SANTA CATARINA NO INVERNO
Finalmente o governo de Santa Catarina vai se apropriar e mostrar para o mercado o entendimento de que o Estado tem sim uma temporada de verão e também uma temporada de inverno. É um pequeno gesto que vai transformar em poucos anos a maneira de Santa Catarina se posicionar. A informação foi dada pelo novo Secretário de Turismo do Estado, Evando Neiva, durante a coletiva no final da BNT Mercosul, que aconteceu entre os dias 05 e 06 de maio p.p; em Balneário Camboriú. Os detalhes serão mostrados ao mercado em breve, com o lançamento de uma campanha oficial. Mas durante a feira, foram dados vários indicativos de que a atual gestão do governo estadual, a primeira a ter uma secretaria dedicada exclusivamente ao Turismo, vai trabalhar no sentido de enfatizar atrativos tradicionalmente menos promovidos do Estado – sem deixar de trabalhar a favor dos destinos litorâneos que Neiva classifica como “indutores” do Turismo local.
Evandro Neiva afirmou também que o governo catarinense vem atuando para ampliar a conectividade aérea e marítima de Santa Catarina, buscando confirmar novos voos nacionais e internacionais nos aeroportos de Navegantes e Florianópolis e também a rede de cruzeiros nos portos locais. Além da secretaria de Turismo, foi criada pela gestão atual uma secretaria de Portos e Ferrovias. “Estamos trabalhando junto à Clia Brasil para ampliar os transatlânticos durante a temporada, já prevendo um aumento de 70% nos passageiros em cruzeiros para a próxima temporada”.
Com esses esforços, o secretário de Turismo espera que o Estado possa em breve recuperar os índices pré-pandemia. Segundo Neiva, o fluxo de turistas na temporada 2023 ainda não alcançou o de 2019, mas houve um crescimento de cerca de 25% sobre 2022. “Tivemos um feedback positivo dos turistas e o tíquete médio vem crescendo, mostrando que o setor privado vem fazendo um bom trabalho”, apontou. Pesquisa da Fecomercio-SC mostra que o gasto médio do turista em Santa Catarina na temporada 2023 foi de R$ 4.937 em uma viagem, número que fica ligeiramente abaixo de 2022 quando os valores são corrigidos pela inflação. No entanto, considerando apenas o gasto com hospedagem, houve uma alta de 22% no valor médio gasto. Já em gastos com lazer, houve um crescimento de 11%. Outro número encorajador na pesquisa foi o de fidelização do destino. Segundo a Fecomercio-SC, 80% dos turistas que foram a SC na última temporada de verão já estiveram no Estado pelo menos duas vezes. Além disso, utilizando a metodologia do Net Promoter Score (NPS), a entidade verificou que 67% dos visitantes de SC são do perfil de “promotores” dos destinos, estando mais propensos a indicá-los a pessoas conhecidas.
TRÁFEGO AÉREO GLOBAL
De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo, houve forte crescimento na demanda por viagens aéreas internacionais em março. De acordo com o relatório da organização, no terceiro mês do ano a busca por passagens aéreas aumentou 52,4% na comparação com período idêntico no ano passado. No mesmo período, o tráfego global atingiu 88% dos níveis de março de 2019 (pré-pandemia). O tráfego doméstico de março, também segundo a Iata, aumentou 34,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. E tráfego doméstico total foi equivalente a 98,9% do nível de março de 2019. A análise de tráfego internacional mostra alta de 68,9% em relação a março do ano passado, com todos os mercados registrando forte crescimento. A taxa de ocupação, também levando em conta o mercado global de aviação, chegou a 81,3% no período, o que representa aumento de 10,1 pontos percentuais em relação ao nível de março de 2019.
“O primeiro trimestre do ano terminou com forte demanda por viagens aéreas. Há meses, os mercados domésticos estão próximos dos níveis pré-pandemia. E nas viagens internacionais, dois aspectos principais foram superados. Primeiro, a demanda aumentou 3,5% percentuais em relação ao crescimento do mês anterior, atingindo 81,6% dos níveis pré-covid. O principal fator desse aumento foi a demanda quase três vezes maior das transportadoras da Ásia-Pacífico com a reabertura da China”, esclarece o diretor geral da Iata, Willie Walsh.
“A eficiência também teve melhorias, já que as taxas de ocupação internacionais atingiram 81,3%. E o mais importante, as vendas de passagens para viagens domésticas e internacionais indicam que o forte crescimento continuará com a chegada da temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte”, completou o executivo. Já o tráfego doméstico do Brasil contonua capengando por conta dos preços das passagens e cancelamentos de diversos voos. O aumento foi apenas de 8% em março em comparação com o mesmo período do ano anterior e segue muito abaixo dos níveis pré-pandemia. Muitos destinos são cancelados. Cito apenas dois exemplos dentro do universo imenso de cancelamentos. Por exemplo, os voos diretos da Azul em ATRs entre Curitiba e Florianópolis e os voos diretos entre Florianópolis e Foz do Iguaçu (Azul – Boing). Inaugura-se um voo com pompas e circunstâncias num dia para no outro cancela-lo.
Sem dúvidas o aumento das reservas e receita de um estabelecimento hoteleiro estão diretamente ligados ao conhecimento que a gerência e o setor de marketing têm sobre onde investir e qual o hóspede ideal, isto é, aquele que se identifica com os serviços oferecidos e se encanta com o atendimento. Participando de inúmeras feiras de turismo Brasil afora, percebo que que muitos gerentes/diretores não sabem investir em marketing ou simplesmente não investe, acreditando que não se trata de investimento, mas sim despesas. Pior ainda, é não terem um departamento de marketing e vendas para conversar com os jornalistas especialistas na área, agentes e operadoras de viagem. Já passou o tempo de entregar folhetos em feiras de turismo. Estamos em plena era digital e, não tendo um público definido, não é possível ter assertividade na comunicação e atendimento.
Gaste menos em papel e invista mais em tecnologias. Basta apenas um folder com o QR Code que levara o jornalista/agente/operadora diretamente ao site do empreendimento que deverá ter todas as informações e audio visuais. Invista em marketing justamente naquele que faça as informações chegar ao consumidor final, isto é, teu hóspede. Muitos empreendimentos sequer estão cadastrados na TripAdvisor. Sim, inacreditavelmente é verdade. Outo detalhe importantíssimo é que, ao escolher participar de uma feira de turismo, exija, no mínimo, que tenha internet de qualidade e torres de 5g que cubra o local. Sem isso, a própria feira acaba se tornando um empecilho em comunicar-se, pois todos os presentes estarão on-line postando full time sobre o que está acontecendo. Uma feira, sem essa qualidade, mais atrapalha do que ajuda. Todos nós que participamos sabemos muito bem disso. Esses são “pequenos detalhes” que impedem seu empreendimento chegar em seu hóspede ideal.
De fato, lugar fixo não é o que procuram. Todos querem aproveitar tudo que a tecnologia pode oferecer e, por isso, um sinal de internet lento pode incomodar demasiadamente, pois impossibilita a todos os participantes de trabalhar. E isso também reflete no seu hotel/pousada/resort. Você tem internet de qualidade? Cabe ressaltar que o turista de negócios usa suas viagens para resolver as demandas do trabalho e geralmente não se preocupa com valor, mas sim com qualidade aliado a tecnologia. Ofereça indicação de locais para fazer reuniões que juntem os negócios com o lazer além de internet de qualidade, a qual jamais, deve ser cobrada separadamente.
O outono é caracterizado pelas temperaturas mais frias no período da manhã e da noite, com clima mais ameno durante a tarde. Tudo combina com uma boa cerveja ou vinho de qualidade que harmonizam muito bem com essa estação. Falando nisso, pela segunda vez no ano, os vinhos e espumantes brasileiros são premiados na Espanha. Desta vez foi no Bacchus International Wine Competition 2023, realizado de 17 a 21 de abril em Madrid, onde foram conquistadas 13 premiações. O concurso reuniu 1.728 amostras de 16 países, avaliadas por 89 provadores de 28 países, entre Masters of Wine, Master Sommeliers, sommeliers, enólogos, gerentes de compras, críticos especializados e diretores das principais instituições do vinho em todo o mundo. O grande destaque para o Brasil foi classificar três rótulos com pontuação superior a 93 pontos, obtendo o prêmio de Gold Bacchus, façanha que somente foi alcançada por 53 amostras. O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Ricardo Morari, esteve representando o Brasil no júri.
VINHOS PREMIADOS
O Concurso seguiu as normas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e a pontuação foi realizada através de fichas manuais compiladas pelo Presidente de Júri ao final da degustação de cada amostra. Morari também presidiu um júri, experiência que considera marcante e enriquecedora. Confira a premiação: Melhor Vinho Tinto Bacchus 2023: Jolimont Intendente 2009 – Vitivinícola Jolimont; Melhor Vinho do Brasil Bacchus 2023 – Jolimont Intendente 2009 – Vitivinícola Jolimont; Gran Bacchus de Ouro – Casa Valduga Terroir Marselan – Casa Valduga Vinhos Finos; Jolimont Intendente 2009 – Vitivinícola Jolimont Zanotto Espumante Moscatel Rosé – Vinícola Campestre. Bacchus de Ouro – Casa Valduga Espumante Premivm Extra Brut – Casa Valduga Vinhos Finos; Dal Pizzol Marselan Primum 2020 – Dal Pizzol Vinhos e Espumantes; Jolimont Querência Arinarnoa – Vitivinícola Jolimont; Jolimont Reserva Pinot Noir – Vitivinícola Jolimont; Zanoto Reserva Malbec 2020 – Vinícola Campestre; Zanotto Reserva Merlot 2020 – Vinícola Campestre. Bacchus de Prata: Zanotto Espumante Brut – Vinícola Campestre; Zanotto Sauvignon Blanc – Vinícola Campestre.
Falando nisso, a fantástica Serra Gaúcha se prepara para os Sabores da Montanha que acontecerá entre os dias 11 de outubro a 26 de dezembro. Será o primeiro festival que reunirá as cidades da região, já nascendo como o maior do segmento gastronômico do Brasil em duração, com 76 dias. O objetivo do Festival é promover experiências inusitadas para público, formadores de opiniões e toda a cadeia que compõe os elementos principais da gastronomia regional da Serra Gaúcha. O evento reunirá restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares de: Região das Hortênsias (Canela, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula), Região da Serra – Uva e do Vinho (Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Veranópolis) e Campos de Cima da Serra (Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, São José dos Ausentes, Vacaria).
Um pré-lançamento do Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha poderá ser realizado em Porto Alegre e São Paulo, voltado exclusivamente para a imprensa, convidados, proprietários dos estabelecimentos e patrocinadores, em data e local a serem definidos pela organização. Há a possibilidade de o evento ocorrer também em algumas cidades de porte maior na Serra Gaúcha. O objetivo é divulgar o evento com antecedência, visando também as revistas mensais especializadas de Gastronomia e Turismo, de forma que a reportagem seja publicada com ao menos dois meses de antecedência. A organização também poderá realizar um pré-lançamento em algumas das cidades participantes para autoridades e trade turístico locais, em datas a serem definidas, com participação especial de ex-MasterChefs. Para participar do Festival os estabelecimentos deverão criar um prato ou aproveitar algum já existente no cardápio e divulgá-lo no evento. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos. Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas. Os valores serão fixados pelos próprios restaurantes. O Festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos estabelecimentos para a realização do evento, com todos os cuidados necessários. Inscrições: @saboresdamontanha_br ou WhatsApp (11) 9-5435-3665.
CAMPANHA GTA
A campanha de incentivo da GTA – Global Travel Assistance, em parceria com a rede Enjoy Solar das Águas Resort, terminou abril com balanço positivo. A última ganhadora foi a consultora de viagens Diana Pinto de Carvalho Ferreira, da Mundo 4 Estações Consultoria e Viagens, localizada na cidade mineira de Andrade. Entregue pelo supervisor de vendas Daniel Lopes e pelo representante da GTA Agenor Bertoni, a carta-prêmio é válida por um ano e concede quatro diárias para a família (dois adultos e duas crianças) em suíte luxo, com café da manhã e jantar. Também inclui quatro seguros viagem no Plano Nacional 60 mil, com a cobertura Covid Basic 50K durante a estada. “O engajamento dos agentes ao longo da campanha ratificou mais uma vez o êxito da nossa missão. A GTA tem como premissa difundir a cultura do seguro viagem e a valorização dos profissionais do trade é essencial para que esse objetivo se torne realidade”, destaca o presidente Celso Guelfi.
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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
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