RECUO DE TURISTAS BRASILEIROS NOS EUA
Por conta dos gigantescos problemas criados pelo nosso mais completo desgoverno, o Brasil registrou uma redução de 1,7% nas viagens para os EUA, refletindo um cenário de retração. Relatório preliminar divulgado pela National Travel and Tourism Office (NTTO) dos Estados Unidos apontou uma queda de 3,1% no número total de visitantes internacionais ao país. Na real Trump cortou a mamata para dezenas de países que não se enquadram a política atual, tanto que os Estados Unidos implementaram novas exigências para a emissão de vistos para brasileiros, com algumas mudanças significativas. Essas mudanças incluem critérios mais rigorosos para a dispensa de entrevistas, afetando principalmente quem busca renovar vistos sem comparecer a um consulado. Além disso, menores de 14 anos e maiores de 79 anos, que antes poderiam ter a entrevista dispensada, agora precisam comparecer presencialmente. Além disso, é preciso muito cuidado com o que se posta nas redes sociais, pois as solicitações de visto podem exigir informações sobre contas de mídia social, e a recusa em fornecer pode levar à rejeição do visto. Uma taxa adicional de US$ 250 foi aprovada para algumas categorias de visto, incluindo turistas, estudantes e viajantes a negócios, embora ainda não esteja claro quando entrará em vigor.

É importante que os brasileiros que planejam solicitar ou renovar vistos para os EUA estejam atentos a essas mudanças e se preparem adequadamente, reunindo toda a documentação necessária e buscando orientação especializada. A China apresentou declínio acentuado de 13,8%, enquanto a Índia teve queda de 5,5%. Já Japão (+9,1%) e Itália (+6,3%) foram as únicas exceções entre os dez principais mercados, com crescimento nas chegadas. Além disso, a nova legislação orçamentária do governo norte-americano, conhecida como “One Big Beautiful Bill Act”, reduziu em 80% os recursos federais destinados à Brand USA, agência responsável pela promoção turística do país no exterior, o que pode impactar ainda mais a atração de visitantes internacionais. No caso específico do Brasil, apesar da queda moderada, o país permanece entre os maiores emissores de turistas para os EUA, com demanda que pode ser sensível às mudanças nas políticas de vistos e à percepção de segurança durante a viagem.

O FUTURO DAS VIAGENS

O universo do turismo está prestes a ser atravessado por uma onda de reflexões profundas e necessárias. Em sua próxima edição, o Meeting Festuris, que acontece durante o 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, terá como um de seus grandes destaques o filósofo, escritor e ensaísta Luiz Felipe Pondé. Conhecido por suas análises afiadas sobre comportamento, sociedade e cultura contemporânea, Pondé promete tirar o público da zona de conforto com uma palestra que deve marcar esta edição histórica do evento. Sua abordagem falará do futuro da humanidade e das viagens. O Festuris já é referência consolidada no calendário internacional do turismo. Mais do que uma feira de negócios, o evento é um espaço de ideias, conexões e tendências que moldam o presente e o futuro do setor. Com o Meeting Festuris, o evento amplia seus horizontes e convida os participantes a irem além das planilhas, roteiros e produtos turísticos e mergulharem no pensamento. Luiz Felipe Pondé, autor de obras como “O espetáculo da cultura”, “A era do ressentimento” e “Marketing existencial”, é uma das vozes mais inquietas do pensamento contemporâneo brasileiro. Doutor em Filosofia pela USP e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, Pondé alia tradição a uma linguagem acessível, capaz de provocar tanto especialistas quanto o grande público.

