domingo, 20 de novembro de 2011

SC EM GRAMADO


SC EM GRAMADO
 


Terminou uma das grandes feiras de negócios turísticos da América Latina, o Festival do Turismo de Gramado reuniu entre os dias 18 e 19 de novembro, no sul do Brasil, uma significativa amostragem do produto turístico mundial. A Santur participou com diversos parceiros do trade catarinense, empresários e representantes dos municípios do Estado de Santa Catarina. Expox 10 regiões turísticas, segmentadas em roteiros de turismo de aventura, religioso, rural, ecoturismo, turismo das águas termais, Rota da Amizade e a temporada de verão.
 
 Clique na imagem para ampliá-la

Além do estande institucional, Santa Catarina agregou espaços para o turismo de GLBTS, visando promover a convenção mundial deste segmento que acontece em Florianópolis no mês de abril de 2012 e ao turismo religioso, com destaque para o Santuário de Santa Paulina, que apresenta o novo teleférico, no município de Nova Trento, equipamento que auxiliará os fiéis na suas peregrinações e visitas aos locais que contam a vida e a trajetória religiosa da primeira santa do Brasil. Também divulgou o santuário da beata Albertina Berkenbrok, localizado no município de Imaruí, no sul de Santa Catarina. 
 
LAZER EM FLORIPA
 
Florianópolis é a terceira cidade mais procurada para o turismo de lazer de estrangeiros no Brasil. Os dados constam no estudo sobre a demanda do turismo internacional divulgado pelo Ministério do Turismo. América do Sul, Europa e América do Norte são os maiores emissores. As praias, o recorte geográfico privilegiado, a sua luz natural. Mas também a hospitalidade da sua gente e a qualidade dos serviços que vem aumentando gradativamente e agradando. Estas são algumas das considerações que atestam a preferência por Florianópolis como um dos três destinos mais procurados por estrangeiros no Brasil.
 

 
Nossa Capital já no ano passado ficou também em terceiro lugar entre as cidades que mais recebem eventos internacionais no ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções), empatando com Brasília e perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2010 a entrada de estrangeiros atingiu a marca de 5,1 milhões de pessoas. Destes, quase 50% vêm a lazer, seguidos dos turistas de negócios e de outras opções – como estudantes em intercâmbio. São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina são os estados mais procurados. Em se tratando de lazer, a nossa frente está apenas Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu.
 
FEIRA DE NEGÓCIOS
O Festival do Turismo figura ao lado dos mais importantes eventos do setor. É a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano. Em dois dias de intensa atividade reuniu mais de 1,8 mil marcas e 360 stands, sendo 25 companhias aéreas, 60 operadores e 40 destinos internacionais. 
 

Sempre inovando e destacando-se sempre no cenário nacional, Santa Catarina pelo 5º ano é o melhor destino do País, mais de 500 voos charters confirmados apenas do MERCOSUL. Também, com tantos atrativos, nosso Estado é um verdadeiro paraíso para todos os gostos e, mais uma vez o stander da SANTUR é um dos mais visitados e, evidentemente a Rota da Amizade faz a diferença. Hoje não se procura mais saber o que é a Rota da Amizade. A pergunta que mais ouvi e: Ainda tem vagas na Rota da Amizade? Como estão os hotéis? Felizmente quase todos os hotéis estão lotados para o final do ano; mas de imediato informava que não custava tentar. E lá saiam todos com o material da Rota da Amizade. 
Clique na imagem para ampliá-la

CÍRIO EM GRAMADO
 
Centenas de pessoas assistiram à missa que marcou a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.  Levada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e pela Diretoria da Festa de Nazaré, a imagem está na cidade gaúcha com objetivo de participar das programações do 23º. Festival de Turismo de Gramado, que terminou neste último sábado. A chegada da imagem em um cortejo à Matriz de São Pedro, emocionou os fiéis, revelando a força protetora dos paraenses.  Após o cortejo na praça e nas dependências da Matriz uma missa foi celebrada pelo padre Luiz Pedro Wagner, que descreveu o momento como um encontro de filhos em terras diferentes, que tem uma mãe em comum.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Quem também se emocionou foi o paulista Mário Ribeiro, 53 anos, que veio da cidade de Cerquilha com um grande grupo para prestigiar a programação “Natal Luz de Gramado”. Este é um momento único para todos nós. Foi uma coincidência estarmos aqui hoje mas estamos muito felizes de participarmos deste momento”. Flávio Américo, diretor da Festividade de Nazaré, elogiou a parceria com a Paratur que garantiu esse momento de propagação da devoção à Nazaré.

