Durante a realização do Summit Global 2022, encontro que é organizado pelo WTTC – Conselho Mundial de Viagens e Turismo, alguns dados chamaram a atenção positivamente sobre perspectivas para 2023. Entre eles, o destaque ficou para a contribuição do setor de Viagens e Turismo no PIB mundial, que deve alcançar o valor de US$ 9,6 bilhões, cifra equivalente com a identificada ao final de 2019, ano anterior a da instauração da pandemia do Coronavírus. O segmento hoteleiro deverá ser impactado por novidades e também pelas perspectivas de crescimento em 2023, como a do setor de turismo – que projeta aumento de 53,6% no movimento em comparação com 2022, de acordo com dados do Boletim da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), em dezembro.
RESORTS EM ALTA
O setor de turismo nacional tem ganhado força neste primeiro trimestre. Só no comparativo entre os meses de março deste ano e de 2021, houve aumento de 75% no Índice de Atividades Turísticas, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados pelo Ministério do Turismo (MTUR). Neste cenário, os resorts têm se destacado como um dos principais atrativos. Os motivos? Vão desde o desenvolvimento de programações esportivas, de lazer, relaxamento e até a oferta de serviços envolvendo tecnologia, gastronomia, coquetelaria, entre outras atividades, alinhadas aos atuais desejos e necessidades dos turistas, muitos deles potencializados nos últimos dois anos. Diante desta diversidade, quando o assunto é férias, este tipo de empreendimento está entre as primeiras opções de destino dos turistas. De fato, novos espaços têm sido explorados dentro da privilegiada e ampla área dos resorts, seja para um piquenique, uma degustação de queijos e vinhos ou um jantar exclusivo. Além disso, novas atividades e atrações foram criadas visando aproveitar os locais em meio à natureza, assim como estimular a interação entre as pessoas, aspectos que estiveram mais restritos na rotina durante a pandemia. Ao que tudo indica, estas deverão ser as tendências ao longo do ano em uma agenda que costuma ser bastante agitada, com a proximidade das férias de meio de ano e, no início do segundo semestre, os preparativos para dezembro e janeiro – a chamada alta temporada.
A programação esportiva, de lazer, entretenimento e gastronômica é algo essencial e rotineiro em todos os períodos do ano. É constante a busca por inovação na oferta de atividades para manter e atrair os hóspedes para o empreendimento. Cabe destacar, entretanto, que as preparações para os feriadões, além das tradicionais festas de Natal e Réveillon são momentos mais intensos e que envolvem mais energia no planejamento, organização e certa antecipação na divulgação do evento. Nestas datas, os hóspedes tendem a se programar com mais antecedência, em função de ser um período de altíssima demanda nos diversos destinos de lazer, muitas vezes, dependentes da nossa capenga e absurdamente demorada malha aérea. Apesar da agenda “tradicional” ainda pautar a maioria das ações do setor de turismo, os resorts têm vivenciado um cenário diferente e ganhado maior impulso e visibilidade também fora dos períodos de alta temporada, por conta da estrutura e comodidade. Entre os motivos estão a adesão do trabalho remoto por muitas empresas e às restrições de alguns destinos internacionais devido à pandemia.
Diante dos preços abusivos das passagens aéreas, nós brasileiros, estamos buscando descobrir o nosso país, dentro do nosso próprio estado ou estados vizinhos próximos, onde podemos chegar de carro ou de ônibus, onde a diversidade e a qualidade dos produtos existentes, nos permitem vivenciar aa experiência de trabalhar remotamente além de nos permitir um maior convívio com a natureza e com a diversidade cultural. Cabe ressaltar que para esses locais mais retirados, a conexão de qualidade e velocidade da WEB são fundamentais. Além do hóspede poder trabalhar, ele está fazendo propaganda de graça do seu empreendimento vias mídias sociais. Manter esse padrão de qualidade jamais será gasto, mas sim investimento.
