quarta-feira, 13 de março de 2013

TRIBUNAL DE CONTAS


TRIBUNAL DE CONTAS
 

Por que se cala o tribunal de contas da União? Por que tantas obras superfaturadas? Por que tantas falcatruas? Por que tanta falta de fiscalização? Por que a morosidade? Aqui apenas uma resposta: O Tribunal de Contas da União blindou seus ministros da divulgação de viagens feitas com verba pública. Decisões do plenário impedem o cidadão comum de saber para onde, e com qual justificativa, as autoridades viajaram com passagens aéreas bancadas pelo contribuinte. A justificativa é que"informar deslocamentos pregressos, feitos nos dois últimos anos, pode trazer risco à segurança dos integrantes da corte".  As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, em matéria assinada pelo jornalista Fábio Fabrini. A negativa do TCU foi dada em processos nos quais o jornal paulista pediu, via Lei de Acesso à Informação, detalhamento das despesas com vôos para “representação do cargo” (compromissos supostamente institucionais, como palestras, solenidades, congressos e homenagens).
 
PASMEM
 
Por meio de uma resolução editada em 2009, os ministros do TCU asseguraram para si próprios, além de auditores, procuradores e subprocuradores do Ministério Público que atuam na corte, o direito aos bilhetes, concedido pelo STJ a magistrados. Segundo a norma de 2009, os integrantes do plenário teriam direito a gastar R$ 43,2 mil em vôos com essa finalidade. O valor da verba foi atualizado e corrigido pelo IPCA, e, hoje, os ministros podem gastar até R$ 53 mil anuais com viagens. Para demais autoridades, o montante, atualizado, pode ser de R$ 26,9 mil ou R$ 17,9 mil. Só a ministra Ana Lúcia Arraes de Alencar consumiu R$ 40 mil em 39 viagens em 2012. Ana Arraes é advogada,  filha do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes e de Célia de Souza Arraes de Alencar. Do seu casamento com o escritor Maximiano Campos, Ana teve dois filhos: o economista e governador Eduardo Campos e o advogado e escritor Antônio Campos.
 
MAIS VIAGENS
 
O ministro do TCU Aroldo Cedraz usou mais R$ 30 mil naquele ano e mais R$ 37 mil em 2011, em 48 deslocamentos. Por que e para onde foram é uma incógnita... Para Cláudio Abramo, diretor executivo da organização Transparência Brasil, não há justificativa para omitir os dados. “É a posteriori. Como falar em risco meses depois de as viagens terem ocorrido? É uma justificativa cínica” - critica. Segundo Abramo, a situação é “lamentável, mas esperada” num contexto em que cabe aos ministros julgar os pedidos de acesso às próprias despesas. Para ele, a pressão da opinião pública é que poderá mudar a situação e favorecer a abertura dos dados: “Os ministros só reagem com a faca no pescoço”.
 
MULTAS & TAXAS
 



Uma coisa é certa neste nosso país dos absurdos. Som quem paga contas, multas e taxas, tudo em dia, somos nós, os trabalhadores, os honestos, enfim, aqueles que não podem recorrer a justiça. Já quem tem grana e "bons" advogados, não pagam absolutamente nada. Exemplo disso são as sucessivas multas aplicadas pelo cabide de empregos da ANATEL, que não é levada a sério por ninguém, contra empresas de telefonia têm um efeito meramente pedagógico para as companhias, mas na prática poucas são pagas. Segundo dados da Anatel, das 4.974 multas aplicadas em 2011 e 2012, apenas 48,99% foram totalmente acertadas.
 


Em termos financeiros, percebe-se que somente as de valores mais baixo foram pagas. Dos R$ 207,73 milhões, apenas R$ 5,87%, ou R$ 12 milhões, foram de fato quitados. Do total, 66 multas ou 1,63% foram pagas parcialmente. Isto é, a companhia pagou um valor menor do que foi estipulado. O teto para a cobrança é de R$ 50 milhões. Somente na última quinta-feira, foram aplicadas quatro multas contra a operadora Oi, duas de R$ 10 milhões cada, uma de R$ 2,5 mil e outra de R$ 18 mil. A Oi é uma das empresas mais autuadas neste ano, mas todas têm sido punidas. É por essas e outras que os serviços continuam uma porcaria e a ANATEL uma verdadeira piada de mal gosto.
 
