sábado, 4 de junho de 2016

SEM VISTOS

SEM VISTOS


Foi dada a largada para que turistas de mercados com forte tradição olímpica visitem o Brasil antes, durante e logo após a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016. Desde o dia 1º de junho passou a valer a isenção unilateral de vistos para turistas australianos, canadenses, americanos e japoneses. A decisão deve trazer uma média de 75 mil turistas das nacionalidades contempladas a mais do que o previsto inicialmente para o período dos Jogos (entre 300 mil e 500 mil pessoas), injetando US$ 1,7 bilhão na economia brasileira, segundo projeção da Organização Mundial do Turismo (OMT). 


Entre as diversas ações da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) no exterior que reforçam o convite aos estrangeiros para acompanhar a Rio 2016 e desfrutarem os cartões postais do Rio de Janeiro e de outras cidades brasileiras, destacam-se a participação em feiras internacionais, capacitação para agentes de viagens, estratégias digitais, revista de bordo com companhias aéreas, mídia em aeroportos, além do lançamento do novo portal Visit Brasil.


RETORNO À PRESIDÊNCIA


O amigo Vinícius Lummertz volta para a EMBRATUR. Eu já havia previsto e afirmado isso. O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, contou que encaminhou à Casa Civil a nomeação de Vinícius Lummertz para a presidência da Embratur. Segundo Alves, o MTur prepara, ainda, as bases técnicas e jurídicas do processo que poderá transformar a Embratur em uma agência, em modelo semelhante ao da Apex. “Sabemos que como autarquia a Embratur não pode buscar parcerias e tem orçamento muito restrito para sua proposta, que é de promoção do Brasil internacionalmente”, analisou. “O projeto de transformação em agência permitiria mais flexibilização na busca por parcerias e recursos. Estamos elaborando o projeto, também observando outros modelos, para levá-lo ao governo”, explicou. 



RECURSOS PARA EMBRATUR



Falando nisso, a Comissão de Turismo (CTUR) da Câmara dos Deputados vai estudar a possibilidade de destinar recursos, através de emenda parlamentar, para incrementar o orçamento da Embratur. O anúncio foi feito pelo 1º vice-presidente da Comissão, deputado Sérgio Brito, nesta quarta-feira (01) durante audiência pública em que se debateu a importância de incentivar ações para gerar mais mídia positiva ao turismo brasileiro no exterior. Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Cristiano Lobato.



BNT MERCOSUL 2017


Nos dias 20 e 21 de maio, a BNT Mercosul realizou a 22ª edição de sua tradicional Feira de Negócios Turísticos em Itajaí, Balneário Camboriú, e Beto Carrero. Ao mesmo tempo em que a equipe se prepara para as Rodadas de Negócios – que acontecem em agosto e setembro - também inicia o processo para realização da Feira em 2017 por meio de pesquisas de opinião. Tanto o setor de eventos quanto o comercial da BNT Mercosul trabalham para aprimorar o evento em 2017. “Sempre têm algumas coisas que podemos melhorar quando se fala em eventos, e queremos melhorar tudo que foi feito. Que a 23ª BNT seja melhor que a 22ª, como tem acontecido ano a ano” – analisou Geninho Goes, diretor do grupo.


O objetivo das pesquisas é reunir as opiniões de operadores e expositores que participaram desta edição. Além de uma análise sobre o evento, os parceiros da BNT podem sugerir melhorias, bem como fornecedores ou expositores que eles acreditam ser de grande valia para a feira. O SeaWorld Parks participou pela primeira vez neste ano e seu representante, Felipe Timmerman, aprovou a experiência. “O resultado é muito positivo, e é bom porque trata-se do Mercosul, o que possibilita ainda o contato com Paraguai, Uruguai e Chile. Com certeza continuarei a vir”. A pesquisa é realizada em plataforma digital, e continua pelas próximas semanas.


O Business Center foi a inovação da BNT Mercosul em 2016. Realizado no Infinity Blue Resort e Spa, na amanhã do segundo dia de Feira, o momento exclusivo para empresas privadas e fornecedores. Representantes de empresas como Tam, Trend, Decolar, Hotel Urbano, Visual, Abreutur, CVC, Flytour, e tantos outros estiveram presentes, somando 40 já nesta primeira edição. Segundo Jair Pasquini, Diretor de Negócios da BNT, o Business Center nasceu de uma necessidade dos próprios expositores. “Perguntamos aos nossos parceiros o que eles queriam de novidade, e constatamos que os fornecedores pediam mais tempo para negócios. Então preparamos esse momento”.


As reservas de estandes para 2017 já podem ser realizadas pelos e-mails comercial@bntmercosul.com.br ou jair@bntmercosul.com.br. A BNT Mercosul conta com o apoio da Santur, Município de Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero, e as participações especiais de Balneário Camboriú Convention Visitors Bureau, Governo da República Dominicana, Porto Belo, FUNDTUR, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Costa Verde e Mar, Parque Unipraias, Infinity Blue Resort e Spa, e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.



EXPOTUR



Reserva esta data em tua agenda. Em breve mais detalhes

INFINITY BLUE & O DIA DOS NAMORADOS



Quer melhor presente do que esse? Inesquecível! quer causar realmente boas emoções?. Aí vai a dica. Final de Semana dos Namorados no Infinity Blue Resort & Spa. São dois pacotes a tua escolha. Incluso Jantar Romântico ou Somente o Jantar. Estre os dias 10 a 12 de Junho a decoração especial será realizada em apenas um dia; (espumante baby e decoração no quarto), incluso jantar romântico no dia 11 de junho – no Restaurante Blue Marine, mais café da manhã, almoço e jantar. No Spa, gomage corporal, massagem relaxante aromática, escaldas pés com reflexo terapia, momento livre, escova capilar, e lanche da tarde. Existem outras opções no spa, até day Spa Sedução, com gomage corporal com morangos. Para quem ama e para quem pode. Reservas quase esgotadas. Central de Reservas 47 3261.0285 ou 47 3261.0286. 


