SULREAL WIND – TÚNEL DE VENTO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Túnel de vento - Ideias inusitadas em experiências épicas
Da paixão pela aventura nasce um projeto que começa a se tornar realidade, em Balneário Camboriú (SC). Quatro amigos empresários, que amam viver experiências incríveis e inusitadas pelos céus, estão à frente de um empreendimento inédito no Sul do Brasil, que promete despertar a curiosidade, e proporcionar uma sensação de liberdade e adrenalina que é difícil encontrar em outras atividades. Impulsionados pelo amor ao paraquedismo, o Sulreal Team construirá em Balneário Camboriú (SC), o Sulreal Wind, um túnel de vento vertical que simula a queda-livre de forma segura e emocionante. A concepção do projeto teve início nas redes sociais, onde os empresários compartilham suas “ideias inusitadas em experiências épicas”, como eles próprios descrevem. A nova atração turística na cidade do litoral norte catarinense, visa proporcionar aos visitantes, a emoção de um voo de paraquedas em uma experiência memorável e com total segurança. “O time Sulreal é apaixonado pelo paraquedismo, inclusive dois dos quatro membros são sócios da escola de paraquedismo Dz47, em Tijucas (SC). Somos atraídos pelo extraordinário e pelo inédito, o que se reflete nas ideias e projetos que realizamos, e nós queríamos transmitir esse sentimento ‘Sulreal’ de forma mais ampla para atingir um público ainda maior. E a resposta perfeita para o nosso questionamento foi o túnel de vento”, conta Paulo Zen, administrador e sócio do Sulreal Wind.
O funcionamento do túnel de vento também é conhecido como indoor skydiving, atividade que consiste num túnel vertical com propulsores com potência suficiente para gerar um vento que simula a queda-livre. Ao ser suspensa pelo fluxo de ar, a pessoa terá a sensação indescritível de estar voando. As obras do empreendimento em Balneário Camboriú ainda não iniciaram, mas a construção está prevista para durar cerca de 18 meses. O Sulreal Wind terá tecnologia europeia já desenvolvida e comprovada. O Sulreal Wind pretende trazer uma experiência imersiva no mundo dos esportes de aventura e será apenas o primeiro de um complexo com outras atrações radicais. O projeto também prevê espaço para eventos corporativos e ambientes para festas privadas. A prática no túnel de vento não requer nenhum treinamento, o que torna uma opção acessível para crianças, a partir de três anos de idade, e adultos. Considerado um esporte em si, o voo no túnel de vento tem suas próprias modalidades, competições e atletas profissionais que não são necessariamente paraquedistas. Em Balneário Camboriú, quem viverá a sensação de voar pela primeira vez, terá o acompanhamento individual de um instrutor, mantendo a estabilidade e segurança durante o voo. Para aqueles que já têm uma noção, será disponibilizado um coach para aprimorar a prática.
300 QUILÔMETROS POR HORA
A câmara de voo terá capacidade para até seis pessoas simultâneas vivenciarem algo inovador e surpreendente em Balneário Camboriú. A velocidade do vento será constantemente monitorada e ajustada por um operador, para garantir a segurança dos participantes, e adequar aos diferentes requisitos de peso e estilo de voo. Projetado para alcançar até 300 km/h, a atração permitirá também voos dinâmicos ideais para paraquedistas profissionais. Por simular a queda livre, o túnel se torna uma ferramenta excelente para o treino de paraquedistas desde o primeiro salto. Proporciona uma evolução mais acelerada e de menor custo em relação aos saltos de paraquedas tradicionais. E quem tiver a oportunidade de assistir às demonstrações desses atletas, vai ver um espetáculo impressionante no Sulreal Wind”, relata o administrador do empreendimento. Os quatro integrantes do Sulreal Team são moradores de Balneário Camboriú e têm acompanhado de perto o desenvolvimento de um dos principais polos turísticos do Brasil. Nos últimos anos, a evolução no turismo foi impulsionada por grandes investimentos, como a roda gigante, aquário e a criação de novos parques, que contribuíram para posicionar a cidade como um destino de turismo de experiências. Segundo os empresários, as características de Balneário Camboriú, além da privilegiada posição geográfica, próximo a aeroportos e destinos importantes do estado, fazem da cidade a escolha perfeita para uma atração da magnitude do Túnel de Vento. Através do site https://www.sulreal.team/ os empresários que gostam de viver intensamente as experiências que o universo propõe, compartilham vários projetos autorais e publicitários inovadores na internet, como “A Festa mais Alta do Mundo”, Café da Manhã nas Alturas”, e a “Campanha de Natal”, onde um dos paraquedistas saltou vestido de Papai Noel de um dos prédios mais altos do Brasil, que fica em Balneário Camboriú.
