terça-feira, 11 de setembro de 2018

Miami, Buenos Aires e Lisboa são os destinos internacionais mais procurados pelos brasileiros

Segundo levantamento da agência ViajaNet, a capital francesa Paris, tradicional destino dos brasileiros, ficou apenas na oitava colocação

 


Segundo a pesquisa, a capital argentina Buenos Aires aparece logo na segunda posição, com 14% das buscas, seguida por Lisboa, em Portugal, na terceira posição do ranking. Em seguida, surgem as cidades de Orlando (EUA), com 9,6%, Nova Iorque (EUA), com 6,9%, e Santiago (Chile), com 5,4%. A capital Paris, tradicional destino dos brasileiros, ficou apenas na oitava colocação. Para mim que estive lá, esrtá completamente decadente e a receptividade é péssima e, tudo indica que irá piorar. Para o head of marketing do ViajaNet, Gustavo Mariotto, as cidades norte-americanas ainda são a preferência dos brasileiros que viajam para o exterior. 



O primeiro encontro de carros antigos no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, acontece no domingo, 23 de setembro. Uma programação especial está sendo preparada, com início às 9h, que contará com bênção especial e apresentações artísticas. O evento é gratuito e espera reunir mais de 300 veículos para a contemplação do público, durante todo o dia, nos pátios do Estacionamento do Santuário. A abertura do evento acontecerá às 9h com uma acolhida e posicionamento dos veículos e colecionadores nos pátios próximos as escadarias do Santuário. 



Os apaixonados pelo universo automobilístico terão a oportunidade de conferir gratuitamente, diversos modelos antigo de veículos e colecionáveis, na área dedicada à exposição. A realização do evento é uma parceria entre o Santuário, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento e o clube de carros antigos Veteran Car Club, de Florianópolis. A inscrição pode ser realizada pelo 48 98473 0500 ou 48 3267 3030 para mais informações.

Pensou em reformar? Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar

TRAVEL ACE COMEMORA DIA DO CLIENTE


neste próximo dia 15 de setembro comemora-se o Dia do Cliente, a data que existe desde 2003 é uma homenagem a todos os clientes.  Para celebrar a data, a Travel Ace Assintance, líder em seguro aos viajantes na América Latina, oferece uma promoção especial: 25% de desconto em alguns produtos. Será concedido durante o mês de setembro, 25% de desconto nos produtos Maxium, Europe e Nacional que podem ser adquiridos em agências, pelo site da Travel Ace e também na sede da empresa, no bairro da República, centro de São Paulo. Quem for pessoalmente à sede, ainda ganha um copo personalizado.


“Comemorar uma data como essa é a maneira ideal de estreitar relação com os nossos clientes. Eles merecem um dia só deles, vamos celebrar”,afirma Federico Siri presidente da Travel Ace. Eu não faço nenhuma viagem sem esse bendito seguro. Uma tranquilidade sem precedentes. Alem de que a maioria dos países exige seguro viagem. Desde março, aTravel Ace é a filial brasileira do Cover More Group, sediado na Austrália e braço global de seguro viagem do Zurich Insurance Group. A gigante do setor de seguros, sediada na Suíça, com 54 mil colaboradores e presente em mais de 210 países e territórios. Mais informações no site:https://www.travelace.com.br/.


COSTÃO DO SANTINHO TEM NOVO GERENTE DE MARKETING


O maior e melhor resort de praia de Santa Catarina, que já pertence ao hall da fama do TripAdvisor, já tem novo gerente de marketing. Trata-se do executivo Ricardo Amorim de Oliveira. Com mais de 20 anos de atuação em departamentos de marketing, o executivo debuta no segmento hoteleiro. Antes de chegar ao empreendimento catarinense passou por grandes empresas de diferentes segmentos, como: Bunge Alimentos, Bauducco, Kelloogg's e Fort Atacadista, entre outras. O profissional é formado em Administração de Empresas e tem MBA em Gestão de Negócios. No Costão do Santinho, o executivo chega para colaborar no projeto de renovação tocado pela atual gestão. "O Costão é uma grande marca em processo de renovação. Meu objetivo é trazer novas perspectivas e um olhar 'de fora' para os desafios atuais à partir de ampla vivência em diferentes mercados como executivo e consultor", diz Oliveira.