O melhor endereço e a melhor dica para comprar presentes deliciosos franceses para o Dia dos namorados em Balneário Camboriú.

TOP OF MIND



Merecidamente e pelo quinto ano consecutivo, a Vinícola Villa Francioni, que produz vinhos finos de altitude em São Joaquim, na Serra Catarinense, comemora novamente a conquista do Prêmio Top Of Mind – Top Executivo na Categoria: Vinícola. O Prêmio tradicional no estado é realizado pelos jornais do Grupo RBS, A Notícia, Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina e o Instituto Mapa. Foram ouvidos mais de 150 diretores de empresas das principais forças econômicas com atuação em Santa Catarina. 



A Villa Francioni foi fundada em 2001 e produz mais de 160 mil garrafas por ano. A presidente do conselho da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, destaca a importância deste momento: "Esta premiação significa o reconhecimento de um trabalho sério desenvolvido pela equipe da Villa Francioni. A marca vem se projetando cada vez mais no mercado, é muito importante esta valorização pelo consumidor, pois a destaca num segmento extremamente competitivo".


Rio do Rastro Eco Resort - Refúgio no topo de Santa Catarina

BULLING



A beleza paradisíaca da Lagoa do Peri foi um dos cenários escolhidos pela equipe do Projeto Pipoca para ambientar as filmagens do curta sobre bulling. Os pequenos atores vêm sendo orientados pela professora de teatro Letícia Soares que já ministrou várias aulas às meninas e meninos que atuam na produção. O filme será usado como instrumento de educação e debates sobre o bulling, tema ainda pouco discutido no Brasil e que provoca grande mal estar e sofrimento em criança e jovens vítimas de agressões e maus tratos - muitas vezes dissimulados -, contra outros jovens ou crianças seja no ambiente escolar, social ou até mesmo familiar. Antes de iniciar as filmagens os jovens atores recebem aulas de standup para relaxar e melhorar seu desempenho frente às câmeras.



MOSTRA FOTOGRÁFICA



As imagens selecionadas na 22ª Maratona Fotográfica de Florianópolis estão sendo apresentadas ao público na exposição “É assim que eu vejo”, instalada no Museu Histórico de Santa Catarina, na Praça XV de Novembro. A mostra será foi aberta na última quinta-feira (2), junto com a premiação dos 29 fotógrafos profissionais e iniciantes, vencedores nas modalidades filme, digital e infanto-juvenil. Com 116 fotografias, selecionadas entre mais de 5 mil imagens, a exposição foi organizada de acordo com a premiação dos dois conjuntos (primeiro e segundo lugar) nas modalidades filme/analógica, digital / categoria 1 e digital / categoria 2. Traz também os quatro conjuntos na modalidade infanto-juvenil, subdivididos nas faixas etárias 6 a 9 anos, 10 a 12 anos, 13 a 15 anos e 16 a 17 anos; além das 20 melhores fotografias, independente das modalidades. 



A mostra pode ser visitada gratuitamente até 17 de julho, de terça a domingo. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o concurso fotográfico foi realizado nos dias 9 e 10 de abril, como parte das comemorações do aniversário da cidade. O evento reuniu 438 participantes, que tiveram 30 horas para registrar imagens de forma sequencial, conforme subtemas divulgados na largada da prova.



PANTANAL MATOGROSSENSE 


Press trip realizada pela Embratur em maio propiciou à alemã Nicole Biarnés, editora do portal Freibeuter Reisen, uma das experiências mais gratificantes que uma visita ao Pantanal brasileiro pode oferecer. “Fui acordada por um barulho alto. Não eram de macacos, como eu esperava, mas de uma arara-azul que, contente, cantava na árvore próxima ao quarto em que eu dormia”, conta. Com planície de 210 mil quilômetros, que se espalha por três países e abriga mais de 650 tipos de aves, Mato Grosso do Sul ostenta um dos fenômenos mais bonitos do Centro-Oeste: a peregrinação de papagaios-verdadeiros, o famoso louro de penas verdes. Turistas aventureiros, aponta o portal, têm a chance de conhecer as mais de 80 espécies de mamíferos que povoam o território.


O segmento do Ecoturismo e do Turismo de Aventura, que movimenta US$ 265 milhões no mundo anualmente, aparece em 3º lugar na preferência dos turistas alemães, mercado considerado o 7º maior emissor mundial de turistas para o Brasil e o 2º emissor europeu, de acordo com o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo. Correspondente do The Guardian na América do Sul, o repórter aventureiro Alex Bellos admite, em texto no veículo inglês, que o melhor lugar para ver animais selvagens no Brasil é o Pantanal, onde, segundo ele, “os bichos, muitas vezes, param na frente do turista, como se estivessem fazendo testes para documentário sobre a vida humana”. A Inglaterra é o 4º maior País emissor de turistas da Europa e 9º maior do mundo. Em 2015, 189 mil britânicos visitaram o Brasil.



GISELE BUNDCHEN


Falando no espetacular Mato Grosso, quem esteve por lá foi a top Gisele Bündchen, gravando documentário sobre o meio ambiente. Trata-se do série documental ‘Years of Living’, da National Geographic, que fala sobre o impacto ambiental e as mudanças climáticas. A nova temporada vai ao ar no final do ano. A modelo, atriz e produtora brasileira, embaixadora da boa vontade pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Entre 2004 e 2014, foi revelada como a modelo mais bem paga do mundo pela Revista Forbes, com uma fortuna avaliada em 150 milhões de dólares.


FÓRUM DE TURISMO DO IGUASSU


Consolidado como um dos principais eventos técnico-científicos de turismo no Brasil, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu registrou recorde no número de trabalhos submetidos e aprovados para esta edição. Ao todo, foram recebidas 264 produções. O volume é 36% superior ao apontado em 2015. Em relação aos trabalhos aprovados, o crescimento é ainda maior (40%), chegando à marca de 199 artigos habilitados para serem apresentados no dia 17 de junho. Entre os 12 eixos estruturantes, "Turismo e Desenvolvimento Local e Regional" é o que terá mais apresentações: 39. Na sequência aparecem "Turismo e Meio Ambiente", com 25, "Turismo e Hospitalidade", com 24, e "Turismo, Marketing e Serviços", com 22.


