Passagens aéreas caríssimas faz turismo rodoviário bater recordes
Em março, o setor viagens corporativas faturou R$ 1,197 bilhão, chegando a R$ 3,280 bilhões no primeiro trimestre, acima do mesmo período de 2023, com R$ 3,174 bilhões e de 2019 (antes da pandemia), com R$ 2,545 bilhões. A Localiza perdeu 3% de seu share no faturamento do mês de março, após a decisão unilateral da locadora de veículos, que alterou o modelo comercial com as agências. Segundo aponta o estudo da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que acompanha mensalmente o desempenho de 11 setores do mercado, esse espaço foi ocupado principalmente pela Movida, com crescimento quase na mesma proporção. “O outro número importante é que 3% para Movida representam um crescimento de quase 20% no número de diárias e 33% em faturamento”, diz Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp. Em março, a Latam manteve-se na primeira posição do ranking de bilhetes aéreos emitidos, com 36,2%, seguido pela Azul, com 33,4%. A Gol ficou na terceira posição, com 30,3%. “É o segundo mês de liderança da Latam e o primeiro da Azul na segunda posição. Vemos que o cenário onde Latam lidera o mercado corporativo tanto no nacional quanto no internacional se consolidou”, diz Machado.
SETOR RODOVIÁRIO
Evidente de que, diante das quedas avassaladoras do setor aéreos, qualquer venda significa aumento e saída do vermelho. Em fevereiro, os estudos já demonstram que a Latam chegou a 36,4% no volume de bilhetes vendidos, um crescimento de quase 20% em relação ao mês de janeiro. A Gol, por outro lado, fechou fevereiro com 32,2%, recuo de 16% ante o mesmo período. No mês passado, a Azul também ganhou mercado e ficou com um share de 31,3%, crescimento de 6,2% em relação a mês anterior. Na hotelaria, que registrou 928.611 room nights em março, a marca que lidera é a Accor, com 39,9% de share. O setor rodoviário é outro destaque e mantém o histórico de crescimento, chegando a um aumento de 14% de faturamento em março. O setor rodoviário tem demonstrado um crescimento constante, em função dos altos preços das passagens aéreas e da substituição pela primeira modalidade de transporte. Em março, o setor viagens corporativas faturou R$ 1,197 bilhão, chegando a R$ 3,280 bilhões no primeiro trimestre, acima do mesmo período de 2023, com R$ 3,174 bilhões e de 2019 (antes da pandemia), com R$ 2,545 bilhões.
STOPOVER
A propósito, para conter tanta carestia nas passagens aéreas, tornando impossível viajarmos em nosso próprio pais, nos fazendo optar viajar para o exterior, em viagens ponto a ponto e muito mais rápidas, parece que está saindo do papel o benefício do “stopover” que passará a cruzar as cidades de Fortaleza, Curitiba, Recife, Manaus e Belém, além de São Paulo e Brasília, cidades que estiveram no plano das companhias aéreas. A opção permite ao viajante fazer uma parada estendida em outra cidade, antes do destino final e sem custo adicional. Mais comum em voos internacionais de longa distância, o “stopover” dentro do Brasil é uma estratégia recente em parceria com companhias aéreas e com o objetivo de incentivar os viajantes a conhecerem novos destinos dentro do país. As companhias aéreas já estão oferecendo o serviço em voos nacionais. A ideia é que as pessoas que fariam uma viagem longa de avião, com uma escala ou conexão, aproveitem a parada estendida para conhecer um outro destino onde vão se hospedar em um hotel, contratar um guia de turismo, comer em um restaurante local e, assim, movimentar a economia da cadeia do turismo. Mas eu duvido que venha a sair mais barato. Jamais. Em primeiro lugar não é possível escolher a cidade para fazer o “stopover”.
Os locais são determinados pelo trajeto oficial de cada voo. Atualmente, a opção no Brasil está prevista na ida ou na volta de viagens que tenham paradas nas cidades de São Paulo, Brasília, Fortaleza, Recife, Manaus, Curitiba e Belém. Sabe-se lá por que Florianópolis não foi incluída. Em segundo lugar é que o desgoverno está “dialogando” com as companhias aéreas para que mais destinos estejam incluídos a essa opção de parada sem custo. Se nem o Voa Brasil eles conseguiram fazer decolar, imaginem isso. Em terceiro lugar; o destino da bagagem despachada depende da companhia aérea. Muitas despacham as malas diretamente para o destino final. No entanto, algumas podem permitir essa retirada no ponto de “stopover” e, após o período de parada, despachá-la de novo ao reembarcar. Por isso, é importante se atentar às regras de cada empresa. Também é necessário lembrar que, ao finalizar o período previsto do “stopover”, é necessário retornar ao aeroporto para finalizar a viagem e chegar ao destino final.
