NOVAS CONEXÕES FLORIANÓPOLIS – AMSTERDAM & BRUXELAS
Floripa Aiport liga Florianópolis a Amsterdam e Bruxelas
Teve início neste mês a rota cargueira inédita entre Europa e Florianópolis, operada pela afiliada de carga do grupo LATAM. Com decolagens de Amsterdam (Holanda) às segundas-feiras e de Bruxelas (Bélgica) às quintas-feiras, a operação é realizada em aeronaves cargueiras Boeing 767-300F, com capacidade para mais de 50 toneladas por voo. A rota inédita facilita a importação no Sul do Brasil de cargas provenientes da Europa, tornando mais dinâmico o transporte, especialmente de fármacos, além de cargas gerais, automotivas e peças de reposição. Agora, 1,6 mil toneladas de cargas internacionais poderão ser transportadas por ano da Europa para Santa Catarina. Para celebrar o pouso da aeronave da afiliada de carga do grupo LATAM proveniente da Europa, foi realizada na última sexta-feira (26) a cerimônia de corte de fita no Floripa Airport. A celebração contou com a presença de autoridades como Jorginho Mello (Governador de Santa Catarina), Topázio Neto (Prefeito de Florianópolis) e Beto Martins (Secretário de Portos e Aeroportos de Santa Catarina), executivos de ambas as companhias, como Jorge Carretero, gerente de Vendas da LATAM Cargo na Europa e Ricardo Gesse, CEO Zurich Airport Brasil, além de entidades representativas da indústria.
Na capital catarinense, vale lembrar, a LATAM Cargo Brasil ampliou em dezembro de 2023 de dois para três voos semanais a operação da sua rota cargueira Miami-Florianópolis inaugurada em 2020. Os voos são realizados às segundas, quartas e sextas-feiras em aeronaves Boeing 767-300F com capacidade para mais de 50 toneladas. “Estamos investindo R$9 milhões para ampliar a capacidade do nosso Terminal Internacional de Cargas em 400% para atender a alta demanda. Iniciamos o ano registrando os melhores números da história do terminal que se tornou o número um em peso movimentado de Santa Catarina. A LATAM Cargo é nossa parceira desde o início deste crescimento, com a primeira rota internacional cargueira da história de Santa Catarina ligando Miami a Floripa, inaugurada em 2020 e agora, mais uma vez, está ao nosso lado na rota inédita para Europa” afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
CIRCUITO GASTRONÔMICO CONNECTION TERROIRS
Quem estiver em Gramado entre os dias 15 e 18 de maio vai poder experimentar o que o Brasil tem de mais autêntico em pratos exclusivos. É o Circuito Gastronômico do Connection Terroirs do Brasil, evento que busca dar visibilidade aos produtos com certificação de origem. Ao todo serão 14 restaurantes participantes, cada um deles com um prato especial preparado com pelo menos um ingrediente que possua Indicação Geográfica (IG), ou seja, produtos reconhecidos por serem característicos de seu local de origem, agregando valor e imprimindo identidade única. Entre os ingredientes escolhidos pelos chefs estão linguiça Blumenau, queijo Serrano e chocolate de Gramado. Os pratos variam entre R$69 e R$139, de acordo com o restaurante. “O Connection Terroirs do Brasil é uma vitrine importante para a promoção dos produtos de origem do país. Através deste circuito formado pelos principais restaurantes da cidade, os visitantes poderão experimentar na prática o diferencial de produtos que possuem certificação”, explica a CEO do evento, Marta Rossi. Além de poder acompanhar palestras de nomes reconhecidos do setor de turismo e do tema de certificações para produtos de origem, quem garantir ingresso para o Connection Terroirs do Brasil, também poderá conhecer alguns dos principais empreendimentos turísticos da região. A credencial do evento permite o acesso ao Mátria Parque, Olivas de Gramado, Mini Mundo, Vila da Mônica, Garden Park, Geo Museu, Alpen Park, Mundo Lugano e A Mina Museu.
NETWORKING DE NEGÓCIOS
O Circuito Gastronômico e de Experiências é apenas uma das atrações do Connection Terroirs do Brasil. A programação do evento inclui ainda Networking de Negócios, conteúdos com painelistas nacionais e internacionais, feira de expositores de diferentes partes do país com produtos que possuem certificação e apresentações ao vivo com chefs do Senac na Cozinha Show. Mais informações e a venda de ingressos estão no site www.connectionexperience.com.br. O Connection Experience 2024 é realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do Sebrae. O Connection Experience 2024 acontece de 15 a 18 de maio em Gramado com o tema Terroirs do Brasil. Serão palestras, feira de expositores, circuito gastronômico e aulas show de culinária para fomentar novos negócios a partir dos produtos de origem do Brasil. O evento é realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do SEBRAE. Mais informações e ingressos AQUI.
FESTA DA COLÔNIA EM GRAMADO
O evento mais gostoso de Gramado: começou a Festa da Colônia. Começou a 33ª Festa da Colônia de Gramado. O evento reúne do centro de Gramado as famílias do interior, que levam toda sua cultura, tradições e a gastronomia típica. De fornos de barro saem pães e cucas quentinhos, há shows de danças e música típica, restaurantes de comida alemã e italiana, café colonial, bier platz, feira de produtos coloniais e desfile de carretas puxadas por bois. Na Festa da Colônia é possível conhecer os quatro roteiros de Agroturismo de Gramado. Esses tours têm o objetivo de incentivar a preservação das tradições e aproximar os visitantes da história da colonização da cidade. Tour do Vale com Café da Colônia; Tour O Quatrilho com Café da Colônia; Tour Linha Ávila com Costelão Gaúcho; Tour Raízes Coloniais com Café da Colônia. SAIBA MAIS sobre os roteiros de agroturismo. A Festa da Colônia de Gramado ocorre até o dia 12/05, e tem entrada e estacionamento gratuitos.
6º FÓRUM CLIA BRASIL
A Clia Brasil anunciou para o dia 28 de agosto, em Brasílias o 6º Fórum Clia Brasil 2024. O tradicional evento, que reúne autoridades e grandes players do mercado de Cruzeiros para debates e reflexões sobre tendências e os desafios para o desenvolvimento desta importante atividade turística no país. As inscrições para o 6º Fórum Clia Brasil 2024 e outras confirmações sobre o encontro serão anunciadas em breve. “O Fórum tem se fortalecido a cada ano e se tornou uma necessidade vital para a indústria de cruzeiros no Brasil. Apesar das perspectivas positivas da atual temporada, é crucial reconhecer a crescente preocupação com a competitividade do Brasil em comparação com outros destinos destacados globalmente, o que pode levar à diminuição de navios e de oferta de leitos por aqui. Precisamos melhorar os custos de operação, a infraestrutura, a regulação e o desenvolvimento de novos destinos. O evento realizado em Brasília proporciona o ambiente ideal para discussões aprofundadas e colaborativas que podem nortear trabalhos e soluções”, disse Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
EMPREENDE BRASIL CONFERENCE
Prepare-se para uma jornada de 2 dias no universo das tecnologias, da gestão inteligente e da produtividade, que estão moldando o futuro empresarial. O Empreende Brazil Conference nasceu em 2014 com o propósito de acelerar seu crescimento pessoal e profissional. Ao longo da sua história, foram crescendo e dobrando de tamanho ano após ano, com a cabeça nas nuvens – sonhando alto, e os pés no chão, evoluíram para sempre alcançar o próximo nível. Dessa forma, prepare-se para uma jornada de dois no universo das tecnologias, da gestão inteligente e da produtividade, que estão moldando o futuro empresarial. No Festival do Empreende Brazil Conference, mergulhe fundo nas inovações que impulsionarão seu negócio para o próximo nível! Agende-se: Data: 24 e 25 de maio de 2024, na Arena Opus – Grande Florianópolis – SC. O credenciamento a partir das 8h30m. A ABIH-SC fornece um desconto exclusivo! Adquira seu ingresso CLICANDO AQUI e garanta 10% de desconto!
BUSINESS DINNER
Vem aí o Bisiness & Dinner – Gestão de Alta Performance & Hospitalidade. Trata-se de um evento voltado a conectar pessoas com ambição de crescer e contribuir. Para os associados ABIH-SC tem 15% de desconto! Use o código ABIH15. O Business é para executivos e gestores que querem maximizar seus resultados através de métodos e ferramentas de alta performance e acontece no Eusebio Corporate Center – Rooftop Eusébio – em Joinville, inspirado nas prestigiadas coberturas de Nova Iorque. Entre os benefícios do treinamento; Estabelecer metas e objetivos estruturados para obter resultados extraordinários; Criar estratégias para desenvolver o seu time e elevar a performance profissional; Conceituar gestão vs liderança e saber como aplicar de forma eficaz; Mapear os perfis comportamentais para potencializar sua comunicação e persuasão; Aprimorar os detalhes que geram impactos positivos aos clientes através da hospitalidade; Gerar networking de qualidade com profissionais do segmento. Vagas Limitadas. Garanta a sua! Permita-se evoluir e subir de nível!!
PALM BEACHS – PARAÍSO DOS BRASILEIROS
Por conta dos voos mais rápidos, baratos, ponto a ponto, o Brasil segue como um mercado internacional muito importante para Palm Beach, na Flórida. É o mercado número três em termos de visitantes. Só no ano passado recebeu 36,7 mil visitantes brasileiros, um aumento de 40% em comparação ao ano de 2019, antes da pandemia. A informação do VP de Vendas Globais, Erick Garnica. Comparado com Miami e Orlando, o destino tem diferentes tipos de experiência. O maior número de visitantes está atrelado ao maior número de voos, tanto para Miami como para Orlando e Fort Lauderdale, bem como a chegada dos trens do Brightline. Dessa forma possuem a oportunidade de receberem cada vez mais visitantes. O Brightline chegou como um fator muito importante que permite aos visitantes, que vão para Miami, pegar o trem, combinar com Fort Lauderdale e chegar a Palm Beach pelas suas duas estações: Boca Raton e West Palm Beach.
O trem vem sendo operado já há seis anos, de Miami a Fort Lauderdale e West Palm Beach, mas as estações de Boca Raton e também de Orlando foram inauguradas no ano passado. Portanto, ainda é muito cedo para dizer quando se terá os resultados dos viajantes provenientes Orlando, mas com certeza, provavelmente no próximo mês, se conhecerá os números recentes de quantos visitantes estão chegando ao destino. O Discover The Palm Beaches está tentando atrair um tipo de visitante diferente para seus destinos. Eles sabem que aqui no Brasil há visitantes muito experientes, que vão para lugares diferentes. Certamente irão para Miami, que é a porta de entrada da Flórida. Para se ter uma pequena ideia, somente na semana passada, mais de 40 agências de viagens especializadas foram capacitadas em Campinas e São Paulo. As agências devem realmente olhar com carinho para o destino e darem uma oportunidade, porque a maioria dos viajantes do Brasil está sempre focada em Miami ou Orlando. Uma vez que eles conhecerem os atrativos de Palm Beaches, não deixarão de voltar, tenho certeza.
RECORDE DE GASTOS TURÍSTICOS NOS EUA
Falando nisso, principalmente quando o destino tem de tudo e oferece de tudo, começando pela conectividade e terminando na segurança, os turistas tendem a gastar muito, tanto que os estrangeiros gastaram US$ 20,4 bilhões em viagens e atividades relacionadas ao turismo nos Estados Unidos em fevereiro de 2024, alta de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo o nível mais alto de gastos mensais para um mês de fevereiro desde o início da série histórica em 1960. Os dados foram divulgados pelo Escritório de Viagens e Turismo dos EUA (NTTO). Os gastos representaram 7,7% de todas as exportações, bens e serviços dos EUA no mês. As compras de bens e serviços relacionados a viagens e turismo por visitantes internacionais totalizaram US$ 11,9 bilhões em fevereiro de 2024 (em comparação com US$ 9 bilhões em fevereiro de 2023), alta superior a 31% em comparação com o ano anterior. Esses bens e serviços incluem alimentação, hospedagem, recreação, presentes, entretenimento, transporte local nos Estados Unidos e outros itens relacionados a viagens ao exterior. Além disso, por conta dos voos mais baratos e dirfetos, as tarifas recebidas pelas companhias aéreas dos EUA de visitantes internacionais totalizaram US$ 3,6 bilhões em fevereiro de 2024 (em comparação com US$ 2,9 bilhões em fevereiro de 2023), aumento de 27%. Essas receitas representam gastos de residentes estrangeiros em voos internacionais fornecidos pelas pelas companhias aéreas dos EUA e representaram 18% do total das exportações de viagens e turismo dos EUA em novembro de 2023.
PRÊMIO BANDEIRA AZUL
Termina no próximo dia 10 de maio o prazo para as praias, marinas e embarcações que desejam concorrer à premiação Bandeira Azul. Os candidatos devem preencher um formulário obrigatório e entregar toda a documentação até a data estipulada. A temporada abrange 2024 e 2025 e desta vez conta com um manual do candidato para auxiliar nas inscrições. Após o envio dos documentos e respostas, a equipe do Instituto Ambientes em Rede (IAR), operador nacional do Programa Bandeira Azul, avalia as candidaturas e, posteriormente, a documentação dos candidatos pré-aprovados é enviada a um Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, responsável pela avaliação final. Os resultados serão divulgados em outubro de 2024. CLIQUE AQUI para abrir o formulário/inscrição. O Manual do Candidato pode ser acessado após o registro no site. O Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias, marinas e embarcações que comprovam seu compromisso com o meio ambiente, segurança, educação e turismo sustentável. Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. Até o momento, o Brasil conta com 31 praias e 11 marinas premiadas com o selo Bandeira Azul. Para saber mais sobre o evento, CLIQUE AQUI.
A PEQUENA MOSTRA DE DANÇA
Depois de se apresentar em Joinville, a dançarina Leticia Souza chega à capital no dia 2 de maio, com o solo de dança “A Pequena Monstra: o retorno”. As apresentações são vinculadas ao Projeto A pequena monstra: circulação e difusão, sendo esta proposta cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023. O espetáculo apresenta uma dança que usa os episódios vividos pela artista para reverberar em sua movimentação corporal. “É olhando para cada memória que conseguimos transformar nossos movimentos, compreender nossa existência e compartilhar nossas reflexões para o mundo, passando a olhar de maneira mais leve para o presente e futuro”, comenta Letícia. Em Florianópolis, as apresentações prometem ser momentos de encontro com essa expressão artística singular. No Espaço 1 do Ceart – Udesc, localizado na Av. Me. Benvenuta, 1907, Itacorubi, as performances acontecerão na próxima quinta-feira, dia 2 de maio, nos horários de 10h e 16h, com ingressos gratuitos, disponíveis uma hora antes de cada sessão na recepção do espaço. A classificação é livre, convidando todos a mergulharem nessa experiência enriquecedora. Já no dia 3, uma sessão especial fechada para adolescentes ocorrerá no Cedep, seguida por uma roda de conversa mediada por Paula Gotelip, doutoranda em arte para infância e juventude. Essa oportunidade não apenas oferece uma experiência artística única, mas também abre espaço para reflexões sobre o papel das mulheres na arte e os processos criativos por trás do espetáculo.
MEIA MARATONA DAS CATARATAS
A 15ª edição da Meia das Cataratas, com percurso integralmente dentro do Parque Nacional do Iguaçu, teve o prazo de inscrição prorrogado para o dia 2 de maio. As inscrições para a prova de 21km e para o Desafio de 8km das Cataratas devem ser realizadas no site oficial da corrida. A corrida da Maravilha Mundial da Natureza passou por algumas atualizações com o objetivo de proporcionar uma experiência ainda mais satisfatória aos participantes. O número de vagas para a 15ª Meia Maratona das Cataratas foi reduzido para três mil corredores. Outra inovação é a alteração no horário de largada, que agora acontecerá meia hora mais cedo, às 8 horas. todos os inscritos receberão um kit contendo camiseta, número de peito, chip de cronometragem e medalha de participante (entregue no final da prova). A entrega do kit será realizada no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, na sexta-feira (3 de maio), das 9h às 16h, e no sábado (4 de maio), das 9h às 20h. Será preciso apresentar comprovante de pagamento da inscrição e documento com foto. A 15.ª edição da Meia Maratona das Cataratas é uma realização da Urbia Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio. O evento é patrocinado pelo Fundo Iguaçu, pela Nissei, com apoio do Shopping Catuaí Palladium, Hoahi, CCR, Polina, Sferriê, Ambev, Limber, Trilha D’água, Helisul, Studio B, Mr. Coco, Itaipu Diesel e Arcor, com promoção da RPC. Acima de dez atletas inscritos, o grupo recebe 10% de desconto. O representante do grupo deve entrar em contato, por meio do e-mail eventos@ticketsports.com.br, solicitando a inscrição para o grupo. Grupos com menos de dez participantes não têm direito ao desconto.
BELLA DA SEMANA – JU SILVA
No melhor clima outono / inverno, a nossa modelo internacional Ju Silva está de volta ao Bella da Semana. Ju Silva aproveita a maravilhosa Serra Catarinense com toda sensualidade. Ela aprecia a vista das montanhas completamente nua, relaxa em um delicioso banho na banheira. Veja TUDO e delicie-se! Nossa live 4K também vai estar disponível. Aproveite para assistir takes exclusivos, captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade. O ensaio inédito com Ju Silva já está no ar. Faça parte da maior revista masculina do Brasil e aprecie todas as modelos do site! São centenas de vídeos, fotos, lives 4K e ensaios produzidos em cenários tentadores com muita sensualidade.
Leia ainda: Voos de Floripa a Lisboa pela TAP a partir de 2026
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Floripa, à Ilha da Magia, é top 5 das rotas que a TAP pretende abrir
Eles estão machucados demais para perceberem tuas feridas