MEETING FESTURIS

Sua participação no Meeting Festuris deve abordar temas como os dilemas éticos no mundo pós-digital, as tensões entre autenticidade e imagem no turismo moderno, tudo com sua já conhecida dose de ironia, lucidez e crítica. Para os profissionais do turismo, estudantes, empreendedores e formadores de opinião, esta é uma oportunidade única: ouvir um pensador que não apenas analisa o presente, mas desafia os rumos do futuro. Em um mundo onde o excesso de informação muitas vezes obscurece o pensamento profundo, a presença de Luiz Felipe Pondé é um convite à pausa, ao questionamento e à reinvenção. O Meeting Festuris acontece nas manhãs dos dias 7 e 8 de novembro de 2025, em Gramado (RS), dentro da programação oficial do Festuris. Prepare-se para sair com mais perguntas do que respostas. As inscrições para o Meeting estão abertas. Acesse o site www.festurisgramado.com e garanta sua presença neste momento marcante.

Entre os destinos em alta, a companhia aposta em Ushuaia, Bariloche, Salta, Mendoza e Calafate, todos com conexões diárias e tarifas que não ultrapassam os US$ 260, incluindo bagagem e conexão. Um exemplo: São Paulo – Buenos Aires – Ushuaia – Buenos Aires – São Paulo por esse valor. A bordo, os voos são operados com Boeing 737-800 e 737 MAX 8, todos com cabines separadas de Premium Economy e Econômica. Na Premium, o passageiro tem SkyPriority, duas malas grátis, serviço de bordo exclusivo e acesso à sala VIP onde houver. “A gente vê os brasileiros voltando. E a gente quis fazer uma promoção com conteúdo, com valor real, e com lugar disponível. Não é só marketing, garantiu Cadahia. Para ele, o momento é de aproveitar a temporada, fugir dos roteiros óbvios e conhecer mais do interior do país. A promoção é válida até o fim de agosto, com embarques possíveis até 30 de novembro. O pagamento pode ser feito em 12 vezes sem juros e os lugares, segundo a companhia, estão amplamente disponíveis nas classes tarifárias R e G.

LANCAMENTO FESTURIS 2025

A 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado foi oficialmente lançada na semana passada, (12), em evento realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O lançamento foi embalado por uma apresentação da Orquestra de Harpistas Cambará. Com o tema “Reimaginando o Amanhã”, o Festuris 2025 acontecerá de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado, reunindo negócios, conteúdo de alto nível e conexões estratégicas. Com mais de três décadas de história, o Festuris Gramado mantém a missão de conectar marcas, destinos e pessoas, consolidando-se como a feira de negócios turísticos mais efetiva das Américas. Em 2024, a feira reuniu mais de 15 mil profissionais, 2.700 marcas expositoras e 53 destinos internacionais, movimentando cerca de R$ 480 milhões em negócios. A expectativa para 2025 é superar esses números. Com 98% de aprovação do público, o evento destaca-se também pelos oito palcos de conteúdo e pelo forte alcance na mídia, com mais de 500 profissionais de imprensa credenciados. Em 2025, o Festuris comemora os 10 anos do Espaço Luxury, área exclusiva dedicada às marcas e experiências voltadas ao turismo de alto padrão. Consolidado como referência no setor, o ambiente reúne anualmente nomes nacionais e internacionais, promovendo networking qualificado, ativações sensoriais e curadoria de tendências. “A cada edição, buscamos entregar mais resultados para o mercado. O Festuris é reconhecido como um ambiente estratégico de negócios, onde decisões importantes são tomadas e parcerias são firmadas. Em 2025, esperamos ampliar ainda mais esse impacto, conectando profissionais de alto nível em um ambiente propício para gerar oportunidades concretas”, afirma Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

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RESGATE DA IDENTIDADE TURÍSTICA

