TURISMO EM TODO BRASIL
Evidenciar o gigantesco impacto da paralisação do Turismo desde o início da pandemia de Covid-19 é o objetivo da campanha “Todo Brasil é Turismo”, que foi lançada no último sábado, 08, em todo o País. Sem dúvidas, quando uma viagem ou um evento são realizados, mais de 500 atividades econômicas são movimentadas. Sem o turista, empregos e renda deixam de existir. Somente em 2020, 400 mil postos formais de trabalho foram extintos no Turismo, ano em que o setor teve perdas de R$ 290 bilhões. Nesse contexto, um grupo de associações do setor com o apoio do FGV Cemd (Centro de Estudos em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas) apresentam a ação neste Dia Nacional do Turismo.
Muito além das associações ou interesses específicos de classe, a campanha quer sensibilizar a população sobre os efeitos que a paralisação do turismo tem em toda a cadeia produtiva. O impacto é amplo e irrestrito sem poupar nenhum integrante deste universo. Um hotel, sem hóspedes, perde o taxista, sem ter quem transportar; o recepcionista, que não tem quem receber; a cozinheira, com o restaurante fechado; o guia, que não tem a quem oferecer suas explicações; a garçonete da lanchonete do parque não trabalha; o agente de viagens que não faz atendimento; o artista do show não faz sua apresentação. A campanha conta com uma série de vídeos nas redes sociais. O conteúdo mostra, de modo claro e direto, quem perde quando o turista não viaja. A proposta é levar essa mensagem ao maior número de pessoas e sensibilizar a população brasileira para as oportunidades geradas a partir do turismo e para os riscos econômicos e sociais com a paralisação do setor.
A campanha Todo Brasil é Turismo poderá ser vista nas mídias sociais desde já, tendo suas mensagens concentradas no perfil de Instagram @todobrasileturismo. O objetivo é valorizar o trabalho da cadeia produtiva do Turismo, que mostra resiliência, mas depende, neste momento, do apoio do poder público em vários aspectos, para ter fôlego e seguir adiante. No Instagram, um link direciona os internautas para engajamento a esta campanha de apoio e valorização a cadeia de turismo e eventos.
FRAIBURGO TURISMO SEGURO
Quando o assunto é turismo podemos dizer que Fraiburgo está entre as três cidades mais seguras de Santa Catarina. Depois de um intenso trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Diretoria de Turismo, o Município de Fraiburgo acaba de receber o Selo Safe Travel. Criado pela World Travel & Tourism Council (WTTC), o protocolo segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e estabelece regras a serem cumpridas por empresas, cidades e países, a fim de tornar as viagens mais seguras diante da pandemia de COVID-19. Saiba mais sobre isso CLICANDO AQUI.
BNT MERCOSUL 2021
Agentes de viagens e operadores já podem confirmar sua participação no evento. A BNT Mercosul está chegando. O evento que mais promove o turismo nacional acontece de 24 a 28 de maio e as inscrições estão abertas. Agentes de viagens, expositores, operadores, profissionais do trade e jornalistas podem se inscrever no site bntmercosul.com.br clicando no link serviços > inscrições. Basta preencher os campos solicitados e selecionar a categoria desejada. A saber, agentes de viagens devem primeiro selecionar o Famtour do qual irão participar clicando no logo da operadora. Após selecionado, o sistema já dá andamento na inscrição, bastando apenas preencher os campos solicitados.
Importante frisar que todo agente de viagem deve estar com seu Cadastur atualizado. A BNT Mercosul se prepara para um formato inédito em seus 27 anos realizando negócios: uma edição especial em formato híbrido, mesclando área presencial com eventos on-line. Com algumas das principais atividades do evento, como Capacitações e Rodadas de Negócios, acontecendo on-line este ano, uma dica valiosa é preparar um cartão de visitas on-line, com as principais formas de contato, assim é possível deixar mais tempo para trocar informações importantes durante o evento, além de facilitar a organização de contatos dos expositores e operadores. A organização da BNT Mercosul conta com a parceria do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e acontece de 24 a 28 de maio de 2021.
SANTUR & FUNGETUR
A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e a Caixa promovera na última sexta-feira (07), uma videoconferência com as Instâncias de Governança Regional (IGRs) e lideranças de entidades estaduais para alinhar informações sobre o acesso aos recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Por meio da Caixa, estão sendo disponibilizados ao estado mais R$ 100 milhões do Fungetur e um dos requisitos para os empreendedores do turismo acessarem as linhas de crédito é ter registro no Cadastur, cadastro realizado pela Santur.
"A aproximação com as IGRs e as entidades que representam o setor é fundamental para facilitar ao setor turístico catarinense informações sobre a disponibilidade de recursos do Fungetur para capital de giro. Da parte da Santur, enquanto órgão responsável pelo Cadastur no estado, temos conseguido agilizar o cadastro para que a liberação do crédito ocorra de forma mais rápida aos empreendedores do turismo" - destaca o presidente da Santur, Eduardo Loch. O presidente acrescenta que as IGRs também atuam na interlocução entre o trade e a Santur. - "Desse modo, conseguimos alinhar a nossa atuação à realidade do turismo catarinense no enfrentamento da crise gerada pela pandemia de Covid-19. Buscamos fortalecer nossas parcerias com o objetivo final de contribuir com a manutenção das empresas e preservação dos empregos do setor" - salienta Loch.
LINHA DE CRÉDITO
Desde o início das operações de crédito com recursos do Fungetur, a Caixa já liberou R$ 18 milhões para empreendedores do turismo em Santa Catarina. O limite de financiamento é de até R$ 30 milhões e prazo de até 60 meses para pagamento, incluindo carência de até 12 meses. A taxa de juros é de 5% ao ano mais Selic. Para acessar o Fungetur, a empresa precisa estar registrada no Cadastur, o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, do Ministério do Turismo, e ter mais de 12 meses de constituição.
ENCATHO & EXPROTEL
Há mais de um ano o turismo, a hotelaria e outros diversos segmentos econômicos sofrem com os impactos da pandemia. Diante da insegurança que ainda paira na economia e nos negócios na luta à persistente Convid-19, a ABIH-SC, decidiu na reunião do Conselho Deliberativo, transferir a 33ª edição do Encatho & Exprotel, programada para 19, 20 e 21 de agosto deste ano, em Canasvieiras, para agosto de 2022, com data e local a serem divulgados posteriormente. Segundo o presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, a decisão foi tomada analisando as pesquisas realizadas com fornecedores e associados. Uma mostra a atual situação de insegurança das pessoas, de saírem de suas casas para viagem longos trajetos.
A outra, apresenta a insegurança dos expositores e parceiros em realizar o investimento na estrutura para participar do evento. “É uma situação difícil, que nos entristece, porém, é a decisão mais coerente e precisa. Temos a certeza de que voltaremos no ano que vem mais otimistas, fortes e convictos de que: vencemos o vírus, e o sol voltou a brilhar para todos”, explica Osmar Vailatti. A decisão foi colocada em votação e aprovada por unanimidade, inclusive com o uso da palavra de alguns dos ex-presidentes, que relembraram momentos e a importância histórica do Encatho para o fortalecimento e desenvolvimento da hotelaria catarinense.
BOLSA DE TURISMO DE LISBOA
Também foi adiado, aliás, cancelado, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Iria acontecer entre os dias 12 e 16 de maio. Agora, só entre 16 e 20 de março de 2022, de acordo com a Fundação AIP, organizadora do evento. De acordo com os organizadores, a decisão foi tomada após ouvir o Turismo de Portugal, as Entidades Regionais de Turismo e as Estruturas Associativas do Setor. Ainda de acordo com a Fundação AIP, com esta nova data, ficam salvaguardadas as melhores condições para o restabelecimento de todas as dinâmicas geradas pela BTL, bem como para a participação dos visitantes profissionais e expositores internacionais.
Está chegando a hora de ativar seu modo stand-by. Ativar o modo stand-by significa dar uma pausa no seu dia a dia e aproveitar os momentos que a vida proporciona. Reativar aquela sensação de liberdade e colecionar memórias para o corpo e a mente. Viva dias incríveis em novos destinos ou lugares que você já visitou e gostaria de voltar. Liberte seu lado curioso e viajante. Conheça as ofertas incríveis para se hospedar com a gente e programe já as suas férias. Localizado no coração de Gramado (RS), o hotel fica a poucos passos da principal avenida da cidade e dos mais procurados atrativos turísticos da Serra Gaúcha. Conforto, modernidade e praticidade fazem parte do conceito do Prodigy Gramado. Clique no baner e confira.
NEW YORK VACINARÁ TURISTAS
Primeiro mundo é assim mesmo. Enquanto o resto do mundo se fecha, a Big Apple começará vacinar seus turistas contra Covid-19 (com a vacina Johnson & Johnson, que é de dose única) em pontos turísticos populares como Times Square e High Line, num esforço para impulsionar o turismo e também o número geral de vacinação, anunciou o prefeito da cidade, Bill de Blasio. O plano já foi aprovado pelo governador do estado, Andrew Cuomo, inicialmente apenas para turistas norte-americanos. Por isso Nova York é um dos destinos mais visitados e recomendados para turismo e compras o ano todo. De acordo com o New York Post, de Blasio disse que a reabertura incluiria a operação com capacidade total de restaurantes, bares, lojas, cabeleireiros, academias, arenas, estádios, salas de concertos, museus, teatros, entre outras atrações e espaços.
VISIT JOÃO PESSOA
A Secretaria de Turismo de João Pessoa começou a veicular desde a última segunda-feira, 10, em suas redes sociais a campanha de marketing digital da capital paraibana.De fato, a campanha está sendo desenvolvida como reforço nas estratégias de marketing digital já utilizadas pela Setur em 2021. Dessa forma, a estratégia a campanha será veiculada na rede social oficial do turismo (@visite.joaopessoa), que servirá como start de todas as campanhas para assim ser compartilhada entre as instituições parceiras. A parceria com o trade turístico foi o diferencial nessa construção e será importante para o planejamento da presença digital da cidade no turismo.
A campanha terá um período médio de três meses de veiculação, sendo divulgada semanalmente dividida nos nichos da campanha. Cada semana será divulgada uma série de postagens com carrosséis e vídeos institucionais prontos para serem compartilhados por todos, esse é o ponto mais importante: engajamento e compartilhamento de todos. Foram criados mosaicos além do destino João Pessoa. A campanha também será publicada na rede social de cada instituição do trade turístico. Na campanha, são destacadas imagens de João Pessoa mostrando as vantagens que o destino oferece conforme a segmentação. Foram criadas 120 peças exclusivas para serem usadas nas redes sociais. A campanha terá ainda a produção de quatro vídeos, que também serão exibidos nas redes sociais de cada instituição.
A campanha conta com a realização das Associações Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba (Abav-PB); de Bares e Restaurantes Seccional Paraíba (Abrasel-PB); da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB) e Convention Bureau de João Pessoa. Além do Sebrae Paraíba, a iniciativa tem o apoio institucional da PBTur, Fecomércio, Secretaria de Turismo de João Pessoa e Secretaria de Estado do Turismo.
PEQUENOS EVENTOS
Depois de um longo período de suplício, o setor de eventos, finalmente, recebeu um socorro do governo federal, ao sancionar na última terça-feira (dia 4), a Lei nº 14.148/2021, que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A intenção, prioritariamente, é socorrer as empresas com medidas para compensar as perdas da crise causada pela pandemia da Covid-19, entre elas, com a possibilidade de renegociação de dívidas tributárias e não tributárias, incluídas aquelas com o FGTS. Por meio dos acordos, os empresários podem obter descontos de até 70% sobre valor total da dívida e parcelamentos em até 145 meses – ainda que este parcelamento dependa da expedição de ato específico da PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional). O Ministério da Economia publicará os códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) que se enquadram na definição de setor de eventos.
VISIT ARGENTINA
Visit Argentina, o canal do YouTube desenvolvido pelo Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR), continua somando propostas com as que busca seguir em frente com a captação de viajantes. Entre as múltiplas opções, e englobada com o hashtag #ViajaDesdeTuCasa, nesta oportunidade as atrações turísticas da Terra do Fogo se transformam na desculpa perfeita para contagiar os visitantes a meditarem cercados pela natureza local. “Conecte-se com a energia da paisagem e deixe fluir por todo seu corpo com um dos #MomentosArgentinos mais espirituais”, destacam do INPROTUR. A peça audiovisual começa com imagens de um dos pontos turísticos mais reconhecidos da província, Laguna Esmeralda.
Este lugar é escolhido pelos viajantes para fazer trekking, ela está localizada ao pé do Glaciar Ojo del Albino no Vale Tierra Mayor e ladeada pelas montanhas Bonete, Pelado e Domo Blanco, em plena Cordilheira dos Andes. Mas, nesta ocasião, a proposta é outra. Basicamente visa aproveitar as vistas que esta atração oferece para conectar com o mais profundo do espírito. O som que as copas das árvores fazem ao serem movidas pelo vento e o correr da água nas cachoeiras se somam aos deslumbrantes cartões-postais que o território dá, que se tornam um complemento ideal para meditar em cada um destes lugares. Vale a pena conferir o vídeo, quem sabe um dia a Argentina abra suas portas para o turista brasileiro.
ANDRESSA DOMINGUES - A BELLA DA SEMANA
A nova Bella da Semana vai conquistar você. Prepare-se para conhecer Andressa Domingues! Andressa Domingues é o tipo de mulher que vai invadir seus pensamentos... Com uma tatuagem estratégica bastante sugestiva, essa é a primeira vez em que a loira posa nua: “Foi uma experiência muito diferente e gratificante! Só quem passou sabe... é um misto de nervosismo, com ansiedade e principalmente alegria! Ver toda aquela equipe trabalhando em ti, te motivando a explorar seu lado sexy, foi sensacional! Ainda estou descobrindo esse meu lado mulher sexy e sei que a equipe do Bella ajudou a me desenvolver e até mesmo me olhar de um ângulo diferente!” Clique aqui e veja uma prévia do vídeo do ensaio. O ensaio completo com Andressa Domingues já está no ar. Não se contente com pouco! Assine agora e tenha acesso ao ensaio COMPLETO. Clique aqui e escolha o plano que cabe no seu bolso!
Leia ainda: G20 traça cenários para retomada do setor de turismo de forma segura
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
G20 traça cenários para retomada do setor de turismo de forma segura
A indústria do turismo internacional começa a sair da UTI
Se teus dias tem sido difíceis, para muita gente eles tem sido espinhosos
Precisamos comemorar o Dia Nacional do Turismo – Alexandre Sampaio
Frio chega com muita força na Serra Catarinense mudando as paisagens