VIAGENS CORPORATIVAS
Segundo os dados do Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), às despesas estimadas pelas empresas com viagens corporativas atingiram R$ 11,3 bilhões em março, 4,1% acima do mesmo mês de 2023. O valor se equipara ao recorde histórico de faturamento dos meses de março, que foi registrado há 10 anos, em 2014. Já no acumulado do primeiro trimestre de 2024, o setor de viagens corporativas obteve faturamento de R$ 29 bilhões. O valor é 4,7% superior ao mesmo período do ano anterior, que foi de R$ 27.7 bilhões. Entretanto, o faturamento do primeiro trimestre deste ano ainda não superou o recorde histórico deste intervalo de meses, que também foi registrado em 2014. No entanto, há expectativas por parte da Alagev e da Fecomercio de que este pico de faturamento seja superado já nos próximos anos.
Segundo o estudo, o saldo positivo apresentado no faturamento de viagens corporativas mostra que a classe empresarial têm se mostrado cada vez mais forte ao contornar os obstáculos atuais do mercado, como a limitação da oferta de espaços para eventos de empresas e o encarecimento para a locação destes locais. Outro desafio é o encarecimento progressivo e absurdo das passagens aéreas. Consequentemente, este fator contribuiu de forma veemente para o crescimento econômico do setor de viagens corporativas, o qual foi estimulado pelo compartilhamento e esforço de venda conjunta entre as companhias aéreas. “É correto afirmar que o setor de viagens corporativas está em uma ascensão progressiva. Este crescimento está relacionado com o encarecimento das despesas para este tipo de viagem, como passagens aéreas, aluguel de carros e hospedagens. Paralelamente, as empresas vêm solicitando cada vez mais esses serviços. Dessa forma, o nosso mercado continua aquecido”, observa Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev.
DESTINO FOZ DO IGUAÇU
Com lançamento na Fiexpo Latin America, no Panamá, Visit Iguassu impulsiona o turismo de eventos em Foz do Iguaçu. Em um novo vídeo institucional com quatro minutos e 39 segundos de duração, o Visit Iguassu apresentou todo o potencial de Foz do Iguaçu como sede para eventos de diferentes escalas, desde pequenas reuniões até grandes conferências. Com apoio da Embratur, o lançamento ocorreu no Panamá – no stand do Brasil na Fiexpo Latin America 2024, uma das principais feiras do setor MICE (Meetings, Incentives, Conferences e Exhibitions/Events), no Panamá. Simultaneamente ao lançamento na cidade do Panamá, o vídeo já está disponível no canal do YouTube do Visit Iguassu e também nos perfis do Linkedln e Instagram com a versão de um minuto. O audiovisual destaca Foz do Iguaçu com imagens deslumbrantes e informações completas sobre a infraestrutura disponível para eventos.
De acordo com a diretora-executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello, “A decisão de lançar o vídeo na Fiexpo foi estratégica, pois, além do apoio da Embratur, despertamos a atenção de clientes e compradores internacionais do turismo de negócios e eventos de toda parte do mundo, presentes na feira” Disponível em português, inglês e espanhol, o institucional pode ser utilizado em diversos contextos, como sites, redes sociais, apresentações comerciais, prospecção de eventos corporativos e reuniões de negócios. Como parte da estratégia de captação de eventos em benefício do Destino Iguaçu e para gerar oportunidades de negócios para as 115 empresas associadas, o Instituto de Promoção Turística lançou uma nova versão do site dedicado a eventos. A página oferece informações sobre diversas vagas e suas capacidades de público, fornecedores de serviços para eventos, atrativos e muito mais. Outra ferramenta que compõe o “enxoval de eventos”, também disponível para organizadores de eventos, associações e entidades promotoras de eventos, empresas corporativas, associadas e instituições da Gestão Integrada do Turismo, é o Livro de Licitações, que reúne detalhes sobre a infraestrutura da cidade , acessos terrestres e aéreos, capacidade para eventos e oferta hoteleira e gastronômica. O “livro de candidatura” traz informações técnicas e científicas, como uma variedade de cursos universitários oferecidos em faculdades e universidades, tanto em Foz do Iguaçu quanto em Ciudad del Este. O Livro de Licitações destaca os serviços de saúde de alto nível disponíveis na região, a exemplo do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, referência em oncologia, cardiologia e neonatologia.