A na realidade, além de cabide de empregos, a anatel é uma verdadeira piada de mal gosto
 
PÁSCOA EM GRAMADO
Um personagem criado antes mesmo da primeira edição do Chocofest volta a Gramado neste ano. O Chocolito, um alegre gnomo saído das florestas serranas, trajando a típica malha que caracterizava a região na época em que foi “concebido”, chega à festa como a principal atração de 2013. Ele será apresentado à comunidade e visitantes durante a solenidade de abertura do evento, na próxima sexta-feira (15/03), às 16 horas, no Planeta das Guloseimas (Rua Coberta). A criatividade do design Paulo Cardoso e o talento da artista plástica Nancy Vaccari de Medeiros deram origem ao boneco, em 1993. O Chocolito ganhou vida ao pegar no colo a pequena Laura Vaccari de Medeiros, filha de Nancy e na época com cerca de seis meses de idade.
 
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Cardoso é nascido em São Francisco de Paula e tem familiares em Gramado, onde passou a maior parte de sua vida. Hoje residindo aqui em Floripa, relembra com carinho como surgiu a proposta de criação de um personagem-símbolo às promotoras do evento, Marta Rossi e Silvia Zorzanello.Fã de cartoons e extremamente identificado com Gramado, em muitos dos seus aspectos, Cardoso chegou a ser gerente de duas fábricas de chocolate e realizou o Festival Nacional do Chocolate, na década de 1980. A artista plástica Nancy recorda que Cardoso levou o projeto do Chocolito a ela, mostrando um boneco bem-humorado, que vivia nos bosques de Gramado, e escondia para o coelhinho doces de chocolate para as crianças. O personagem foi o primeiro boneco de vestir que ela produziu. 

 
“SANTA MARIA VIVE” 
 
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O Gramado Aleluia, celebração religiosa que integra as atividades do Chocofest – Páscoa em Gramado, está com a programação definida. O principal destaque desta edição será a presença de dois corais de Santa Maria, que prestarão homenagem e vão propor uma reflexão em torno das vítimas do incêndio na Boate Kiss. A atividade ocorrerá no sábado, dia 23 de março, às 17h30, quando os corais Santa Cecília e Giuseppe Verdi incorporam-se às manifestações de fé do evento, sob a regência da professora Enira Trindade, no Pátio dos Apóstolos, em frente à Igreja Matriz de Gramado. Todos os participantes do coral vestirão camisetas brancas ornamentadas por palavras que clamam por luz e paz, e reforçam a chamada “Santa Maria Vive”. Após o recital, desfilarão passando pela Rua Coberta, juntamente com crianças vestidas de anjos, levando nas mãos lamparinas acesas, que serão lançadas simbolicamente no Ovo Gigante da Praça das Águas. A ação é uma forma de fazer homenagem e reflexão ao acidente na boate Kiss, que fez 241 vítimas até momento.
 
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Durante a Procissão dos Passos, que é o momento mais aguardado da programação, mais de 600 pessoas mostram através de roupas, carros tematizados e encenações as derradeiras horas de Cristo, antes, durante e após a crucificação. A procissão ocorre na Avenida Borges de Medeiros, percorrendo pouco mais de um quilômetro, se encerrando na Igreja Matriz São Pedro. “Junto com o Natal Luz, que mostra o nascimento de Jesus, o Chocofest e o Gramado Aleluia ressaltam os principais acontecimentos na vida de Cristo. Estes são valores cristãos, que são muito importantes para toda a comunidade”, lembra Cemin. Além da parte religiosa, o Gramado Aleluia e o Chocofest ainda fazem sua parte ajudando entidades filantrópicas. Neste caso, para ajudar a Pastoral do Menor Adolescente (Pama), os participantes podem adquirir velas que serão usadas na Procissão dos Passos ao preço de R$ 4,00.
 
