Estados Unidos, Caribe e Panamá muito mais perto de Florianópolis
Florianópolis muito mais perto do Panamá, Estados Unidos e Caribe. Finalmente poderemos viajar pagando preço mais justo e muito mais rápido voando direto à América do Norte e de lá para o mundo. Uma das rotas mais aguardadas da história do Aeroporto Internacional de Florianópolis, o voo entre Florianópolis e América do Norte e Caribe, via Panamá, agora é uma realidade. A partir de 25 de junho de 2024, os passageiros poderão embarcar no Aeroporto Internacional de Florianópolis em voos diretos para o Panamá, o chamado hub das Américas. De lá, poderá conectar diretamente para América do Norte e Caribe. O anúncio da chegada da nova rota operada pela Copa Airlines foi feito em evento realizado no Terraço Panorâmico do Floripa Airport, com a presença de convidados e autoridades.
A cidade do Panamá tem localização estratégica e papel fundamental na conectividade com a América do Norte e Caribe. A Copa opera, a partir de lá, 85 destinos em 32 países. A rota terá frequência de três vezes por semana, com capacidade para 160 passageiros, por voo e começa a operar em 25 de junho de 2024. Florianópolis passa a ser o sétimo destino da Copa Airlines no Brasil. “A chegada da Copa Airlines é um marco nas operações da Zurich Airport Brasil. A nova rota atende a um desejo antigo dos catarinenses, o que reforça nossa posição como porta de entrada do Estado. Agora, será fundamental intensificar a promoção turística de Santa Catarina nos mercados conectados pela Copa”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
FREQUÊNCIAS
Quartas, sextas e segundas: Saída de Florianópolis: 01h25 (horário local) E Chegada no Panamá: 06h30 (horário local). Terças, quinta e domingos: Saída do Panamá: 15h23 (horário local) Chegada em Florianópolis: 00h22 (horário local). A venda das passagens inicia hoje AQUI. A rota inédita reforça a internacionalização do Aeroporto de Florianópolis, que passa a contar com as quatro companhias áreas internacionais operando regularmente – Copa Airlines, SKY, Flybondi e JetSMART. Nós catarinenses iremos poder voar para todo o continente americano com mais rapidez, sem nenhuma escala aqui no Brasil. Estamos em outro patamar.
Já o Secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, Evandro Neiva, afirmou: “Hoje com a inauguração da nova rota, colhemos os frutos do empenho de várias secretarias. É um resultado do trabalho intenso desde o início da gestão pública com o aeroporto e com a companhia aérea em reforçar o compromisso com Santa Catarina, conectando o estado com mais destinos internacionais. Temos buscado, cada vez mais, fortalecer o turismo catarinense em diferentes frentes. A rota entre Florianópolis e Panamá resulta em um avanço na internacionalização de Santa Catarina para além da América do Sul, abrindo portas para o hemisfério norte”, Além de Florianópolis, a Copa Airlines anunciou também a incorporação de novas rotas para Tulum, no México e Raleigh-Durham, nos Estados Unidos.
“Continuamos firmes no nosso propósito de encurtar distâncias e facilitar conexões, permitindo que o Panamá continue sendo a ponte que une milhares de pessoas em todo o continente, ao mesmo tempo que contribuímos para o desenvolvimento econômico das comunidades onde atuamos. Esta expansão estratégica não só promove o intercâmbio cultural na região, mas também possibilita e aprofunda o turismo e os negócios no Brasil, no México e nos Estados Unidos, além de abrir a oportunidade para que mais turistas desfrutem das maravilhas do Panamá, graças ao programa Panamá Stopover”, disse Pedro Heilbron, presidente executivo da Copa Airlines.
HADAD MENTE, COMO SEMPRE
Enquanto isso, as quatro principais entidades que representam as companhias aéreas que operam no Brasil divulgaram nesta quinta-feira, 8, uma nota em que reforçam pedido de ajuda ao setor, afirmando haver unidade sobre as pautas. O texto diz que, “ao contrário do que tem sido veiculado”, as empresas estão comprometidas com o diálogo com o governo e elogiam disposição do Executivo Federal. Afirmam ainda que seguem empenhadas com medidas como o Voa Brasil. Esse manifesto acontece após as declarações mentirosas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao dizer que não está em discussão um socorro às empresas aéreas “com dinheiro do Tesouro”. Segundo o ministro “o que está eventualmente na mesa é viabilizar uma reestruturação do setor, mas que não envolva despesa primária”, afirmou.