KATTAMARAM IV
De Foz do Iguaçu chega a Florianópolis o Kattamaram IV, o mais novo atrativo turístico. O Barco vai navegar na Baía Beira Mar Norte. O Kattamaram IV do Grupo Paranaense Macuco, oferece luxo e conforto e foi totalmente construída no estaleiro de Navegantes/SC. Possui três andares com capacidade para 450 pessoas e passará pelas ilhas de Ratones Grandes e pelas icônicas Pontes Pedro Ivo e Hercílio Luz, que se destacam com suas luzes, transformando Florianópolis em um verdadeiro cartão postal. A embarcação tem restaurantes, decks, bares, cozinha, banheiros e uma sala de emergência. O Kattamaram IV foi projetado para oferecer conforto, segurança e uma decoração luxuosa para oportunizar a realização de eventos, sejam sociais ou corporativos. A construção da embarcação durou um ano e meio. Desde o começo, gerou cerca de 500 empregos diretos e indiretos e após a montagem, que foi em terra, o Katamaram IV passou por verificações navais antes de ser lançado na água. Este é o segundo empreendimento da empresa paranaense Três Fronteiras Navegação e Turismo, que busca fortalecer o turismo em Santa Catarina, oferecendo mais opções de passeios e atrativos turístico na Ilha da magia. “Nosso objetivo é oferecer mais opções de passeios para atrair turistas e impulsionar a economia, além de gerar empregos e rendas para a população local”, anuncia o diretor geral do Grupo Macuco, Ademir Fernandes.
ENCATHO & EXPROTEL
Em um momento em que a eficiência operacional é mais crucial do que nunca, a palestra “A robotização da área financeira na hotelaria” promete abrir novos horizontes para os profissionais do setor hoteleiro e turístico. Cláudio Azevedo, CEO da APP Sistemas, comandará esta discussão impactante, abrindo o ciclo de palestras no último dia do 35º Encatho & Exprotel. Ele explorará como a tecnologia pode transformar um dos setores mais importantes de meios de hospedagem, alavancando a eficiência e reduzindo o tempo gasto com tarefas rotineiras através da automação. Durante 40 minutos, Azevedo discutirá como a automatização não só melhora a eficiência operacional, mas também contribui para a retenção de profissionais ao redirecioná-los para funções que impulsionam o crescimento do negócio. Além disso, ele oferecerá insights sobre as tendências futuras e como as soluções tecnológicas podem ajudar os hoteleiros a superar os desafios de uma força de trabalho cada vez mais escassa, destacando a necessidade de adaptar-se às novas realidades do setor. Essa é apenas uma das inúmeras palestras e painéis que integram o evento. “A programação deste ano está repleta de conteúdo valioso, com especialistas que trarão novas perspectivas sobre inovação, tecnologia e estratégias para o turismo e a hotelaria”, enfatiza Josiane Castilhos, uma das responsáveis pela programação.
Além das enriquecedoras palestras e painéis, o 35º Encatho & Exprotel também traz a Exprotel, uma vibrante exposição onde expositores de renome como Host Hotel Systems, Colchões Ecoflex, Prosul SC Automação e Saneantes, APP Sistemas e muitas outras, apresentarão suas inovações. Os visitantes terão a oportunidade de explorar as mais recentes tecnologias e serviços em áreas como gestão hoteleira, conforto em acomodações, soluções de limpeza ecológica, além de automação, software de gestão e muito mais. Este evento é uma excelente plataforma para profissionais do setor estabelecerem conexões valiosas, descobrirem novas tendências e ampliarem seus conhecimentos. Garanta sua participação e conheça de perto as novidades que estão moldando o futuro da hospitalidade. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site. A palestra de Azevedo é uma oportunidade de ouro para profissionais do setor hoteleiro compreenderem como a robotização pode elevar a qualidade da gestão financeira e administrativa, tornando-as mais competitivas e preparadas para o futuro. Para conhecer a programação completa e realizar a inscrição acesse aqui.