MULTIPARQUE NA PRAIA DO ESTALEIRINHO
Falando nisso, Balneário Camboriú ganhará também um novo parque temático. O empreendimento chega para contribuir com o turismo na região do Litoral Norte de Santa Catarina. O Multiparque, que deve ser inaugurado já na próxima temporada de verão 2024, fica localizado na praia do Estaleirinho, em meio a Mata Atlântica, e rodeado pelas belíssima Costa Esmeralda. O empreendimento possui 170 mil m², sendo essa primeira etapa com 35 mil m² compostos por áreas de piscinas aquecidas e brinquedos aquáticos. O Costão do Santinho em parceria com o Grupo Tedesco, irá construir uma nova unidade no Estado em anexo ao Multiparque, onde seus hóspedes terão livre acesso ao parque durante a sua hospedagem. O parque contará ainda com um boulevard com casinhas de praia que oferecem as mais variadas opções gastronômicas, bem como estacionamento para 400 veículos e 40 ônibus. O Multiparque chega para fortalecer ainda mais o trabalho realizado por todo o trade turístico da região, fazendo com que os operadores e os agentes de viagens consigam ofertar ainda mais passeios à seus clientes, estendendo ainda mais o período que o visitante permanece em nossa cidade. É um passeio completo para o dia todo e para a família toda! Sem dúvidas será mais um equipamento turístico fantástico em Balneário Camboriú.
4000 MIL VISTOS POR DIA
O Consulado Americano em são Paulo, depois de um upgrade, tem emitido mais de 4 mil vistos por dia. Dessa forma, mais de 1 milhão de vistos foram emitidos pelos Consulados e pela Embaixada dos EUA no Brasil em 2023, um verdadeiro recorde. E em 2024, este número deve ser ainda maior. Apenas no primeiro trimestre de 2024, o crescimento no número de documentos emitidos foi de 20%. Os Estados Unidos esperam mais de 2 milhões de brasileiros em 2024; mais da metade visita de 2 a 3 cidades. De acordo com o Chefe do Setor de Vistos do Consulado dos EUA em São Paulo, Robin Busse: “Estamos recebendo entre 2,8 e 3 mil pessoas agendadas por dia, isso sem falar nas pessoas que estão renovando os vistos. E esse número só vai aumentar. Estamos com a delegação completa, composta por 33 pessoas prontas para realizar entrevistas. Tanto é que expedimos no ano passado mais de 520 mil vistos apenas em São Paulo, sendo 1,13 milhão em todo o país”. Se em junho do ano passado, o tempo de espera chegava a 600 dias, hoje, menos de um ano depois, o tempo de espera chega a 130 dias em São Paulo. No começo do mês, quando as vagas são sempre liberadas para o mês seguinte, esse tempo de espera pode chegar a 40 dias em São Paulo. “Em outras partes do Brasil, o tempo de espera é muito menor. Hoje, em Brasília, o tempo de espera é de apenas 14 dias, no Rio, de 60 dias, em Porto Alegre, 40 dias”, disse Robin.
VIAGENS CORPORATIVAS
O Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), feito pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), revelou que as despesas que foram estimadas pelas empresas com viagens corporativas em janeiro deste ano atingiram R$ 7,3 bilhões. Este valor demonstra um crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado dos últimos 12 meses, o mês de janeiro de 2024 apresentou um aumento de 10,3% em relação aos valores que foram apresentados nos meses do ano anterior. Segundo as informações deste estudo, o faturamento aquecido do setor corporativo está relacionado com o aumento nas tarifas dos serviços prestados pelas empresas de Turismo corporativo. Neste cenário, a alta dos preços de transporte, principalmente do setor aéreo, é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas que realizam viagens a trabalho com maior frequência. Sem dúvidas, o preço das passagens aéreas está diretamente ligado a queda nas viagens aéreas. Dessa forma, o levantamento ainda aponta que o ano de 2024 será marcado pela tendência das empresas em remanejar os valores das suas despesas com as viagens corporativas, de forma que estes custos fiquem alinhados com os seus próprios limites orçamentários.
A medida em questão impacta não só o gasto final das empresas com transportes corporativos, mas também provoca uma mudança significativa no perfil desses eventos empresariais, uma vez que as instituições corporativas passam a ajustar os seus tamanhos e as suas localizações. Os gastos com essa despesa, por sua vez, têm uma tendência a ser limitados, pois as empresas vêm priorizando os seus recursos apenas para compromissos essenciais e prioritários, como as reuniões na capital federal, que buscam discutir questões políticas relevantes, como a Reforma Tributária e o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). Para acessar o estudo completo, CLIQUE AQUI. Cabe ressaltar que o LVC – Levantamento das Viagens Corporativas é realizado mensalmente pela FecomercioSP em parceria com a ALAGEV. Os dados são coletados de pesquisas do IBGE, a Pesquisa Anual de Serviços e Pesquisa Mensal de Serviços. São levados em consideração setores como transporte aéreo e rodoviário, meios de hospedagem, restaurantes, agências e operadoras, locadoras de veículos, eventos culturais, entre outros. Contudo, o LVC não tem por objetivo trazer de forma detalhada essas informações, mas trazer uma dimensão desse mercado de viagens corporativas. A partir das informações levantadas, é feito um extenso trabalho estatístico de ponderação para se chegar ao valor do faturamento nacional do setor de viagens corporativas. Os valores são atualizados pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE.