Confira a seguir a carta das entidades, na íntegra: “A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), a International Air Transport Association (IATA) e a Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB), que representam mais de 320 empresas aéreas de 120 países, inclusive todas as empresas brasileiras e internacionais que operam no Brasil, esclarecem posição unificada do setor no que tange às pautas de extrema relevância para o modal aéreo e que estão em construtiva discussão com o governo federal. O setor tem apresentado, por meio de dados, estudos e levantamentos realizados, os principais desafios enfrentados pela aviação brasileira, com o objetivo de desenvolver o mercado aéreo doméstico e, portanto, desenvolver o país econômica e socialmente. Dentre os pontos de relevância para atingir tal objetivo, se destacam o acesso ao crédito doméstico, com a criação de linhas de crédito direcionadas ao setor e a revisão na atual política de preços praticada para o combustível da aviação (QAV), com vistas a reduzir a elevada diferença entre o preço do QAV no Brasil e o preço observado nos demais países do mundo, resultando em um menor custo para se operar aeronaves no mercado doméstico, permitindo aumento de investimentos das empresas.”
“Ao contrário do que tem sido veiculado, as empresas aéreas brasileiras estão empenhadas no diálogo com o Governo Federal para melhorar o ambiente do setor e o acesso ao transporte aéreo, o que inclui os compromissos como o Programa Voa Brasil. Reconhecemos o empenho que o governo federal tem desprendido em relação aos pontos acima apresentados e se mostrado sensível às pautas do setor, se dispondo a trabalhar em soluções conjuntas para estes temas, bem como a compreensão sobre o valor estratégico da aviação brasileira como vetor importante para a geração de empregos, o desenvolvimento das regiões menos conectadas e dinamização de setores da economia, como a exemplo do turismo, resultando no desenvolvimento socioeconômico do país como um todo”. O documento é assinado por Jurema Monteiro (ABEAR), José Ricardo Botelho (ALTA), Dani Oliveira (IATA) e Robson Bertolussi (JURCAIB).
PRINCIPAIS DESTINOS DO CARNAVAL
A Chalinga, OTA (Online Travel Agency) 100% nacional que faz parte do fundo Sueco WebRock Ventures, apontou os principais destinos escolhidos pelos brasileiros em sua plataforma, para passar o feriado de Carnaval, seja na folia dos blocos e desfiles, ou para aproveitar a folga em destinos internacionais. Segundo a Chalinga, os voos internacionais representaram aproximadamente 20% de todas as emissões de passagens para o período. Os destaques vão para a Cidade do Cabo, Tóquio, Lisboa e Orlando, que juntas, representaram 33% das reservas internacionais, corroborando para o aumento de mais de 300% de procura pelos brasileiros para os países asiáticos e africanos, e 264% para Portugal. “A liberação de visto para o Japão para viagens a turismo intensificou bastante a ida de brasileiros para o destino. Outros destinos como Portugal e EUA já são bastante procurados naturalmente e o ponto positivo para essas rotas é o aumento de ofertas de voos e a facilidade de documentação – hoje o tempo de espera para o visto americano reduziu bastante”, explica Fernando Tanaka, CEO da Chalinga. No Brasil, o líder de reservas foi São Paulo, com 15% das emissões, seguido de Rio de Janeiro (9%), além de Salvador, Recife e Belo Horizonte, com 5% cada uma. Apesar da grande procura, Tanaka lembra que o Carnaval no Brasil é mundialmente conhecido, e o carnaval de rua atrai milhares de turistas “São cidades que trabalham a festa de Carnaval com mais intensidade e acabam atraindo maior número de turistas nacionais. Mas é importante frisar que teremos poucos feriados prolongados esse ano, e acreditamos que a procura internacional esteja motivada nesta época por se tratar de uma das poucas “pontes” do ano”, finaliza. O feriado de Carnaval movimenta bilhões por ano no Brasil. Somente no ano passado, segundo estimativa da Divisão de Economia e Inovação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foram mais de R$ 8 bilhões movimentados no Turismo do país.
VALE EUROPEU
Na última segunda-feira foi firmada uma parceria entre o Sebrae Blumenau e a Instância de Governança – IGR do Vale Europeu. A reunião definiu as diretrizes para que a iniciativa privada e o poder público andem juntos na divulgação dos principais atrativos turísticos da região. Ao fim do encontro ficou marcada uma reunião on-line, no próximo dia 26/2, com empresários de diversos segmentos que podem ser as ‘âncoras’ de cada município e entes do poder público. A meta atrair empresas do setor turístico e de outros segmentos para desenvolver ainda mais o Vale Europeu, que compreende 16 municípios que reúnem o que Santa Catarina tem de melhor em gastronomia, hospitalidade, turismo de aventura e cultura cervejeiras, entre outros atributos. O apoio vem em forma de consultoria, acompanhamento e articulação de ações de promoção turística. Tudo em parceria com a iniciativa privada e com as governanças do Vale Europeu. O projeto tem como objetivo unir forças para colocar a região em foco, incentivar o turismo e fomentar o desenvolvimento.
