FESTA DA CERVEJA
Joinville, a maior cidade do Estado agora também está no calendário das festas de outubro de Santa Catarina, trazendo cerveja e gastronomia de alta qualidade, embaladas pelas melhores bandas de música alemã. "É um presente para o público local e um novo atrativo para turistas de todas as regiões do Brasil”, afirma Raulino Esbiteskoski, presidente da Fundação Turística de Joinville. Em um espaço de 11,4 mil metros quadrados, a Bierville – Festa da Cerveja de Joinville terá decoração germânica e contará com quatro grandes choperias e seis pontos de alimentação, com opções diversificadas. Durante todos os dias, muita música para fazer o público dançar. No dia 29/10, o show de abertura da festa será com a Banda Cavalinho. Nos outros dias, subirão ao palco outros grupos renomados como Os Montanari, Vox 3 e a reconhecida Original Donauschwaben Musik. O horário de funcionamento da Bierville será das 19h à 1h, na quinta-feira (29/10) e das 19h às 2h, na sexta-feira (30/10). No sábado e domingo, a festa estará aberta ao público das 17h às 2h.
FÓRUM DE TURISMO & NEGÓCIOS
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras terá rota inédita entre Florianópolis e Porto Alegre (RS) a partir do dia 1º de setembro, com dois voos diários. A tarifa para a nova rota será comercializada com ida a partir de R$ 79,90. Para os agentes de viagens e jornalistas que vão participar do Fórum de Turismo de Negócios (FTN), que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro de 2015, em Florianópolis, e desejar vir por aéreo, a organização do evento vai custear metade do valor da passagem (com preços promocionais mencionados abaixo). No caso, basta comprovarem que são agentes de viagens e os jornalistas incluírem mídia do evento sobre os expositores ou do próprio evento. No site da Azul a vinda para o Florianópolis está custando R$79,00, e a volta por apenas R$ 57,90, com embarque para o dia 21 de setembro e retorno dia 23 (a reserva deverá ser feita com antecedência para entrar na promoção). A organização do evento vai conceder ainda aos profissionais comprovados: Hotel, transfers e refeições.
O FTN abriu no dia 12 de julho as inscrições para a oitava edição do evento. Podem se inscrever agentes de viagens, jornalistas, profissionais e autoridades do turismo nacional e internacional. As inscrições podem ser realizadas no site www.ftnonline.com. Nesta próxima edição o FTN trará caravanas saindo de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, com transporte free para convidados, agentes de viagens, jornalistas e expositores. A cada edição o FTN vem desempenhando o objetivo de contribuir com vendas dos produtos apresentados, promover parcerias, capacitações e troca de informações entre agentes de viagens, empresários e demais profissionais do trade turístico. A VIII edição do evento vai contar com diversas palestras de capacitações/qualificação e motivacional, para despertar a atenção e vontade para novos destinos a serem comercializados e visitados.
FERIADO DA INDEPENDÊNCIA
“Não sou enólogo, enólogo é um sujeito que diante do vinho toma decisões. Eu, diante de decisões, tomo vinho”. O autor dessa passagem que ficou conhecida mundialmente, escritor renomado e conhecedor de vinhos, o curitibano Luiz Groff abrirá a temporada gastronômica no Plaza Itapema Resort e SPA de 4 a 8 de setembro, mais um atrativo para estender o final de semana e aproveitar o feriado nacional da Independência (7) e, aos curitibanos, o feriado da capital paranaense (8). O especialista ministrará cursos básicos e avançados sobre vinhos intitulados In Vino Véritas (que significa “no vinho está a verdade”, como diziam os antigos romanos, e que também leva o título de uma de suas obras literárias).
“O Plaza Itapema traz os cursos sobre vinhos com Luiz Groff para agregar valor à programação de entretenimento preparada para o feriado prolongado de setembro. É uma excelente oportunidade de conhecer mais a respeito dessa bebida milenar além de desfrutar toda a estrutura de hospedagem e lazer do resort”, afirma o gerente geral do Plaza Itapema Carlos Higgie. Cursos básicos acontecerão nos dias 4, 5, 6 e 7 de setembro com turmas individuais das 16h às 18h e incluirão harmonizações com queijos e embutidos selecionados. Já o curso avançado será realizado durante 3 dias sucessivos, de 5 a 7 de setembro, das 18h às 20h e trará informações mais detalhadas sobre vinhos, variedades de uvas, seleções e degustações de brancos, tintos e espumantes. As inscrições para os cursos podem ser feitas feitas pelo Toll Free: 0800 473 222 ou pelo tel.: (47) 3261-7000. Outras informações também podem ser obtidas através do e-mail: reservas.ita@plazahoteis.com.br.
