"Mar de almirante e céu de brigadeiro". Não restam dúvidas que bons ventos estão impulsionando o turismo. Após dois anos de pandemia, quando foram impostas restrições a viagens internacionais em várias partes do mundo, além do fechamento provisório de vários setores do comércio, o Brasil voltou a receber voos de outros países em grande escala.
Segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o mês passado registrou 3.806 chegadas de voos internacionais ao país. Na comparação com maio, o aumento na conectividade foi de 7,29% e, em relação a junho do ano passado, de 355,36%. De acordo com a Embratur, o aumento expressivo da conectividade continuará até o início de 2023. Estão previstos 84 novos voos e 47 frequências adicionais até fevereiro do ano que vem. De janeiro a junho deste ano, mais 84 voos entraram em operação e 36 frequências foram adicionadas. A empresa aérea GOL começou, em maio, a operar mais voos internacionais de Buenos Aires, Miami e Orlando para Brasília, com quatro frequências semanais. Para novembro, a previsão é iniciar a rota entre as cidades de Buenos Aires e Natal, além de retomar, até dezembro, a totalidade dos destinos na Argentina que existiam em 2019.
Já a United Airlines retomou os voos Chicago/São Paulo e Houston/Rio de Janeiro no primeiro semestre. A Lufthansa também contribuiu para o aumento da oferta de conectividade, com a volta das operações Frankfurt e Munique para o Rio de Janeiro e de voos diários de Amsterdam para o Rio de Janeiro. Em outubro, a Eastern Air prevê o incremento de voos de Miami e Nova York para Belo Horizonte. Outras empresas aéreas, como Latam, Delta Air Lines e Iberia, também anunciaram mais voos internacionais, ligando cidades como São Paulo e Rio de Janeiro a destinos como Atlanta e Nova Iorque, nos Estados Unidos, Medelín, na Colômbia, e Madri, capital espanhola.
Ótimos ventos também no setor de viagens corporativas que manteve seu ritmo de recuperação e fechou junho com um faturamento de R$ 972 milhões, 15% superior ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia. Em comparação a junho de 2021, o aumento foi de 227%. Os dados são da pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) feita com seus 24 associados. No primeiro semestre deste ano, os números ainda estão abaixo de 2019. O faturamento consolidado do setor ficou 13,87% abaixo em relação aos primeiros seis meses de 2019, principalmente em função do desempenho das viagens internacionais, com volume 27% inferior em relação a 2019. Apesar dos resultados, a Abracorp mantém sua previsão de um bom crescimento em 2022.
“Acreditamos que fecharemos o ano 20% acima de 2019”, afirma Gervásio Tanabe, presidente executivo da entidade, que aposta em uma receita em alta no segundo semestre, influenciada pelas passagens aéreas, cuja demanda mantém tendência de elevação e têm um peso importante no setor como um todo. A tarifa média do segmento aéreo nacional foi R$ 1.128,86 em junho, contra R$ 810,53 em 2019, uma variação positiva de 39%. Um destaque em junho foi o crescimento do modal rodoviário, com expansão de 168% comparado a 2019. O setor de agências de viagens chegou na avaliação da Abracorp, já se espera uma recuperação dos empregos, que vêm sendo retomados desde o início deste ano. Um dos principais desafios pela frente, segundo Tanabe, é exatamente conseguir trazer esses trabalhadores de volta ao setor de viagens corporativas e alcançar o equilíbrio sustentável diante da alta dos custos na atividade.
Sem dúvidas o turismo retoma o volume de receitas pré-pandemia e serviços segue avançando. Com cenário favorável e perspectivas de recursos injetados na economia, CNC eleva previsão de crescimento dos dois setores em 2022. Após 27 meses, o volume de receitas do setor de turismo alcançou, em maio, o nível pré-pandemia, com avanço mensal de 2,6%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado positivo, em plena baixa temporada, levou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a revisar a expectativa de crescimento anual do setor de 2,8% para 3,5%.Não é à toas que as feiras de turismo estão em franco crescimento.
PASSAGENS AÉREAS
Por outro lado, também, nem tudo são flores uma vez que poderíamos estar viajando muito mais e melhor. Isso só não está acontecendo porque o preço das passagens aéreas simplesmente dobrou entre janeiro e maio de 2022, de acordo com o levantamento exclusivo realizado pela Kennedy Viagens Corporativas, considerando apenas um trecho – somente ida. O resultado mostrou um aumento de 100% nas tarifas durante o período. Um dos principais pontos que causa impacto no custo de passagem aérea. Cabe ressaltar que e o preço dos bilhetes de uma cia aérea é baseada na antecedência da compra. Se meses antes de um feriadão a procura e vendas forem altas, evidentemente que o preço vai para as alturas. Agora, se a aérea vendeu apenas 9%, ela tende a precificar a passagem mais barata, para que chegue mais rápido ao orçamento previsto para o voo.
