabe aos governos, através das PMs, a preservação da ordem pública. À Força Nacional só “casos excepcionalíssimos”. Coisas de bandoleira, ex-guerrilheira, marionete...
 
TELEFONIA CELULAR
 

Cada vez pior ! O índice de satisfação do usuário referente a 2012, divulgado pelo cabide de empregos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mostra uma piora na avaliação dos serviços prestados pelas concessionárias, em comparação com a última pesquisa feita em 2002. Em relação à telefonia fixa residencial, a nota foi 58,9 contra 72,1 da em 2002 . O serviço de telefonia pública (orelhões) foi o pior avaliado: recebeu nota 19,4, muito abaixo da avaliação de 2002 (44,6). A TV por assinatura também é outra porcaria e foi avaliado com a nota 56,5 ante nota de 68,2 em 2002. E você tem esperança que alguma coisa vai mudar? Calo que vai! Diante do cartel, vai melhorar pra eles e piorar pra nós.
 
SEPARAÇÃO DE BENS

Segundo o desgoverno petralha e de acordo com as últimas notícias, a Legislação Trabalhista está sofrendo mudanças e o empregado doméstico passará a ter os mesmos direitos que qualquer outro trabalhador.... Assim, o empregado doméstico passará a ter direito a férias, décimo-terceiro salário, jornada de 8 horas diárias, horas extras, adicional noturno, descanso semanal, férias remuneradas e acrescidas de 1/3, aviso-prévio, seguro desemprego, Fundo de Garantia. Em consequência, já se fala que o casamento com separação de bens irá acabar, pois será melhor para a mulher ser empregada do marido do que estar casada com ele. A tendência será as mulheres pedirem o divórcio e passarem a ser empregadas domésticas.

 
Atualmente, numa separação do casal, a mulher casada com separação de bens sai do casamento com "uma mão na frente e a outra atrás", ao passo que se ela for empregada e levar um "pé na bunda", terá direito a aviso-prévio, Fundo de Garantia e Seguro Desemprego. E quando dormir com o "patrão" somará horas-extras. E, elas receberão um dinheiro mensal, ficando livres de marido "mão-de-vaca". A situação da mulher não irá melhorar? E bastará colocar relógio-ponto na cozinha e câmeras gravando dentro de casa, para o caso de alguma ação trabalhista. Realmente, o governo do PT é genial. Além de que o que tem de empregada perdendo emprego não é brincadeira, pois como quer o governo os custos tributários dobram e, somente por conta dos tributos, o sujeito poderia ter duas empregadas e não apenas uma.
 
GOAL TO BRAZIL
 

Depois de passar por países como Chile, Colômbia, Canadá, Argentina, França, Portugal, Itália, Espanha, México, Alemanha, Inglaterra, Uruguai e Peru, a Secretaria de Turismo de Pernambuco por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) participou na Cidade do México, de mais uma edição do Workshop Goal to Brazil. Pernambuco mostrou suas potencialidades turísticas por meio de divulgação do vídeo e material promocional para cerca de 150 profissionais. Já nesta quinta-feira (9), dando encerramento ao projeto, o Estado participa do Workshop, em Nova Iorque, Estados Unidos. O Goal to Brazil é produzido pela Embratur e tem como objetivo divulgar as 12 cidades-sede da Copa de 2014. Com o formato de workshops, o evento conta com um salão dedicado as cidades.  Em março Recife foi cidade sede e mostrou toda a cultura local através do Balé Cultural de Pernambuco e sua gastronomia foi representada pelo Chef Joca Pontes e da tapioqueira Dona Bia.

 
TAILÂNDIA & FESTURIS
 
Marcus Vinicius Rossi e Marta Rossi apresentaram o festival ao embaixador Tharit Charungvat em recente visita à embaixada, em Brasília
 