Os trabalhos representam instituições de ensino de 18 estados brasileiros, além de uma inscrição internacional, proveniente da West Virginia University (Estados Unidos). A lista é liderada pelo Paraná, com 67 trabalhos aprovados, seguido por Rio Grande do Sul com 42, São Paulo com 38, e Santa Catarina com 18. A relação completa dos trabalhos aprovados está disponível no link http://goo.gl/QiJOLh.


O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é promovido pela De Angeli Feiras & Eventos em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da UNIVALI. Nesta edição, "Turismo e Megaeventos" será o tema principal do evento. Nos últimos anos, o fórum vem possibilitando uma importante discussão sobre os trabalhos produzidos em diversas instituições de ensino do Brasil. Os melhores trabalhos apresentados são publicados em livros (coletâneas), revistas científicas nacionais e anais registrados. Mais de mil pessoas são esperadas para esta edição do Fórum.


Além das apresentações dos trabalhos, a programação conta com palestras, oficinas e minicursos. O destaque fica por conta da participação da especialista sul-africana Mathilda Van Niekerk, PhD em Gestão de Turismo e autora ou co-autora de quase 90 publicações acadêmicas. FIT Cataratas - É uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli Feiras & Eventos, com o apoio estratégico do Ministério do Turismo, Sebrae, Paraná Turismo e Iguassu Convention & Visitors Bureau, e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio Paraná / CNC e Fundo Iguaçu e Copel Telecom.

HACKATOUR CATARATAS




Os problemas que serão resolvidos durante o #hackatour foram definidos durante uma reunião com representantes do turismo em Foz do Iguaçu. Tais problemas serão apresentados no início do evento, dia 16 de junho. Os participantes terão 30h para desenvolver soluções tecnológicas que resolvam os problemas apresentados. E aí, topa o desafio? Faça sua inscrição pelo site ► http://hackatour.com/.

Wish Golf Resort - Cataratas do Iguaçu

SEMANA DO MEIO AMBIENTE


Meia Maratona das Cataratas, workshop internacional, lançamento de livro, exposição fotográfica, entre outras iniciativas, integram a extensa programação da Semana do Meio Ambiente do Parque Nacional do Iguaçu, que só termina no próximo dia 7 de junho. As ações têm o objetivo de informar e sensibilizar visitantes, corredores de rua, imprensa, funcionários dos Parques Iguaçu (Brasil) e Iguazú (Argentina), comunidade e sociedade em geral sobre a importância das unidades de conservação e do meio ambiente como um todo. A programação começou no dia 1º de junho com a parada ecológica, no portão do parque, chamando a atenção dos condutores de veículos para o cuidado com a velocidade no interior da reserva. 


No dia 3 de junho será lançado um guia para gestores de unidades de conservação sobre educação ambiental em comunidades escolares. Outra grande atração da Semana do Meio Ambiente é a 9ª Meia Maratona das Cataratas – “Prova Dia Mundial do Meio Ambiente”, a ser realizada dia 5 de junho no Parque Nacional do Iguaçu. O evento será uma importante celebração de esporte e natureza em um Patrimônio Natural da Humanidade. Os participantes, além de correr neste lugar único, estarão envolvidos por uma série de atividades voltadas à sensibilização ambiental.



FESTA JULINA


Alow galera do pedal. Alow "caveiras". Vamos comemorar ! "Nóis vai fazê uma Festa Julina bem animada no próximo dia 2 de julho na paradisíaca Praia Da Guarda Do Embaú. Vai te quentão, pinhão, casamento na roça, pescaria e muito mais. Pra modi a festa fica mió ainda a presença das ciclistas é fundamental. O João, Silvana, Sirlene tão insperando nós tudo vistido cum seu mió traje caipira" ! Clique no baner e confira. 

8º BRASIL WINE 


E as amostras não param de chegar de todos os cantos do mundo. São centenas de vinhos e espumantes que já desembarcaram em terras brasileiras e engrossam o saldo de amostras que serão degustadas durante o Brazil Wine Challenge, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e pela Revista Adega de 7 a 10 de junho, em Bento Gonçalves. A lista já conta com rótulos da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Itália, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai. 


O concurso, único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE), já figura entre os maiores das Américas pela sua ampla representatividade, tanto na quantidade quanto na procedência das amostras. Um dos destaques do concurso é o sistema de avaliação totalmente informatizado, que garante maior agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados. Implantado ainda na edição de 2010, o sistema apresentou excelente desempenho, colocando o concurso entre os mais organizados do mundo. 

EXPOBENTO


Ainda sobre vinho, os visitantes que passarem pelos corredores da ExpoBento 2016 durante os 12 dias da feira terão a oportunidade de viajar pelo mundo do vinho, vivenciando diversas experiências. Além de conhecer, degustar e comprar vinhos, espumantes e suco de uva com preço de varejo diretamente no estande das vinícolas, o público também poderá ampliar os conhecimentos em torno da bebida participando de 12 cursos de degustação oferecidos gratuitamente no local com curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS). Cada curso tem capacidade para receber 50 pessoas, que poderão fazer a inscrição no local. Os trabalhos serão conduzidos pelos enólogos das vinícolas. Adega Splendor, Aurora, Batistello, Cave Antiga, Dal Pizzol, Gallon Sucos, Lídio Carraro, Salvatti, Santa Bárbara e Valmarino são as marcas presentes no projeto que tem como apoiadores o Sebrae e a Verallia, protagonistas na viabilização da participação dessas empresas na feira.


BROCKER NO FESTURIS


Mais uma boa notícia, minha amiga Adriane Brocker da Brocker Turismo e Eduardo Zorzanello, Diretor do Festuris, informam que a Brocker renovou sua participação no 28º FESTURIS ! Esse parceria é de longa data e sem prazo de validade. Tenho certeza disso. 


