quarta-feira, 1 de abril de 2015

CRUZEIROS MARÍTIMOS

CRUZEIROS MARÍTIMOS


A reunião mensal das agências de viagens associadas Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), realizada na última semana no Hotel Radisson Vila Olímpia, em São Paulo, contou com a presença de representantes do segmento de cruzeiros marítimos, que apresentaram dados gerais do setor e especificidades de mercado das principais empresas armadoras que operam no Brasil. Segundo Ferraz, as facilidades da realização de eventos em navios são muitas, como o sistema all inclusive, a variedade de entretenimento e serviços, a possibilidade de se levar acompanhantes, a inclusão de excursões sob medida, a logística de transporte, entre outras.

Clique na imagem para ampliá-la

Além do presidente da Clia Abremar, a reunião teve apresentações de Alexandre Zachello e Edi Guerreiro, da Pullmantur; Márcia Galvão, da Costa Cruzeiros; Alex Calabria e Diane Santana, da Royal Caribbean e Roberto Affonseca, da MSC Cuzeiros. Os executivos das empresas de cruzeiros marítimos também responderam algumas dúvidas dos associados Abracorp, principalmente os relacionados ao segmento Mice. Ao final das apresentações, o diretor do Conselho Consultivo da Abracorp Goiaci Alves Guimarães, sugeriu que a Clia Abremar, juntamente com a entidade, voltem a se reunir em um evento de capacitação, com a presença dos três principais executivos de Mice de cada agência associada. A sugestão foi prontamente aprovada e a data de realização será decidida nas próximas semanas pelas diretorias das duas entidades.



CONGRESSO INTERNACIONAL DE TURISMO



Acontece entre os dias 21 e 23 de Junho, na cidade do Porto, em Portugal, o Congresso Internacional de Turismo, que contará com algumas das principais personalidades do turismo no mundo. O Congresso foi criado em 2010, na cidade do Porto, com a presença de mais de 30 países. Posteriormente o congresso aconteceu em Odense, Valência e Antuérpia e agora regressa a sua cidade natal com o apoio institucional do Turismo de Portugal.



Estão previstas palestras, visitas de estudo pelo Porto, workshops e animações de rua. O tema do congresso é "O TURISMO E O MAR", já que a relação entre o mar e o turismo assume uma importância cada vez importante e constantemente renovada, pois o mar sempre estabeleceu diferentes e distantes pontes de encontros e intercâmbios entre povos e culturas ao longo da história. Esse encontro, que acontece a distância mas que o mar aproximo, foi pioneiro na busca do desconhecido e de novos destinos. Destinos onde outros caminhos foram projetados e visitados por diversas vezes, tornando-se visita obrigatória a qualquer turista, pois são verdadeiros patrimônios da humanidade. 



O mar, destino contemporâneo, tem dado novas dimensões e potencialidades de natureza cultural, econômica e social. Portanto, é extremamente importante para se reunir pesquisadores, professores, estudantes, agentes de turismo, os gestores públicos/políticos responsáveis ​​pela área de segmentação e estudiosos em geral. Isso permitirá a troca de experiências, para acessar os resultados da investigação, aumentando não só os projetos e dados de avaliação, mas criando novos vínculos, novas perspectivas de desenvolvimento do turismo em sua conexão multidimensional com o mar enquanto recurso imenso em termos de transporte e lazer, no quadro da implementação de atividades sustentáveis.


Clique na imagem para ampliá-la

Entre os palestrantes estão Adalberto Dias de Carvalho, Diretor Presidente do Conselho Técnico-Científico de ISCET e diretor de CIIIC, professor aposentado e principal pesquisador da Universidade do Porto. Doutorando em Turismo da Universidade de Girona. Professor visitante em várias universidades estrangeiras e autor de vários artigos científicos.Christian Bataillou, Professor e pesquisador da Universidade de Perpignan, tem um doutorado em Sociologia e mestre em Direito. Ele é um especialista da OMC em turismo sustentável, cultura e patrimônio, com uma vasta experiência como coordenador de mestrado e doutorado graus e como diretor de equipas de investigação. James Guia, EMTM diretor do programa - Faculdade de Turismo da Universidade de Girona, Michael Hall, Professor em Marketing. Ensino, publicações e interesses de investigação em turismo, desenvolvimento regional e marketing social / verde, com especial ênfase nas questões de lugar branding e marketing, bem como a conservação e mudança ambiental, gestão de eventos e marketing, e a utilização do turismo como desenvolvimento econômico e conservação mecanismo. Ele é o autor e editor de mais de 40 livros, bem como mais de 250 artigos científicos e capítulos de livros.