Mais um destino asiático deve fortalecer a presença internacional no Festival do Turismo de Gramado. Uma delegação da Embaixada da Tailândia estará em missão no Rio Grande do Sul e visitará a cidade da Serra gaúcha a partir do dia 23 de maio, ocasião em que será recebida pelos diretores do evento e pela administração municipal. A comitiva é formada pelo embaixador Tharit Charungvat e sua esposa, Vithu Charungvat; conselheiro comercial do Escritório da Tailândia em São Paulo, Natthapong Senanarong; assessor do embaixador, Samran Ruenreang; e funcionário do Escritório Comercial da Tailândia, Emerson Nakandakari. A possibilidade de trazer os atrativos tailandeses para o festival se fortaleceu a partir de uma visita que os diretores do Festuris, Marta Rossi e Marcus Vinicius Rossi, fizeram ao embaixador Charungvat, em Brasília, no final de abril, quando apresentaram o evento a ele. “A partir deste encontro, surgiu o convite para que visitassem Gramado, o que acontecerá entre os dias 23 e 24. O embaixador cumprirá agenda oficial com o prefeito Nestor Tissot e demais autoridades, seguida de coletiva de imprensa e visitação a pontos turísticos e culturais da Região das Hortênsias”, comemora Marta.


 
O DESTINO

A Tailândia atingiu, em 2012, o melhor resultado de sempre na história do turismo ao ultrapassar, pela primeira vez, a marca de 22 milhões de turistas. Segundo os dados fornecidos pelo Ministério do Turismo e Desporto do país, houve crescimento de 16% em relação a 2011, com um total de chegadas de 22.303.065 de todo o mundo. O número de turistas para a Tailândia foi surpreendente e alcançou números nunca antes vistos. Comparando com 2011, o crescimento do número de pessoas do Leste da Ásia foi de 20,84 %; da Europa, 10,12%; do continente americano, 13,40 %; do Sul da Ásia, 11,36%; da Oceania, 12,13%; do Médio Oriente, 0,58%; por fim, do continente africano, 17,36%. A simpatia do povo da Tailândia, antigo Sião, torna-a conhecida como a “Terra do Sorriso”. Bangcoc é a capital e também a maior cidade tailandesa, com cerca de 12 milhões de habitantes. A maior parte da população é budista e, por essa razão, são inúmeros templos que se espalham pelo país. Entre os destaque, What Pho, templo do Buda deitado, um das relíquias mais antigas da Tailândia. A imagem do Buda folheada a ouro tem 46 metros de comprimento e 15 metros de altura. O tuc-tuc, motoneta com carroceria improvisada, é o transporte mais popular em Bangcoc.

O FESTURIS

Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado completa 25 anos. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, o Festuris teve em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.

 
PIRATUBA - SC
 
Autoridades municipais se reuniram para acompanhar a apresentação dos projetos da Fundação de Cultura que estão em andamento no município que pertença a Rota da Amizade. Todas as atividades que já estão sendo desenvolvidas e as que serão desempenhadas ao longo do ano foram detalhadas no encontro. Ainda em fevereiro uma reunião de planejamento foi realizada. Agora, com atividades definidas e em andamento, vereadores, secretários, presidentes de entidades e demais autoridades, conheceram o cronograma de ações. De acordo com a superintendente da Fundação, Gelci de Souza, a intenção é mostrar para as autoridades do município, como funciona o setor. “Temos várias atividades que são desempenhadas aqui. São projetos culturais, grupos de danças, eventos, cursos gratuitos, decoração de Natal, as Casas da Cultura e da Memória funcionando, entre outras”, lembra. “Nem todos conseguem parar para ler jornais, ouvir notícias, então decidimos reuni-los e apresentar nosso trabalho”, comenta Gelci.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Durante a reunião os responsáveis por cada segmento cultural apresentaram suas funções. Gelci destacou o funcionamento do Centro de Eventos, que também é de responsabilidade da Fundação de Cultura. De acordo com ela, só neste ano, aproximadamente 14 mil pessoas já passaram pela “casa”, entre 19 eventos realizados. “São eventos aqui da cidade e também de empresas de fora. A cada atividade realizada no Centro de Eventos, a economia do município é movimentada. Pessoas que vem para os eventos aqui, se hospedam, se alimentam, abastecem, contratam prestadores de serviços, gastam no comércio, em fim, todos, de forma direta ou indireta, ganham com o Centro de Eventos”, ressalta.

