ENCATHO & EXPROTEL 2022
Encerrou na última quinta-feira (28/07), a 33ª edição do maior encontro de hoteleiros do Sul do país. Foram três dias de muitas atividades, palestras, painéis, seminário, fórum e reuniões, além de uma ampla feira setorizada, que trouxe as informações mais atualizadas em produtos, serviços e ferramentas para a indústria do turismo e hotelaria. Ao todo, 3024 pessoas circularam pelo evento, vindas de 205 cidades, 15 estados e dois países. O evento, que teve como tema “Mercado
& Negócios”, cumpriu mais uma vez com seu objetivo. A ampla,programação contou com 40 especialistas que deram dicas, apresentaram,cases de sucesso e apresentaram ferramentas que possibilitam ao,empresário colocar em prática e já ver os resultados.
Reuniões do trade consolidam o Encatho & Exprotel como ponto de,encontro do trade catarinense. Ao todo, 15 reuniões, uniram,profissionais e empresários em torno de um objetivo comum: desenvolver,o turismo catarinense em todas suas esferas. A Exprotel proporcionou o,ambiente propício para um intenso networking, muitos negócios e,lançamentos de produtos. Primeiro evento presencial pós-pandemia, o,encontro mostrou que o mercado estava ávido por esse contato. Na primeira noite alguns expositores já comemoravam os primeiros,resultados e, ao fazer o balanço do evento a opinião foi unânime entre,50 expositores que representavam mais de 300 marcas: o melhor de todos os tempos!
Os elogios não foram poupados nem por quem participou como expositor,ou palestrante, nem por quem visitou a feira ou buscou qualificação nas palestras e capacitações. Ao longo dos dois dias o evento contou com uma intensa agenda de palestras, mas podemos afirmar que encerrar a edição com uma palestra focada em hospitalidade, ministrada pela“dama da hotelaria”, Chieko Aoki, foi o ponto alto de um evento que cuidou de todos os detalhes para que cada participante se sentisse
único.
ABAV SC COM NOVA SEDE
Com aprovação de toda diretoria, a Presidente da ABAV/SC Conceição Junckes, bateu o martelo e assinou o contrato. Dessa forma a entidade tem nova sede e moderna sede no charmoso e completo Bairro Pagani, na Palhoça, na Grande Florianópolis. A nova sede tem duas salas, sala de reuniões na cobertura e vista privilegiada de toda a região. O tamanho da nova sede supera as quatro salas da antiga sede. Além disso conta com duas vagas de garagem e de fácil acesso. A sede fica de frente
para o Shopping Via Catarina.
E se uma referência em hospitalidade fechou com chave de ouro o evento. Uma especialista em turismo de experiência abriu a programação do último dia de evento. O turismo de experiência é um nicho diferenciado e mais elaborado, diferente do turismo tradicional, por ter como ator principal o próprio turista. Ele explora mais o lado individualizado, a memória afetiva e a busca por sensações. O turismo de experiência tem por objetivo estimular o envolvimento com as comunidades locais, o aprendizado de novas técnicas de arte, por meio da exploração dos sentidos, nas práticas gastronômica, na realização de esportes e aventuras, ao conhecer e brincar com folclore local e as práticas religiosas comuns da região.
SUSTENTABILIDADE
Para ser referência na prestação de serviços de hotelaria, o hotel precisa ter consciência ambiental, definir políticas sustentáveis que levem à preservação do meio ambiente a exemplo do Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo, cujo CEO, Rogerio Silveira, foi um dos grande homenageados da 33ª Edição do Encatho & Exprotel.Segundo Rogerio, "Entender as necessidades e expectativas dos hóspedes tem papel fundamental na gestão do negócio e, obviamente, nos resultados. Saber como ele escolhe e planeja suas viagens, como gosta de ser recepcionado, o que deseja ter no quarto, o que gosta de comer, sustentabilidade, preservação do meio ambiente, cuidado muito além do carinho e respeito pelos animais são informações essenciais que devemos saber e que devemos informar ao nosso hóspede, a fim de ele entenda que nós temos como prioridade todos esses detalhes fundamentais", afirma.