Em entrevista ao Ambitur.pt, Jorge Ricardo Pinto, membro do Comitê de Organização do CIT2015 e coordenador do mestrado e da licenciatura em Turismo no ISCET, explicou que o evento pretende "ser um veículo de troca de experiências, resultados de trabalhos de pesquisa, dados sobre o incremento e avaliação de projetos, perspectivas de desenvolvimento do turismo na sua conexão multidimensional com o mar. Serão seguramente três dias muito intensos, cheios de descobertas, em que os participantes terão, ao mesmo tempo, oportunidade de partilharem os seus avanços e conhecerem as novidades do setor, combinando um programa científico com um programa social muito dinâmico. Será um encontro muito importante para o avanço do conhecimento em turismo, tanto a nível nacional como internacional". Sobre a escolha do tema,"O turismo e o Mar", lembrou  que, nos últimos anos, "o turismo deu novas dimensões ao mar e às suas potencialidades de natureza cultural, econômica e social. Impõe-se, pois, que se renove também o encontro de investigadores, professores, estudantes, agentes da atividade turística, responsáveis políticos pelos setores envolvidos e estudiosos em geral".




O jantar oficial do International Congress on Tourism será realizado na segunda-feira à noite, 22 de junho de 2015, no World of Discoveries. O jantar inclui uma visita ao Museu Interativo & Theme Park. Será um buffet de pratos quentes com oitos 8 pratos do Mundo. 



FÓRUM ABAV


Como as apresentações podem beneficiar suas ideias, propostas e produtos? Num mundo corporativo cada vez mais competitivo, os detalhes fazem a diferença na hora de conquistar clientes. Com esta premissa, a 55ª edição do Fórum Executivo ABAV-SP, recebeu o consultor especializado em apresentações estratégicas Eduardo Adas, sócio-fundador da Soap, que abordou a importância das apresentações na comunicação corporativa e nos momentos decisivos de qualquer negócio.



Em sua palestra, Adas revelou o poder do storytelling na criação de apresentações no estado da arte, capaz de encantar audiências, transmitir conceitos com propriedade e atuar em prol da adesão desejada pelo apresentador. “Uma boa apresentação é essencial para vender uma imagem positiva da sua empresa ou produto”, disse. O palestrante ilustrou casos em que a comunicação foi decisiva para as empresas conquistarem sucesso. “Já vi excelentes ideias caírem por terra por não terem sido bem comunicadas ou ideias medianas ganharem destaque, sustentadas por uma boa comunicação”, ressalto. Para o presidente da ABAV-SP, Francisco Leme, os profissionais em geral, e das agências de viagens não poderia ser diferente, precisam de orientações para melhorar suas performances e alcançar seus objetivos e quando elas vêm de fontes qualificadas, surtem efeitos positivos. 



FERIADÃO COM SOL


Segundo as previsões meteorológicas o feriadão será com muito sol com a temperatura chegando a casa dos 30ºC. O Infínity Blue Resort & Spa, pé na areia, ainda tem algumas vagas, mas é bom fazer tua reserva agora. O coelho da Páscoa já chegou por lá. Só está faltando você.

SEMANA SANTA


O Recife é a primeira cidade do Nordeste e a terceira brasileira mais procurada por turistas durante o feriado da Semana Santa (3 a 5 de abril), de acordo com ranking feito pela agência online ViajaNet. No primeiro lugar da lista está São Paulo, com 37% dos bilhetes comprados, Rio de Janeiro vem em segundo lugar com 24% das buscas. O Recife integra o ranking com 15%, seguido de Salvador (com 14%) e de Fortaleza, com 10% das buscas por passagens aéreas. Entre os dias 5 a 7 de abril, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, irá realizar uma pesquisa para traçar o perfil do turista que vem para a Semana Santa, no Aeroporto, TIP e BR 101 Norte e Sul e BR 232. Durante a Semana Santa, a pesquisa será realizada em Gravatá, Caruaru e Brejo da Madre de Deus. Serão instalados, pela primeira vez, Centros de Atendimento ao Turista (CATs) móveis em Bezerros e Gravatá, de 27 a 31 de março. O CAT em Brejo de Madre de Deus vai funcionar de 27/03 a 5/04.