FÉRIAS DE INVERNO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Um levantamento feito pelo site de reservas Booking revelou as cinco cidades brasileiras entre as preferidas das famílias para passar as férias de inverno. São elas: Balneário Camboriú (SC), Santo Amaro (MA), Ubatuba (SP), Ilhabela (SP), e Arraial d’Ajuda (BA). De acordo com a pesquisa, as cidades citadas foram as que mais cresceram na lista de interesse das famílias brasileiras para as férias do meio do ano, com datas entre os meses de junho e agosto de 2024. A pesquisa também mostrou aumento de 112% na busca de passagens aéreas para este perfil. O resultado do levantamento foi publicado pelo Ministério do Turismo brasileiro. Procurar não significa comprar. Mais da maioria ficam apenas na busca por conta dos preços e tempo de viagem do destino inicial ao final. Em outro levantamento recente, o Booking apontou que 60% das famílias brasileiras querem viajar para destinos econômicos. Conforme o mesmo estudo, passar tempo de qualidade junto a parentes é o desejo de 66% dos turistas, e outros 54% pretendem conhecer novos lugares.
A pesquisa do site considera como família grupos com ao menos uma criança ou adolescente. A pesquisa Tendências de Turismo do MTur apresenta vários pontos de interesse dos viajantes brasileiros. Para os entrevistados no estudo, a principal escolha são destinos de sol e praia, eleitos por 51% dos consultados. Em seguida vêm, respectivamente, campo, com 9% das intenções; ecoturismo (9%); saúde e bem-estar (5%); diversão noturna (5%) e aventura (4%). De acordo com o levantamento, 43% do público ouvido devem fazer alguma viagem turística em 2024. Deste total, 92% pretendem aproveitar as belezas e atrações do Brasil.
EDUCAÇÃO PARA O TURISMO
Falando nisso, o O Comitê Gestor do Programa Conhecendo a Serra Catarinense uma Jornada Educativa, formado nesta semana, será responsável pelo lançamento oficial do programa. O evento acontecerá no próximo dia 27 de junho no Centroserra Convention Center, a partir das 8h30. Antes denominado Turismo nas Escolas, o programa tem o desafio de atingir 52 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino e qualificar ao menos 300 professores. A execução será responsabilidade do Senac/Lages com sua equipe técnica, acompanhado pelo Comitê Gestor do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), segundo a assessora de Turismo da Amures, Ana Vieira. “O turismo como negócio e fonte de renda às famílias só estará consolidado quando as gerações futuras estiverem preparadas e assumirem o compromisso de continuar a atividade implantada por outros. Esse é nosso desafio através do Programa Conhecendo a Serra Catarinense uma Jornada Educativa”, explicou Ana Vieira. Sem dúvidas! A atual geração e o atual empresariado, quase que em sua totalidade, na cidade de São Joaquim, permitiram que a cidade permanece no total ostracismo e fora do turismo, ao contrário de Urubici, Lages, Bom Jardim da Serra onde o turismo é uma realidade, não só no inverno, mas durante o ano todo.E olha que são Joaquim tem mídia nacional e gratuita. Somente com nova geração é que são Joaquim, de fato, entrará no mapa de turismo.
Além da direção do Senac, participaram da reunião de forma presencial e virtual os gestores de turismo dos municípios. O programa tem aprovação dos prefeitos da Serra Catarinense e agora entra em uma etapa com vistas a ser executado durante o ano letivo de 2024/2025. O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, falou em nome do presidente da entidade e prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva. Ele destacou a importância do programa como um fomentador na qualificação de mão de obra para as diferentes áreas do turismo. A execução do programa está sendo possível por intermédio de emenda da deputada estadual, Ana Caroline Campagnolo, no valor de R$ 299.998,97, e contrapartida dos municípios de R$ 4.290,48. O trabalho será executado pelas assessorias de Turismo e Educação da Amures e secretarias municipais, em parceria com o Senac, através do Cisama.
FESTURIS 2024
Bem ao contrário de são Joaquim, num outro extremo, embora pequena, está a gigante Gramado, que respira e transpira turismo. Exemplo disso é a Conexão Futuro, duas palavras inseparáveis quando se fala em Festuris – Feira Internacional de Turismo. E este será o tema da 36ª edição que ocorre de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, na cidade. A união destes dois substantivos como marca da próxima edição, tem relação com a história do evento e com o atual momento que o Rio Grande do Sul está vivenciando no momento. Historicamente, o Festuris é reconhecido pela sua vocação de antecipar tendências. Foi assim, com temas como a sustentabilidade, diversidade, causas sociais, turismo de luxo, entre outros assuntos que tiveram espaço e voz no evento através da feira e congresso (o atual Meeting). “Com este tema estamos reforçando o nosso protagonismo no turismo”, afirma Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, organizadora do Festuris. Numa primeira impressão, o tema pode remeter à tecnologia. Mas é muito mais do que isso. É a valorização da conectividade com o amanhã, uma vocação do Festuris. “A ideia é chamar atenção para um novo momento do Planeta Terra, onde precisamos repensar relacionamentos, valorizar novas experiências e preservar a natureza”, acrescenta Marta, citando apenas algumas ações que o tema propõe e que o Festuris sempre valorizou.
