O BRASILEIRO QUER VIAJAR MUITO
Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB
Frequentemente o Ministério do Turismo realiza pesquisas avaliando o comportamento e a intenção de viagens do público brasileiro. Em mais um levantamento, a entidade detectou que, pelo segundo mês consecutivo, houve crescimento na intenção de viagem numa comparação feita com o mesmo período do ano passado.
Segundo a pesquisa realizada em sete capitais, 21,1% dos brasileiros disseram que pretendem viajar nos próximos seis meses, percentual que supera os 18,7% de respostas positivas em fevereiro de 2016. O Nordeste continua sendo o destino preferido e deverá deverá receber mais da metade dos potenciais viajantes do período. Por conta dos preços abusivos das passagens aéreas, o brasileiro também deverá usar mais o automóvel, com aumento de 26,1% para 29,5%.
Infinity Blue Resort & Spa - O melhor do Brasil para famílias pé na areia e com ótimos pacotes para o final de semana de pascoa e o feriadão de 1º de Maio.
Portanto se os Resorts, hotéis e pousadas que querem de fato faturar nesse ano tenebroso de vacas magras, realinhem seus preços a nossa cruel realidade. Na maioria dos casos é mais barato ir para o exterior. Segundo meus amigos hoteleiros, hoje, empatar é lucro num Brasil onde tem muita gente fechando seus estabelecimentos e principalmente por nossa carga tributária ser a maior do mundo. Quem tiver de fato jogo de cintura na arte de bem receber, com qualidade e sem explorar o turista mas sim o turismo, tem grande chance de sucesso e de permanecer no mercado. O recado é claríssimo. Quem não tem visão e nem competência, não irá se estabelecer mesmo. O turismo é a nossa principal arma contra a crise.
Outra ótima opção e também com todas as refeições incluídas e o Hotel Internacional Gravatal. Se se estiver frio no feriadão de 1º de Maio, melhor ainda. Águas termais na medida certa.
SEGMENTAÇÃO NA HOTELARIA
O último painel do Fórum no Hotel Grand Hyatt São Paulo, teve como tema o Desafio OTA e Hotelaria, que contou com a participação de Andre Alves (Decolar); Rosangela Gonçalves (Windsor Hotéis); Marcelo Bicudo (Allpoints) e Luiz Paulo Luppa (Grupo Trend). A moderação ficou a cargo de Gustavo Syllos (Costa do Sauípe). Entre os comentários, destacou-se a fala de Luppa, que foi enfático e verdadeiro ao afirmar que alguns hotéis precisam aprender a segmentar seus produtos e, a partir daí, buscar os canais certos para que a distribuição seja feita da melhor forma.
Luppa foi mais longe ainda ao lembrar que não se pode baixar tarifas e depreciar seu próprio produto. “É um absurdo o nível que a diária média chegou neste País. Como que os hoteleiros permitem que suas tarifas sejam ditadas pelo consumidor. Nenhum segmento no mundo faz isso". Provavelmente ele não conhece o mercado, principalmente no que tange oferte/procura. O que fazem mesmo toda a rede hoteleira no Caribe em baixa temporada gerando 100% de ocupação? Passei novembro na Europa e os preços da hotelaria estão fenomenais.
Ainda segundo Luppa: "Um consumidor não compra um relógio de marca só para ver as horas, ele quer agregar um valor ao item e da mesma forma ninguém compra uma viagem pelo preço, muito menos um quarto de hotel. É preciso agregar valor e serviços, tornar os produtos desejados. Quando o cliente enxerga valor no que quer, não se importa com o preço”, frisou. Com essa até minha avó virou no túmulo. Eu uso relógio que marque as horas. Eu uso roupas, não mascas. Isso é pensamento deste século? To pasmo !
Já para Marcelo Bicudo, acertadamente afirmou que o hoteleiro precisa aprimorar o conhecimento de seu cliente, para depois fideliza-lo. “Ainda hoje, a grande maioria dos hotéis não sabe como é o posicionamento do seu cliente e por isso não enxerga por qual canal chegar até ele. Além disso, não consegue reter, fidelizar, situação que ocorre também com o colaborador, que está deixando o segmento em busca de outras oportunidades”, comentou. Meus aplausos.