Simplificando o entendimento, a companhia aérea divide os assentos por preço e conforme vai vendendo parte dos assentos o preço vai aumentando. Portanto, quando a passagem está com um preço médio bastante elevado, uma boa saída é comprar a passagem por trechos, uma vez que quando é feita uma busca no trecho de origem até o trecho de destino, os sistemas estão preparados para “casar” os preços, realizando o trajeto 100% pela mesma companhia aérea. Mas nesses casos, o que acontece é que pode ser que um dos trechos seja mais barato voando por outra companhia. Desta forma, a compra é quebrada em duas partes com objetivo de economizar no preço final. Eu, sinceramente, já me dei muito bem comprando passagem em cima da hora.
VALORIZAÇÃO DAS VIAGENS DE CARRO E ÔNIBUS
É por essas e outras que valorização das viagens de carro ou ônibus vem ganhando destaque no cenário de retomada das atividades turísticas no país. Assim como o trade turístico precisou se reinventar, os turistas também precisaram se adaptar neste cenário pós-pandemia. Um levantamento realizado numa parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mapeou que cerca de 57,2% das viagens, realizadas em 2021, foram em carro particular ou de empresas.
Esses dados mostram que com a alta nos preços das passagens aéreas, o brasileiro buscou alternativas para viajar e fomentar o turismo no país. A pesquisa mostra ainda que a maior parte das viagens foi motivada por questões pessoais (85,4%), seguida de motivos profissionais (14,6%). Os principais motivos pessoais de viagem foram: lazer (35,7%), visitas a parentes ou amigos (32,5%) e tratamento de saúde (19,6%). Para a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), as viagens curtas chamadas de “staycation” ou turismo de proximidade são uma tendência no Brasil, que fortalece a retomada turística no país.
Por conta da alta nos preços das passagens aéreas, as pessoas estão mais interessadas em viajar para locais próximos de suas casas, preferencialmente com menor fluxo de pessoas e longe de multidões. “Os destinos com até 300 km de distância de quem quer viajar aparece como alternativa viável para esse momento. Com o turismo de proximidade ou rodoviário é possível fazer viagens curtas ou até mesmo bate-e-volta e conhecer um lugar novo sem precisar ir para tão longe”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
ENCATHO & EXPROTEL
Bons ventos impulsionam o turismo nacional e internacional - Abertura da 33ª edição do Encatho & Exprotel - Foto: Jefferson Severino
Começou nesta última terça-feira, 26, às 18;30 no CentroSul em Florianópolis - SC, a 33ª edição do Encatho & Exprotel. A programação está completamente fechada e repleta de conteúdo meticulosamente pensado para oferecer o melhor conteúdo aos visitantes. Já a área de exposição está completamente comercializada desde o início do mês. Duas grandes conquistas para um ano de retomada. Com o tema central “Mercado & Negócios”, o encontro está repleto de atividades e grandes oportunidades para os participantes. Com entrada gratuita, o evento busca auxiliar empresários e profissionais das diversas áreas do turismo a conhecer novas tecnologias, realizar networking, fazer bons negócios e qualificar a mão de obra para o atual momento.
Bons ventos impulsionam o turismo nacional e internacional - Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH Nacional - Foto: Jefferson Severino
Segundo o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, o Encatho & Exprotel é mais que um encontro de hoteleiros de Santa Catarina. O evento tornou-se uma referência nacional. “Um evento gratuito com espaço para palestras, troca de experiências, reuniões de entidades do cenário nacional, fornecedores do Brasil e exterior com lançamentos de produtos e serviços para o turismo e hotelaria, discussões e atualizações das principais leis e temas do setor. Um grande encontro para a hotelaria de todo Brasil”, enfatiza Manoel Linhares. CONFIRA TODA A ABERTURA AQUI.
GAROPABA SABOR
Vem aí a 9ª edição do Festival Gastronômico Garopaba Sabor. O evento acontecerá entre os dias 03 e 28 de agosto, em Garopaba, município que fica à 71 km de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, o renomado Festival Gastronômico Garopaba Sabor. O evento está sendo realizado pela Associação Comercial e Industrial de Garopaba(ACIG), através de seu Núcleo de Gastronomia para deixar a gastronomia garopabense ainda mais saborosa. Veja os pratos que estão no festival Garopaba Sabor AQUI. Vários são os objetivos do festival entre eles: incentivar o desenvolvimento da economia regional pela promoção da gastronomia; fomentar a atividade gastronômica no município, para agregar valor, trabalho e renda; estimular o fortalecimento organizacional do setor gastronômico, oportunizando a interação entre os estabelecimentos participantes, produzir benefícios econômicos por meio do turismo ligado às áreas de gastronomia, hotelaria, serviços e comércio em geral. O evento como patrocinadores Surfland, Melhores Locais, Silveira Supermercados, A Lima Empreendimentos, Garopabar Empório de Bebidas, Global Wine Solutions, Sicredi, Vibre Comunicação, Silveira Supermercados. Tem como apoiadores a Prefeitura Municipal de Garopaba, Circuito Turístico, Garopaba Viva essa Experiência e Rota da Baleia Franca.
VIAJAR, ESTUDAR E TRABALHAR EM ANDORRA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
PEDALANDO EM USHUAIA
Essa é para quem quer curtir Ushuaia de bike em sua altíssima temporada de inverno, cuja neve já é abundante por lá. Super bikes especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucesso. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a partir de julho haverá uma verdadeira invasão de brasileiros a Ushuaia, cuja estação/temporada de esqui/esportes de inverno só termina em outubro. Clique aqui e faça sua reserva.
FESTURIS - INSCRIÇÕES ABERTAS
Nesta última segunda-feira (25), o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado abriu o credenciamento para a sua 34ª edição. Podem se inscrever profissionais do turismo de todas as frentes de trabalho, assim como estudantes e público geral. Para realizar o cadastro basta acessar o link: Credenciamento Festuris (festurisgramado.com) Marcado para ocorrer de 3 a 6 de novembro, a organização do Festuris estima um crescimento geral de 15% comparado a 2019. Devido à agitação do mercado turístico e a motivação do trade, a feira ganhará um novo espaço, além do tradicional já utilizado, possibilitando a representatividade de mais marcas.
Destaque para o segmento da gastronomia, setor este que movimenta o turismo como um todo no mundo. Será lançado o espaço Food & Drinks Experience. “Estamos muito contentes com a força que está tendo o segmento, traremos um amplo espaço em que expositores apresentarão as mais diversas experiências. Nós teremos o maior Festuris já realizado, os números até aqui já estimam mais um ano de sucesso”, adianta Marta Rossi, fundadora e CEO do evento. Para proporcionar mais efetividade ao participante no agendamento de reuniões e visitas está sendo desenvolvido um aplicativo exclusivo para o Festuris. Além disso, a segmentação segue como prioridade da organização. O Espaço Luxury foi ampliado, terá a volta do Wedding, o LGBT+ terá, além dos expositores, um espaço dedicado a conteúdo, o Green Experience continua com a missão de apresentar a sustentabilidade e o turismo de experiência, e o Business Innovation apresentará muita tecnologia e inovação para o segmento.
Além da geração de negócios na feira, a área de conteúdo, o Meeting Festuris abordará o tema Ressignificando o Turismo. Em breve a grade temática será apresentada. O evento também oportunizará mentorias, experiências e muitas novidades na programação. “Outra preocupação nossa é trazer conhecimento para o trade, hoje temos um novo consumidor e devemos considerar a inovação tecnológica, que acelera e transforma os desejos dos consumidores”, conclui Marta. O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Food & Drinks Experience e Wedding. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com.
DUDA FERREIRA - A BELA DA SEMANA
Nua pela primeira vez… A loira Duda Ferreira chegou para posar nua pela primeira vez, especialmente para as lentes do Bella da Semana. Ela deixou os assinantes malucos durante o ensaio ao vivo (isso que essa foi a primeira vez que a beldade posou nua). Perguntamos para a gauchinha como foi participar desta experiência: “Eu amei, nasci pra fazer isso kkk”. Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Duda Ferreira nua vai ao ar nesta quarta-feira (18). Não se contente com pouco! Assine agora e tenha acesso ao ensaio COMPLETO. Clique aqui e escolha o plano que cabe no seu bolso!
Leia ainda: Ministério do Turismo confirma números positivos no primeiro semestre
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Férias de julho dão o tom e elevam a ocupação hoteleira no Brasil
Brasil tem terceiro resultado positivo consecutivo no turismo
Longa jornada humana nas trilhas insondáveis da evolução
O Brasil é o melhor destino turístico de aventura do mundo
Brasileiros estão buscado destinos tranquilos e seguros para viajar
Tantra uma filosofia comportamental, de princípios matriarcais, sensoriais e desrepressores
Passagens aéreas – Gigantesco problema para a retomada do turismo
Em uma sociedade que muito aparenta, nem sempre os sorrisos traduzem felicidade real