TURISMO RURAL
Além da forte atividade agrícola, a extensa área rural de Joinville, com sua privilegiada beleza e diversidade ambiental, vem sendo bem explorada como produto turístico da região. A boa organização e o preparo dos produtores rurais que abriram suas propriedades à visitação, a repercussão e o crescente número de público que procura o turismo rural de Joinville, vem chamando a atenção de municípios de outros Estados, que procuram aprimorar a atividade em suas regiões. No início deste mês, a Prefeitura Municipal de Joinville, através da Fundação Turística, recebeu a turismóloga da Secretaria de Cultura e Turismo de Araucária (PR), Carolina Lara da Rocha. Ainda no mês de agosto, representantes do município de Rio do Sul também virão a Joinville, para visitas técnicas ao turismo rural.
ABRACORP & ABAV
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) convida os gestores de viagem a participarem da 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, que se realizará entre 24 e 26 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. No evento, a associação repetirá a atuação de anos anteriores, com a Ilha Corporativa Abracorp/Gol – Espaço de Negócios Abracorp e a sala de capacitação Tam/Abracorp, na Vila do Saber. As inscrições já estão abertas. O presidente do Conselho Administrativo da Abracorp, Edmar Bull, reafirma a importância dos profissionais do setor estarem presentes e participarem ativamente do evento. “A ABAV Expo marcará a retomada das vendas do setor de viagens e turismo para 2016. É importante que neste momento estejamos todos juntos imbuídos de um objetivo comum, que é o fortalecimento do setor. Se juntarmos forças, seremos capazes de atingir esse objetivo”, afirma Bull.
Dentro da ilha corporativa, estará o Business Lounge, espaço onde o gestor terá a oportunidade de conversar pessoalmente com os executivos das principais empresas que compõem o cenário da indústria de viagens corporativas e promover reuniões de negócios no ambiente. “É uma oportunidade ímpar de troca de informações e realização de negócios. Serão sessões fechadas, exclusivas e com vagas limitadas agendadas pela Abracorp e pelas agências associadas”, avalia o presidente.
Outro espaço que a Abracorp disponibilizará em parceria com a ABAV Nacional é a sala de capacitação Tam/Abracorp, que ficará dentro da Vila do Saber. Com uma série de palestras e painéis sobre temas da atualidade e do dia a dia dos profissionais, o espaço servirá para alinhar conhecimentos sobre o setor sobre os temas de tecnologia, mundo digital e gestão de custos. “A capacitação é o grande diferencial para os bons profissionais do setor. A Vila do Saber é uma oportunidade única para os profissionais ampliarem seus conhecimentos, de forma gratuita e rápida”, afirma Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp.
SALA VIP
SALA VIP
Falando nisso, os associados da ABRACORP poderão incluir mais um serviço em seu portfólio. À partir de agora, poderão comercializar os serviços das salas vip “Aeroportos VIP Club” no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, de Brasília. A parceria tem o objetivo de oferecer serviços diferenciados à clientela atendida pelas principais TMCs do País. “Sabemos que hoje as agências não existem para vender passagens. Elas atuam para facilitar a experiência do viajante e a sala vip é um ótimo serviço a ser oferecido”, afirma Roberto de Oliveira. A Sala Vip Doméstica da Inframerica, que administra 55 aeroportos em todo o mundo, é a maior para voos domésticos na América do Sul, com 1.500 metros e capacidade para até 300 pessoas sentadas. Ela conta com tecnologia de ponta, acomodações confortáveis tanto para reuniões como para uso individual, acesso à internet wi-fi, buffet completo e acesso facilitado ao embarque. O espaço também dispõe de localização privilegiada logo após o embarque.
CARAVANAS FESTIVAL JPA
As operadoras parceiras do Festival do Turismo de JPA possuem hospedagem 100% gratuita para os seus convidados. "Esta ação é realizada desde a 1ª edição e devemos estar com mais leitos este ano para receber agentes e operadores dos 9 estados do Nordeste", afirma Claudio J S Junior, diretor do evento. As inscrições destas caravanas já iniciaram e encerram-se no início de setembro, atendendo principalmente cidades do Nordeste. Entre as operadoras responsáveis pelas caravanas, CVC (RN), G7 (PB), Iberoservice (BA e SE), MasterOp (AL, PE, SE), MMTGapnet (AL, CE, PE,PI, MA, RN), Trend (AL, PE, RN), e Vootur (PE), O 5º Festival JPA será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.
Tropical Tambaú Resort - João Pessoa
FESTURIS TECNOLOGIA
Conhecido por ser uma vitrine de lançamento de tendências e inovações no turismo, o FESTURIS traz para sua 27ª edição algumas novidades tecnológicas. Em fase de finalização, o aplicativo do FESTURIS Gramado será mais uma das novidades dessa edição do evento. A ferramenta auxiliará o visitante a coordenar sua participação na feira a partir da programação em tempo real e categorizada. Estará disponível também o mapa da feira para localização dos stands sem o uso de papel. O Sistema estará interligado com o Buyers Club, onde o participante terá a sua agenda de reuniões na palma da mão. Além de uma agenda de contatos online, isso significa que os participantes que tiverem o aplicativo em seu dispositivo poderão trocar contatos através dos aparelhos, auxiliando na redução de resíduos.
Além disso, o evento apresenta nesta edição, inovações referente ao aplicativo FESTURIS, que vem com um recurso que permite o escaneamento o cartão de visitas, sendo que gera o armazenamento desse contato de forma instantânea, facilitando negócios e a segurança do arquivamento de networking durante a feira. “Esta ferramenta, que poderá ser adquirida de forma gratuita pelos usuários, oferecerá diversas informações e muita interatividade junto ao evento, fazendo com que o participante tenha a sensação de que carrega a feira em seu bolso”, diz o diretor do FESTURIS Marcus Vinícius.
O aplicativo também servirá como uma agenda. Através de notificações,que serão destacadas no aplicativo, avisará minutos antes que determinada ação ocorrerá em alguns minutos no evento, para manter todos atualizados sobre o festival. As inovações tecnológicas já estão no DNA do FESTURIS. “Desde a solenidade que acontece com tecnologia em led, totens interativos e o auto - tendimento, o qual facilita e agiliza o tempo do participante no momento do credenciamento, são preocupações que a organização do FESTURIS sempre tem, oportunizando otimização de tempo. O novo site também é 100% responsável, e está sendo lançando nas próximas semanas e faz jus ao nome FESTURIS , podendo ser acessado de qualquer aparelho, valorizando as diferentes tecnologias e processos do mercado” finaliza Marcus Rossi.
BRASILEIROS EM USHUAIA
Não são apenas turistas que estão invadindo Ushuaia. Aletas també, e pra variar, fazendo muito bonito, trazendo inclusive medalha da ouro. Bom apoio do Marios Barros, proprietário da Agência de Turismo Brasileiros em Ushuaia, Atletas brasileiros de Ski de Fundo, também conhecido como ski cross country, desembarcaram em Ushuaia para participar das provas da Federação Internacional de Ski (FIS), válidas para o torneio Argentino. A Equipe Brasileira endurance da CBDN contou com 16 atletas e 3 treinadores, durante a permanência da equipe na cidade treinavam todos os dias, com redução dos treinos apenas nos dias de competições.
Segundo o treinador, Leandro Ribela, a escolha de Ushuaia se deu por conta das excelentes condições climáticas da região, "escolhemos Ushuaia porque é o local que têm as melhores condições para o treinamento de ski cross country, com possilidades de treinamento em Terra Mayor, onde tem uma pista conhecida como Pista Provincial de Esquí de Fondo (PIPEF),que passa por todos os centros de ski e que tem 21 km" Os atletas competiram em três provas, sendo duas de distancia (uma no estilo clássico e outra no livre) e um sprint clássico. Os brasileiros mostraram que estão em boa fase e conquistaram sete medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e outras três de bronze.
HOLLYWOOD EM USHUAIA
E não são só brasileiros que estão Ushuaia. Leonardo DiCáprio e sua produção também estavam na Tierra del Fuego terminando o filme "The Revenant" e eram vistos e fotografados constantemente nos melhores restaurantes e bistrôts da cidade. Leonardo sempre acompanhado de três seguranças. Mas muito boa gente. As fotos eu não posso divulgar. Preferia sempre Kalma Resto do chef Jorge Monopoli, que diga-se de passagem é o melhor. Mas é bom fazer reserva.
Já os demais atores e produção viviam no Andino Gourmet, do grande amigo Dom Fernando Elicabe, que serve carnes espetaculares além de massas incríveis. Devo ter engordado uns cinco quilos. Ushuaia de pega pela beleza, gastronomia e altas diversoões. O Andino também tem as melhores "empanadas" da cidade, mas elas são feitas sempre aos sábados a partir do meio dia. Na foto os atores na Nação Sioux pousando pra foto no Anfino Gourmet. Riam muito, extremamente divertidos. Na foto Rodney Rondeaux, Bearpaw Samuel e Moisés Plenty John. Entre eles o Martin Elicabe, braço direito do seu pai, Fernando.