Inscrições abertas FIACULT 2017
RXT TRAVEL & AVIANCA
O ritmo ainda lento da economia não impediu que o empresário Carlos Alberto Santos, diretor da RXT Travel, encontrasse um meio para impulsionar as vendas. A estratégia consiste na oferta de parcelamento em 10 x, às agências de viagens, de aéreo e terrestre. “Lançamos o 10x + 10x, em parceria com a Avianca, e o resultado é surpreendente. A boa aceitação deve-se a três fatores: bom preço, serviço personalizado e facilidade no pagamento”, explica Carlos Alberto. Hoje, o turista de classe média retomou a disposição de viajar. Porém, faz de tudo para economizar. Tornou-se um pesquisador persistente e disciplinado, explorando as facilidades e oportunidades veiculadas pela internet. “A oferta da RXT Travel de parcelamento em 10x ganha adesões e funciona como incentivo à atividade dos agentes de viagens”, completam o empresário. Promoção válida para pagamentos com cartões Visa, MasterCard e Diners. www.rxttravel.com.br.
Outra ótima opção e também com todas as refeições incluídas e o Hotel Internacional Gravatal. Se se estiver frio no feriadão de 1º de Maio, melhor ainda. Águas termais na medida certa.
SEGMENTAÇÃO NA HOTELARIA
Luppa foi mais longe ainda ao lembrar que não se pode baixar tarifas e depreciar seu próprio produto. “É um absurdo o nível que a diária média chegou neste País. Como que os hoteleiros permitem que suas tarifas sejam ditadas pelo consumidor. Nenhum segmento no mundo faz isso". Provavelmente ele não conhece o mercado, principalmente no que tange oferte/procura. O que fazem mesmo toda a rede hoteleira no Caribe em baixa temporada gerando 100% de ocupação? Passei novembro na Europa e os preços da hotelaria estão fenomenais.
Ainda segundo Luppa: "Um consumidor não compra um relógio de marca só para ver as horas, ele quer agregar um valor ao item e da mesma forma ninguém compra uma viagem pelo preço, muito menos um quarto de hotel. É preciso agregar valor e serviços, tornar os produtos desejados. Quando o cliente enxerga valor no que quer, não se importa com o preço”, frisou. Com essa até minha avó virou no túmulo. Eu uso relógio que marque as horas. Eu uso roupas, não mascas. Isso é pensamento deste século? To pasmo !
Já para Marcelo Bicudo, acertadamente afirmou que o hoteleiro precisa aprimorar o conhecimento de seu cliente, para depois fideliza-lo. “Ainda hoje, a grande maioria dos hotéis não sabe como é o posicionamento do seu cliente e por isso não enxerga por qual canal chegar até ele. Além disso, não consegue reter, fidelizar, situação que ocorre também com o colaborador, que está deixando o segmento em busca de outras oportunidades”, comentou. Meus aplausos.
Inscrições abertas FIACULT 2017
RXT TRAVEL & AVIANCA
O ritmo ainda lento da economia não impediu que o empresário Carlos Alberto Santos, diretor da RXT Travel, encontrasse um meio para impulsionar as vendas. A estratégia consiste na oferta de parcelamento em 10 x, às agências de viagens, de aéreo e terrestre. “Lançamos o 10x + 10x, em parceria com a Avianca, e o resultado é surpreendente. A boa aceitação deve-se a três fatores: bom preço, serviço personalizado e facilidade no pagamento”, explica Carlos Alberto. Hoje, o turista de classe média retomou a disposição de viajar. Porém, faz de tudo para economizar. Tornou-se um pesquisador persistente e disciplinado, explorando as facilidades e oportunidades veiculadas pela internet. “A oferta da RXT Travel de parcelamento em 10x ganha adesões e funciona como incentivo à atividade dos agentes de viagens”, completam o empresário. Promoção válida para pagamentos com cartões Visa, MasterCard e Diners. www.rxttravel.com.br.