 
FUTURAS PARCERIAS
 
Bauab mostrou as instalações do escritório de São Paulo para Beto Martins, Elisa Wypes Santana de Liz, e Valdir Walendowski
 
Na última semana o diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios do Beto Carrero World, Vitor Bauab, recebeu no escritório de São Paulo uma visita ilustre. Em uma de suas passagens à capital paulista, o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Beto Martins, fez questão de conhecer as instalações e novos projetos do Parque. Acompanhado do Presidente da Santur, Valdir Walendowski, e da Diretora de Políticas Integradas do Lazer, Elisa Wypes Santana de Liz, Bauab apresentou e discutiu as inúmeras propostas e parcerias que o Parque tem a oferecer para divulgar o estado catarinense."O Estado reconhece que o BCW é ícone de divulgação de Santa Catarina. Somos privilegiados por esta relação de amor que surgiu entre o Beto e o Estado, e temos absoluta consciência do que isso representa", comenta Martins. Considerado pelo secretário como a sede dos sonhos, o Beto Carrero World alavanca o turismo catarinense. "Reconhecemos isso e queremos sempre corresponder a este gesto estabelecendo parcerias possíveis", completa.
 
Clique na imagem para ampliá-la

O Parque esta investindo cada vez mais em novas formas de promoção e marketing. "Esta parceria com o governo catarinense vem ao encontro do novo momento que vivemos, onde até o final do ano lançaremos muitas novidades. Já somos privilegiados em estar neste belo Estado, que assim como o Parque, promove e atrai turistas para Santa Catarina. Com isso entendemos que juntos poderemos fazer muito mais", comenta Bauab. Além do BCW, o governo estadual pretende divulgar Santa Catarina através das 10 regiões turísticas estabelecidas: Costa Verde Mar, Caminho dos Canyons, Caminhos da Fronteira, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Serra Catarinense, Caminho dos Príncipes, Vale do Contestado, Vale Europeu e Grande Oeste.



MOMENTO TEMPERADO
 
Clique na imagem para ampliá-la

 Neste sábado em seu Momento Temperado gravado no Mercado São Jorge, no Sacolão Direto do Campo, em Florianópolis e em Berlim, na Alemanha., Fernando Mansur apresenta entrevista com Paulão Abreu: cozinheiro e gourmet revela a sua opinião da culinária esquecida de pratos tradicionais do nosso litoral, em detrimento dos modismos passageiros que imperam nos cardápios atuais. Já Marcelo Pagliarin: especialista em alimentos solares destaca a importância da ingestão de gêneros produzidos com técnicas sustentáveis. Para encerrar a Expedição de Sabor Berlim: do Aeroporto de Schiphol, em Amsterdam, com sua estrutura de shopping center, até as delícias culinárias servidas em Berlim, na Alemanha. O programa vai ao ar às 22h00min. pela TVCOM, canal 36 - NET, Viamax.

 
CASA DAS MÁQUINAS
 
A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) está recebendo propostas para ocupação artística do espaço da Casa das Máquinas, equipamento que faz parte do Centro Cultural Bento Silvério, na Lagoa da Conceição. A seleção pública é destinada a artistas e grupos interessados em desenvolver atividades nas áreas de dança, teatro e circo. As inscrições podem ser feitas até 31 de maio, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. O regulamento do edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da FCFFC. Podem participar do processo de seleção artistas brasileiros e estrangeiros em situação legal no país, residentes em Florianópolis. Serão selecionadas seis propostas para criação artística e pesquisa nas áreas de circo, teatro e dança, sendo duas na condição de suplência. Cada grupo selecionado poderá utilizar a Casa das Máquinas no período matutino pelo prazo de até oito semanas.  Para se inscrever o candidato deve encaminhar envelope lacrado, endereçado ao Centro Cultural Bento Silvério / Casa das Máquinas, à Rua Henrique Veras do Nascimento nº 50, Lagoa da Conceição – Cep. 88.062-020, contendo os documentos listados no edital e a ficha de inscrição assinada. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3232-1514.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A seleção dos trabalhos será feita por uma comissão formada pela equipe técnica da Casa das Máquinas e da Diretoria de Artes da Fundação Franklin Cascaes, e por um membro convidado da comunidade artística. As propostas serão avaliadas em relação ao mérito e relevância cultural; clareza e coerência; originalidade, inovação e criatividade; além de adequação ao espaço pretendido. A divulgação do resultado está prevista para o dia 1º de junho. Ao final da ocupação, os selecionados devem apresentar o processo criativo realizado com e para o público, sendo livre o formato da ação de compartilhamento. A medida tem como objetivo democratizar o uso dos equipamentos culturais do Município, dinamizar a produção artística e ampliar o acesso da população a diferentes formas de expressão das artes e da cultura. O mesmo procedimento deve ser adotado para outros espaços administrados pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).
 
FIELDS
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A FIELDS bombou neste último final de semana. Casa lotada. A dupla Bruninho & Davi fez um show super alto astral que levantou a galera. O próximo evento da Fields acontece nesta quarta (8), com o show da dupla residente Téo e Edu, onde 100% da renda dos ingressos antecipados serão revertidos para o Projeto Novo Rumo. 

MÚSICA CLÁSSICA
 
 
Meu grande amigo e irmão Jorge Uliarte, regente da Orquestra Sinfônica de Moscou e organizador do Festival Internacional de Música Clássica mais austral do mundo, juntamente com sua queridíssima esposa a austríaca Margareta Uliarte, já estão em Ushuaia para os preparativos da 9ª Edição do Festival mais austral do mundo que acontece na Tierra del Fuego, inaugurando o 1º Hotel seis estrelas de Ushuaia, o Akakur, espetacular, com uma vista fenomenal da Bahia de Ushuaia.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Neste ano o festival será em homenagem a Ludwig van Beethoven, com todas as nove sinfonias completas e com o destaque absoluto para a 9ª sinfonia no final do festival. Confira aqui o primeiro vídeo promocional do evento. Durante o festival haverá o encontro de aproximadamente 10 principais representantes dos países que farão parte da fundação que marcou o ponto de partida para a futura comemoração do Quinto Centenário da primeira volta ao mundo que aconteceu entre os anos de 1519 e 1522. Ushuaia fará parte da Rede de Cidades de Magalhães. Fernando de Magalhães foi um navegador valente que superou crenças e medos de sua época, fazendo a primeira volta ao mundo descobrindo o Estreito que leva seu nome. São esses tipos de líderes que estarão em Ushuaia.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A Rede será integrada pelas cidades de Ushuaia, Sevilla, San Lúcar de Barraneda, Porvenir, Praia, Rio de Janeiro, Montevidéu, Tenerife, Lisboa, Tidore, Oporto, Guetaría, Buenos Aires, Punta Arenas, Cebú, Guam, Tidore, Brunei, Sabrosa, San Gregorio, Puerto San Julián, Ciudad del Cabo e Vicenza. O primeiro objetivo é solicitar a UNESCO que a Rota de Magalhães seja catalogada como Patrimônio da Humanidade, podendo gerar a partir disto, ações conjuntas a fim de comemorar os 500 anos da primeira volta ao mundo que acontecerá entre 2019 e 2022, como também promover a importância cultural e turística de um feito tão importante para a humanidade.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
VIDA & MORTE

O presidente do Centro Espírita Seara dos Pobres, Grupo Escola Irmão Delmiro, Pedro Alves Pereira, lança no próximo dia 15 de maio, o livro "A LUZ DA VIDA NÃO SE ACABA COM A MORTE", ditado pelo Espírito de Paulo. O livro procura trazer a luz da Doutrina dos Espíritos, à compreensão de que a vida continua após a morte física e que nada se perde com a partida dos entes queridos para o mundo espiritual, nossa verdadeira Pátria. Demonstra claramente que a separação é apenas momentânea e em breve espaço de tempo todos se reencontram. Inúmeras vezes passamos por esta situação e gradativamente, inconcientemente, aprendemos que isso nada mais é do que um fenômeno da vida, que nunca se extingue. As diversas historias contidas nas páginas do livro levam ao leitor compreender melhor a passagem e ás consequências que o desespero pelo desencarne pode causar aquele que parte.
 

Chorar é normal e a saudade faz parte de nossa vida. Lembrar-se dos entes queridos que desencarnaram é consequência, porém devemos ter a consciência que ele também sente nossa falta e se desarmoniza quando  seus familiares estão desorientados e sofrendo pela sua partida. A luz da vida  jamais se apagara com a morte. Essa luz sobrevive e acompanha o desencarnado além túmulo. O LANÇAMENTO SERÁ NO DIA 15/05/2013 ÁS 20:00 HORAS NO CENTRO ESPÍRITA SEARA DOS POBRES. A VENDA DO LIVRO SERÁ TOTALMENTE REVERTIDA PARA O CENTRO ESPÍRITA SEARA DOS POBRES. Mais informações com Pedro Artur Alves Pereira, pelo telefone 48-8401-3937. Eu que já li, recomendo, pois trata-se de uma leitura séria, franca e simples, de fácil entendimento e que trás muito conforto para aqueles que continuam, a nosso exemplo, em nossa jornada terrena e, além de tudo nos dá a certeza do reencontro. Vale a pena lê-lo.

