segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Capital humano: Chave da transformação - Tema da 35ª Edição do FESTURIS

35ª FESTURIS


Capital humano: Chave da transformação - Tema da 35ª Edição do FESTURIS

FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação. A 35ª edição do grande evento de negócios turísticos das Américas – Festuris – foi lançada nesta última terça-feira, dia 15, em Porto Alegre. O encontro com imprensa, autoridades e Embaixadores Festuris uniu o turismo e a cultura. Um dos símbolos da identidade gaúcha, a erva-mate, recentemente reconhecida como o primeiro patrimônio cultural e imaterial do Rio Grande do Sul, foi a anfitriã na recepção dos convidados. Uma das grandes novidades, e que acompanha a demanda do mercado de negócios turísticos, é a ampliação de espaço físico do evento em 20%. Pela primeira vez, o Festuris utilizará os três pavilhões do Centro de Feiras do Serra Park. Dois deles completamente com estandes, e o Meeting, parte do conteúdo do evento, ganhou espaço exclusivo no terceiro pavilhão. Como uma das ações de sustentabilidade da organização, os pavilhões são chamados de Araucária, Hortênsia e Plátano.
FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação – Foto/Divulgação
Nesta edição histórica, que tem como mote: “Capital Humano: chave da transformação”, são esperados 15 mil participantes no Festuris. São mais de 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais representados. Marta Rossi, à frente do evento desde a criação, apontou que o Festuris não é apenas uma feira. “O turismo é feito de pessoas para pessoas, e o Festuris é um organismo vivo! Aproveito para agradecer o apoio que sempre tivemos de todos para a realização do evento”, destacou Marta Rossi, citando parceiros estratégicos. A empresária lembrou o pioneirismo do Festuris ao apresentar temas e propor o debate importantes para o do turismo. Na ocasião, emocionada, Marta relembrou da caminhada que, há 35 anos, iniciou ao lado de Silvia Zorzanello. “Apesar de anos de história, eu sempre fico muito nervosa e talvez hoje ainda mais, com a presença das minhas netas, Helena e Celina”.
FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação – Eduardo zorzanello – CEO/Festuris/Divulgação
Sustentado por sua relevância e compromisso com o trade turístico em sempre buscar novidades para o segmento, o Festuris fideliza seus expositores. A marca de 75% dos espaços de todo o evento é de clientes que renovam contratos há anos. Mas também há grande número de novos clientes, cerca de 25% nesta edição. “Estamos orgulhosos dos resultados desta edição, especialmente depois do sucesso da edição do ano passado”, afirmou Eduardo, ao citar que todos os três pavilhões estão ocupados. A deputada estadual Silvana Covatti, presidente da Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, frisou o compromisso dos gestores públicos de fomentar a cadeia turística. “Temos muitas riquezas, muitas belezas naturais e muita criatividade que precisam ser valorizadas. E o Festuris cumpre muito bem este papel”.
FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
Boqueirão Hotel Fazenda – Ícone do Turismo Rural Nacional em Lages – SC, a Princesa da Serra. O melhor em sua categoria – Clique no baner, confira e faça sua reserva.

IMPACTO ECONÔMIVO / GERAÇÃO DE NEGÓCIOS

FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação – Brocker Turismo – A melhor Agência/Receptivo da Serra Gaúcha
Em 2022, o impacto econômico em Gramado, devido à realização do evento, foi de R$25 milhões. Com base nas estimativas apresentadas até aqui, além do grande envolvimento do trade turístico com o evento, a projeção da organização é de que a movimentação na economia local seja de aproximadamente R$ 40 milhões. O volume de negócios gerados na feira, em 2022, resultou no valor de R$350 milhões. Já as perspectivas para 2023 são de R$ 400 milhões de negócios gerados a partir das reuniões agendas no evento. O secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado, representando o prefeito Nestor Tissot, Ike Koetz, elogiou a escolha do tema da edição deste ano do Festuris“Não se faz turismo sem as pessoas”, apontou, destacando, especialmente, aquelas que recebem os visitantes no seu lar. Luiz Fernando Rodriguez Júnior, secretário em exercício do Turismo do Rio Grande do Sul, comemorou a importância do Festuris para o turismo gaúcho. “O Festuris é no Brasil”, pontuou, destacando o orgulho e a garra dos gaúchos.
FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
Inverno no Hotel Renar – Ícone hoteleiro no Vale dos Imigrantes, Fraiburgo SC, a Terra da Maçã – Só não esqueça de fazer a sua reserva.  Clique no baner.

