SUPER PROVA DE CICLISMO
Santa Catarina receberá maior evento de ciclismo de estrada do mundo. Atenção galera do pedal! A Vinícola Thera irá receber o maior evento de ciclismo de estrada do mundo, o Haute Route. Ele irá ocorrer entre os dias 22 e 24 de outubro, em diversos pontos do Estado. Em sua primeira edição no Hemisfério Sul, ciclistas de todo o Brasil e de vários outros países vão percorrer 238 quilômetros por estradas catarinenses, com dois estágios na Serra, incluindo a Serra do Rio do Rastro, e um na Capital. A Vinícola Thera será a Village, local onde tudo vai rolar quando os atletas não estiverem pedalando, como a entrega dos kits, jantar de boas-vindas, orientações, premiações, estrutura de atendimento aos participantes, estacionamento para as bicicletas, refeições, serviços de recuperação e lazer, entre outras ações.
Toda a estrutura da Fazenda Bom Retiro, onde a vinícola está instalada, incluindo wine bar, pousada, heliponto e spa estarão disponíveis, assim como serviços de visitação aos vinhedos, degustação de vinhos, piqueniques e passeios de balão. Neste ano em que o Haute Route completa uma década desde o primeiro evento nos Alpes, estão previstas competições de três, cinco e sete dias também na Suíça, na França, na Itália e na Espanha, em estradas consagradas como os Pirineus, os Alpes franceses, as Dolomitas, entre outras.
SANTUR EM AÇÃO
A Santa Catarina Turismo anunciou a liberação de R$ 7.184.978,25 para a execução da sinalização turística em cinco regiões. De acordo com o Presidente da Santur, Leandro "Mané" Ferrari, a sinalização será executada pelo Governo do Estado inicialmente em cinco regiões turísticas: Caminho dos Canyons, Encantos do Sul, Caminhos do Contestado, Vale das Águas e Caminhos da Fronteira. A empresa vencedora da licitação é a SINASC, do município de Palhoça. A expectativa é de que até o final de 2022 todo o território catarinense esteja sinalizado. Segundo o Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo, Santa Catarina conta com 13 regiões turísticas.
Para o presidente da Santur, o investimento em infraestrutura turística significará um fortalecimento ao setor, pois irá tornar as regiões mais acessíveis e, consequentemente, mais atrativas ao turista. “Montamos um projeto que era um pleito de todo o trade turístico de Santa Catarina. Queremos que o turista catarinense e aquele que venha de fora do Estado chegue com segurança em todas as nossas regiões. É um projeto feito dentro de casa, por assim dizer, com técnicos da Santur e da Infraestrutura. Estamos dando um passo muito importante na estruturação turística e, com isso, tornando o acesso às nossas regiões mais atrativo e fácil”, destacou o presidente da Santur.
FBHA DURANTE A PANDEMIA
Nesta última segunda-feira (29), Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), participou da reunião com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur). A ocasião também trouxe discussões acerca das ações da comissão em prol do Turismo durante a pandemia ocasionada pela Covid-19. O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) e a MP 1036, referente aos cancelamentos de reservas, foram destaques da reunião, que ocorreu em formato virtual.
“Estivemos presentes na reunião, junto com o G20+, para trazer aspectos importantes em relação aos suportes que buscamos para o nosso setor durante a pandemia. Além do Perse, que temos urgência pela aprovação, e da Medida Provisória, também pautamos a importância da prorrogação da Lei 14.020, responsável por trazer aspectos relacionados à redução de jornada e de salário”, conta Sampaio, presidente da FBHA.
Santa Catarina receberá maior evento de ciclismo de estrada do mundo - Boqueirão Hotel Fazenda - Lages - Colagem - Jefferson Severino
TURISMO RESPONSÁVEL EM FOZ DO IGUAÇU
Cerca de 1.250 turistas são esperados para visitar os atrativos da usina de Itaipu nos três dias do Feriadão de Páscoa – de sexta-feira (2) a domingo (4). O número leva em consideração o limite de capacidade de atendimento em 50% atendendo as orientações de decretos estaduais e municipais, para evitar a proliferação da pandemia da covid-19. Em 2020, O Complexo Turístico Itaipu, do Parque Tecnológico Itaipu, mantido pela margem brasileira da hidrelétrica, recebeu o Certificado de Responsabilidade Sanitária e o Selo de Ambiente Protegido, assegurando aos visitantes que todos os protocolos de segurança sanitária são respeitados.
Os visitantes poderão desfrutar de três atrativos. O Itaipu Ecomuseu estará aberto das 10h às 17h. A Ciência na Esfera, localizada no Ecomuseu, tem sessões a cada 20 minutos com, no máximo, nove pessoas por grupo. Já o Itaipu Refúgio Biológico atenderá no máximo 15 visitantes por saída, nos seguintes horários: 8h30, 9h30, 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30. Finalmente, a Itaipu Panorâmica, carro-chefe do CTI, terá saídas de hora em hora, entre 9h e 16h, com capacidade máxima de 35 visitantes nos ônibus da empresa.
HUB DA SAÚDE
A propósito, a partir de 2023, quando a pandemia de covid-19 estiver finalmente controlada, Foz do Iguaçu deverá contar com o Hub de Saúde das Américas – um espaço especializado e diversificado de serviços médicos, que terá como um dos focos as cirurgias de pequena e média complexidade, como intervenções plásticas, dermatológicas, oftalmológicas e otorrinolaringológicas. Este nicho de mercado, para atender os chamados "turistas de saúde", pode aumentar o tempo de permanência de visitantes do mundo todo na cidade em até 15 dias. No total, o espaço terá aproximadamente 26 mil metros quadrados e contará com uma filial do HMCC de quase 7 mil metros quadrados, que será voltada a atendimentos de pequena e média complexidade, com um conceito premium.
Hub da Saúde - Foto: Débora Black-HMCC
O Hub de Saúde das Américas deverá integrar um dos novos eixos do programa Acelera Foz, que é parte de um plano de retomada econômica de Foz do Iguaçu e tem a coordenação estratégica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz). Fazem parte do Acelera Foz a Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura de Foz, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
ABAV EXPO 2021
Neste ano, o participante deverá inscrever-se previamente pelo site do evento, pois não haverá guichê físico para credenciamento direto no local, e somente terão acesso pessoas usando máscaras e com temperatura corporal de até 37,5°. Além disso, em todas as entradas serão disponibilizados dispensers de álcool gel 70% e espaço entre os corredores foi ampliado para quatro metros, no intuito de assegurar maior distanciamento entre as pessoas. A saber, a Abav Expo escolheu a GL Events como montadora única para atendimento dos expositores, como forma de padronizar a aplicação de protocolos sanitários que garantam a segurança dos participantes, em todos os níveis e fases da organização.
Além disso, a visitação aos estandes deverá ser pré-agendada pelo público, com tempo de permanência limitado ao que for estabelecido como capacidade máxima de circulação diária, o que é determinado pelo Plano São Paulo (redução de 60%). Assim como no espaço de exposições, as salas dedicadas às capacitações e apresentações da Vila do Saber também serão delimitadas com distanciamento de 1,5 metro entre os participantes, e entre os palestrantes, de forma a que seja respeitada a capacidade máxima. Regras semelhantes serão aplicadas nas áreas em que forem instalados os três pontos de alimentação.
O pavilhão contará, ainda, com dois pontos de atendimento médico, um interno e outro externo, para onde serão encaminhadas pessoas que apresentarem temperaturas acima de 37,5 graus celsius. Cuidado especial será dado à comunicação para que todos tenham acesso às informações e regras estabelecidas em cada etapa de desenvolvimento do evento, e que refletem o comprometimento da Abav Nacional em garantir total cumprimento às determinações dos mais rígidos protocolos sanitários como forma de combate à Covid-19.
FESTURIS CONECTION GRAMADO
Já o Festuris Connection, evento híbrido (presencial e online) de conteúdo, chega à sua quarta edição e ocorrerá nos dias 6 e 7 de maio, no Hotel Master Gramado. A programação terá como destaque a imersão Top Performer, com grandes lideranças palestrando sobre o universo de vendas e marketing com foco no Turismo. O objetivo do evento é capacitar o mercado e oferecer uma oportunidade para profissionais e negócios se reinventarem no período da pandemia. Para realizar o evento de forma presencial recebendo cerca de 250 pessoas, serão adotados uma série de protocolos de biossegurança em atendimento às medidas estabelecidas pelo governo estadual - à exemplo do que aconteceu nas edições anteriores. Todas as palestras da imersão em vendas também poderão ser acompanhadas no formato online por participantes de todo o Brasil.
Serão mais de 12 horas de conhecimento com palestras divididas nos dois dias de imersão. O conteúdo abordará temas atuais, cases reais e exemplos práticos ensinando técnicas aplicáveis a qualquer negócio, produto ou destino. Além da imersão, o Festuris Connection oferece aos participantes presenciais mentorias com especialistas, workshops de comercialização, espaços de networking e muito mais. “Entendemos que o futuro é criado pelo que fazemos hoje, e não amanhã. Nós trabalhamos incansavelmente, desde 2020, para a reconstrução do turismo. Estamos conscientes do momento e das dificuldades que a pandemia impôs a todos nós, mas não podemos parar. E é com a intenção de ajudar nessa reconstrução que faremos mais esta edição do Festuris Connection”, destaca a CEO do evento, Marta Rossi. Os ingressos de primeiro lote para o Festuris Connection Top Performer custam R$ 299 online e R$ 399 presencial com opções de parcelamento. A compra pode ser feita pelo site www.festurisgramado.com/connection.
GOL E AMERICAN AIRLINES
Finalmente o Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou, sem restrições, os termos e condições da parceria comercial entre Gol e American Airlines, que proporcionará ao passageiro o acesso a toda ampla malha de destinos nos dois países, também facilitado a países da América Latina, aumentando as opções do codeshare (anunciado em 2019), especialmente via FFP (Frequent-Flyer Program) nos programas de relacionamento Smiles ou AA Advantage. Para as companhias, o acordo permite ações de incentivo com agências de viagens parceiras, a fim de maximizar o atendimento aos clientes corporativos, e participação conjunta em eventos para promoções em turismo, com o propósito de aprimorar e tornar ainda mais eficazes os serviços e a governança das empresas de forma imediata.
O Bustour, ônibus panorâmico turístico de Canela e Gramado, está realizando a 5ª edição da Rota do Bem, iniciativa que arrecadará alimentos para as Secretarias de Assistência Social de Canela e Gramado. Durante a campanha, entre os dias 05 a 30 de abril de 2021, os moradores dos dois municípios, além de São Francisco de Paula, Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval, que doarem um dos alimentos listados na campanha receberão um ticket para o passeio de Bustour.
“O Bustour é um serviço que busca o desenvolvimento da região em todas as áreas, não apenas no turismo. Por estarmos inseridos no cotidiano de Canela e Gramado, temos a preocupação de realizarmos ações sociais como é a Rota do Bem, que beneficiará muitas pessoas neste período de pandemia. Nossa expectativa é um grande engajamento da população para que a ação obtenha sucesso, além de uma oportunidade para a nossa comunidade conhecer o Bustour e os nossos atrativos turísticos, fazendo o bem”, destaca a diretora do Bustour, Adriane Brocker Boeira Guimarães.
Os alimentos doados para a Rota do Bem devem ser entregues nas lojas da Brocker Bustour em Gramado (Avenida das Hortências, 1845 - Centro) e Loja Bustour em Canela (Praça da Matriz, 69 - Sala 09). Os alimentos são: arroz (2kg), feijão (2kg), massa (2 pacotes), leite (4 litros) ou oléo (2 unidades). Será possível a troca de até 6 tickets por CPF, além do comprovante de residência que deve ser apresentado, e terão validade até o final do mês de setembro de 2021.
“Queremos que a retomada do turismo seja marcada por iniciativas como essa, com solidariedade, a alegria de curtir o melhor de Gramado e Canela, e todos os cuidados. O passeio em nossos ônibus abertos segue todas as medidas do turismo responsável, incluindo uso obrigatório de máscaras, dispensers de álcool 70%, tapetes sanitizantes nas portas de acesso, entre outras”, explica Carlise Bianchi, Diretora Comercial e de Marketing do Grupo Brocker.
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Receitas dos aeroportos ainda será profundamente sentida em 2021
Páscoa um novo tempo se anuncia constituindo-se em momento oportuno
Feriadões antecipados – Santur reforça importância do selo Viaje+Seguro
Números de turistas estrangeiros no Brasil vem caindo desde 2019