TROFÉU INFINITO
 
Adriane Brocker - Clique na Imagem para ampliá-la

A noite de sexta-feira foi muito especial para Brocker Turismo que recebeu  duzentos convidados  para acompanhar um dos momentos mais esperados do ano.  A equipe da Brocker Turismo e as equipes das Operadoras de Turismo presentes no evento estavam curiosas para saber quem sairia vencedor. A Brocker Turismo consolidou o seu Troféu Infinito, pelo sexto ano consecutivo. Numa justa homenagem às operadoras de turismo com quem a Brocker manteve as melhores relações comerciais e resultados em vendas nos últimos doze meses.
 
Troféu Infinito - Clique na imagem para ampliá-la

Nesta edição o Troféu Infinito foi entregue em uma noite cheia de encanto na Casa Branca, um novo local diferenciado de eventos em Gramado. Os grandes vencedores da noite foram Tam Viagens, Marsans,  Tourlines  (Espírito Santo), Visual  (São Paulo)  Bessitur ( Rio de Janeiro), Luxtravel, MGM ( Curitiba), New Line  (Curitiba) Classe A (João Pessoa), Aerop (Maceió), Master (Belo Horizonte) Bancorbrás, Turise (Aracajú), Quality (Fortaleza), e Discovery (Recife), em ordem de colocação do primeiro ao décimo quinto respectivamente. Entre os vencedores existe uma unanimidade que é a forma diferente de atender o cliente final. A  Brocker Turismo proporciona um excelente formato de  parceria e excelentes serviços. A diretora da empresa Any Brocker Boeira, disse “juntas  as 15 primeiras operadoras  representam   70%  das vendas  do receptivo  da Brocker Turismo, volume bem expressivo que merece o reconhecimento pelo empenho através do Troféu Infinito”.
 

A TAM Viagens  foi a vencedora do primeiríssimo lugar.   O representante da TOM Viagens, André Mesquita,  vencedor  há vários anos disse, “para  nós significa muito a Serra Gaúcha, é um dos destinos mais vendidos. Somos primeiro lugar no troféu infinito desde 2005.  É muito bom ganhar. Sempre, é um privilégio. A Brocker hoje é um receptivo modelo. Sempre digo para novas operadoras que se espelhem na Brocker, para saber como deve ser um receptivo".  O Gerente Comercial da Tam,  Júlio Teixeira  apontou  que “ o histórico desta parceria ao longo dos dez anos está ativa pela qualidade dos serviços prestado pela TAM , nós não escolhemos renovar o nosso contrato não pelo prêmio e sim pela prestação de serviço, e, obviamente que esta parceria que iniciou lá atrás com a Tam  Viagens  só tem prosperado.  A Tam  Viagens  chegará no inicio do ano com 200 lojas espalhadas pelo Brasil. 
 
 


O trabalho diferenciado que a Brocker Turismo faz é excelente. Eles tem uma assessoria muito boa e nos sentimos seguros com este trabalho foi o que apontou o Gerente de Marketing Cláudio Jakimavicius Yak, da Marsans Brasil,  e segue,  este trabalho da Brocker é  o  que precisamos na ponta, porque turismo é sonho é expectativa, concretizando  e qualquer serviço que não vier a ser bom deixamos uma impressão negativa, seja da empresa ou até mesmo do destino por isto prezamos muito  as boas parcerias ”. O Troféu Infinito é uma forma ainda mais de estreitar a nossa relação, consolidando um trabalho já desenvolvido há muitos anos.”  Yak apontou ainda que este ano a empresa disparou 38 mil e-mail marketing sobre a Serra Gaúcha  do qual a Brocker Turismo esta junto neste trabalho.
 
BUSTOUR
 
Porém a noite da entrega do Troféu Infinito não foi apenas de premiações  foi também de mostrar que a Brocker Turismo pensa no futuro e cria alternativas para atrair e reter o turista na Serra Gaúcha. No primeiro semestre será implantado o Bustour que fará rotas entre os principais pontos turísticos da cidade,   dando liberdade ao passageiro para subir e descer nos pontos que for  de interesse  para ele  Aapós a consolidação em Canela segundo Any passaremos então a fazer  o Bustour   em Gramado, esta é mais um  lançamento  da Brocker Turismo .


ONLINE
Deste ontem no stand da Brocker Turismo a demonstração do Catálogo On Line que est ará disponível para visualização no site 
www.brockerturismo.com.br à partir de janeiro de 2012 em versão para diversas plataformas digitais, neste espaço todos os produtos da Brocker estarão dispostos para visualização e mapa de toda a estrutura  da empresa. Any aponta “o fato de não fazermos mais a impressão do catálogo demonstra a nossa preocupação com o meio ambiente, porque esse processo irá reduzir drasticamente o uso do papel , e também estar sempre acompanhando o desenvolvimento da Teconologia ”.  