ESPAÇO LUXURY 100% COMERCIALIZADO

FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
Imagine um lugar perfeito, sustentável, onde design, bem-estar e gastronomia se harmonizam de maneira integrada. Assim é o Castelo Saint Andrews, um Relais & Châteaux na encantadora Serra Gaúcha. Além de tudo isso, Jardins Encantadores; Maravilhosa Vista para o Vale do Quilombo; Suítes Luxuosas; Serviço Exclusivo de Mordomo/Chofer; Premiado Restaurante Primrose; Adega Gourmet; Menus Exclusivos e Personalizados; Wine o’Clock (degustação de vinhos); Boulangerie (noites de pizza gourmet); Cigar Lounge; Academia Equipada; Piscina Aquecida; Sauna seca e úmida; Terapia Relaxante no Spa. Feriados de abril e maio na mais encantadora cidade da Serra Gaúcha. Clique no baner e faça sua reserva.
Um exemplo da força da segmentação é o Espaço Luxury. Em sua 8ª edição, a área bateu todos os recordes a pouco menos de 90 dias do evento iniciar. Com 800m² de área física, os espaços foram 100% comercializados, o que chancela, por parte do mercado nacional e internacional, o Luxury como uma excelente plataforma para realizar negócios neste segmento. O projeto conta com 72 marcas em exposição, sendo elas as principais do mercado de luxo do Brasil e do Exterior, contando com operadoras, destinos, nacionais e internacionais, redes de hotéis e resorts, companhias aéreas e marítimas, entre outras. Para a efetivação de negócios, o credenciamento é exclusivo aos agentes de viagens que trabalham com o segmento luxo. Além disso, são selecionados, de forma criteriosa, os buyers deste espaço. A programação também é exclusiva e cria uma atmosfera de negócios com relacionamentos qualificados no Espaço Luxury do Festuris. O Espaço Wedding é um aliado do segmento de luxo e, mais uma vez, terá um espaço no Festuris apresentando destinations weddings e outras novidades do segmento de casamentos, algo que vem em ascensão no Brasil.
FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada – Hotel Sibara Flat, para quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva. 

TURISMO VERDE, DE NEGÓCIOS & LAZER

FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação – Águas de Palmas Resort – Palmas/Governador Celso Ramos/SC – Costa Esmeralda. Ligue e faça sua reserva agora. 48-9 8405-0406 – Clique no baner e confira.
Os espaços Green & Experience e Business & Innovation se somam aos demais sempre com o intuito de facilitar a jornada de trabalho dos agentes de viagens que participam para fechar negócios no Festuris. O Green tem uma ativação mais voltada aos destinos e marcas que trabalham o turismo verde e de aventura, enste espaço há o apoio da ONG Greenpeace que atende ao participante com foco na conscientização e preservação do meio ambiente. No Business, além dos expositores da área do corporativo, há também espaço para as novidades em tecnologia, startups e lazer. Os conteúdos, com cerca de 15 minutos de apresentação, agregam a programação dos talks.
FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
Com o espírito de excelência herdado de imigrantes europeus que vieram para Joinville no século XIX, nascia em 2006 a OPA BIER, cujo objetivo era o de resgatar a tradição cervejeira da cidade, terra de uma das primeiras e da melhor cerveja do Brasil. OPA significa avô em alemão, e é uma homenagem aos nossos antepassados. OPA também é um cumprimento típico da nossa região. Uma marca simples de pronunciar e memorizar, que preza pela qualidade de seus produtos, que reúne os melhores ingredientes e valoriza o conhecimento cervejeiro, passado de geração em geração. Ao fortalecer as raízes da cultura cervejeira, a OPA BIER fabrica de forma sustentável milhões de litros de cerveja por ano, sem perder a qualidade.

GASTRONOMIA & TURISMO

FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação – Agora se você está em Gramado ou estará indo para o Festuris, anote aí o melhor endereço gastronômico italiano. Famiglia Guimarães – Clique no baner e confira
Em 2022, o Festuris lançou o espaço Food & Drinks com um espaço privilegiado às experiências gastronômicas. O fato é que, conforme dados do Ministério do Turismo, a gastronomia é um dos indutores do turismo, sendo o terceiro ponto elencado pelas pessoas na hora de decidir uma viagem. O espaço possui a Arena Gastronômica e este ano terá muitas aulas-shows. A indústria do turismo não existe sem as pessoas. Fato! Nesta engrenagem estão os empreendedores e os profissionais do setor que formam o capital humano, tema da edição ANO 35 do Festuris. Com esse mote, o evento terá mais de 100 horas de conteúdo com palcos espalhados pela feira. O Meeting Festuris acontece nas manhãs dos dias 10 e 11 de novembro, no pavilhão Plátano. O maior palco de conteúdo do turismo da América Latina terá. entre os palestrantes, Dado Schneider, criador da marca Claro, Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio S.A, Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil, Luiz Fernando Reginato, especialista em marketing, Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig e Poloni, Caio & Aninha Mudalen, consultoria e planejamento em viagens, Luciano Palumbo, criador de conteúdo digital do Turismoetc, Aldo Leone, presidente da Agaxtur Viagens e Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó. O ingresso para o primeiro lote custa R$349,00 até dia 31 de agosto. O segundo lote terá o valor de R$399,00 e o terceiro 449,00. O agente de viagem tem valor especial ao adquirir o Meeting, R$170,00.
FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação – O melhor galeto do Brasil. Bento Gonçalves, Caxias, Gramado SC, Itapema SC, São Paulo….