SHOW DA MADONNA
Os preços das passagens aéreas estão tão caros, além de que, as cias aéreas se aproveitam de grandes eventos internacionais para elevarem ainda mais os custos. Tanto é verdade que a wemobi já registra um crescimento de 188% em viagens rodoviárias adquiridas para a capital fluminense durante o período do show da Madonna – no fim de semana de 3 a 5 de maio de 2024. Mesmo com a alta demanda, a plataforma está promovendo uma ação especial, com preços a partir de R$ 39,90, em viagens realizadas no dia 1° de maio. A tarifa é válida na ponte rodoviária entre São Paulo e Rio de Janeiro, rota mais procurada no período. Já para a segunda cidade com maior número de aquisições, Belo Horizonte, há bilhetes custando a partir de R$ 65,90. A ação também envolve outras regiões, como Campinas, com poltronas disponíveis a partir de R$ 59,90, e Brasília, por R$ 218,19. Há a possibilidade de garantir preços ainda mais acessíveis para curtir o mega show no Rio de Janeiro. A wemobi oferece ainda um desconto de 20% para os novos usuários da plataforma. O cupom PRIMEIRAWEMOBI pode ser utilizado em todas as compras até 30 de abril de 2024 onde as rotas escolhidas para viajar sejam de #experiência wemobi” ou dos parceiros Cometa, Catarinense, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão Preto.
7,5 MILHÕES DE PASSAGEIROS
Falando em passagem aéreas cara demais, num universo de mais de 220 milhões de brasileiros, o setor aéreo movimentou apenas de 7,5 milhões de passageiros no país em março deste ano, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O número é apenas 0,5% maior do que o registrado em 2023, quando 7,42 milhões de pessoas usaram o avião como meio de transporte dentro do Brasil. Os aeroportos de São Paulo concentraram a maior parte dos passageiros. Em Guarulhos foram cerca de 2,1 milhões; Congonhas computou 1,8 milhão e em Campinas mais de 904,4 mil passageiros passaram pelo terminal. Na capital Brasília, o fluxo foi de 1,1 milhão, colocando o aeroporto como o terceiro mais movimentado em março. O trecho mais popular foi entre o terminal de Congonhas (SP) para o de Santos Dumont (RJ), com mais de 318 mil passageiros trafegando entre os dois aeroportos. Logo em seguida aparecem as rotas Congonhas (SP)/Brasília (DF), com mais de 198,3 mil e Congonhas/Porto Alegre, com quase 170 mil passageiros. E o governo diz que está estimulando os brasileiros a conhecerem nossos variados atrativos. De que forma, onde, quando? De fato o brasileiro está viajando, mas de carro e de ônibus, dentro do seu estado ou estados vizinhos, em busca do ecoturismo, turismo rural, gastronômico e histórico. O desgoverno só cria dificuldades para vender facilidades.
FLORIANÓPOLIS/ARGENTINA VIA FLAYBONDI
A Flybondi está reforçando sua presença em solo brasileiro com novos voos. Depois de ter transportado mais de 197 mil pessoas entre Brasil e Argentina durante a temporada de verão, a low-cost adicionou mais um voo semanal para São Paulo no mês de abril. Dessa forma, a Flybondi vai operar voos diários para a capital paulista, com tarifa promocional a partir de R$ 1.030, ida e volta. Além disso, pela primeira vez voará para Florianópolis durante o ano todo: de julho a novembro, serão três voos semanais, e de dezembro a janeiro de 2025, um voo diários. Os bilhetes já estão à venda no site da empresa, a partir de R$ 903, ida e volta. A rota para o Rio de Janeiro segue com voos diários, desde R$ 1.158, ida e volta. O anúncio ocorre dias após a recente abertura do mercado aéreo entre Argentina e Brasil, que dá às companhias aéreas liberdade para determinar a frequência dos voos e serviços. Esta medida não só proporciona maior flexibilidade para planejar a operação, como também aumenta a oferta de serviços e promove concorrência entre as rotas aéreas. “Durante o verão, a rota para São Paulo teve ótimo desempenho e por isso decidimos fortalecer a conectividade e adicionar mais um voo para o mês de abril. Florianópolis também teve uma grande procura e atendendo ao pedido dos nossos passageiros, tomamos a decisão de voar o ano todo”, comentou Federico Pastori, diretor Comercial da Flybondi. De acordo com o relatório da Administração Nacional de Aviação Civil (Anac), a companhia aérea tem uma participação de mercado regional de 6% e uma participação de mercado de 12% na rota Brasil-Argentina.