WISH RESORT FOZ DO IGUAÇU
Falando na arte de bem receber, o espetacular empreendimento administrado pela rede GJP Hotels & Resorts, o Wish Resort Foz do Iguaçu, abriu as portas de um novo restaurante em sua estrutura. A novidade está diretamente relacionada à cultura gastronômica da região Sul do País e oferece carnes nobres e cortes especiais. O restaurante é aberto ao público de toda a cidade uma curiosidade faz do ambiente ainda mais diferente: as carnes são assadas em frente ao cliente, que acompanha de perto o preparo do prato.
O espaço funciona no sistema à la carte. Intimista, a casa tem apenas 32 lugares e foi pensada para jantares a dois ou reuniões com o grupo de amigos. O menu, elaborado pelo chef Ricardo Souza, ressalta os diversos cortes das carnes mais nobres preparadas nas tradicionais parillas argentinas.
O espaço funciona no sistema à la carte. Intimista, a casa tem apenas 32 lugares e foi pensada para jantares a dois ou reuniões com o grupo de amigos. O menu, elaborado pelo chef Ricardo Souza, ressalta os diversos cortes das carnes mais nobres preparadas nas tradicionais parillas argentinas.
SÁBIA DECISÃO
Como nenhuma empresa nos mostrou quanto de fato iríamos pagar caso embarcássemos apenas com a bagagem de mão e, como todos já sabemos antecipadamente que cada passagem iria nos sair muito mais caro, saiu a decisão judicial liminar suspendendo a vigência das novas regras para despacho de bagagem contidas na Resolução 400 da ANAC. Na Ação Civil Púbica o Ministério Público Federal destaca que a cobrança fere os direitos do consumidor e levará à piora dos serviços mais baratos prestados pelas empresas. Após ouvir os argumentos da Anac, o juiz da da 22ª Vara Cível de São Paulo, José Henrique Prescendo, concedeu liminar para sustar aplicação das novas regras que começariam a ser aplicadas a partir de amanhã.
É bom salientar que o Juiz suspendeu apenas as regras relativas às bagagens despachadas. As demais mudanças como reembolso em até sete dias úteis, correção de nomes, dentre outras, entram em vigor amanhã normalmente. Na decisão o magistrado pontua que o ato da ANAC “impõe aos passageiros um ônus financeiro adicional nas viagens, consistente em pagar uma taxa extra pela bagagem despachada, sem direito a qualquer franquia, exceto para bagagem de mão, promovendo com essa medida não os interesses dos consumidores e sim das empresas de transporte aéreo de passageiros”.
A Embratur dará destaque à diversidade turística do Brasil em uma das maiores feiras internacionais do setor, a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que começou nesta quarta (15) e só termina domingo (19), em Portugal. O objetivo é ampliar a oferta de produtos brasileiros para além dos tradicionais destinos Sol e Praia, bem conhecidos no mercado português. Assim como em Portugal, o turismo religioso também ganha força no Brasil. As viagens de ecoturismo serão outro destaque no pavilhão do Brasil, País com maior potencial turístico em recursos naturais no mundo, segundo o Fórum Econômico Mundial. Portugal faz parte do bloco de países considerados estratégicos pela política internacional de promoção turística do Brasil.
Como nenhuma empresa nos mostrou quanto de fato iríamos pagar caso embarcássemos apenas com a bagagem de mão e, como todos já sabemos antecipadamente que cada passagem iria nos sair muito mais caro, saiu a decisão judicial liminar suspendendo a vigência das novas regras para despacho de bagagem contidas na Resolução 400 da ANAC. Na Ação Civil Púbica o Ministério Público Federal destaca que a cobrança fere os direitos do consumidor e levará à piora dos serviços mais baratos prestados pelas empresas. Após ouvir os argumentos da Anac, o juiz da da 22ª Vara Cível de São Paulo, José Henrique Prescendo, concedeu liminar para sustar aplicação das novas regras que começariam a ser aplicadas a partir de amanhã.
É bom salientar que o Juiz suspendeu apenas as regras relativas às bagagens despachadas. As demais mudanças como reembolso em até sete dias úteis, correção de nomes, dentre outras, entram em vigor amanhã normalmente. Na decisão o magistrado pontua que o ato da ANAC “impõe aos passageiros um ônus financeiro adicional nas viagens, consistente em pagar uma taxa extra pela bagagem despachada, sem direito a qualquer franquia, exceto para bagagem de mão, promovendo com essa medida não os interesses dos consumidores e sim das empresas de transporte aéreo de passageiros”.