PRÁTICAS ESG NO FESTURIS

FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação – No Espaço Sustentabilidade, são distribuídas mudas de árvores nativas e de hortênsias para os participantes
São pequenas ações diárias que transformam o mundo. A organização do Festuris atua com pilares que sustentam as práticas ESG há alguns anos. Desde 2015, o projeto Árvore da Integração tem como foco a preservação da Araucária. A cada ano, uma muda de árvore é plantada por convidados do Festuris, que através da ação, firmaram seu compromisso com o planeta. Ainda no pilar da sustentabilidade, a ação Plante uma Árvore, realizada em parceria com a Prefeitura de Gramado, no Espaço Sustentabilidade, são distribuídas mudas de árvores nativas e de hortênsias para os participantes. Sao incentivos para que todos possam fazer a sua parte em benefício do meio ambiente em cada canto do Brasil. O Greenpeace é uma das entidades presente no Festuris e que auxilia na conscientização junto ao trade turístico para um meio ambiente mais limpo e sustentável. O envolvimento em ações sociais, tanto locais como de outros municípios, também sempre foi parte importante de cada edição do Festuris. Aliás, junto com a sustentabilidade, a inclusão é um dos pilares do evento. Pelo segundo ano, os usuários da APAE Gramado vão comercializar artigos artesanais confeccionados por eles em estande próprio na feira. A renda será totalmente revertida para a instituição, que completou 54 anos em 2023. Usuários da instituição também fazem parte da equipe de trabalho durante os dias do Festuris no Serra Park. A Rossi & Zorzanello tem o selo “Empresa Amiga da Apae”. Parte do valor simbólico arrecadado para quem utilizar o transporte oficial do evento partindo dos destinos: Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Caxias do Sul, nos dias 10 e 11, será doado, mais um ano, à Escola Municipal Vicente Casagrande, inserida no bairro Viação Férrea, localidade onde acontece o Festuris.
FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
Um Tesouro escondido, um lugar único e exclusivo bem no Centro Histórico de São José – Clique no Baner e confira. Fotos Jefferson Severino

APLICATIVOS

FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação
Sempre com o foco na efetivação de negócios, o Festuris terá dois aplicativos nesta edição. Um deles será especialmente para os espaços Luxury e Wedding. A outra plataforma é dedicada ao público geral participante da feira, ambas possuem as mesmas funcionalidades. Os apps são uma espécie de rede social em que o visitante poderá fazer postagens e interagir com os demais usuários da plataforma. O agendamento de reuniões é uma das funções mais utilizadas, o que facilita a demanda de participantes e expositor. A programação dos conteúdos também é uma das funções do aplicativo, nele poderá ser feita a inscrição para as mentorias, ter acesso ao mapa da feira, chat entre participantes e expositores e leitor de QR Code para troca de contatos no momento do networking. Os aplicativos já estão disponíveis para download nas lojas Apple Store e Google Play.
FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
Café Colonial Restaurante Schults – Inigualável – O melhor da Grande Florianópolis – Clique no baner e confira.

URUGUAI PAÍS CONVIDADO

FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação – Punta del Este/Uruguai -Divulgação
A cultura uruguaia está bem mais próxima dos brasileiros do que muitos imaginam. No próximo dia 31 de agosto, o Festuris será lançado em Montevidéu em um evento para agentes de viagens, autoridades e imprensa. Na ocasião, também será formalizado ao ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, o convite de país convidado da 35ª edição do Festuris. A distinção leva em consideração os anos de relacionamento e o fato de ter sido um dos primeiros países a investir na internacionalização do evento, participando desde a segunda edição do Festuris. Sem dúvidas, o Festuris é mais do uma feira de negócios e um palco de conteúdos. O turismo é um organismo vivo e com experiências inesquecíveis. Além das programações paralelas à feira, criadas pela organização, cada expositor tem a liberdade de apresentar o seu produto de forma irreverente, levando o agente de viagem participante ao encontro do que há de melhor na sua marca. São inúmeras ações que acontecem de forma simultânea na feira de negócios.
FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação – Agência Brasileiros em Ushuaia – a nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.

INSCRIÇÕES ABERTAS

FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação – Clique no baner e inscreva-se
Os agentes de viagens, guias de turismo e imprensa possuem credenciamento free para a feira de negócios do Festuris. O agente que quiser acompanhar os conteúdos do Meeting possui preço especial de R$ 170,00. A imprensa tem acesso livre à programação do evento. Já para o Meeting, o grande palco de conteúdo do turismo da América Latina, o primeiro lote encerra dia 31 de agosto ao custo de R$349,00. Para se inscrever o endereço é www.festurisgramado.com. O Festuris – Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9. Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No período da tarde, ocorre a feira de negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia. O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região. O Festuris conta com o Laghetto como a rede hoteleira oficial do evento, a Turistur Turismo é a agência oficial, a Planalto é o transporte terrestre oficial, e o Hospital Pompéia assina como assistência médica oficial do evento. Informações AQUI ou nas redes sociais @festurisgramado.
FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
Urubici Park Hotel, sinônimo de estar bem hospedado bem no centro de Urubici, a cidade que cresce exponencialmente em qualidade turística e na arte de bem receber. Uma forte gastronomia e desafio para os grandes ciclistas escalarem o espetacular Morro da Igreja ficando de frente para a Pedra Furada. Clique no baner e faça sua reserva.