FESTIVAL JPA


O Diretor Comercial do Festival de Turismo de João Pessoa, o maior do Norte/Nordeste do Brasil, participou do painel “Feiras, vencendo a crise”. Além de Claudio Junior, participou também Evandro de Oliveira, presidente da AVIRRP (Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região). Para Claudio Jr, ''Participar deste painel com o presidente de uma maiores feira do Brasil e com mais de 20 edições, é extremamente gratificante e só temos o que aprender com a troca de informações'', pontuou. 


O Festival JPA é destinado exclusivamente para agentes, operadores e corporativo, e oferece uma programação diversificada, além de apresentar uma estrutura com mais de 180 stands, entre destinos, hotéis, resorts, companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo regionais, nacionais e internacionais. O evento ainda contará com diversas capacitações, fórum corporativo, rodada de negócios, atividades sociais, culturais e de lazer. Na última edição, o evento recebeu aproximadamente 3 mil profissionais do turismo.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB




segunda-feira, 30 de maio de 2016

TURISMO DOMÉSTICO EM ALTA

TURISMO DOMÉSTICO EM ALTA



A rede hoteleira dos principais destinos turísticos nacionais, pelo menos aqui no Sul do Brasil trabalharam com 100% de ocupação. Começando pelo Infitity Blue Resort & Spa, em Balneário Camboriú - SC que sempre se reinventa, desta vez trazendo para o deleite dos seus hóspedes, durante todo o feriadão, a dupla Vitor & Leo. Vale informar que mais uma vez, merecidamente, o lnfinity Blue Resort & Spa recebeu no último dia 25/05, o Certificado de Excelência do TripAdvisor® 2016. Nos últimos três anos, o empreendimento já havia recebido o Prêmio TripAdvisor de Excelência por manter média positiva de qualificação dos viajantes acima de 4,5 (notas de 0 a 5) por 12 meses ininterruptamente.



“Quem nos concede este certificado são nossos próprios hóspedes, por meio de seus comentários e avaliações deixados no maior site de viagens do mundo. O recebemos com muito orgulho, com a sensação de dever cumprido e a vontade de continuar fazendo o melhor por eles”, ressalta Alberto Cestrone, diretor geral do resort.




Em 2015, o Infinity Blue, único resort de Blaneário Camboriú (SC), recebeu o prêmio Travellers Choice na categoria Hotéis para Famílias, ficando entre os 25 melhores hotéis da América do Sul, conforme votação. No ranking figuraram 23 hotéis brasileiros.



Na Serra Catarinense ocorreu a mesma coisa tanto no Hotel Fazenda Boqueirão como no Eco Resort Rio do Rastro que prepararam atrações a mais para este final de semana prolongado.



TERRA DA MAÇÃ



Em Fraiburgo, a Terra da Maçã, também não foi diferente, já que o Hotel Renar é sempre destino certo e já se prepara para o próximo evento. O dia dos namorados deve ser cheio de momentos surpreendentes, começando pelo presente, um super jantar especial.



QUINTA  DO BUCANERO



A Quinta do Bucanero – Hotel de Charme (Praia do Rosa, Imbituba/SC)  também recebeu mais uma vez o Certificado de Excelência TripAdvisor®. O certificado, que está na sexta edição, reconhece as empresas de hotelaria que obtiveram avaliações excelentes por parte dos viajantes no TripAdvisor no último ano. São consideradas a qualidade, quantidade e atualidade das avaliações enviadas pelos viajantes nos últimos 12 meses.



De acordo com Heather Leisman - vice-presidente do departamento de Marketing industrial do TripAdvisor – o certificado “honra as empresas de hotelaria que receberam elogios e classificações de forma sistemática e ajuda os viajantes a identificarem os lugares que prestam serviços de alta qualidade”. Já para a proprietária da Quinta do Bucanero, Jaqueline Biazus, a distinção é, novamente, muito comemorada. “Não é a primeira vez que recebemos o certificado, mas ele sempre é festejado como se fosse inédito. Na hotelaria, é preciso se reinventar para seguir crescendo”.



O TripAdvisor® é o maior site de viagens do mundo, atingindo 340 milhões de visitantes mensais únicos e 350 milhões de avaliações e opiniões, que abrangem mais de 6,5 milhões de alojamentos, restaurantes e atrações. Os sites funcionam em 48 mercados em nível mundial. Considerado um dos melhores hotéis para casais no Brasil, a Quinta do Bucanero tem em seu DNA o romance, luxo despretensioso e sustentabilidade. De frente para uma das baías mais belas do mundo, aposta nos mimos e detalhes para proporcionar uma atmosfera de sonhos e vivências memoráveis. Foi eleita Pousada do Ano 2014/2015 no Prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo”, concedido pelo Guia Quatro Rodas.

FESTA CABLOCA



O domingo, dia 29, foi marcado pelo resgate histórico e cultural em Piratuba, com a realização da 16ª Festa da Cultura Cabocla. O evento relembra os costumes dos primeiros moradores do interior do município, que saíram da região de Montenegro, Taquari e Paverama, as “Terras Velhas” do RS, e se instalaram em Piratuba. A Festa aconteceu na comunidade de Zonalta e reuniu grande público. Apresentações artísticas, almoço e matinê fizeram parte da programação. Como nos anos anteriores, a Festa abriu espaço para artistas locais e convidados. Trovas, cantorias como as antigas Toadas de Roça e Terno de Reis chamaram a atenção do público. Ao meio dia o almoço foi servido com comida típica cabocla. À tarde foi a vez dos grupos de dança do município, que também se apresentaram com danças alusivas às culturas que colonizaram Piratuba. A confraternização seguiu com matinê.