O atual momento do Rio Grande do Sul coloca o Festuris e o tema Conexão Futuro no caminho da recuperação do Estado. “A conectividade possibilitou uma rede de solidariedade em torno do Rio Grande do Sul. E o futuro depende da recuperação econômica. E, nisso, o turismo vai contribuir muito”, afirma Eduardo Zorzanello, CEO do evento. Segundo ele, o Festuris vai mostrar mais uma vez a importância do setor na economia do país e do próprio Estado. As inscrições para o 36º Festuris começam hoje, inicialmente para os agentes de viagens, guias, e imprensa. Num segundo momento estarão abertas para o Meeting Festuris, momento de conteúdo, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro. A inscrição pode ser feita AQUI. O Festuris – Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Em 2023 teve, 2700 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 327 mil metros quadrados de área. A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro.
RS – UM NOVO DESTINO
Falando nisso, no último sábado, (15), o Ministério do Turismo (MTur) lançou o movimento “Um Novo Destino” durante o Funn Festival 2024 em Brasília. O evento visa reconstruir o Rio Grande do Sul através do turismo, contando com apoio de artistas e produtores culturais. A iniciativa foi marcada por ativações durante as apresentações com a exibição do vídeo “Não Cancele, Reagende”. O objetivo é conscientizar sobre a importância de manter o turismo local ativo. Além das doações voluntárias, não se pode pode esquecer que o Rio Grande do Sul tem atrativos e cultura únicos. Por isso, é importante não cancelar e sim reagendar as viagens para o estado. Conta-se com o apoio de cada brasileiro para fortalecer e revitalizar o turismo gaúcho, promovendo a economia local e preservando nossa rica cultura.
A campanha inclui doações voluntárias e a disponibilidade de um “QR Code SOS Rio Grande do Sul” para arrecadação durante todo o festival. O Ministério do Turismo disponibiliza R$ 200 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur) para financiamentos especiais a atividades turísticas afetadas. Promoções de destinos gaúchos estão planejadas para o Salão Nacional do Turismo em agosto, no Rio de Janeiro, e feiras internacionais como a FIT, na Argentina. Vale ressaltar, que na programação haverá apresentação de Ana Terra dos cantores Leonardo e César Menotti e Fabiano.
RS DE NOVO NO AR
A campanha “RSDeNovoNoAr” da Associação Federativa de Executivas de Empresas Turismo (Afeet) pela reativação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, foi lançada na ultima sexta-feira (14) em Porto Alegre, na sede da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV/RS). A solenidade contou com a presença de lideranças dos diversos setores de turismo e negócios em geral. Sem dúvidas a capital gaúcha não pode ficar tanto tempo desprovida de um aeroporto de acordo com a sua capacidade e importância. Segundo as melhores previsões, a reabertura acontecerá somente em dezembro. Cabe lembrar que estamos nas mais do mair e mais completo desgoverno federal e que não cumpre uma só palavra que promete. O Aeroporto Salgado Filho é muito mais do que um ponto de partida para viagens. É o coração pulsante do Rio Grande do Sul, conectando o Estado ao mundo e impulsionando o turismo, a indústria, o comércio, a saúde, a educação e o esporte. As recentes enchentes causaram danos significativos, mas não abalaram o espírito aguerrido do gaúcho, A frase principal da campanha é #RSDeNovoNoAr. A Campanha já está no ar, em todo o mundo, pois a Afeet é filiada a Fiaseet – Federação internacional, e associadas já começaram a divulgar. Além disso, a entidade acompanha as pesquisas que são realizadas sobre o setor, às quais indicam que os aeroportos em utilização para substituir o Salgado Filho atendem apenas 14% da demanda normal. Isso significa que a Capital e o Estado do Rio Grande do Sul estão perdendo espaço, as ações estão limitadas.
