INFRAESTRUTURAS TURÍSTICAS
Foram entregues a população 358 obras de infraestrutura turística, de norte a sul do país, no primeiro semestre deste ano. Os projetos, que incluem iniciativas como a reforma de orlas, parques, praças públicas e pavimentação asfáltica, resultam de um investimento de R$ 208,1 milhões, que possibilitaram a geração de mais de 4,5 mil empregos no setor.
“O governo federal está empenhado em estruturar, apoiar os destinos e gerar empregos e renda para o nosso país. Com o turismo não poderia ser diferente. Entregamos à população uma série de ações para fazer com que este setor, que foi tão afetado pela pandemia de Covid-19, alcance todo o seu potencial e contribua com a recuperação econômica do nosso país”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Além das obras de infraestrutura turística, o Ministério do Turismo garantiu a formação de mais de 3,5 mil trabalhadores em todas as regiões do país, por meio da oferta de cursos de qualificação em diversas áreas, como atendimento ao turista, agente de recepção e reserva em meios de hospedagens, e de idiomas. A Pasta alcançou, também, a marca de 28,6 mil selos Turismo Responsável emitidos, após adesão de empreendedores.
No último mês, o Ministério do Turismo lançou ainda o Portal de Investimentos, que reúne um portfólio digital de projetos no setor de turismo, aproximando investidores, empreendedores e o poder público. O objetivo é contribuir para a atração de mais investimentos para o país e fortalecer o setor de turismo. Até o momento, já foram mapeados R$ 23 bilhões em novos investimentos no setor, que têm potencial para gerar cerca de 118 mil empregos para o país. Entre janeiro e maio, 1.423 empreendimentos turísticos foram contemplados com recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) – linha de crédito exclusiva para o setor de turismo, com prazos e taxas diferenciados. Neste período, foram contratados mais de R$ 403,4 milhões principalmente para capitalizar pequenos negócios, resultando na manutenção ou criação de 1.441 empregos.
CADASTUR
Falando nisso, o volume de prestadores de serviços turísticos que fazem parte do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), administrado pelo Ministério do Turismo, quase dobrou em cinco anos. Atualmente, 127.758 prestadores estão devidamente regularizados na plataforma, um aumento de 97,7% em relação a 2017. O registro no Cadastur é obrigatório para guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de evento, parques temáticos e transportadoras turísticas. O cadastro é válido por dois anos, no caso das pessoas jurídicas, e cinco anos para os guias de turismo. Também podem se cadastrar, mas de maneira opcional, as seguintes atividades: casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.
FIT BUENOS AIRES
A Feira Internacional de Turismo da América Latina, FIT de Buenos Aires, acontecerá entre os dias 4 a 7 de dezembro. A mudança de data foi anunciada pela organização na última sexta-feira. O evento aconteceria no início de outubro, mas o adiamento foi visto como uma alternativa para que a realização aconteça em um cenário já mais controlado da pandemia no país. O adiamento foi uma iniciativa da Federação Argentina de Associações Empresariais de Viagens e Turismo (Faevyt), da Associação de Agências de Viagens de Buenos Aires (Aviabue), que obtiveram o apoio do Ministério de Turismo e Esportes e até dos próprios expositores para a mudança de data. Em se tratando de Argentina, um dos países mais atrasados em relação a Covid, não se pode ter a data como certa. Segundo eles, a edição marcará a retomada da Fit Buenos Aires, depois do cancelamento da edição de 2020 e do próprio mercado Argentino, após seguidas restrições nas viagens aéreas para conter o avanço da pandemia. A expectativa é de que nos próximos dias aconteça um anúncio oficial com mais detalhes sobre a realização da feira. Portanto, antes de planejar, é bem melhor aguardar.
Certo mesmo é o 16º Festival das Cataratas, que segue a todo vapor com seus preparativos. A tradicional Feira de Turismo e Negócios será realizada presencialmente nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, em Foz do Iguaçu. Assim como no ano passado, o evento deve seguir rigorosos protocolos de segurança sanitária para garantir a segurança e bem-estar dos participantes. No espaço, o público poderá conferir o que há de melhor em produtos e serviços nos diversos segmentos do turismo. O Festival das Cataratas acontece após a Feira da ABAV, do Brazil Travel Market, maior feira de turismo do Norte e Nordeste do Brasil, em Fortaleza e após o Festuris em Gramado que não teve nenhuma interrupção, mesmo com a Covid.
VIAGENS SEM RESTRIÇÕES
Enquanto isso, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) pediu aos estados que sigam as novas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre viagens internacionais, que recomendam uma “abordagem baseada no risco” para a adoção de medidas relacionadas à Covid-19 e viagens internacionais. Especificamente, a OMS recomendou que os governos não exijam comprovante de vacinação como condição obrigatória para entrada ou saída do país; relaxamento das medidas de teste e/ou quarentena para viajantes que estiverem totalmente vacinados ou que tiveram Covid-19 confirmada nos últimos seis meses e que estejam recuperados; e que garantam métodos alternativos para indivíduos não vacinados por meio de testes para que possam fazer viagens internacionais.
“Essas recomendações sensatas baseadas no risco da OMS, se forem seguidas pelos Estados, permitirão a retomada das viagens aéreas internacionais, minimizando a chance de importação da Covid-19. Conforme a OMS observou – e os dados de teste mais recentes do Reino Unido confirmam – os viajantes internacionais não são um grupo de alto risco para a Covid-19. Já passou da hora de os governos incorporarem dados ao processo de tomada de decisão baseado em risco para reabrir as fronteiras”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.
BRASIL & FRANÇA
A Air France retomou o voo diário da entre São Paulo (GRU) e Paris (CDG) a bordo do A350-900. Atualmente com cinco frequências semanais, a aérea aumentará em aproximadamente 30% a oferta de assentos na ligação entre as capitais, chegando a 4,5 mil por semana. “A Air France-KLM está gradualmente e cuidadosamente reforçando as operações no Brasil, onde nunca deixou de voar. Esta retomada da Air France no Aeroporto de Guarulhos é um passo importante para a companhia, pois demonstra a nossa confiança no mercado brasileiro e a oportunidade de levar ainda mais brasileiros à Europa, na medida em que o continente começa a reavaliar as restrições de circulação. O Grupo Air France-KLM contará com 22 frequências semanais ligando o Brasil à Europa. Serão 14 voos semanais com destino a Paris (CDG) e Amsterdã (AMS) partindo de São Paulo (GRU) e oito voos semanais com destino a Paris (CDG) e Amsterdã (MAS) a partir do Rio de Janeiro (GIG).
DIA DO HOTELEIRO
Segue a todo vapor os preparativos para as comemorações ao Dia do Hoteleiro que neste ano, será realizado no Hotel Majestic, em Florianópolis, no dia 09 de novembro, a partir das 15h30. As inscrições já estão disponíveis no link do site da entidade. Os meios de hospedagem associados à ABIH-SC têm acesso gratuito. Já os fornecedores ou profissionais interessados em participar do evento devem adquirir o ingresso no valor de R$ 110,00. Todos os participantes deverão levar também 1kg de alimento não perecível ou optar por doação em dinheiro no dia do evento. Este será o primeiro evento presencial a ser realizado pela ABIH-SC desde o início da pandemia e pretende ser o “start” de uma série de atividades programadas para 2022, entre elas o tradicional Encatho & Exprotel. Para as empresas interessadas em apresentar seus produtos e serviços aos profissionais do setor, e realizar negócios de forma direta e rápida com os proprietários e governantas dos meios de hospedagem de diversas regiões de Santa Catarina, a ABIH-SC conta ainda com alguns espaços para a rodada de negócios. Solicite uma proposta através do e-mail comercial@abih-sc.com. br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7659.
CONECTION EXPERIENCE
Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Connection. O evento ocorrerá em Canela, de 9 a 10 de setembro e serão apresentadas as perspectivas de futuro e as tendências para o turismo de natureza, o turismo rural e a gastronomia - segmentos promissores em todo o planeta e que se destacam pelas suas grandiosas potencialidades no Brasil. O painel sobre Natureza, Diversidade e Turismo terá uma conexão entre Brasil e Costa Rica. No destino internacional, a palestrante será Ana Báez e como representante brasileiro, o CEO do Grupo Cataratas, Pablo Mórbis, irá participar. Outro tema debatido será o Turismo Rural: Experiências Autênticas e o Mercado 4.0 que terá como painelista o gaúcho Renato Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura e proprietário do Azeite Vila do Segredo, em Caçapava do Sul. A conexão com o Chile será com Dalma Diaz, que abordará o Turismo do Vinho e a Experiência Enogastronômica.
O Connection Experience acontece de 9 a 10 de setembro - no mês em que se comemora a Revolução Farroupilha para os gaúchos. Essa será mais uma experiência vivida, já que as palestras ocorrerão no Garfo e Bombacha - espaço temático referência na gastronomia cultural e possui um acervo que conta parte da história do povo gaúcho. O evento é apresentado pela Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, conta com o patrocínio de Sicredi e Garfo e Bombacha, a transportadora terrestre oficial é a Brocker Turismo e a bebida oficial do evento é da Vitivinícola Jolimont. Mais informações e toda a programação do Connection Experience você encontra no site www.festurisgramado.com/connection.
CANAL DE TRANSPARÊNCIA ABRACORP
Já está no ar a nova janela comunicacional da entidade: www.abracorp.org.br/ transparencia. Plataforma do Canal de Transparência fora lançada no início de 2020. Porém, com o advento da pandemia, teve a continuidade interrompida. Na expectativa do retorno de viagens corporativas, a direção da Abracorp revisou o projeto e, também, internalizou o processo. No entanto, a essência continua a mesma, assim como a confidencialidade dos relatos. Seguem em voga o código de conduta; os princípios de valor do associado; os guias de melhores práticas do cliente e do fornecedor. Referidos documentos também serão revisados nos próximos meses. A Abracorp acredita, veementemente, que o canal pode ajudar a fortalecer o ambiente de governança e transparência nas atividades da entidade e também de seus associados.
BI ABRACORP
Na sequência ao planejamento estratégico da entidade, a diretoria executiva criou o GT BI Abracorp. O Grupo de Trabalho, formado em colaboração com os associados, visa ao desenvolvimento contínuo da plataforma, que hoje se encontra num estágio bastante consolidado. Os dados produzidos pelo BI Abracorp são muito utilizados pelo associado, que pode fazer benchmarking completo ao analisar como ele performa, em termos de tarifas médias para os segmentos aéreo, hoteleiro e de locação. Além da referência para o setor propriamente dito, os dados da Abracorp são muito requisitados por analistas econômico-financeiros. Por isso é que se busca, agora, numa versão 2.0, maior detalhamento e riqueza nas informações. “São análises muito ricas, que permitem que o associado e os nossos parceiros apoiadores possam avaliar suas performances. O importante é que são métricas reais, do dia-a-dia – e não estimativas. E isso enriquece, sobremaneira, as informações”, afirma Gervasio Tanabe, presidente executivo da Abracorp.
FLÁVIA GARCIA - BELLA DA SEMANA
Muito frio por aí? A maravilhosa Flávia Garcia vem aí para deixar você quente nesse inverno! Qual parte do corpo da Flávia Garcia você gosta mais? Da boca ou bumbum? Ela está em dúvida e precisa da sua ajuda para decidir! Aproveite a segunda parte do ensaio nu com a loira para desfrutar do corpo escultural dessa estudante de psicologia extremamente gostosa. Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Flávia Garcia entrou o ar nesta quarta-feira (21).
Leia ainda: Ministério do Turismo lança campanha pelo Turismo de Natureza
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Preparem-se, vem aí intensa massa polar que derrubará as temperaturas
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Peregrino, barco algum jogado pelo destino a mar turbulento e sem bússola
Viajar ou encontrar o amor da sua vida, eis a questão; mas não para a maioria
Sul e Nordeste do Brasil lideram como principais destinos de férias
Turismo ecológico e sustentável é a primeira opção dos brasileiros
Brazil Travel Market – A integração do setor de viagens e turismo