EXPANSÃO E PRATICIDADE AÉREA

FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
Foto: Divulgação
A partir de agora o Aeroporto de Rivera, no Uruguai, receberá voos de empresas aéreas brasileiras. A transformação do terminal como binacional elimina burocracias e deve trazer mais voos para a região de Santana do Livramento (RS), que faz fronteira com o estado de Rivera. O acordo permite que operações aéreas no aeroporto uruguaio que tenham destino ou origem em aeroportos brasileiros, e realizadas por empresas aéreas brasileiras, sejam equiparadas a voos domésticos para fins de tarifação. O acordo foi assinado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Direção Nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutica uruguaia (Dinacia). O resultado é positivo para o desenvolvimento regional do Brasil pois irá integrar as aviações e facilitar o trânsito de pessoas e cargas entre os dois países. Além de um avanço institucional em termos de integração regional, também é uma demonstração da parceria entre as entidades. Na cerimônia, foram assinados dois documentos: uma Declaração Ministerial sobre a binacionalização do aeroporto e texto de Memorando de Entendimento interinstitucional entre a Anac e a Dinacia. Os documentos preveem a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de negociar, durante os próximos meses, a viabilização de um conceito mais amplo de binacionalidade, com o envolvimento dos órgãos de fronteira de ambos os países.

COBRANÇA LATAM

FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
Não está longe o tempo onde pagaremos o ar que respiraremos a bordo. A novidade agora é que a “LATÃO” vai começar a fiscalizar as bagagens de mão que forem embarcar em seus voos nacionais e internacionais. De acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a peça que viaja no compartimento de bagagens junto ao passageiro só pode pesar no máximo dez quilos e seguir as medidas determinadas. Agora, os volumes que ultrapassarem o limite estabelecido pelas normas brasileiras serão automaticamente despachados, com direito a cobrança de taxa ao cliente. “Durante o embarque, verificaremos se todos os nossos clientes estão cumprindo tanto com a quantidade de bagagens permitidas em sua tarifa, como também com as medidas (tamanho da mala). Caso a bagagem exceda a quantidade ou medidas permitidas, será cobrada uma taxa para que seja enviada ao porão do avião”. As regras da companhia para transporte de bagagem de mão são públicas e estão disponíveis AQUI. Apesar disso, ainda não se sabe quando a companhia começará a implementar a medida e nem quanto essa taxa custará ao passageiro. A previsão é que isso já comece a acontecer a partir do próximo mês. Vale lembrar que se o passageiro comprar uma passagem com tarifa Light, ele não tem direto a nada, nem marcar assento ou fazer check in, a não ser, logicamente, se pagar. Se for voar em cabine Premium Business ou Premium Economy, que é um engodo, separado apenas por uma cortina, o peso máximo permitido será de 16 kg. Importante: a tarifa Basic não inclui bagagem de mão, mas é possível incluí-la por uma taxa adicional até 6 horas antes do voo. Outra forma de incluir uma bagagem de mão é comprando um assento Latam+. Caso não seja possível incluí-la a tempo, nos darão a opção de enviá-la ao porão do avião por uma taxa adicional.
FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
Angra Restaurante, a mais nova sensação de São José/SC., Localizado a beira mar, no Centro Histórico de São José, que já é sinônimo de alta gastronomia. O local é um verdadeiro tesouro escondido e já é considerado um dos melhores restaurantes da cidade. Um lugar ideal para quem busca a comida mediterrânea, com tempero “Manesinho da Ilha”. O Angra é um local onde a brisa salgada enche a ar e o som das ondas quebrando contra às pedras é o lugar ideal para uma excelente experiência gastronômica. Com uma atmosfera elegante, aconchegante e acolhedora, o restaurante possui uma arquitetura moderna dividida diversos ambientes e inclusive ao ar livre. O cardápio é assinado pelo Chef Felipe Duarte, que nos oferece uma seleção de frutos do mar frescos, preparados com maestria por sua competente equipe que tem como base, recriar os sabores naturais dos ingredientes. Clique no baner e confira!

APLICATIVO GTA

FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação
A GTA – Global Travel Assistance acaba de lançar um aplicativo para proporcionar ainda mais comodidade aos turistas na contratação do seguro viagem. A plataforma garante uma série de funcionalidades, com central de atendimento 24 horas por dia e opção de comunicação via telefone e WhatsApp. A nova ferramenta promove interação direta entre o cliente e a GTA, facilitando demandas como as solicitações de reembolso e até o envio de documentos. Além disso, apresenta um ícone que funciona como um guia de viagem, com informações sobre clima, imunização, tradutor, entre outras dicas essenciais. Segundo o Diretor Comercial Gelson Popazoglo: “Às vendas continuam 100% focadas no agente de viagem. Mas o app foi concebido como um complemento, trazendo mais autonomia aos clientes e melhorando sua experiência na resolução de trâmites burocráticos relativos ao seguro”.
Leia ainda: Setor de viagens corporativas alcançou R$ 6,526 bilhões no primeiro semestre do ano
FESTURIS 2023 - Capital humano: Chave da transformação
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:

Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o Ecoturismo

Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental

Buenos Aires e Santiago, mais perto e mais barato pela JetSmart

Joinville surpreende operadores e jornalistas de turismo com experiências de lazer

Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra

Segundo MTUr, Brasil recebeu 3,2 milhões de turistas. Essa conta não fecha!