PRAIA SEM BARREIRAS


No último sábado (28), a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), realizou a entrega das novas cadeiras anfíbias e esteiras do projeto Praia Sem Barreiras de Boa Viagem. A ação também comemorou os dois anos de funcionamento do projeto que proporciona banho assistido para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. As novas cadeiras apresentam características que facilitam o banho assistido tanto para o usuário, como para os monitores. Mais resistentes à água salgada, elas possuem boias no apoio de mão em PVC, que melhoram a estabilidade dentro d’água. Ao todo são 36 cadeiras destinadas ao projeto, dentre elas, nove já entregues em lançamentos anteriores. Seis ficaram em Boa Viagem, quatro seguirão para Porto de Galinhas e duas para o arquipélago de Fernando de Noronha. 


As 15 restantes serão destinadas para os próximos lançamentos. De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Felipe Carreras, a ação tem o objetivo de assegurar a qualidade do atendimento aos usuários. As esteiras de acesso também foram substituídas. Produzidas com material 100% reciclável, elas apresentam sistema de fixação moderno que alcançam no mínimo 35cm de profundidade que garantem firmeza e estabilidade. O evento contou com a reinauguração da tenda de acessibilidade coordenada pela UniNassau, parceira do projeto. Os usuários terão à disposição estudantes de Fisioterapia e Enfermagem para a realização de massoterapia, alongamentos, atividades funcionais, orientação postural, exercício com bolas, bastão e elásticos, avaliação nutricional, entre outras atividades.


Idealizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (EMPETUR), o projeto é voltado para pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida e já atendeu 3,6 mil usuários desde o lançamento. O Praia sem Barreiras funciona em seis praias do Estado: Fernando de Noronha, Boa Viagem, Porto de Galinhas, Candeias, Tamandaré e Paulista.



ALA VIP


O Wish Serrano Resort & Convention Gramado, hotel da GJP Hotels & Resorts, minha casa em Gramado, na fantástica Serra Gaúcha, acabou de finalizar a nova Ala Vip, que compreende o retrofit de 20 suítes especiais com serviços personalizados. No total, são duas alas (Ala 2 e Ala 3) que ganharam nova decoração, nova pintura, novos enxovais diferenciados e serviço exclusivo de mordomos (para agendamento de restaurantes, desfazer as malas e trazer o jornal de preferência, entre outros), check-in com taça de espumante e chocolates e linha exclusiva de amenities. Os hóspedes da Ala Vip também têm direito a massagem relaxante no Pocahy Zen Spa, localizado no empreendimento. O hotel dispõe de 272 apartamentos, ampla área de lazer, entretenimento e centro de eventos.


CARACOL EM RECIFE


A diversidade cultural da gastronomia de Recife abre alas para o mais puro chocolate de Gramado. No dia 26 de março, a Caracol Chocolates, marca gaúcha, inaugurou uma loja franqueada no Shopping RioMar -  um dos mais importantes e bem frequentados da Capital. No mix, além da linha de Páscoa, estão barrinhas, bombons, drágeas, e as linhas de presentes, infantil e saúde – esta última trazendo grande variedade de opções como: sem lactose, diet, chocolates com alto percentual de cacau e com adicionais como Chia, Linhaça, Cranberry, entre outras sementes e frutas, além da linha Vita, lançada em 2013, que traz opções como Relaxar, Fortalecer, Embelezar, Reduzir e Conservar. Esta linha foi desenvolvida em parceria com o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, de Gramado e não tem adição alguma de açúcares, é isenta de lactose e glúten e adicionada de princípios ativos reconhecidos por suas funções benéficas à saúde.


Também será instalada uma cafeteria, com cardápio de cafés especiais e sorvetes italianos que também levam a marca Caracol Chocolates, respeitando os padrões da empresa no que diz respeito a qualidade e benefícios à saúde. com a abertura desta loja, a Caracol Chocolates amplia sua participação no território nacional, atuando a partir de agora também na região nordeste. Este processo de expansão pelo país está sendo realizado através de franquias, onde são abertos quiosques ou lojas, sempre com o alto padrão exigido pela marca Caracol Chocolates.


Precursora na fabricação de chocolates na Serra Gaúcha, a Caracol Chocolates, de Gramado (RS), há mais de 30 anos produz o mais puro chocolate. A empresa utiliza no seu produto com mais baixo teor de cacau, o chocolate ao leite, 44% a mais de cacau do que o mínimo permitido pela legislação brasileira. Essa preocupação, voltada à saúde de seus clientes, vem do amor com que cria e desenvolve seus chocolates artesanais. Inspiração, inovação e saúde são palavras incutidas na filosofia da empresa, que busca sempre surpreender e apresentar produtos com o mais saboroso dos chocolates, sem deixar de lado o cuidado com o bem-estar dos seus apreciadores.


EVENTO BUSINESS SHOW



O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, juntamente com a Secretária de Turismo do município, participou da 13ª edição do Evento Business Show – EBS, em São Paulo. A feira aconteceu nos dias 26 e 27 de março e é considerada a mais importante do segmento de eventos corporativos, incentivos, shows e gastronomia do Brasil. A presença de Balneário Camboriú no evento foi de suma importância, uma vez que os esforços do BC Convention se concentram principalmente em divulgar a cidade como destino de eventos.



Os dois dias de EBS somaram quase quatro mil visitantes, que se destacaram por ser um público bem segmentado (organizadores, promotores, empresas, agências especializadas em eventos), o que facilitou a abordagem por parte do Convention. Foram distribuídos kits de Balneário Camboriú contendo mapas da cidade, Guia de Gastronomia e Entretenimento, revista do destino e material técnico de eventos. “Além de projetarmos Balneário Camboriú no mercado de eventos, pudemos esclarecer sobre o trabalho de um Convention Bureau a promotores e organizadores de eventos do Brasil. O primeiro contato foi feito e agora é hora de estreitar este relacionamento para prospectar novos negócios e eventos”, finaliza.



Se você ainda não reservou tua mesa para o almoço de Páscoa, é bom correr atrás. Talvez o Chef Helton ainda tenha alguma.  

BNT MERCOSUL



Tendo o CENTREVENTOS DE ITAJAÍ como mais um destino para realização de negócios, a 21ª BNT MERCOSUL, aposta no crescimento do número de participantes para a próxima edição que ocorre nos dias 22 e 23 de Maio, nas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú e no Parque Beto Carrero World.
Existem vários pontos que favorecem esta previsão, como por exemplo, a quantidade de acordos para a realização de FAMTURS onde agentes de viagens são convidados, além de parcerias com a ABAV-SC e envio de convites personalizados aos agentes de viagens de Santa Catarina, Paraná e também para os presidentes das ABAVs de todos os estados do Brasil.



A BNT MERCOSUL que se consolidou como um dos principais eventos do trade turístico, recebe agentes de viagens de vários estados do Brasil e profissionais de outros países. É o evento de turismo que mais recebe agentes de viagens do Mercosul no Brasil, mesmo porque Santa Catarina é destino certo para este público. Uma das características da BNT MERCOSUL é que os expositores são em sua maioria empresas brasileiras e pelo que tudo indica, com a alta do dólar, destinos e empresas brasileiras são eleitos para quem deseja fazer turismo. Profissionais de turismo podem fazer inscrição diretamente no site do evento e interessados em stands, podem entrar em contato pelos emails jair@bntmercosul.com.br e comercial@bntmercosul.com.br.



ABIH ALAGOAS



De acordo com o último balanço realizado entre os hotéis da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Alagoas, a média de ocupação hoteleira para o período da Semana Santa será de 66,67% dos leitos. Para os hotéis de padrão cinco estrelas a ocupação prevista é de 82%. A tendência é que esses números sofram alterações positivas devido à procura de última hora, principalmente por turistas regionais que chegam ao Estado por carro e ônibus. Segundo o presidente da ABIH-AL, Maurinho Vasconcelos o momento atual da economia brasileira não favoreceu ao mercado turístico de longa distância nesse período. Atualmente, turistas das grandes cidades brasileiras procuram por destinos similares a Alagoas fora do país. A maior concorrência que o Estado enfrenta vem de regiões como o Caribe que mantém tarifas atraentes apesar da alta do dólar.



LEIA OUTROS ARTIGOS CLICANDO NOS LINKS ABAIXO