51° RODEIO NACIONAL OS PRAIANOS
Preparem-se, a contagem regressiva para o rodeio mais desejado já iniciou. No próximo sábado, inicia o Rodeio dos Praianos, com mais de 50 atrações artísticas e culturais, grandes shows nacionais e de músicos tradicionalistas gaúchos, além das provas campeiras. O 51° Rodeio Nacional do CTG Os Praianos ocorre a partir de 27 de abril até 5 de maio, em São José, Santa Catarina, com inúmeras atrações e competições artístico cultural e campeira, com mais de R$ 200 mil em prêmios, além de troféus. Já no primeiro final de semana, as atrações começam desde as primeiras horas da manhã de sábado com o Concurso a Mais Prendada Prenda Rodeio dos Praianos, nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana. As candidatas desfilarão seus conhecimentos sobre a cultura tradicionalista gaúcha nas provas escolhidas entre as danças tradicionais, declamação, canto, instrumento musical, relato de lenda, artesanato e para os pequenos, pré-mirim e mirim, apresentação verbal de um brinquedo ou brincadeira. Para encerrar o primeiro dia do Rodeio, antes do show de Cézar Oliveira e Rogério Melo e dos bailes shows com Grupo Chão Batido e Grupo Portal Gaúcho, o 3° Canto Praiano da Canção Nativa, um festival que tem como um dos objetivos incentivar e fomentar o surgimento de novos talentos poético-musicais e valorizar os já consagrados. Nesse ano, 162 músicas foram inscritas, sendo que dez foram selecionadas. Serão premiadas as canções nas categorias 1°, 2° e 3° lugares, melhor intérprete, Instrumentista Destaque e Música Mais Popular, que tem como novidade a escolha pelo público, através de votação na noite de apresentação. Feriadão com a família e amigos, para relaxar, se divertir e aproveitar as muitas atrações.
SOLIDARIEDADE
Troque alimentos não perecíveis por ingresso do Rodeio. A ação social que já doou mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis continua em várias unidades do Brasil Atacadista da Grande Florianópolis. Confira os pontos e horários, faça a sua contribuição e garanta o seu ingresso para um dos dias 27, 28, 29 de abril ou 1 de maio. Abra a porteira do seu coração e troque um alimento não perecível por um ingresso para o Rodeio dos Praianos. Aproveite o final de semana e participe da ação social indo a um dos pontos de troca do Brasil Atacadista do Sertão do Maruim e Ipiranga, em São José, na unidade da BR-101, em Palhoça e em Biguaçu. A ação no Rodeio dos Praianos é uma realização do Ministério da Cultura e CTG Os Praianos. O patrocínio é da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Brasil Atacadista, Casas Da Água, AM Construções, Supermercados Imperatriz e OK Cosméticos. O apoio é da Prefeitura Municipal de São José.
AMANHECER NAS CATARATAS
O amanhecer na Maravilha Mundial da Natureza, experiência que tem conquistado os visitantes, está sendo realizado em um novo horário desde o último dia 18 de abril, adequando-se logicamente aos horários de outono e inverno. Dessa forma, o passeio para apreciar as Cataratas do Iguaçu antes da abertura regular do Parque Nacional do Iguaçu agora passará a ter embarques a partir das 6h30, todas as quintas e sábados. O café da manhã no Restaurante Porto Canoas também terá alteração no horário de serviço, sendo realizado das 7h30 às 9h30. Com uma ampla variedade no cardápio, o café é um encerramento com chave de ouro para o passeio. Os embarques de retorno do Amanhecer nas Cataratas serão a partir de 8h. Para adquirir os ingressos para essa experiência estão disponíveis para compra antecipada AQUI. O passeio é limitado a 250 vagas por dia, proporcionando uma aventura exclusiva e encantadora aos visitantes. Os moradores dos 14 municípios vizinhos ao parque podem aproveitar o passeio Amanhecer nas Cataratas com um desconto de apenas 20% na tarifa e não como 5%, o que seria de fato m uito justo. O tíquete pode ser adquirido pelas pessoas contempladas na categoria Passe Comunidade, com apresentação do comprovante de residência e documento com foto no dia da visita. Os municípios vizinhos ao parque são Capanema, Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Foz do Iguaçu, Lindoeste, Medianeira, Matelândia, Ramilândia, Santa Lúcia, São Miguel do Iguaçu, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste.
HACKATOUR CATARATAS
Preparado para uma dose de inovação e tecnologia que vai mudar o mundo do turismo? O Hackatour Cataratas Global é onde a criatividade encontra a indústria do turismo em grande estilo! Este hackathon está definido para revolucionar a indústria do turismo. Trata-se de um evento de inovação que visa unir mentes criativas para desenvolver soluções tecnológicas destinadas a aprimorar o setor do turismo. Durante os dias 2 e 3 de maio, você terá a oportunidade de colaborar com outros profissionais do turismo e tecnologia para criar soluções práticas e disruptivas. A inovação é fundamental para impulsionar o crescimento e a competitividade do mercado turístico. Neste evento, você poderá: Explorar ideias inovadoras para resolver desafios reais enfrentados pelo setor de turismo; Colaborar com profissionais experientes em tecnologia, design e turismo; Ampliar sua rede de contatos e estabelecer conexões valiosas; Ganhar visibilidade ao apresentar suas ideias para um painel de jurados especializados. Não perca tempo! Garanta sua participaçãoinscrevendo-se agora mesmo! As vagas são limitadas! Se você busca fazer a diferença no setor do turismo e está pronto para abraçar desafios inovadores, o Hackatour Cataratas Global é o lugar para você!
Continuam em queda o volume de receitas de atividades turísticas
Por conta dos abusivos preços das passagens aéreas, falta de infraestrutura e inoperância governamental, pelo segundo mês seguido, o volume de receitas do turismo apresentou recuo. Em fevereiro, a queda foi de 0,8% em relação a janeiro deste ano. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o Índice de Atividades Turísticas (Iatur) acusou uma singela alta, de 0,3%, pelo segundo mês consecutivo. Com isso, o segmento de turismo se encontra 4,3% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014. Regionalmente, seis dos 12 locais pesquisados acompanharam o movimento de retração verificado nacional. A influência negativa mais relevante ficou com São Paulo (-2,9%), seguido por Santa Catarina (-3,7%), Ceará (-5,4%) e Minas Gerais (-1,5%). Em sentido oposto, Distrito Federal (8,3%) e Bahia (2,4%) assinalaram os principais avanços em termos regionais.
Na comparação de fevereiro de 2024 com fevereiro de 2023, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil apresentou variação positiva de meros 0,3%, sendo impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de restaurantes; serviços de bufê; agências de viagens; e espetáculos teatrais e musicais. Para Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), expectativa se manteve estável: a alta no Turismo deve ser de 2,2% neste ano. “Nesse sentido, a queda da variação mensal e a estabilidade no comparativo anual ainda podem ser encaradas como resultados pontuais, uma vez que os preços setoriais já acusam tendência de queda ou desaceleração”, explica o economista da CNC responsável pela análise, Fabio Bentes. Em fevereiro de 2024, o volume de transporte de passageiros no Brasil registrou ligeiro acréscimo de 0,1% frente a janeiro, na série com ajuste sazonal, segundo resultado positivo seguido, período em que apontou ganho acumulado de 2,9%. Dessa forma, o segmento se encontra, nesse mês de referência, 5,4% abaixo do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 27,3% abaixo de fevereiro de 2014 (ponto mais alto da série histórica). No confronto entre fevereiro de 2024 e fevereiro de 2023, sem ajuste sazonal, o transporte de passageiros mostrou retração de 5,6%, quarto revés consecutivo. No indicador acumulado do primeiro bimestre deste ano, o transporte de passageiros mostrou retração de 5,7% frente a igual período de 2023.
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
Tanto é verdade o descaso e incompetência do atual desgoverno, um sócio completamente desleal que cria dificuldades para vender facilidades, que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) teve que ajuizar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o artigo 6º caput, inciso I, alíneas “a” e “b” e itens 1, 2 e 3 da Medida Provisória nº 1.202/2023, que revogaram benefícios fiscais previstos pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Cautelarmente, a Confederação pede ao STF a suspensão dos mesmos dispositivos legais que preveem o pagamento imediato da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), PIS/Pasep e Cofins e, a partir de janeiro de 2025, o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). O Perse foi criado como uma das principais medidas de enfrentamento da crise sanitária pelo setor de turismo e eventos, isentando as empresas do pagamento de alguns tributos até março de 2027. Com a extinção progressiva do Perse, doze setores antes beneficiados – dentre eles bares, hotéis e restaurantes – voltaram a pagar, desde 1º de abril, CSLL, PIS e Cofins e, a partir de janeiro de 2025, pagarão o IPRJ. Outro ponto sustentado na ADI afirma que, ao extinguir o benefício fiscal por meio de Medida Provisória, o governo descumpre as regras do processo legislativo previsto na Constituição Federal, pois revoga matéria que foi recentemente ratificada pelo Congresso Nacional. Além disso, a CNC entende estar configurada a inconstitucionalidade pela ausência de relevância e urgência exigidas para a edição de MPs. “Esse setor é um importante empregador de grupos socialmente mais vulneráveis e não pode ser prejudicado pelo fim do Perse. Um estudo da CNC aponta que 1% no valor agregado do setor de turismo representa R$ 3,9 bilhões e, segundo a estimativa da Receita Federal, o Perse custou ao governo um valor entre R$ 17 bilhões e R$ 32 bilhões entre 2021 e 2023. A conta final é que o fim do Perse pode retirar da economia brasileira até R$ 244 bilhões por ano, atingindo um setor que emprega uma parcela mais vulnerável da população e que pode ficar na informalidade, – ou pior, desempregada”, conclui o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
NOS ESTADOS UNIDOS
Já nos Estados Unidos a história é absurdamente ao contrário. Lá, o setor de Viagens e Turismo bateu recorde de contribuição para a economia dos Estados Unidos em 2023, de acordo com pesquisa do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). De acordo com a última pesquisa do órgão global de turismo, em 2023, a contribuição do setor para o PIB cresceu 7%, atingindo um total de 2,36 trilhões de dólares e ultrapassando o recorde anterior em US$ 100 bilhões. Os empregos ligados ao setor também aumentaram em 656 mil, atingindo 18 milhões em todo o país e assim quebrando o recorde anterior de 17,4 milhões. Com relação aos gastos, os visitantes nacionais desembolsaram US$ 1,37 trilhão no ano passado, alta de 9% em relação ao pico anterior em 2019, enquanto os gastos dos visitantes internacionais ainda ficaram cerca de 25% abaixo do pico de 2019 (US$ 156,1 bi).
“Os EUA estão quebrando todos os recordes no setor de viagens e turismo, empregando 18 milhões de pessoas e impulsionando a economia do país em quase US$ 2,4 trilhões. O governo dos EUA apoia o setor, mas os gastos dos visitantes internacionais ainda estão abaixo dos números de 2019. O foco no processamento de vistos, nas filas nas fronteiras e na contratação de pessoal daria ao setor um impulso vital antes da Copa do Mundo da FIFA e das Olimpíadas”, disse Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC. O Conselho espera ainda que o setor aumente a sua contribuição para o PIB para mais de 2,5 trilhões de dólares em 2024, 9% da economia dos EUA. É previsto ainda que o segmento empregue 18,8 milhões de pessoas em todo o país, com um em cada nove americanos a trabalhar com Turismo. Já em relação aos gastos dos visitantes nacionais, a expectativa é alcançar 1,43 trilhão de dólares, batendo o recorde de 2019 em quase 14%. Por fim, o WTTC prevê que os gastos dos visitantes internacionais permaneçam mais de US$ 20 bilhões abaixo do pico anterior.
SANTA E BELA CATARINA
Bem ao contrário do Brasil, o destino número um do Brasil, a Bela e Santa Catarina, somente em março, a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-SC) registrou uma receita tributária de R$ 4,2 bilhões. Santa Catarina celebra pelo terceiro mês consecutivo um robusto crescimento na arrecadação de impostos, destacando o papel do turismo na economia do estado. Em março, a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-SC) registrou uma receita tributária de R$ 4,2 bilhões, marcando um aumento nominal de 15,9% em relação ao mesmo período de 2023. Mesmo descontada a inflação de 4,5% nos últimos doze meses, o crescimento real se fixou em 10,9%, evidenciando a força do setor turístico na geração de receitas. A informação é da colunista Estela Benetti, ao NSC Total. Os principais impulsionadores desse aumento foram as vendas de combustíveis, bebidas e energia elétrica, beneficiadas pela atividade turística intensa, especialmente nos primeiros meses do ano. Janeiro viu um salto real de 16,9% na arrecadação, seguido por 12,6% em fevereiro e agora 10,9% em março.
A receita com combustíveis, especificamente, viu um avanço nominal de 39% em março, comparado ao mesmo mês do ano anterior, seguido por significativos aumentos nos setores de automóveis (26,9%), bebidas (24,9%) e medicamentos (19,4%). A exceção ficou por conta das redes de varejo, que experimentaram um pequeno decréscimo de 0,2%. Entretanto, a SEF-SC prevê uma desaceleração no ritmo de crescimento da arrecadação a partir de abril, com a economia retornando a uma fase mais estável, sem o impulso adicional do turismo. A expectativa é que o estado encerre o ano com um aumento real entre 6% a 7% na arrecadação total, um reflexo das estratégias adotadas pelo governo para estimular a economia local. O governo de Santa Catarina tem se concentrado em medidas de desburocratização, novos investimentos e efetiva cobrança de ICMS atrasado através do programa Recupera Mais, dentro do contexto do Plano de Ajuste Fiscal (Pafisc). Com a manutenção das restrições de gastos, o estado busca equilibrar a necessidade de aumentar a receita e cortar despesas supérfluas, visando aprimorar a prestação de serviços e a realização de obras essenciais para a população catarinense.
SANTA CATARINA NA WTM
A Setur/SC (Secretaria de Turismo de Santa Catarina), está presente na WTM Latin America 2024, que começou nesta segunda-feira aqui em São Paulo e que termina nesta quarta-feira, 17. O objetivo da participação é apresentar o Estado como um destino turístico atraente para visitantes do Brasil e do mundo todo, afirma o Secretário de Turismo de SC, Evandro Neiva. Com estande próprio, um dos maiores da feira, onde estão sendo promovidos os diversos atrativos do estado. No estande cooking shows com pratos típicos catarinenses, palestras, workshops e encontros com operadores de turismo. A Secretaria também lançou amanhã o voo direto entre Florianópolis e Assunção e celebrou a abertura da nova rota entre Santa Catarina e o Panamá. A WTM é uma importante oportunidade para divulgar o potencial turístico de Santa Catarina e consolidar o estado como destino de desejo o ano todo.
ARGENTINA VISION
A brasileira Cristiane Cavalli, a melhor capacitadora da Argentina, residente há 20 anos em Ushuaia – Tierra del Fuego, representa a super empresa Argentina Vision na Feira. A Argentina Vision, é uma empresa dedicada à prestação de serviços de viagens e turismo que tem orgulho de criar experiências inesquecíveis para seus clientes. Fundada em 1994, se tornaram a empresa líder em serviços turísticos na Península Valdés e região. Porém, entendem que o seu sucesso não se mede apenas em termos financeiros, mas também no impacto que geram na sociedade e no meio ambiente. Por isso, tem o compromisso de medir e avaliar seu impacto social e ambiental de forma constante e transparente no processo que iniciaram para obter a certificação como Empresa B. Seu foco foco no impacto social envolve o incentivo a práticas trabalhistas justas e respeitosas, a promoção da diversidade e da inclusão em sua força de trabalho e o estabelecimento de relacionamentos fortes e éticos com seus fornecedores e clientes. Confira o vídeo abaixo.