CAMINHOS DO FRIO NA PARAÍBA
O município de Pilões foi o palco do lançamento oficial da programação da 19ª edição da Rota Cultural Caminhos do Frio. O evento, que contou com a presença de jornalistas, influenciadores digitais e guias de turismo, marcou o início de uma jornada que visa destacar as potencialidades e os atrativos dos municípios do Brejo Paraibano. Promovido pela PBTur, com o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, o Fampress busca apresentar as riquezas artísticas, culturais e gastronômicas de cada localidade participante. A Rota Cultural Caminhos do Frio, que acontecerá de julho a setembro, trará à tona as tradições artísticas e culturais da região, com destaque para o movimento Armorial, surgido na década de 70 no Brasil. Esse movimento, que valoriza as artes populares nordestinas, tem como objetivo central a criação de uma arte brasileira singular, enraizada nas tradições populares. O evento de lançamento contou com a participação de autoridades locais, imprensa estadual e artistas que contribuíram ao longo dos anos para o enriquecimento da Rota. Entre as novidades deste ano, todos os municípios integrantes da Rota irão participar do Festival Gastronômico, proporcionando aos visitantes uma experiência única para degustar a culinária típica do Brejo Paraibano. O festival será complementado por oficinas, cursos de sommelier de cachaças e vinhos, além de aulas shows.
Além disso, a Rota das Igrejas Criativas será uma atração semanal, levando a cultura popular aos sábados durante todo o período da rota. Outro ponto de destaque será o foco no empreendedorismo feminino no campo, destacando o papel das mulheres na economia local. A diversificada programação musical promete cativar o público, apresentando renomados artistas como Flávio José, Três do Nordeste, Waldonys, Limão com Mel, Luciene Melo, Mara Pavanelly, e muitos outros talentos. Para conferir as datas, locais das apresentações e programação completa basta CLICAR AQUI. Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, destacou que a cada ano o Caminhos do Frio surpreende com novas atrações, realçando a riqueza histórica e cultural do nosso Estado. “O tema desta edição, o Movimento Armorial, ressalta a importância do legado deixado por Ariano Suassuna, conferindo destaque a esse grande movimento artístico-cultural que valoriza as tradições nordestinas e enriquecerá ainda mais a experiência dos visitantes”, comentou. Para Miguel Ângelo, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, o Caminhos do Frio se firma como uma referência no turismo paraibano, oferecendo uma experiência autêntica aos visitantes. Ele ressaltou que iniciativas como essa não apenas impulsionam a economia local, mas também contribuem para o desenvolvimento regional, ao promover as riquezas turísticas e culturais da região.
BELLA DA SEMANA – LÊ SOUZA
A mineirinha Lê Souza nua está de volta ao Bella da Semana, no melhor estilo “femme fatale” ficando ainda mais irresistível! Lê Souza nunca tinha posado nua antes, mas isso não foi nenhum problema para essa mineirinha de 18 anos que já mostrou na primeira parte do ensaio o quanto se entregou para essa nova experiência! Seios naturais e empinadinhos, cintura fininha, bumbum perfeito, pezinhos tamanho 35 fazem dessa “lolita” uma ninfetinha completamente irresistível! Não perca! O ensaio exclusivo com a ninfeta Lê Souza nua vai ao ar nesta quarta-feira (19). Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
Leia ainda: Goiânia de prepara para receber o trade de turismo nacional na Expo Goiás 2024
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Festival das Cataratas reforçou a importância de investir no turismo
Pib nacional recebe impacto de 169,3 bilhões somente do turismo
Profissionais de turismo de todo o Brasil se reuniram na BNT Mercosul em Santa Catarina
Muitas ações e otimismo marcaram o primeiro dia do 19º Festival das Cataratas
Autoridades e trade de turismo dão o tom na 19ª Edição do Festival das Cataratas
Festival das Cataratas se prepara para mais uma grande edição em Foz do Iguaçu
Gente cuidando de gente reabilitando criaturas humanas que perderam tudo
Balneário de Camboriú receberá a 30ª Edição da BNT Mercosul
Passagens aéreas caras, setor rodoviário deslancha!
Floripa Airport inaugura rotas entre Florianópolis, Amsterdam e Bruxelas
Eles estão machucados demais para perceberem tuas feridas
Santa Catarina busca TAP para conectar-se diretamente a Lisboa
Recorde para Viagens e Turismo em 2024 prevê WTTC
O mundo das estatísticas parece assombroso aos olhos de quem as examina
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental