domingo, 17 de julho de 2011

CRESCIMENTO ECONÔMICO


CRESCIMENTO ECONÔMICO


O modelo de "crescimento econômico" estabelecido pelo Pinóquio retirante, pode estar chegando ao seu limite, segundo adverte reportagem publicada pelo diário econômico britânico Financial Times. Mesmo com o ídolo dos pés de barro sendo enaltecido pela América Latina por ter alardeado que solucionou os problemas centenários de desigualdade e crescimento atrofiado no continente, acredita-se que ele está chegando ao seu limite no Brasil", afirma o jornal. A reportagem lista sinais de alerta levantados por analistas, como o risco de uma bolha de crédito, a baixa taxa de investimentos, o fortalecimento do real ou a forte dependência da exportação de commodities a cotações elevadas.

ECONOMIA FRAGILIZADA


A reportagem comenta que "Lula também entregou a Dilma uma economia fragilizada por desequilíbrios", como o crescimento acelerado das importações, financiadas pelo fluxo de divisas gerado pela venda de commodities ao Exterior a preços inflados. Outro problema apontado é o risco de inflação, controlado por meio do aumento das taxas de juros, que por sua vez ajudam a pressionar pela valorização da moeda brasileira, reduzindo a competitividade da indústria nacional.

LOGOMARCA

Treze Tílias, localizada em nossa belíssima Rota da Amizade, no final da tarde desta última sexta-feira, 15 de Julho, durante o 6º Salão do Turismo em São Paulo, lançou sua logomarca. O evento além de festivo foi prestigiado por autoridades e pela mídia nacional. Segundo a Secretária do Turismo do município, Dirlei Rofner, a logomarca está representada pela arquitetura e pelas flores – simbolizada pelo Edelweiss, considerada a flor do amor e da amizade eterna por durar mais de 100 anos; pelo Castelinho, obra construída pelos imigrantes em 1937 e finalmente pelas cores vermelho e branco que representam as cores da Áustria, etnia colonizadora da cidade.


Clique na imagem para ampliá-la

Já o presidente da SANTUR - Santa Catarina Turismo, Valdir Walendowski, afirmou que: "O município recebe cerca de 100 mil turistas por ano e o papel do Estado é oportunizar no mercado de São Paulo, que é o maior mercado emissor de turistas da América Latina, a divulgação dos municípios catarinenses”. Elisa de Liz, diretora de Políticas Integradas do Lazer, acrescentou: “para à Secretaria é um orgulho estar lançando uma marca tão importante”.


Clique na imagem para ampliá-la

Para Dirlei Barbieri Rofner: “Foi algo muito pensado e trabalhado, é um momento muito especial”, Além da mídia nacional, entre eles o Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Hélcio Estrella e demais diretores e presidentes das ABRAJETs Estaduais, estiveram presentes a Presidente da Asturtilias, Marina Klotz Zanatta; o Presidente da Câmera de Vereadores de Treze Tílias, Joraci Rodrigues; o Vice-prefeito de Treze Tílias, Adilson Concatto; e o presidente da Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau, Wilson Luiz de Macedo, Bureau. Os músicos Christian Moser e Alexandre Ungericht, a Miss Turismo de Treze Tílias, Vanessa Schumarcher, e a Rainha da Tirolerfest, Sabrina Klotz, também estavam presentes. Durante a apresentação da logomarca foi servido ao público parte da gastronomia típica de Treze Tílias, como o strudel, o pão de fruta, e o chopp artesanal.

CICLOTURISMO

A publicação “Circuitos de Cicloturismo: manual de orientações para o desenvolvimento da atividade no Brasil”, desenvolvido em Santa Catarina, foi apresentado na tarde deste último sábado, 16 de julho, durante o 6º Salão do Turismo em São Paulo. O manual informa, incentiva e orienta as prefeituras municipais brasileiras quanto à instalação de roteiros de cicloturismo no país. O tema foi debatido no Núcleo do Conhecimento, na mesa de debates Cicloturismo: conhecendo lugares de bicicleta. Discutiram o assunto Walter Magalhães, diretor do Clube de Cicloturismo do Brasil; Eduardo Green, diretor da Caminhos do Sertão Cicloturismo; e Ademir Winkelhaus, gestor de turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí. O mediador da mesa foi o diretor de marketing da Santur, Flávio Agustini.

TURISMO RELIGIOSO



A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, presente nos grandes eventos nacionais e internacionais, também participou do lançamento da chamada pública do Projeto Turismo Religioso: experiências do Brasil, do Ministério do Turismo (Mtur). O projeto tem como objetivo selecionar cinco destinos de turismo religioso no Brasil visando fortalecer o segmento a partir do desenvolvimento, gestão e estruturação da oferta de produtos turísticos religiosos. O edital esta já está disponível no site do Ministério para os municípios que quiserem se candidatar, por meio das prefeituras municipais. O envio das propostas será de 20 de julho a 19 de agosto, e a divulgação dos resultados no dia de 19 setembro.