Portanto, diante da nova realidade, a rede hoteleira deve se preparar para ampliar ainda mais o repertório de conveniências, principalmente, como forma de atender os hóspedes que buscam realizar variadas atividades sem a necessidade de deslocamento para outros lugares. O setor hoteleiro sempre foi conhecido como um prolongamento da nossa própria casa e por isso deve fornecer uma ampla oferta de lazer, entretenimento e gastronomia. O setor deve estar cada vez mais preparados para oferecer serviços e facilidades para o hóspede que deseja descansar, se divertir, se alimentar e trabalhar em um único empreendimento. Para quem quer desfrutar das vantagens da hospedagem em resorts, o Nordeste oferece o maior número de opções para este tipo de experiência, o que faz com que seja o principal destino dos brasileiros. A região concentra a maior parte da oferta de quartos, 52,7%; seguido pelo Sudeste, que representa 23,6% dos empreendimentos; e o Sul, 15,3%, segundo números recentes da JLL (consultoria imobiliária), apresentados na pesquisa Radar Resorts Brasil, que ainda mostram que o país conta com 125 resorts, somando 30.075 quartos.
SEM USO DE MÁSCARA
Esse cabide de empregos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma péssima piada de mal gosto. Bem antes do carnaval resolveu tornar obrigatório, de novo, o uso de máscaras faciais em aeroportos e aeronaves. Enquanto isso, o carnaval rolava solto, as multidões, em todos os rincões do Brasil sambavam, sem máscaras. Depois dessa imensa palhaçada e falta do que fazer, aprovou, por unanimidade, liberou embarcar sem máscaras. Segundo eles, use quem quiser. E depois, para reforçar a piada, diz que segue forte, vigilante e comprometida com sua nobre missão de proteger a saúde de todas as pessoas, adotando as ações necessárias nas situações de recrudescimento ou de arrefecimento da Covid-19. A medida de flexibilização do uso de máscaras está em consonância com orientações do Ministério da Saúde petralha, que liberou geral, e da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dentro do escopo legal de atuação da Agência em pontos de entrada do país.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), em nota, declarou que considera a medida positiva, tendo em vista o arrefecimento do número de casos e o alinhamento ao mercado internacional da aviação, mas destaca que outros pontos da decisão podem seguir gerando impactos operacionais para o setor aéreo, como a manutenção do desembarque por fileiras, que não resolve em nada, mas pelo menos e sem dúvidas, organiza os desembarques, uma vez que, anteriormente, quando o desembarque era liberado, o bagunça era geral, gente ficando em pé antes da hora, e os aloprados, fazendo de tudo para sair como se fossem tirar o pai da forca. Cabe lembrar quem as pessoas só usam a máscara quando chegam nos aeroportos. Além disso, o uso de máscara também não é adotado em outros países.
LUCROS DO FERIADÃO DE CARNAVAL
Sem dúvidas o brasileiro festejou esse feriarão de carnaval. Resultado de dois anos sem as festas de momo, sendo considerado um das maiores e melhores carnavais dos últimos tempos. Aqui em Florianópolis, praias lotadas e cidade cheia. Tradicionais destinos como Recife (PE) e o estado de Minas Gerais, por exemplo, registraram recordes de público e de movimentação econômica durante os dias de folia. Os números fazem parte de balanço divulgado pelo Ministério do Turismo. Na Bahia, foram cerca de 2,7 milhões de visitantes em todo o estado, sendo mais de um milhão em Salvador (BA), números acima do registrado na pré-pandemia, quando foram 2,3 milhões e 800 mil, respectivamente. Em Olinda (PE), o Carnaval reuniu mais de 3,9 milhões de pessoas durante os dias de folia, com um incremento de R$ 382 milhões na economia da cidade. Em São Luís (MA), mais de 2 milhões de pessoas aproveitaram a folia.