 
JATIÚCA RESORT
 
Para celebrar esta data tão especial que é o Dia das Mães, não há nada mais agradável do que reunir a família para saborear o que há de melhor na região de Maceió junto com a mulher mais importante da sua vida. Esta é a proposta do Jatiúca Resort para o domingo, dia 12 de maio. Com um menu completo e pra lá de especial, o Restaurante Canoas, localizado dentro do próprio complexo, se torna a opção ideal tanto para os moradores da região, como para os turistas que estão hospedados no Resort. Esta é a chance de aproveitar um almoço em família, com uma bela vista da Praia de Jatiúca, em um ambiente sofisticado e acolhedor, com um cardápio que mescla as delícias da culinária nordestina com um toque da cozinha internacional.
 
Clique na imagem para ampliá-la

O cardápio criado pelo gerente de alimentos e bebidas, Régis Casse, oferece diversos tipos de saladas e, como prato principal, haverá opções, entre elas: Medalhões de filé com alcachofra (vinho tinto, molho shoyu, alcachofra e tomates concassées); Salmão com crosta de gergelim (molho bisque, vinho branco, gergelim e queijo parmesão); Rondelli de bacalhau gratinado (massa fresca, bacalhau desfiado, queijo ricota e parmesão), entre outros. No valor já está incluso uma bebida não alcoólica para cada cliente. E, para a sobremesa, haverá charlotte de mangas com calda de vinho e crepes normandas com mel de abelhas.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Minha casa em Maceió é um complexo composto pelo Jatiúca Hotel e Jatiúca Suítes, pertencente ao Grupo Pernambucanas, possui ao todo 175 quartos, distribuídos em 62 mil metros quadrados de muita área verde, com infraestrutura completa de lazer, unindo o conforto e a tranquilidade que se deseja em um resort, com toda a comodidade, agitação e atrações turísticas do centro turístico da capital de Alagoas, fazendo jus ao conceito de resort urbano de um dos empreendimentos hoteleiros mais tradicionais da cidade. Com piscinas adulto e infantil, quadras de tênis, vôlei de areia, playground, cabanas de massagem, sala de jogos, lago, ginástica, dois restaurantes, dois bares e uma equipe de recreação para a criançada, o Jatiúca Resort se consagra em Maceió por ser o único hotel "pé na areia" da região. 

DANÇA DE SALÃO

Integrar-se à Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads) traz diversas outras vantagens além do intercâmbio entre pessoas interessadas nesta atividade. São muitos os eventos que surgem durante o ano, no Estado e no País, como também convênios fixos que oferecem aos associados promoções e descontos, oportunizando assim um convívio social ainda maior. Atualmente, 10 escolas na Grande Florianópolis mantêm parceria com a entidade, abonando 10% do valor da mensalidade para aprender qualquer ritmo da dança a dois. Quem quer, além da prática, estudar teoria e movimento da dança de salão em curso superior de pós-graduação, pode formar-se pela Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec) pagando taxas especiais.
 

Fora isso, a Acads garante abatimento em congressos, bailes, práticas e casas noturnas que promovem a dança de salão. Na XII Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2013, um dos mais completos encontros do gênero no País, que ocorrerá de 30 de maio a 2 de junho, os sócios pagam R$ 70,00 a menos pelo pacote promocional (inscrição em workshops de nível intermediário/avançado, entradas para espetáculos e bailes e camiseta oficial). Se a preferência for por aulas individuais e ingressos avulsos, também há desconto.
     Seja como aluno, praticante ou plateia, “é uma ótima oportunidade para a nossa comunidade experimentar esta arte e perceber que é possível viver no mundo da dança, como atividade física, terapêutica ou por puro divertimento, mantendo uma vida mais saudável”, incentiva a presidente da Acads, Aline Menezes. Para saber como associar-se ou renovar a anuidade, basta acessar o site www.acads.org.br.