MUNDO ENCANTADO
 
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A partir das 20 horas desta quinta-feira estarei acompanhaando a primeira atividade do Chocofest 2013 – Páscoa em Gramado. É o preview do espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”, que terá como ingresso um quilo de alimento não-perecível ou um agasalho. Dirigido por Ronald Radde, o evento beneficente terá todos os donativos arrecadados destinados ao Gabinete da Primeira-Dama. A abertura oficial do evento ocorrerá na sexta-feira (15), a partir das 16 horas, no mesmo local. Com o ingresso, que também será um donativo, o público poderá conferir a solenidade e o retorno oficial do Chocolito à festa. O preview marca a abertura das atividades do evento, que terá 18 dias de programação, até 31 de março. Segundo o diretor do Chocofest Marcus Vinicius Rossi, a peça terá algumas alterações, especialmente pela presença do Chocolito, criado na primeira edição. “A sinopse se mantém, mas o público vai notar algumas diferenças na história”, garante. Após a apresentação de quinta-feira, “O Mundo Encantado da Páscoa” poderá ser conferido novamente nos dias 16, 23, 28 e 30 de março, sempre às 20 horas. Nestas datas, será cobrado ingresso no valor de 30 reais.

PADRINHO

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O escritor Cláudio Levitan será o padrinho desta edição e receberá o troféu do Chocofest na solenidade de abertura. Levitan será homenageado, assim como os padrinhos de anos anteriores, com a apresentação de suas obras no Varal Cultural, instalado em frente ao Palácio dos Festivais. Gaúcho, escreveu o livro infantil “O Porão Misterioso”, Prêmio Açorianos de Literatura Infantil 2001; “Pimenta do Reino em Pó”, indicado ao Prêmio Açorianos de Literatura Infanto-Juvenil 2007; “Porto Alegre no Livro das Crianças Perdidas”; “Tangos e Tragédias em Quadrinhos”, com desenhos de Edgar Vasques; participou de antologias de contos como “Caio de Amores”, “Nós, os gaúchos”, “Contos no Solar”, “101 que Contam”, “Brevíssimos” e “Histórias de Quinta”. Transformou em História em Quadrinhos o livro-poema “Pé de Pilão”, de Mario Quintana.


O CHOCOFEST

Estou embarcando pra Gramado agora a convite da Marta Rossi para conferir o Chocofest – Páscoa em Gramado que acontece entre os dias 14 e 31 de março. Toda a magia da época é traduzida em desfiles, teatro, brincadeiras e muita alegria. Em sua 18ª edição, a festa toma as ruas da cidade da Serra gaúcha e leva cerca de 350 mil pessoas a conferir a programação durante 18 dias. A religiosidade marcada pela data também é garantida com o Gramado Aleluia. O desfile de Páscoa Um ChocoAmor à Terra, a Parada do Conde Guloseima, o espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”, a exposição de ovos gigantes feitos por artistas plásticos, a Caravana do Conde Guloseima, o Leilão de Ovos Customizados, o espaço do Coelho Reciclador, o desfile de moda em chocolate e a Fabriquinha de chocolate, entre muitas outras atrações esperam por quem visitar o Chocofest. Mais informações no site www.chocofest.com.br.

Cantina Del Vícolo - A melhor cantina italiana de Gramado
 
ITU PAN AMERICAN CUO
 
Diversos destaques do triathlon brasileiro já estão inscritos para a disputa do ITU Pan American Cup 2013 de João Pessoa, um dos eventos mais aguardados do ano. Dentre elas, Fábio de Carvalho, vencedor da última edição do SESC Triathlon de Caiobá e atleta da seleção brasileira e os também atletas da seleção brasileira: Flávia Ferrnandes e Matheus Diniz.  Estão inscritos também Carol Furriela, campeã sul-americana de triathlon; Beatriz Neres, campeã da Copa Brasil de Sprint Triathlon categoria de elite; Tathy Porto, vice-campeã da Copa Brasil de Sprint Triathlon categoria de elite; Juraci Moreira, um dos maiores atletas do país de todos os tempos, representante brasileiro em três Olimpíadas.
 