DIA NACIONAL DO TURISMO
O Dia Nacional do Turismo está sendo comemorado neste 08 de maio, uma data de extrema importância para celebrar não apenas as belezas naturais e culturais do Brasil, mas também para reconhecer o papel fundamental do turismo na economia do país. Este dia, comemorado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), não apenas destaca as conquistas alcançadas, mas também reforça o compromisso contínuo de promover e fortalecer esse setor vital. Segundo Alexandre Sampaio, Presidente da Federação de Hospedagem e Alimentação – FBHA, “Temos buscado desempenhar nosso papel na defesa e valorização do turismo brasileiro. Ao longo dos anos, temos trabalhado incansavelmente para criar um ambiente propício para o desenvolvimento do setor, mapeando políticas que incentivem investimentos e aprimorem a infraestrutura turística em todo o país. Nosso compromisso em impulsionar o turismo como um vetor de desenvolvimento econômico e social é evidente nas diversas iniciativas e parcerias que visamos promover.” Para ele, atualmente, o cenário do turismo no Brasil é promissor, com estimativas indicando um crescimento significativo nos próximos anos. Segundo dados da Contratuh (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade), está prevista a construção de 108 novos hotéis até 2027, representando um investimento total estimado em R$ 5,7 bilhões. Esse influxo de investimentos não apenas ampliará a capacidade de hospedagem, mas também impulsionará a criação de empregos no setor.
De acordo com projeções da Contratuh, espera-se que esse crescimento resulte na geração de aproximadamente 250 mil novas vagas de empregos formais até o final deste ano. Esse número impressionante representa um aumento significativo de 16% no número de empregos no setor, demonstrando o potencial do turismo como um motor de crescimento econômico e criação de empregos no Brasil. Segundo ele: É importante ressaltar que o turismo não beneficia apenas as grandes cidades e destinos turísticos tradicionais, mas também as comunidades locais em todo o país. O desenvolvimento do turismo sustentável e inclusivo é uma prioridade para a FBHA, que busca garantir que os benefícios econômicos e sociais do turismo sejam distribuídos de forma equitativa, beneficiando todas as regiões e segmentos da sociedade. Além disso, trabalhamos na promoção da excelência na prestação de serviços turísticos, incentivando a capacitação e formação profissional dos trabalhadores do setor. Através de programas de capacitação e certificação, a entidade visa elevar os padrões de qualidade e profissionalismo, garantindo uma experiência memorável e segura para os turistas que visitam o Brasil. Neste Dia Nacional do Turismo, é importante reconhecer e celebrar os avanços alcançados pelo setor, ao mesmo tempo em que renovamos nosso compromisso em promover um turismo sustentável, inclusivo e de qualidade. Com nosso apoio, do Governo Federal e de todos os brasileiros, o turismo nacional está preparado para enfrentar os desafios do futuro e continuar sendo uma fonte de orgulho e prosperidade para o nosso país.”
MEIA MARATONA – CONEXÃO COM A NATUREZA
Promovendo esporte e saúde em conexão com a natureza do Parque Nacional do Iguaçu, neste último domingo foi realizada a 15ª Meia Maratona das Cataratas e o Desafio 8K das Cataratas. A corrida, que já é tradicional do calendário esportivo, reuniu três mil atletas de oito países e 326 cidades em Foz do Iguaçu. Os corredores e acompanhantes chegaram antes de o Sol nascer para participar do evento. O clima mais ameno não afastou a animação dos participantes. Familiares e amigos puderam acompanhar e torcer pelos atletas em um espaço especial com arquibancada, ao lado da largada e chegada da prova. Dos participantes, a maioria foi de corredores brasileiros. Entre os oito países presentes, os vizinhos da fronteira, Paraguai e Argentina, foram os mais representativos. A corrida também contou com atletas que viajaram o mundo para correr nas Cataratas do Iguaçu, vindos da Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Colômbia e Austrália. A 16ª Meia Maratona das Cataratas já tem data definida para 2025: será no dia 18 de maio. Após a edição histórica da 15ª, a organização promete um evento ainda melhor, aliando natureza e esporte no Parque Nacional do Iguaçu. Inscrições e mais informações em breve. As fotografias dos atletas correndo com o cenário natural do Parque Nacional do Iguaçu estão disponíveis AQUI.
CARBONO NEUTRO
Registros encantadores de toda a experiência dos corredores, com muitos sorrisos e dedicação dos participantes. Para ajudar as vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o parque promove uma ação solidária com a doação de itens, como alimentos e roupas, pelos participantes da corrida e visitantes da unidade. O local de arrecadação é o Centro de Visitantes do parque até o dia 12 de maio. Colaborando com a preservação do planeta e a redução dos impactos do aquecimento global, a 15ª Meia das Cataratas é um Evento Carbono Neutro, por meio da aquisição de créditos de carbono validados pela ONU. Consiste na neutralização de toda a emissão de gases da prova pela compra desses créditos de carbono. A redução do impacto também aborda novas medidas a ser adotadas, com plano de ajustes operacionais para a realização do evento em Carbono Neutro. A 15ª edição da Meia Maratona das Cataratas é uma realização da Urbia Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio. O evento é patrocinado pelo Fundo Iguaçu, Nissei, com apoio do Shopping Catuaí Palladium, Hoahi, CCR, Polina, Sferriê, Ambev, Limber, Trilha D’água, Helisul, Mr. Coco, Itaipu Diesel e Arcor, juntamente com a promoção da RPC.