Confira os 20 aeroportos mais movimentados do mundo em 2022

Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor

Dança das cadeiras – Brasil carece de uma gestão pública comprometida com o Turismo

Projeto Experiências do Brasil Rural – Roteiro Caminhos de Dona Francisca

Tornando-se médico de si mesmo, a caminho da verdadeira saúde

Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver

Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Setor de viagens corporativas alcançou R$ 6,526 bilhões no primeiro semestre do ano

TURISMO CORPORATIVO


Foto: Jefferson Severino

Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada. Ainda embalado pelo governo anterior, o faturamento do setor de viagens corporativas alcançou R$ 6,526 bilhões no primeiro semestre do ano, 17% acima do mesmo período de 2019, que registrou R$ 5,570 bilhões, antes da pandemia. Esse resultado mostra a recuperação do setor, com a forte retomada das viagens e eventos corporativos, e uma tendência positiva para os últimos seis meses do ano.
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada – Presidente executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe – Foto: Divulgação
Todavia, tudo isso pode cair por terra, uma vez que o turismo corporativo inicia o 2º semestre com vários desafios. Segundo Gervasio Tababe, Presidente da ABRACORP“Estamos iniciando o segundo semestre com uma agenda prá lá de movimentada em vários segmentos da economia brasileira. A reforma tributária é, sem dúvida, um dos temas de maior interesse no momento e que vai impactar também no setor de turismo em geral e nas viagens corporativas. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que está sendo elaborada com mudanças no regime de impostos do país ainda tenta costurar os mais variados e legítimos interesses de agentes da economia brasileira. Os nossos interesses, aliás, estão expressos no MANIFESTO PELA REFORMA TRIBUTÁRIA JUSTA QUE PROMOVA O CRESCIMENTO DO BRASIL E DO TURISMO NACIONAL, assinado o pelo Grupo 20+, composto pelas principais associações do turismo e eventos no Brasil.”
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada – Urubici Park Hotel, sinônimo de estar bem hospedado bem no centro de Urubici, a cidade que cresce exponencialmente em qualidade turística e na arte de bem receber. Uma forte gastronomia e desafio para os grandes ciclistas escalarem o espetacular Morro da Igreja ficando de frente para a Pedra Furada. Clique no baner e faça sua reserva.
Do documento, foram identificadas preocupações em relação à PEC: há risco, dependendo do texto final, de se aumentar drasticamente a carga tributária do setor de turismo e eventos e inviabilizar a competitividade internacional do Brasil no setor, destruindo emprego, renda e arrecadação de impostos. O Manifesto também lembra que o setor representa cerca de 10,5% do PIB brasileiro, com R$1,041 trilhão de receita bruta, sendo também um dos maiores empregadores da economia, com 13,6 milhões de empregos diretos. Tudo isto com baixo impacto ambiental, promovendo nossa cultura e patrimônio e apoiando a preservação do meio ambiente. E de modo descentralizado, nos vários cantos do Brasil, levando desenvolvimento regional por meio da geração de emprego e renda”. “Dessa forma, nossa proposta é que seja adotada uma alíquota diferenciada para o setor de turismo e eventos no processo de reformulação do sistema tributário brasileiro. Entendemos que, com essa medida, teremos condições de aumentar a competitividade do Brasil como destino turístico, estimulando a economia local, atraindo novos investimentos e promovendo o crescimento sustentável”.
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Angra Restaurante, a mais nova sensação de São José/SC., Localizado a beira mar, no Centro Histórico de São José, que já é sinônimo de alta gastronomia. O local é um verdadeiro tesouro escondido e já é considerado um dos melhores restaurantes da cidade. Um lugar ideal para quem busca a comida mediterrânea, com tempero “Manesinho da Ilha”. O Angra é um local onde a brisa salgada enche a ar e o som das ondas quebrando contra às pedras é o lugar ideal para uma excelente experiência gastronômica. Com uma atmosfera elegante, aconchegante e acolhedora, o restaurante possui uma arquitetura moderna dividida diversos ambientes e inclusive ao ar livre. O cardápio é assinado pelo Chef Felipe Duarte, que nos oferece uma seleção de frutos do mar frescos, preparados com maestria por sua competente equipe que tem como base, recriar os sabores naturais dos ingredientes. Clique no baner e confira!
Somente esse tema já seria o bastante para atrair a atenção do setor neste segundo semestre, mas ainda temos mais. A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) está propondo uma redução nos prazos de pagamento das companhias aéreas, o que pode aumentar a pressão sobre as agências de turismo, que atualmente já trabalham com um prazo curto, de 10 dias fechada a semana. Essa sugestão da IATA deve entrar em pauta neste segundo semestre. Se o prazo for reduzido, as agências terão um cenário em seus caixas ainda mais difícil, já que recebem atualmente por seus serviços com prazos, principalmente de clientes de grande porte, de até 120 dias. Ou seja, pagam pelos serviços aéreos, que representam 60% de seu faturamento, com prazo de até 10 dias e recebem em até quatro meses. Essa realidade torna impossível a gestão de fluxo de caixa, de um mercado ainda em recuperação após o longo período de pandemia. Essa dificuldade no fluxo de caixa contradiz a discussão sobre como se relacionar da forma mais saudável e sustentável com os clientes, um dos princípios da política de ESG. O G de governança aborda a relação entre stakeholders, que não vem sendo respeitada por uma parte dos grandes clientes das agências de viagens corporativas. É um princípio que devemos lembrar sempre.
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Café Colonial Restaurante Schults – Inigualável – O melhor da Grande Florianópolis – Clique no baner e confira.

CARTÃO CORPORATIVO

Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Sem dúvidas, o segmento de viagens e eventos corporativos demonstra ter se engajado definitivamente na utilização de soluções de cartões corporativos, físicos e virtuais. Cada vez mais sendo reconhecidas como opções de pagamento eficazes no ecossistema de viagens e eventos corporativos, os clientes estão se adaptando ao uso de cartões corporativos, endossado por uma política de viagens eficiente e integrada aos aplicativos de gestão e expense managers. Além dos tradicionais cartões físicos corporativos, as empresas têm a opção de experimentar soluções especificas como os cartões virtuais para gestão centralizada das principais despesas (aéreo, hospedagens e locação). Esses cartões proporcionam prazo de pagamento alongado, maior eficiência nos processos de pagamento, além de seguros gratuitos. São facilidades que se baseiam no conceito do “duty of care”, que auxiliam os gestores de viagem na gestão da segurança e assistência em viagem. Pensando em oferecer maior segurança nas compras, a parceira de valor Abracorp, tem expandido a geração de VCN’s (virtual card numbers), que possibilita criar um cartão virtual para cada compra. A utilização destes cartões para despesas terrestres cresceu mais de 240% no 1º semestre deste ano, comparado a igual período de 2022. Boas notícias e ótimas perspectivas para clientes, agentes e fornecedores, num segmento que, cada vez mais, busca otimizar seus processos logísticos e financeiros. De acordo com os dados do BI Abracorp, o percentual de pagamento realizado através do cartão de crédito foi de 62,1%.
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Cilene del Faro e Cilene del Fuego – O melhor endereço e as casas dos brasileiros em Ushuaia. clique no baner e confira. Fotos: Jefferson Severino

BRASILEIROS INVADEM À ARGENTINA

Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Ushuaia – Tierra del Fuego – Patagônia Fantástica Argentina – O principal e mais fantástico destino em qualquer época do ano.
Por conta da gigantesca crise naquele país e por consequência desvalorização diária do peso argentino, os brasileiros tem viajado por todos os rincões da Argentina, nesta época principalmente as regiões cobertas de neve e suas estações de esqui. Tanto que em 2023, mas de 750 mil turistas brasileiros entraram naquele país. Outro detalhe é que viajar dentro do nosso país está caro demais, demorado demais por conta das conexões absurdas e a sempre falta de conectividade imediata, enquanto que os voos para Buenos aires são sempre diretos o que torna o Brasil o principal emissor de turistas por via aérea. O gasto médio se recuperou totalmente e cresceu 36% em relação a 2019. Com recordes muito bons no ano de 2023, as chegadas de turistas do Brasil à Argentina mostraram os níveis que costumavam ter em tempos de total normalidade, usufruindo dos benefícios turísticos do país, a gastronomia requintada e a confiança gerada por um território simpático e conhecido. Antes do mês de julho de 2023, foi registrado um recorde histórico com 150 mil desembarques de brasileiros (+1% em relação ao mesmo período de 2019).
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Agência Brasileiros em Ushuaia – a nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.
Segundo relatório do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur) e da Embaixada Argentina no Brasil, o que chama a atenção, fundamentalmente, é a hidrovia marítima, onde não apenas 100% foi recuperada nos últimos quatro meses, mas também que os ultrapassaram em muito, com picos de crescimento de 48% e 51% por cento em maio e junho, respectivamente. O mesmo aconteceu por terra, onde quase 100% recuperou nos primeiros sete meses do ano. Em relação à rota aérea, os turistas brasileiros lideram este quesito no ranking de chegadas de estrangeiros à Argentina com mais de 376 mil passageiros. Da mesma forma, o gasto médio do turista de lazer (via aérea) é de USD 987 (+36% vs. 1º trimestre de 2019) e a estada média foi de 9 noites.
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Ricardo Sosa – Foto: Jefferson Severino
“Realizamos inúmeras ações no Brasil, a Aerolíneas Argentinas está com novas rotas, consolidamos nossa presença em feiras e missões comerciais junto às operadoras de turismo brasileiras e continuaremos nesse caminho no segundo semestre, pois sabemos que não só alcançam números pré-pandêmicos, mas podemos superá-los como já estamos fazendo em algumas vias de entrada. Estamos caminhando para esse objetivo e estamos convictos de que o alcançaremos com um esforço conjunto com a Embaixada da Argentina no Brasil”, destacou o Secretário Executivo do Instituto Nacional de Promoção do Turismo (INPROTUR), Ricardo Sosa.
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Daniel Scioli – Embaixador Argentino no Brasil – Foto: Jefferson Severino
“O turismo, por sua capacidade de gerar divisas e trabalho de qualidade em todas as províncias argentinas, é um setor fundamental para o desenvolvimento regional. As estatísticas do INPROTUR dos primeiros 7 meses do ano mostram que o gasto médio do turista brasileiro ultrapassou o patamar pré-pandemia, consolidando o turismo como atividade central no desenvolvimento federativo do país. O trabalho conjunto do INPROTUR, da Embaixada da Argentina e da Rede Consular no Brasil é a base desse grande crescimento”, disse Daniel Scioli, Embaixador da Argentina no Brasil. Na última terça-feira, 8 de agosto, o secretário-executivo do Inprotur, Ricardo Sosa, esteve no Brasil mantendo reuniões com diversas operadoras de turismo e participando de um seminário sobre a Argentina junto com o jornal Folha de S. Paulo. Outras companhias aéreas, como a Gol, planejam aumentar suas frequências no segundo semestre, com o que aumentará a oferta de lugares disponíveis.
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Um Tesouro escondido, um lugar único e exclusivo bem no Centro Histórico de São José – Clique no Baner e confira. Fotos Jefferson Severino

NOVA CONEXÃO COM À ARGENTINA

Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Ricardo Sosa e o chefe internacional da Gol Linhas Aéreas, Luiz Teixeira – Foto: Divulgação/Improtur
Em São Paulo, o secretário-executivo do Instituto Nacional de Promoção do Turismo (INPROTUR), Ricardo Sosa, se reuniu com o chefe internacional da Gol Linhas Aéreas, Luiz Teixeira, que confirmou que a companhia aérea terá voos diários entre Brasília e Buenos Aires a partir de setembro. “Com esta decisão, agregará uma oferta de mais de 5.000 assentos mensais”, acrescentaram. Eles também anunciaram que a companhia aérea está considerando colocar uma nova frequência entre São Paulo e Buenos Aires e retomar os voos de Belo Horizonte. Durante a atividade no Brasil, a Sosa reuniu-se com diferentes operadores turísticos daquele país para analisar as ações do primeiro semestre e consolidar os objetivos para o segundo semestre. “Durante o dia, nos reunimos com representantes da CVC Corp., Orinter, EuroPlus e Diversa”, comentaram. Eles também enfatizaram que o Brasil é um dos principais mercados emissores de turistas para a Argentina, e as ações voltadas ao comércio são um elemento importante na estrutura de promoção turística internacional da Argentina.
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Inverno no Hotel Renar – Ícone hoteleiro no Vale dos Imigrantes, Fraiburgo SC, a Terra da Maçã – Só não esqueça de fazer a sua reserva.  Clique no baner.

CARTILHA ABAV & ANAC

Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Durante a Enchato & Exprotel ocorrida nesta última semana em Florianópolis, Conceição Junkes, Presidente da ABAV/SC, informou que a ABAV e ANAC lançaram a tão esperada cartilha sobre passagens aéreas compradas em agências de turismo. O informativo apresenta obrigações de agências de turismo e empresas aéreas na prestação de serviço ao passageiro. A cartilha se chama “Comprou sua Passagem em uma Agência de Turismo?”. A publicação informa a quem o passageiro deve recorrer em situações como solicitação de assistência especial, alterações na viagem, execução do voo, entre outras. Além disso, a cartilha contém dicas importantes para orientar o consumidor na escolha de uma agência de turismo. Embora tenham um papel importante na venda de passagens aéreas, as agências de turismo não prestam o serviço de transporte aéreo propriamente dito. Por esse motivo, elas não podem interferir em determinadas etapas relacionadas à execução desse serviço. Também por isso, as agências de turismo não são reguladas pela Anac, mas, sim, pelo Ministério do Turismo.
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Conceição Junkes – Presidente da ABAV/SC
Isso não significa que os passageiros que compraram passagens com agências de turismo não tenham direitos previstos na regulamentação da Anac. Caso a passagem seja para um voo regular, aqueles que são ofertados pelas empresas aéreas ao público e possuem horário e itinerário fixos, aplicam-se as regras estabelecidas na Resolução nº 400/2016 da ANAC. Para conhecer essas regras, acesse a página Passageiros no portal da Anac. A situação é diferente quando se trata de voos fretados, que são voos personalizados para atender a uma demanda específica. É uma situação semelhante ao fretamento de ônibus: todas as passagens desses voos são comercializadas pelas agências de turismo e não há venda direta da empresa para o público em geral. Nesse caso, as regras de alteração, reembolso ou cancelamento são definidas no contrato com a agência de turismo e não se aplicam as regras da Resolução nº 400/2016. Com esses dois cenários, é importante que o passageiro conheça exatamente qual papel cada prestador de serviço possui e como as informações devem ser repassadas ao consumidor. A cartilha funciona também como informativo aos agentes de turismo para oferta do melhor serviço aos viajantes.
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada – Hotel Sibara Flat, para quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva. 

