TURISMO & AVENTURA
O Brasil é o melhor destino turístico de aventura do mundo. Em relatório da US News & World Report - uma empresa de mídia americana que publica notícias, conselhos ao consumidor, classificações e análises - o Brasil ficou à frente de países como Nova Zelândia, Austrália e Costa Rica, no quesito de melhor destino para o turismo de aventura do mundo. A posição evidencia o trabalho que o trade turístico nacional vem desempenhando para o segmento. Grande exemplo disso são os destinos catarinenses, começando pelo ecoturismo e turismo rural, onde o hóspede pode desfrutar de rapel, corredeiras, circuitos ciclísticos, balonismo, surf, canoagem, parapente ... Santa Catarina realmente é um verdadeiro Éden.
Cabe ressaltar, que o segmento de turismo de aventura representa receitas de mais de US$ 600 bilhões por ano globalmente. O Governo do Panamá, irá sediar a conferência regional mais importante: "Adventure Next 2023", juntamente com a Adventure Travel and Trade Association (ATTA), a associação das maiores empresas de turismo de aventura do mundo. O anúncio foi feito durante a conferência anual Adventure Elevate 2022, que aconteceu em Oregon, Estados Unidos, onde a ATP apresentou sua proposta de turismo para mais de 250 empresas de turismo. Adventure Next reúne líderes, profissionais de ecoturismo e tomadores de decisão que moldam o setor de ecoturismo e turismo de aventura, incluindo operadores e agências de turismo.
Além do Turismo Rural e Ecológico, já consolidados, o Turismo Sustentável é uma tendência que está, cada vez mais, sendo considerada pelos viajantes e sendo colocado em prática pela hotelaria. O seu conceito, definido pela OMT (Organização Mundial de Turismo), é aquele que atende às necessidades dos turistas e também das regiões que os recebem. Neste sentido, o segmento tem buscado promover o desenvolvimento econômico e social local, enquanto conserva os recursos naturais e mantém a integridade cultural da população, garantindo a manutenção da paisagem no longo prazo e distribuindo os benefícios do turismo para todos. Essa sustentabilidade é outro grande exemplo do Boqueirão Hotel Fazenda, em Lages/SC, que possui, além de tudo, até sua energia elétrica que é 100% solar. A era do ESG (Environmental, Social and Governance ou Meio-ambiente, Social e Governança, em português) chegou a todos os setores. Hoje, os turistas estão mais preocupados com os impactos da sua viagem ao meio ambiente e à população local. Portanto, adotar e incentivar ações sustentáveis deve fazer parte do plano de negócios. É importante conscientizar os hóspedes sobre essas ações, incentivando-os a participar do movimento com ações simples, como evitar a troca diária de toalhas, por exemplo.
RADAR DO TURISMO
Por sua vez, o MTUR - Coordenação-Geral de Dados e Informações da Secretaria Executiva elaborou e desenvolveu o Boletim Radar do Turismo, que visa atender os anseios dos gestores deste Ministério do Turismo, bem como dos gestores estaduais e municipais, empresários e demais envolvidos no setor de turismo, quanto à disponibilidade de dados atualizados para apoiar o processo decisório e a formulação de políticas públicas. A publicação, de periodicidade mensal, contempla uma grande gama de dados e informações acerca do ambiente econômico Brasil e Mundial que possuem correlação com o setor de turismo ou que possam impactar o referido setor. O Boletim está organizado em quatro seções que perpassam o panorama do setor de turismo, o ambiente econômico do Brasil, o ambiente econômico mundial, bem como informações sobre o setor de cultura. As seções e as informações dispostas ao longo do documento foram selecionadas a partir da possibilidade de atualização mensal, permitindo assim aos gestores e leitores do boletim a comparabilidade dos dados ao longo das edições. Confira o boletim AQUI.
Por sua vez, dados da terceira edição do relatório “Radar Resorts Brasil” revelam um crescimento de 15% na taxa de ocupação dos resorts brasileiros no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2020. De acordo com o estudo, o segmento chegou próximo da ocupação do período pré-pandemia mesmo com fatores como a Ômicron, por exemplo. Os dados representam cerca de 27 resorts que contabilizam 10.150 quartos. Para o vice-presidente financeiro da Resorts Brasil, Carlos Jacobina, os números traduzem também a preocupação dos turistas com os protocolos sanitários empregados. “De maneira geral os índices de reputação on-line dos Resorts estão satisfatórios. Pode-se observar que os clientes estão mais sensíveis ao nível de exigência aos padrões de limpeza implantados durante a pandemia”, disse.
Todavia, cabe ressaltar que, com a abertura das fronteiras e um leve alívio no câmbio, o mercado brasileiro passa novamente a competir com destinos e meios de hospedagem em todo o mundo. E se a natureza já nos oferece opções paradisíacas em território nacional, como as praias do Nordeste, a fauna e flora amazônicas ou as serras do Sul do país, é nos hotéis e pousadas que precisam concentrar. Muitas chegaram a ficar completamente fechados e perigosamente não se inovaram. Com às fronteiras fechadas e dólar em altas, o turismo no Brasil foi impulsionado pela impossibilidade de viajar ao exterior. Acostumados a se hospedar em ótimos hotéis, resorts, pousadas paradisíacas, os viajantes brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer mais de seu próprio país nos últimos dois anos. O resultado foi sentido em resorts, grandes redes e hotéis e pousadas boutique, de charme... que relataram um aumento no número de hóspedes nacionais.
A concorrência, contudo, voltou. Paris, Nova York, o Sudeste Asiático — todos estão novamente ao alcance dos brasileiros. E diante desse cenário, é preciso que a hospitalidade que já vinha investindo para atender às necessidades desse novo viajante (72% apostaram na melhoria de seu produto, ainda segundo a BLTA), dobre esses esforços. E não apenas para manter os turistas nacionais, como para atrair os estrangeiros. Um destino espetacular é caracterizado por muitas variáveis, que incluem suas instalações, as experiências oferecidas, a autenticidade e a interação com os hóspedes. Para chegarmos ao padrão global de atendimento, o foco deva estar em atualizar processos, serviços e a oferta de produtos, visando à inovação e ao que há de mais novo em termos de tendências ao redor do mundo.
Sem dúvidas, o hóspede busca um atendimento impecável. Serviços de quarto, concierge e check-in prático são essenciais. É preciso investir também no atendimento bilingue (português e inglês). Acima de tudo, a equipe deve estar afinada, pronta para fazer com que os hóspedes se sintam especiais tanto no contato diário quanto na resolução ágil de problemas. Assim, manter todo o staff do hotel bem treinado certamente é um diferencial. Isso requer investimento e acompanhamento constante da equipe, que deve estar atualizada sobre as novas demandas dos hóspedes e alinhada com a cultura do hotel. A regra é válida para colaboradores de todos os níveis e funções.
Além de encontrar uma equipe pronta para atendê-los, os viajantes buscam uma experiência personalizada. Aproveitar a disponibilidade de dados de suas estadias passadas ou enviar um pequeno questionário antes da hospedagem são boas maneiras de entender as necessidades de cada um e oferecer, por exemplo, itens especiais no frigobar ou equilibrar a frequência da interação com o staff a partir das preferências particulares. Oferecer experiências dentro e fora do meio de hospedagem, como serviços de spa, (não confunda com oferecer massagens) gastronomia e passeios exclusivos no entorno também são fundamentais. Os viajantes estão procurando destinos onde possam explorar a cultura e a biodiversidade de maneira sustentável. Há também uma crescente busca por experiências offline, priorizando o bem-estar e o descanso em detrimento de vivências ‘instagramáveis’. Mas mesmo assim, internet de altíssima qualidade é fundamental. Por mais que possa estar buscando a desconexão durante as férias, o hóspede é alguém familiarizado com as últimas tendências e inovações tecnológicas. E quer vê-las nos seus hotéis preferidos.
Tudo na estadia importa, mas é claro que as acomodações são a peça central desse pacote. Para se destacar entre a concorrência internacional, a hotelaria deve agregar valor à estadia. Investir na decoração, no enxoval e nos amenities faz com que tudo pareça pensado nos mínimos detalhes para agradar os hóspedes. Se você não investe em roupas de cama de qualidade, perfumadas e quartos com cheiro de mofo, principalmente aqueles que costumam ter banheiras no quarto, seu hóspede com certeza não irá voltar.
ZURICH AIPORT BRASIL
A Zurich Airport Brasil tem um novo CCO. Danilo Sesiki assumiu desde a última terça-feira, (5), a direção comercial dos aeroportos 100% operados pelo grupo no Brasil: Florianópolis, Vitória e Macaé. Sesiki irá atuar nas frentes de real estate, planejamento do mix de serviços com base nos conceitos e tendências de mercado, além ser responsável pela área de marketing e eventos dos aeroportos. O executivo possui 16 anos de experiência no desenvolvimento de novos negócios comerciais (mercado imobiliário e aeroportos) e passou por cidades como São Paulo, Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro. Seu último desafio profissional foi como gerente de Desenvolvimento Comercial do RIOgaleão.
GTA CAPACITA
O primeiro semestre da GTA - Global Travel Assistance terminou em ritmo de treinamento. Só no mês de junho, as capacitações presenciais da empresa mobilizaram mais de 200 agentes de viagem de diferentes cantos do país. Os eventos contaram com o apoio de dois dos mais destacados empreendimentos hoteleiros do interior paulista. O Hot Beach Resort Olímpia recebeu três treinamentos, para profissionais de Bauru, Marília e Presidente Prudente; ABC Paulista e Santos; e Norte do Paraná (Londrina, Maringá e Paranavaí). Já o Enjoy Solar Águas Park Resort foi palco de uma capacitação para turmas do Rio Janeiro e Triângulo Mineiro.
Ao longo de 2022, a GTA já promoveu oito baterias de qualificações, além de manter a agenda virtual da Academia GTA. “Com a retomada gradual e segura das atividades presenciais, intensificamos essa programação com a meta clara de superar a marca de 8 mil agentes capacitados em 2021. Mas acima de números está o nosso compromisso em levar mais conhecimento e informação para aprimorar a atividade turística no país”, reforça o presidente Celso Guelfi. A GTA - Global Travel Assistance é uma empresa de capital 100% nacional com mais 30 anos de operação no mercado de seguro viagem nacional e internacional. A central de operações reúne 3 mil colaboradores, 530 linhas telefônicas, 40 centros operacionais e 300 postos de coordenação com capacidade para responder mais de 95 mil chamadas. Com sede em São Paulo, a empresa atua com 22 representantes nas principais cidades brasileiras. A GTA detém o reconhecimento dos agentes de viagem como empresa referência em produtos e serviços. Por 13 anos consecutivos foi ganhadora do Prêmio Top Aviesp, na categoria Melhor Empresa de Seguro Viagem.
SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO
Salão São Paulo de Turismo traz mais de 100 destinos paulistas. Em sua 19ª. edição, o já tradicional Salão São Paulo de Turismo traz esse ano várias novidades para o público visitante. Quem visitar a feira poderá comprar pacotes com descontos promocionais. Serão mais de 100 destinos dentro do Estado de São Paulo, com ofertas que vão de pescaria, turismo rural e religioso a ecoturismo, entre outros. Dispostos em stands, os municípios trarão para o Salão São Paulo de Turismo seus atrativos turísticos, muitos totalmente desconhecidos do grande público. Contando com a presença de diversas entidades do setor do trade de turismo no evento, que tem entrada gratuita, será realizado em paralelo o 20º Congresso do Turismo Paulista, com cursos e palestras abertas ao público, levantando temas de grande importância para profissionais e estudantes da área. O credenciamento é gratuito e pode ser feito AQUI. Para saber mais sobre o evento acesse: https://bit.ly/3LadLHn.
WEBSÉRIE CIDADES CRIATIVAS
O ministro do Turismo, Carlos Brito, lançou a Websérie Cidades Criativas do Brasil, iniciativa inédita da Pasta que promove as 12 cidades brasileiras que integram a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco. Cada uma das cidades tem um episódio próprio dedicado a retratar os talentos criativos locais, por meio da arte, da gastronomia, do design, da música, do artesanato, das mídias e do cinema, percorrendo atrativos que utilizam a criatividade como plataforma de inovação e reinvenção de lugares. A Paraíba é o único estado brasileiro com duas representantes na Rede: João Pessoa, no segmento de artesanato e artes populares, e Campina Grande, incluída em 2021 no segmento Artes Midiáticas. Além das cidades paraibanas, são retratadas na Websérie: Recife (PE) e Salvador (BA), cidades criativas da Música; Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), no segmento do design; e Santos (SP), no campo do cinema. Prepare-se para embarcar em uma viagem surpreendente pelas Cidades Criativas do Brasil! O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do MTur no YouTube.
VIAJAR, ESTUDAR E TRABALHAR EM ANDORRA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
PEDALANDO EM USHUAIA
Essa é para quem quer curtir Ushuaia de bike em sua altíssima temporada de inverno, cuja neve já é abundante por lá. Super bikes especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucesso. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a partir de julho haverá uma verdadeira invasão de brasileiros a Ushuaia, cuja estação/temporada de esqui/esportes de inverno só termina em outubro. Clique aqui e faça sua reserva.
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Passagens aéreas – Gigantesco problema para a retomada do turismo
Parcerias codeshare entre Brasil e Argentina, irão lançar uma ponte aérea
Em uma sociedade que muito aparenta, nem sempre os sorrisos traduzem felicidade real
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável
Terceiro trimestre – Faturamento do turismo está próximo a pré-pandemia