MOTIVOS PARA CELEBRAR
Neste mês de maio, comemoramos o Dia Nacional do Turismo, e, finalmente, podemos dizer que estamos de fato comemorando a data. Pela primeira vez, em dois anos, temos motivos para celebrar. Ao longo desse período de pandemia, fomos resilientes, mesmo com uma mídia nefasta que focava na tragédia nos bombardeando diuturnamente com notícias avassaladoras. Nada de positivo vinha dessa mesma imprensa. Todavia, seguimos acreditando sempre num novo amanhã que finalmente chegou.
Recentemente, dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP) mostraram que o setor de turismo alcançou um faturamento total de R$ 869 milhões no último mês de março, número apenas 2% inferior ao registrado no mesmo mês de 2019 (R$ 890 milhões). Esses dados evidenciam o quanto todo o trade turístico foi resiliente e se manteve firme mesmo diante de tantas adversidades para que, em breve, pudéssemos retomar as perspectivas de recuperação. As boas notícias do turismo não param por aí. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Atividades Turísticas no país acumula um aumento de 29% no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021.
Os destaques são os setores de transporte aéreo de passageiros, hotéis, locação de automóveis, restaurantes e transporte rodoviário coletivo de passageiros. No último domingo (8), o Dia Nacional do Turismo, também comemoramos o Dia das Mães. E a movimentação nos setores de bares e restaurantes foi de 40% de aumento em todo o país, se comparada ao ano passado, voltando então aos níveis pré-pandemia. Este resultado é atribuído à força que o setor teve para se reinventar e a fatores como o fim de restrições devido à Covid-19, a partir do avanço da vacinação, importante papel do governo federal, que também merece aplausos.
Segundo o Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, o setor de turismo também é responsável por gerar 150 mil empregos em fevereiro. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), metade de todas as vagas são com carteira assinada. O turismo doméstico começou a compensar as perdas na pandemia – uma conta negativa de R$ 485 bilhões, de acordo com a CNC. Fato é que os números já se assemelham aos níveis pré-pandemia.
"E, com a saudade que todos os brasileiros estão de viajar, passear com a família e experienciar novos momentos, com certeza avançaremos ainda mais nesses números. O meu compromisso é com o Brasil, com todo o setor turístico e de alimentação. Nós não soltamos nossas mãos nas horas de perdas, quedas e lutas e, agora, no recomeço, nos manteremos de mãos dadas, firmes e fortes. Dias melhores chegaram e o sol brilhou no fim da tempestade. Afinal, não é à toa que o turismo é consolidado como um dos principais setores econômicos brasileiros. Nós somos gigantes e, assim como em qualquer outra adversidade, saímos mais fortalecidos ainda", conclui Sampaio.
TURISMO DE LUXO
Outro grande exemplo desse novo amanhã foi a ILTM (International Luxury Travel Market) Latin America 2022, realizada ente os dias 3 a 6 de maio, em São Paulo, promoveu mais de 25 mil encontros individuais entre marcas e propriedades globais de viagens de luxo e lifestyle com agentes de viagens. O tamanho, a presença de grandes players e o otimismo desta edição comprovaram a importância dos encontros ao vivo e do próprio evento como um catalisador para novas conexões de negócios. Com mais do que o dobro do tamanho do ano passado, a ILTM Latin America reuniu 290 compradores de 28 cidades de nove países – 20% latinos e 80% brasileiros -, com 275 empresas expositoras de 40 países, 30% estavam presentes pela primeira vez. O evento recebeu novas inaugurações de todo o mundo, incluindo o Hotel La Palma Capri e Thompson Madrid, além de luxo brasileiro, propriedades em destinos exóticos, incluindo as Maldivas e do outro lado do mundo, as ilhas de Anguilla e St Barts.
O diretor da ILTM Latin America, Simon Mayle, comentou sobre o sucesso do evento: “Os latino-americanos e, especialmente, os brasileiros, estão abraçando o retorno das viagens como nenhuma outra nação tem feito. Com o papel do agente de viagens mais importante do que nunca no mundo atual do turismo de luxo, a ILTM Latin America tem sido um grande catalisador para profissionais e marcas construírem e renovarem relacionamentos gratificantes. Mostramos muitas inaugurações, modernizações e novidades para acompanhar de todos os quatro cantos do mundo.” Os agentes convidados para participarem da ILTM Latin America reforçam a importância das reuniões individuais. A ILTM agora aguarda suas próximas edições: ILTM Asia Pacific em Cingapura, de 5 a 8 de setembro e ILTM North America em Mayakoba, México, de 19 a 22 de setembro de 2022.
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
De fato grande exemplo não faltam, tanto que o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, Maravilha da Natureza, apresentou recuperação de 57% da visitação no primeiro quadrimestre de 2022. De 1º de janeiro a 30 de abril, o parque recebeu 390.073 pessoas, contra 676.386 visitantes no mesmo período de 2019, quando a unidade de conservação registrou sua melhor marca de visitação turística de todos os tempos. Já no comparativo isolado do mês de abril, a recuperação é ainda mais significativa. Durante os 30 dias, o atrativo natural recebeu 111.127 visitantes, que aponta para uma recuperação de 76% no comparativo com o mesmo mês do ano de 2019, quando 145.193 pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu.
Além disso, Abril também simboliza a recuperação da atratividade internacional do Patrimônio Mundial Natural. No mês, o parque registrou a presença de representantes de 93 países, contra 121 em abril de 2019. É a melhor mostra estrangeira desde a reabertura da unidade de conservação, em agosto de 2020, após medidas sanitárias por conta do coronavírus. Vale informar que o Parque Nacional do Iguaçu é aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. Sábados e domingos, das 8h30 às 16h. Para visitar a unidade é preciso adquirir o ingresso pelo site oficial, exclusivamente on-line com escolha do dia e horário para o passeio. Os ingressos são limitados. É preciso realizar a compra antecipada para garantir a entrada.
EXPO TURISMO ABAV-PR
Nesse mesmo embalo, as primeiras caravanas de agentes de viagens para a Expo Turismo Paraná, evento oficial da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) estão confirmadas. Serão quatro roteiros saindo de São Paulo, norte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com trechos aéreos e rodoviários. Diferente de outros anos, desta vez a Associação selou uma parceria com as operadoras de turismo. A primeira delas é a BWT Operadora, que está organizando os agentes de viagens interessados em participar do evento. As cidades de origem das caravanas da BWT neste ano são Londrina e Maringá (PR); São Paulo (capital); Joinville e Balneário Camboriú (SC); Campinas (SP) e região e Porto Alegre (RS).
A iniciativa inclui transporte da cidade de origem para Curitiba e para o local do evento, hospedagens e passeios. Sem dúvidas, um evento para ser bem-sucedido tem que ter bons produtos, bons expositores, bom público além de, evidentemente da mídia especializada que divulga e promove o evento, antes, durante e depois, garantindo ao evento a presença do trade, isto é, de um público qualificado para a Feira, um público que está interessado em fazer negócios e que já são bons clientes e bons parceiros do turismo. Vale lembrar que cada caravana tem uma taxa de participação, que varia conforme a cidade de origem de Curitiba. Os valores de cada roteiro estão disponíveis no formulário de inscrição, junto com o roteiro, no https://linktr.ee/expoturismoparana. A Expo Turismo Paraná acontecerá entre os dias 8 e 9 de junho, na Expo Unimed Curitiba.
AGÊNCIAS DE VIAGENS
Com uma recuperação de 37,6% sobre os resultados de 2020, as agências filiadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) fecharam 2021 com faturamento de R$ 19,261 bilhões. Pesquisa aplicada no mês de abril com 2.176 agências associadas apontou como característica comum na distribuição da demanda ao longo de 2021, e do primeiro trimestre de 2022, que as viagens domésticas seguem liderando a retomada do turismo. Para 39,1% dos respondentes, as viagens domésticas representaram 60% das vendas, ante 40% das internacionais, e para 29,2% desse mesmo universo o nacional dominou em 100% a movimentação. A média, que já foi mais desproporcional no período crítico da pandemia, demonstra que a reabertura gradativa das fronteiras e a flexibilização dos protocolos sanitários já estimularam a recuperação do internacional, e há projeções otimistas para a temporada de julho, em especial para os destinos de neve da América do Sul, e os parques temáticos nos Estados Unidos, que ganham a atenção das famílias nessa época do ano com tempo maior para viagens mais longas.
Entre os destinos internacionais mais procurados no ano passado, Portugal, França, Itália, Espanha e Grécia, na Europa, Estados Unidos, Argentina, Chile e o Caribe foram os mais apontados na pesquisa, resultado que se manteve muito semelhante à demanda dos três primeiros meses do ano, acrescido do México. Já no turismo doméstico não houve surpresas e o Nordeste foi líder de vendas em 2021, tendo como principais destinos Fortaleza, Maceió, Natal, Recife, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha. Gramado, no Rio Grande do Sul, além do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia também foram destacados na pesquisa. No recorte específico dos três primeiros meses de 2022 os mais citados foram São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Gramado, Fortaleza, Maceió, Porto de Galinhas e Salvador.
TRÁFEGO AÉREO
Por sua vez, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou os dados sobre o tráfego de passageiros de março de 2022. Segundo o relatório, continua a recuperação das viagens aéreas. Segundo a IATA, a demanda total por viagens aéreas (medida em passageiro pagante-quilômetro ou RPKs) subiu 76,0% em março de 2022 em relação a março de 2021. Embora tenha sido inferior ao aumento de 115,9% na demanda de fevereiro em relação ao ano anterior, os volumes em março foram os mais próximos dos níveis pré-pandemia de 2019, 41% abaixo do valor registrado em março de 2019. Os RPKs internacionais aumentaram 285,3% em relação a março de 2021, acima do aumento de 259,2% registrado em fevereiro de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior. A maioria das regiões melhorou seu desempenho em relação ao mês anterior, com as transportadoras da Europa liderando neste aspecto em março de 2022.
3ª EDIÇÃO DO INOVATUR
Serão investidos mais de R$ 1 milhão e 300 mil em projetos inovadores na área de turismo. Segue até o dia 19 de maio o período de inscrição para o programa de incentivo a projetos inovadores na área de turismo em Santa Catarina, o Inovatur. O programa, realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e com o apoio da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), vai investir R$ 1.300.000,00 em recursos diretos para até 13 projetos de todas as regiões turísticas do Estado. Cada proposta selecionada poderá receber até R$ 100 mil. Serão destinados R$ 1 milhão da Santur e R$ 300 mil da Fapesc. O edital com todas as informações e o link para inscrição estão disponíveis em www.fapesc.sc.gov.br.
“O Inovatur visa estimular a criação de novos negócios e incentivar startups do setor de turismo. Além do aporte financeiro, cada projeto selecionado vai participar de mentorias individuais, workshops temáticos, rodadas de negócios regionais e visitas técnicas. O programa se tornou uma referência no Brasil no desenvolvimento do turismo e a cada nova etapa amplia o total de investimentos e propostas beneficiadas”, destaca o presidente da Santur, Henrique Maciel. Nesta edição será permitida a participação de até 30% de interessados de outros estados e países, desde que o proponente constitua empresa com CNPJ e sede em Santa Catarina.
Essa é para quem quer curtir Ushuaia de bike em sua altíssima temporada de inverno, cuja neve já é abundante por lá. Super bikes especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucesso. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a partir de julho haverá uma verdadeira invasão de brasileiros a Ushuaia, cuja estação/temporada de esqui/esportes de inverno só termina em outubro. Clique aqui e faça sua reserva.
VIAJAR, ESTUDAR E TRABALHAR EM ANDORRA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasilfor aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
Leia ainda: Argentina se posiciona como referência de turismo na América Latina
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
BNT Mercosul une turismo de negócios e lazer em Santa Catarina
Em fevereiro alta no turismo faturou mais de R$ 13 bilhões
Turismo – Brasil tem grande potencial para se tornar um dos maiores mercados do mundo
A indiferença parece ser uma marca, uma grife de nosso tempo apressado
Senado decidirá se despacho de bagagens voltará a ser gratuito