DIA DAS MÃES NAS CATARATAS
Falando nisso, celebrar momentos em família no Parque Nacional do Iguaçu é sempre uma ótima escolha, e no próximo domingo (12), no Dia das Mães, os visitantes terão ainda mais motivos. O parque terá experiências especiais para unir mães e filhos em contato com as majestosas Cataratas do Iguaçu, além de entregar uma foto de brinde para todas as mães que visitarem neste dia. Todas as mamães que visitarem o Parque Nacional do Iguaçu no domingo de Dia das Mães, 12 de maio, ganharão uma foto oficial de brinde da equipe de fotografia do parque. Além desse presente, o parque preparou um cardápio especial no Restaurante Porto Canoas e uma novidade para os visitantes, o Piquenique nas Cataratas. Aproveitar o Dia das Mães nas Cataratas do Iguaçu merece ser registrado para além da memória, e para isso cada mamãe ganhará uma foto digital. A equipe de fotógrafos profissionais do parque irá eternizar esse momento com o cenário único das Cataratas do Iguaçu. Para receber o brinde, bastará cada mãe apresentar uma comprovação do vínculo familiar. Outra forma de homenagear e celebrar o Dia das Mães é com um banquete digno de rainha. O Porto Canoas, restaurante das Cataratas do Iguaçu, terá um cardápio especial para esta data, além do cenário privilegiado, logo acima das quedas e em meio a natureza. A aquisição do almoço pode ser realizada antecipadamente, através do site, ou no dia da visita. Os visitantes do Parque Nacional do Iguaçu ganharão uma nova opção de experiência na unidade de conservação, A partir deste Dia das Mães, 12 de maio, o Piquenique nas Cataratas estará disponível para oferecer momentos únicos na Praça Santos Dumont, ao lado do rio Iguaçu, com uma refeição ao ar livre e o ambiente acolhedor que a natureza do parque proporciona. O piquenique pode ser adquirido no dia da visita, na Sala de Turismo, localizada no Centro de Visitantes do parque, ou diretamente no Restaurante Porto Canoas. Mais informações: 45 3521-4427.
ITAIPU E RIO GRANDE DO SUL
Mas nem tudo são flores! Todavia, enquanto de diverte/corre, arrecade toneladas de mantimentos e a Itaipu envia para nosso Estado irmão, Rio Grande do Sul, juntamente com duas equipes de bombeiros da Itaipu Binacional neste último sábado, rumo à cidade de Erechim, na região norte. Lá eles se encontraram com a coordenação da Defesa Civil para distribuição dos voluntários no apoio aos desabrigados pelas cheias no estado. Ao todo seis bombeiros brasileiros e dois paraguaios partiram em duas camionetes levando quatro embarcações infláveis, uma moto aquática e equipamentos de resgate para auxiliar no atendimento prestado pelas forças de segurança. O apoio de Itaipu será por tempo indeterminado, até que a situação se resolva, como parte dos esforços do governo federal para mitigar os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul.
HACKATOUR
A 11ª edição do Hackatour Cataratas, uma maratona de inovação para o desenvolvimento de aplicações e soluções para o setor de viagens e turismo, encerrou na tarde da última sexta-feira (3). O evento, que integra a programação paralela do Festival das Cataratas, foi promovido no Parque Tecnológico Itaipu e reuniu um recorde de 190 inscritos. Durante pouco mais de dois dias, os participantes tiveram a missão de desenvolver projetos dentro da temática “Turismo 5.0: A Revolução Tecnológica no Turismo” e dos 12 desafios propostos pelos organizadores, relacionados a temas como sustentabilidade, acessibilidade, comunicação, capacitação e gestão. O grande vencedor desta edição foi o projeto Destiny, uma espécie de “Tinder do Turismo”, liderado pela estudante de Engenharia de Energia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Katherine Salazar. Ela explica que a ideia é que o aplicativo conecte viajantes solteiros em roteiros interessantes, fazendo um “match”. “Tivemos um grande desafio porque, faltando poucas horas, tivemos que desenvolver tudo do zero. Agora, a meta é apresentar o produto no Festival das Cataratas e participar do processo de incubação do PTI”, conta a estudante. O projeto contou também com a participação da estudante Alynne Ayumi Kuriyama, que cursa Engenharia de Software na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e de Matheus Rodrigues de Souza, acadêmico de Engenharia de Software na Uniamérica. O grupo recebeu como prêmio R$ 5 mil, além de uma viagem (ida e volta para duas pessoas), incluindo quatro diárias em hotel quatro estrelas.
FESTIVAL DAS CATARATAS
Em segundo lugar, a equipe Capihackers recebeu R$ 3 mil mais fones de ouvido, enquanto que em terceiro lugar, a Re-Event teve como premiação R$ 2 mil e jantares na Rafain Churrascaria Show. As três melhores equipes poderão apresentar seus projetos no Festival das Cataratas e contar com o apoio do PTI e do Sebrae para acelerarem suas ideias. Para Mayara Angeli, coordenadora do evento, o objetivo do evento foi alcançado, com o engajamento de participantes de toda a região. “A expectativa agora é que os melhores projetos sejam apresentados no Festival, já preparados para o mercado após a aceleração do Sebrae e do PTI”. O Hackatour contou com visitas técnicas e palestras sobre temas como turismo, ideação, prototipação, análise de problemas, entre outros. Para desenvolver um pitch de sucesso, por exemplo, houve uma conversa com Monnaliza Medeiros, que aos 24 anos foi premiada pelo Startup Awards e utiliza sua expertise para conectar empreendedores no mercado financeiro. Além disso, as equipes tinham à disposição um time de mentores.
Uma nova edição do Hackatour Cataratas deve ser realizada em outubro deste ano. O Hackatour Cataratas é realizado pelo Instituto Idestur, Parque Tecnológico Itaipu e Itaipu Binacional, em parceria com o Sebrae Startups, e com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento conta com o patrocínio do Fundo Iguaçu e a parceria estratégica com o Summit Tour 5.0, Festival das Cataratas, Grupo Cataratas, UniAmérica Descomplica e parceria institucional da Secretaria de Turismo do Paraná.
BNT MERCOSUL & CAPACITAÇÕES
A BNT Mercosul 2024 está se aproximando e promete oferecer mais uma edição de sucesso para os agentes de viagem. Com workshops, palestras e apresentações exclusivas, as Salas de Capacitação são um dos grandes atrativos do evento, proporcionando aos profissionais do setor a oportunidade de se atualizarem e se especializarem. O evento acontece nos dias 24 e 25 de maio no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco. Idealizada e criada pela BNT Mercosul, as Capacitações se tornaram referência no mercado, sendo um momento essencial para os agentes de viagem estreitarem o contato com os principais destinos turísticos do Brasil. Com a presença confirmada de nomes renomados, tanto de destinos já conhecidos como de novas opções que estão se destacando no mercado, os participantes terão acesso a informações exclusivas e relevantes para o seu trabalho. Os expositores que apresentam seu destino nas capacitações, preparam materiais exclusivos que só serão exibidos nestes dias de evento, trazendo informações valiosas que não estão disponíveis em nenhum outro lugar. A BNT Mercosul tem organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Esta edição conta com as Participações Especiais: Balneário Camboriú; Blumenau; Costa Verde & Mar; Grupo Oceanic; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Ministério do Turismo; Rio Grande do Sul e Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catariana.
Além disso, a BNT Mercosul investe na qualificação do público presente, garantindo a presença apenas de agentes com Cadastur atualizado, que são agentes multiplicadores e impulsionadores do trade turístico. A presença desses profissionais nas capacitações certamente resultará em novas vendas e parcerias, contribuindo para o desenvolvimento do setor como um todo. As inscrições para a BNT Mercosul 2024 já estão abertas e podem ser realizadas AQUI. São quatro categorias que podem se inscrever: Agente de Viagens, Operadores, Trade e Imprensa. Agentes de viagens devem informar seu Cadastur válido e atualizado, que é uma pré-requisito para a participação. A avaliação da inscrição é realizada pela organização, e a confirmação enviada por e-mail
PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE
Inscreva-se no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024! Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024! Esta é a sua chance de destacar sua iniciativa como uma das principais práticas de sustentabilidade no turismo brasileiro. Com inscrições abertas até o dia 24 de junho, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade às iniciativas que se destacam nos aspectos social, ambiental e econômico, contribuindo com a Agenda 2030 para o desenvolvimento Sustentável no Brasil. Desde sua criação, em 2012, o Prêmio já contou com quase 1000 iniciativas inscritas e + de 100 premiadas, provenientes de todas as regiões do país. Agora, chegou a sua vez de fazer parte deste seleto grupo de vencedores! Não perca tempo e inscreva sua iniciativa para ter a chance de se tornar uma referência no mapa da sustentabilidade. Participe desta jornada rumo a um turismo mais sustentável e faça a diferença! Não fique de fora e inscreva-se aqui!
BELLA DA SEMANA – LUANA BONATTO
Olhos azuis hipnotizantes, lábios carnudos e rosados, cabelos escuros, pezinhos deliciosos e um corpo simplesmente monumental fazem dela muito mais do que uma mulher bonita. Impossível não se render à beleza deslumbrante de Luana Bonatto. Com uma mistura incomparável de elegância, sensualidade e inteligência, a modelo gaúcha que também é bacharela em Direito mostrou durante a live (relembre aqui) que veio para deixar a sua marca – e nós não víamos a hora de ver o resultado desse ensaio! Gostou do que você viu? Então confira o ensaio exclusivo com a modelo Luana Bonatto que já está no ar. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
Um novo passo para o turismo - Inteligência artificial
No turismo, tem muita gente que ainda está na idade da pedra, fora do marketing, fora das mídias sociais, fora dos retrofits(reformas) e, sem internet de qualidade. Como essa visão torpe, investimentos para eles, são apenas despesas. Me lembro quando conheci Urubici, Bom Jardim, e São Joaquim. Não tinham nada. Urubici deu um salto exponencial. São mais de 600 pousadas e o Arbnb impera. As pousadas usam e abusam do marketing e mídias sociais. Bom Jardim da Serra, segue no mesmo sentido. Já São Joaquim, que poderia ser a nossa Gramado, segue, como sempre, parada no tempo. Agora, chegamos a uma nova era. Novos relatórios do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e da Microsoft destacam o poder transformador da Inteligência Artificial (IA) e o seu papel na definição do futuro das viagens, turismo, destinos e hotelaria. Os dois relatórios finais de uma série sobre Inteligência Artificial do WTTC ressaltam o compromisso de um futuro digital que priorize a segurança, as considerações éticas e a adoção responsável da Inteligência Artificial no setor. Os relatórios têm marcos significativos na missão do WTTC de promover a inovação e a excelência nas experiências dos clientes através da integração segura e confiável da IA.
Este relatório capacita as organizações a aproveitarem o poder da IA de forma responsável. O WTTC ainda fornece uma visão geral detalhada do ecossistema de IA nos principais países e organizações internacionais. Mostra como quem decide está navegando no panorama da IA e a moldar regulamentos e estratégias para promover a inovação da IA. “Em um cenário em rápida evolução, a IA surge como um catalisador para mudanças positivas. As informações fornecidas nestes relatórios demonstram que a IA não é apenas um avanço tecnológico; é uma ferramenta estratégica que pode personalizar as experiências dos clientes, impulsionar melhorias sustentáveis e moldar o futuro das Viagens e Turismo”, disse Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC. De acordo com o WTTC, a IA tem o poder de revolucionar a forma como as empresas do setor de Viagens e Turismo operam, oferecendo imensas oportunidades de crescimento e inovação. Ambos os relatórios destacam a necessidade urgente das empresas de viagens e turismo adotarem a IA como uma prioridade estratégica, investindo em talentos e promovendo a colaboração entre humanos e Inteligência Artificial.
IPW LOS ANGELES
Começou ontem, sexta-feira, 03, o IPW, considerada a maior feira de turismo dos Estados Unidos, com a maior delegação brasileira da história nesta edição de 2024. O evento segue até a próxima terça-feira (7), no Centro de Convenções de Los Angeles, na Califórnia, reunindo fornecedores de produtos e destinos de viagens nos EUA e buyers e jornalistas de viagens nacionais e internacionais de mais de 60 países. Exatos 153 profissionais brasileiros estarão presentes no IPW 2024, sendo 70 executivos de 35 operadoras (Abreu, Agaxtur Turismo, Agencia de Viagens a Koglin, Azul Viagens, BeFly, BWT, CVC Corp, Diversa Turismo, Domus Viagens, Easy Time, Easy Travel Shop, EHTL, EZLink, Frt Operadora, Interep, Lusanova, Magic Blue Turismo, Mondiale, Mobility, Motorhome Experience, Motorhome Trips, New Age, Nice Via Apia, OFB Operadora, Online Travel Concierge (OTC), Orinter, Personal Brasil Tour Operator, Schultz, Smiles Viagens, SunCoast USA, Tio Orlando Viagens, United Tours, Via Capi, ViagensPromo e VMZ Viagens). Ao todo, mais de 5 mil profissionais do turismo do mundo. São mais de mil fornecedores norte-americanos e mais de 1,1 mil agentes de viagens estrangeiros, bem com mais de 500 jornalistas, o que mostra que está sendo uma edição especial, com programação que contempla eventos noturnos especiais, atividades bônus, almoços com direito a shows ao vivo, além de todo networking que os delegados mais experientes já conhecem.
Neste sábado, (3) fica marcado na programação apenas por conta da chegada das delegações e do registro das mesmas. O evento tem início de fato às 19h deste domingo (4), com a festa de abertura patrocinada pelo Los Angeles Tourism. Os participantes entrarão no espírito da cidade com um grande evento exclusivo repleto de estrelas que acontecerá no Los Angeles Memorial Coliseum, no Exposition Park, com direito a show da lendária cantora e atriz premiada Diana Ross. As edições anteriores geram uma média de US$ 5,5 bilhões em viagens futuras para os Estados Unidos e garantiram a posição da América como um dos principais destinos globais de viagens. Na IPW, os buyers (incluindo operadoras de turismo internacionais, atacadistas e receptivos) se encontram, cara a cara, com os fornecedores de produtos de viagem dos EUA (representando acomodações, destinos, atrações, varejo, empresas de transporte e muito mais).
HACKATOUR CATARATAS
Falando nisso, isto é, tecnologia, avanços, inovações, novidades, o feriado do Dia do Trabalhador (1º de maio) marcou o início de mais uma edição do Hackatour Cataratas. A maratona de inovação concentra-se no desenvolvimento de aplicações e soluções inovadoras para o setor de viagens e turismo. O evento, parte da programação paralela do Festival das Cataratas, ocorreu no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR),que terminou na última-sexta. Com o tema “Turismo 5.0: A Revolução Tecnológica no Turismo”, os participantes tiveram dois dias para desenvolver seus projetos. O evento foi aberto a profissionais de diversas áreas, como programadores, designers, engenheiros, empreendedores, acadêmicos e outros interessados na temática. O espaço ofereceu uma oportunidade ideal para networking e colaboração em projetos. As soluções inovadoras puderam ser desenvolvidas em setores como hospedagem, agências de viagens, operadoras de turismo, organizadores de eventos, alimentação, logística, empresas de transporte turístico, atrações turísticas e gestão de Destinos Turísticos Inteligentes, entre outros. Além da oportunidade de participar da etapa de comercialização das soluções na Feira de Turismo e Negócios, no Festival das Cataratas, as três melhores equipes do Hackatour Cataratas puderam contar com o apoio do PTI e do Sebrae para acelerarem as suas ideias e a seguinte premiação: 1º lugar: R$ 5 mil + uma viagem (ida e volta para duas pessoas) com trecho operado por companhia aérea escolhida pela organização, incluindo quatro diárias em hotel 4 estrelas; 2º lugar: R$ 3 mil + fone de ouvido para 4 integrantes da equipe; 3º lugar: R$ 2 mil + jantar no Rafain Churrascaria Show para duas pessoas.
MENTORES
Para auxiliar as equipes durante a maratona, o Hackatour contou com um time de mentores especialistas em diversas etapas de um projeto, como Descoberta, Ideação, Prototipação, Validação, Premiação e Aceleração. Os projetos serão avaliados por uma banca de jurados com base em critérios como originalidade, complexidade tecnológica, viabilidade e usabilidade. O Hackatour Cataratas é realizado pelo Instituto Idestur, Parque Tecnológico Itaipu e Itaipu Binacional, em parceria com o Sebrae Startups, e com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento contou com o patrocínio do Fundo Iguaçu e a parceria estratégica com o Summit Tour 5.0, Festival das Cataratas, Grupo Cataratas, UniAmérica Descomplica e parceria institucional da Secretaria de Turismo do Paraná.
ITAIPU 50 ANOS
A Itaipu Binacional, que também é muito turismo, comemora em maio duas datas importantes: os 50 anos de fundação da empresa, no dia 17, e 40 anos de operação, no dia 5. Para festejar, a empresa preparou uma série de atrações voltadas para o público interno e para a comunidade de Foz e municípios da sua área de abrangência. A grande atração para a comunidade será o show gratuito do cantor Jão, um dos principais nomes do pop no Brasil na atualidade. Ele se apresenta no dia 19, à noite, no Gramadão da Vila A, para toda a população de Foz e região. O primeiro evento acontece já no dia 6, quando haverá uma cerimônia binacional para cerca de 900 empregados e empregadas das duas margens da usina, no Edifício de Descarga Central. Neste mesmo dia será feito um café da manhã para os empregados que atuam na Diretoria Técnica. Dois empregados aposentados, um paraguaio e um brasileiro, que participaram do giro da primeira unidade geradora, serão homenageados durante a solenidade. Em 9 de maio acontece o tradicional jantar para os 53 empregados e empregadas que comemoram neste ano 15, 20, 25 ou 35 anos na empresa. Os trabalhadores e trabalhadoras com 15 anos de casa – 44 no total – farão, na manhã deste mesmo dia, o plantio de uma muda de árvore no Bosque do Trabalhador, uma tradição da Itaipu. No dia 17 de maio, quando a empresa completa 50 anos de fundação, está prevista uma cerimônia de descerramento de placa comemorativa.
Participarão do evento cerca de 1.500 empregados e empregadas, além de diretores, conselheiros e convidados. Para o público em geral, o Gramadão da Vila A vai esquentar no dia 19, com o show do cantor e compositor Jão, um espetáculo de drones e um show do grupo LightWire, conhecido pelas apresentações onde a luz ganha vida e, unida ao som e à dança, conta histórias cativantes. Confirmado no Rock in Rio 2024, que acontece em setembro, Jão teve a maior estreia de um álbum no Spotify Brasil, somando mais de 8,4 milhões de plays no primeiro dia. Sua “Superturnê” está passando pelas principais cidades do mundo, além dos festivais internacionais Lollapalooza e The Town. A expectativa é atrair 50 mil pessoas no Gramadão, um dos pontos de encontro da comunidade de Foz do Iguaçu e região. Paralelamente, serão exibidos conteúdos alusivos aos 50 anos da Itaipu nos estandes institucionais montados em eventos patrocinados pela Itaipu Binacional. No dia 15 de junho haverá o Arraiá do Ecomuseu, no Refúgio Biológico Itaipu para marcar os 40 anos de criação das reservas ambientais. Próxima a data será também reinaugurado o Hospital Veterinário e haverá um evento científico para a área ambiental. A Nanocorrida de aventura, tradicional prova entre os empregados da Itaipu que reúne corrida, remo e ciclismo, acontece no dia 29 de junho, também celebrará as marcas significativas que a Itaipu Binacional completa em 2024, como os 50 anos de produção de energia e da Segurança Empresarial, 40 anos dos Refúgios de ambas as margens e 30 anos do programa Reviver. Existe ainda a previsão de fazer passeios ciclísticos comemorativos em Santa Helena e no Refúgio Bela Vista.