MIX COLETIVO BAZAR MULTICULTURAL


Moda, música, gastronomia e entretenimento num lugar paradisíaco e com uma pegada bem cultural e interativa. Este é o conceito do Mix Coletivo Bazar Multicultural, evento inédito que acontecerá dia 15 de setembro, das 11h às 21h, no Lagoa Iate Clube (LIC), na Lagoa da Conceição, Florianópolis. A entrada será gratuita e em caso de chuva as atrações serão transferidas para a parte interna do clube. O evento faz parte da programação do Projeto Viva Lagoa, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) - Regional Lagoa - durante o mês de setembro, cujo objetivo é fomentar ações que valorizem a região.


A ideia do Mix Coletivo é dar visibilidade à produção do mercado criativo catarinense (moda, design, arte, decoração, artesanato, etc.), através da oportunidade - construída coletivamente - de colocar os empreendedores e suas criações em contato direto com o público, sempre ávido por novidades. E, ao mesmo tempo, proporcionar uma opção diferenciada de lazer, num ambiente descolado, alternativo e com conteúdo para os moradores da cidade e turistas. O Mix Coletivo conta com uma lista de expositores de peso, com quase 50 marcas confirmadas. Na área de gastronomia e bebidas (food park), os destaques ficam por conta dos trucks de marcas desejadas como Café Cultura, Liffey Cervejaria Artesanal, Espetos Premium (Itajaí), Barão Carnes Nobres (hambúrguer) e Mr. Fish’n Chips. 


Além dos expositores, o Mix Coletivo terá atividades culturais, de lazer, música ao vivo com Vini Rosa, pista de skate e espaço kids. O Mix Coletivo possui também foco em ações sociais. Nesta primeira edição será realizada uma campanha de arrecadação de brinquedos (novos e em bom estado). As doações farão parte de uma ação em parceria com os expositores no Dia das Crianças. A entidade favorecida será o Lar Recanto do Carinho, localizada no bairro Agronômica, que atende cerca de 50 crianças entre seis meses e cinco anos de idade.


CRUZEIROS PODERÃO FICAR MAIS TEMPO NO BRASIL


Os amantes dos cruzeiros marítimos têm motivo para comemorar. O Decreto Presidencial número 9.500, publicado hoje no Diário Oficial aumentou de 90 para 180 dias a validade do visto dos profissionais que trabalham nos navios em viagem de longo curso. O texto afasta o risco do Brasil ter uma temporada reduzida de 120 para 90 dias em 2018/2019. Pelas estimativas da entidade que representa os navios de cruzeiros, Clia Brasil, com base na última temporada, caso a duração da estada dos navios na costa brasileira fosse encurtada, a economia nacional perderia 7 mil empregos e R$ 450 milhões.


Para os cruzeiros marítimos, o aumento na validade do visto para marítimos representa uma redução no custo operacional com taxas em R$ 5 milhões.  “Essa era uma demanda histórica, que ajuda a simplificar a nossa operação e, consequente, facilita a busca por novos navios para a próxima temporada. É mais um entrave que, com a ajuda fundamental do Ministério do Turismo, com a ajuda da Casa Civil e a atuação determinante da Presidência da República a gente consegue superar”,comentou Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.


A temporada 2018/2019 de cruzeiros começa em novembro e terá sete navios de cabotagem, com viagem com início e fim nos portos nacionais, e 29 embarcações de longo curso, com escalas no país. "Não podemos nos dar ao luxo de perder esses empregos e a injeção desses recursos na nossa economia. Temos a obrigação moral de abrir postos de trabalho e criar alternativas para a população. O turismo tem diversas soluções nesse sentido", comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Vem aí mais um super feriadão. A hora de fazer as reservas é agora, principalmente na Capital Nacional da Maçã.

TURISMO, NOSSO TRABALHO GERA EMPREGOS

Foto: Daniela Villar

O Alpen Park, de Canela (RS), está engajado em uma ação do Ministério do Turismo, cujo objetivo é fortalecer o setor perante a opinião pública e governos, mostrando o potencial do setor como atividade econômica capaz de gerar divisas e empregos. Com o lema ‘Turismo: Nosso Trabalho Gera Empregos’, este movimento nacional visa sensibilizar a sociedade para a importância do turismo no sentido de alavancar a economia brasileira e contribuir com o desenvolvimento do país. A iniciativa quer ressaltar a capacidade de geração de empregos do setor e tem como foco as eleições de outubro. Segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), um em cada cinco empregos no planeta foi gerado pelo turismo na última década. 


No Brasil, a atividade gera sete milhões de postos de trabalho. Ainda conforme a entidade, o turismo injetou US$ 163 bilhões (R$ 520,5 bilhões) no país em 2017, o equivalente a 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano. Entre as medidas propostas pelo Conselho estão a modernização da Embratur, com a transformação em Serviço Social Autônomo, a isenção do imposto de importação para equipamentos de parques temáticos, a abertura total das companhias aéreas para o capital estrangeiro, entre outras.


ABAV EXPO - PERSPECTIVAS PARA O TURISMO NO PRÓXIMO GOVERNO


As perspectivas econômicas para o turismo no próximo governo serão destaque no dia da abertura da 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa, maior evento do setor de viagens e turismo do Brasil, que vai ocorrer de 26 a 28 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O economista Otto Nogami vai abordar o cenário atual e possibilidades futuras para o setor após as eleições na Grande Palestra do dia 26, às 18h, na Vila do Saber. 


A Grande Palestra é o destaque da programação diária do espaço dedicado à difusão de conhecimento e qualificação profissional da ABAV Expo. O economista ainda vai discutir como a crise econômica e as incertezas políticas estão barrando os investimentos e quais são as possíveis saídas para esse quadro. As  vagas são limitadas e a reserva de lugar deve ser feita antecipadamente pelo site www.abavexpo.com.br, usando mesmo login e senha do credenciamento, que é gratuito e também pode ser feito online até 21 de setembro.


MAIS UM SUPER FERIADÃO NA SERRA CATARINENSE


Vem aí mais um super feriadão (12 a 14). Outubro, dia da Padroeira do Brasil e Dias das crianças. O Hotel Fazenda Boqueirão - Resort de Campo e ícone do turismo rural nacional já estava com 100% de lotação 15 dias antes deste último feriadão. A hora de fazer as reservas é agora.  

ITAIPU NO FERIADO DA INDEPENDÊNCIA


O feriado prolongado da Independência, entre 7 e 9 de setembro, trouxe 11.243 visitantes para os atrativos turísticos da Itaipu. Isso representa um acréscimo de 32% diante da expectativa inicial, de 8,5 mil visitantes. A grande maioria, mais de 96%, são brasileiros que aproveitaram os três dias de feriado para conhecer a usina. O atrativo mais visitado foi a Visita Panorâmica, com 7.268 nos três dias do feriado prolongado. Em seguida, o Ecomuseu foi o que mais atraiu visitantes, com 1.339 turistas, seguido por Iluminação Especial da Barragem, Circuito Especial, RBV, Kattamaram e Polo Astronômico.

BELLA DA SEMANA




Já está no Bella da Semana, o ensaio sensual da modelo Fernanda Cardoso. Com 1,72m de altura, 92 cm de quadril, 66 de cintura e 90 de busto e personalidade impar, nos revelou que vai de um extremo ao outro rapidamente, mas volta ao eixo na mesma velocidade. Apesar de tímida, a gaúcha de Porto Alegre, onde foi coroada Miss, reside atualmente aqui em Floripa, para a nossa alegria. Confira o ensaio aqui