 

CANTINA SANGIOVESE: UMA REFERÊNCIA NA GASTRONOMIA DE SANTA CATARINA



CANTINA SANGIOVESE: UMA REFERÊNCIA NA GASTRONOMIA DE SANTA CATARINATexto e fotos de Jeff Severino

 
O restaurante Cantina Sangiovese, instalado no bairro histórico de Santo Antonio de Lisboa, na Ilha da magia, em Florianópolis, capital dos catarinenses irá completar em breve dois anos de funcionamento e já coleciona importantes prêmios no currículo. Pelo segundo ano consecutivo o chef Helton Costa, proprietário e responsável pela assinatura dos pratos, foi eleito Chef do Ano pelos jurados da Revista Veja Comer & Beber. A carta de vinhos com mais de 180 rótulos, também foi escolhida novamente a melhor do Estado na mesma premiação. A culinária italiana inspirada na gastronomia da região da Toscana é a especialidade da casa. Bruschettas, massas, carnes, frutos do mar encantam os clientes que se tornaram assíduos frequentadores. O chef Helton Costa, formado em São Paulo, tem longa trajetória internacional o que agrega ainda mais o conceito diferenciado do local. Recentemente à Cantina Sangiovese passou a fazer parte do seleto grupo de restaurantes indicados no Brasil pelo Guia Quatro Rodas. O sommelier e sócio-proprietário, Alberto Wirth, é responsável pelas harmonizações personalizadas. Outro diferencial do restaurante é a Sangiovese Eventos. A cozinha itinerante, comandada pelo experiente e premiado chef, produz jantares especiais, coquetéis, formaturas, casamentos, enfim uma variedades de opções, tanto no próprio restaurante, bem como nos locais onde acontecem os eventos. 


Helton Costa, nascido em São Paulo, do alto dos seus 44 anos, é casado e possui um filho. Suas andanças pelo mundo lhe permitiu ter um gosto apurado, sabendo receber muito bem seus clientes, indo e muitas vezes sentando com seus clientes, dando e ouvindo sugestões, simpatia esta que que vem cativando "manezinhos da Ilha" e turistas que por la chegam curiosos e desejosos de experimentar suas iguarias. Já  quando criança era inspirado nas delicias preparadas por sua sua mãe, que segundo ele era uma uma excepcional cozinheira.


O chef é formado em Gastronomia em Águas de São Pedro, Cesar Park Hotel, Sociedade Hipica Paulista, Novotel Morumbi. Soma-se a isso mais 13 anos como chef de Cozinha do Resort Costão do Santinho. Em seguida pós graduou-se na Escola de Hotelaria de La Rochelle, sendo responsável pela criação do Spazzio Pizzaria, Dom Rodrigues, Second Floor, e pela inauguração e implantação de alimentos e bebidas no Il Campanário Resort.


Helton tem uma visão muito positiva da gastronomia em Santa Catarina, que cresce a olhos vistos em todo o nosso Estado. Para ele, acima de tudo, é preciso ser um bom cozinheiro, depois tão importante quanto ser um bom cozinheiro é ser um bom administrador, e uma boa noção para isso é a gestão de pessoas, além de ter aptidão para lidar com o público, o que faz com muita maestria.

 
Para ele, todo esse conhecimento deve ser além de saboreado, compartilhado e é o que faz constantemente, tanto que nos dias 19, 20 e 21 de abril, ele foi o responsável pelo Festival Gastronômico que acontecu no Eco Resort Rio do Rastro, no Aparados da Serra, em Bom Jardim da Serra, resort este que pela sua gastronomia é um dos poucos no Brasil a pertencer a seleta Rota do Charme. Lá além de fazer o que mais gosta, cozinhar, trocou figurinhas com os demais chefs que lá estavam, pois segundo ele o aprendizado é sempre contínuo e essas trocas de informações, de temperos, sabores e lugares é fundamental para um público exigente e ávido por novidades.


Para ele, e sua equipe, foi uma grata surpresa serem aceitos pela cidade como foram já desde o primeiro momento, "ficamos muito felizes pois o publico assimilou de uma forma positiva o conceito da Sangiovese". A cantina abre das terças a sábado para o jantar e sábados e domingos a partir do meio-dia. Não resta a menor dúvida que estar lá é conhecer um pedacinho da Toscana entre a Serra e o Mar e aproveitar para desfrutar os aromas e sabores dos pratos com sotaque italiano. Para mais Informações e reservas (48) 33711200.  

Clique na imagem para ampliá-la