TURISMO NO BRASIL
Segundo dados do Fecomercio/SP, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o turismo nacional encerrou o primeiro semestre com faturamento de R$ 94 bilhões, alta de 33,5% em relação ao mesmo período de 2021. Todavia, segundo o mesmo estudo, para manter o fôlego, o turismo dependerá, cada vez mais, de novas compras, com preços bem mais elevados. Considerando a situação econômica do País, o Conselho de Turismo da FecomercioSP avalia que será difícil manter um crescimento robusto nos próximos meses – até porque a elevação dos custos, que atinge as empresas, dificulta promoções e descontos, os quais poderiam atrair novos consumidores.
No sexto mês do ano, o setor faturou R$ 16,4 bilhões, alta de 32,5% na comparação com igual período do ano passado. Todos os grupos analisados pelo levantamento da FecomercioSP apontaram crescimento. O destaque ficou por conta do setor aéreo, com faturamento de R$ 5,1 bilhões no mês – alta de 92,2% na comparação anual. Este desempenho superou em 5,2% o resultado de junho de 2019. Além da recuperação da demanda no pós-pandemia, o encarecimento das passagens também influenciou os números do segmento. Com os bilhetes aéreos mais caros, os consumidores têm considerado distâncias menores na hora de viajar. Por isso, o transporte rodoviário se tornou uma opção.
O “efeito de substituição” levou o segmento a crescer 15,5%, no contraponto anual. Outras atividades que também podem se beneficiar deste contexto são os hotéis mais próximos dos grandes centros. Também avaliado no levantamento, o grupo de alojamento e alimentação faturou R$ 4,6 bilhões – alta anual de 25,4% (o montante, porém, é 12% inferior ao registrado no pré-pandemia). Já o nível do faturamento das atividades relacionadas a locação de veículos, agências e operadoras, entre outros serviços de turismo, ficou 4% superior ao visto em junho de 2021. As demais altas registradas pelo levantamento foram observadas nas atividades culturais, recreativas e esportivas (17,1%) e no transporte aquaviário (11,6%).
Faturamento de R$ 987 milhões em viagens corporativas superam pré-pandemia. A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) divulgou os resultados relacionados ao mês de julho, com destaque para os R$ 987,69 milhões de faturamento, que superaram os níveis pré-pandemia em 1,86%, em relação a julho de 2019. Entre os itens analisados, o segmento aéreo obteve o maior volume de faturamento (R$ 644 milhões) embora com menor número de transações (-28%). Isso se deve ao perfil de viagens domésticas, que pode ter mudado um pouco, sendo que o aéreo deixou de ser a primeira opção.
O setor de viagens corporativas manteve seu ritmo de recuperação. Essa é a principal conclusão do estudo realizado mensalmente pela Abracorp, que avalia o desempenho de 11 setores que compõem esse mercado. No acumulado do ano, o faturamento foi de R$ 5,78 bilhões, ainda 11% abaixo de 2019, com R$ 6,53 bilhões, mas 226% acima do valor obtido em 2021, R$ 1,77 bilhão. Os resultados do mês confirmam a previsão da Abracorp de fechar o ano com faturamento 20% acima de 2019. No acumulado do ano, o faturamento foi de R$ 5,78 bilhões, 226% acima do valor obtido em 2021, R$ 1,77 bilhão.
O destaque em julho foi o segmento aéreo, que faturou R$ 644 milhões, 65% do total da receita do setor, acima 2,82% em relação ao valor obtido em julho de 2019. “Porém, se olharmos no número de transações, o mês de julho deste ano é inferior 28% em relação ao mesmo período de 2019. “Uma das formas de analisar esses dados é considerar que o perfil do viajante doméstico mudou um pouco”, avalia Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp. Conforme Tanabe, a ponte aérea, por exemplo, nos trechos Congonhas/Santos Dumont e Congonhas/Brasília registrou queda de 30% em bilhetes emitidos comparando julho deste ano com o mesmo mês de 2019. Os valores das tarifas, ao contrário, apresentarem aumento de 27%.
Outro destaque no perfil de viagens corporativas é o volume de vendas internacionais. “Embora a demanda esteja crescente, o viajante corporativo ainda não retomou o fluxo das viagens internacionais registradas em 2019, parte em função da alta do dólar”, diz Tanabe. O segmento hoteleiro, o segundo maior em faturamento dentre os 11 setores analisados pela Abracorp, aponta um faturamento igual em 2022 e 2019, no mesmo período de julho, com cerca de R$ 250 milhões. Algumas redes, entretanto, tiveram uma movimentação surpreendente. A hotelaria independente cresceu 1,6%, enquanto as redes reduziram vendas em 5,2%. Porém, também houve redução de 5 pontos percentuais na estadia média de até dois pernoites.