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O evento acontece nos dias 6 e 7 de abril e serão três importantes eventos esportivos na modalidade do triathlon: ITU Pan American Cup 2013; a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Standard, além do Campeonato Brasileiro de Paratriathlon. As provas de natação, ciclismo, e pedestrianismo serão realizadas na praia de Cabo Branco. As inscrições devem ser feitas no site da Confederação Brasileira de Triathlon em http://www.cbtri-eventos.com.br/indexbr.asp?ev=114.  Os organizadores do evento esperam as inscrições de diversos atletas da elite mundial. São esperados atletas do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Equador, EUA, Canadá, México e países da União Européia.


FESTURIS JOÃO PESSOA

O 3º Festival do Turismo de João Pessoa será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções e aguarda mais de mil profissionais durante os dois dias do evento. Durante a coletiva de imprensa No Hotel Hardmam, em João Pessoa, foram anunciadas algumas metas da edição 2013. Entre elas, a de ampliar a participação de 542 para 700 agentes de viagens de todo o Brasil, principalmente da Região Nordeste, representando um aumento de 29,15%. O empresário Cláudio J. S. Jr., diretor comercial do festival, anunciou a grande novidade da edição, uma Rodada de Negócios, que terá foco nas operadoras de turismo do Nordeste. “O Sebrae PB será responsável pela coordenação da Rodada e está formatando o encontro” registrou Cláudio. A programação voltada para acadêmicos de turismo, empresários do setor e expositores também foi confirmada na coletiva. “Estamos articulando a vinda de palestrantes de nível internacional, além da presença de jornalistas especializados em turismo para cobrir o evento. A cada ano o festival está mais profissional”, declarou Ferdinando Lucena, gerente executivo operacional do João Pessoa Convention e Visitors Bureau, co realizador do festival.
 
Luciano Lapa (SETUR), Cristina Lira, Secretário Renato Feliciano (Setde) , Ferdinando Lucena (Convention e Visitors Bureau), Cláudio J. S. Jr. (Festival do Turismo de João Pessoa) e Ruth Avelino (PBTur). 
Foto Kleide Teixeira

Este ano, o festival fará uma homenagem a oito mulheres que vem contribuindo com o desenvolvimento do evento e do Turismo na Paraíba. O prêmio será entregue, em setembro, durante o festival. Durante a coletiva, a comissão organizadora do 3º Festival do Turismo de João Pessoa apresentou a Embaixadora do evento, a jornalista de turismo Cristina Lira. No encerramento da coletiva, o Secretário de Turismo e Desenvolvimento do Estado (Setde) Renato Feliciano anunciou que o governo do Estado vai apoiar a realização do 3º Festival  do Turismo de João Pessoa e explicou que o governador Ricardo Coutinho está empenhado na consolidação do evento, que traz centenas de agentes de viagens do país à capital. “Sabemos da importância da divulgação do destino Paraíba e do crescimento do turismo para o estado. Não temos dúvidas quanto à potencialidade de expansão do festival nos próximos anos”, afirmou o secretário.
 
QUINTA DO BUCANERO
De olho na Convenção Lojista que acontece de 23 a 25 de maio próximo, em Blumenau, a Diretoria da FCDL/SC esteve reunida na Praia do Rosa (Imbituba) para discutir - entre outros temas -  detalhes deste que é o encontro máximo da entidade. "Outras pautas também foram debatidas, como a questão do ICMS ," acrescenta o Presidente da entidade, Sérgio Alexandre Medeiros. De acordo com ele, a idéia de reunir a diretoria em uma das praias mais bonitas do Estado  partiu do Conselheiro Fiscal, Manoel Martins, o Maneca, conhecido empresário de Imbituba. “Foi dele a iniciativa de convidar o Secretário Beto Martins, ex-Prefeito do município e grande parceiro”, complementa.
 