Bolo de Fubá com cobertura de doce de amora. Pensa num bolo espetacular - Bolo da Madre - São José - SC



sábado, 8 de setembro de 2018

Feriadão de 7 de Setembro movimentou a hotelaria e o trade catarinense

FERIADÃO DE SETE DE SETEMBRO MOVIMENTOU A HOTELARIA E O TRADE CATARINENSE


Vôos e ônibus extras para Florianópolis - SC. Para quem pegou a estrada na quinta-feira a tarde para subir a serra ou para a região das águas termais teve que encarar um trânsito pesado. O movimento é sempre esse, quem está na beira da praia sobe a serra e quem está na serra desse para colocar o pé na areia. De acordo com Ministério do Turismo, o feriadão movimentou um total de R$ 4,9 bilhões nas cidades turísticas brasileiras. Ainda segundo o MTUr, entre esta quinta-feira (06) e domingo (09) foram realizadas aproximadamente 2,3 milhões de viagens em todo o país.


“Os feriados prolongados impulsionam o turismo pois representam uma oportunidade de realização de viagens curtas fora dos períodos de férias escolares. E assim, movimentam a rede hoteleira, o comércio, os atrativos das cidades com possibilidade de geração de empregos temporários”, avalia o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.


Santa Catarina é privilegiada neste sentido, num raio de 200 km, temos dezenas de praias, serras, temperaturas baixas, alta gastronomia e águas termais, inclusive a melhor do Brasil. O Hotel Termas em Gravatal esteve com 100% de ocupação.

Na Serra Catarinense, o Hotel Fazenda Boqueirão, ícone do Turismo Rural já estava com 100% de ocupação 15 dias antes do feriadão. 


Dados da CVC apontam também informam que Balneário Camboriú também este entre os destinos mais procurados, além do Parque Beto Carrero World, em Penha - SC. 


Em Fraiburgo, Capital nacional da Maçã não foi diferente, principalmente pelos pomares estarem completamente floridos. Este é o terceiro feriado prolongado do ano, depois do Dia do Trabalhador e Corpus Christi. Até o final de 2018, outros quatro feriados prolongados (Nossa Senhora de Aparecida, Finados, Proclamação da República e Natal), devem fazer o brasileiro botar o pé na estrada e movimentar as economias de municípios de todas as regiões do país.


Já as cidades Urubici e Bom jardim da Serram, aqui pertinho, estiveram lotadas e o carro chefe, além do frio, o famoso Festival da Truta - uma espetacular experiência gastronômica. 


CALENDÁRIO DE EVENTOS TURÍSTICOS DE PIRATUBA-SC


Representantes de comunidades e entidades da cidade e interior de Piratuba participaram no último dia 5 de setembro, de uma reunião no Centro de Informações Turísticas (CIT). O objetivo do encontro foi realizar levantamento dos eventos que serão realizados em 2019 para que, após definição das datas, seja montado e impresso o calendário de divulgação. A secretária municipal de Turismo e superintendente da Fundação de Cultura e Eventos de Piratuba, Simara Teixeira Petry, destaca que quem não pode participar da reunião deve procurar a Secretaria o quanto antes, pois o prazo para definição dos eventos que ocorrerão em 2019 encerra no próximo dia 20 de setembro. “O calendário organiza as datas, ajudando a divulgar e a dar mais visibilidade aos eventos oficiais e das comunidades e associações do município”, completa a secretária.

Pensou em reformar? Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar

INFINITY BLUE MONTA NOVO TIME


Cada diretor/gerente geral que assume um novo empreendimento, costuma montar seu próprio time. Quem passa a fazer parte do novo time do Infinity Blue Resort & Spa, localizado em Balneário Camboriú (SC), é Ricardo Meinberg como seu novo gerente de Operações. Experiente no setor, o novo contratado chega para aprimorar processos e acompanhar as mudanças na área de A&B. "Vamos trazer novas ideias para o serviço, sempre primando pelo requinte e cuidado nos detalhes", antecipa o executivo. Nos planos de Meinberg estão ações como oferecer mais serviços personalizados, criar novos pontos de vendas, eventos temáticos e consolidar o perfil de luxo do resort. 


O gerente terá também participação ativa no setor de eventos. "Neste setor, o objetivo é proporcionar uma experiência única para cada organizador, com foco em atender de forma personalizada cada segmento”, afirma. Já em lazer, o planejamento envolve a organização de novas atrações. "Faremos implementações com opções nas diversas faixas etárias", revela. "Em resumo, vamos disponibilizar, ainda mais, variedades em lazer, entretenimento e gastronomia, em um único destino. Este é o nosso objetivo principal", conclui. 

Foto: M&E

Ricardo Meinberg é hoteleiro experimentado, já passou por hotéis em diferentes partes do Brasil. Em seu currículo constam passagens por Atlântica Hotels e BHG (Brazil Hospitality Group). Antes de chegar ao Infinity Blue, o profissional esteve na rede Vila Galé, onde implementou um novo sistema de A&B. Segundo informam os gestores do meio de hospedagem, a chegada do novo gerente faz parte do novo conceito de trabalho do Infinity Blue, alinhado às estratégias do Grupo Embraed. O dirigente terá participação ativa no retrofit e nos investimentos já em andamento na propriedade.



7ª ETAPA VISITE BALNEÁRIO CAMBORIÚ



Seis ações em três países diferentes. O saldo da 7ª etapa do Projeto “Visite Balneário Camboriú & Região”, é motivo de comemoração para a organização. Um dos maiores projetos de divulgação conjunta do Brasil, que nesta fase contempla alguns dos maiores emissores internacionais da nossa região, passou por Montevidéu, no Uruguai, Santiago e Vinã Del Mar, no Chile, e Mendoza, Tucumán e Salta, na Argentina. Durante as quase duas semanas, os profissionais participaram de rodadas de negócios, brunch, almoço e happy hour de capacitação. Somente no Chile, nas cidades de Vinã Del Mar e Santiago, a etapa recebeu mais de 200 agentes e operadores de turismo, superando todas as expectativas.


Ao todo, 55 empresas da iniciativa pública e privada apoiam o projeto, que tem pela frente mais cinco etapas. De acordo com a Assessora Técnica de Consórcio de Turismo da Região Turística Costa Verde & Mar, Vivian Floriani, a participação nestas ações são sempre muito proveitosas. Após o final desta ação, o projeto segue para a 8° etapa na Feita Internacional de Turismo, a maior mostra de setor na América Latina, que acontece a partir do dia 29, em Buenos Aires.


TURISMO NOS ESTADOS UNIDOS



No ano passado, 1,91 milhão de turistas visitaram os Estados Unidos, um "pequeno" aumento de 10,8% comparado com o anterior. Já em 2018 esse número deve ser ainda maior. O crescimento em 2017, manteve o Brasil na liderança da América do Sul com folga, seguido pela Argentina que enviou 1,01 milhão de turistas. Colômbia (842 mil), Venezuela (500 mil), Equador (418 mil), Chile (330 mil) e Peru (268 mil) completam a lista. Ao todo, os Estados Unidos receberam 5,56 milhões de turistas de toda a América do Sul. De acordo com o M&E, a América Latina representou 36% de todas as chegadas de turistas internacionais em 2017, mais uma vez o continente emissor que lidera o ranking.


Já para este primeiro trimestre de 2018, a chegada de sulamericanos aos Estados Unidos já começa a ser influenciada pelo acordo de Open Skies com Brasil e Colômbia. Tanto é que o aumento chegou a 18% nos três primeiros meses do ano. Em 2017, o total gasto por todos os turistas internacionais chegou a US$ 251 bilhões. Com relação somente a América Latina, o gasto alcançou a casa dos US$ 59,9 bilhões em 2017, aumento de 23% se comparado a 2012 (intervalo de cinco anos). E neste caso, os mexicanos lideram com US$ 20,9 bilhões, logo seguido pelos brasileiros que deixaram US$ 11,2 bilhões nos EUA em 2017, aumento de 21% se comparado com 2012.



ABIH-SC - 53 ANOS



Dia 5 de setembro foi um dia especial para a ABIH-SC. Segundo o Osmar Vailatti, Diretor/Presidente da ABIH-SC: "Para todos nós que fazemos parte dessa instituição, quero inicialmente agradecer e parabenizar a diretoria, gestão 2017/2018, que tem conduzido com muita dedicação, carinho e profissionalismo os destinos desta conceituada Entidade, fazendo jus ao nosso slogan – ABIH – a serviço da hotelaria catarinense. E dizer que, estamos perseguindo as metas estabelecidas e conquistando bons resultados. Quero agradecer todas as pessoas, empresas que estão nos dando apoio nesta caminhada. Os líderes anteriores, os ex-presidentes, e especialmente os hoteleiros, os associados, os apoiadores e os parceiros, que nos fortalecem, nos estimulam e nos motivam. Parabéns ABIH-SC pelos seus 53 anos de história. Que venham muitos outros!"



WI-FI É INDISPENSÁVEL



Qualquer desculpa para não fornecer internet nos hotéis/pousadas ou cobrar por isso é erro fatal. O brasileiro é o viajante que mais dá importância ao acesso à internet durante suas viagens. A afirmação é resultado de uma pesquisa feita pela Expedia – empresa que controla plataformas como Hoteis.com e Trivago. De acordo com o levantamento, 85% passageiros oriundos do Brasil contam que conexão com a internet é o serviço mais importante durante a hospedagem.



TRADE TURÍSTICO TERÁ DOIS NOVOS PRODUTOS DIGITAIS



Embratur afirmou em Brasília, durante a conferência Turismo Summit 2018 - Destinos Turísticos Inteligentes e Inovadores - que a cadeia produtiva do turismo terá à disposição, ainda este ano, dois novos produtos no meio digital para contribuir com a promoção dos destinos, informações de mercado e apoio à comercialização dos produtos turísticos brasileiros. São eles: o Visit Brasil Marketplace e o Visit Brasil Capacitação. Os produtos fazem parte da estratégia de digitalização da atuação do instituto e da busca constante por inovação nesta atividade que, cada vez mais, é impactada pelos avanços tecnológicos e as mudanças no processo de comercialização do turismo, desde a pesquisa sobre os atrativos dos destinos, passando pela procura por passagens e meios de hospedagem, até a compra das viagens. Os dois novos produtos se juntam ao Visit Brasil Connect, um canal de comunicação e relacionamento para a comunidade turística brasileira.

Cilene del Faro - o farol dos brasileiros na Terra do Fogo

EXPEDIÇÕES EM VELEIROS À ANTÁRTIDA


Ushuaia - A cidade mais austral do planeta

As viagens a Ushuaia e ao continente coberto de neve atraem cada vez mais estrangeiros para o Brasil. No litoral de Santa Catarina, há pelo menos três veleiros oceânicos atracados na Marina Itajaí de países como Austrália, Inglaterra e Polônia que oferecem cruzeiros com passageiros. Embarcar em um veleiro para uma aventura pelos mares rumo à Antártida, a maior reserva de água doce na Terra. Viver a experiência de desbravar o continente gelado e conhecer de perto as principais espécies que compõe a fauna marinha como as colônias de pinguins, as aves e as baleias. O mercado de expedições turísticas é uma oportunidade de negócios cada vez mais comum na América do Sul e tem como ponto de apoio o Brasil, na Marina Itajaí, litoral norte de Santa Catarina.

Foto: Podorange

“O mercado de viagens náuticas turísticas é uma oportunidade de negócios na América do Sul e a Marina Itajaí é a última parada de muitos velejadores que oferecem roteiros para o Ushuaia, as Ilhas Malvinas ou a Antártida. Está consolidado como ponto de apoio, manutenção, descanso e lazer dos navegadores por sua localização, infraestrutura e atendimento e também pelas características da cidade, considerada um polo náutico e pesqueiro do país. Para se ter uma ideia, o nosso auxílio vai desde entrada do canal, na atracação e nas conexões de cais, até o apoio nos processos de controle e entrada na Polícia Federal, Capitania dos Portos e Receita Federal”, diz a gerente comercial da Marina Itajaí Natasha Secchi.

Clique na imagem para ampliá-la


Bolo de Fubá com cobertura de doce de amora. Pensa num bolo espetacular - Bolo da Madre - São José - SC