RESERVAS
A empresa também lançou na feira ontem em seu stande, o novo sistema de reservas online que está implantando, para facilitar a vida das operadoras na venda dos produtos de receptivo na serra gaúcha. Uma ferramenta moderna e dinâmica, criada especialmente para a Brocker Turismo e que irá conectar-se com os sistemas de suas operadoras.
 
 
NATIVITATEN
 
Gente, é fato que do outro lado da vida, com a presença do Divino Mestre, as comemorações do natal devem ser astronômicas e inimagináveis. Mas em Gramado da para se ter uma pequena idéia dessa maravilha. O Nativitaten se supera e se renova a cada ano no Lago Joaquina Rita Bier. É de se arrepiar o tempo todo e de se perder o olhar. Show com tenores, acompanhados de som, luzes, fogos de artifício, fogo e águas dançantes. Esta grande produção, apresentada desde 2001 no Natal Luz de Gramado, se reinventa a cada ano e já encantou mais de meio milhão de pessoas.

Clique na imagem para ampliá-la

Um espetáculo piromusical único entoado por cantores líricos, fogos de artifício, águas dançantes, fogo e luz conduzem o público numa viagem através da história da humanidade, passando pela criação do mundo, as trevas e a salvação com o nascimento do menino Jesus, num resgate da religiosidade do natal. Obrigado Marta Rossi por esse imenso presente de Natal ao Trade de Turismo que pode assistir de camarote, eu mais ainda, que circulei ponto por ponto. Obrigado Melissa, você foi o máximo. Obrigado queridas Aline Viezzer, Fabi Costa e  Lilla Rozon. Essas meninas são o máximo.
 
LUGARZINHO EM GRAMADO
 
Saindo do lugar comum, pelas ruas comuns que tanto encantam gregos e troianos em Gramado, existem outros lugares, outras ruas, outros aromas e encantos que valem a pena só pela caminhada. A Essência de Gramado. E nestas minhas caminhadas acabei encontrando na rua  Wilma Dinnebier, 91, bem no centro de Gramado,   a Casa Vittório Teeladen Chás e Gelateria. Um espetáculo. Comigo a minha amiga Aline Viezer e a doce Sofia. A Casa recém abriu seu espaço para eventos inesquecíveis e com um toque todo especial. Com capacidade para apenas 24 pessoas, a Casa funciona como um petit comitê, onde se reúnem amigos especiais para que façam parte de momentos também especiais. Com um salão que lembra as antigas casas de chás das ruelas na Europa, delícias como sorvetes artesanais, ‘carolinas’ recheadas, torta de Santiago de Compostela, entre outras preciosidades são confeccionadas com a habilidade de quem morou na Toscana por quase uma década, a proprietária Adriane Russi. Além de mais de 100 tipos de chás importados, isso m esmo, mais de 100 tipos de chás.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
De tão bom o lugar tece destaque na última edição do Guia 4 Rodas 2012. Está disponível para organizar pequenos eventos para um grupo de pessoas, com opção de criar um cardápio especial para data, a ser degustado com chás alemães quentes e frios. Anote aí e confira: Casa Vittório Teeladen Chás e Gelateria
Rua Wilma Dinnebier, 91 Centro Gramado - Tel 54.3286.2105.
 
BALANÇO POSITIVO
 
Na coletiva de imprensa dos diretores do Festival do Turismo de Gramado, Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus Vinícius, foram expostos os números do evento em 2011. O Festuris neste ano teve um aumento de 14,37% no número de visitantes e 12,85% na metragem comercializada, onde estavam expostos mais de 360 stands, com um número superior a 1,8 mil marcas. Marta Rossi anunciou, para a 24ª edição, a criação do Salão da Acessibilidade, que trará as novas tecnologias ao Festuris, além de novos destinos internacionais na feira.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Logo no início da coletiva, houve muita emoção com o cortejo de Nossa Senhora de Nazaré, que abriu a atividade e foi carregada pela diretora Marta Rossi, para dar uma bênção final ao evento. Entre as autoridades presentes, estava o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Giovani Colório, que elogiou o festival e falou sobre a entrega do Troféu Silvia Zorzanello. A secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, se disse honrada pela amizade com os diretores do festival, que tanto acrescentam à cidade. “A minha real sensação com este evento é honra, pois, o município só tem a agradecer ao Festuris pelas portas que a feira abriu para o Brasil e o mundo todo. Através do festival, os olhos de todos estão voltados para Gramado”, disse Rosa Helena.
 
RENOVAÇÃO
O primeiro diretor a fazer sua explanação aos jornalistas foi Eduardo Zorzanello, que reiterou a nova filosofia do evento, agora sem sua mãe, Silvia, com a entrada dele e do Marcus Vinícius. “Chegamos ao final desta feira com a sensação de alma lavada, com a certeza de que fizemos o nosso melhor, e que conseguimos unir as novas ideias da juventude, da tecnologia, à experiência da Marta e da Silvia, que sempre nos foi passada.” Logo após, o diretor Marcus Vinícius passou os números finais do evento, e mostrou total satisfação com o resultado encontrado. “A internacionalização da feira e o crescimento de visitação e stands mostram o sucesso do evento, e após várias conversas com amigos e parceiros, percebemos que, apesar da eficiência nos serviços, o que faz tudo dar tão certo é o tratamento dado a cada um da feira, com carinho e amizade. Este clima faz com que todos fiquem mais tranquilos e, com isso, os negócios e ações podem fluir com mais desenvoltura.”

NOVOS PROJETOS
 
Marta Rossi disse que o festival continuará apostando em novos projetos e ideias. “Neste ano será divulgado o levantamento médio de negócios realizados na feira, algo inédito em relação aos outros anos.” Ela confirmou que a organização obteve lucro com o evento, acompanhado pela própria demanda. “Mas o que mais nos realiza é a qualidade do festival e os elogios que recebemos. Ainda temos muito para crescer, e a internacionalização da feira mostra isso”, ressaltou a diretora e uma das fundadoras do Festival do Turismo de Gramado, juntamente com Silvia Zorzanello.
 
ARGENTINA

  Clique na imagem para amplia-la

Outro stander muito visitado foi o argentino, com sua vedete maior USHUAIA - Tierra del Fuego, que aproveitaram e promoveram diversas capacitações aproveitando as dezenas de operadoras que lá estavam. Cristiane Cavalli, a responsável pelos assuntos Internacionais de Ushuaia foi a capacitadora, com ela o Secretário de Turismo Daniel Leguizamón, Rubén Dias, dirtor da Tranex Turismo S/A ( Tren del Fin del Mundo) e Marceli Liete, presidente da Câmara Hoteleira de Ushuaia.
 
EU SOU HOTELEIRO
A Castelli Escola Superior de Hotelaria, em Canela, RS, com o objetivo de fomentar o orgulho de ser hoteleiro, uma profissão em destaque no atual cenário, frente aos mega eventos, a partir de 2014, e com vistas a dar visibilidade como também reconhecer aqueles profissionais que trabalham com a arte do servir e encantar, e que fazem da hospitalidade a razão de seu sucesso profissional e pessoal, lançou no dia 9 de novembro, Dia do Hoteleiro, a campanha “Eu Sou Hoteleiro”. Afinal, receber, hospedar, entreter, alimentar e despedir-se do visitante com atitude hospitaleira, envolvem gestos e sinais de hospitalidade, dignos do troféu “Eu Sou Hoteleiro”.
 
 
10 ANOS
 
Esta campanha encerrou com grandeza as comemorações dos 10 anos de operação da Castelli ESH, ano este de singularidade para a Instituição, em que  recebeu o conceito 5 do MEC (nota máxima concedida pelo Ministério da
Educação) e a obra do Prof. Geraldo Castelli – Hospitalidade – a Inovação nas Organizações Prestadoras de Serviços, recebeu o prêmio máximo literário do Brasil – Prêmio Jabuti 2011.
 
 
ESCOLA SUPERIOR
 
A Castelli Escola Superior de Hotelaria tem orgulho em formar e reconhecer talentos e, ao longo da VIII Mostra de Produção do Conhecimento, de 9 a 18 de novembro de 2011, vai homenagear hoteleiros do Brasil. Já no início da Mostra receberam o troféu “Eu Sou Hoteleiro”: o Gerente de Hospedagem do Saint Andrews – primeiro hotel Exclusive House do Brasil, Miguel Becker, a Consultora de Recursos Humanos da Rede Vila Galé – sediada na Matriz em Salvador - Bahia, Carine França e o Gerente Geral do Ibis Feira de Santana, na Bahia, Allan Borges. Até o dia 18 de novembro serão homenageados mais hoteleiros durante no Festival do Turismo de Gramado, no stand da Castelli Escola Superior de Hotelaria, de número 256.
 
CANTINA DEL VICOLO


Gramado está lindíssima e o roteiro gastronômico melhor ainda. Uma das visitas obrigatórias é a Cantina Del Viculo, do premiadíssimo chef Glimarães Flores do Nascimento. Minha dica é o famoso Fetuccine Verde aos quatro quuijos com escalope de filet mingnon. Pecado é não comer.