terça-feira, 2 de outubro de 2018

A força do turismo brasileiro é destaque no Japão

JAPÃO CONHECE A FORÇA DO TURISMO BRASILEIRO


O apoio institucional do Instituto Brasileiro de Turismo foi fundamental para a participação e a exposição durante a JATA Tourism EXPO Japan. O evento aconteceu na capital do país, Tóquio. Nos dois dias subsequentes ao evento, foram promovidos roadshows em duas das mais importantes cidades japonesas: Nagoya e Osaka. A Embratur marcou presença para apresentar seu trabalho de promoção, que tem o objetivo de atrair mais turistas para o Brasil. Cerca de 50 agentes de viagens, operadores de turismo e profissionais do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions, em tradução livre: Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições) se reuniram em cada cidade, com o intuito de aprofundar seus conhecimentos e criar oportunidades de novos negócios. 


O país asiático é considerando um mercado promissor, uma vez que, somente em 2017, destinou mais de 60 mil turistas ao Brasil. De acordo com o Panorama de Comercialização da Embratur, material que apresenta a percepção do trade turístico internacional em relação ao receptivo brasileiro, no Japão, há poucos dias de férias, por isso, eles consideram que as viagens de longa distância ficam mais difíceis.  Além disso, em janeiro deste ano, os turistas japoneses passaram a poder emitir os vistos de entrada no Brasil de maneira eletrônica. No terceiro trimestre de 2018, o crescimento nas solicitações de vistos deste país cresceu 12%, em relação ao mesmo período do ano passado.


FESTIVAL JPA NA FIT ARGENTINA

Breno Mesquita, Diretor do Festival JPA

Após o encerramento da 46ª ABAV EXPO e 50ª ENCONTRO BRAZTOA, os diretores do maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil levantaram voo para Buenos Aires onde participaram da Feira Internacional de Turismo que aconteceu entre os dias 28 e 29 de setembro em Buenos Aires Argentina. Segundo Claudio Jr; "A feira foi excelente e estreitamos ainda mais nossos laços de amizade com nosso país vizinho, que estará com um estande de m² em nosso festival que acontece entre nos dias 19 e 20 de outubro na capital paraibana".

Clique na Imagem para ampliá-la

Ainda segundo Claudio Jr; "Somente a Secretaria de Turismo de Ushuaia, através do seu Secretário de Turismo José Luis Recchia está trazendo 10 e isso pode aumentar, empresários do trade de turismo fueguino. O voo direto entre Buenos Aires/João Pessoa tem fortalecido imensamente o turismo na Paraíba e na Argentina. Nós temos um produto fenomenal, o sol, isto é, verão o ano todo e Ushuaia tem a melhor temporada de neve e a melhor estação de esqui da América latina e, no verão costumam receber mais de 400 cruzeiros. Vale comentar que Ushuaia ainda promoverá durante a feira, dia 18, um evento gastronômico".  

Tambaú Hotel - João Pessoa - PB

TRADE ARGENTINO


Falando nisso, a Embratur apresentou na FIT, os novos produtos digitais do instituto voltados tanto para o público final, quanto para o trade internacional. O primeiro deles é o Visit Brasil Market Place, plataforma que pode ser considerada a versão digital das feiras de turismo tradicionais. As outras novidades são dois portais - Parques Temáticos e Surf Brasil, que trazem dados segmentados para os turistas argentinos, e de todo o mundo, que desejam obter informações sobre os dois nichos específicos. O encontro contou também com a presença do representante da Embaixada Brasileira em Buenos Aires, Maurício Bernardes. As três novas ferramentas digitais da Embratur podem ser acessadas pelos endereços eletrônicos: Parques temáticos: http://themeparks.visitbrasil.com/ Surfe Brasil: http://surf.visitbrasil.com/ Visit Brasil Market Place: http://marketplace.visitbrasil.com/.

Cilene del Faro - A casa dos brasileiros na Terra do Fogo

TEMPORADA DE VERÃO EM USHUAIA



Falando nisso, a temporada de inverno (ainda segue nevando em Ushuaia) só termina em 21 de outubro, quando então a cidade já está pronta para o verão, que é fantástico com suas temperaturas amenas. Uma delícia ! Além dos pinguins, a natureza cinematográfica, a espetacular Laguna Esmeralda, começa também a temporada dos cruzeiros, onde mais de 450 deles são esperados. Durante o verão, os dias chegam a ter até 17 horas de sol. Isso mesmo! É comum amanhecer por volta das 5hs e o sol só ir embora pelas 22hs.


Clique na imagem para ampliá-la

Para quem gosta de claridade, essa é a temporada ideal, mas vale lembrar que mesmo com sol, não vai estar tão calor! No verão além dos brasileiros que chegam de carros, motos e até de bike, Ushuaia atrai pessoas do mundo inteiro e pelas ruas você vai ver muita gente, de diferentes lugares e costumes, e ter a chance de conhecer um pouco de cada lugar, caso faça amizade com essas pessoas. A Criollos Turismo é quem recebe toda essa gente. A equipe de Ushuaia depois do Festival JPA e Nordeste, desembarca em Florianópolis (Novembro) e daqui segue para Gramado, para o FESTURIS, o último festival do ano na cidade mais charmosa do Brasil.



SALÃO PARANAENSE DE TURISMO


E 2019 o trade já tem data marcada para se encontrar no 25º Salão Paranaense de Turismo que já tem data confirmada para a para os dias 3 e 4 de maio, em Curitiba. O encontro compreende a uma feira de exposições, programação com qualificação profissional, além de eventos sociais e paralelos. Vale destacar que a feira será realizada no Expo Unimed Curitiba, situado na Avenida Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido. O evento é organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR). 


INFINITY BLUE



Não passaram nem três meses e o Eduy de Azevedo não é mais o diretor geral do Infinity Blue Resort em Balneário Camboriú (SC). O que a Embraed pretende? Tinha a frente Alberto Cestrone e uma super equipe que definitivamente colocou o resort no mapa dos melhores resorts do Brasil. O que de fato está acontecendo é que o setor financeiro da Embraed está controlando o resort. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa e, segundo o Grupo Embraed, a decisão foi tomada "Devido a divergências com as políticas financeiras do grupo". Proprietário do meio de hospedagem desde 2011, o Grupo Embraed garantiu que o projeto de retrofit em andamento segue inalterado, apesar da modificação na liderança.



"A mudança na gestão da diretoria geral do Resort se realizou devido a divergências com as políticas financeiras do grupo. Diante de nossos planos já estabelecidos, diz a nota divulgada pela companhia". Vale ressaltar que não é um fato pontual, mas a repetição do mesmo fato.  Antes de chegar ao Infinity Blue, Azevedo atuava na CVC Corp. Antes ainda, exerceu funções de liderança em redes e hotéis como Blue Tree Hotels, Tivoli, THG (Transamérica Hospitality Group), Sauipe Hotéis & Resorts e Il Campanário Villagio Resort.



BETO CARRERO WORLD


Por conta do momento delicado que se encontra a economia argentina, o Beto Carrero decidiu realizar uma ação exclusiva neste mercado. O parque está com condições especiais até o dia 31 de outubro, praticando tarifa de média temporada durante o verão para os operadores que comprarem de forma antecipada. O ingresso passa de 1.650 para 1.350 pesos para quem adquirir de forma antecipada para o verão. A estratégia está totalmente ligada a uma maior penetração de mercado, o que depende de parcerias com as operadoras. O mercado argentino ama o Brasil e a equipe do parque esteve recentemente em Salta, Tucumán e Córdoba, além de terem realizado, ações no Uruguai, Paraguai, Chile, Peru e Bolívia. Possuem uma agenda muito forte junto a mercados que possam lhes dar sustentabilidade não só no verão, mas durante o ano inteiro. De fato, o parque tem batido do recordes de público constantemente. 

Pensou em reformar? Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar

VILLA FRANCIONI TEM RÓTULOS PREMIADOS


A vinícola catarinense Villa Francioni, comemora a participação na 7ª edição da GRANDE PROVA VINHOS DO BRASIL, que colocou em evidência na Categoria Ouro, três vinhos de seu portfólio: Os tintos Villa Francioni - safra 2011, Villa Francioni Francesco - safra 2013 e Villa Francioni Rosé - safra 2017. Os rótulos produzidos em Santa Catarina foram avaliados num universo de mais de 870 vinhos de várias regiões do país. Promovido pelo Grupo Baco, a cerimônia de entrega dos prêmios, certificados e medalhas, aconteceu durante a Wine South America - Feira Internacional do Vinho, realizada em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul. 


A presidente do Conselho da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, acompanhada pelo enólogo Nei Rasera e pelo gerente comercial Batista Mendes Torres, marcaram presença. O resultado consolidado de todas as categorias será publicado no Anuário Vinhos do Brasil 2018/2019, junto com o panorama do setor, tradicionalmente divulgado no início do ano. Confira detalhes da premiação conquistada pelos 3 rótulos produzidos pela Villa Francioni: Tinto Cortes villa Francioni 2011, Tinto Cortes villa Francioni Francesco 2013 e Villa Francioni Rosé 2017. Confira a ficha técnica de cada vinho premiado pelo site: www.villafrancioni.com.br.


CAFÉ CULTURA FLORIPA


Esse café de Floripa será a Starbucks brasileira? Com este título, a Revista Exame publicou na sua versão on line uma extensa reportagem sobre a rede de franquias Café Cultura, de Florianópolis. Assinada pela jornalista Lucas Amorim, o texto destaca a história da marca, sua impressionante história de sucesso e o arrojado plano de expansão para todo o país. A matéria numa das mais conceituadas revistas de economia e negócios do país mostra o interesse que o Café Cultura está gerando na grande mídia nacional e também por parte de investidores e empreendedores.

Foto: Michel Téo

O repórter conta a saga dos empresários radicados em Florianópolis que são os responsáveis pela empresa, uma rede fundada em 2004 e atualmente com 11 unidades em Santa Catarina. O grupo reúne os fundadores, a mineira Luciana Melo e o californiano Joshua Stevens; e três veteranos do mercado de franquias, Carlos Zilli, Nanina Rosa e Cecilia Rosa, ex-sócios da rede varejista Imaginarium.  “A marca já tinha uma reputação construída, e cada vez mais pessoas buscavam um lugar para sentar, ligar o computador, trabalhar, bater papo”, diz Zilli. “Pensamos num negócio em que as pessoas venham e fiquem, se sintam em casa”, explica Zilli, de olho na explosão dos coworkings no Brasil. 

Foto: Michel Téo

“Queremos aproveitar esse Brasil mais conectado com o mundo, e que ainda não tem uma rede de cafés nacional”, diz Zilli. Em março, a empresa inaugurou o que considera um marco de sua expansão, uma loja âncora de 700 metros.  E o plano é ambicioso: 200 lojas em cinco anos (a Starbucks opera hoje com 112 unidades). “Nosso desafio é levar essa atmosfera descontraída para lojas de vários tamanhos, em várias cidades”, diz Zilli. Se o plano sair como o planejado, ele prevê a abertura de um centro de distribuição e de uma indústria de torrefação. Está nos planos também a venda de seus cafés em supermercados e empórios especializados. Confira aqui a matéria na íntegra.


OLIVOTURISMO EM GRAMADO


É em meio a área rural de Gramado, na Linha Nova, que o primeiro parque de olivocultura do Rio Grande do Sul abre suas portas para uma experiência inédita no estado. Cercado pela mata nativa acima do cânion da Pedra Branca e a apenas 14km do centro da cidade, o Olivas de Gramado reúne em um mesmo empreendimento turismo rural, fazendinha, pomar, horta orgânica, bistrô, loja com grife exclusiva e uma experiência completa em torno da olivocultura com visita à plantação de oliveiras, degustação e tour pela fábrica de azeite. 


São mais de 150 hectares com 10 mil mudas de oliveiras plantadas de seis diferentes variedades em uma das vistas mais arrebatadoras da região. Localizado na área rural de Gramado, o Olivas de Gramado resgata os hábitos, paisagens e a identidade do estilo de vida do interior justamente onde a cidade, que hoje é considerada o segundo melhor destino do Brasil, teve origem. O Olivas de Gramado apresenta atrações variadas para contemplar seus dois principais conceitos: rusticidade e sofisticação. 


Além de vivenciar de perto todo o processo de produção do azeite de oliva, desde a plantação ao envase, quem visitar o empreendimento poderá desfrutar ainda de passeios pelo parque entre pomares com 100 espécies de árvores frutíferas nativas e exóticas, horta orgânica, viveiro de plantas, fazendinha com animais de pequeno porte como mini vaca, mini porco, pônei, patos e ovelhas, e ainda fazer piqueniques, trilhas e passeio de jardineira. Um dos principais atrativos turísticos ao redor do mundo, a gastronomia terá um espaço de destaque. O ousado projeto está em fase final de implantação e deverá estar aberto ao público até o fim de 2018.


BELLA DA SEMANA


Raissa Albuquerque retorna ao Bella da Semana para mais um super ensaio. A modelo pronta para brincar muito com todos os marmanjos de plantão, no melhor estilo pin-up. "Sempre fui muito desinibida, amo ser fotografada e trato a nudez com muita naturalidade. Acho a coisa mais normal do mundo e não tenho porque me envergonhar". Além de modelo, trabalha com  e-commerce. Tem uma loja de roupas femininas online. Passa a maior parte do dia se dedicando a isso. Trabalhar como modelo é mais um hobby. Meu maior plano profissional é concluir a minha faculdade e passar em um concurso público. E, para um futuro mais próximo, pretendo expandir o meu negócio. Confira o ensaio.



Bolo de Fubá com cobertura de doce de amora. Pensa num bolo espetacular - Bolo da Madre - São José - SC



sábado, 29 de setembro de 2018

Internet & redes sociais. Ferramentas fundamentais para o turismo

WEB - REDES SOCIAIS & TURISMO


Tem empreendimentos hoteleiros, destinos, roteiros, agências, enfim, empreendimentos do trade de turismo que ainda não acordaram para essa realidade. Sequer participam de feiras de turismo ou tem um profissional especialista em divulgar sua marca. Reclamar não adianta. Um jornalista especialista em turismo aliado as redes sociais são fundamentais. As pessoas são inspiradas por ações, pesquisam e até eventualmente compram suas viagens por meio dessas informações. Além disso, já são 98% das pessoas que preferem fazer essa jornada por meio de um smartphone. Afinal, é mais rápido e prático.


“Não tem regra para a criatividade”. Esse foi o lema usado pela Account Manager do Facebook, Renata Mendes Cerqueira, durante a palestra ministrada na 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa. “Somos um país com 127 milhões de pessoas ativas por mês no Facebook. Precisamos usar isso a nosso favor”. Para fazer o usuário se tornar um comprador, Renata deu algumas dicas. “Estamos na era dos vídeos. Por que não utilizá-los?”. Segundo ela, vídeos captam a atenção e são muito mais atrativos. Apenas uma foto não cumpre mais esse papel. 


O áudio também não pode ser essencial, e sim mais um atrativo, afinal, nem todo mundo tem acesso ao som em todos os momentos. E, por final, a dica mais valiosa: sejam criativos e brinquem. Não tenham medo de ser descontraídos e irreverentes. Isso ajuda a construir uma marca que os usuários se identifiquem, tornando-se mais propensos a concluir sua jornada online: comprar e fechar a viagem.


Já Carlos Julio, CEO da Digital House destacou que “A tecnologia é o drive do nosso relógio do tempo”, destacou Carlos Julio, CEO da Digital House. O Brasil ocupa a terceira posição no ranking dos países onde as pessoas passam mais tempo online: são cerca de 9 horas e 14 minutos por dia na Internet. Um país onde há 210 milhões de habitantes e 237 milhões de smartphones. Nesse contexto do tempo curto para tantas coisas, Carlos Julio destaca o papel que os pós-millennials ocupam na sociedade. “É geração de usuários digitais, em que, para tudo funcionar melhor, deve acontecer a conexão milennials e seniors. Juntos, eles são explosivos, integram uma geração que se preocupa com o fim do mundo, mas não se preocupa com o fim do mês”, ressaltou. 


Fazendo um túnel do tempo, ele percorreu a histórias das revoluções industriais até os dias atuais com a chegada da nova geração, passando pela primeira Revolução Industrial com a força do vapor, depois pela segunda com o aparecimento da eletricidade, na sequência a terceira com o aparecimento da Internet e, agora, pela 4ª Revolução Industrial, com a convergência e exponencialidade. Segundo Carlos Julio, a geração dos chamados pós-millennials consegue resolver problemas antigos com soluções novas, mas, por outro lado, eles não sabem, por exemplo, comprar, vender, demitir ou contratar, porque falta repertório, ressalta.  


ABAV EXPO 2018 ENCERRA COM SUCESSO


Terminou nesta sexta-feira no forno do Parque Anhembi, em São Paulo, a 46ª ABAV EXPO e a 50º ENCONTRO  BRAZTOA. O evento superou-se recebendo cerca de 23 mil visitantes em três dias de atividades. O número confirma a previsão feita às vésperas da feira, pela Abav Nacional, organizadora do encontro. No balanço dos números finais, os organizadores ressaltaram a presença de 3,2 mil participantes na Vila do Saber e 853 profissionais de imprensa. 


Foram ainda 1183 marcas expositoras, num aumento de 7% em relação ao ano passado. Os indicadores finais apontaram também dados das rodadas de negócios. Nesse setor ocorreram 918 reuniões para negociações, 124 empresas participantes e movimentação financeira estimada de R$ 109 milhões. Para o próximo ano, a Abav Nacional mira um evento cinco vezes maior como meta e voltará acontecer no Expo Center Norte.


Iniciado na última quarta-feira, 26, o encontro serviu como plataforma para lançamentos de produtos de empresas com diferentes atuações no setor. A nova investida do Nannai Resort, agora em Fernando de Noronha, e as novidades Best Westen são exemplos disso. O evento também foi oportunidade para divulgar algumas atualizações em empreendimentos pelo Brasil, como foi feito por La Torre, Infity Blue e Iberostar.  Além de outros temas de extrema importância, a Vila do Saber trouxe para o debate o tema “Conheça a composição do valor do bilhete e personalize a sua venda”. A palestra foi apresentada por quatro especialistas:  João Pin – integração e desenvolvimento de projetos (Kaizen) e automatização de cobrança online da Lufthansa e Swiss; Luciana Granado, gerente de Distribuição da GOL Linhas aéreas; Reginaldo Silva, gerente geral da Lemontech; e Luiz Fernando Morais, executivo de TI da LATAM. 


Os convidados explicaram que sentar no avião e esperar ele decolar envolve uma operação mais complexa do que pode parecer. Eles contaram um pouco sobre as informações do setor aéreos, quais são os principais players desse segmento e quais são os custos totais que envolve uma viagem de avião. Além disso, os palestrantes explicaram que alinhar as expectativas com o cliente para descobrir seus desejos e preferências deixa as passagens com um preço mais atrativo. “Perguntar o tipo de serviço que o cliente deseja é um ótimo jeito de saber como melhorar o preço da passagem”, comentou Reginaldo Silva.


COMPETITIVIDADE NO TURISMO BRASILEIRO


Os desafios do Brasil para avançar com o turismo ainda são muitos. Essa foi a principal conclusão dos palestrantes após o painel “Competitividade no turismo no Brasil”, que teve a participação do presidente da ABAV, Geraldo Rocha; do presidente da ABIH (Associação Brasileira da indústria de Hotéis), Manoel Linhares, e de Marcio Santiago, presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau.


O presidente da ABAV citou que alta taxação de impostos, problemas com a falta de infraestrutura e a falta de comprometimento dos políticos com o setor prejudicam o turismo no país. Por outro lado, afirmou que o turismo é o ramo que melhor se adapta à crise, porque se recupera rápido. Ele citou que, durante a greve dos caminhoneiros, em maio de 2018, enquanto muitos setores ainda estavam parados, o turismo já se movimentava.


Segundo Manoel Linhares, no país o empresário sofre para conseguir uma linha de crédito devido à alta burocracia. Ele ainda ressalta que é necessário ampliar a eficiência aeroportuária e fortalecer a marca Brasil lá fora. Destacou também a qualificação como fator importante para o setor e elogiou o trabalho diário feito pelo Sebrae. Peru e Colômbia investem mais no turismo que o Brasil. Márcio Santiago elencou que, para ser competitivo, o país precisa investir mais. Questionou que, apesar de pagarmos muitos impostos, pouco retorna para o turismo nas cidades.


VISIT IGUAÇU


Foz do Iguaçu, também presente na ABAV EXPO, vem colecionando números expressivos. A cidade conquistou em 2018 a 3ª posição no ranking anual da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), de cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Paralelo a isso o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) registra um crescimento de 17,7% no volume turístico, num quadro comparativo dos últimos cinco anos. Para estimular o fluxo turístico, a capacitação de agentes de turismo tem sido intensificada. 


Durante os últimos cinco anos, mais de 9,2 mil profissionais tiveram a oportunidade de conhecer melhor sobre o Destino Iguassu e os diversos atrativos que a região oferece. Até então, as capacitações eram feitas presencialmente, em eventos, feiras ou encontros organizados para esta finalidade. A partir de 2019, as barreiras geográficas não vão mais existir e o trabalho desenvolvido pelo setor de Visitors será potencializado. 


DIA MUNDIAL DO TURISMO


Conhecer a atividade pantaneira de perto, vivenciar experiências, conhecer a lida com o gado, provar da gastronomia local, entre outros, são os objetivos da Cavalgada Pantaneira lançada pelo destino brasileiro do Mato Grosso do Sul na 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo. Edson Lopes, pantaneiro, fez uma apresentação com o uso do berrante explicando os diferentes toques que são usados para manejar o gado e exemplificou as diferenças do som. “Cada som tem um objetivo, seja para sinalizar quando o gado tem uma ponte para passar, ou para indicar se é possível passar por ali, outro toque indica se o gado pode seguir e assim vai”, conta. O estado, que tem fama de hospitaleiro, é muito rico culturalmente porque tem muita influência de países latinos e traz isso para as manifestações culturais e para a gastronomia.

Hotel Termas, a melhor água termal do Brasil e a terceira do mundo

AÇÕES COM COMPRADORES INTERNACIONAIS


O Instituto Brasileiro de Turismo convidou 30 hosted buyers para participarem de atividades na semana da ABAV Expo. A ação teve como objetivo principal fomentar negócios, já que a iniciativa coloca frente a frente os compradores internacionais com os fornecedores nacionais. Segundo a presidente da Embratur, Teté Bezerra, as ações com esses profissionais internacionais são fundamentais para apresentar aos mercados principais a diversificação de oferta de destinos e produtos turísticos que o Brasil oferece e possibilitar o aumento do número de turistas internacionais no Brasil, com o fechamento de negócios durante a feira. A ação do programa de hosted buyers da Embratur contou com a parceria da ABAV Nacional. De acordo com o presidente da Associação, Geraldo Rocha, o programa contribui para o avanço do turismo internacional no Brasil.

Pensou em reformar? Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar

TURISMO NA SERRA CATARINENSE EM ALTA


Hotel Fazenda Boqueirão - Resort de Campo - Ícone do Turismo Rural Nacional

A combinação de clima, belezas naturais, hospitalidade e boa gastronomia faz da Serra catarinense um destino turístico bastante procurado em qualquer época do ano. Todavia, no inverno, com muito potencial e oportunidades a serem exploradas pelos empresários e setor público, conforme apontou a pesquisa da Fecomércio SC. A parcela de visitantes que citou o ecoturismo, turismo de aventura e o turismo gastronômico como motivo para a visita mais do que triplicou: chegou a 24,3% neste ano. 


Só o ecoturismo evoluiu de 3,4% para 10,8%. Embora o inverno seja o carro-chefe (52,1%), os dados sinalizam para a importância da dessazonalização do turismo na Serra, ou seja, não concentrar em apenas uma estação. 

Pedra Furada - Urubici - SC

A descentralização dos destinos também foi diagnosticada na pesquisa. Espontaneamente, os visitantes apontaram 60 pontos turísticos diferentes, 47,5% em Urubici, com destaque para a Cachoeira do Avencal, a Serra do Corvo Branco e a Cascata Véu de Noiva. Segundo Rogerio Silveira, CEO do Hotel Fazenda Boqueirão, que tem mantido praticamente 100% de ocupação e que durante a semana ainda oferece 50% de desconto nas diárias, afirma que: "Nós mantemos um trabalho constante na qualidade, hospitalidade, gastronomia, lazer... a fim de que o nosso próprio hóspede seja a nossa melhor fonte de referência, uma vez que turista bem acolhido fomenta o turismo interno, retornando e também desfrutando diferentes destinos em nossa Santa e bela Catarina em todas as estações". 

BALNEÁRIO CONVENTION


Em julho, o Ministério do Turismo entrou com pedido para conceder certificação internacional de pureza das águas para 15 praias no país. Entre elas, nove foram aprovadas e três delas ficam na região turística Costa Verde & Mar, em Santa Catarina. São elas: Estaleiro e Estaleirinho, em Balneário Camboriú, além da Praia de Balneário Piçarras. A inclusão foi motivo de comemoração no Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. As praias foram aprovadas pelo júri internacional do programa Bandeira Azul em Copenhague, na Dinamarca. A certificação consagrara a beleza e estrutura das três orlas catarinenses pela primeira vez. O certificado também engloba marinas e a Marina Tedesco, em Balneário Camboriú, está entre as cinco habilitadas no país.


A certificação internacional Bandeira Azul é um programa ambiental destinado a praias e marinas. O objetivo é elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a importância de proteger o ambiente marinho e costeiro, além de incentivar ações que conduzam à resolução de conflitos exigentes. O programa teve início na Europa, em 1987, mas começou a ser aplicado apenas em 2004 no Brasil. Também recebem o certificado Bandeira Azul outras praias de Santa Catarina. São elas: Praia de Palmas e Praia Grande, ambas em Governador Celso Ramos, e a Lagoa do Peri, em Florianópolis, além do Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis, na categoria Marinas.


VINHO BRASILEIRO NA VITRINE INTERNACIONAL


Colocando os vinhos e espumantes brasileiros na vitrine internacional, a primeira edição da Wine South America terminou em Bento Gonçalves (RS), destacando as qualidades dos rótulos nacionais – em uma força-tarefa para contribuir com a continuidade do crescimento do setor e a geração de oportunidades de negócios. Além de potencializar a prospecção comercial, a Wine South America é um importante instrumento de promoção e divulgação para o setor – um verdadeiro momento de integração que colabora de forma determinante para o desenvolvimento da região, estado e país, na opinião do presidente do Ibravin, Oscar Ló. Itália e Brasil também estão unidos, agora, pela associação Città del Vino.


TOMATO CUCINA & VINO

Foto: Michel Téo 

Falando em vinho e alta gastronomia, inaugurado em junho, no centrinho da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, o restaurante Tomato Cucina & Vino conquistou paladares e já está sendo considerada uma das melhores casas de comida italiana da cidade - ajudando a qualificar o perfil gastronômico do bairro. Quem passa por ali é seduzido pelos melhores sabores e agraciado com o atendimento simpático do casal de empresários Luciana Melo e Joshua Stevens, que também comanda a rede de cafeteria Café Cultura. Segundo eles a ideia foi fazer com que o Tomato se tornasse uma opção diferenciada na cidade, satisfazendo todos os sentidos de quem busca experiências que vão muito além de uma simples refeição. “Fizemos tudo com muito carinho para que se tornasse um lugar gostoso, onde as pessoas se sintam bem e queiram voltar sempre”, explica Joshua. 


E a aposta vem dando tão certo que o restaurante já conquistou clientes fiéis, que fazem questão de retornar e indicam o local para parentes e amigos. Toda a personalidade da casa pode ser conferida em uma diversidade de antepastos, saladas, pastas e massas, até opções com peixes, frutos do mar, carnes e sobremesas. E se não bastasse tanto sabor, o cliente também é surpreendido pela apresentação dos pratos, que chegam à mesa em frigideiras, que além de ajudarem a manter o alimento aquecido, dão aquele ar de comidinha feita em casa. Tudo isto foi pensado a partir de memórias afetivas de infância de Joshua, que cresceu ao lado do avô italiano, tendo sempre a mesa farta, com a família reunida e suas tradições. Desta forma, o restaurante tem conseguido seguir a linha comfort food, que busca despertar emoções através do paladar, com pratos que remetem a momentos especiais vividos pelas pessoas.


30ª EDIÇÃO FESTIVAL BONECOS DE CANELA


Apesar das incertezas que vive a cultura em nosso país e com a captação de recursos dificultada, principalmente pela campanha eleitoral, o evento será viabilizado por que o Prefeito de Canela Constantino Orsolin e o Secretário Municipal de Turismo e  Cultura Angelo Sanches, tiveram muita sensibilidade e levaram em consideração a importância do Festival para a cidade e para a comunidade, destinando verba, oriunda do Parque do Caracol, tornando possível a realização. São 30 anos ininterruptos, o que, no Brasil, é uma grande conquista. Uma edição super especial se faz necessário e, então, o Bonecos Canela levará cultura para o povo, com todos os espetáculos na Praça João Corrêa, sem cobrança de ingresso e mais de 500 cadeiras disponíveis. A ideia da organização do evento é sair do “lugar comum”.


O Festival terá inicio na quinta-feira, 18, às 20h30, contará com cerca de 6 espetáculos por dia, além do grande Desfile de Bonecos. O Secretário Municipal de Turismo e Cultura Angelo Sanches diz que: "A importância de sua secretaria, bem como da Prefeitura Municipal estar presente neste evento mostra, mais uma vez, que a Administração Municipal está investindo para que eventos, como o Bonecos Canela, que representam grandes valores culturais e envolvem artistas locais não deixem de existir.  Nós não poderíamos fechar os olhos para os 30 anos do evento. Realocamos verbas para que o Bonecos Canela aconteça e esta é nossa obrigação. Esses 30 anos ficarão para a história”. A programação do evento estará disponível a partir de 1º de outubro no site www.bonecoscanela.com.br