BRASILEIROS EM USHUAIA NA WTM
Com um super estande e uma super equipe, a melhor Agência de Turismo Brasileiros em Ushuaia, especialista na Patagônia Fantástica Argentina e a que mais leva brasileiros para aquele paraíso é presença garantida na WTM/SP que começou ontem aqui em São Paulo. “Descubra o Fim do Mundo: Pacote de Viagem para Ushuaia com Saída de Guarulhos” é uma das grandes novidades. Segundo o CEO Luiz Fernando barros: “Durante os meses de maio a junho, Ushuaia experimenta o outono, marcado por características climáticas únicas e uma atmosfera encantadora. As temperaturas começam a declinar, oscilando entre 0°C e 8°C, criando um cenário de suaves tons dourados nas folhas das árvores que se destacam contra as majestosas montanhas ao redor. Este período é conhecido por proporcionar uma experiência tranquila, com dias mais curtos e noites mais longas. É uma época ideal para os amantes de fotografia, pois a luz realça as paisagens deslumbrantes de Ushuaia, enquanto a possibilidade de ser surpreendido com a neve adiciona uma pitada de encanto ao ambiente. Eu saí ontem, 14, de Ushuaia com muita neve!”
Os voos incluídos neste pacote partem de Guarulhos e retornam para a cidade, proporcionando uma jornada confortável e segura até Ushuaia. É importante ressaltar que os voos incluem escala em Buenos Aires, infelizmente ainda não há voos diretos para o Fim do Mundo. Ao embarcar em um voo com destino a Ushuaia, a dica é: experimentar a grandiosidade da Cordilheira dos Andes pela janela do avião. Por isso, escolha os assentos do lado direito do avião para aproveitar as vistas deslumbrantes dessa majestosa cadeia de montanhas imponente com picos cobertos de neve, que é a Cordilheira dos Andes. Não há nada melhor do que relaxar e recarregar as energias em um hotel aconchegante e confortável. Por isso, esse pacote conta com 4 noites de hospedagem em um dos hotéis 3 estrelas mais atrativos da região. O Hotel Costa Ushuaia está localizado próximo ao Canal Beagle, a apenas 10 minutos de carro do aeroporto e da Praça Ilhas Malvinas. A hospedagem também conta com wi-fi, serviço 24h, atividades e um restaurante para tornar sua experiência ainda mais agradável. Sua viagem para Ushuaia merece experiências memoráveis, sendo assim, selecionaram os melhores passeios do Fim do Mundo para que a sua viagem seja inesquecível. Clique aqui e entre em contado com a Brasileiros em Ushuaia / Brasileiros em El Calafate e reserva já o seu pacote.
AÇÃO SOLIDÁRIA 51° RODEIO NACIONAL CTG OS PRAIANOS
O CTG Os Praianos lançou nesse sábado uma campanha de ação social que contemplará os interessados em participar do 51° Rodeio Nacional, que inicia dia 27 de abril até 5 de maio, e entidades que prestam assistência social no município de São José, Santa Catarina. Na doação de um alimento não perecível, a pessoa receberá em troca um ingresso válido para os dias 27, 28, 29 de abril e 1° de maio. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Roaunet, e um dos patrocinadores, Brasil Atacadista. De hoje até 29 de abril, das 09h até às 20h, as trocas de um alimento por um ingresso poderão ser feitas no Brasil Atacadista do Sertão do Imaruim. Ainda nesse sábado, a ação terá início às 16h no Brasil Atacadista da 282 e em Biguaçu, até às 20h. Porém, a ação ocorrerá nessas três localidades do Brasil Atacadista somente de quarta-feira até domingo. Quem não puder participar antes do dia desejado, poderá na data trocar o alimento pelo ingresso com um desconto de R$ 5,00. Mas fique ligado, essa ação da troca de alimento pelo ingresso será junto a bilheteria apenas nos dias 27,28,29 de abril e 1° de maio.
Outra opção será para as empresas que desejarem dar aos seus funcionários um ingresso, participar da ação doando alimento. Interessados devem procurar o CTG Os Praianos com antecedência, pois a procura está grande. O único dia que não terá a troca de alimento por ingresso será para a véspera do feriado, dia 30, tanto no Brasil Atacadista quanto no CTG Os Praianos. A expectativa da patronagem é arrecadar com a ação social cerca de cinco mil quilos de alimentos, que serão distribuídas pela Secretaria de Ação Social da Prefeitura de São José, o Núcleo de Recuperação e Reabilitação de Vidas (Nurrevi) e o Lions Club. Para conferir as atrações dos dias de troca de alimento por ingresso (27,28,29 de abril e 1° de maio) e a programação completa dos demais dias, CLIQUE AQUI e garanta seu ingresso para essa grande festa.
ABIH/SC & URUBICI SUMIT
A ABIH-SC marcou presença no Urubici Summit 2024! Mariléia Folster, Diretora Regional da ABIH-SC, representou a entidade no evento e convidou os participantes a conhecerem mais sobre a associação e a se fazerem presentes no Encatho & Exprotel. Juliana Bossi Castro e Josiane Castilhos, também da equipe da ABIH-SC, estiveram no evento e participaram ativamente da rodada de negócios. Foi uma oportunidade incrível de networking e compartilhamento de conhecimento. A presença da ABIH-SC no Urubici Summit reforça o compromisso da entidade com o desenvolvimento do turismo e da hospitalidade em Santa Catarina, além de fortalecer ainda mais os laços com a comunidade e os parceiros do setor. O evento aconteceu em Urubici, na Serra Catarinense, uma das cidades com maior demanda turística da Serra Catarinense, e visou atualizar empresários, meios de hospedagens, atrativos, restaurantes e prestadores de serviços do ramo turístico. O evento que aconteceu no Clube Recreativo União e Progresso, foi uma realização da Associação Empresarial de Urubici através do Núcleo de Pousadas em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Urubici e a Associação do Trade Turístico de Urubici (Pouserra), com apoio da prefeitura do município e diversas entidades locais. Plenárias com rodízios de falas dos fornecedores e trocas de informações também movimentaram o Summit. Segundo um de seus idealizadores, em 2025 o evento deve tomar proporções ainda maiores em termos de participantes e programação.
FESTURIS GRAMADO
Os diretores do FESTURIS, grande feira de negócios turísticos de Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, marcaram presença na instalação da Frente Parlamentar Brasil – Itália, em comemoração aos 150 anos da imigração italiana. O evento, que ocorreu na última segunda-feira e reuniu diversas personalidades do meio político e empresarial. Na ocasião, os empresários oficializaram o convite do Festuris 2024 ao embaixador, Alessandro Cortese e ao cônsul da Itália, Valério Caruso. Marta e Eduardo também prestigiaram a solenidade de abertura, na qual o embaixador foi presenteado com a estatueta do gaúcho laçador e a entrega da Medalha da 56ª Legislatura, por proposição do deputado Guilherme Pasin, ao cônsul. A cerimônia teve o intuito de estreitar laços, fomentar ações, facilitar negócios e promover o intercâmbio cultural, social e educacional entre as comunidades brasileira e italiana.
ROTA CAMINHO DAS MISSÕES
Finalmente foi oficializada a Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Direcionada aos segmentos de turismo cultural, rural, histórico, religioso e científico, o roteiro compreende mais de 20 cidades que foram colonizadas pelos jesuítas, como Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro e São Miguel das Missões. A região inclui vários locais considerados patrimônios históricos e culturais que contam a história da catequização das populações indígenas guaranis. Nos séculos 17 e 18, os jesuítas da Companhia de Jesus formaram povoados na região. As aldeias foram atacadas e destruídas por tropas portuguesas e espanholas na Guerra dos Sete Povos, entre 1753 e 1756. As ruínas dessas construções são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e inscritas na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
A legislação tem o objetivo de estimular a estruturação, a gestão e a promoção dos atrativos turísticos da região, por meio do apoio dos programas federais destinados ao fortalecimento da regionalização do turismo pelo MTur. Isso significa uma oportunidade de fortalecimento e desenvolvimento da atividade turística na região das Missões, como explica a coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira. “A medida dá visibilidade para que seja pleiteada a participação da Rota nos programas oficiais destinados ao fortalecimento da regionalização do turismo”, avalia. O Ministério do Turismo também conta com um projeto no Mercosul com forte integração com o Caminho das Missões. O produto “Caminho dos Jesuítas”, do qual a Rota das Missões também faz parte, se estende para outros países, tem potencial para ser a principal rota turística da América do Sul e uma das mais amplas do mundo. Além do Brasil, o Caminho engloba Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai e abriga 41 sítios declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco (culturais e naturais).
LUNA CARVALHO – A BELLA DA SEMANA
A paranaense Luna Carvalho veio para deixar a sua marca na melhor revista masculina do Brasil. Ela, que tem apenas 20 anos, conquistou uma legião de fãs que caíram de amores por seus seios fartos e naturais, cintura fininha, bumbum suculento, pele macia e branquinha, sem nenhuma nenhuma marquinha de biquíni. Estão preparados para ver ainda mais? Atenção: como esse material se trata de uma produção externa, infelizmente não teremos live. Mas fiquem tranquilos, o vídeo do ensaio vai estar disponível para você se deliciar e assistir quantas vezes quiser. Prepare-se para ver a segunda parte do ensaio inédito com Luna Carvalho que já está no ar. Faça parte da maior revista masculina do Brasil e aprecie todas as modelos do site! São centenas de vídeos, fotos, lives 4K e ensaios produzidos em cenários tentadores com muita sensualidade.