OLHARES SOBRE HAVANA



Olhares sobre Havana. Este é o nome da exposição em cartaz no Delfino Café, no Centro de Florianópolis. Os visitantes, ao chegarem ao local, vão presenciar um formato diferente de exposição, já que ela foge do tradicional. Os 30 registros de Havana, capital cubana, capturados por arquitetos e lojistas do setor de decoração de Florianópolis durante experiência cultural pelo país no início de abril, ficarão numa caixa. 



A intenção é instigar as pessoas a explorarem esta caixa e a manusearem as fotos, conhecendo as peculiaridades da Cuba atual, a partir das impressões de quem recém voltou daquele país. Entre os registros, o olhar sobre a arquitetura e o povo cubano. A exposição, uma iniciativa do Núcleo Catarinense de Decoração/Florianópolis, é gratuita e fica aberta até dia 2 de junho.



BELLA DA SEMANA


O Figueira ganhou de goleada. Já está no ar a primeira parte do ensaio fotográfico da modelo Katlen Oliveira no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Ela tem 23 anos, está concorrendo ao título de Musa do Brasileirão pelo Figueirense e ama futebol! Agora ela decidiu mostrar alguns de seus atributos a todo o público masculino e confessa: não sentiu nem um pouquinho de vergonha ao tirar a roupa. “Tenho que confiar no profissional que está tirando a foto. Meu pensamento é: isso é uma mulher nua! Nunca viu?”


SERRA GAÚCHA



Já a Serra Gaúcha, onde passei o feriadão, superou todas as expectativas ultrapassando até o movimento do Natal Luz, surpreendendo todos os hotéis, bares, restaurantes e atrações turísticas. Até fiz uma matéria especial. O Hotel Cercano operou com 100% de ocupação, assim como os demais. E o impressionante é verificar o despreparo do turista brasileiro em viajar sem fazer reservas. As cidades vizinhas agradecem.


Vale comentar que o Cercano é o melhor hotel de Gramado. Resultado de muito trabalho e dedicação. ORGULHO dda super equipe da Cinzea Nunes, Gerente Geral, que se empenha se empenha em fazer do Cercano o melhor hotel de Gramado. Com certeza, com as novas unidades ganhará a nota 10. Pra quem nasceu ontem, o premio é fantástico. Rumo a nota 10!!



VIAJANDO DE CARRO


Tere, minha motorista preferida !

Por conta da nossa malha aérea absurda, voos com conexões que extrapolam a paciência de qualquer um e preços de passagens extremamente caros, os turistas resolveram viajar de carro e de ônibus e isso não é de agora. Para você ter uma ideia, as empresas aéreas transportaram 6,8 milhões de passageiros em voos domésticos em abril, número 13,7% menor que o registrado no mesmo mês do ano passado. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi o nono mês seguido de queda nesse indicador. Já a demanda por voos domésticos caiu 12,2% em abril na comparação com o mesmo mês de 2015. Também foi o nono mês seguido de recuo.



Ao invés de melhorarem suas retor, baixarem os preços, as empresas aéreas resolveram então andar, aliás, voar na contra-mão e absurdamente por conta da própria incompetência com a queda na procura por passagens, optaram ainda em reduzir os voos ainda mais. De acordo com a Anac, a oferta de assentos no país caiu 10,3% em abril, também na comparação com o mesmo mês do ano passado. Entre as empresas aéreas, a que registrou maior retração na demanda por voos em abril foi a Gol (19,2%). TAM e Azul tiveram, respectivamente, queda de 12,2% e 9,7% nesse indicador. Apenas a AVIANCA, melhor empresa aérea do Brasil ha vários anos seguidos, verificou aumento na procura por bilhetes, de 10,6%. Com ela vou a João Pessoa e volto, saindo de Florianópolis, em menos de cinco horas o trecho, com conexão curta apenas em Brasília. Veja nas demais e confirme.



Falando nisso, a Avianca Brasil, membro da aliança global Star Alliance, foi eleita a melhor companhia aérea brasileira no XVII Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, um dos mais completos estudos de avaliação da qualidade dos serviços prestados aos consumidores no país. A pesquisa, realizada pelo Centro de Inteligência Padrão em parceria com a consultoria SAX, avaliou a qualidade de atendimento de serviços prestados aos consumidores de diversos segmentos. “Estamos muito felizes por este reconhecimento porque, realmente, empreendemos muito esforço para prestar o melhor atendimento na aviação comercial brasileira. A Avianca Brasil opera hoje a frota mais jovem do país, configurada com mais espaço entre as poltronas e equipada com sistema de entretenimento de bordo. Além disso, oferecemos lanches quentes e uma abordagem carinhosa em todos os pontos de contato com nossos clientes”, comemorou Tarcísio Gargioni, vice-presidente Comercial, de Marketing e Cargas da Avianca Brasil.



Como se fosse pouco, o grande amigo Tarcísio ainda, por contra da sua competência, levou o prêmio de executivo destaque e entrou para o Hall da Fama do Consumidor Moderno. Com 17 anos de história, a premiação mostra ao mercado as empresas que realmente enquadram seus clientes no centro de sua estratégia de relacionamento. Parabéns Tarcísio! Parabéns AVIANCA !


Salinas Maragogi Resort - nº 1 do Brasil

FIEXPO EM LIMA


De olho na promoção da infraestrutura e oferta de serviços relacionados ao segmento de negócios, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participou da 9º edição da Fiexpo Latino-America, em Lima, no Peru. O evento, terminou neste 1º de junho, e fez parte do segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress & Events) e abriu espaço para a apresentação dos mascotes da Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016. Com alto nível de hosted buyers (compradores) da América Latina e Caribe, 16 coexpositores, representando a maioria dos países do continente sul-americano, tiveram a chance de concretizar negócios no ambiente ideal para o intercâmbio de ideias e experiências. O evento é caracterizado por encontros pré-agendados em que os expositores contam com, no mínimo, seis reuniões diárias com compradores internacionais – selecionados dentre um grupo restrito de profissionais qualificados.

FIACULT



Essa, ao que tudo indica, será a maior e melhor edições de todas tamanha a receptividade. Clique no baner e confira. 

ESTUDANTES AMERICANOS


Come and Study in Brazil. Esse é o slogan que consta no estande da Embratur na 68ª Conferência Anual & Expo da Associação de Educadores Internacionais – NAFSA. O evento acontecerá até o próximo dia 3 de junho em Denver, no Colorado (Estados Unidos). As ações para trazer mais intercambistas ao Brasil são fruto de parceria da Embratur com a Associação Brasileira de Educadores Internacionais (FAUBAI), a Brazilian Language & Travel Association (BELTA), o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão Fullbright Brasil. A publicação Open Door do Institute of International Education (IIE) divulgou ranking de 25 países em que o Brasil é o 15º destino que mais recebe estudantes universitários do país norte-americano. Mais do que uma robusta fonte de receitas, investimentos em infraestrutura para estudantes estrangeiros são encarados como uma importante estratégia de influenciar o mundo e promover a cultura nacional.

EM LONDRES



Já os atrativos turísticos do sudeste brasileiro e a preparação da Rio 2016 foram apresentados a 100 agentes de viagens e operadores ingleses de 48 companhias durante seminário de capacitação realizado no dia 26 de maio. O evento foi organizado pela VBRATA – Visit Brazil Travel Association em parceria com a Embaixada do Brasil em Londres, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e a LATAM Airlines. O foco do treinamento foi divulgar os quatro estados que compõem a região Sudeste, apresentados ao público pela representante do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) do Reino Unido, Lilas Nascimento, que também abordou a preparação do País para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Criada em Londres em 2010, a VBRATA – Visit Brazil Travel Association é uma entidade privada sem fins lucrativos que congrega o trade turístico britânico e europeu emissivos para o Brasil. A Associação se destina exclusivamente à promoção do Brasil e busca expertise na execução de projetos para tornar a comercialização dos atrativos turísticos e culturais brasileiros cada vez mais profissional e com resultados crescentes.


SANTUÁRIO DE CARAVAGGIO


Romaria Motorizada encerrou as homenagens a Nossa Senhora de Caravaggio em Canela, na manhã deste domingo. No decorrer deste mês de maio ocorreram cavalgada, procissão e romarias para homenagear a Mãe de Caravaggio. A comissão organizadora estima que um  público de 70 mil pessoas passaram pelo Santuário de Caravaggio de Canela no decorrer deste mês. Na Romaria o caminhão que conduziu a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Uma revoada de pombas anunciaram a chegada da Romaria. A Missa Campal, que foi celebrada pelo pároco Varnei  Hinterholz, mesmo com chuva, contou com devotos fiéis. Paz no trânsito deu o norte a celebração. Por volta das 13h30 ainda chegavam carros no Santuário. 


Toda a verba angariada no evento que hoje se encerra será investida na construção do novo templo do Santuario de Caravaggio, onde já estão sendo celebradas missas todos os domingos, na cripta. A campanha dos devotos, para que a obra seja concluída o mais breve possível segue durante o ano todo. O projeto da nova Igreja contempla área total da construção de 1.600m², com capacidade para 500 pessoas sentadas no templo. Além da Igreja, com sacristia, oratório e coro, o projeto conta com confessionários e sanitários. Doze arcos farão parte da obra, representando os 12 Apóstolos. A bela cúpula trará a lembrança da Catedral de Caravaggio, na Itália, com estilo arquitetônico neoclássico. Depois de finalizada, a Igreja contará com um mirante e irá trazer a Cruz, um dos símbolos mais fortes do cristianismo no ponto mais alto da edificação, na cúpula, onde também estará localizado o sino.   

56ª ROMARIA


A Procissão Luminosa, umas das novidades desta edição, saiu do Monumento da Prece e fez o trajeto até a cripta da construção da Igreja, iluminando o caminho com velas e enchendo o coração de fé e devoção, seguido de Missa. Na manhã do último sábado, às 8h30, saiu da frente da Catedral de Pedra, a Romaria Jovem e a Jornada Diocesana da Juventude. Milhares de jovens fizeram o percurso cantando músicas alusivas a Maria, Mãe de Jesus, rezando e homenageando Nossa Senhora de Caravaggio. Jovens de diversas cidades da Diocese de Novo Hamburgo se fizeram presentes. Antes da Missa Campal, que foi presidida pelo Bispo Diocesano D. Zeno Hantenteufel. O dia tem programação toda voltada aos jovens com destaque para o show da cantora Ziza Fernandes.


BRASIL WINE CHALLENGE


Vinhos e espumantes de todos os continentes estarão sendo degustados por um painel de 58 jurados internacionais de 10 países da Europa (Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal) e das Américas (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Uruguai). O time terá o desafio de avaliar na taça a qualidade dos produtos inscritos. O Brazil Wine Challenge, 8ª edição do Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, organizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e pela Revista Adega será realizado de 7 a 10 de junho no SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves (Serra Gaúcha). O Brazil Wine Challenge é o único concurso de vinhos no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).


ESPUMANTE BRASILEIRO


Após 22 anos, o Concurso Enológico Internacional Vinitaly se transformou no Prêmio Internacional 5 Star Wine, realizado entre os dias 1º e 3 de abril em Verona, na Itália. O evento recebeu amostras de mais de 27 países, dentre elas o Casa Valduga Espumante Moscatel da Casa Valduga Vinhos Finos, que retornou ao Brasil com um reconhecimento por sua qualidade. Fundado com o objetivo de recompensar as iniciativas de viticultores que investem em melhorias contínuas na qualidade de seus produtos, o Prêmio tornou-se uma ferramenta de marketing e promoção de vinhos nos mercados internacionais. Durante os dias do concurso, a comissão de especialistas do Prêmio Internacional 5 Star Wine avaliou mais de 2700 amostras, destacando aqueles que atingiram ou superaram a nota mínima de 90 pontos. Entre os selecionados, o Moscatel da Casa Valduga garantiu mais um reconhecimento ao Brasil por sua produção de espumantes.