HOTELARIA
O setor hoteleiro também foi beneficiado com o período. Em João Pessoa (PB), a média de ocupação hoteleira superou os 90%. Em todo o estado da Bahia, no Rio de Janeiro e em Recife, a média foi igual ou superior aos 95% de ocupação. Quem também quase lotou sua rede hoteleira foi Olinda. A terra dos bonecos gigantes registrou taxa de 98%, segundo a prefeitura local. Já em São Luís (MA), o índice chegou a 80%. Toda a Serra Catarinense com seus Resorts Fazendas, pousadas, além dos tradicionais hotéis de águas termais no Vale das Águas e hotéis do Vale dos Imigrantes, que promoveram feriadões bem distantes da folia e juntos a exuberante natureza, que já estavam lotados semanas e até meses antes do carnaval. Uma grande parcela da população, a meu exemplo, queria em distância do oba-oba momesco.
EQUIPOTEL 2023
Falando nisso, a edição desse ano da Equipotel vai ser ainda mais especial. O mês de março é cheio de significado: a feira completa seus 60 anos de história, sendo uma das mais antigas do país. De 19 a 22 de setembro, além de oferecer uma exposição diversificada, vasta oferta de experiências e extensa programação de conteúdo, pretende-se comemorar essa trajetória. De acordo com dados do estudo Panorama da Hotelaria, que é realizado pela Hotel Invest e o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, existe uma perspectiva de expansão da oferta hoteleira no Brasil, com novas aberturas até o ano de 2026.
“Estamos prevendo em torno de 124 novos hotéis e mais de 18.800 novas unidades habitacionais. Em relação a 2023, a previsão de demanda para taxa de ocupação no Brasil é equivalente aos índices de pré-pandemia, por volta de 65%”, declara Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB. Com o “retorno” e a possibilidade dos turistas realizarem viagens, que estavam em planejamento desde o início de 2020, um dos principais pilares para conquistar novos hóspedes e clientes é a questão da hospitalidade. A hospitalidade é algo além de receber bem, de realizar um atendimento com boas práticas e ações.
Para o gerente da Equipotel, a maior feira de hospitalidade da América Latina, este assunto se tornou um diferencial atualmente. “Desde o shampoo e sabonetes pequenos, cremes dentais até os mimos doces, os hotéis estão atentos em tornar a jornada do hóspede cada vez melhor e mais completa. Não deixar faltar nada e ser lembrado para uma próxima oportunidade ou numa indicação. Ser hospitaleiro está no DNA do brasileiro e isso é percebido no turismo”. No Brasil, a classe econômica ou supereconômica e a faixa midscale são a maioria no pipeline das redes hoteleiras, com um total de quase 17 mil quartos, de acordo com o presidente do FOHB. Orlando ainda destaca que a expectativa de evolução da geração de receita será na casa de 15% para o ano que vem. CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE.
ABAV SC – NOVA SEDE
À Associação Brasileira de Agendes de Viagem em Santa Catarina (ABAV/SC), inaugurou sua nova sede nesta última quarta-feira, 01/03, em seu auditório no Edifício Duetto Office. Não ocasião foram apresentados aos associados e convidados presentes a nova estrutura física da entidade, sua nova sala e demais espaços disponíveis para atender aos interesses e necessidades do seu quadro associativo e executivo. Durante as mais de duas horas de evento, foram apresentados pela diretoria da ABAV-SC os resultados dos trabalhos realizados em 2022 e o plano de ações para 2023. A Presidente da ABAV-SC Maria Conceição Junckes, salientou as importantes conquistas construídas a várias mãos, possibilitando a atualização de todos os processos administrativos, financeiros e gerenciais da entidade, culminando com a mudança de sede que possibilita maior estrutura de trabalho com melhor mobilidade para atender ao seu quadro associativo.
Para expor as propostas, ações em curso e projetos entregues, a Vice Presidente de Eventos da ABAV-SC, Ná Menegari, detalhou todos os processos de gestão que a entidade vem entregando e planejando para seus associados, tais como as parcerias da ABAV-SC, os benefícios ao quadro associativo, as melhorias nos sistemas de comunicação e o processo de construção que a ABAV-SC passou, definindo sua missão e visão de futuro. A cerimônia ressaltou o atual momento vivenciado pela entidade e seus novos rumos, tal como, as parcerias estratégicas, que somadas aos esforços da diretoria da entidade, vem apresentando excelentes resultados, exemplificados pelo Guia Receptivo ABAV-SC, criado em parceria com o Sebrae Santa Catarina, representado ontem na cerimônia, por seu Analista Técnico, Alan David Claumann, que em sua fala, evidenciou que o sucesso do Guia, vem sendo copiado por diferentes players do mercado, reafirmando a boa receptividade do produto junto ao mercado.
SANTA CATARINA NA BTL LISBOA
Durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, feira internacional da área que reuniu nesta edição de 2023 mais de 1.400 expositores, à região de Balneário Camboriú e Santa Catarina tiveram presença marcada através da operadora de receptivo e Incoming Viagens Clube Turismo. A empresa que tem sede na Pérola do Atlântico Sul, foi a até a Capital Lusitana apresentar os roteiros integrados pelo estado de SC, assim como roteiros específicos para viagens de finalistas, como são chamadas as viagens de formatura para Balneário Camboriú. “Estamos muito contentes em poder participar da feira. Entendemos que está na hora de acompanhar outros destinos do Brasil que há anos se fazem presentes com apresentações e visitas a agências e operadoras específicas na venda do produto Brasil. A nossa diferença é que chegamos com produtos já formatados e precificados para que as empresas interessadas possam de maneira mais fácil comercializar os produtos turísticos da nossa região, e, esperamos num futuro próximo já contar com fretamentos a Florianópolis”, afirma Miguel Ignacio Fajardo, Diretor Executivo da Viagens Clube.
BELLA DA SEMANA – MARCIA BEIERSDORF
Márcia Beiersdorf está na janela esperando por você com a terceira e última parte do ensaio para o Bella da Semana. Acharam que já tinha acabado? Marcia Beiersdorf, nossa loira doce, perfeita e extremamente sensual está de volta com a terceira e última parte do ensaio nu (que fez a gente ficar com água na boca). A Personal Trainer do interior do Paraná, é sem dúvidas uma das modelos que mais marcaram o Bella da Semana nos últimos tempos. A Live inédita em 4K com cenas exclusivas e muito mais closes também irão estar disponível, para você ver TUDO nos mínimos detalhes. Atenção! O ensaio com Marcia Beiersdorf nua vai ao ar na quarta-feira (08). Faça parte do Bella da Semana e desfrute de momentos intensos com muito prazer! Assine agora clicando aqui.
Leia ainda: 2022 teve um faturamento de R$ 93,6 bilhões em viagens corporativas
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.comSiga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Massoterapia Tântrica, sistema completo de tratamento para expansão da sensibilidade
BNT Mercosul receberá trade de turismo em novo centro de eventos
Estado de Santa Catarina volta a ter Secretaria de Turismo
Trade de turismo supera ganhos e criará mais 84 mil empregos
Passaporte digital deverá substituir o passaporte de papel
Crescimento do tráfego aéreo mundial ainda não atingiu níveis pré-pandemia
Organização Mundial do Turismo anuncia que o setor continua se recuperando
Setor corporativo faturou R$ 11,389 bilhões em 2022 em viagens
Impossibilidade de viajar de avião aumentam demanda no turismo regional
Quase R$ 80 bilhões poderão ser gerados pela indústria do turismo nos feriadões
De passo em passo, avançamos penosamente para a grande sublimação que nos aguarda
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
O tempo, componente básico e fundamental da vida, eixo central da evolução