BOLSA DE TURISMO DE LISBOA
A 29ª edição da BTL, feira potenciadora de network nos mercados que integram o turismo português, confirma-se também como barômetro que espelha a tendência de crescimento do setor. Este ano, a organização do evento estima que o público deverá ultrapassar os 75 mil visitantes do ano passado.
Com 1.200 expositores, a BTL 2017 será a maior mostra dos diferentes players do turismo, desde as agências de viagens e operadores turísticos, hotelaria, transportes, unidades de turismo rural, entidades regionais de turismo, entre muitos outros. A Bolsa de Turismo de Lisboa ocupa uma área total de mais de 37 mil m2, distribuída por quatro pavilhões, pavilhão multiusos, PT Meeting Center e zona exterior. Pela primeira vez, irá abrir o quarto pavilhão, com um espaço dedicado à gastronomia.
PBTUR NA BTL
Falando nisso, a PBTur divulga roteiros na Bolsa de Turismo de Lisboa até o próximo domingo. O Destino Paraíba’ vai estar na vitrine do turismo português. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) vai ocupar uma das mesas disponibilizadas pela Embratur. A Paraíba, segundo a presidente da PBTur, Ruth Avelino, está investindo na divulgação em Portugal, antenada no fluxo de turistas europeus, buscando ampliar a comercialização de roteiros paraibanos em mercados como os da Espanha, França e Itália. “Esse contato com agentes e operadores de turismo europeus é um divisor de águas para manter a Paraíba na prateleira desses mercados e, principalmente, tornar o Estado mais conhecido”, disse.
O diretor do Festival do Turismo de João Pessoa, Cláudio J S Junior, também estará participando da Bolsa de Turismo de Lisboa. Segundo o executivo, o contato e a ampliação do relacionamento com empresas da Europa tem surtido resultados positivos, com a ampliação do processo de crescimento da presença de grupos de Portugal e Espanha nas últimas edições do Festival JPA. “É um evento que permite o network para apresentarmos o nosso produto, que tem sido bem aceito pelos empresários”, pontuou.
Já em Curitiba-PR, começa nesta-quinta-feira 16, o 23º Salão Paranaense de Turismo, evento anual organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). Considerado uma vitrine do Turismo no sul do país e Mercosul, o evento é exclusivo para profissionais do trade turístico e abrange Feira de Negócios, capacitação técnica e oportunidades para networking e eventos paralelos.
“Nesta edição, fortalecemos novamente a capacitação técnica, considerada um dos pilares da nossa gestão frente à entidade, por entender que um negócio de sucesso começa com a aquisição de conhecimento sobre produtos e serviços. Fora isso, o evento também é uma grande oportunidade de estreitar laços com fornecedores e parceiros de negócios”, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe.
ABAV NACIONAL
Presidente da ABAV NACIONAL Edmar Bull se reúne com demais presidentes das ABAVs estaduais, em São Paulo, durante o Fórum de Turismo. Em pauta evidentemente a 45 ABAV EXPO, que acontece na capital paulista entre os dias 27 e 29 de Setembro.
VINHOS BRASILEIROS PREMIADOS
A 23ª edição do Vinalies Internationales, realizada em Paris, na França, entre os dias 24 de fevereiro e 3 de março analisou 3.540 amostras de vinhos, inscritas por vinícolas de 45 países, e onze produtos nacionais foram premiados, sendo três com medalha de ouro e oito de prata. Os enólogos e diretores da Associação Brasileira de Enologia (ABE) Luciano Vian e João Carlos Taffarel estiveram no concurso representando o Brasil. Levaram medalha de ouro: Aurora Reserva Chardonnay 2015 – Cooperativa Vinícola Aurora, Jolimont Espumante Moscatel – Vitivinícola Jolimont, e Ponto Nero Espumante Brut – Domno do Brasil.
CERTIFICADO DIGITAL
Um dos serviços oferecidos pelo Sindilojas Hortênsias na Serra Gaúcha, é a emissão e renovação do Certificado Digital, documento eletrônico que permite a comprovação da identidade de uma pessoa, empresa ou site. A entidade havia dado uma pausa no serviço devido a sua mudança de endereço. “Agora que já estamos devidamente instalados, o serviço poderá ser retomado”, destaca o presidente da entidade, Guido Thiele. As emissões/renovações, em parceria com a Serasa, poderão ser viabilizadas a partir de 1° de abril, na sede da entidade (Rua Garibaldi, 476, sala 6, segundo piso). Mais informações sobre Certificado Digital no site www.sindilojashortensias.com.br ou telefones (54) 3286-9288 / 9.8172-1001.
Com 1.200 expositores, a BTL 2017 será a maior mostra dos diferentes players do turismo, desde as agências de viagens e operadores turísticos, hotelaria, transportes, unidades de turismo rural, entidades regionais de turismo, entre muitos outros. A Bolsa de Turismo de Lisboa ocupa uma área total de mais de 37 mil m2, distribuída por quatro pavilhões, pavilhão multiusos, PT Meeting Center e zona exterior. Pela primeira vez, irá abrir o quarto pavilhão, com um espaço dedicado à gastronomia.
PBTUR NA BTL
Falando nisso, a PBTur divulga roteiros na Bolsa de Turismo de Lisboa até o próximo domingo. O Destino Paraíba’ vai estar na vitrine do turismo português. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) vai ocupar uma das mesas disponibilizadas pela Embratur. A Paraíba, segundo a presidente da PBTur, Ruth Avelino, está investindo na divulgação em Portugal, antenada no fluxo de turistas europeus, buscando ampliar a comercialização de roteiros paraibanos em mercados como os da Espanha, França e Itália. “Esse contato com agentes e operadores de turismo europeus é um divisor de águas para manter a Paraíba na prateleira desses mercados e, principalmente, tornar o Estado mais conhecido”, disse.
O diretor do Festival do Turismo de João Pessoa, Cláudio J S Junior, também estará participando da Bolsa de Turismo de Lisboa. Segundo o executivo, o contato e a ampliação do relacionamento com empresas da Europa tem surtido resultados positivos, com a ampliação do processo de crescimento da presença de grupos de Portugal e Espanha nas últimas edições do Festival JPA. “É um evento que permite o network para apresentarmos o nosso produto, que tem sido bem aceito pelos empresários”, pontuou.
“Nesta edição, fortalecemos novamente a capacitação técnica, considerada um dos pilares da nossa gestão frente à entidade, por entender que um negócio de sucesso começa com a aquisição de conhecimento sobre produtos e serviços. Fora isso, o evento também é uma grande oportunidade de estreitar laços com fornecedores e parceiros de negócios”, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe.
ABAV NACIONAL
Presidente da ABAV NACIONAL Edmar Bull se reúne com demais presidentes das ABAVs estaduais, em São Paulo, durante o Fórum de Turismo. Em pauta evidentemente a 45 ABAV EXPO, que acontece na capital paulista entre os dias 27 e 29 de Setembro.
EU SOU DO SUL
Um dos principais atrativos turísticos do estado realiza em março e abril promoção para incentivar moradores do estado a embarcar em um divertido passeio de trem entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. O passeio turístico de trem a vapor é uma memorável atração na Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho. Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho e suco de uva branco. Ao soar o sino, todos embarcam nesta viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 1h30min. Durante o passeio, a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas.
A recepção em Garibaldi acontece ao som de música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam espumante moscatel e suco de uva tinto. Novo embarque, com destino ao final do passeio. A Giordani Turismo recepciona os turistas na cidade de Carlos Barbosa com um show de música italiana. Neste momento, todos se encontram e confraternizam embalados pela música, alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no passeio de retorno. Com o objetivo de atrair os gaúchos a desfrutar de um dos atrativos mais famosos do estado, a Giordani Turismo, operadora do passeio de trem, lança a promoção Eu sou do Sul. Durante os meses de março e abril, exceto em feriados e datas próximas, o valor do ingresso passa de R$110 para R$ 68 por pessoa. Para obter o desconto basta apresentar comprovante de residência ou carteira de identidade que comprove a naturalidade ou a moradia no Rio Grande do Sul.
Além de se divertir com as atrações que se apresentam durante o passeio de trem e de degustar vinho, espumante e suco de uva, será possível também vivenciar o a história dos imigrantes italianos que povoaram a nossa região ao visitar o Parque Temático Epopéia Italiana, atração inclusa na promoção e localizada a 50m da Estação Férrea de Bento Gonçalves. Em 2.000 metros de área construída, nove ambientes retratam aspectos que vão desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, a adaptação no novo continente. Com os efeitos especiais de som e luz, o espetáculo cênico, ganha uma maior dinâmica dando vida às réplicas e ambientes. As reservas estão sujeitas a disponibilidade e devem ser realizadas com antecedência pelo fone 54 3455.2788 ou pelo e-mail mfumaca@giordaniturismo.com.br.
Onde se hospedar? Ali do ladinho, no Cercano, na fantástica Gramado. Entre em contato com a Brocker Turismo que ela te leva, te traz, e ainda faz a tua reserva.
VINHOS BRASILEIROS PREMIADOS
A 23ª edição do Vinalies Internationales, realizada em Paris, na França, entre os dias 24 de fevereiro e 3 de março analisou 3.540 amostras de vinhos, inscritas por vinícolas de 45 países, e onze produtos nacionais foram premiados, sendo três com medalha de ouro e oito de prata. Os enólogos e diretores da Associação Brasileira de Enologia (ABE) Luciano Vian e João Carlos Taffarel estiveram no concurso representando o Brasil. Levaram medalha de ouro: Aurora Reserva Chardonnay 2015 – Cooperativa Vinícola Aurora, Jolimont Espumante Moscatel – Vitivinícola Jolimont, e Ponto Nero Espumante Brut – Domno do Brasil.
VILLA FRANCIONI & FIGURA HUMANA
Britto Velho comemorou em 2016, 50 anos de dedicação às artes. O artista plástico gaúcho, traz em sua trajetória um currículo extenso com mais de 48 exposições individuais e mais de 200 participações em coletivas no país e nos exterior. Esta é primeira vez que Britto Velho participa de uma exposição na serra catarinense. Na Galeria de Arte da Villa Francioni, serão expostas 22 telas que reúnem trabalhos desenvolvidos entre 1985 à 2016. O destaque fica por conta da Figura Humana, dentro de um novo contexto, com uma explosão de cores criando um mundo lúdico. Além de pintor, Velho também é desenhista, escultor e professor. Suas obras estão presentes nos principais museus e instituições de arte no país, como MASP, Museu Nacional de Belas Artes do Rio e MASC.
A Galeria de Arte da Villa Francioni, desde sua fundação em 2005, já recebeu nomes de expressão internacional, como os franceses, Auguste Rodin e Camille Claudel, além de artistas catarinenses: Juarez Machado, Vera Sabino, Martinho de Haro, Meyer Filho, Pléticos, Rodrigo de Haro, Suely Beduschi, Rodrigo Cunha e Luciano Martins, entre outros. O espaço dedicado à arte, foi idealizado pelo fundador da Villa Francioni, já falecido, o criciumense Dilor Freitas. A abertura da exposição está marcada para às 16 horas.
CERTIFICADO DIGITAL
Um dos serviços oferecidos pelo Sindilojas Hortênsias na Serra Gaúcha, é a emissão e renovação do Certificado Digital, documento eletrônico que permite a comprovação da identidade de uma pessoa, empresa ou site. A entidade havia dado uma pausa no serviço devido a sua mudança de endereço. “Agora que já estamos devidamente instalados, o serviço poderá ser retomado”, destaca o presidente da entidade, Guido Thiele. As emissões/renovações, em parceria com a Serasa, poderão ser viabilizadas a partir de 1° de abril, na sede da entidade (Rua Garibaldi, 476, sala 6, segundo piso). Mais informações sobre Certificado Digital no site www.sindilojashortensias.com.br ou telefones (54) 3286-9288 / 9.8172-1001.
BELLA DA SEMANA
Fernanda Liberato tem 29 anos, é mineira, modelo, artista plástica, escritora e ex-BBB, retorna nua pela terceira e última vez no ensaio no Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Além de fotografar, ela também concordou em escrever contos eróticos exclusivos para o site. O primeiro, publicado este mês, já está no ar.