sábado, 4 de junho de 2016

SEM VISTOS

SEM VISTOS


Foi dada a largada para que turistas de mercados com forte tradição olímpica visitem o Brasil antes, durante e logo após a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016. Desde o dia 1º de junho passou a valer a isenção unilateral de vistos para turistas australianos, canadenses, americanos e japoneses. A decisão deve trazer uma média de 75 mil turistas das nacionalidades contempladas a mais do que o previsto inicialmente para o período dos Jogos (entre 300 mil e 500 mil pessoas), injetando US$ 1,7 bilhão na economia brasileira, segundo projeção da Organização Mundial do Turismo (OMT). 


Entre as diversas ações da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) no exterior que reforçam o convite aos estrangeiros para acompanhar a Rio 2016 e desfrutarem os cartões postais do Rio de Janeiro e de outras cidades brasileiras, destacam-se a participação em feiras internacionais, capacitação para agentes de viagens, estratégias digitais, revista de bordo com companhias aéreas, mídia em aeroportos, além do lançamento do novo portal Visit Brasil.


RETORNO À PRESIDÊNCIA


O amigo Vinícius Lummertz volta para a EMBRATUR. Eu já havia previsto e afirmado isso. O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, contou que encaminhou à Casa Civil a nomeação de Vinícius Lummertz para a presidência da Embratur. Segundo Alves, o MTur prepara, ainda, as bases técnicas e jurídicas do processo que poderá transformar a Embratur em uma agência, em modelo semelhante ao da Apex. “Sabemos que como autarquia a Embratur não pode buscar parcerias e tem orçamento muito restrito para sua proposta, que é de promoção do Brasil internacionalmente”, analisou. “O projeto de transformação em agência permitiria mais flexibilização na busca por parcerias e recursos. Estamos elaborando o projeto, também observando outros modelos, para levá-lo ao governo”, explicou. 



RECURSOS PARA EMBRATUR



Falando nisso, a Comissão de Turismo (CTUR) da Câmara dos Deputados vai estudar a possibilidade de destinar recursos, através de emenda parlamentar, para incrementar o orçamento da Embratur. O anúncio foi feito pelo 1º vice-presidente da Comissão, deputado Sérgio Brito, nesta quarta-feira (01) durante audiência pública em que se debateu a importância de incentivar ações para gerar mais mídia positiva ao turismo brasileiro no exterior. Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Cristiano Lobato.



BNT MERCOSUL 2017


Nos dias 20 e 21 de maio, a BNT Mercosul realizou a 22ª edição de sua tradicional Feira de Negócios Turísticos em Itajaí, Balneário Camboriú, e Beto Carrero. Ao mesmo tempo em que a equipe se prepara para as Rodadas de Negócios – que acontecem em agosto e setembro - também inicia o processo para realização da Feira em 2017 por meio de pesquisas de opinião. Tanto o setor de eventos quanto o comercial da BNT Mercosul trabalham para aprimorar o evento em 2017. “Sempre têm algumas coisas que podemos melhorar quando se fala em eventos, e queremos melhorar tudo que foi feito. Que a 23ª BNT seja melhor que a 22ª, como tem acontecido ano a ano” – analisou Geninho Goes, diretor do grupo.


O objetivo das pesquisas é reunir as opiniões de operadores e expositores que participaram desta edição. Além de uma análise sobre o evento, os parceiros da BNT podem sugerir melhorias, bem como fornecedores ou expositores que eles acreditam ser de grande valia para a feira. O SeaWorld Parks participou pela primeira vez neste ano e seu representante, Felipe Timmerman, aprovou a experiência. “O resultado é muito positivo, e é bom porque trata-se do Mercosul, o que possibilita ainda o contato com Paraguai, Uruguai e Chile. Com certeza continuarei a vir”. A pesquisa é realizada em plataforma digital, e continua pelas próximas semanas.


O Business Center foi a inovação da BNT Mercosul em 2016. Realizado no Infinity Blue Resort e Spa, na amanhã do segundo dia de Feira, o momento exclusivo para empresas privadas e fornecedores. Representantes de empresas como Tam, Trend, Decolar, Hotel Urbano, Visual, Abreutur, CVC, Flytour, e tantos outros estiveram presentes, somando 40 já nesta primeira edição. Segundo Jair Pasquini, Diretor de Negócios da BNT, o Business Center nasceu de uma necessidade dos próprios expositores. “Perguntamos aos nossos parceiros o que eles queriam de novidade, e constatamos que os fornecedores pediam mais tempo para negócios. Então preparamos esse momento”.


As reservas de estandes para 2017 já podem ser realizadas pelos e-mails comercial@bntmercosul.com.br ou jair@bntmercosul.com.br. A BNT Mercosul conta com o apoio da Santur, Município de Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero, e as participações especiais de Balneário Camboriú Convention Visitors Bureau, Governo da República Dominicana, Porto Belo, FUNDTUR, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Costa Verde e Mar, Parque Unipraias, Infinity Blue Resort e Spa, e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.



EXPOTUR



Reserva esta data em tua agenda. Em breve mais detalhes

INFINITY BLUE & O DIA DOS NAMORADOS



Quer melhor presente do que esse? Inesquecível! quer causar realmente boas emoções?. Aí vai a dica. Final de Semana dos Namorados no Infinity Blue Resort & Spa. São dois pacotes a tua escolha. Incluso Jantar Romântico ou Somente o Jantar. Estre os dias 10 a 12 de Junho a decoração especial será realizada em apenas um dia; (espumante baby e decoração no quarto), incluso jantar romântico no dia 11 de junho – no Restaurante Blue Marine, mais café da manhã, almoço e jantar. No Spa, gomage corporal, massagem relaxante aromática, escaldas pés com reflexo terapia, momento livre, escova capilar, e lanche da tarde. Existem outras opções no spa, até day Spa Sedução, com gomage corporal com morangos. Para quem ama e para quem pode. Reservas quase esgotadas. Central de Reservas 47 3261.0285 ou 47 3261.0286. 


O melhor endereço e a melhor dica para comprar presentes deliciosos franceses para o Dia dos namorados em Balneário Camboriú.

TOP OF MIND



Merecidamente e pelo quinto ano consecutivo, a Vinícola Villa Francioni, que produz vinhos finos de altitude em São Joaquim, na Serra Catarinense, comemora novamente a conquista do Prêmio Top Of Mind – Top Executivo na Categoria: Vinícola. O Prêmio tradicional no estado é realizado pelos jornais do Grupo RBS, A Notícia, Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina e o Instituto Mapa. Foram ouvidos mais de 150 diretores de empresas das principais forças econômicas com atuação em Santa Catarina. 



A Villa Francioni foi fundada em 2001 e produz mais de 160 mil garrafas por ano. A presidente do conselho da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, destaca a importância deste momento: "Esta premiação significa o reconhecimento de um trabalho sério desenvolvido pela equipe da Villa Francioni. A marca vem se projetando cada vez mais no mercado, é muito importante esta valorização pelo consumidor, pois a destaca num segmento extremamente competitivo".


Rio do Rastro Eco Resort - Refúgio no topo de Santa Catarina

BULLING



A beleza paradisíaca da Lagoa do Peri foi um dos cenários escolhidos pela equipe do Projeto Pipoca para ambientar as filmagens do curta sobre bulling. Os pequenos atores vêm sendo orientados pela professora de teatro Letícia Soares que já ministrou várias aulas às meninas e meninos que atuam na produção. O filme será usado como instrumento de educação e debates sobre o bulling, tema ainda pouco discutido no Brasil e que provoca grande mal estar e sofrimento em criança e jovens vítimas de agressões e maus tratos - muitas vezes dissimulados -, contra outros jovens ou crianças seja no ambiente escolar, social ou até mesmo familiar. Antes de iniciar as filmagens os jovens atores recebem aulas de standup para relaxar e melhorar seu desempenho frente às câmeras.



MOSTRA FOTOGRÁFICA



As imagens selecionadas na 22ª Maratona Fotográfica de Florianópolis estão sendo apresentadas ao público na exposição “É assim que eu vejo”, instalada no Museu Histórico de Santa Catarina, na Praça XV de Novembro. A mostra será foi aberta na última quinta-feira (2), junto com a premiação dos 29 fotógrafos profissionais e iniciantes, vencedores nas modalidades filme, digital e infanto-juvenil. Com 116 fotografias, selecionadas entre mais de 5 mil imagens, a exposição foi organizada de acordo com a premiação dos dois conjuntos (primeiro e segundo lugar) nas modalidades filme/analógica, digital / categoria 1 e digital / categoria 2. Traz também os quatro conjuntos na modalidade infanto-juvenil, subdivididos nas faixas etárias 6 a 9 anos, 10 a 12 anos, 13 a 15 anos e 16 a 17 anos; além das 20 melhores fotografias, independente das modalidades. 



A mostra pode ser visitada gratuitamente até 17 de julho, de terça a domingo. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o concurso fotográfico foi realizado nos dias 9 e 10 de abril, como parte das comemorações do aniversário da cidade. O evento reuniu 438 participantes, que tiveram 30 horas para registrar imagens de forma sequencial, conforme subtemas divulgados na largada da prova.



PANTANAL MATOGROSSENSE 


Press trip realizada pela Embratur em maio propiciou à alemã Nicole Biarnés, editora do portal Freibeuter Reisen, uma das experiências mais gratificantes que uma visita ao Pantanal brasileiro pode oferecer. “Fui acordada por um barulho alto. Não eram de macacos, como eu esperava, mas de uma arara-azul que, contente, cantava na árvore próxima ao quarto em que eu dormia”, conta. Com planície de 210 mil quilômetros, que se espalha por três países e abriga mais de 650 tipos de aves, Mato Grosso do Sul ostenta um dos fenômenos mais bonitos do Centro-Oeste: a peregrinação de papagaios-verdadeiros, o famoso louro de penas verdes. Turistas aventureiros, aponta o portal, têm a chance de conhecer as mais de 80 espécies de mamíferos que povoam o território.


O segmento do Ecoturismo e do Turismo de Aventura, que movimenta US$ 265 milhões no mundo anualmente, aparece em 3º lugar na preferência dos turistas alemães, mercado considerado o 7º maior emissor mundial de turistas para o Brasil e o 2º emissor europeu, de acordo com o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo. Correspondente do The Guardian na América do Sul, o repórter aventureiro Alex Bellos admite, em texto no veículo inglês, que o melhor lugar para ver animais selvagens no Brasil é o Pantanal, onde, segundo ele, “os bichos, muitas vezes, param na frente do turista, como se estivessem fazendo testes para documentário sobre a vida humana”. A Inglaterra é o 4º maior País emissor de turistas da Europa e 9º maior do mundo. Em 2015, 189 mil britânicos visitaram o Brasil.



GISELE BUNDCHEN


Falando no espetacular Mato Grosso, quem esteve por lá foi a top Gisele Bündchen, gravando documentário sobre o meio ambiente. Trata-se do série documental ‘Years of Living’, da National Geographic, que fala sobre o impacto ambiental e as mudanças climáticas. A nova temporada vai ao ar no final do ano. A modelo, atriz e produtora brasileira, embaixadora da boa vontade pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Entre 2004 e 2014, foi revelada como a modelo mais bem paga do mundo pela Revista Forbes, com uma fortuna avaliada em 150 milhões de dólares.


FÓRUM DE TURISMO DO IGUASSU


Consolidado como um dos principais eventos técnico-científicos de turismo no Brasil, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu registrou recorde no número de trabalhos submetidos e aprovados para esta edição. Ao todo, foram recebidas 264 produções. O volume é 36% superior ao apontado em 2015. Em relação aos trabalhos aprovados, o crescimento é ainda maior (40%), chegando à marca de 199 artigos habilitados para serem apresentados no dia 17 de junho. Entre os 12 eixos estruturantes, "Turismo e Desenvolvimento Local e Regional" é o que terá mais apresentações: 39. Na sequência aparecem "Turismo e Meio Ambiente", com 25, "Turismo e Hospitalidade", com 24, e "Turismo, Marketing e Serviços", com 22.


Os trabalhos representam instituições de ensino de 18 estados brasileiros, além de uma inscrição internacional, proveniente da West Virginia University (Estados Unidos). A lista é liderada pelo Paraná, com 67 trabalhos aprovados, seguido por Rio Grande do Sul com 42, São Paulo com 38, e Santa Catarina com 18. A relação completa dos trabalhos aprovados está disponível no link http://goo.gl/QiJOLh.


O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é promovido pela De Angeli Feiras & Eventos em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da UNIVALI. Nesta edição, "Turismo e Megaeventos" será o tema principal do evento. Nos últimos anos, o fórum vem possibilitando uma importante discussão sobre os trabalhos produzidos em diversas instituições de ensino do Brasil. Os melhores trabalhos apresentados são publicados em livros (coletâneas), revistas científicas nacionais e anais registrados. Mais de mil pessoas são esperadas para esta edição do Fórum.


Além das apresentações dos trabalhos, a programação conta com palestras, oficinas e minicursos. O destaque fica por conta da participação da especialista sul-africana Mathilda Van Niekerk, PhD em Gestão de Turismo e autora ou co-autora de quase 90 publicações acadêmicas. FIT Cataratas - É uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli Feiras & Eventos, com o apoio estratégico do Ministério do Turismo, Sebrae, Paraná Turismo e Iguassu Convention & Visitors Bureau, e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio Paraná / CNC e Fundo Iguaçu e Copel Telecom.

HACKATOUR CATARATAS




Os problemas que serão resolvidos durante o #hackatour foram definidos durante uma reunião com representantes do turismo em Foz do Iguaçu. Tais problemas serão apresentados no início do evento, dia 16 de junho. Os participantes terão 30h para desenvolver soluções tecnológicas que resolvam os problemas apresentados. E aí, topa o desafio? Faça sua inscrição pelo site ► http://hackatour.com/.

Wish Golf Resort - Cataratas do Iguaçu

SEMANA DO MEIO AMBIENTE


Meia Maratona das Cataratas, workshop internacional, lançamento de livro, exposição fotográfica, entre outras iniciativas, integram a extensa programação da Semana do Meio Ambiente do Parque Nacional do Iguaçu, que só termina no próximo dia 7 de junho. As ações têm o objetivo de informar e sensibilizar visitantes, corredores de rua, imprensa, funcionários dos Parques Iguaçu (Brasil) e Iguazú (Argentina), comunidade e sociedade em geral sobre a importância das unidades de conservação e do meio ambiente como um todo. A programação começou no dia 1º de junho com a parada ecológica, no portão do parque, chamando a atenção dos condutores de veículos para o cuidado com a velocidade no interior da reserva. 


No dia 3 de junho será lançado um guia para gestores de unidades de conservação sobre educação ambiental em comunidades escolares. Outra grande atração da Semana do Meio Ambiente é a 9ª Meia Maratona das Cataratas – “Prova Dia Mundial do Meio Ambiente”, a ser realizada dia 5 de junho no Parque Nacional do Iguaçu. O evento será uma importante celebração de esporte e natureza em um Patrimônio Natural da Humanidade. Os participantes, além de correr neste lugar único, estarão envolvidos por uma série de atividades voltadas à sensibilização ambiental.



FESTA JULINA


Alow galera do pedal. Alow "caveiras". Vamos comemorar ! "Nóis vai fazê uma Festa Julina bem animada no próximo dia 2 de julho na paradisíaca Praia Da Guarda Do Embaú. Vai te quentão, pinhão, casamento na roça, pescaria e muito mais. Pra modi a festa fica mió ainda a presença das ciclistas é fundamental. O João, Silvana, Sirlene tão insperando nós tudo vistido cum seu mió traje caipira" ! Clique no baner e confira. 

8º BRASIL WINE 


E as amostras não param de chegar de todos os cantos do mundo. São centenas de vinhos e espumantes que já desembarcaram em terras brasileiras e engrossam o saldo de amostras que serão degustadas durante o Brazil Wine Challenge, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e pela Revista Adega de 7 a 10 de junho, em Bento Gonçalves. A lista já conta com rótulos da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Itália, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai. 


O concurso, único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE), já figura entre os maiores das Américas pela sua ampla representatividade, tanto na quantidade quanto na procedência das amostras. Um dos destaques do concurso é o sistema de avaliação totalmente informatizado, que garante maior agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados. Implantado ainda na edição de 2010, o sistema apresentou excelente desempenho, colocando o concurso entre os mais organizados do mundo. 

EXPOBENTO


Ainda sobre vinho, os visitantes que passarem pelos corredores da ExpoBento 2016 durante os 12 dias da feira terão a oportunidade de viajar pelo mundo do vinho, vivenciando diversas experiências. Além de conhecer, degustar e comprar vinhos, espumantes e suco de uva com preço de varejo diretamente no estande das vinícolas, o público também poderá ampliar os conhecimentos em torno da bebida participando de 12 cursos de degustação oferecidos gratuitamente no local com curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS). Cada curso tem capacidade para receber 50 pessoas, que poderão fazer a inscrição no local. Os trabalhos serão conduzidos pelos enólogos das vinícolas. Adega Splendor, Aurora, Batistello, Cave Antiga, Dal Pizzol, Gallon Sucos, Lídio Carraro, Salvatti, Santa Bárbara e Valmarino são as marcas presentes no projeto que tem como apoiadores o Sebrae e a Verallia, protagonistas na viabilização da participação dessas empresas na feira.


BROCKER NO FESTURIS


Mais uma boa notícia, minha amiga Adriane Brocker da Brocker Turismo e Eduardo Zorzanello, Diretor do Festuris, informam que a Brocker renovou sua participação no 28º FESTURIS ! Esse parceria é de longa data e sem prazo de validade. Tenho certeza disso. 


FESTIVAL JPA


O Diretor Comercial do Festival de Turismo de João Pessoa, o maior do Norte/Nordeste do Brasil, participou do painel “Feiras, vencendo a crise”. Além de Claudio Junior, participou também Evandro de Oliveira, presidente da AVIRRP (Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região). Para Claudio Jr, ''Participar deste painel com o presidente de uma maiores feira do Brasil e com mais de 20 edições, é extremamente gratificante e só temos o que aprender com a troca de informações'', pontuou. 


O Festival JPA é destinado exclusivamente para agentes, operadores e corporativo, e oferece uma programação diversificada, além de apresentar uma estrutura com mais de 180 stands, entre destinos, hotéis, resorts, companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo regionais, nacionais e internacionais. O evento ainda contará com diversas capacitações, fórum corporativo, rodada de negócios, atividades sociais, culturais e de lazer. Na última edição, o evento recebeu aproximadamente 3 mil profissionais do turismo.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB