TURISMO NACIONAL
Com tantas dificuldades para fazer turismo no exterior pela nossa mais completa falta de diplomacia com países democráticos, o nosso turismo interno continua sendo a nossa melhor opção, tanto que bateu recorde histórico no primeiro semestre de 2025, alcançando R$ 108 bilhões em faturamento, segundo levantamento da FecomercioSP baseado em dados do IBGE. O valor representa crescimento de 6,9% em relação ao mesmo período de 2024, ou seja, R$ 7 bilhões a mais. Para a próxima temporada de verão, graças a ótima situação da Argentina, s]ao esperado pelo menos 2 milhões de argentinos. Todos os segmentos analisados registraram avanço, principalmente o setor de alojamento, com R$ 13,6 bilhões (+12,7%). Outros segmentos em alta foram alimentação, transporte aquaviário, agências e operadoras, e transporte rodoviário de passageiros. No recorte exclusivo de junho, o turismo brasileiro também alcançou R$ 17 bilhões em faturamento, o maior para o período na série histórica, crescimento de 5,6% sobre junho de 2024. De fato os números não refletem apenas faturamento, mas também mais empregos, geração de renda. Os resultados mostram a potência que o turismo brasileiro representa além da própria iniciativa privada, uma vez que o desgoverno cria cada vez mais dificuldade para vender facilidades. Os recordes de faturamento não são apenas números isolados: eles representam, também, mais empregos, geração de renda e um mundo de oportunidades e possibilidades para o setor turístico brasileiro.

PERSE
Exemplo do descaso governamental com o turismo, uma vez que tudo o que ouvimos são meros discursos, balelas, mentiras, é a o setor de eventos registrou em julho a primeira queda na geração de empregos formais desde 2021. A interrupção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) fez o saldo virar negativo depois de 48 meses de crescimento ininterrupto, segundo o Radar Econômico da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE). Entre janeiro e julho, o core business do setor abriu 16,2 mil vagas, número 25% menor do que no mesmo período de 2024. No hub setorial, que reúne 52 atividades ligadas direta ou indiretamente aos eventos, a retração foi ainda maior: 29,4 mil postos de trabalho contra 42,8 mil no ano passado, queda de 31%. Até junho, a curva de contratações seguia positiva. Em julho, já sem o PERSE, os dados mostram a inversão da tendência. “Assim que o programa foi encerrado, registramos o primeiro saldo negativo. Os números falam por si”, afirmou Doreni Caramori Júnior, presidente da ABRAPE. O estudo usa dados do Ministério do Trabalho e Emprego, do IBGE e da Receita Federal para acompanhar o impacto econômico do setor.
SANTA CATARINA – UM ÉDEM TURÍSTICO

Santa Catarina: um éden turístico que encanta o Brasil e o mundo, consolidando-se, ano após ano, como um dos destinos turísticos mais completos e fascinantes do Brasil. O estado reúne, em um território relativamente pequeno, uma diversidade impressionante de paisagens, culturas, sabores e experiências, capaz de atrair visitantes de todos os cantos do planeta. A porta de entrada para esse paraíso é Florianópolis, a capital dos catarinenses, conhecida por suas 42 praias, cada uma com características próprias: do mar calmo às ondas perfeitas para o surfe, das faixas de areia desertas ao agito urbano. Tudo isso acompanhado do caloroso acolhimento do Manezinho da Ilha, símbolo vivo da hospitalidade e da cultura local. A próxima temporada de verão promete ser histórica. Estima-se que dois milhões de argentinos atravessem a fronteira para desfrutar das belezas catarinenses, reforçando a vocação internacional do turismo no estado. Os hermanos encontram em Santa Catarina uma segunda casa: praias paradisíacas, boa gastronomia, festas tradicionais e infraestrutura de primeira linha.

REGIÃO SERRANA

Mas o encanto catarinense não se limita ao litoral. A Região Serrana oferece cenários de inverno com neve ocasional, vinhos de altitude premiados e hotéis aconchegantes, enquanto o Vale do Contestado e a Rota da Amizade preservam tradições culturais, religiosas e gastronômicas de colonizações europeias que marcaram a história do estado. As Águas Termais completam o leque, atraindo turistas em busca de bem-estar e saúde. No litoral, além da capital, destaca-se a Costa Esmeralda, onde está localizado o mais badalado balneário do Sul do Brasil: Balneário Camboriú. Com sua vida noturna efervescente, arranha-céus imponentes, passeios de natureza e uma das orlas mais famosas do país, a cidade se consagra como vitrine do turismo catarinense para o mundo. Santa Catarina, enfim, é um verdadeiro éden turístico. Suas praias, montanhas, águas cristalinas e tradições se misturam aos sabores, aromas e temperos herdados de povos que, ao longo da história, aqui chegaram e ajudaram a transformar o estado em uma joia rara no cenário brasileiro.

VALE DO CONTESTADO

De 10 a 12 de outubro, o Hotel Renar abre as portas para o mundo da imaginação, chamando a criançada para viver experiências mais que especiais na Terra da Maçã. Programe-se e participe! Hotel Renar – Ícone hoteleiro do Vale dos Imigrantes – Mais que um empreendimento hoteleiro, o cartão postal de Fraiburgo. O Hotel Renar carrega uma bagagem de 40 anos de trabalhos prestados, com riqueza histórica, cultural e grandes exemplos de desenvolvimento e superação. Fundado em julho de 1981, fruto do sonho de Rene Frey, o Hotel, que iniciou com quatro apartamentos, progrediu e chegou a contar com 119 quartos, atendendo o público executivo, mas se qualificando no atendimento ao turista, que vinha a Fraiburgo atraído pela produção da maçã, que teve na cidade o pioneirismo na atividade. Foto: Jefferson Severino – Clique no baner e confira!
Sem dúvidas, Santa Catarina, em 2025/2026, é um mosaico turístico que dialoga entre beleza natural, tradição, eficiência e expansão econômica — um verdadeiro éden comprovado por dados que impressionam, com sabor de hospitalidade e diversidade. Entre janeiro e junho de 2025, 526.703 turistas estrangeiros desembarcaram em Santa Catarina — o número mais alto já registrado —, o que representa um incremento de 66,8 % em relação ao primeiro semestre de 2024. Só de janeiro a maio, foram contabilizados 367.128 argentinos, um salto de 78,5 % em comparação ao mesmo período do ano passado. A média de gasto por grupo turístico aumentou de R$ 6.620 na temporada 2023/2024 para R$ 9.349 em 2024/2025, um avanço significativo de 41%. Dentre os gastos, destacam-se: Compras: alta de 81 %, passando de R$ 579 para R$ 1.050 por grupo. Hospedagem: aumento de 10 %, de R$ 4.175 para R$ 4.580. Alimentação: salto de 38 %, de R$ 2.063 para R$ 3.338,00.

FLORIANÓPOLIS / PORLO ALEGRE / FLORIANÓPOLIS

Dia desses a Gol retomou a ponte aérea Floripa/POA/Floripa, em horários e preços abusivos. Melhor ir de carro ou de ônibus. Agora foi a vez da Latam oferecer uma rota aérea direta com Porto Alegre, fortalecendo o desejo de quem gosta de voar em plena madrugada. Sim, porquê nos dois casos, o passageiros não dormirá. Somando-se o tempo para chegar ao aeroporto duas horas antes do voo, mas o tempo para chegar ao aeroporto e o tempo de voo, no dia seguinte você estará destruído para fazer qualquer coisa. A rota Florianópolis-Porto Alegre foi inaugurada pela Latam diz que pretende reforçar o compromisso em ampliar a conectividade entre as principais cidades da região Sul do Brasil, e a sua parceria estratégica com o Floripa Airport. A rota é operada com aeronaves da família Airbus A320, com capacidade para até 176 passageiros. Os voos são diários, saindo de Florianópolis às 22h50min, com 1h de duração e você precisará de hotel no destino final para poder trabalhar no dia seguinte. No sentido inverso, sai de Porto Alegre às 4h50min da manhã. Aos fins de semana, decola de Porto Alegre às 6h10min. Já com a GOL é a mesmíssima coisa. A rota oferece um voo diário com partida de Florianópolis às 22h50 e outro de Porto Alegre às 4h50. Nenhuma inovação por parte das cias aéreas ou então, o Floripa Arport, embora super novo, já não suporta mais tantos voos durante o dia, tendo slots disponíveis somente na madrugada. No mercado internacional, a LATAM oferece a rota direta Florianópolis–Santiago, conectando o passageiro catarinense a toda a América do Sul, Caribe, América do Norte, Oceania e Europa por meio do hub chileno. A companhia também anunciou para dezembro a rota Florianópolis–Lima, com três voos semanais, fortalecendo a conectividade da capital catarinense com a capital do Peru; e a rota Florianópolis-Buenos Aires-Ezeiza, com voos diários para a capital da Argentina a partir de 1º de janeiro de 2026.

OKTOBERFEST BLUMENAU

Blumenau (SC) se transforma para receber cerca de 500 mil pessoas durante a Oktoberfest (@oktoberfest_blumenau). O evento, que este ano acontece de 8 a 26 de outubro e chega a sua 40ª edição, movimenta não só o Parque Vila Germânica, mas também negócios de diversos setores da economia da região. E isso não se restringe ao décimo mês do ano. A grande estreia da gastronomia da Oktoberfest em 2025 é a Casa da Linguiça Blumenau. O embutido, que desde 2024 tem Indicação de Origem e também é patrimônio cultural de Santa Catarina, ganha um espaço exclusivo para suas receitas dentro do evento. Só neste ponto de venda, a expectativa é que sejam mais de 5 toneladas do produto, o que representa mais de 16 mil unidades de linguiça Blumenau. Mas não é só na linguiça Blumenau. Entre os seus carros-chefes as salsichas que compõem diversos pratos da gastronomia alemã. Entre a Bockwurst e a Bratwurst (versões vermelha e branca) a previsão é de que sejam 17 toneladas produzidas para o evento. Para harmonizar com a gastronomia, muito chope será consumido no evento. A pri9ncipal cervejaria, que está na Oktoberfest como uma das marcas artesanais desde 2016, prevê a produção de 80 mil litros exclusivamente para o evento.

JOELHO DE PORCO, BATATAS RECHEADAS & PIZZAS

O volume considera a venda em dois pontos localizados nos pavilhões e também em bares e restaurantes da região, que têm as vendas aumentadas graças à festa. Alguns dos estilos que serão comercializados no evento, que levam mais tempo nos tanques para atingirem o sabor desenhado pelo mestre cervejeiro, começaram a ser produzidos na última semana. Um dos pontos mais tradicionais do evento, a Bier Vila (@biervila) promove uma mudança estrutural intensa na casa para receber a Oktoberfest. O espaço que funciona o ano inteiro comercializa no evento mais de 4 toneladas de joelho de porco e 20 mil batatas recheadas. Para tornar isso possível, além de uma negociação com os fornecedores que já acontece muitos meses antes do evento, a casa também faz a contratação de 50 profissionais temporários, que atuam desde a cozinha até o atendimento ao público. Para este ano, a novidade da Bier Vila é um menu de pizzas de fermentação natural servidas na caixa, para serem degustadas durante o movimento da festa. Os sabores desenvolvidos fazem alusão à cultura gastronômica da cidade: linguiça Blumenau, joelho de porco, strudel de maçã e cuca de banana.

1ª OKTOBERFEST DE GRAMADO

Antes de Blumenau e com a expectativa de receber mais de 100 mil visitantes, vem aí a Oktoberfest Gramado. O evento que acontecerá no Expogramado, aposta em uma programação robusta que vai muito além da música, prometendo uma imersão completa na cultura germânica de Gramado e região. O coração da festa será a maratona musical em três palcos, com grandes nomes do cenário nacional já confirmados: Alexandre Pires (26 de setembro), Clayton & Romario e Danilo e Davi (27 de setembro), Maiara & Maraísa (04 de outubro). Os shows nacionais registram grande procura de ingressos por turistas, principalmente de São Paulo, Sul do país e países vizinhos como Uruguai e Argentina. O público de países de língua latina com alta procura pelo show de Alexandre Pires. A autenticidade da festa será garantida por mais de 25 bandas de baile e típicas alemãs, como Rainha Musical, Banda Cavalinho, Corpo e Alma e a Orquestra La Montanara. Para engajar o público, os personagens Fritz e Frida já circulam por pontos turísticos e cidades vizinhas, espalhando a alegria da Oktoberfest gramadense. A grande abertura no dia 25 de setembro será com um festival de bandas, acesso gratuito, e muitas atrações.

Uma experiência completa de cultura, sabor e diversão. Além da música, a Oktoberfest Gramado oferecerá uma série de atividades interativas. Um dos destaques será o Concurso da Melhor Cuca, que contará com a curadoria de Bisa (@eusoubisa). A programação também resgata as competições tradicionais, como o animado concurso de chope em metro. A celebração irá além dos portões do Expogramado, com circuitos de chope espalhados pela cidade, integrando hotéis e estabelecimentos parceiros à atmosfera da festa. Na área externa do evento, de acesso gratuito, o público encontrará uma estrutura inspirada na Festa da Colônia, com delícias como pães e cucas feitos em fornos a lenha, bier gartens e uma feira de produtos coloniais. Gramado está totalmente preparada para receber os visitantes, com sua infraestrutura turística de mais de 30 mil leitos operando em plena capacidade. A organização planejou uma política de acesso para que todos possam aproveitar. A área externa terá entrada franca durante todos os dias. O acesso aos pavilhões principais da Oktoberfest também será gratuito nas quintas-feiras (a partir das 16h). A cobrança de ingresso aos pavilhões ocorrerá apenas nas sextas, sábados e domingos. Para mais informações CLIQUE AQUI. O Oktoberfest Gramado 2025 é uma realização do Grupo Austral, Delta Entretenimento, Atours Produtora de Eventos e Ugioni Shows.

FESTIVAL DE SABORES DE CANELA
Começou o Festival de Sabores de Canela. A cidade é um dos destinos mais charmosos da Serra Gaúcha e celebra sua identidade cultural e gastronômica marcado para acontecer de até o próximo dia 21 de setembro, movimentando a economia local e encantar moradores e turistas com um roteiro de sabores e experiências inéditas. Realizado pela Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC), o evento consolida-se como um grande roteiro gastronômico que integra os principais players do turismo na região. Com a participação de 11 restaurantes, 10 hotéis e pousadas e sete dos famosos parques temáticos da cidade, o festival convida o público a uma verdadeira jornada de descobertas culinárias. O grande mote do evento é o convite à visitação. Moradores e turistas poderão percorrer os estabelecimentos participantes para degustar pratos e receitas – doces e salgados – criados exclusivamente para o período. A proposta é oferecer uma imersão completa nos sabores da culinária serrana, valorizando ingredientes locais e a criatividade dos chefs. Sem dúvidas um convite para visitar a cidade com descontos em hotéis e parques. Para incentivar o turismo durante o festival, a rede hoteleira e os parques de Canela se uniram em uma campanha de descontos especiais. Usando o cupom SABORES2025 no momento da reserva, diretamente nos sites dos estabelecimentos parceiros. A promoção é válida exclusivamente para o período de 04 a 21 de setembro de 2025, fomentando a vinda de turistas para vivenciar o melhor da cidade. Além do circuito pelos restaurantes, a edição de 2025 chega com uma programação robusta, que promete engajar o público e celebrar os talentos locais.

FESTIVAL DE SABORES DE GRAMADO
Um dos grandes diferenciais desta edição é a atenção à diversidade alimentar e sensorial. Sob o comando de Ju Martins, curadora de restrições alimentares, os cardápios foram analisados para garantir opções seguras e saborosas sem glúten, sem lactose, veganas e vegetarianas. “Trata-se de acolher e celebrar a diversidade à mesa, pois a gastronomia é para todos”, afirmou Martins. A inovação continuou na avaliação dos pratos, fruto de uma parceria entre a Abrasel e a Semearhis. Daiane Ferreira, uma gestora de qualidade com deficiência visual, integrou a equipe de jurados, trazendo uma perspectiva única. Para ela, a “alquimia dos aromas” foi o ponto de partida. “O aroma é o primeiro convite ao sabor. Quando conseguimos alinhar olfato e paladar, a experiência se torna completa”, destacou a gestora, reforçando que a gastronomia vai muito além da aparência. A iniciativa, juntamente com a ênfase em práticas sustentáveis na escolha dos participantes, reforça o posicionamento do Festival de Gastronomia de Gramado como um evento de excelência, onde inclusão e respeito são os ingredientes principais. Com realização da Abrasel Hortênsias, o 17º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado será realizado de 09 a 19 de outubro. O evento, apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, celebra os sabores da Serra Gaúcha com uma programação que inclui festins, workshops e shows no Lago Joaquina Rita Bier, além de um roteiro gastronômico pela cidade. A iniciativa é financiada pelo Pró-cultura e promovida pela Gramadotur. Conta com patrocínio master da Sulgás, patrocínio da SETUR/RS, e copatrocínio da Jolimont e Sicredi. O festival tem ainda o apoio de Tramontina, Hasam, Dinâmica, Exa Internet, Fruki e Sebrae, apoio cultural da Inovve Projetos e Eventos Ltda e Cristais de Gramado, e colaboração do Senac e UCS.Para mais informações, CLIQUE AQUI.

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USHUAIA, EL CALAFATE & PENÍNSULA VALDEZ

O brasileiro está gastando mais em destinos de neve, e isso tem se refletido nas transações com o cartão Visa Infinite. De acordo com um levantamento da Visa Consulting & Analytics, houve um crescimento de 20% no número de operações realizadas por brasileiros em seis importantes destinos de inverno a exemplo da fantástica Patagônia Fantástica, Desde Ushuaia, El Calafate e Península Valdez. A análise considerou o mês de junho, para os destinos do hemisfério sul, comparando os resultados de 2025 com os do ano anterior. Entre os destaques, está o avanço do pagamento por aproximação, que registrou alta de 25% no consolidado. No hemisfério sul, Ushuaia se destacou com o maior crescimento, de 22% no total de transações e de expressivos 42% no uso do pagamento por aproximação. Bariloche também apresentou alta relevante, de 12% no número de operações e 35% na modalidade por aproximação.

Já Valle Nevado registrou recorde histórico de transações de brasileiros com Visa Infinite, com alta de 20% no total e 25% no pagamento por aproximação. Segundo Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics Brasil, o movimento reforça não apenas a maior presença de brasileiros em destinos de neve, mas também a busca por praticidade e segurança nas compras. “Todos os destinos analisados pelo time de consultores da Visa Consulting & Analytics apresentam uma tendência de crescimento na presença de brasileiros desde a pandemia, ainda que a comparação para este estudo seja apenas entre os invernos de 2024 e 2025″, afirma.

BELLA DA SEMANA – ALINE LIMAS

E quando você acha que não pode melhorar, Aline Limas vai para a cozinha. Sabe aquele pãozinho quente? A loira não só prepara, como amassa e sova a massa de um jeito que vai fazer você repensar todas as suas fantasias culinárias. É uma cena tão provocante, tão íntima, que foi feita para o homem que aprecia a beleza sem filtros. O Ensaio vai ao ar nesta próxima quarta-feira. Isso não é só uma revista masculina. É a prova de que o conteúdo de verdade, feito para quem tem caráter, desbanca qualquer modinha.

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