Com base nessa premissa, Edson Ziolkowisky, CEO do majestoso Hotel Renar em Fraiburgo, a nossa Terra da Maçã, no Vale dos Imigrantes de Santa Catarina, comenta que: "As principais estratégias e ações em cada etapa da jornada do hóspede, desde a escolha do destino, passando pela hospedagem, como trazer o hóspede novamente para seu meio de hospedagem, reduzindo o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) e aumentando o ticket médio com estratégias durante toda a jornada, especialmente após ele ter a primeira experiência é simplesmente fundamental. Ainda segundo ele, “O hoteleiro deve olhar para cada etapa da jornada do hóspede de forma pontual, e ter em mente que uma avaliação seja positiva ou negativa, vai impactar diretamente sua venda”, explicou o executivo.
PRATAS THERMAS RESORT & CONVENTION
Já Fabio Sousa, CEO do Pratas Thermas Resort & Convention, afirmou que o hoteleiro deve olhar para seu hóspede e se importar de verdade com ele, levando experiências, se relacionando de forma humanizada para que ele volte. Segundo Fábio, com cerca de 80% dos estabelecimentos fechados durante a pandemia, o setor hoteleiro foi duramente castigado por essa crise sanitária. Muitos estabelecimentos sucumbiram ao peso da receita zerada e continuidade de custos que não foram zerados ou proporcionalmente reduzidos durante o período. Aqueles que sobreviveram, depararam-se com sérias dificuldades para equilibrar seus caixas. Pensando nessa situação, foi criado em 2021 o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), que tem como finalidade propiciar a compensação do setor de eventos, bastante castigado pelos impactos negativos da pandemia do Covid 19.
Para Wirto Shaeffert, CEO do Urubici Park Hotel, na Serra Catarinense, “De todas os setores da economia, o de eventos foi o mais impactado durante a pandemia. Foi o primeiro a parar e o último a voltar, e isso trouxe sérios danos. Para ajudar o segmento, precisamos de muita divulgação desse programa, coisa que o Encatho está fazendo magistralmente”. Ele também salientou a importância das entidades setoriais se envolverem no processo. “São elas que poderão levar pleitos setoriais tributários para as autoridades”, desde que estejam incluídas nas atividades empresariais previstas na lei de criação do PERSE. Para Wirto, em qualquer tipo de negócio, conhecer bem os indicadores é fundamental para sua sobrevivência.
Tão importante quanto ser notado, tornar seu negócio o mais rentável possível é atualmente sinônimo de sobrevivência num mercado cada vez mais competitivo. O hoteleiro deve obrigatoriamente acompanhar as novas tendências de consumo observadas pelos especialistas reunidos no congresso da HMAI – Hospitality Sales and Marketing Association. Sem dúvidas as pessoas buscam uma prestação de serviços cada vez mais rápida, uma comunicação mais transparente, e que além da sustentabilidade das empresas, pessoas buscam o bem estar. Então, é preciso avaliar o que os hotéis estão fazendo para entregar o que o hóspede espera.
Fica claro que em plena retomada do mercado, passou a ser vital para os estabelecimentos desenvolver uma estratégia global que inclua uma gestão de canais lucrativa, marketing digital e precificação que amplie sua demanda e lucratividade. É preciso uma definição audaciosa para que a empresa perdure com foco na sustentabilidade do seu negócio. Em um ambiente cada vez mais competitivo e um cliente totalmente informado, criar uma visibilidade positiva e engajadora, gerir bem seus canais e precificar de forma assertiva, serão grandes diferenciais. Olhem sempre para os números. Quem não tem dados, tem apenas uma opinião. Ao invés de focarem suas mídias em grandes veículos de comunicação pagando caro, cujas mídias não chegam, ao consumidor final, foquem em veículos que realmente levem a informações a esse consumidor e não ao trade.
LINHAS DE FINANCIAMENTOS
Durante o Encatho & Exprotel, Felipe Castro do Couto, gerente de planejamento do BRDE, explicou sobre a linha de financiamento, denominada Fungetur, destinada a empresas do setor de turismo sediadas na região sul e as principais características desse plano de financiamento. Ele também esclareceu para quais fins o financiamento pode ser utilizado, como: obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos turísticos e capital de giro associado, aquisição de equipamentos e capital de giro associado ou capital de giro isolado destinado a empreendimentos turísticos.
No mercado moderno, não cabe mais apenas ficar na frente do computador, esperando os orçamentos chegarem. As equipes comerciais precisam ir a campo, estudar o mercado, saber quais são os segmentos que estão se desenvolvendo e apresentando bom resultado estratégico, bem como, saber fazer esse mapeamento, conhecer quem são os decisores, os comitês que escolhem os eventos, esses destinos, que itens são avaliados para a busca e seleção dos hotéis. Sem dúvidas o setor de turismo ainda está vivendo o momento de se reinventar, porque as mudanças impostas ao setor foram brutais. A forma de se fazer eventos mudou, assim como o cliente também, com outras exigências, necessidades de outras alternativas. Ele também espera que seus parceiros lhe ajudem a superar esse momento. Ninguém vai conseguir sobreviver, repensar sua empresa se estiver sozinho.
FESTA COLONIAL DE CANELA
A Temporada de Inverno de Canela, que iniciou no último dia 17 de julho, encerrou com a Festa Colonial, neste último domingo, 31. Foi quase uma centena de shows artísticos, todos gratuitos, contemplando, principalmente, os artistas e grupos envolvidos com a cultura local, privilegiando os talentos canelenses e da região. A Festa Colonial, que nesta edição ocorreu na Praça João Corrêa, contou com embutidos, bolinhos de batata e aipim, pastéis de massa caseira, geleias, bebidas tradicionais como cachaça e chopp, além de pães e cucas fresquinhos, recém retirados dos fornos de barro, construídos especialmente para o evento. Os produtores rurais da cidade são responsáveis por tudo que está sendo comercializado. A Temporada de Inverno 2023 já tem data definida: 16 de junho, encerrando com a Festa Colonial, que ocorrerá de 14 a 30 de julho. A Festa Colonial é uma realização da Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Obras, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com apoio da Sicredi Pioneira – 120 anos e colaboração da Cervejaria Farol.
Ushuaia é um verdadeiro paraíso para os brasileiros onde cinco dias são poucos para desfrutar tanta neve, diversão, gastronomia e descer as pistas do Cerro castor. Seu aeroporto é considerado um dos 10 melhores do mundo devido seus equipamentos de auxílio ao voo. Pousa-se com qualquer tempo. Não é à toa que também é um dos destinos dos atletas que costumam correr nos lugares mais paradisíacos do mundo. É lá que acontece uma das provas do Mountain Do, que acontecerá no próximo dia 20 de Agosto, entre trilhas, bosques, montanha e muita neve. Clique no baner pois ainda existem lugares, poucos, mas ainda tem. Uma ótima dica é você ir de Buenos Aires a Ushuaia pela Flybond, que é Low Cost.
CILENE DEL FUEGO
Nasceu a irmã mais nova do já espetacular Cilene del Faro (Sereia do Farol). Trata-se do cinematográfico Cilene del Fuego (Sereia do Fogo), com toda Ushuaia e o Canal de Beagle aos seus pés. Essa é a minha nova casa em Ushuaia - Tierra del Fuego - Patagônia Fantástica Argentina. Bem no centro de Ushuaia, com tudo próximo ao seu redor, de supermercados a restaurantes e bistrôs. A cidade é VIP, o destino é VIP e o Cilene del Fuego não poderia ser outra coisa a não ser VIP. Reúne o que há de mais moderno em hotelaria. Sem dúvidas hoteleria de última geração em seus mínimos detalhes. A CEO Ana Lucia, diga-se de passagem, brasileira, carioca da gema, ha longos anos foi morar em Ushuaia e decidiu fincar bandeira. Portanto, essa é a segunda e mais novíssima casa dos brasileiros em Ushuaia. O Hotel está distante apenas 1,6km da Baía Encenada, praticamente ao lado do Museu Marítimo Penal e Antártica, do Museu Yamana e do Centro Esportivo Municipal.
Está cerca de 8km do magnífico Trem do Fim do Mundo, a 11 km do Parque Nacional Tierra del Fuego e a 20 km do Centro de Esqui Cerro Castor, o melhor da América Latina. Também muito pertinho do Aeroporto Internacional de Ushuaia - Ilhas Malvinas Argentinas e, da sua sacada você poderá observar os pousos e decolagens dos aviões. O Novíssimo empreendimento oferece quartos com ar-condicionado, piscina coberta, recepção 24 horas e Wi-Fi gratuito em todas as áreas. No total são 45 unidades, 14 apartamentos completos (inclusive cozinha) com dois quartos e 31 suítes com um quarto e um restaurante no piso térreo. Sua irmã mais velha, o Cilene del Faro, já provou no decorrer dos últimos 10 anos, ser o hotel preferido dos passageiros mais exigentes. Com taxas de ocupação que superam consistentemente a concorrência. Portanto, nós brasileiros temos duas e ótimas opções para curtir Ushuaia em todas as suas temporadas. Evidentemente que reservas com muitíssima antecedência.
PEDALANDO NA NEVE
Outra novidade/opção espetacular em Ushuaia em sua altíssima temporada de inverno, é pdalar em super bikes da Treck, especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucesso. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a invasão de brasileiros é grande, como sempre, naquele paradisíaco e icônico destino. Clique aqui e faça sua reserva.
NÃO USE CARTÃO DE CRÉDITO NA ARGENTINA
A regra mundial funciona assim. Se estou na Inglaterra, como com meu cartão de crédito, compro em libra no cambio oficial e, ao pagar, tal valor é divido pela nossa moeda no câmbio do dia. Pronto, pagamos aquilo que gastamos. Na França, EUA, Alemanha,... a mesma coisa, aliás, em qualquer lugar no mundo compramos na moeda local, NO CAMBIO OFICIAL e ao pagamos aqui o mesmo valor, talvez um pouco mais ou menos de acordo com a varição do câmbio, mais as taxas de giram em torno de 6,5%. Na Argentina devastada pelo peronismo, essa regra não vale. Lá você deveria comprar em pesos argentinos, só que não. Lá você compra num tal de Dólar Blue, uma moeda cara e, ao pagar aqui, você pagará no mínimo o dobro do valor que gastou lá. PORTANTO, JAMAIS USE TEU CARTÃO DE CRÉDITO na Argentina. Mais uma vez, duas compras deveriam ser em pesos argentinos, mas são em Dólar Blue. Enquanto o dólar oficial é negociado a 130 pesos, o Blue está sendo negociado no mercado paralelo com PEQUENO ACRÉSCIMO DE 160%. Alguém está lavando a égua de tanto ganhar dinheiro, é não é o comerciante.
A maravilhosa Gabriela Camargo está de volta com a última parte do ensaio nu para o Bella da Semana. A morena de beleza exótica está de volta com a última parte deste ensaio que já conquistou uma legião de fãs. Gabriela Camargo vem aí para nos deixar com sabor de quero mais… (já estamos pedindo bis)! Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Gabriela Camargo nua vai ao ar nesta quarta-feira (03). Não se contente com pouco e faça como 1 milhão de pessoas em 21 anos. Assine o Bella da Semana e veja tudo que você sempre desejou!
Leia ainda: Férias na Argentina tem forte demanda de brasileiros
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Bons ventos impulsionam o turismo nacional e internacional
Ministério do Turismo confirma números positivos no primeiro semestre
Férias de julho dão o tom e elevam a ocupação hoteleira no Brasil
Brasil tem terceiro resultado positivo consecutivo no turismo
Longa jornada humana nas trilhas insondáveis da evolução
O Brasil é o melhor destino turístico de aventura do mundo
Brasileiros estão buscado destinos tranquilos e seguros para viajar
Tantra uma filosofia comportamental, de princípios matriarcais, sensoriais e desrepressores
Passagens aéreas – Gigantesco problema para a retomada do turismo
Em uma sociedade que muito aparenta, nem sempre os sorrisos traduzem felicidade real