O Projeto Hortênsias, iniciativa que visa resgatar a identidade do turismo gramadense com foco no fortalecimento da hospitalidade local, foi apresentado na cerimônia. Inspirado na flor-símbolo da cidade, o projeto tem apelo cultural e educacional e prevê, a partir de 2026, atividades nas escolas gramadenses. Estudantes serão convidados a participar de ações como palestras, visitas técnicas e encontros com empresários do setor, reforçando o papel do turismo como motor econômico, social e cultural da região. “A hortênsia representa muito mais do que beleza para Gramado. Ela simboliza o início de uma transformação, quando a cidade começou a se posicionar como destino turístico. Com o projeto, queremos transmitir esse legado às futuras gerações, envolvendo as escolas, a comunidade e os empreendedores locais”, destaca Marta Rossi, CEO do Festuris. Além da feira de negócios, o evento tem programação de conteúdo com o Meeting Festuris, nas manhãs de 7 e 8 de novembro. Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque no esporte, filosofia e inovação: Daiane dos Santos, Luiz Felipe Pondé e Luiz Candreva.

DE TREM PARA GRAMADO

De fato seria um sonho, resta rezar para que isso de fato saia do papel, quem sabe a muito, mas muito longo prazo. Seria de fato uma nova era para a mobilidade e o turismo no Rio Grande do Sul. Foi aprovado o projeto de construção de trem de passageiros entre Porto Alegre e Gramado, com um investimento totalmente privado de R$ 4,5 bilhões, uma concessão de 99 anos e a promessa de gerar mais de 22 mil empregos, a iniciativa é um dos mais ambiciosos projetos de infraestrutura da história gaúcha e reacende um caminho de ferro que estava adormecido há mais de 60 anos. O projeto, que promete transformar a maneira como gaúchos e turistas acessam a Serra Gaúcha, foi detalhado em um evento no Palácio Piratini. A nova linha férrea não só oferecerá uma alternativa sustentável e eficiente ao transporte rodoviário, frequentemente congestionado, mas também se tornará uma atração turística por si só. A ferrovia, com 84 quilômetros de extensão, partirá de uma estação a ser construída a aproximadamente 700 metros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e terá como destino final um terminal estrategicamente localizado na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela. O traçado da nova linha férrea cruzará 19 municípios, tecendo uma nova artéria de desenvolvimento através da Região Metropolitana e dos vales do Sinos e Paranhana. As cidades que compõem o percurso são: Porto Alegre; Canoas; Cachoeirinha; Gravataí; Esteio; Sapucaia do Sul; São Leopoldo; Novo Hamburgo; Campo Bom; Dois Irmãos; Sapiranga; Araricá; Nova Hartz; Parobé; Taquara; Igrejinha; Três Coroas; Santa Maria do Herval e Picada Café. A complexidade da obra se reflete na necessidade de construir 15 pontes e viadutos, incluindo uma passagem sobre a Freeway (BR-290), e nove túneis para vencer a topografia acidentada da serra. Estão previstos 27 cruzamentos rodoferroviários ao longo do percurso.

INVESTIMENTO PRIVADO

O projeto será inteiramente financiado pela iniciativa privada, através da empresa SulTrens, um consórcio formado pelas empresas RG2E, STE Engenharia e BF Capital. Este modelo de autorização, o primeiro para uma ferrovia intraestadual de passageiros no país, representa um marco na forma como grandes projetos de infraestrutura são viabilizados no Brasil. A expectativa é de um impacto econômico robusto, com a geração de aproximadamente 6.747 empregos diretos e 15.976 indiretos durante as fases de construção e operação. Para além dos números, a ferrovia deve impulsionar o desenvolvimento urbano e imobiliário ao longo de seu traçado e fortalecer o comércio e os serviços nas cidades por onde passará. Com a autorização concedida, a SulTrens dará entrada no pedido de licenciamento ambiental e de instalação junto à Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado já na próxima semana. A previsão é que as obras civis comecem no segundo semestre de 2028, com a operação comercial da ferrovia programada para iniciar em 2032. Para a Serra Gaúcha, que recebe milhões de visitantes anualmente, o trem representa uma revolução. A nova conexão oferecerá uma viagem mais rápida, segura e confortável, com tempo estimado de pouco mais de uma hora entre a capital e Gramado, aliviando o tráfego em rodovias como a Rota Romântica, especialmente em períodos de alta temporada. A expectativa é que a própria viagem de trem se torne uma experiência turística, oferecendo vistas panorâmicas e um novo modo de apreciar as paisagens gaúchas. O projeto prevê trens modernos, com capacidade para cerca de 250 passageiros por viagem, e uma frequência que pode chegar a uma partida a cada 30 minutos nos horários de pico. Este projeto também resgata uma parte importante da história do Rio Grande do Sul. A antiga Estrada de Ferro Taquara-Canela, que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da região no início do século XX, foi desativada em 1963. A retomada do transporte de passageiros sobre trilhos para a Serra é vista como um resgate histórico e um símbolo da capacidade de reinvenção e progresso do estado. Com a promessa de unir modernidade, desenvolvimento e a valorização do patrimônio histórico e turístico, o trem Porto Alegre-Gramado já se posiciona como um dos projetos mais transformadores do Sul do Brasil para a próxima década.

CASTELO SAINT ANDREWS

A propósito, transforme a sua viagem em uma celebração de charme, sabor e exclusividade. Viva momentos extraordinários em um castelo digno da sua história. Localizado nas charmosas montanhas da Serra Gaúcha, o Castelo Saint Andrews oferece experiências exclusivas, com ambientes elegantes, suítes refinadas, jardins inspiradores e vista deslumbrante para o Vale do Quilombo. Desfrute de uma programação especial com experiências gastronômicas assinadas pelo premiado Restaurante Primrose, jantares temáticos à luz de velas e harmonizações com rótulos raros da nossa Adega, reconhecida internacionalmente. Seja em um chá da tarde sofisticado, uma degustação de vinhos guiada ou um delicioso Fondue Suisse, cada momento será inesquecível. Ao longo do ano, experiências enogastronômicas exclusivas celebram o encontro entre alta gastronomia e rótulos icônicos em um ambiente sofisticado e intimista. Momentos pensados para encantar os paladares mais exigentes. Permita-se viver o incomparável. Portanto, agende-se para o dia 29 de agosto de 2025, quando acontece o Jantar Harmonizado Festival Gnocchi Fortuna.

Pra quem não sabe, há muitas versões associadas à simpatia italiana conhecida como nhoque da fortuna. Uma das mais populares remonta ao século IV, quando São Pantaleão, médico e peregrino, teria batido à porta de uma família humilde pedindo comida. Um pouco de nhoque de batata foi tudo que puderam oferecer. Quando o visitante partiu, a família encontrou moedas de ouro sob os pratos em retribuição à generosidade. A lenda se popularizou por toda a Itália. Durante a refeição, os comensais colocam uma moeda ou cédula sob o prato de nhoque. O dinheiro é então guardado até o mês seguinte, para que nunca falte. Costuma ser repetido na última quinta-feira do mês ou dia 29, dependendo da região. No menu: Couvert – Bruscheta ou sopa de Capelleti; Entrada: Insalata di polpo e patate (salada de folhas, polvo e batatas) – Vinho Lux Clara Rosé Claro GPL Saliento 2023; Principal: Tris de Gnocchi: Gnocchi di pomodoro e parmigiano; Gnocchi al pesto genovese; Gnocchi Aurora (receita exclusiva do chef, à base de nata, tomate e parmesão). Vinho Mitasus Primitivo di Puglia. Sobremesa: Tiramisù. Para finalizar a experiência, serão servidos café, chás e mignardises Saint Andrews.

FESTIVAL DE GASTRONOMIA DE GRAMADO
Com o tema “De cada terra, um sabor. De cada sabor, uma história”, a 17ª edição do Festival de Gastronomia de Gramado promete um mergulho nas raízes da culinária gaúcha. O evento, que acontece de 9 a 19 de outubro no Lago Joaquina Rita Bier, reforçará seu compromisso com a autenticidade dos ingredientes e a diversidade cultural que moldam a gastronomia do Rio Grande do Sul. Realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e promovido pela Gramadotur, o festival deste ano terá como um de seus pilares a maior integração com a comunidade local. Uma das principais novidades é a parceria com o Senac Gramado para a realização de aulas-show exclusivas para estudantes da rede municipal de ensino, uma iniciativa que nasceu de uma sugestão dos próprios vereadores. “Estas aulas foram uma ideia dos vereadores, que nós, como entidade, recebemos de braços abertos. Será uma oportunidade única para os alunos entenderem a importância da gastronomia local e como ela se tornou um símbolo de Gramado“, destacou Wazlawick, prevendo o sucesso da iniciativa. A Câmara de Vereadores é uma apoiadora integral do evento, destinando R$ 150 mil por meio de emendas impositivas para a sua realização. Além do aporte financeiro, o Legislativo ficará responsável pelo transporte dos alunos que participarão das atividades educativas no Lago Joaquina Rita Bier. A 17ª edição do festival se propõe a celebrar o mosaico de sabores e histórias da culinária gaúcha, desde a herança indígena até as influências da imigração europeia e oriental, consolidando o evento como uma plataforma de fortalecimento da cultura, do turismo e da economia de Gramado.

ABIH/SC – DIA DO HOTELEIRO

Um dos encontros mais aguardados pela hotelaria catarinense já tem data marcada! No dia 13 de novembro, o setor se reúne em Florianópolis para celebrar o Dia do Hoteleiro 2025, um evento que já se tornou tradição no calendário da ABIH-SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina. Mais do que uma comemoração, o encontro é um importante momento de integração entre empresários, lideranças e profissionais da hotelaria de diversas regiões do estado. A cada edição, o evento atrai um número maior de participantes, fortalecendo o relacionamento entre a entidade, seus associados e o mercado. Este ano, o cenário escolhido para o evento é o elegante Majestic Palace Hotel, localizado no coração da capital. Além de celebrar o Dia do Hoteleiro, a edição de 2025 terá um sabor ainda mais especial: será marcada pelas homenagens aos 60 anos da ABIH-SC, seis décadas de dedicação ao fortalecimento e desenvolvimento do turismo e da hotelaria em Santa Catarina. A programação está repleta de momentos importantes: a tradicional Assembleia Geral do Conselho Deliberativo ocorre no período da tarde, aberta para ASSOCIADOS, seguida pela recepção dos convidados, pronunciamento da Diretora-presidente Margot Rosenbrock, palestra especial, lançamento da 8ª edição da Revista ABIH-SC e do Encatho & Exprotel 2026. O evento também contará com a apresentação de fornecedores e apoiadores, além de uma emocionante homenagem em comemoração ao aniversário da entidade. A noite se encerra com um jantar especial. CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO.

PLANO BRASIL

Florianópolis foi palco, no dia 11 de agosto, do Encontro de Apresentação do Plano Brasis 2025-2027, promovido pela Embratur, Governo de Santa Catarina e Sebrae. O evento, realizado no auditório da sede administrativa do Sebrae, apresentou as diretrizes do Novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil e o documento orientador com propostas para a promoção internacional de Santa Catarina, valorizando seus diferenciais e potencialidades. A diretora-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), Margot Rosenbrock, participou do encontro ao lado de autoridades e lideranças do trade turístico. Em sua fala, destacou a importância da ação para ampliar a captação de turistas, divulgar destinos e fortalecer a cultura brasileira no exterior, ressaltando que a união entre os setores público e privado é fundamental para consolidar o Brasil e o estado no mercado internacional. O encontro reuniu representantes do turismo catarinense e nacional em um espaço de diálogo e alinhamento estratégico, com o objetivo de tornar o Brasil e Santa Catarina destinos ainda mais competitivos no cenário global.

LAGES E O TURISMO RURAL

Lages, reconhecida como pioneira e referência nacional e internacional em Turismo Rural, vai celebrar os 40 anos desse segmento no Brasil com a produção de um documentário especial. A iniciativa da Prefeitura de Lages e da Secretaria do Turismo da cidade, vai revisitar as origens e o desenvolvimento dessa modalidade que conquistou turistas de todas as partes do mundo. O documentário será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a simplicidade e a conexão com a natureza que marcam a experiência do Turismo Rural. A primeira gravação ocorreu na bicentenária Fazenda do Barreiro, situada entre Painel e Urupema, conhecida por sua história de 262 anos e administrada pela oitava geração da mesma família. No filme, serão mostrados os encantos da vida rural, como o despertar ao som de pássaros nativos, passeios a cavalo pelas coxilhas, a ordenha de vacas, a gastronomia típica da Serra Catarinense e o contato com construções históricas, como a tradicional Cozinha de Chão de pedra da Fazenda do Barreiro. O casal anfitrião, Laélio Bianchini da Costa Ávila, o Tio Lélo, e sua esposa Tânia Ávila, representam o legado e a paixão que movem o turismo rural local.

Além da Fazenda do Barreiro, o documentário vai apresentar outras propriedades tradicionais da região, como o Hotel Fazenda Pedras Brancas, Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo (ícone hoteleiro, gastronômico de alta categoria), Fazenda Rodeio Bonito e Pousada Refúgio do Lago. Para a secretária de Turismo de Lages, Ana Vieira, o turismo rural é um setor em expansão, com potencial para atrair visitantes durante todo o ano, além das tradicionais estações frias. “Lages é o município mais populoso da região serrana e um dos mais promissores do Estado de Santa Catarina. Temos um amplo trabalho pela frente para elevar Lages a patamares maiores e fazer a engrenagem de atrativos girar ainda mais e atrair turistas não somente nas estações de frio (outono e inverno) ou em datas específicas o ano inteiro”, afirma. O lançamento oficial do documentário está previsto para um Seminário Nacional em setembro de 2026.

OPA BIER – A MELHOR DO MUNDO

A cervejaria catarinense OPA BIER acaba de alcançar um feito histórico no World Beer Awards 2025, realizado em Londres, um dos mais prestigiados concursos cervejeiros do planeta. Duas de suas cervejas foram consagradas como as melhores do mundo em suas categorias, colocando a cidade de Joinville e o Brasil no mapa da excelência cervejeira internacional. Na etapa preliminar da competição, realizada ontem, tanto a OPA BIER Merecida quanto a OPA BIER Hop Lager foram eleitas com o título de Country Winner – e avançaram à final mundial. Hoje, a OPA BIER Merecida, cerveja pilsen da escola tcheca, de coloração dourada, refrescante e com amargor marcante, já reconhecida como a cerveja do estilo mais premiada no Brasil e na América Latina, foi coroada World’s Best Czech Style Pale. A OPA BIER Hop Lager também brilhou, conquistando o prêmio de World’s Best Hoppy Pilsener e ainda sendo coroada como World’s Best Lager, superando concorrentes de todos os continentes. O World Beer Awards 2025 recebeu 8.375 amostras de cervejas de todo o mundo, avaliadas em provas cegas por um painel formado por 265 juízes de 37 países. “É um orgulho imenso para toda a equipe OPA BIER e para Joinville. Esses prêmios são o reconhecimento do nosso compromisso com a qualidade, a tradição e a inovação na produção de cervejas”, afirma o fundador e CEO da OPA BIER, Werner Weege. “As vitórias da OPA BIER reforçam a posição da cervejaria como referência de qualidade no cenário cervejeiro mundial e fortalecem ainda mais a tradição cervejeira da cidade de Joinville”, completa.

BELLA DA SEMANA – BUUNIEE
