"É terrível quando nos hospedamos e encontramos apartamentos com carpet, roupas de cama mal cheirosas e aquele tenebroso mofo. Isso torna nossa experiência inesquecivelmente negativa e não indicaremos o hotel/pousada/resort a ninguém. Custa tanto assim manter um quarto limpo? Manter um aromatizador de ambiente? Anti mofo? "
LIMPEZA DE HOTÉIS: PREJUÍZOS CAUSDADOS POR QUARTOS DE HOTÉIS MAL CUIDADOS
Os sites de avaliação se tornaram referência no setor hoteleiro e não há como negar a influência que a opinião dos hóspedes tem exercido sobre o desempenho de hotéis, motéis e pousadas. É o boca a boca da Era Digital, com muito mais alcance e visibilidade. E junto com queixas sobre serviços, as reclamações mais recorrentes tratam da limpeza do hotel, de todas as dependências, sendo os quartos mal cuidados os alvos mais visados, mesmo que hoje em dia seja muito mais fácil manter tudo em ordem, higienizado e livre de mau odores e mofos.
Quem ainda não foca na limpeza do hotel com mais eficiência corre o risco de amargar prejuízos a partir da avaliação negativa que se espalha nos sites e também nas redes sociais. Ter o hotel mal avaliado é o prejuízo principal. A imagem do estabelecimento fica prejudicada e isso pode se tornar uma bola de neve gerando outros prejuízos, inclusive no caixa do hotel.
Veja quais são.
Perda de hóspedes fiéis
Um dos prejuízos mais difíceis de recuperar é aquele quando um hóspede fiel, cliente de longa data, se decepciona ao encontrar quartos mal cuidados em sua estadia mais recente. Ele pode até nem levar em conta as avaliações de outros hóspedes por já conhecer o estabelecimento. Mas nem sempre a experiência anterior, mesmo que positiva, pode ser suficiente para fazer com que ele volte a escolher pelo mesmo hotel. Por isso, mesmo sendo fiel, este tipo de hóspede precisa ser sempre conquistado e encantado não só com um atendimento de primeira, mas também com instalações sempre impecáveis.
Queda nas reservas
Com o perfil dos hóspedes cada vez mais caracterizado pela conectividade, não há dúvidas que a avaliação dizendo que um determinado hotel tem quartos mal cuidados impactará no número de reservas. Basta pensar que a maioria das pessoas têm usado aplicativos para fazer suas reservas e conseguem visualizar na mesma plataforma o que outras pessoas estão dizendo a respeito do estabelecimento.
O interessado confere as ofertas, curte os preços, a localização e as atrações do hotel e praticamente no fechamento da compra pode se deparar com críticas à limpeza dos quartos – o que certamente o fará pensar se vale a pena ou não confirmar a reserva.
Perda de oportunidades
Outro prejuízo causado pelo desleixo com a limpeza dos quartos – e este com impacto ainda maior no caixa do estabelecimento – atinge os hotéis que apostam em pacotes de temporada e no turismo de eventos. Isso ocorre cada vez mais principalmente em cidades que se destacam tanto como destino de férias (no verão e no inverno) quanto como destino para feiras, congressos e outros tipos de eventos.
Se enfrenta uma “crise” de imagem, com avaliações negativas em sites como TripAdvisor e iBooking, o estabelecimento pode perder bons argumentos para trazer hóspedes para estes momentos importantes do ano. São oportunidades de negócios desperdiçadas porque faltou um pouco mais de cuidado com uma questão básica e essencial: a limpeza do hotel, especialmente dos quartos.
No caso do mercado de eventos, em que é acirrada a disputa para sediar ou pelo menos hospedar os participantes, fica complicado tentar reverter uma decisão negativa. Quem promove os eventos costuma ser muito criterioso e evita ao máximo deixar brechas que possam gerar críticas por parte dos participantes. E a limpeza do hotel é um item fundamental para medir a qualidade do estabelecimento.
Invista na limpeza do hotel
Para ficar longe dos prejuízos, fica a dica de colocar a limpeza como prioridade do seu hotel. Informe-se, adote novas rotinas, capacite melhor sua equipe e busque soluções mais eficientes para que os quartos estejam sempre limpos e higienizados.