CAMINHOS DA NEVE
Com o atraso de “apenas” 33 anos, o que é muito típico do nossos “para”lamentares” do Congresso Nacional, poi publicado no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO no último dia 19/05/2023 a lei que criou o Roteiro Turístico Caminhos da Neve, direcionado aos segmentos de turismo cultural e rural, com o objetivo de estimular o desenvolvimento das atividades turísticas nos Municípios de Anitápolis, Alfredo Wagner, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, Painel, Rancho Queimado, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema, no Estado de Santa Catarina, e nos Municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Canela, Gramado, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria, no Estado do Rio Grande do Sul.
O eixo central do Roteiro Turístico Caminhos da Neve corresponderá ao trajeto da rodovia BR-438. A estruturação, a gestão e a promoção dos atrativos turísticos do Roteiro Turístico Caminhos da Neve receberão o apoio dos programas oficiais destinados ao fortalecimento da regionalização do turismo. Esta Lei entrou em vigor na data de sua publicação e, ao que tudo indica, se sair do papel, irá definitivamente alavancar o turismo da Serra Catarinense e Campos de Cima do Rio Grande do Sul. Nesse ano ainda, com atraso secular, poderá ainda haver a inauguração da ponte entre São Joaquim e Bom Jesus que será a coroação desta rota. Sem sombra de dúvidas tudo isso tem a força, o emprenho e o trabalho, de corpo e alma, do empresário e hoteleiro, forte representante do trade turístico da Serra Catarinense (Urubici), Wirto Schaeffer, e do Vereador Jaziel de Aguiar Pereira que explicou que o trabalho de articulação para que esse caminho começou há 33 anos. Ele foi diretor de turismo e vereador em Bom Jesus e, atualmente na Presidência do Conselho de Turismo de Bom Jesus, segue na luta pela obra. “Para mim, é um propósito de vida. Essa estrada vai ligar as duas serras, gaúcha e catarinense, e encurtar o caminho entre Gramado e Florianópolis”, explicou.
CONECCTION TERROIR
Falando sobre isso, o Brasil possui 102 indicações geográficas e 14 são produtos únicos do Rio Grande do Sul. É por essas e outras, onde o turismo de fato é levado a sério, desde a última quinta-feira, dia 17, se debate em Gramado, as potencialidades e a importância da valorização dos produtos com indicação geográfica e seus produtores. As discussões são protagonizadas por profissionais nacionais e internacionais com experiências no assunto e por pequenos produtores que apresentam a realidade em suas propriedades e na fabricação de seus produtos. Em 2002 o setor vitivinícola da Serra Gaúcha – o Vale dos Vinhedos – foi o primeiro a receber a certificação de Indicação Geográfica no Rio Grande do Sul (RS) e no Brasil. Após 20 anos, o país já possui 102 indicações, reconhecidas pelo INPI no país.
Até o último domingo, na Rua Coberta de Gramado, o Connection Terroirs do Brasil são 27 indicações geográficas presentes no evento, além disso, os seis biomas brasileiros estavam representados. Entre os assuntos debatidos no palco do Palácio dos Festivais foram: Como transformar territórios e produtos únicos em objetos de desejo global – A Estratégia de Posicionamento da Itália; Biodiversidade e Sustentabilidade – a economia verde e os novos valores do consumidor moderno e A Cozinha de Terroir – singularidade, originalidade e mercado. O Rio Grande do Sul foi o Estado anfitrião do evento e teve e correalização do Sebrae. Contou com patrocínio da Prefeitura de Gramado, apoio da Sicredi Pioneira, da Achoco e Fecomércio, apoio das entidades Famurs, AbavRS e AbavSC, Laghetto Hotéis foi a rede hoteleira oficial e a Adyltelecon a internet oficial do evento.
38º NATAL LUZ DE GRAMADO
Diferente do que acontece na Serra Catarinense, a Serra Gaúcha já se prepara para o Natal Luz 2024/24. Tanto que à Gramadotur – Autarquia Municipal de Turismo de Gramado no RS, entidade responsável pela realização do Natal Luz antecipou a venda de ingressos da edição 2023/2024 buscando atender a grande procura por ingressos para os espetáculos pagos. Iniciando pela comercialização às operadoras de viagens e grupos, a entidade busca ampliar o número de espectadores nos shows pagos. As novidades foram divulgadas durante live transmitida pelo Instagram oficial do Natal Luz nesta quarta-feira, dia 17. Segundo a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk, a venda de ingressos foi dividida em três lotes, iniciando pelas operadoras e agências de viagens, grupos formados a partir da aquisição de dez ingressos e os bilhetes avulsos. “Para os dois primeiros públicos a comercialização teve início em abril com atendimento personalizado, descontos e parcelamentos atrativos. Queremos com isso estimular a venda de nossos espetáculos e que um público maior tenha acesso a magia do Natal Luz”, explicou a dirigente. Com esta iniciativa a Autarquia busca atender melhor as empresas que fazem seus pacotes de viagens para o maior evento natalino do Brasil.
Já para o público em geral a compra de ingressos terá uma novidade neste ano. Além de não ter aumento nos valores dos bilhetes, a Gramadotur vai oferecer descontos. A venda inicia em junho. “Não tivemos reajustes nos ingressos e ainda teremos descontos que antecedem o Natal Luz. A venda para o público em geral inicia em junho e teremos valores promocionais de mês a mês encerrando pouco antes de iniciar o Natal Luz em outubro”, disse. Para garantir agilidade nos atendimentos, a Gramadotur disponibilizou canais exclusivos de atendimentos através do email producao@gramadotur.net para agências e operadoras, e sac@ingressooficialgramado. com.br para o público em geral. Todas as informações dos espetáculos pagos e gratuitos, além da programação oficial está disponível AQUI. O 38º Natal Luz de Gramado que acontece de 26 de outubro de 2023 a 21 de janeiro de 2024 é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Gramadotur.
ECOTURISMO NO BRASIL
A segunda edição do Inspira Ecoturismo, evento organizado pelo Sebrae-MS, que ocorreu na última quarta-feira (17), em Bonito no Mato Grosso do Sul, trouxe sete tendências e insights para auxiliar o setor turístico a utilizar o potencial ecoturístico nacional como atividade econômica rentável e sustentável por meio do crescimento ordenado. A filosofia utilizada é o dinamismo da economia brasileira, que embora impulsione o ecoturismo, não dissemina seus empreendedores e empreendimentos, fazendo com que apenas alguns aproveitem as oportunidades. Na configuração estabelecida, as características marcantes são a massificação de alguns destinos turísticos; o crescimento de pequenos polos de ecoturismo, de pouca qualidade; a diversificação insuficiente; práticas sustentáveis incipientes; e pouca atratividade para o turismo internacional. No que tange aos riscos, há destaque para a ocupação do solo se faz em desfavor do ecoturismo e a concentração, massificação e degradação ambiental. É preciso, como apontado, intervir ativamente na disseminação na formação de empreendedores e qualificação de força de trabalho e em políticas públicas com foco, avaliação e continuidade, em parcerias bem formuladas com o setor privado.
BRASIL – TERRA DO ECOTURISMO
Visto como o cenário ideal, foi apontado o aproveitamento das oportunidades do novo dinamismo econômico do Brasil, impulsionado pela governança do setor com uma forte parceria entre os setores públicos e privados. A proposição se caracteriza pela expansão dos polos e melhoria da qualidade, atraindo turistas estrangeiros e nacionais de renda alta, boas práticas de promoção, ampliando a diversificação da oferta, e pelo desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade. “O Ecoturismo vai crescer até 2035 e vemos isso, principalmente porque há uma lata na busca por viagens que foquem no contato com a natureza. Quando fazemos um estudo, não dizemos qual caminho seguir, e sim, deixamos que escolham qual o caminho mais coerente, com potencial de ter estratégias traçadas e serem realmente colocadas em prática”. São elas: Segurança global; Crise ecológica; Valorização da saúde, bem-estar e natureza; Transição demográfica; Inovações tecnológicas; Engajamento das populações locais; e Adoção de práticas sustentáveis. Para tanto, o estudo realizado pelo Polo Sebrae de Ecoturismo, que traz a indagação “Como estará o nosso ecoturismo em 2035?” concluiu que haverá um crescimento na vertente, no entanto, a indagação é a forma como a qual isso se dará. Para entender, quatro cenários possíveis foram definidos: Nichos Pujantes; Brasil: Terra do Ecoturismo; Muitos Oásis Nacionais; e devagar, quase parando.
“Quando trabalhamos com futuros e cenário, nunca usamos com pontos finais. Com todos esses dados, o que queremos provocar e questionar, é: você, gestor público, empresário, agente de viagem, operador… vai ser um agente passivo ou ativo para a mudança do Turismo no Brasil? Eu acredito que conseguimos sim, chegar ao cenário “Brasil Terra do Ecoturismo” com planejamento e Trabalho conjunto”, afirma Mateus Alves. Os riscos são a falta de diversificação, aumentando a massificação e degradação ambiental, mesmo com uma demanda média e concentração dos benefícios econômicos. Para resolver tais problemáticas, é preciso intervir com a melhoria da governança, para acentuar a diversificação e a qualidade dos serviços, investimento em de créditos para os micro empreendimentos. O último formato é constituído sob a premissa em que há um baixo crescimento econômico e a existência de poucos empreendedores criativos no setor do ecoturismo, dificultando o crescimento do ecoturismo e sua diversificação. Na configuração do cenário há pouco crescimento do fluxo de turistas, com crescimento dos polos que exigem maior poder aquisitivo e a alta do ecoturismo de proximidade.
“Diante desse estudo, concluímos que a Governança, Infraestrutura, Segurança, disponibilização de Crédito e Investimento, além do desenvolvimento do empreendedorismo e da mão de obra qualificada e do Engajamento das populações locais aliadas às práticas sustentáveis e regenerativas nos destinos turísticos são postos-chaves a serem tratados pelas esferas pública e privada, porque é necessário um trabalho conjunto, a fim de realmente conseguirmos atingir o objetivo de ter uma atividade econômica ecoturística sólida, saudável e sustentável”, endossa. Vale destacar, que para se chegar ao estado de pleno desenvolvimento do Turismo no país, é preciso que haja mudanças em segurança pública, infraestrutura e serviços nos destinos, descentralização da demanda e oferta, a fim de promover a qualidade da experiência e do perfil do viajante, por meio da diversificação da promoção dos produtos disponíveis no mercado. Para acessar ao estudo completo, bem como ter acesso a outros insights do Polo Sebrae de Ecoturismo, basta CLICAR AQUI.
ZURICH AIRPORT
O grupo suíço Zurich Airport, que fez com que o Floripa Airport conquistasse pela terceira vez consecutiva, o melhor aeroporto do Brasil, venceu relicitação pública e vai operar o Aeroporto de Natal (RN), no nordeste do Brasil. O aeroporto movimentou aproximadamente 2,3 milhões de passageiros em 2022. O recém-adquirido Aeroporto da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, complementa o portfólio da Zurich Airport no Brasil – composto pela concessão de 100% dos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé e participação no aeroporto de Confins – Belo Horizonte. Após a assinatura do contrato de concessão, a Zurich Airport passará a deter 100% do aeroporto e irá operá-lo por um período de concessão de 30 anos. Não são necessários investimentos de expansão durante o período de concessão, mas investimentos de manutenção estão previstos.
Atualmente, o aeroporto tem capacidade para cerca de 6,5 milhões de passageiros por ano. O contrato de concessão prevê um pagamento de R$ 320 milhões. Além disso, a Zurich Airport pagará uma taxa anual com base na receita a partir do quinto aniversário da assinatura do contrato de concessão. A transferência da responsabilidade operacional está prevista para o início de 2024. Com a nova concessão e as já existentes, a Zurich Airport poderá contribuir para o crescimento do mercado de aviação brasileiro e implementará a expertise suíça na operação de aeroportos, mantendo os valores locais, assim como já acontece nos aeroportos do grupo no Brasil.
CHEGADAS & PARTIDAS
Enquanto isso, cabe ressaltar que à América Latina é uma região que sofreu grandes perdas com o Turismo nos últimos três anos devido a pandemia muito por conta do fechamento de fronteiras, restrições de viagem e falta de conectividade aérea, uma constante aqui no Brasil. Leva-se o dobro de tempo para sair de Porto alegre a Belem, João Pessoa… do que ir a Frankfurt. Um estudo da ForwardKeys, que também abordou a situação do Brasil na conectividade aérea internacional, revela que a maior parte da região não viu muito progresso em termos de recuperação de viagens em 2022, ao contrário de outras partes do mundo.
“No entanto, há potencial em termos de intenção do viajante de cruzar o Atlântico. Os números divulgados em nosso relatório de tendências para a América Latina mostram que há previsão de mais desembarques internacionais no setor aéreo. A região no primeiro semestre está a apenas 5% dos níveis pré-pandemia de 2019, dando uma sensação de otimismo cauteloso para nossos parceiros na indústria de viagens e turismo”, informa o estudo da empresa. Os últimos dados de passagens aéreas da ForwardKeys revelam que a América Latina e o Caribe alcançaram 95% dos níveis pré-pandemia nas chegadas internacionais nos primeiros seis meses de 2023, ajudados pelo forte desempenho do México, América Central e Caribe. A América Latina, por outro lado, ainda está a 24% dos níveis de 2019 no volume de chegadas internacionais. Não precisa de nenhum estudo para informar que os preços dos bilhetes aéreos não o gigantesco empecilho.
Globalmente, as chegadas internacionais estão, em média, 27% abaixo dos níveis de 2019, o que leva a crer que estão longe de atingir os níveis de visitantes internacionais pré-pandemia. “Como vimos globalmente, a recuperação também é um processo muito desigual na América Latina. Por exemplo, a Colômbia pode receber mais chegadas internacionais durante o primeiro semestre de 2023 do que no mesmo momento pré-pandemia. Com 1% a mais de passagens confirmadas para chegadas internacionais do que no primeiro semestre de 2019, o país deve ser o primeiro destino latino-americano a atingir a recuperação total. Equador (-14%), Argentina (-18%) e Brasil (-24%) continuarão abaixo dos níveis de 2019 pelo menos na primeira metade do ano, embora estejam mostrando uma melhora acentuada no ano”, informou.
VIAGEM AOS EUA
E tão verdade que a nossa falta de conectividade, conexões longas e absurdas e preços estratosféricos dos bilhetes aéreos nacionais, que vale muito mais apenas ir para o exterior. Dessa forma, chegada de turistas aos Estados Unidos cresceu 26% em abril, em relação ao mesmo período de 2022. Foram 4,56 milhões de viajantes aéreos, chegando a 79,8% dos níveis pré-pandemia. Os dados são do Escritório Nacional de Viagens e Turismo dos EUA (NTTO), que revelou as maiores movimentações de/para EUA: México (3,2 milhões), Canadá (2,4 milhões), Reino Unido (1,6 milhão), República Dominicana (878 mil) e Alemanha (813 mil). Só o Brasil enviou mais de 118 mil passageiros para os EUA em abril, um crescimento de 38% em relação ao enviado em abril de 2022. As principais portas de entradas de visitantes em abril de 2023 são Nova York (2,8 milhões), Miami (1,83 milhão), Los Angeles (1,78 milhão), Newark (1,23 milhão) e San Francisco (1,1 milhão). O Brasil é hoje o sétimo maior mercado internacional emissor de turistas para os Estados Unidos, atrás de Coréia do Sul, China, Japão, Reino Unido, México e Canadá. No ano passado, 1,225 milhão de turistas brasileiros visitaram os EUA, um aumento de 412% em relação a 2021. E em janeiro de 2023, o fluxo entre os dois países segue acelerado.
7ª EDIÇÃO DO UNICONGRESSO
Em uma ação colaborativa e que demonstra a força do turismo catarinense, as cidades de Joinville e Balneário Camboriú sediam a 7ª edição do UneCongresso, nos dias 25 e 26 de maio (quinta e sexta-feira). Realizado pela União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos (Unedestinos), o congresso tem o objetivo de qualificar os profissionais atuantes nas entidades gestoras do marketing turístico de destinos – com foco principal nos Conventions Bureaus, por meio da troca de experiências e de conhecimentos, oportunizando o desenvolvimento. Nesta edição, o UneCongresso tem a parceria conjunta do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) e do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau (BC Covention), entidades que representam dois destinos complementares e que são reconhecidas pelo trabalho forte e articulado na área de promoção turística. Serão conheccidas as tendências de mercado através de profissionais do trade que foram convidados para fazer sua exposição, e o mais importante: a integração entre todos os profissionais de CVBs do Brasil. Por isso, é um evento fechado e reservado, exclusivamente para esses profissionais, gerando relacionamento e networking, para que todos entendam a sua importância como protagonistas no destino, tanto na captação de eventos como na própria promoção.
Além do amplo conteúdo, os participantes do 7º UneCongresso terão a oportunidade de conhecer e vivenciar experiências marcantes dos destinos que sediam o evento. O roteiro inclui atrações ligadas à arte, cultura, gastronomia e entretenimento. Em Joinville, a programação do 7º UneCongresso será precedida da visita técnica ao Parque Hemerocallis, local onde impecáveis jardins, coloridos por milhares de flores, de diferentes cores, formatos e espécies, celebram o título que a cidade enaltece de Cidade das Flores. A ação será na quarta-feira (24/5). Na quinta-feira (25/5), no Bourbon Convention Hotel, a manhã será dedicada aos debates, palestras e apresentação dos cases finalistas do Prêmio Unedestinos. Entre os momentos especiais, destaque para a participação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Já na sexta-feira (26/5), o 7º UneCongresso passará a acontecer em Balneário Camboriú, com programação no Hotel Sibara e ExpocentroBC Júlio Tedesco, o maior centro de eventos do Sul do Brasil, que recém completou um ano, recebendo grandes eventos dos mais diversos segmentos. Os participantes participarão de palestras e painéis sobre os mais diversos assuntos do turismo, como eventos, potenciais de destinos, gastronomia e entretenimento, estudos futuros de organizações de marketing de destinos e, ainda, a eleição de membros da diretoria executiva e do conselho fiscal da Unedestinos.
CICLISMO – TBT DAY FESTIVAL
Com apoio da Verde & Azul Urbanismo e da Prefeitura Municipal de Tijucas SC, o evento deverá reunir 700 ciclistas e um público geral de três mil pessoas. De fato, já está virando tradição em Tijucas. No próximo dia 28 de maio (domingo), centenas de ciclistas participam da 3ª edição do TBT Day Festival, evento realizado pela Associação Tijucas Bike Team. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até AQUI. A 3ª edição do TBT Day Festival deve atrair centenas de ciclistas de várias partes do país e os organizadores estimam a participação de mais de 700 atletas, número recorde para o evento. A competição está dividida nas categorias Pró (89 km de extensão e 1.350 metros de altimetria acumulada), Sport (68 km e 930 metros de altimetria acumulada), Amador (45 km e 325 m de altimetria acumulada) e Cicloturismo (23 km e 180 m de altimetria acumulada). A largada, a partir das 8hS, será no complexo esportivo da ADEC (Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Empregados Ceramistas da Foz do Rio Tijucas), onde será montada toda a estrutura de apoio do evento e segue pelo interior de Tijucas.
HISTÓRIA DO EVENTO
O apoio da Verde & Azul Urbanismo, idealizadora do Reserva Royal, vem de encontro à missão da Associação Tijucas Bike Team, que visa fomentar a prática do ciclismo, proporcionando alegria, saúde e lazer. O 1º TBT Day Festival foi realizado em setembro de 2021. Era o sonho de trazer um evento de ciclismo para a região sendo concretizado pela Associação Tijucas Bike Team. Os organizadores buscaram apoio de várias empresas parceiras, além da administração municipal. Todas as expectativas foram superadas com a presença de 400 atletas, sendo reconhecido como o melhor evento da região devido à organização, premiação e localização. A segunda edição foi realizada em junho de 2022, com a participação de 500 atletas e quase três mil pessoas de público, com ciclistas de outras regiões e até mesmo de outros estados. Nomes conhecidos do Mountain Bike também prestigiaram o evento, como o campeão da categoria Pro, Ricardo Pscheidt, multicampeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), e o ciclista olímpico Marcio May, que agora se dedica às trilhas.
BELLA DA SEMANA – LIVIA SANTANA
Livia Santana posou nua pela primeira vez exclusivamente para o Bella da Semana e agora retorna para fazer você se apaixonar ainda mais… Dona de uma sensualidade avassaladora, essa ninfeta com beleza de Deusa Grega é a mais pura tentação… Ela veio lá da Bahia para conquistar o coração dos assinantes do Bella da Semana. Lívia Santana, a menina arretada de apenas 20 anos, já provou que tem. O ensaio completo com Livia Santana JÁ ESTÁ NO AR. Garanta acesso VIP para ver todas as modelos do site! São centenas de vídeos, fotos, lives 4K e ensaios produzidos em cenários tentadores com muita sensualidade.
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