O setor de agências de viagens chegou a perder em torno de 50% dos empregos entre 2019 e 2021, em razão da retração das viagens corporativas. Em 2022, porém, na avaliação da Abracorp, já se espera uma recuperação dos empregos, que vêm sendo retomados desde o início deste ano. Um dos principais desafios pela frente, segundo Tanabe, é exatamente conseguir trazer esses trabalhadores de volta ao setor de viagens corporativas e alcançar o equilíbrio sustentável diante da alta dos custos na atividade. “A mão de obra das agências de viagens é especializada, especialmente no que se refere ao consultor. A tecnologia melhorou muito a usabilidade para o cliente, mas quanto maior a oferta na internet, mais confusa é a comparação de produtos e serviços, fazendo com que o conhecimento técnico do agente de viagens torne-se relevante”, diz Tanabe.
AGENTES DE VIAGENS
Na verdade, com tantas páginas fakes, ferfis falsos da rede hoteleiras nas mídias sociais, passagens aéreas com preços absurdamente baratos e promoções vantajosas, nunca a presença do agente de viagem foi tão importante quando pensamos em fazer uma viagem, principalmente de férias. Tanto que a agitação do mercado turístico desde o final de ano de 2021 gerou uma enorme expectativa para os novos rumos do turismo no Brasil e no mundo. Conforme o Anuário da Braztoa, divulgado em abril, a pesquisa do Painel de Especialistas da Organização Mundial do Turismo (OMT) de janeiro de 2022 indica que 61% dos profissionais de turismo esperam um desempenho melhor em 2022 do que em 2021.
A expectativa positiva da cadeia turística fica mais evidente, segundo mostram os números do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, o Cadastur. A plataforma atingiu a marca de 140.973 estabelecimentos e guias de turismo registrados. De acordo com o site do Ministério do Turismo, apenas nos primeiros quatro meses deste ano foram 4.419 novos cadastros. De fato há uma maior valorização do agente de viagens por parte dos clientes. Percebe-se claramente que os passageiros estão com medo, não só pela questão financeira, mas pela segurança e saúde, reconhecendo o papel do agente que é fundamental para uma viagem tranquila.Portanto, cuidado, busque uma agência e agentes de viagens comprometidos. E jamais, viagem sem seguro de viagem.
Conhecido tecnicamente como mercado MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions (Reuniões, Incentivo, Conferências e Exposições), o segmento de turismo de negócios e eventos compreende o deslocamento de pessoas com intuito profissional, seja para participar de reuniões, congressos, convenções, feiras, entre outros tipos de eventos comerciais e técnico-científicos. Pensar novas ideias que fortaleçam esse turismo é um dos objetivos da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) tanto pelas atividades turísticas quanto pela movimentação na hotelaria e alimentação fora do lar. Essas atividades são decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social são denominadas turismo de negócios.
Esta modalidade ganha cada vez mais espaço no Brasil e cresce com a constante globalização econômica, o avanço da tecnologia e o aperfeiçoamento dos meios de transporte nacionais e internacionais. Um levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) avalia que cerca de 25,3% dos turistas que visitam o país estão em busca de negócios. A pesquisa mostrou, ainda, que das empresas que trabalham com espaços para eventos, 76,80% são micro e pequenos negócios. Outro panorama importante foi o desenvolvimento do setor de turismo, que organiza e promove diversos eventos nacionais e internacionais para fomentar a economia do país. Festivais de música, festivais de gastronomia, feiras, workshops e convenções se destacam no setor de eventos.
Este setor movimenta, em média, por ano, R$ 300 bilhões, com mais de 6 milhões de profissionais envolvidos e 310 mil empresas atuando no mercado brasileiro. De acordo com o Ministério do Turismo, mais de 741 atrações estão previstas até o final do ano. “Quando você observa o cenário total, a maioria das pessoas viaja por lazer apenas durante as férias escolares ou em períodos quentes como o verão. Diante disso, o turismo de negócios e eventos é uma oportunidade para manter o equilíbrio entre a demanda e a oferta ao longo do ano todo. Independentemente das condições climáticas e períodos de férias, é possível realizar viagens com finalidades empresariais e manter, assim, a economia estimulada”, conclui Sampaio.
INTERCÂMBIO NA EUROPA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
PEDALANDO NA NEVE
Para quem foi, está ou irá para Ushuaia, a Tierra del Fuego, em qualquer época do ano, pedalar é um esporte fenomenal e com visuais cinematográficos em qualquer temporada. Pedalar, que já era bom, com a pandemia se tornou uma grande febre e a Ushuaia Extremo nos oferece super bikes especiais para quaisquer tipos de trajetos e todas as idades. De acordo com teu grupo ou solo, você apenas informa ao guia onde quer chegar. Eu fui do Valle dde Lobos até a Laguna Esmeralda, que está completamente congelada. Todavia, em altas temporadas é bom você fazer a sua reserva desde já porque a invasão de brasileiros é grande, como sempre, naquele paradisíaco e icônico destino. Clique aqui e faça sua reserva.
Nasceu a irmã mais nova do já espetacular Cilene del Faro (Sereia do Farol). Trata-se do cinematográfico Cilene del Fuego (Sereia do Fogo), com toda Ushuaia e o Canal de Beagle aos seus pés. Essa é a minha nova casa em Ushuaia - Tierra del Fuego - Patagônia Fantástica Argentina. Bem no centro de Ushuaia, com tudo próximo ao seu redor, de supermercados a restaurantes e bistrôs. A cidade é VIP, o destino é VIP e o Cilene del Fuego não poderia ser outra coisa a não ser VIP. Reúne o que há de mais moderno em hotelaria. Sem dúvidas hoteleria de última geração em seus mínimos detalhes. A CEO Ana Lucia, diga-se de passagem, brasileira, carioca da gema, ha longos anos foi morar em Ushuaia e decidiu fincar bandeira. Portanto, essa é a segunda e mais novíssima casa dos brasileiros em Ushuaia. O Hotel está distante apenas 1,6km da Baía Encenada, praticamente ao lado do Museu Marítimo Penal e Antártica, do Museu Yamana e do Centro Esportivo Municipal.
Está cerca de 8km do magnífico Trem do Fim do Mundo, a 11 km do Parque Nacional Tierra del Fuego e a 20 km do Centro de Esqui Cerro Castor, o melhor da América Latina. Também muito pertinho do Aeroporto Internacional de Ushuaia - Ilhas Malvinas Argentinas e, da sua sacada você poderá observar os pousos e decolagens dos aviões. O Novíssimo empreendimento oferece quartos com ar-condicionado, piscina coberta, recepção 24 horas e Wi-Fi gratuito em todas as áreas. No total são 45 unidades, 14 apartamentos completos (inclusive cozinha) com dois quartos e 31 suítes com um quarto e um restaurante no piso térreo. Sua irmã mais velha, o Cilene del Faro, já provou no decorrer dos últimos 10 anos, ser o hotel preferido dos passageiros mais exigentes. Com taxas de ocupação que superam consistentemente a concorrência. Portanto, nós brasileiros temos duas e ótimas opções para curtir Ushuaia em todas as suas temporadas. Evidentemente que reservas com muitíssima antecedência.
JETSMART
Para suprir a falta de conectividade dentro do próprio país e exterior, o Secretário Executivo do Instituto de Promoção Turística (INPROTUR), Ricardo Sosa, em evento realizado na Embaixada do Paraguai na Cidade de Buenos Aires, lançou o voo da companhia JetSMART, que conectará pela primeira vez Assunção com Buenos Aires. Durante a apresentação, destacou-se as vantagens e o potencial que a conexão entre ambos os destinos tem para o desenvolvimento do turismo. As vantagens são propostas, por sua vez, com relação ao sistema aéreo argentino. Cabe destacar que, em 2019, a chegada de turistas do Paraguai atingiu os 850 mil passageiros por ano, dentro dos quais, 650 mil fizeram por via terrestre e 89 mil por via aérea.
Durante o ano de 2022, a porcentagem se mantém parecida, enquanto 80% dos visitantes chegaram por terra e 10% de avião. O potencial que tem o crescimento por via aérea é visível, de fato, isto faz com que a JetSMART desenvolva novos voos para aproveitar precisamente esse potencial. A partir de 15 de novembro, a companhia aérea começará a voar com Airbus 320 configurados para 186 passageiros. No total, serão realizadas três frequências semanais (terças, quintas e sábados), com horário de partida às 6h30 da manhã de Ezeiza e chegada à capital paraguaia às 8h20, de onde empreenderá a volta às 9h10.
DEGUSTA CAMBORIÚ
Menus exclusivos e a chance de conhecer os detalhes e a riqueza da “origem ao prato”. Este será o Degusta Camboriú, um festival gastronômico que faz sua estreia em 2022 e receberá a comunidade de 2 a 25 de setembro para apresentar sabores e experiências do município em 15 estabelecimentos da cidade. O evento é resultado de um trabalho conjunto, planejado e bem executado para reunir o melhor da gastronomia local e servir de bandeja a todas as pessoas interessadas. Este evento promete movimentar a economia local e ser um grande atrativo para moradores e visitantes. O Degusta Camboriú vai fomentar a gastronomia local e contribuir para fortalecimento da cidade como destino turístico gastronômico.
Além dos 15 menus especiais, com valores de R$ 29, R$ 39 e R$ 59, oferecidos nos horários de atendimento dos locais participantes, haverá programação paralela e até presentes exclusivos. É que o evento foi planejado no sistema de circuito, em que o visitante que for conhecer cada três estabelecimentos, recebe um souvenir. Para esta estreia criou-se um prato de porcelana exclusivo, que certamente virará peça de colecionador, porque a intenção é retomar este festival a cada ano. A estreia do festival foi planejada com o apoio do renomado chef de cozinha William Aimar, que atua estudando os ingredientes locais e contribuindo no processo criativo dos pratos que serão apresentados. O Degusta Camboriú está sendo implementado através da parceria do governo municipal com consultoria técnica do Sebrae, utilizando a metodologia Cocriando Sabor e Saber – Modelagem de eventos cocriativos de gastronomia e produção local, para promoção de regiões turísticas.
Todos os produtos utilizados na composição do menu foram cultivados e produzidos em Camboriú. O festival conta com o Selo Origem SC, que fomenta o cultivo e a produção de insumos locais, contribuindo com os produtores e incentivando a economia da cidade. Nas redes sociais (Facebook e Instagram), constam todos os detalhes do evento. Há, inclusive, um mapa mostrando onde fica cada estabelecimento participante. Além da realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Degustas Camboriú tem o apoio do Sebrae e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e patrocínio do Sicredi.
ARTE NO PARQUE BETO CARRERO WORLD
Romero Britto estará no Brasil no dia 28 de agosto, domingo, por um motivo pra lá de especial! Ele irá inaugurar oficialmente a sua maior exposição de esculturas ao ar livre no Beto Carrero World, em Santa Catarina! Ao total, são 14 obras que possuem mais de 3 metros de altura e a exibição tá de pirar!! Impossível passar por elas sem fazer aquela foto especial. As obras desenhadas por Britto estão expostas na linda Praça de Eventos que foi toda reformada e projetada por um estúdio especializado em design de parques temáticos de Nova York. É uma verdadeira combinação de arte e diversão para todos os brasileiros! Além das obras, Romero Britto pintou um quadro exclusivo inspirado na foto icônica de Beto Carrero com seu leopardo que você encontra no memorial dentro do parque.
E outra obra inédita que será entregue oficialmente ao parque no dia 28 de agosto em um cerimonial logo pela manhã, às 08h30. Britto produziu também obras exclusivas como o letreiro do Beto Carrero World e a logo comemorativa dos 30 anos. E tem ainda produtos exclusivos do Beto Carrero World by Romero Britto pra levar pra casa de recordação! Romero Britto, o fundador do Happy Art Movement, se tornou um dos pintores mais premiados do mundo e é o artista plástico brasileiro mais prestigiado no exterior. Sua arte já foi requisitada por grandes empresas como Puma, Wilson, Bentley, Hublot, Pepsi, Mattel, Apple, Disney e foi até descrita pelo jornal “New York Times” como uma arte que “exala calor, alegria, otimismo e amor”. Britto é o artista mais licenciado na história e seu trabalho tem sido exibido em galerias e museus em mais de 100 países e seu trabalho esteve em exibição no conceituado Carrousel du Louvre, em Paris. Britto também é ativista de mais de 250 organizações de caridade em todo o mundo.
Leia ainda: Está cada dia mais complicado viajar de avião pelo Brasil e exterior
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Com a Floripa Airport, Florianópolis entra na rota internacional de voos
Os roteiros de agroturismo mostram caminhos surpreendentes de Gramado
Recorde de brasileiros presos na fronteira entre México e EUA
Massagem tântrica é perfeita para se conectar profundamente
Organização Mundial do Turismo destaca forte recuperação do turismo
A bênção do esclarecimento sobre a vida sobreleva qualquer herança
Hotel Fazenda Vale das Águas passa por completa renovação
Ville de France, um fantástico jardim francês em Urubici
Longa jornada humana nas trilhas insondáveis da evolução
Tantra uma filosofia comportamental, de princípios matriarcais, sensoriais e desrepressores
Em uma sociedade que muito aparenta, nem sempre os sorrisos traduzem felicidade real