SANTUÁRIOS

É fato que nosso Estado apresenta importantes pólos de turismo religioso, tais como Nova Trento com o Santuário Santa Paulina, que recebe 6 mil pessoas aos domingos, e o Santuário Nossa Sra. do Bom Socorro; Brusque, Santuário Nossa Sra. de Azambuja; Florianópolis, com a Catedral e a Procissão do Senhor dos Passos; Imaruí, com o Santuário Diocesano da Bem Aventurada Albertina; Joaçaba, com a Romaria Penitencial Frei Bruno; Angelina, com o Santuário Nossa Sra. de Angelina; Campos Novos, com a Romaria de Nossa Sra. Aparecida, entre outros locais e manifestações religiosas.



FESTIVAL DE GASTRONOMIA



Quem resiste a uma bela sobremesa? Ou a um prato maravilhoso? O Festival de Gastronomia e Folclore da Rota da Amizade vai contar com aulas sobre harmonização e bebidas, artes da gastronomia, cook and chill e outras sobre turismo, bem-receber e artesanato. O evento acontece na cidade de Fraiburgo, congregando as cidades de Joaçaba, Treze Tílias, Piratuba, Videira entre os dias 26 a 28 de julho. Mais informações e inscrições através do e-mail amizade@rotadaamizade.com.br.

TURISMO NÁUTICO

Santa Catarina visou novas parcerias na Rodada de Negócios, - encontros pré-agendados entre operadoras de turismo e gestores públicos e empresários -, no 6º Salão do Turismo, que terminou neste último domingo em São Paulo. Na Rodada de Negócios, os temas foram os segmentos de turismo náutico além de alguns destinos que integram o projeto de Integração da Produção Associada ao Turismo. Operadoras de quatro cruzeiros marítimos participaram da rodada visando novos negócios com empresas de receptivo catarinenses. Os destinos que hoje recebem cruzeiros marítimos no Estado são: Itajaí, Porto Belo e São Francisco do Sul. De acordo com o Ministério do Turismo, somente nos dois primeiros dias do evento, a Rodada de Negócios gerou expectativas de negócios de R$ 20 milhões para os próximos 12 meses em todo o país.

santa catarina


REGIÃO SERRANA

Lastimável foi a ausência da nossa Região Serrana, o nosso Turismo Rural, no 6º Salão de Turismo de São Paulo. Não foram poucas os pedidos de informações, flyers, baners, informativos hoteleiros,... por conta do frio e consequente neve. Lamentável o descaso do poder público/privado das cidades de Lages, São Joaquim, Urubici, Urupema, Bom Jardim... Nem mesmo o Conventions & Visitors Bureau da região estava presente. Fica claro que o Programa "Acorda São Joaquim" não sai do papel nem com reza brava!

GASTOS

Ainda sobre turismo, vale informar que os gastos dos turistas estrangeiros no Brasil neste ano devem ser maiores que o esperado. A Embratur revisou para cima a projeção de que os visitantes deixariam US$ 6,35 bilhões no País, mas o órgão agora espera US$ 6,7 bilhões. O otimismo se deve ao resultado de maio: US$ 543 milhões, maior valor mensal dos últimos dez anos, e alta de 33,11% em relação a maio de 2010. De janeiro a maio deste ano, os gastos dos estrangeiros chegaram a US$ 2,88 bilhões. O valor é 14,33% maior que os US$ 2,519 bilhões do mesmo período de 2010. O cálculo inclui operações de câmbio e gastos com cartões de crédito internacional.

BROCKER TURISMO


Clique na Imagem para ampliá-la

Gramado, na fenomenal Serra Gaúcha também estava presente. Minha amiga Luiza Brocker Boerira, chefiando a comitiva da melhor agência/operadora de turismo dos pampas, a Brocker Turismo.



TEMPORADA DE ESQUI


Clique na imagem para ampliá-la

Engana-se quem acredita que a temporada de esqui na Argentina não está rolando. Nosso hermanos estão com a casa cheia, começando pela Copa América e terminando nas belíssimas pistas de esqui de Ushuaia. Puerto Madero, na Capital portenha está repleta de brasileiros. A segurança é invejável. Já as estações de esqui, abaixo de Bariloche estão em festa. Espertos foram aqueles que trocaram seus pacotes para este destino. Os brasileiros fazem a festa em Cerro Castor - Tierra del Fuego. Inclusive uma próxima novela global está sendo gravada por lá. A Rede Record também grava o programa "Tudo é possível" naquele destino, mostrando a festa dos brasileiros. Independente do vulcão chileno o destino do momento é a Argentina. O movimento é tanto que a Aerolíneas Argentinas chegou a descolar seus jumbos 747-400 para dar conta do fluxo turístico.