BUSTOUR CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA 


O Bustour, ônibus turístico hop-on hop-off oficial de Gramado e Canela anunciou hoje que recebeu um prémio do Certificado de Excelência TripAdvisor®. Este certificado, agora no seu sexto ano, premeia as empresas de hotelaria que obtiveram avaliações excelentes por parte dos viajantes no TripAdvisor no último ano. Os destinatários do Certificado de Excelência incluem alojamentos, restaurantes e atrações situados em todo o mundo que tenham proporcionado de forma contínua uma experiência de cliente de qualidade. O Certificado de Excelência tem em conta a qualidade, a quantidade e a atualidade das avaliações enviadas pelos viajantes no TripAdvisor ao longo de um período de 12 meses. Para ser elegível, uma empresa tem de manter uma classificação geral no TripAdvisor de pelo menos quatro em cinco, ter um número mínimo de avaliações e tem de  estar na lista do TripAdvisor há pelo menos 12 meses.

​CARACOL EM CRICIÚMA



A Caracol Chocolates, de Gramado, chega a Criciúma​ Criciúma abre suas portas para o inconfundível chocolate artesanal de Gramado, que já está
instalado no Nações Shopping.​ A loja da Caracol Chocolates conta com uma diversificada linha de produtos. No mix estão​ barrinhas, bombons, drágeas, presentes, produtos infantis e opções com alto percentual de​ cacau, focadas na saúde. O espaço conta também com uma cafeteria que, além de servir um variado cardápio de cafés especiais, vai apresentar a seus clientes o chocolate quente, um dos​ produtos mais apreciados pelo fã-clube da marca.​ Com a abertura desta loja, a marca amplia a sua participação no território nacional. Este​ processo de expansão pelo país está sendo realizado com um sistema de franquias, através do​ qual a Caracol Chocolates está presente nas regiões sul, sudeste e nordeste brasileiro.​ 




Ainda assim, a fábrica preserva sua forma artesanal de produção, processo realizado por​ artesãos, que desenvolvem os produtos um a um. Os ingredientes de qualidade, sem adição de​ gorduras que não sejam provenientes da manteiga de cacau e do leite, proporcionam a​ fabricação do mais puro chocolate, que encanta o gosto dos mais exigentes paladares.​ Priorizando o bem-estar de seus consumidores, a marca destaca suas opções com foco na​ saúde, trazendo diversos produtos com alto percentual de cacau e ingredientes como Chia,​ Linhaça e Cranberry, sem esquecer também dos diabéticos e intolerantes à lactose. Além​ disso, em 2013 lançou a linha Vita, desenvolvida em parceria com o Kurotel - Centro Médico​ de Longevidade e Spa, de Gramado, e composta pelos produtos Relaxar, Fortalecer,​ Embelezar, Reduzir e Conservar. Feita com chocolate 85% cacau, sem adição de açúcares e​ isenta de lactose e glúten, a linha traz em sua composição princípios ativos reconhecidos por​ suas funções benéficas à saúde.​​

FESTURIS 2016



Faltando cinco meses para o início do FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, o evento já conta com pelo menos 70% de seus espaços comercializados. O número expressivo é apontado pela direção do evento. Com as inscrições abertas desde abril, o número de profissionais inscritos já supera os 1500. As inscrições free para agentes de viagem serão prorrogadas até o dia 15 de junho e podem ser feitas pelo site www.festurisgramado.com. Os diretores do FESTURIS, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, trabalham com afinco e intensificam a agenda de viagens desde o início do ano em uma empreitada para tornar a feira um evento anticrise para o setor turístico. E o esforço vem dando resultado com o Espaço Luxury, novidade da feira em 2016, já encaminhado, e muitos expositores de renome confirmados. Alguns, caso da gigante Panavisión Tours, uma das maiores operadoras da Espanha, estão vindo pela primeira vez para a feira em Gramado.




Em um ano tão complicado para a economia, queremos que o FESTURIS seja um espaço anti-crise com muita geração de negócios e novidades para o setor", destaca a executiva Marta Rossi. "Não estamos mediando esforços e a agenda de relacionamento e fechamento de contratos tem sido intensa desde o início do ano, por isso o resultado já é positivo", salienta Eduardo Zorzanello, diretor da feira de negócios. "Nosso objetivo é mostrar uma feira muito bonita, produtiva e com muita geração de negócios. Esta é uma das nossas características e focamos muito na produtividade para chegar a este número positivo a cinco meses do evento", declara o diretor Marcus Vinícius Rossi.



Algumas das marcas já confirmadas são: Rede Laghetto de Hotéis, Viagens Incomum, Estrela D’Alva (Portugal), Panavisión (Espanha), CNC Rio, Costa Verde Mar, Air Europa, Avianca, Emirates, FRT Operadora, Avianca, Sky Team, Travel Port, Igualla, Grupo Vila Galé e Termas de Jurema. Marrocos é um dos destinos que já garantiram presença, além de Israel, Espanha, Gramado, Rio Grande do Sul, Maranhão, EUA e Argentina.



A Feira Internacional de Turismo, é organizado pela empresa gramadense Rossi & Zorzanello (detentora da marca), e terá sua 28ª edição de 3 a 6 de novembro de 2016, em Gramado no Serra Park, com 22 mil metros quadrados e mais de 2500 marcas. O evento é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano.

FESTIVAL JPA



A mesma coisa acontece com o maior festival de turismo do norte/nordeste Brasil, o FESTIVAL JPA. Segundo Claudio Jr; Diretor do Festival: "Mesmo em tempos de instabilidade econômica no país, o Festival JPA aumenta o número de expositores que vêm pela primeira vez apresentar seus produtos para os agentes e operadores do Nordeste. A cada edição a feira supera as expectativas e este ano o trabalho foi ampliado e a divulgação vem sendo feita ao longo de todo ano, investindo em visitas a feiras nacionais e internacionais. O resultado desse trabalho já se reflete na quantidade de novos parceiros. Até o momento, pelo menos mais de 20 expositores estão vindo pela primeira vez, entre eles estão: Brasil Total Receptivos, Expedia TAAP, Governo da Espanha, Kennedy Space Center, Luzeiros Hotel, R&M Tur, Othon Bahia, Rede Real de Hotéis, South African Airlines, Sol Express Hotéis & Resorts,  Telões&Cia e Tritour 1 Operadora". 