PARQUE NACIONAL DOM IGUAÇU
O Parque Nacional do Iguaçu, abrigo das Cataratas do Iguaçu, registrou a visita de 116.225 turistas e moradores da região no mês de abril. Os estrangeiros representam 47% da visitação, com visitantes de 120 países. Dados do primeiro quadrimestre mostram que a unidade de conservação já recebeu 624.398 pessoas em 2024. Os estrangeiros marcaram presença com 120 nacionalidades conectando-se com a Maravilha Mundial da Natureza. Os países com mais representantes no mês de abril foram: Brasil, Argentina, Estados Unidos, França, Paraguai e Alemanha, respectivamente. Visitantes de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, estiveram presentes no parque em abril. Os paranaenses lideram a lista de estados, com mais de 18 mil visitas. Em seguida vem São Paulo, depois Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, é necessário adquirir o ingresso pelo site oficial, exclusivamente online, com escolha do dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar o horário por meio do cadastro feito no momento da compra. O parque abre todos os dias do ano.
PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE
Inscreva-se no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024! Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024! Esta é a sua chance de destacar sua iniciativa como uma das principais práticas de sustentabilidade no turismo brasileiro. Com inscrições abertas até o dia 24 de junho, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade às iniciativas que se destacam nos aspectos social, ambiental e econômico, contribuindo com a Agenda 2030 para o desenvolvimento Sustentável no Brasil. Desde sua criação, em 2012, o Prêmio já contou com quase 1000 iniciativas inscritas e + de 100 premiadas, provenientes de todas as regiões do país. Agora, chegou a sua vez de fazer parte deste seleto grupo de vencedores! Não perca tempo e inscreva sua iniciativa para ter a chance de se tornar uma referência no mapa da sustentabilidade. Participe desta jornada rumo a um turismo mais sustentável e faça a diferença! Não fique de fora e inscreva-se aqui!
BALNEÁRIO CAMBORIÚ É TOP
Balneário Camboriú segue na categoria máxima do Mapa do Turismo Brasileiro, conforme divulgado pelo Ministério do Turismo (MTUR) em abril. Essa classificação representa um reconhecimento da importância turística da cidade e permite a captação de recursos e investimentos para o setor. O Mapa do Turismo Brasileiro utiliza critérios como quantidade de estabelecimentos de hospedagem, empregos gerados nesse setor, número estimado de visitantes domésticos e internacionais, além da arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem, para categorizar os municípios. Balneário Camboriú mantém-se na categoria “A” desde o início da categorização, estabelecida por portaria do MTUR em 2015. Essa consistência demonstra a relevância contínua da cidade como destino turístico nacional. Em 2024, foram avaliadas 2.043 cidades e 312 regiões turísticas em todo o país. Balneário Camboriú destaca-se ao manter sua posição privilegiada no ranking, evidenciando sua infraestrutura e atrativos para turistas. Com a validação, o município recebe um certificado do Ministério do Turismo, que atesta sua posição no Mapa do Turismo Brasileiro. Além disso, o Conselho Municipal de Turismo de Balneário Camboriú também foi reconhecido e certificado pelo MTUR em abril.
THE TOURIST BOX
Super novidade em Ushuaia, Tierra del Fuego ! No mundo do turismo, a procura de souvenirs é mais do que uma simples compra; é um vínculo tangível com a experiência real, uma lembrança que fica conosco muito tempo depois de as malas serem desfeitas. Na TheTourist Box, nascida no “Fim do Mundo”, redefiniram este conceito tão enraizado, transformando a forma em que os turistas se relacionam com as lembrança das suas viagens. A visão deles centra-se na satisfação total do cliente, entendendo que a compra de um souvenir não deve ser apenas um ato transacional, mas sim uma experiência emocionalmente enriquecedora. Da conceituação à entrega final, cada etapa é meticulosamente pensada para encantar os clientes e garantir que eles levem consigo não apenas um objeto, mas uma lembrança tangível de sua visita. Um dos aspectos mais importantes da sua proposta é a seleção criteriosa dos produtos. Em vez de oferecer os típicos souvenirs genéricos encontrados em todos os lugares, se esforçam para oferecer itens únicos e autênticos que realmente capturem o espírito do destino. Colaboram estreitamente com artesãos, ilustradores e designers para criar peças exclusivas que refletem a riqueza cultural e a beleza do lugar.
Além disso, transformam o processo de compra em uma experiência memorável por si só. As suas lojas são projetadas com foco na imersão e interação, convidando os visitantes a explorar e descobrir. Desde a ambientação até o atendimento ao cliente, cada detalhe foi pensado e cuidado para garantir que cada visita seja única e gratificante. Mas a sua inovação não termina aí. Reconhecendo a crescente importância da sustentabilidade, estão empenhados em oferecer produtos que não sejam apenas bonitos, mas também éticos e ecológicos. Se esforçam por utilizar materiais reciclados e métodos de produção sustentáveis sempre que possível, garantindo que as nossas lembranças não são boas apenas para o coração, mas também para o planeta. Em definitiva, a The Tourist Box reinventou o conceito de souvenirs, elevando-os de simples objetos a portadores de experiências inesquecíveis. Com atenção meticulosa à qualidade, autenticidade e sustentabilidade, eles têm o compromisso de oferecer aos seus clientes não apenas lembranças, mas lembranças que nos acompanham para o resto da vida.
USHUAIA & EL CALAFATE
A Flybondi vai incluir em suas rotas uma nova conexão entre destinos de inverno bastante procurados pelos brasileiros, na Patagônia. A partir de 2 de agosto deste ano, a empresa começará a voar entre as cidades de Ushuaia e El Calafate. O voo será operado quatro vezes por semana (ainda sem os dias definidos) com saída de Ushuaia às 10h35 e chegada em El Calafate às 11h55. No sentido inverso, o voo sai às 10h e chega ao destino às 11h30. “Com essa rota, buscamos impulsionar a conectividade no Sul do País. Ushuaia e El Calafate são dois destinos que combinam muito bem, e é por isso que estamos lançando essa nova conexão para a temporada de inverno”, diz o CEO da aérea, Mauricio Sana. No Brasil, a Flybondi conecta Buenos Aires a São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro.
51º RODEIO NACIONAL OS PRAIANOS
Quem resolveu curtir o feriadão no CTG os Praianos se deu muito bem. Diversão é que não faltou. Milhares de pessoas passaram pelo parque do CTG desde sábado (27). A expectativa da patronagem e conselho de vaqueanos é que mais de 60 mil pessoas circulem nos nove dias de evento. De fato, o 51º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos está sendo uma verdadeira festa da cultura gaúcha, com atividades que se estendem até este próximo domingo, 05/05. A abertura oficial do evento já deu o tom do que esperar: uma celebração vibrante, repleta de música, dança e tradições. Na cancha de laço, o público pôde apreciar a habilidade e destreza dos competidores, com uma gineteada em mulas que proporcionou emoção e adrenalina. A área de exposição e as apresentações artísticas complementaram a atmosfera festiva. O palco Arena Cultural foi palco de grandes emoções com as apresentações das duplas Israel e Rodolffo e Mayk e Rey, que levaram o público ao delírio e, para finalizar a noite, o Grupo Raça Fandangueira de São José, animou a todos com o ritmo contagiante da vanera pop, garantindo que ninguém ficasse parado até o amanhecer. Israel e Rodolffo, com hits como “Batom de Cereja” e “Bombomzinho”, proporcionaram uma noite memorável, marcada por um espetacular show de som e luz. Mayke Rey, com canções como “Cuida de Mim” e “LoukaLouka”, confirmaram seu talento, celebrado em apresentações com grandes nomes do sertanejo.
Na noite desta última terça-feira (30), foi realizada a abertura oficial do 51° Rodeio Nacional do CTG Os Praianos, com a presença de autoridades, patrocinadores, imprensa, competidores e público presente nas arquibancadas da cancha de laço Artur Adelino Albanas, do Centro de Tradições Gaúcha Os Praianos, em São José (SC). A cerimônia foi marcada pelos discursos reforçando a importância de manter a cultura e as tradições gaúchas, principalmente nos rodeios, que reúnem as famílias, passando os valores do tradicionalismo entre as gerações. Cavaleiros adentraram a cancha carregando as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina, São José, dos Praianos e dos patrocinadores: AM Construções, Brasil atacadista, Casas da Água, Divicom, DVA Veículos, supermercado Imperatriz, LVC Log, Madeireira Kremer, NDTV, Oilson, Ok Cosméticos, Prefeitura de São José, Prellog, Sicoob, Suprema Agrozaca e Vieira Materiais de Construção. A cerimônia também se destacou pela união e fé, marcada pela entrega da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e dos rodeios, a Dimas Oliveira, patrão do CTG. Com uma programação tão diversificada e emocionante, o 51º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos prova ser uma grande festa de celebração da cultura gaúcha, prometendo mais dias de muita alegria e tradição até seu encerramento.
SOS RIO GRANDE DO SUL
A Abav-RS, Sindetur-RS e Ugart se uniram em uma campanha para arrecadar doações para o Rio Grande do Sul, que passa por momentos difíceis após as inundações que atingem o Estado. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou ontem (1º) que a destruição das chuvas que atingem o Estado já prenunciam o “maior desastre da história” gaúcha em termos de prejuízo material. Segundo Leite, a situação é “pior” do que a registrada no ano passado, quando as inundações causaram mais de 50 mortes e grandes danos materiais. As doações de alimentos não perecíveis, água, roupas de cama e produtos de higiene pessoal podem ser entregues na sede da Abav-RS (Praça Quinze de Novembro, 21, sala 602) ou nas empresas Ugart. Caso não seja possível entregar as doações pessoalmente, entre em contato com algumas das entidades e uma coleta será organizada a partir da próxima segunda-feira (6). Além de doações, o governo também precisa de verba. Para tanto, as arrecadações podem ser feitas por meio do Pix oficial do Governo: 92.958.800/0001-38 (SOS Rio Grande do Sul – Gov).