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Aproveitando a oportunidade, a diretoria promoveu, em Imbituba,  um encontro com os presidentes  de CDLs da região sul do Estado – Tubarão, Laguna, Criciúma, entre outras cidades próximas - no sentido de ouvir as demandas e sugestões dos companheiros. “É uma prática importante porque hoje somos 137 CDLs em todo Estado e 35 mil associados”, pontua Medeiros. Quanto à escolha do local, Medeiros é só elogios: “está na hora de entendermos que um local inspirador, como a Quinta do Bucanero, contribui para que o trabalho transcorra em clima produtivo e informal, um jeito novo de fazer negócios”.
 
PERNAMBUCO EM BERLIM
 
Entre os dias 05 e 10 de março, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participou de dois importantes eventos na Alemanha para a divulgação dos atrativos turísticos do Estado. O primeiro foi o Goal to Brasil Berlim, ação promocional da Embratur com foco na Copa do Mundo, que teve Recife como cidade anfitriã. No evento, cerca de 150 profissionais do turismo tiveram uma vivência de Pernambuco através de apresentação do destino, gastronomia e cultura. O chefe Joca Pontes preparou um menu típico com arrumadinho de charque, caldinho de feijão, bolo de rolo e cartola enquanto a tapioqueira Dona Bia serviu cerca de 300 tapiocas para o público alemão. O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, explica a estratégia promocional. “Os destinos de sol e mar são um dos carros chefe do Estado. No entanto, o nosso diferencial em relação aos outros destinos é a riqueza de nossa cultura e a variedade da nossa gastronomia. Atrativos que agradam bastante o mercado alemão”.
 
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Para apresentar a diversidade cultural do Estado, a Setur-PE e Empetur levaram o Balé Cultural de Pernambuco que fez um passeio dos ritmos pernambucanos, como o frevo, o maracatu, o mangue beat, o forró, o xaxado, entre outros. A partir do dia 06/03, a gastronomia e a cultura de Pernambuco se fizeram presentes na ITB, maior feira de turismo do mundo. Além das ações promocionais, a comitiva do Estado participou de agendas com operadores e companhias aéreas e fechou uma ação de divulgação no mercado espanhol através das mídias sociais. “Em abril, damos início a uma parceria inovadora com a plataforma digital Minube, muito popular na Espanha, atual campeã mundial de futebol que jogará no Recife na Copa das Confederações. Levaremos diversos blogueiros espanhóis para conhecer nossos atrativos e, após a viagem, produzir um guia sobre Pernambuco”, afirma o presidente da Empetur, André Correia.
 
FESTIVAL DO CONTO
 
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Neste mês acontece a terceira edição do Festival Nacional do Conto, em Florianópolis/SC. O evento é o único dedicado ao gênero nas Américas. O festival busca um outro olhar sobre o conto, misturando escritores de diferentes gerações, de pequenas e grandes editoras, alguns conhecidos e outros nem tanto, mas todos com uma contribuição muito importante para a discussão do conto brasileiro contemporâneo. A programação completa pode ser conferida aqui: http://www.festivalnacionaldoconto.com.br/index.php/programacao/. O convite está anexo e toda ajuda na divulgação é bem-vinda. Todas as atrações são gratuitas.

 
BNTM 2013 EM SALVADOR

A próxima edição do Evento Brazil National Tourism Mart (BNTM – 2013) vai ser na cidade de Salvador, na Bahia, entre os dias 10 a 13 de abril. A bolsa de turismo é realizada pela Fundação CTI-NE (Comissão de Turismo Integrado do Nordeste). A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, esteve na capital baiana nesta segunda-feira (11), discutindo com os secretários e executivos de turismo das dos nove estados nordestino que integram  a CTI-NE, a divulgação do ‘Destino Paraíba’ no evento. Estão confirmadas as presenças de 250 operadores de turismo estrangeiros e outros 50 nacionais. A executiva paraibana avisa que também estarão presentes cerca de 50 jornalistas especializados do Brasil e do exterior realizando a cobertura bolsa de turismo em Salvador.
 
 
Novidades - Pela primeira vez a BNTM vai ser realizada simultaneamente a dois eventos: o II Salão Baiano de Turismo e a Terceira Feira do Turismo da Bahia, uma promoção da ABAV baiana. “ Serão dois dias de muito trabalho. Teremos um estande, onde os empresários poderão participar de encontros comerciais com expositores e operadores de turismo. A BNTM é voltada ao fomento do turismo no local onde é estabelecido sua Sede. Os convidados ou compradores (buyers) do destino Brasil, vem ao evento para fechar pacotes turísticos para os seus clientes em seu país de origem”, informou. O foco dos executivos da PBTur será manter contatos com representantes de Portugal e Argentina. Desde o ano passado, o trade paraibano e a PBTur vem mantendo contatos com operadores portenhos para viabilizar um vôo charter entre Buenos Aires e João Pessoa.
 
 
COMITIVA DA IAAPA
Neste último domingo o Parque Beto Carrero World recebeu uma comitiva da Associação Internacional de Parques de Diversão e Atrações - IAAPA. A visita fez parte do pós-tour da 2013 IAAPA Leadership Conference e o Latin America Networking, que aconteceu em São Paulo, entre quarta e sexta-feira da semana passada. O evento contou com apoio da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra) e era destinado a proprietários, diretores e gerentes de parques, atrações turísticas e aos fornecedores de equipamentos e serviços para os segmentos do setor. A comitiva que visitou o Parque reuniu 30 visitantes da Argentina, Estados Unidos, Filipinas, Chile, Peru, México, Indonésia, França e Colômbia. Durante todo o dia os visitantes permaneceram no BCW, conheceram a história e os sonhos de João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero, além das mais de 100 atrações do Parque. O grupo foi recepcionado pela diretoria no Memorial Beto Carrero e com um brinde comemoraram a importante visita. Eles fizeram inúmeros elogios ao Parque e enfatizaram que o BCW está pronto para ganhar o mundo.
 
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O presidente IAAPA e da Morey´s Piers & Beachfront Waterparks, Will Morey, salientou que além da gama de atrações, o BCW tem como diferencial, o encantamento que proporciona aos visitantes. "Desde o começo do passeio estávamos sentindo que o sonho de Beto Carrero está presente. Agora podemos afirmar que no Parque há a perpetuação desse sonho de encantar e alegrar as pessoas, que foi o que levou o BCW a existir. Foi a melhor de todas as visitas", declarou. O diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios do BCW, Vitor Bauab, reforçou a importância de ter recebido o seleto grupo, conhecedores e atuantes no ramo de entretenimento e lazer. "Além de conferir o que fazemos no Parque, eles puderam contribuir com suas experiências. Todos os elogios mostram que estamos no caminho certo, quando o assunto é a busca por excelência", frisou. Já o presidente do Parque, Alex Murad, além de agradecer a vinda comitiva, falou do bom momento que o Brasil passa no ramo de entretenimento e lazer. "Se hoje os olhares do mundo estão direcionados para o Brasil, é porque tivemos exemplos de empreendimentos de outros países", declarou. 


IAAPA
Fundada em 1918, a IAAPA é a maior associação do mundo para as instalações de diversões, parques temáticos, aquáticos, museus, aquários e zoos. A organização representa mais de 4 mil empresas, fornecedores e os membros individuais de 100 países. A IAAPA auxilia na melhora de eficiência de seus membros, prestando assessoria de marketing, segurança e rentabilidade, mantendo os mais altos padrões profissionais do setor. Com sede na região de Washington, a entidade também atua para defender os interesses dos associados junto aos governos, além disso, promove três feiras de nível Internacional, nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia.
 
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Na foto estão o diretor Operacional do Parque Hugo Loth, membros da IAAPA, o presidente do BCW Alex Murad, o presidente da IAAPA Will Morey, o diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios Victor Bauab e o diretor de Comunicação Interna, Qualidade e Incentivo Geninho Goes