sábado, 15 de setembro de 2018

Turismo de aventura movimenta US$ 683 bilhões no mundo

TURISMO DE AVENTURA MOVIMENTA US$ 683 BILHÕES NO MUNDO

Aventura, lazer, descanso, alta gastronomia. Tudo em um mesmo lugar. Não esqueça de fazer a sua reserva para o próximo feriadão. Hotel Fazenda Boqueirão - Resort de Campo. 

Dados do Travel Leaders Group e da Adventure Travel Trade Association (ATTA) apontam que o mercado global de turismo de aventura representa atualmente US$ 683 bilhões em negócios. Considerando que em 2013 o valor estimado foi de US$ 375 bilhões, nota-se que é um setor em potencial crescimento. A mudança do perfil dos viajantes de aventura explica esta expansão. Os turistas têm buscado viagens que permitam experiências transformadoras e são ativamente motivados pelo desejo de crescimento e mudança pessoal. Mais da metade está na faixa etária entre 41 e 60 anos, o que mostra que não são só os jovens que têm se interessado por este tipo de turismo. Pessoas entre 29 e 40 anos correspondem a apenas 39.5%. Além disso, segundo os agentes de viagem entrevistados para o estudo, 30% dos seus clientes gastam entre US$ 2 mil e US$ 3 mil com viagens de aventuras, 33% investem entre US$ 3 mil e US$ 5 mil e 22.5% mais de US$ 5 mil.

Infinity Blue Resort & Spa. Cinema, slackline, pista de aventura, mini golf, hidro animação, academia, berçário (atividades para crianças de 0 a 3 anos). Programação especial para dias chuvosos, conheça o Infinity Play! 

A busca por contato com a natureza e novas descobertas mundo afora representam um momento oportuno para os destinos, hotéis, operadores, entidades e marcas que movimentam toda indústria. Fato que pode ser comprovado pela pesquisa que consagrou o Brasil, pela terceira vez consecutiva, como o melhor do mundo para se aventurar. O título faz parte do levantamento realizado pelo portal americano US News & World Report, pela consultoria BAV e pela escola de negócios Wharton, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. As belas paisagens, o clima favorável e a vasta oferta de atividades que o Brasil oferece aos amantes da aventura foram alguns dos critérios positivos que posicionaram o país em primeiro lugar no ranking. O estudo, apresentado em 2017, incluiu 80 países e mais de 16 mil pessoas foram entrevistadas.

Pensou em reformar? Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar

MOMENTO FARROUPILHA NA CAPITAL NACIONAL DA MAÇÃ


Numa parceria entre o Município de Fraiburgo e grupos tradicionistas, a Comissão Municipal de Eventos da Capital Nacional da Maçã, no Vale do Contestado, organiza o Momento Farroupilha. Além das apresentações tradicionalistas, missa crioula, declamações e mateada, também está confirmada para o dia dia 23 de setembro, a partir das 13h30, no Centro de Eventos, o o show nacional com Luiz Marenco. Com quase 30 anos de carreira, uma discografia de 25 obras, 23 CDs e 2 DVDs, o artista é hoje um dos nativistas mais requisitados do sul do Brasil.


PLATAFORMA DIGITAL DE COMERCIALIZAÇÃO

Foto: M&E

Com o objetivo de ampliar e facilitar a comunicação e a comercialização de produtos e destinos turísticos brasileiros, o Instituto Brasileiro de Turismo apresentou, nesta quinta-feira (13), na sede da Braztoa - Associação Brasileira de das Operadoras de Turismo, sua nova ferramenta digital, o Visit Brasil Marketplace. O coordenador-geral de Marketing Digital do Instituto, Tiago Tomazella, realizou a apresentação do novo portal. A Embratur esmiuçou a ferramenta aos operadores associados da Braztoa, considerada uma das mais representativas entidades do setor de turismo no Brasil. 


Durante a ABAV Expo 2018, que será realizada de 26 a 28 de setembro, a plataforma será mostrada aos hosted buyers participantes, convidados pelo Instituto, e demais representantes do trade nacional e internacional. A ferramenta é desenvolvida em uma unidade de negócio de Business-to-Bussiness (B2B). Os operadores brasileiros apresentam seus produtos aos compradores internacionais.


CONSERRA E O TURISMO NA SERRA CATARINENSE


O Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra, apresentou os dados preliminares do levantamento de capacidade e estrutura de hospedagem dos municípios abrangidos pela Amures. O diagnóstico iniciou mês passado e servirá, dentre outras questões, para traçar planos e ações de fortalecimento do turismo. Só restaurantes foram identificados 221 estabelecimentos com capacidade de acomodação de 14.608 pessoas. Sobre os dados apresentados, o objetivo é quantificar o número de empreendedores formais e informais para realizar um trabalho de formalização das unidades de turismo. 


A própria página deles é fraca e desatualizada diante do potencial astronômico da fantástica Serra Catarinense.  Até final desse ano, o Conserra pretende dimensionar o impacto econômico real do turismo nos municípios. Na reunião foi tratado também, sobre o Calendário de Eventos da Serra Catarinense para 2019, que deve ser priorizado até final desse ano. Vale comentar que a Serra Catarinense não esteve e nunca está em qualquer espaço da SANTUR, que é gratuito, em qualquer feira de turismo aqui em SC ou nacional. Nunca vi em todos os meus anos cobrindo feiras de turismo. O descaso é gritante. 

Pedra Furada - Urubici - Serra Catarinense

ABR MICE 2018


Nesta última quinta-feira (13), a Associação Brasileira de Resorts (ABR) realizou workshop ABR MICE 2018, uma ação dedicada aos profissionais de eventos. A capacitação, que aconteceu no Hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, e reuniu 22 resorts associados. Além do intenso networking entre resorts e público final, a ABR também trouxe o debate “Tendências no segmento de eventos”, com especialistas da Gol Linhas Aéreas, da Mapie Consultoria e da Pmweb.

Foto: Caio Gallucci

Após alguns anos de retração, o mercado de eventos corporativos no Brasil vem aos poucos retomando força e os resorts brasileiros são destinos cobiçados para receber essa demanda. A ABR entende a importância de promover um evento dedicado a este segmento e, em conjunto com seu Comitê MICE, formado por executivos dos resorts associados, formatou a melhor estratégia de aproximação do cliente final. “Além de oferecerem estruturas completas para a realização de fóruns, reuniões, confraternizações e convenções, os resorts estão em locais de beleza exuberante e possuem uma gama de atividades de lazer, entretenimento e gastronomia, que tornam a experiência dos participantes completa”, disse Alberto Cestrone, presidente da ABR

Foto: Filip Calixto - Hotelier News

“Esse novo momento da indústria, com grande presença da Tecnologia e de modelos inovadores de eventos exige dos profissionais de MICE um novo olhar, novas habilidades e critérios bem definidos na hora de escolher o local do evento. Esses serão alguns dos temas abordados em nosso workshop”, complementa Ricardo Domingues, diretor executivo da associação.   

A Associação Brasileira de Resorts (ABR) foi fundada em 2001 da iniciativa de 14 dos melhores resorts do Brasil, que se uniram para identificar, avaliar e discutir as oportunidades de desenvolvimento de capacitações, pesquisas de mercado, perfil do consumidor e importantes projetos no trade, a fim de apontar um cenário do desempenho dos resorts e indicar tendências para o segmento. Hoje, a ABR reúne 48 empreendimentos hoteleiros de alto padrão da categoria resort em todo o País, e atua em diversas frentes para o fortalecimento do segmento entre o mercado turístico e o público em geral. Os hotéis associados são certificados pela entidade e podem ser conferidos no site da ABR. Eles oferecem atrativos para um amplo leque de perfis de viajantes – famílias, casais, público jovem, melhor idade, etc. – seja na praia, no campo, em regiões de termas e refúgios ecológicos.


VILA DO SABER ARENA TRANSFORMAÇÃO


Descubra como as novas experiências estão transformando o turismo. O turismo apresenta muitas possibilidades para serem exploradas. E na Arena Transformação da Vila do Saber você vai poder conhecer diferentes formas de aproveitar novos caminhos e ideias. Garanta seu lugar e venha conversar com especialistas e profissionais que já estão vivendo estas experiências. Clique aqui e confira a programação completa: ABAV Expo 2018.


CERTIFICAÇÃO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO E CURSOS DE TURISMO NO BRASIL

O Ministro destacou que a adesão do Brasil ao programa organizado pela OMT vai elevar o patamar da qualidade dos serviços no nosso país. "Somos conhecidos mundialmente pela nossa receptividade, pela simpatia e gentileza com que tratamos os turistas. Isso é atestado por pesquisas feitas pelo Ministério".

O Ministério do Turismo realizou nesta quarta-feira (12), em Brasília, o seminário internacional “Qualidade em Educação no Turismo” para apresentar e discutir a metodologia e os benefícios da certificação OMT/TedQual, iniciativa da Organização Mundial do Turismo que certifica os cursos de formação, os programas e as instituições de ensino de turismo. O evento, em parceria com a OMT, contou com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e visa contribuir para a melhoria dos cursos de formação e qualificação em turismo e, assim, aumentar a qualidade da prestação de serviços e a competitividade do turismo brasileiro no cenário internacional. 

Hotel Termas Gravatal - A melhor água termal do Brasil e a terceira do mundo

TERMATÁLIA 2018

Foto: Nilton Rolin / Itaipu Binacional

A Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, a Termatalia 2018, foi aberta oficialmente nesta última quinta-feira (13), em Foz do Iguaçu (PR), com a participação de 3 mil profissionais de mais de 30 países. O evento, considerado o maior do turismo termal do mundo, terinou neste sábado (15), com ampla programação. Em pauta debates, concursos e jornadas científicas. Os estandes apresentaram mais de 200 destinos termais do Brasil e do exterior. Alejandro Rubín destacou que: “Foz do Iguaçu foi o centro das atenções do turismo termal mundial”. “Tivemos um evento com atrações nas áreas de negócios e de conhecimento. A passagem da Termatalia deixou um legado de desenvolvimento para o turismo termal, como já aconteceu em destinos do México, Argentina e outros”.


ALPEN PARK KIDS


O Alpen Park, de Canela (RS), celebrou nesta quarta-feira a 1ª Festa de Aniversário do Alpen Kids. Com brinquedo gigante para os pequenos, incluindo obstáculos, escorregadores, túneis e piscina de bolinhas, o Alpen Kids possui ainda três casinhas projetadas pela Theme Orlando: um mercado, uma oficinal mecânica e uma petshop. O espaço, que conta com lounge para os pais, pode ser reservado para aniversários e outras festas infantis. As comidinhas e decoração 1ª Festa de Aniversário do Alpen Kids para a criançada ficaram por conta do Augusta Burguer, que agora também atende as festas no local. 



Bolo de Fubá com cobertura de doce de amora. Pensa num bolo espetacular - Bolo da Madre - São José - SC


terça-feira, 11 de setembro de 2018

Miami, Buenos Aires e Lisboa são os destinos internacionais mais procurados pelos brasileiros

Segundo levantamento da agência ViajaNet, a capital francesa Paris, tradicional destino dos brasileiros, ficou apenas na oitava colocação

 


Segundo a pesquisa, a capital argentina Buenos Aires aparece logo na segunda posição, com 14% das buscas, seguida por Lisboa, em Portugal, na terceira posição do ranking. Em seguida, surgem as cidades de Orlando (EUA), com 9,6%, Nova Iorque (EUA), com 6,9%, e Santiago (Chile), com 5,4%. A capital Paris, tradicional destino dos brasileiros, ficou apenas na oitava colocação. Para mim que estive lá, esrtá completamente decadente e a receptividade é péssima e, tudo indica que irá piorar. Para o head of marketing do ViajaNet, Gustavo Mariotto, as cidades norte-americanas ainda são a preferência dos brasileiros que viajam para o exterior. 



O primeiro encontro de carros antigos no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, acontece no domingo, 23 de setembro. Uma programação especial está sendo preparada, com início às 9h, que contará com bênção especial e apresentações artísticas. O evento é gratuito e espera reunir mais de 300 veículos para a contemplação do público, durante todo o dia, nos pátios do Estacionamento do Santuário. A abertura do evento acontecerá às 9h com uma acolhida e posicionamento dos veículos e colecionadores nos pátios próximos as escadarias do Santuário. 



Os apaixonados pelo universo automobilístico terão a oportunidade de conferir gratuitamente, diversos modelos antigo de veículos e colecionáveis, na área dedicada à exposição. A realização do evento é uma parceria entre o Santuário, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento e o clube de carros antigos Veteran Car Club, de Florianópolis. A inscrição pode ser realizada pelo 48 98473 0500 ou 48 3267 3030 para mais informações.

Pensou em reformar? Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar

TRAVEL ACE COMEMORA DIA DO CLIENTE


neste próximo dia 15 de setembro comemora-se o Dia do Cliente, a data que existe desde 2003 é uma homenagem a todos os clientes.  Para celebrar a data, a Travel Ace Assintance, líder em seguro aos viajantes na América Latina, oferece uma promoção especial: 25% de desconto em alguns produtos. Será concedido durante o mês de setembro, 25% de desconto nos produtos Maxium, Europe e Nacional que podem ser adquiridos em agências, pelo site da Travel Ace e também na sede da empresa, no bairro da República, centro de São Paulo. Quem for pessoalmente à sede, ainda ganha um copo personalizado.


“Comemorar uma data como essa é a maneira ideal de estreitar relação com os nossos clientes. Eles merecem um dia só deles, vamos celebrar”,afirma Federico Siri presidente da Travel Ace. Eu não faço nenhuma viagem sem esse bendito seguro. Uma tranquilidade sem precedentes. Alem de que a maioria dos países exige seguro viagem. Desde março, aTravel Ace é a filial brasileira do Cover More Group, sediado na Austrália e braço global de seguro viagem do Zurich Insurance Group. A gigante do setor de seguros, sediada na Suíça, com 54 mil colaboradores e presente em mais de 210 países e territórios. Mais informações no site:https://www.travelace.com.br/.


COSTÃO DO SANTINHO TEM NOVO GERENTE DE MARKETING


O maior e melhor resort de praia de Santa Catarina, que já pertence ao hall da fama do TripAdvisor, já tem novo gerente de marketing. Trata-se do executivo Ricardo Amorim de Oliveira. Com mais de 20 anos de atuação em departamentos de marketing, o executivo debuta no segmento hoteleiro. Antes de chegar ao empreendimento catarinense passou por grandes empresas de diferentes segmentos, como: Bunge Alimentos, Bauducco, Kelloogg's e Fort Atacadista, entre outras. O profissional é formado em Administração de Empresas e tem MBA em Gestão de Negócios. No Costão do Santinho, o executivo chega para colaborar no projeto de renovação tocado pela atual gestão. "O Costão é uma grande marca em processo de renovação. Meu objetivo é trazer novas perspectivas e um olhar 'de fora' para os desafios atuais à partir de ampla vivência em diferentes mercados como executivo e consultor", diz Oliveira.


MIX COLETIVO BAZAR MULTICULTURAL


Moda, música, gastronomia e entretenimento num lugar paradisíaco e com uma pegada bem cultural e interativa. Este é o conceito do Mix Coletivo Bazar Multicultural, evento inédito que acontecerá dia 15 de setembro, das 11h às 21h, no Lagoa Iate Clube (LIC), na Lagoa da Conceição, Florianópolis. A entrada será gratuita e em caso de chuva as atrações serão transferidas para a parte interna do clube. O evento faz parte da programação do Projeto Viva Lagoa, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) - Regional Lagoa - durante o mês de setembro, cujo objetivo é fomentar ações que valorizem a região.


A ideia do Mix Coletivo é dar visibilidade à produção do mercado criativo catarinense (moda, design, arte, decoração, artesanato, etc.), através da oportunidade - construída coletivamente - de colocar os empreendedores e suas criações em contato direto com o público, sempre ávido por novidades. E, ao mesmo tempo, proporcionar uma opção diferenciada de lazer, num ambiente descolado, alternativo e com conteúdo para os moradores da cidade e turistas. O Mix Coletivo conta com uma lista de expositores de peso, com quase 50 marcas confirmadas. Na área de gastronomia e bebidas (food park), os destaques ficam por conta dos trucks de marcas desejadas como Café Cultura, Liffey Cervejaria Artesanal, Espetos Premium (Itajaí), Barão Carnes Nobres (hambúrguer) e Mr. Fish’n Chips. 


Além dos expositores, o Mix Coletivo terá atividades culturais, de lazer, música ao vivo com Vini Rosa, pista de skate e espaço kids. O Mix Coletivo possui também foco em ações sociais. Nesta primeira edição será realizada uma campanha de arrecadação de brinquedos (novos e em bom estado). As doações farão parte de uma ação em parceria com os expositores no Dia das Crianças. A entidade favorecida será o Lar Recanto do Carinho, localizada no bairro Agronômica, que atende cerca de 50 crianças entre seis meses e cinco anos de idade.


CRUZEIROS PODERÃO FICAR MAIS TEMPO NO BRASIL


Os amantes dos cruzeiros marítimos têm motivo para comemorar. O Decreto Presidencial número 9.500, publicado hoje no Diário Oficial aumentou de 90 para 180 dias a validade do visto dos profissionais que trabalham nos navios em viagem de longo curso. O texto afasta o risco do Brasil ter uma temporada reduzida de 120 para 90 dias em 2018/2019. Pelas estimativas da entidade que representa os navios de cruzeiros, Clia Brasil, com base na última temporada, caso a duração da estada dos navios na costa brasileira fosse encurtada, a economia nacional perderia 7 mil empregos e R$ 450 milhões.


Para os cruzeiros marítimos, o aumento na validade do visto para marítimos representa uma redução no custo operacional com taxas em R$ 5 milhões.  “Essa era uma demanda histórica, que ajuda a simplificar a nossa operação e, consequente, facilita a busca por novos navios para a próxima temporada. É mais um entrave que, com a ajuda fundamental do Ministério do Turismo, com a ajuda da Casa Civil e a atuação determinante da Presidência da República a gente consegue superar”,comentou Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.


A temporada 2018/2019 de cruzeiros começa em novembro e terá sete navios de cabotagem, com viagem com início e fim nos portos nacionais, e 29 embarcações de longo curso, com escalas no país. "Não podemos nos dar ao luxo de perder esses empregos e a injeção desses recursos na nossa economia. Temos a obrigação moral de abrir postos de trabalho e criar alternativas para a população. O turismo tem diversas soluções nesse sentido", comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Vem aí mais um super feriadão. A hora de fazer as reservas é agora, principalmente na Capital Nacional da Maçã.

TURISMO, NOSSO TRABALHO GERA EMPREGOS

Foto: Daniela Villar

O Alpen Park, de Canela (RS), está engajado em uma ação do Ministério do Turismo, cujo objetivo é fortalecer o setor perante a opinião pública e governos, mostrando o potencial do setor como atividade econômica capaz de gerar divisas e empregos. Com o lema ‘Turismo: Nosso Trabalho Gera Empregos’, este movimento nacional visa sensibilizar a sociedade para a importância do turismo no sentido de alavancar a economia brasileira e contribuir com o desenvolvimento do país. A iniciativa quer ressaltar a capacidade de geração de empregos do setor e tem como foco as eleições de outubro. Segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), um em cada cinco empregos no planeta foi gerado pelo turismo na última década. 


No Brasil, a atividade gera sete milhões de postos de trabalho. Ainda conforme a entidade, o turismo injetou US$ 163 bilhões (R$ 520,5 bilhões) no país em 2017, o equivalente a 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano. Entre as medidas propostas pelo Conselho estão a modernização da Embratur, com a transformação em Serviço Social Autônomo, a isenção do imposto de importação para equipamentos de parques temáticos, a abertura total das companhias aéreas para o capital estrangeiro, entre outras.


ABAV EXPO - PERSPECTIVAS PARA O TURISMO NO PRÓXIMO GOVERNO


As perspectivas econômicas para o turismo no próximo governo serão destaque no dia da abertura da 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa, maior evento do setor de viagens e turismo do Brasil, que vai ocorrer de 26 a 28 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O economista Otto Nogami vai abordar o cenário atual e possibilidades futuras para o setor após as eleições na Grande Palestra do dia 26, às 18h, na Vila do Saber. 


A Grande Palestra é o destaque da programação diária do espaço dedicado à difusão de conhecimento e qualificação profissional da ABAV Expo. O economista ainda vai discutir como a crise econômica e as incertezas políticas estão barrando os investimentos e quais são as possíveis saídas para esse quadro. As  vagas são limitadas e a reserva de lugar deve ser feita antecipadamente pelo site www.abavexpo.com.br, usando mesmo login e senha do credenciamento, que é gratuito e também pode ser feito online até 21 de setembro.


MAIS UM SUPER FERIADÃO NA SERRA CATARINENSE


Vem aí mais um super feriadão (12 a 14). Outubro, dia da Padroeira do Brasil e Dias das crianças. O Hotel Fazenda Boqueirão - Resort de Campo e ícone do turismo rural nacional já estava com 100% de lotação 15 dias antes deste último feriadão. A hora de fazer as reservas é agora.  

ITAIPU NO FERIADO DA INDEPENDÊNCIA


O feriado prolongado da Independência, entre 7 e 9 de setembro, trouxe 11.243 visitantes para os atrativos turísticos da Itaipu. Isso representa um acréscimo de 32% diante da expectativa inicial, de 8,5 mil visitantes. A grande maioria, mais de 96%, são brasileiros que aproveitaram os três dias de feriado para conhecer a usina. O atrativo mais visitado foi a Visita Panorâmica, com 7.268 nos três dias do feriado prolongado. Em seguida, o Ecomuseu foi o que mais atraiu visitantes, com 1.339 turistas, seguido por Iluminação Especial da Barragem, Circuito Especial, RBV, Kattamaram e Polo Astronômico.

BELLA DA SEMANA




Já está no Bella da Semana, o ensaio sensual da modelo Fernanda Cardoso. Com 1,72m de altura, 92 cm de quadril, 66 de cintura e 90 de busto e personalidade impar, nos revelou que vai de um extremo ao outro rapidamente, mas volta ao eixo na mesma velocidade. Apesar de tímida, a gaúcha de Porto Alegre, onde foi coroada Miss, reside atualmente aqui em Floripa, para a nossa alegria. Confira o ensaio aqui


Bolo de Fubá com cobertura de doce de amora. Pensa num bolo espetacular - Bolo da Madre - São José - SC