O evento é destinado exclusivamente para agentes, operadores e corporativo, e oferece uma programação diversificada, além de apresentar uma estrutura com mais de 180 stands, entre destinos, hotéis, resorts, companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo regionais, nacionais e internacionais. O Festival ainda contará com diversas capacitações, fórum corporativo, rodada de negócios, atividades sociais, culturais e de lazer. Na última edição, o evento recebeu aproximadamente 3 mil profissionais do turismo.


Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

FIT CATARATAS



A Argentina é uma das maiores produtoras mundiais de vinhos e a qualidade de seus produtos é reconhecida internacionalmente. Na 11ª edição do Festival de Turismo das Cataratas, pela primeira vez um espaço será dedicado exclusivamente ao tema: o Salão de Vinhos Argentinos. Em uma estrutura de mais 70 metros quadrados, os visitantes poderão conhecer e degustar bebidas produzidas em regiões como Salta, San Juan, Mendoza, Neuquen e Rio Negro. Segundo Liliam Zakidalsky, proprietária da ODA Vinoteca de Puerto Iguazú, a ideia do evento surgiu no ano passado e a expectativa é de poder difundir as qualidades do vinho argentino no Brasil. "Participamos do Festival desde as primeiras edições e detectamos que o púbico brasileiro está cada vez mais informado sobre os vinhos argentinos. As nossas expectativas são muito positivas devido a grande variedade e qualidade dos vinhos que levaremos ao Salão", explicou.



A Argentina possui mais de 210 mil hectares de vinhedos plantados e exporta aproximadamente 25% de sua produção anual para a Europa. Grande parte do sucesso de seus vinhos se dá pela qualidade de suas uvas Malbec e Cabernet Sauvignon. Além de sua produção considerável, a Argentina também é uma das grandes consumidoras da bebida no mundo. Além do Salão de Vinhos Argentinos, como parte do calendário de atividades do setor, nos dias 2 e 3 de setembro será realizada a segunda edição da feira Oda al Vino, em Puerto Iguazú.


Wish Golf Resort - Foz do Iguaçu 

POTENCIAL FEMININO



A Associação de Mulheres do Turismo de Foz do Iguaçu (AMUTUR), como forma de destacar e valorizar a participação ativa das mulheres no turismo  da região, realizará no dia 16 de junho, seu primeiro encontro internacional, intitulado "O Potencial Feminino no Turismo". O evento acontecerá em paralelo a 11ª edição do Festival Internacional de Turismo das Cataratas e terá inicio às 15h no Rafain Expocenter.


Já confirmaram presença palestrantes de renome como: Angélica Herrera Muñoz - Presidente Executiva e Fundadora da Rede Latino-Americana de Congressistas (Bogotá/Colômbia).


A Diretora Executiva e Financeira da Itaipu, Margaret Groff


Ministra da Mulher da República do Paraguay, Ana María Baíardi Quesnel


E a Ministra do Turismo do Paraguay, Marcela Bacigalupo

O evento será aberto ao público em geral, participantes e expositores do Festival de Turismo, e tem por objetivo discutir alguns dos assuntos mais importantes para o turismo da região, o envolvimento e a força feminina em todas as ramificações da cadeira produtiva do turismo.



FIT Cataratas - É uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli Feiras & Eventos, com o apoio estratégico do Ministério do Turismo, Sebrae, Paraná Turismo e Iguassu Convention & Visitors Bureau, e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio Paraná / CNC e Fundo Iguaçu e Copel Telecom.

TURISMO EM USHUAIA



No âmbito da promoção da temporada de inverno de Ushuaia na Argentina, juntamente com a Secretaria de ‪Turismo de Ushuaia, empresários locais e a agência de desenvolvimento Ushuaia Bureau, foram assinados acordos importantes de cooperação e promoção o paraíso de inverno dos brasileiros e cidades cordobesas.  Os acordos  têm por objectivo promover e regular o desenvolvimento turístico das cidades com a articulação de agentes públicos e privados, utilizando os recursos disponíveis para a geração de alternativas, melhorando os serviços oferecidos ao turista, promover fortemente o turismo de ambas as cidades como destino e posicionar a oferta em matéria de atrativos naturais, culturais, desportivos, entre outros.



A promoção em Córdoba, particularmente, vem dos resultados da pesquisa da Aerolíneas Argetinas que permitiram criar quatro frequências semanais de voos diretos a partir de julho e cinco a partir de agosto, unindo Córdoba e Ushuaia. 



Ushuaia é um dos destinos mais importantes da Argentina. Nesse sentido, mais de 50 % dos turistas que visitam a cidade são argentinos: "Por isso realizamos eventos em Tucumán, Córdoba e também em Rosário. Também reforçamos o nosso trabalho de promoção no Brasil, porque a cidade de Ushuaia tem uma temporada de inverno que depende, fundamentalmente, do Brasil e Argentina ", Garantiu João Cherañuk, secretário de turismo.


Clique na imagem para ampliá-la

O Brasil e um mercado que vem crescendo ano após ano em Ushuaia. Temos que manter o nível de reserva para a temporada toda, permitindo muito trabalho para o setor de prestadores de serviços, agências de viagens, receptivos, bares, restaurantes e rede hoteleira. O Município está acompanhando e divulgando essas ações para fortalecer e poder captar estes mercados que são os que mantém a matriz de turismo na cidade.


A casa dos Brasileiros em Ushuaia - Cilene del Faro. E vale lembrar que a temporada de inverno esqui está quase começando. 


Por conta da neve, a temporada foi adiantada e começa no próximo dia 19 no Cerro Castor

PARA  LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI