sábado, 4 de abril de 2015

ABAV PARAÍBA

ABAV PARAÍBA


O presidente da ABAV-PB – Associação Brasileira das Agências de Viagens, secção Paraíba, Breno Mesquita, participou ativamente das discussões com executivos das companhias aéreas TAM, Gol e Azul, realizadas nas sedes das empresas em São Paulo, na semana passada. Breno integrou a comitiva paraibana, comandada pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes. A estimativa é de ampliar em 30% as operações de voos na Paraíba. A proposta apresentada pelo Governo do estado prevê a redução de 17% para 12% do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide sobre o combustível de aviação. Em contrapartida, as companhias aéreas ampliariam o número de voos nos aeroportos de João Pessoa (Castro Pinto) e Campina Grande (João Suassuna), mas em horários que proporcionem maior comodidade aos passageiros.


Entre as propostas que começaram a ser analisadas pelas empresas estão a possibilidade da criação de voos saindo de João Pessoa para Miami (EUA) e Buenos Aires, além de João Pessoa para Fortaleza, incentivando a malha aérea regional, além de melhores opções de horários para voos com destino a Brasília.Breno avaliou como muito positiva e animadora as discussões, tendo em vista a decisão firme do trade paraibano no sentido de tornar o Destino Paraíba uma excelente opção para os turistas, com voos que permitam maior conforto e tempo de estadia deles no Estado. Segundo o presidente da 
Abav, não se faz turismo sem avião.


VOANDO BAIXO


A companhia aérea Azul cortou voos para 11 destinos brasileiros e deve demitir até 700 funcionários com o objetivo de reduzir custos operacionais, informa a coluna de Mônica Bergamo publicada nesta quarta-feira (1°) no jornal “Folha de S. Paulo”. Segundo a colunista, outras 12 cidades brasileiras 
serão tiradas da rota da empresa. Cada local emprega 30 pessoas. A queda de passageiros e a alta do dólar são os principais motivos para a contenção, de acordo com as informações do jornal. Enquanto o fluxo de passageiros que viaja a negócios caiu 30%, o combustível das aeronaves é negociado nos valores da moeda americana, que acumula valorização de cerca de 35% ante o real nos últimos seis meses.



EDUCANTUR

Clique na imagem para ampliá-la

A empresária Ely Ribeiro da Silveira, representando suas empresas CERETUR OPERADORA e PROJETUR - Projetos e Consultorias, continua nas próximas semanas o lançamento do projeto EDUCANTUR em mais algumas capitais brasileiras. No último dia Dia 30 aconteceu o lançamento para operadores e agentes de viagem que trabalham o segmento escolas e pedagógico em Vitória – Espirito Santo, no dia 31 foi a vez de Belo Horizonte – Minas Gerais e dia 01/04 no Rio de Janeiro. Já nesta segundo o lançamento será feito em Brasília e no dia 09 de abril em Cuiabá.Todos os operadores de turismo e agentes de viagens do Brasil que queiram conhecer este projeto inédito de Turismo Pedagógico com tecnologia avançada, podem se inscrever para as capacitações através da CERETUR OPERADORA. Mais informações no site www.educantur.com.br ou pelo e-mail elyprojetur@gmail.com.


COELHO GIGANTE


No Reino do Chocolate – espaço temático da Caracol Chocolates - RS, em Gramado, o escultor Enio Fritsch trabalha em um bloco de chocolate ao leite com 3.600 quilos. Segundo o artista, o cuidado em trabalhar com chocolate precisa ser dobrado, já que o mesmo é mais mole que outros materiais que costuma esculpir como gelo, resina e madeira. Foram derretidos mais de três mil e seiscentos quilos artesanalmente para formar um grande bloco de chocolate ao leite, envolvendo mais de 10 pessoas nos últimos 15 dias. O coelho terá 1,2 m de diâmetro e 2,95 de altura. O peso exato da escultura só será possível informar após a mesma ser finalizada para que seja pesado as lascas de chocolate dispensadas durante o trabalho que está dando forma a escultura, que iniciou na última segunda-feira (30) e foi finalizado na última quinta-feira (02).


O Reino do Chocolate também conta com personagens como o imperador asteca Montezuma e o descobridor espanhol Hernán Cortés, representações de rituais e escritas dos povos Maias, Toltecas e Astecas.  Cenários do passado, como a corte do rei Carlos V da Espanha e a cozinha de um mosteiro do século XVI, onde os monges aparecem fazendo uma receita de chocolates, além da Mini Fábrica de Chocolate, a Fazenda do Cacaueiro Falante e as diversas esculturas feitas de chocolates são atrativos que chamam a atenção do público. A Caracol Chocolates tem atualmente exposto, no Reino do Chocolate, o coelho que já foi o maior coelho de chocolate do mundo, com 1.640kg, 1,10 de diâmetro e 2,95 de altura, que foi produzido no ano de 1998. Devido a ação do tempo o mesmo será descartado.


ENCATHO & EXPOTEL


Com o tema “A importância do feedback do hóspede”, o renomado profissional Marco Jorge, Territory Manager do TripAdvisor na America Latina, irá ministrar uma palestra de extrema importância para o setor hoteleiro durante o 29º Encatho & Exprotel. O evento, considerado o maior encontro de hoteleiros do Sul do Brasil, será realizado no CentroSul, em Florianópolis, entre 26 e 29 de maio. O TripAdvisor tornou-se uma ferramenta poderosa para o setor hoteleiro, tanto a favor quanto contra os empreendimentos. Quando um hóspede faz uma avaliação negativa, o hotel precisa estar preparado para responder e saber como agir. Para entender como utilizar melhor o aplicativo, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC traz para Florianópolis uma palestra com o representante do maior site de viagens do mundo.


PÁSCOA EM NOVA TRENTO


A charmosa cidade de Nova Trento, que mantém os traços da cultura italiana, foi uma ótima opção de destino para quem desejou descansar e se divertir no feriado de Páscoa. Considerada a capital catarinense do turismo religioso, abriga o Santuário de Santa Paulina onde foram realizadas missas especiais pela celebração da morte e ressurreição de Cristo. Imperdível também foi os bondinhos Aéreos Parque Colina, ao lado do Santuário, que durante o feriado operaram com preço promocional de R$15 com distribuição de pipocas além de decoração temática. Próximos à estação de embarque, o coelhinho e representantes do Parque Beto Carrero recepcionaram os visitantes. 


PÁSCOA NO INFINITY


Clique na imagem para ampliá-la


Quem optou por passar a Páscoa no Infinity Blue Resort & Spa, na beira da praia, se deu muito bem. A criançada fez a festa com os coelhinhos vivos e os demais espalhados pelo resort, isso sem contar com as diversas atrações. Para os adultos, já que a criançada estavam com os recreadores, os pais puderam curtir o Infinity e suas diversas atrações ou apenas curtirem a praia, já que o astro rei não faltou neste super feriadão. E nem a lua com toda sua grandiosidade. 

Clique na imagem para ampliá-la

A mesa de sobremesa de hoje foi pra lá de especial. Tinha hóspede abandonando bacalhau, cordeiro assado, sushi, e tantas outras iguarias e indo direto para mesa de doces. Pra convencer a criançada almoçar primeiro foi outra tarefa complicada. Não é à toa que o resort foi premiado como o melhor resort para famílias. Entretenimento para todas as idades. Agora é fazer a reserva para o próximo feriadão. 1º de maio vem aí ! Vai perder?



CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO


A primeira reunião ordinária da gestão 2015–2018 do Conselho Estadual de Turismo (Conetur) foi realizada na tarde do dia 25 de março, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), com a participação de 48 conselheiros e 46 convidados. No encontro, o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer Juvir Costella empossou os novos conselheiros. Os participantes também conheceram as ações de cada câmara temática que forma o conselho. Outro assunto de destaque foi a Mostra do Turismo Gaúcho, que será realizada na Casa de Cultura Mario Quintana. O Conetur é um órgão de caráter consultivo, propositivo e de assessoramento à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. Entre os seus objetivos estão estabelecer diretrizes, oferecer subsídios e contribuir com a política pública de turismo no Estado.

SECRETARIA DE TURISMO


A diretoria da seção gaúcha da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) se reuniu na manhã desta quarta–feira (18) com o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, e o diretor de Turismo da pasta, Abdon Baretto Filho. Durante o encontro, os participantes foram unânimes em destacar a importância da parceria entre os setores público e privado para o desenvolvimento da área. Costella recebeu o 2º Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, elaborado pela associação e pelo Sebrae. De acordo com o documento, em 2013, os participantes de eventos gastaram US$ 40.016.849.670,02 em hospedagem, alimentação, transporte e outros, o que gerou mais de R$ 48 bilhões em impostos. Já aqui em SC, não se tem a menor informação do que acontece da SOL. 


SETUR JOÃO PESSOA

Clique na imagem para ampliá-la

Na 21ª reunião da ABRAJET PB sob a presidência do jornalista Rogério Almeida, O Secretário de Turismo de João Pessoa, Bruno Farias, apresentou um relato das atividades realizadas pela SETUR (Secretaria de Turismo de João Pessoa) na gestão 2014-2015 e os próximos projetos. O Secretário confirmou o apoio na realização do Concurso de Reportagem (Troféu Jornalismo de Turismo Destino Paraíba 2015- Abrajet PB que irá premiar os melhores trabalhos publicados pelos jornalistas que compareceram ao congresso da ABRAJET em João Pessoa em Maio de 2014. A reunião contou com a presença da secretária de turismo adjunto de João Pessoa, Grace Kelly Ferreira. 

Tropical Tambaú - João Pessoa - PB

CONGRESSO CONVENTION & VISITORS


A Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux promoveu o 7º Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e contou com a participação de gestores de C & VBx de todo o país e exterior e autoridades. A abertura do Congresso foi realizada pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages. O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, lembrou que o Estado é um grande parceiro dessa iniciativa. “A secretaria de Turismo está de portas abertas para ouvir e discutir com os C & VBx interesses em comum em busca de resultados para o desenvolvimento da economia, dos negócios e geração de empregos”, observou. Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur, enfatizou a parceria histórica e a atuação da Confederação Brasileira. Durante o evento, importantes temas para o setor de turismo foram objeto de debates pelos participantes como a captação de eventos internacionais, o mercado latino-americano, o uso de tecnologias para qualificação e profissionalização do turismo no Brasil e a sustentabilidade do setor.

ROOM TAX


E para que o crescimento dos C&VBx possa se dar de maneira sustentável, o presidente da Confederação, Márcio Santiago, solicitou ao ministro do Turismo, Vinicius Lages, a implementação e obrigatoriedade da cobrança da room tax, que se mostraram receptivos à proposta e na próxima semana já darão andamento a questão. Atualmente, a contribuição é facultativa, diferentemente do que ocorre em outros países. Vale lembrar que a arrecadação da room tax é utilizada na melhoria e diversificação dos serviços e na promoção dos destinos turísticos, atraindo novos negócios e estimulando o fluxo de turistas. Folders, banco de imagens, vídeos de divulgação, cartazes são materiais desenvolvidos pelos C&VBx com o objetivo de promover o destino, que tem no room tax sua principal fonte de renda.

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

        
Um dos palestrantes do Congresso que contribuiu ativamente compartilhando sua experiência e as novas oportunidades para a América Latina foi o presidente da Associação Latino Americana de C & VBx, Miguel Harraca, que citou três principais objetivos para as entidades: visibilidade e região, transformar a concorrência em cooperação e impulsionar a gestão profissional dos C&VBx com maior atração na indústria. “É hora de falar mais de negócios, economia e desenvolvimento em nossas comunidades. Pensamento coletivo. Tudo a uma só voz”, afirmou. O vice-presidente Global Business Sales do Las Vegas Convention and Visitors Authority, Chris Meyer, também falou sobre a 
atuação do C&VB de Las Vegas como órgão de promoção turística e captação de eventos para a cidade. “Las Vegas é uma marca, trabalhada através de muito marketing. Os C&VBx são responsáveis pelo marketing do seu destino turístico. O segredo é descobrir o que os seus consumidores estão falando do seu destino”.

CBC & VB


A Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux é formada por entidades que atuam no país, responsáveis por promover o turismo por meio de ações para profissionalização do setor, promoção do destino como sede para eventos e visitação, além de realizar pesquisas e estudos na busca de estratégias para o crescimento da atividade turística de cada região. Essas atividades geram receita, criam empregos e colaboram para melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, os representantes da CBC&VC atuam junto com o poder público, propondo soluções e auxiliando na tomada de decisões que visem o fomento do turismo brasileiro. A Confederação Brasileira faz parte da rede mundial de

CATARATAS


O Parque Nacional do Iguaçu registrou sua melhor visitação trimestral desde que se iniciou a contagem, no ano de 1980. De janeiro a março, a unidade de conservação recebeu 450.060 pessoas. O fluxo de turistas foi 4,3% maior que no mesmo período de 2014, quando ingressaram 431.359 visitantes. O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão das unidades de conservação do Brasil. Desde o ano de 2000, a unidade conta com o apoio na visitação turística da Concessionária 
Cataratas do Iguaçu S.A., empresa que visa à ampliação do número de visitantes, proporcionando melhor qualidade no aspecto ambiental, no conforto e na segurança dos turistas.


PRIMEIRA NEVADA

Clique na imagem para ampliá-la

Ushuaia muda de cor novamente. Nem bem começou o outono os cerros invernais, a exemplo do Vale da Cotorras, onde está meu amigo Hugo Flores e seus mais de 130 "siberianos del fuego" e seus trenós, já registra a primeira nevada do ano. A temporada de inverno (esqui) só começa a partir do dia 21 de Junho, e, segundo as previsões será de muita neve. É bom você fazer tuas reservas e preparar as tuas férias. A galera do "Brasileiros em Ushuaia" pode organizar com competência todos os teus passeios. Já o Cilene del Faro é o point dos brasileiros na Tierra del Fuego. 

Clique na imagem para ampliá-la

BELLA DA SEMANA


Ela estampou as páginas do Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) em fevereiro, quando o site completou 14 anos no ar. Agora, a modelo Darline Carvalho retorna com a segunda parte do ensaio comemorativo.  Ela é formada em balé clássico e teatro, faz faculdade de Moda, estuda inglês, pratica musculação todos os dias e ainda consegue arrumar um tempinho para visitar bons restaurantes e desfilar o corpo escultural pelas areias da praia. Aos 23 anos, Darline impressiona não apenas pelas curvas cuidadosamente esculpidas, mas pela determinação. O ensaio vai ao ar nesta segunda-feira, dia 6 de abril.



LEIA OUTROS ARTIGOS CLICANDO NOS LINKS ABAIXO



quarta-feira, 1 de abril de 2015

CRUZEIROS MARÍTIMOS

CRUZEIROS MARÍTIMOS


A reunião mensal das agências de viagens associadas Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), realizada na última semana no Hotel Radisson Vila Olímpia, em São Paulo, contou com a presença de representantes do segmento de cruzeiros marítimos, que apresentaram dados gerais do setor e especificidades de mercado das principais empresas armadoras que operam no Brasil. Segundo Ferraz, as facilidades da realização de eventos em navios são muitas, como o sistema all inclusive, a variedade de entretenimento e serviços, a possibilidade de se levar acompanhantes, a inclusão de excursões sob medida, a logística de transporte, entre outras.

Clique na imagem para ampliá-la

Além do presidente da Clia Abremar, a reunião teve apresentações de Alexandre Zachello e Edi Guerreiro, da Pullmantur; Márcia Galvão, da Costa Cruzeiros; Alex Calabria e Diane Santana, da Royal Caribbean e Roberto Affonseca, da MSC Cuzeiros. Os executivos das empresas de cruzeiros marítimos também responderam algumas dúvidas dos associados Abracorp, principalmente os relacionados ao segmento Mice. Ao final das apresentações, o diretor do Conselho Consultivo da Abracorp Goiaci Alves Guimarães, sugeriu que a Clia Abremar, juntamente com a entidade, voltem a se reunir em um evento de capacitação, com a presença dos três principais executivos de Mice de cada agência associada. A sugestão foi prontamente aprovada e a data de realização será decidida nas próximas semanas pelas diretorias das duas entidades.



CONGRESSO INTERNACIONAL DE TURISMO



Acontece entre os dias 21 e 23 de Junho, na cidade do Porto, em Portugal, o Congresso Internacional de Turismo, que contará com algumas das principais personalidades do turismo no mundo. O Congresso foi criado em 2010, na cidade do Porto, com a presença de mais de 30 países. Posteriormente o congresso aconteceu em Odense, Valência e Antuérpia e agora regressa a sua cidade natal com o apoio institucional do Turismo de Portugal.



Estão previstas palestras, visitas de estudo pelo Porto, workshops e animações de rua. O tema do congresso é "O TURISMO E O MAR", já que a relação entre o mar e o turismo assume uma importância cada vez importante e constantemente renovada, pois o mar sempre estabeleceu diferentes e distantes pontes de encontros e intercâmbios entre povos e culturas ao longo da história. Esse encontro, que acontece a distância mas que o mar aproximo, foi pioneiro na busca do desconhecido e de novos destinos. Destinos onde outros caminhos foram projetados e visitados por diversas vezes, tornando-se visita obrigatória a qualquer turista, pois são verdadeiros patrimônios da humanidade. 



O mar, destino contemporâneo, tem dado novas dimensões e potencialidades de natureza cultural, econômica e social. Portanto, é extremamente importante para se reunir pesquisadores, professores, estudantes, agentes de turismo, os gestores públicos/políticos responsáveis ​​pela área de segmentação e estudiosos em geral. Isso permitirá a troca de experiências, para acessar os resultados da investigação, aumentando não só os projetos e dados de avaliação, mas criando novos vínculos, novas perspectivas de desenvolvimento do turismo em sua conexão multidimensional com o mar enquanto recurso imenso em termos de transporte e lazer, no quadro da implementação de atividades sustentáveis.


Clique na imagem para ampliá-la

Entre os palestrantes estão Adalberto Dias de Carvalho, Diretor Presidente do Conselho Técnico-Científico de ISCET e diretor de CIIIC, professor aposentado e principal pesquisador da Universidade do Porto. Doutorando em Turismo da Universidade de Girona. Professor visitante em várias universidades estrangeiras e autor de vários artigos científicos.Christian Bataillou, Professor e pesquisador da Universidade de Perpignan, tem um doutorado em Sociologia e mestre em Direito. Ele é um especialista da OMC em turismo sustentável, cultura e patrimônio, com uma vasta experiência como coordenador de mestrado e doutorado graus e como diretor de equipas de investigação. James Guia, EMTM diretor do programa - Faculdade de Turismo da Universidade de Girona, Michael Hall, Professor em Marketing. Ensino, publicações e interesses de investigação em turismo, desenvolvimento regional e marketing social / verde, com especial ênfase nas questões de lugar branding e marketing, bem como a conservação e mudança ambiental, gestão de eventos e marketing, e a utilização do turismo como desenvolvimento econômico e conservação mecanismo. Ele é o autor e editor de mais de 40 livros, bem como mais de 250 artigos científicos e capítulos de livros.



Em entrevista ao Ambitur.pt, Jorge Ricardo Pinto, membro do Comitê de Organização do CIT2015 e coordenador do mestrado e da licenciatura em Turismo no ISCET, explicou que o evento pretende "ser um veículo de troca de experiências, resultados de trabalhos de pesquisa, dados sobre o incremento e avaliação de projetos, perspectivas de desenvolvimento do turismo na sua conexão multidimensional com o mar. Serão seguramente três dias muito intensos, cheios de descobertas, em que os participantes terão, ao mesmo tempo, oportunidade de partilharem os seus avanços e conhecerem as novidades do setor, combinando um programa científico com um programa social muito dinâmico. Será um encontro muito importante para o avanço do conhecimento em turismo, tanto a nível nacional como internacional". Sobre a escolha do tema,"O turismo e o Mar", lembrou  que, nos últimos anos, "o turismo deu novas dimensões ao mar e às suas potencialidades de natureza cultural, econômica e social. Impõe-se, pois, que se renove também o encontro de investigadores, professores, estudantes, agentes da atividade turística, responsáveis políticos pelos setores envolvidos e estudiosos em geral".




O jantar oficial do International Congress on Tourism será realizado na segunda-feira à noite, 22 de junho de 2015, no World of Discoveries. O jantar inclui uma visita ao Museu Interativo & Theme Park. Será um buffet de pratos quentes com oitos 8 pratos do Mundo. 



FÓRUM ABAV


Como as apresentações podem beneficiar suas ideias, propostas e produtos? Num mundo corporativo cada vez mais competitivo, os detalhes fazem a diferença na hora de conquistar clientes. Com esta premissa, a 55ª edição do Fórum Executivo ABAV-SP, recebeu o consultor especializado em apresentações estratégicas Eduardo Adas, sócio-fundador da Soap, que abordou a importância das apresentações na comunicação corporativa e nos momentos decisivos de qualquer negócio.



Em sua palestra, Adas revelou o poder do storytelling na criação de apresentações no estado da arte, capaz de encantar audiências, transmitir conceitos com propriedade e atuar em prol da adesão desejada pelo apresentador. “Uma boa apresentação é essencial para vender uma imagem positiva da sua empresa ou produto”, disse. O palestrante ilustrou casos em que a comunicação foi decisiva para as empresas conquistarem sucesso. “Já vi excelentes ideias caírem por terra por não terem sido bem comunicadas ou ideias medianas ganharem destaque, sustentadas por uma boa comunicação”, ressalto. Para o presidente da ABAV-SP, Francisco Leme, os profissionais em geral, e das agências de viagens não poderia ser diferente, precisam de orientações para melhorar suas performances e alcançar seus objetivos e quando elas vêm de fontes qualificadas, surtem efeitos positivos. 



FERIADÃO COM SOL


Segundo as previsões meteorológicas o feriadão será com muito sol com a temperatura chegando a casa dos 30ºC. O Infínity Blue Resort & Spa, pé na areia, ainda tem algumas vagas, mas é bom fazer tua reserva agora. O coelho da Páscoa já chegou por lá. Só está faltando você.

SEMANA SANTA


O Recife é a primeira cidade do Nordeste e a terceira brasileira mais procurada por turistas durante o feriado da Semana Santa (3 a 5 de abril), de acordo com ranking feito pela agência online ViajaNet. No primeiro lugar da lista está São Paulo, com 37% dos bilhetes comprados, Rio de Janeiro vem em segundo lugar com 24% das buscas. O Recife integra o ranking com 15%, seguido de Salvador (com 14%) e de Fortaleza, com 10% das buscas por passagens aéreas. Entre os dias 5 a 7 de abril, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, irá realizar uma pesquisa para traçar o perfil do turista que vem para a Semana Santa, no Aeroporto, TIP e BR 101 Norte e Sul e BR 232. Durante a Semana Santa, a pesquisa será realizada em Gravatá, Caruaru e Brejo da Madre de Deus. Serão instalados, pela primeira vez, Centros de Atendimento ao Turista (CATs) móveis em Bezerros e Gravatá, de 27 a 31 de março. O CAT em Brejo de Madre de Deus vai funcionar de 27/03 a 5/04.



PRAIA SEM BARREIRAS


No último sábado (28), a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), realizou a entrega das novas cadeiras anfíbias e esteiras do projeto Praia Sem Barreiras de Boa Viagem. A ação também comemorou os dois anos de funcionamento do projeto que proporciona banho assistido para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. As novas cadeiras apresentam características que facilitam o banho assistido tanto para o usuário, como para os monitores. Mais resistentes à água salgada, elas possuem boias no apoio de mão em PVC, que melhoram a estabilidade dentro d’água. Ao todo são 36 cadeiras destinadas ao projeto, dentre elas, nove já entregues em lançamentos anteriores. Seis ficaram em Boa Viagem, quatro seguirão para Porto de Galinhas e duas para o arquipélago de Fernando de Noronha. 


As 15 restantes serão destinadas para os próximos lançamentos. De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Felipe Carreras, a ação tem o objetivo de assegurar a qualidade do atendimento aos usuários. As esteiras de acesso também foram substituídas. Produzidas com material 100% reciclável, elas apresentam sistema de fixação moderno que alcançam no mínimo 35cm de profundidade que garantem firmeza e estabilidade. O evento contou com a reinauguração da tenda de acessibilidade coordenada pela UniNassau, parceira do projeto. Os usuários terão à disposição estudantes de Fisioterapia e Enfermagem para a realização de massoterapia, alongamentos, atividades funcionais, orientação postural, exercício com bolas, bastão e elásticos, avaliação nutricional, entre outras atividades.


Idealizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (EMPETUR), o projeto é voltado para pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida e já atendeu 3,6 mil usuários desde o lançamento. O Praia sem Barreiras funciona em seis praias do Estado: Fernando de Noronha, Boa Viagem, Porto de Galinhas, Candeias, Tamandaré e Paulista.



ALA VIP


O Wish Serrano Resort & Convention Gramado, hotel da GJP Hotels & Resorts, minha casa em Gramado, na fantástica Serra Gaúcha, acabou de finalizar a nova Ala Vip, que compreende o retrofit de 20 suítes especiais com serviços personalizados. No total, são duas alas (Ala 2 e Ala 3) que ganharam nova decoração, nova pintura, novos enxovais diferenciados e serviço exclusivo de mordomos (para agendamento de restaurantes, desfazer as malas e trazer o jornal de preferência, entre outros), check-in com taça de espumante e chocolates e linha exclusiva de amenities. Os hóspedes da Ala Vip também têm direito a massagem relaxante no Pocahy Zen Spa, localizado no empreendimento. O hotel dispõe de 272 apartamentos, ampla área de lazer, entretenimento e centro de eventos.


CARACOL EM RECIFE


A diversidade cultural da gastronomia de Recife abre alas para o mais puro chocolate de Gramado. No dia 26 de março, a Caracol Chocolates, marca gaúcha, inaugurou uma loja franqueada no Shopping RioMar -  um dos mais importantes e bem frequentados da Capital. No mix, além da linha de Páscoa, estão barrinhas, bombons, drágeas, e as linhas de presentes, infantil e saúde – esta última trazendo grande variedade de opções como: sem lactose, diet, chocolates com alto percentual de cacau e com adicionais como Chia, Linhaça, Cranberry, entre outras sementes e frutas, além da linha Vita, lançada em 2013, que traz opções como Relaxar, Fortalecer, Embelezar, Reduzir e Conservar. Esta linha foi desenvolvida em parceria com o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, de Gramado e não tem adição alguma de açúcares, é isenta de lactose e glúten e adicionada de princípios ativos reconhecidos por suas funções benéficas à saúde.


Também será instalada uma cafeteria, com cardápio de cafés especiais e sorvetes italianos que também levam a marca Caracol Chocolates, respeitando os padrões da empresa no que diz respeito a qualidade e benefícios à saúde. com a abertura desta loja, a Caracol Chocolates amplia sua participação no território nacional, atuando a partir de agora também na região nordeste. Este processo de expansão pelo país está sendo realizado através de franquias, onde são abertos quiosques ou lojas, sempre com o alto padrão exigido pela marca Caracol Chocolates.


Precursora na fabricação de chocolates na Serra Gaúcha, a Caracol Chocolates, de Gramado (RS), há mais de 30 anos produz o mais puro chocolate. A empresa utiliza no seu produto com mais baixo teor de cacau, o chocolate ao leite, 44% a mais de cacau do que o mínimo permitido pela legislação brasileira. Essa preocupação, voltada à saúde de seus clientes, vem do amor com que cria e desenvolve seus chocolates artesanais. Inspiração, inovação e saúde são palavras incutidas na filosofia da empresa, que busca sempre surpreender e apresentar produtos com o mais saboroso dos chocolates, sem deixar de lado o cuidado com o bem-estar dos seus apreciadores.


EVENTO BUSINESS SHOW



O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, juntamente com a Secretária de Turismo do município, participou da 13ª edição do Evento Business Show – EBS, em São Paulo. A feira aconteceu nos dias 26 e 27 de março e é considerada a mais importante do segmento de eventos corporativos, incentivos, shows e gastronomia do Brasil. A presença de Balneário Camboriú no evento foi de suma importância, uma vez que os esforços do BC Convention se concentram principalmente em divulgar a cidade como destino de eventos.



Os dois dias de EBS somaram quase quatro mil visitantes, que se destacaram por ser um público bem segmentado (organizadores, promotores, empresas, agências especializadas em eventos), o que facilitou a abordagem por parte do Convention. Foram distribuídos kits de Balneário Camboriú contendo mapas da cidade, Guia de Gastronomia e Entretenimento, revista do destino e material técnico de eventos. “Além de projetarmos Balneário Camboriú no mercado de eventos, pudemos esclarecer sobre o trabalho de um Convention Bureau a promotores e organizadores de eventos do Brasil. O primeiro contato foi feito e agora é hora de estreitar este relacionamento para prospectar novos negócios e eventos”, finaliza.



Se você ainda não reservou tua mesa para o almoço de Páscoa, é bom correr atrás. Talvez o Chef Helton ainda tenha alguma.  

BNT MERCOSUL



Tendo o CENTREVENTOS DE ITAJAÍ como mais um destino para realização de negócios, a 21ª BNT MERCOSUL, aposta no crescimento do número de participantes para a próxima edição que ocorre nos dias 22 e 23 de Maio, nas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú e no Parque Beto Carrero World.
Existem vários pontos que favorecem esta previsão, como por exemplo, a quantidade de acordos para a realização de FAMTURS onde agentes de viagens são convidados, além de parcerias com a ABAV-SC e envio de convites personalizados aos agentes de viagens de Santa Catarina, Paraná e também para os presidentes das ABAVs de todos os estados do Brasil.



A BNT MERCOSUL que se consolidou como um dos principais eventos do trade turístico, recebe agentes de viagens de vários estados do Brasil e profissionais de outros países. É o evento de turismo que mais recebe agentes de viagens do Mercosul no Brasil, mesmo porque Santa Catarina é destino certo para este público. Uma das características da BNT MERCOSUL é que os expositores são em sua maioria empresas brasileiras e pelo que tudo indica, com a alta do dólar, destinos e empresas brasileiras são eleitos para quem deseja fazer turismo. Profissionais de turismo podem fazer inscrição diretamente no site do evento e interessados em stands, podem entrar em contato pelos emails jair@bntmercosul.com.br e comercial@bntmercosul.com.br.



ABIH ALAGOAS



De acordo com o último balanço realizado entre os hotéis da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Alagoas, a média de ocupação hoteleira para o período da Semana Santa será de 66,67% dos leitos. Para os hotéis de padrão cinco estrelas a ocupação prevista é de 82%. A tendência é que esses números sofram alterações positivas devido à procura de última hora, principalmente por turistas regionais que chegam ao Estado por carro e ônibus. Segundo o presidente da ABIH-AL, Maurinho Vasconcelos o momento atual da economia brasileira não favoreceu ao mercado turístico de longa distância nesse período. Atualmente, turistas das grandes cidades brasileiras procuram por destinos similares a Alagoas fora do país. A maior concorrência que o Estado enfrenta vem de regiões como o Caribe que mantém tarifas atraentes apesar da alta do dólar.



LEIA OUTROS ARTIGOS CLICANDO NOS LINKS ABAIXO