VINDIMA CONNECTION EXPERIENCE TERROIR
O vinho brasileiro está em festa. De janeiro a abril diversas regiões produtoras celebram a colheita das uvas. Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha, Campanha Gaúcha, e tantas outras regiões produtoras de vinhos comemoram este momento simbólico e especial que é a Vindima. Depois de um longo período de trabalho, onde todas as fases de produção foram cuidadosamente preparadas, é chegado o tempo de colher, e a tradição de festejar a colheita, trazida pelos imigrantes, se transformou em turismo e tem movimentado os destinos do vinho no Rio Grande do Sul, e outras regiões importantes como os Vales da Uva Goethe e os Vinhos de Altitude, em Santa Catarina, e pelos caminhos do vinho de outros estados, como São Paulo, Paraná, Vale do Rio São Francisco, etc.
A Vindima é um importante marco para a cultura e o turismo gaúcho, fortalecendo o enoturismo e promovendo os terroirs de cada região. As atrações oferecidas pelas vinícolas têm atraído, anualmente, diversos visitantes para o estado do Rio Grande do Sul. Os turistas podem participar de todo o processo de colheita, desde a escolha das uvas, até a tradicional pisa – como os imigrantes faziam antigamente. As programações são diversificadas, e oferecem experiências culturais, enogastronômicas, degustações sensoriais, e muitas outras novidades criadas a cada ano, valorizando o terroir único de cada região produtora numa imersão imperdível pelo mundo do vinho. A fim de expor a sua identidade, o estado do Rio Grande do Sul foi pioneiro em buscar a certificação para os seus produtos de origem, com a Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos. Posteriormente, essa distinção começou a atrair turistas do mundo, fortalecendo o turismo das regiões detentoras e incentivando os demais estados a buscarem essa valorização. Atualmente, os gaúchos possuem o maior número de certificações do Brasil, juntamente ao estado de Minas Gerais, cada um com 15.
Assim, o melhor local do estado para aproveitar essa época é a Serra Gaúcha, afinal é a região que concentra a maior parte dos produtores de vinho do território brasileiro. Os vinhos produzidos nessa região vão desde o próprio vinho de mesa até os mais finos e premiados, inclusive com o certificado de Indicação Geográfica (IG). Nesse período, ocorre a Vindima em Gramado, evento local que proporciona os melhores vinhos e sucos produzidos no interior da cidade, juntamente com experiências e uma programação de atrações, que vão desde visitação com os proprietários, degustação sensorial, até colheita e pisa das uvas. A abertura da 3ª edição do festival ocorreu na última quinta-feira, 8. Durante 25 dias de festa, os visitantes poderão imergir na cultura e nas tradições de quem vive em torno da produção da uva e do vinho.
COLHEITA DA MAÇÃ
Na última segunda-feira, 05/02, nas dependências do Hotel Renar, em Fraiburgo, reconhecida como terra da maçã, aconteceu a abertura oficial da Colheita da Maçã. O cultivo da fruta gera 150 vezes mais empregos, numa mesma área, do que o cultivo de qualquer outra cultura de grãos. No Brasil, a pequena área cultivada gera 120 mil empregos diretos e indiretos. Santa Catarina cultiva cerca de 15,3 mil hectares de maçã. Na safra 2022/23 a colheita foi de 557 mil toneladas. Somos campeão nacional na produção de maçã, isso é fruto do trabalho conjunto entre os produtores, Epagri, Cidasc, Ceasa, cooperativas e setor privado. O turismo também tem sido uma das forças para alavancar o setor. A microrregião do Meio-Oeste catarinense, com destaque para Fraiburgo e região, responde por 13,9% da produção, tendo a variedade Gala como a mais cultivada. A região vem expandindo o cultivo com variedades precoces, como Eva, Condessa e Monalisa, estas últimas desenvolvidas pela Epagri e conhecidas por sua resistência às principais doenças. Com relação ao fortalecimento do turismo local, aliás, na Rota Da Amizade, Vale dos Imigrantes e Vale do Contestado, a colheita da maçã desempenha um papel significativo, além de impulsionar a mão de obra na região. Fraiburgo, o segundo maior produtor de maçãs do Estado, cultiva em torno de 1.781 hectares, sendo um destino de grande interesse para turistas em busca de experiências autênticas no campo. O turismo com crescimento de 20% ao ano. Foram mais de 180 mil visitantes nos últimos três anos e, para 2024 a expectativa é 100 mil visitantes. CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS.
Após a cerimônia de abertura oficial da colheita da maçã, os participantes foram recepcionados nos jardins do Hotel Renar, onde saborearam um delicioso Michuim. Esse prato típico da cultura local, proporcionou aos presentes uma experiência gastronômica autêntica. Tudo acompanhado de um saboroso chopp de maçã. “O michuim é nosso prato típico, sempre servido nas melhores ocasiões. Na abertura da colheita da maçã ele é tradição também, preparado com muito carinho para que todos possam saborear essa delícia da nossa terra”, afirma Edson Ziolkowski, CEO do Hotel Renar. Para encerrar o evento, foi servida a tradicional torta de maçã, uma receita cuidadosamente preservada da matriarca e fundadora do Hotel Renar, Guerda Ziolkowski. CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS.
Após o almoço, jornalistas e demais comunicadores, seguiram até o Sítio Viva Bem, que agora além de produzir maçãs, também recebe turistas que tem a oportunidade única de colher a fruta. Esta atividade proporciona a todos uma conexão íntima com o processo de cultivo e colheita da fruta, permitindo-lhes apreciar de perto o trabalho árduo e a dedicação dos agricultores que tornam Fraiburgo uma das maiores produtoras de maçã do país. A vivência nos pomares não apenas enriquece o conhecimento sobre a produção de maçãs, mas também a possibilidade de uma verdadeira imersão na essência e na tradição da comunidade agrícola de Fraiburgo.
Já no dia seguinte, foi a vez da visitar à Floresta René Frey e suas maravilhas naturais, um parque com 50 hectares de mata nativa, que oferece aos visitantes uma imersão revigorante na natureza. Além de dezenas de árvores centenárias e uma diversidade de plantas, é neste local que estão localizadas três das oito maiores araucárias conhecidas no Brasil. Uma verdadeira caminhada contemplativa em meio à exuberância verde e experiências fotográficas inspiradoras junto as duas réplicas de dinossauros e de uma capela. O palco principal de tudo isso foi o Hotel Renar, ícone hoteleiro de toda a região, tanto para turistas quanto para viajantes a negócios. Localizado em uma área privilegiada, próximo às plantações de maçã e às belezas naturais da região, o Hotel Renar oferece uma estadia confortável e serviços de qualidade. É uma excelente escolha para quem visita Fraiburgo e busca conforto, qualidade de serviço e uma experiência autêntica na região. Escolha à suíte 612 e permita-se conheça o verdadeiro sentido do hospedar-se bem. O Hotel Renar conta com uma infraestrutura completa, incluindo quartos confortáveis, áreas de lazer, piscinas, espaços para eventos e convenções, além de opções gastronômicas variadas que exploram a culinária local e internacional. Para quem viaja em família, o grande destaque é a recreação. Os monitores encantam os pequenos, permitindo aos pais aproveitar a estrutura do hotel e as terapias no Spa Vitalis, que possui tratamentos específicos com produtos feitos a base de maçã. Em julho, se o tempo ajudar, os hóspedes já poderão desfrutar na nova área de lazer, isto é, novas, diversas piscinas, saunas, salão de eventos, enfim, mais uma vez um novo hotel, como pode se observar em minha entrevista com o CEO do Hotel Edson ZiolkoviskAQUI.
CONEXÕES INTERNACIONAIS
O Connection Experience, vai promover os destinos turísticos e divulgar produtos de origem brasileira. Este ano, o evento irá realizar a sua 7ª edição com o tema Terroir do Brasil, tendo como cenário o coração da cidade de Gramado, passando pelo Palácio dos Festivais, Rua Coberta e a Praça Major Nicoletti. As atrações turísticas ligadas aos produtos de origem únicos do Brasil serão assunto em destaque no Connection. Além disso, haverá programação de conteúdos de alta qualidade, com palestrantes e painelistas nacionais e internacionais, feira de produtos, aulas show com elaboração de pratos por chefs de cozinha, e rodada de negócios exclusiva para expositores. Para mais informações CLIQUE AQUI.
ABAV & EMBRATUR
A Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav Nacional) e à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) se reuniram, na última terça-feira (6), em Brasília, para discutir as ações conjuntas em prol d aprovação do turismo brasileiro nos mercados internacionais. A Abav Nacional é responsável pela Abav Expo, feira destinada ao mercado turístico nacional, cujo foco é a apresentação de tendências, promoção de negócios e networking, a fim de fazer a economia do setor crescer. O evento conta com a presença de atores da cadeia nacional e internacional, além do apoio da Embratur. Irão reforçar a parceria para atrair operadores internacionais com foco em promover o turismo brasileiro em diversos países. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, se reuniu com a nova presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros. Neste ano, a 51ª edição da Abav Expo será em Brasília, entre os dias 25 e 27 de setembro. “Com o apoio da Embratur, vamos atrair os principais players do setor, gerando inúmeras possibilidades de negócios para o Brasil”, destacou Ana Carolina Medeiros. O evento conta com mais de dois mil expositores e espera receber mais de 42 mil participantes na edição de 2024.
SETOR DE EVENTOS
O setor de eventos de cultura e entretenimento continua sendo o maior gerador de novos empregos no país, apontam os dados do IBGE e do Ministério do Trabalho e Previdência que constam do estudo realizado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape). Em 2023, o segmento teve um crescimento de 61,3%, enquanto outras áreas como agropecuária (-45,2%), indústria (-41,1%) e construção civil (-17,5%) registraram um decréscimo, comparado ao mesmo período do ano anterior. A média nacional, envolvendo todas as atividades econômicas, foi de queda: – 26,3%. O índice foi impulsionado pelo desempenho do core business do setor, que abrange atividades como organização de eventos; atividades artísticas, criativas e de espetáculos; atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; atividades de recreação e lazer; e produção e promoção de eventos esportivos. Foram geradas 29.927 vagas de empregos, com crescimento de 61,3% sobre o mesmo período de 2022 (18.548). Só no mês de dezembro foram geradas 1.863 vagas. A estimativa de consumo no setor chegou, em 2023, a R$ 118.4 bilhões, resultado 11,5% superior ao mesmo período de 2022 (R$ 106.144). Em dezembro, o índice foi de R$10,39 bilhões, o melhor mês desde que a série histórica deste indicador iniciou em 2019.
Estado catarinense desponta como o mais acolhedor do Brasil
A Booking.com revelou os destinos mais acolhedores do Brasil. A lista tem como base os locais com pelo menos 50 acomodações elegíveis ao prêmio da plataforma. “Identificamos uma prevalência de lugares na região Sudeste do país, além de representantes do Sul e do Nordeste. É interessante que a maioria dos destinos em 2024 são novos na lista, incluindo São Bento do Sapucaí, Carrancas, Gonçalves, Flecheiras, Maraú, Cunha e Nova Petrópolis. Isso mostra não só como essas regiões estão desenvolvendo suas estruturas turísticas, como também que os turistas estão reconhecendo esses esforços e avaliando os prestadores nestes locais de forma bastante positiva”, afirma Nelson Benavides, gerente regional da Booking.com no Brasil. Em 2024, um recorde de 1,48 milhão de parceiros de viagem em 221 países foram reconhecidos pelo Traveller Review Awards, incluindo mais de 58 mil prestadores de serviços no Brasil. Além disso, os apartamentos foram os tipos de acomodação mais premiados nacionalmente (24.216 premiados), seguidos pelas casas de temporada (9.749) e hotéis (6.789). Em santa Catarina, Pomerode foi a cidade escolhida como a mais acolhedora e os cinco estados mais acolhedores foram Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Norte.
GOOGLE TURISMO
Santa Catarina (Balneário Camboriú) também marca presença nas buscas por turismo no Google. As buscas no portal cresceram 30% em dezembro de 2023, na comparação com janeiro do mesmo ano, e 76% na comparação com dezembro de 2019, período pré-pandemia. Os dados foram divulgados pela própria plataforma de buscas. O Carnaval foi o feriado que registrou maior crescimento nas buscas. Os dados também evidenciam que o turista brasileiro demonstra alguns comportamentos diferentes do que tinha antes da pandemia. Ele está mais digitalizado, prefere destinos mais próximos, se preocupa mais com a qualidade da hospedagem, tanto que o crescimento de busca por hotéis teve alta de 98% em relação a 2019. Além disso, as pesquisas por “hotéis perto de mim” cresceram 412% e as buscas por “bem localizado” tiveram alta de 238% no ano passado.
HOTELARIA NO BRASIL
Para os brasileiros, não importa o meio de transporte, o que as pessoas querem mesmo é colocar o pé na estrada: as pesquisas por viagens de ônibus (+32%), planejamento (+18%) e aluguel de carro (+16%) apresentaram crescimento em dezembro de 2023. E na hora de planejar o destino, carnavalesco ou não, o Rio de Janeiro (RJ) foi a cidade mais buscada pelos brasileiros. Os 10 destinos mais pesquisados de janeiro a dezembro de 2023 foram: Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP); Porto Seguro (BA); Ubatuba (SP); Fortaleza (CE); Balneário Camboriú (SC); Salvador (BA); Curitiba (PR); Orlando (Flórida, EUA); Guarujá (SP). Já os destinos que mais cresceram em volume de buscas de novembro a dezembro do ano passado foram Balneário Camboriú (SC), com alta de 41% nas buscas, Ubatuba (SP) com 30% mais pesquisas, Guarujá (SP) com 21% e Curitiba com crescimento de 9% no total de consultas.
PERFIL DO VIAJANTE
“O mercado de turismo está em um momento bastante positivo, tanto para as pessoas, que estão se planejando para viajar mais, quanto para as marcas, que tem um universo de possibilidades pela frente”, diz Maurício Martiniano, head de negócios do segmento de Viagem no Google Brasil. A pesquisa revela ainda que a maioria dos brasileiros pretende fazer as próximas viagens de avião (64%). Ônibus (35%) e carro próprio (35%) estão empatados no segundo lugar da preferência nacional, seguidos pelas viagens com carro alugado (17%), navio (6%) e moto (5%). Além disso, o estudo aponta que 80% das pessoas que viajam de avião consideram alugar um carro no aeroporto para utilizar durante a viagem. Quando o tópico é onde se hospedar, hotéis (56%) e pousadas (37%) são os preferidos, seguidos pelo aluguel de imóvel por temporada (26%), casa de amigos (24%) e hostel (7%). Dentre os entrevistados de 18 a 24 anos, a preferência por ficar na casa de amigos cresce para 31%, já os respondentes com filhos de até 18 anos têm 28% mais preferência por alugar imóveis por temporada.
ABAV – CONTINUIDADE & FORTALECIMENTO
A Abav Nacional, sob nove direção até 2025, foi eleita por aclamação sob a presidência de Ana Carolina Medeiros e da vice, a Catarinense Conceição Junckes. A associação terá como foco principal o fortalecimento da associação e, o nome da chapa indica justamente o caminho da administração para os dois próximos anos. “A Abav é dos agentes de viagens, não minha. E é para eles que irei trabalhar” – Ana Carolina Medeiros, Presidente da Abav Nacional. Segundo ela, o foco é na manutenção, evolução e fortalecimento da associação, principalmente das Abavs estaduais. A intenção é fortalecer e desenvolver essas Abav estaduais e gerar um mercado ainda melhor para os agentes de viagens. De fato há muitos desafios pela frente. A começar pelas políticas públicas. Será mantida a representação dos interesses, não só dos associados mas de toda a cadeia do agenciamento no Brasil, defendendo pautas que ajudem a evolução do setor, que precisa desse desenvolvimento. O agenciamento foi muito afetado pela pandemia da Covid-19 e agora vem se recuperando mas é necessário que esteja envolvido nos debates públicos, defendendo o setor e suas demandas em Brasília, como é o caso do Perse agora. Como se fosse pouco, há ainda, além disso, temos pela frente a Abav Expo 2024. Pela primeira vez, será realizada a feira em um novo formato e se tem a missão e a responsabilidade de entregar uma feira melhor que a do ano passado. E assim sucessivamente. Em 2025, a feira precisa ser melhor que em 2024. Sempre há o que se entregar algo melhor que a edição anterior, o que é um grande desafio, principalmente tentando fazer um evento em estados diferentes, quando São Paulo já está sacramentado e o Trade de Turismo completamente acostumado e satisfeito. Espera-se que essa nova equipe esteja engajada e empenhada em realizar todas as suas metas e objetivos, é o mínimo que se deseja. Sucesso sempre!
VINDIMA CASTELO SAINT ANDREWS
O Castelo Saint Andrews, na encantadora Gramado (RS), terá uma programação especial em fevereiro para celebrar datas importantes da temporada de verão, como a época da Vindima e o Carnaval. A programação, pensada para o turista que busca a tranquilidade da Serra Gaúcha no período, une a gastronomia requintada do premiado restaurante Primrose com experiências exclusivas. No último dia 03/02, o Castelo recebeu o Festival Vindima Experience, que festeja as tradições do vinho e da culinária Gaúcha. O menu teve focaccia artesanal com geleia de uva; creme de batata doce e espinafre produzido na horta do empreendimento harmonizados com Espumante 130; risoto Acquerello com beterraba orgânica e mozarella de búfala com Vinho Branco 3 Bocas Blend; lombo de cordeiro com polenta mole e redução de vinho tinto com Assinatura Blend, e doce de moranga caramelada e espuma de queijo harmonizado com Espumante Naturelle Moscatel Casa Valduga. Além das experiências enogastronômicas, os hóspedes poderão participar da pisa de uvas, técnica tradicional na produção de vinhos e espumantes. O Espumante 130 Brut da Casa Valduga foi criado em 2005, para homenagear os 130 anos da família italiana Valduga ao Brasil. Elaborado pelo mesmo método de Champagne, com um blend de duas uvas pinot noir e chardonnay em contato com as leveduras (autólise) por 36 meses, o icônico 130 Blanc de Blanc é um dos espumantes mais aclamados da vinícola Casa Valduga, eleito o melhor do mundo no renomado Vinalies Internacionales, realizado em Paris, na França, em sua 26ª edição. Pela primeira vez na história, um rótulo brasileiro recebeu o título de melhor espumante do mundo neste que é o concurso mais importante do cenário vitivinícola.
CARNAVAL VENEZIANO
No próximo sábado, feriadão de Carnaval (10/02), acontece o Carnaval Veneziano, uma homenagem às tradições dos bailes de máscaras de Veneza. Para a data, o menu do restaurante Primrose terá pães artesanais de azeitonas e alecrim com manteiga aerada; buquê de folhas orgânicas da horta do Saint Andrews com camarões e chips de baroa acompanhado de Prosecco Italiano Bernardi DOC Treviso Brut; Gourjonete de frango com baroa e molho agridoce acompanhado de vinho Verdicchio dei Castelli di Jesi 2020; filé Wellington com espuma de cogumelos da serra gaúcha e aligot acompanhado de vinho Barolo Marziano Abbona 2004; e mousse de manga com chantilly e crumble de avelã harmonizado com vinho Rosseti Vin Santo del Chianti. O sábado de Carnaval (10/02) recebe também a Feijoada no Castelo Saint Andrews, das 12h as 15h30. A programação para fevereiro seguirá com o Festival de Vinhos Brancos e Rosés no dia 17/02 e o Especial Costelão Gaúcho no dia 24/02, além de menus exclusivos e personalizados, Wine o’Clock com degustação de vinhos e o Boulangerie com as noites de pizza gourmet. Para uma estadia inesquecível no Castelo, os hóspedes podem desfrutar da maravilhosa vista para o Vale do Quilombo, jardins encantadores, suítes luxuosas, serviço exclusivo de mordomo/chofer, Cigar Lounge, academia equipada, piscina aquecida, sauna seca e úmida, terapia relaxante no spa do empreendimento. Além da estrutura de lazer completa e serviços exclusivos do empreendimento, o Saint Andrews oferece atividades como passeios nos principais parques e museus da região.
RESTAURANTE PRIMROSE
Reconhecido mundialmente por sua autenticidade e alta gastronomia, o Restaurante Primrose do Castelo Saint Andrews foi premiado o Melhor Restaurante de Hotel pela Revista Sabores do Sul e recebeu o prêmio World Luxury Restaurant Awards em oito diferentes categorias. Com cozinha majoritariamente franco-italiana, o restaurante dispõe de uma adega ampla e climatizada. Sede do Terroir Wine Experience, dedicado aos apreciadores dos melhores vinhos do mundo, o espaço é perfeito para se preparar, um delicioso jantar cercado pelos amigos. Exclusividade, sofisticação e requinte reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos castelos escoceses. Assim é o Saint Andrews, o primeiro e único hotel Exclusive House do Brasil, membro do seleto grupo Relais & Châteaux, que reúne os melhores hotéis e restaurantes do mundo. Em uma localização privilegiada, dentro de um condomínio com vista para o deslumbrante Vale do Quilombo, próximo ao centro da encantadora cidade de Gramado, o complexo Saint Andrews dispõe de vinte e duas suítes reservadas àqueles que desejam desfrutar serviços diferenciados e totalmente personalizados. São 3 opções de acomodações: 11 suítes Castle, 8 suítes Mountain e 3 suítes no Mountain House. A Mountain House é uma casa exclusiva dentro do complexo e acomoda até 7 pessoas, com serviços exclusivos de hotelaria do Castelo.
O ANO SÓ COMEÇA DEPOIS DO CARNAVAL?
Os primeiros 31 dias de 2024 já passaram e enquanto muitos esperam “o ano começar depois do Carnaval”, para os profissionais do turismo, a realidade é outra. Nos bastidores desse setor vibrante, o início do ano é sinônimo de intensidade e desafios. Este não é apenas um período de trabalho, mas um momento em que a demanda cresce exponencialmente, muitas vezes dobrando ou triplicando. A pergunta que paira é: como preparar a equipe para atender a uma demanda que explode em um curto período? Como escolher os melhores fornecedores, aqueles com quem podemos contar nos momentos em que as necessidades surgem de forma imprevisível? E, sobretudo, como manter a qualidade do atendimento e das experiências para o hóspede durante a alta temporada? Este é o momento de explorar como a tecnologia e as pessoas podem estar em sintonia para entregar personalização, experiências e resultados. É o momento de pensar além do convencional, de reinventar processos e adotar soluções que promovam a eficiência e a excelência. É neste momento que vemos ganhar destaque o termo Indústria 5.0, onde o principal objetivo é unir pessoas e máquinas para criar produtos e serviços que passam agora a trabalhar em favor do bem-estar das pessoas, facilitando seu dia a dia a partir de sistemas inteligentes. É com essa perspectiva que a ABIH-SC convida você a fazer parte do Encatho & Exprotel, um evento que vai além das convenções tradicionais. Durante três dias – de 23 a 25 de julho, não apenas são discutidos desafios, como também são propostas soluções e estratégias para enfrentar as mudanças iminentes de uma sociedade em constante transformação.
TURISMO DE EVENTOS
Os eventos são um impulsionador fundamental do turismo em muitos destinos. Grandes conferências, festivais culturais, esportivos ou empresariais atraem visitantes de várias partes do mundo, estimulando a economia local. O turismo gerado por eventos contribui para a receita de hotéis, restaurantes, transporte e comércio, impactando positivamente a economia da região. Além da movimentação econômica, muitos eventos podem elevar o perfil de um destino. Festivais de música, conferências internacionais ou competições esportivas não apenas atraem visitantes durante o evento, mas também aumentam a visibilidade do local, incentivando turistas a retornarem ou explorarem a região em outras épocas. Assim é o Encatho & Exprotel. Um evento que durante três dias movimenta a capital catarinense atraindo os olhares de milhares de profissionais do turismo de todo Brasil. Em 2024, novamente o CentroSul será palco deste grande encontro. Nos dias 23, 24 e 25 de julho, são esperados mais de 4000 visitantes para palestras, painéis, seminário, feira multissetorial e momentos de muito networking, movimentando a economia local, qualificando os profissionais do setor.
Com o bom momento vivido pelo setor de eventos após a forte crise gerada pela pandemia, as projeções para 2024 são as melhores. De olho nas inúmeras oportunidades do mercado que feiras técnicas e eventos segmentados geram para os negócios, a Tomberlin é uma das empresas que já confirmou presença no 35º Encatho & Exprotel. “O setor que vinha com uma demanda reprimida, teve em 2023 um ano de retomada total e para 2024 as perspectivas são as mais otimistas. A feira vem se mostrando, ano após ano, cada vez mais forte e consolidada. Já fechamos em outras edição, negócios com visitantes da região norte e nordeste. O Encatho vem aumentando muito sua representatividade nacional tornando-se um espaço estratégico para a Tomberlin ouvir seus atuais clientes e prospectar novos”, afirma Leonardo Sugamosto, Gerente Comercial da Tomberlin.
INDUSTRIA 5.0 – EVOLUÇÃO DO TURISMO
Se no turismo, a Indústria 5.0 oferece viagens mais personalizadas e conectadas, nos eventos essa nova Era representa a criação de experiências imersivas e interativas. A adoção de tecnologias como Realidade Virtual, Big Data e aplicativos personalizados permite uma participação mais ativa dos presentes, mesmo à distância, aumentando o alcance e a relevância desses encontros. O Encatho & Exprotel serve como um ponto de convergência para explorar o que é sucesso e conheer novos players. É a plataforma ideal para compreender as tendências, discutir estratégias e explorar soluções inovadoras para o turismo de eventos na era da Indústria 5.0. A era da Indústria 5.0 não apenas promove a inovação tecnológica, mas também valoriza a interação humana. Essa integração cria um ambiente onde a personalização, a eficiência e a conectividade se encontram para proporcionar experiências memoráveis, impulsionando a evolução do turismo, dos eventos e da hotelaria, antecipando um futuro turístico mais inteligente e cativante. Se a sua empresa também é inovadora e possui produtos e serviços que atendem o macrossetor turístico, você pode realizar bons negócios na 35ª edição do Encatho & Exprotel. Para garantir seu espaço e conhecer todas as oportunidades de participar do evento podem entrar em contato com Juliana Bossi Castro pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou WhatsApp (48) 98843-7659. Lembrando que as inscrições para o evento são gratuitas e serão liberadas em breve no SITE.