34º ENCATHO & EXPROTEL

Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada – Encatho & Expotel 2023
De fato, Sucesso, Conexões Fortalecidas e Inovações Transformadoras. Com a participação de mais de 4 mil visitantes, vindos de 11 estados 225 cidades e dois países, encerrou na última quinta-feira, (10/08), no CentroSul, em Florianópolis a 34ª edição do Encatho & Exprotel. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC comemora o sucesso do evento que contou ainda com a presença de 40 palestrantes e painelistas renomados, e o engajamento de 50 expositores inovadores, e 15 reuniões de entidades do trade. Um verdadeiro ambiente de troca de ideias e conhecimentos excepcional. Superou as expectativas. Esta edição foi mais do que um evento, foi um catalisador para a evolução da indústria hoteleira e turística. A 34ª edição do Encatho & Exprotel não apenas atraiu um público diversificado e qualificado, mas também estabeleceu um ambiente propício para negócios e networking. O formato do evento proporcionou um crescimento notável no volume de contatos e uma impressionante taxa de sucesso, conforme relatado por diversos expositores.
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Juliana Bossi – Foto: Jefferson Severino
Juliana Bossi Castro, responsável pela organização do Encatho & Exprotel, reforçou a importância dos expositores para que os visitantes tivessem acesso as tecnologias e inovações no mercado nacional e internacional sem a necessidade de recorrer aos grandes centros. “Agradecemos profundamente a cada expositor por compartilhar seu conhecimento e experiência, proporcionando um ambiente dinâmico, de aprendizado e repleto de oportunidades de negócios e networking. Sua dedicação em trazer à tona questões importantes, explorar soluções inovadoras e promover discussões significativas foi fundamental para o sucesso deste evento. Os lançamentos, as novidades e tecnologias apresentadas mostram que é possível ter acesso facilitado sem precisar viajar para tão longe”, enfatiza. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC comemora o sucesso do evento que contou ainda com a presença de 40 palestrantes e painelistas renomados, e 15 reuniões de entidades do trade. “Nossos estimados palestrantes trouxeram insights valiosos, perspectivas inovadoras e expertise que enriqueceram nosso entendimento da gestão hoteleira contemporânea. Suas palestras instigantes e ricas em conteúdo forneceram aos participantes ferramentas práticas e visões estratégicas para enfrentar os desafios e constante evolução que nossa indústria enfrenta”, salienta Josiane Castilhos, uma das responsáveis pela programação do evento.
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Imagine um lugar perfeito, sustentável, onde design, bem-estar e gastronomia se harmonizam de maneira integrada. Assim é o Castelo Saint Andrews, um Relais & Châteaux na encantadora Serra Gaúcha. Além de tudo isso, Jardins Encantadores; Maravilhosa Vista para o Vale do Quilombo; Suítes Luxuosas; Serviço Exclusivo de Mordomo/Chofer; Premiado Restaurante Primrose; Adega Gourmet; Menus Exclusivos e Personalizados; Wine o’Clock (degustação de vinhos); Boulangerie (noites de pizza gourmet); Cigar Lounge; Academia Equipada; Piscina Aquecida; Sauna seca e úmida; Terapia Relaxante no Spa. Feriados de abril e maio na mais encantadora cidade da Serra Gaúcha. Clique no baner e faça sua reserva.

REPOSICIONAMENTO DO TURISMO DE SC

Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Evandro Neiva – Secretário de Turismo de Santa Catarina – Foto: Jefferson Severino
O cenário catarinense atrai turistas e investidores, e o empenho do governo estadual, liderado pelo Governador Jorginho Mello, ao criar a Secretaria do Turismo, evidência o entendimento da magnitude e complexidade do setor. Pela primeira vez, Santa Catarina ganha um órgão dedicado exclusivamente ao turismo, reconhecendo que este setor é muito mais do que apenas lazer e entretenimento – é uma força econômica vital. A fala foi feita pelo Secretário Evandro Neiva, em sua palestra, que destacou o novo formato da Setur. “Pensamos no avanço do turismo. O Turismo, Esporte e Cultura se Complementam, mas no dia a dia cada um tem uma gestão muito diferente”. A palestra proferida por André Luiz Carvalho forneceu uma visão abrangente das melhores práticas para a coleta, análise e interpretação de dados relevantes no contexto turístico. “A intenção é que a gente perceba o quanto estamos no mundo em que cada vez mais a informação é essencial”, disse. O palestrante enfatizou que o perfil do viajante evoluiu radicalmente. Enquanto em tempos passados ​​o turista dependia de meios analógicos e conexões limitadas, hoje, munido de um dispositivo móvel, ele se tornou senhor de seu próprio itinerário, desbravando novos destinos desde que haja acesso às tecnologias que o assistem.
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
O melhor galeto do Brasil. Bento Gonçalves, Caxias, Gramado SC, Itapema SC, São Paulo….

FESTIVAL DAS CATARATAS & TURISMO SUSTENTÁVEL

Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Paulo Angeli – Foto: Jefferson severino
“O turismo sustentável pede uma ocupação responsável das margens do rio Paraná”, afirma Paulo Angeli, Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (COMTUR) e idealizador do Festival das Cataratas. “Imaginem a herança que podemos deixar para as futuras gerações: uma cidade exuberante, que nos brinda não apenas com a majestade das Cataratas do Iguaçu e uma série de atrativos, como também é agraciada com a proximidade das serenas margens do rio Paraná. Este rio, uma das joias naturais da América do Sul, anseia por uma abordagem turística e ocupacional que se pautem pela responsabilidade – um caminho de relevância e urgência frequentemente negligenciado. O tempo está passando e para colocar a ideia em prática chegou o momento de parar, ao menos por ora, de vislumbrar projetos megalomaníacos de costaneiras imponentes. Que tal começarmos com passos curtos, mas constantes? Uma proposta pontual seria pegar ruas específicas e fazê-las chegarem ao rio e lá montar uma estrutura de visitação, gastronomia, contemplação e interação. Uma ocupação ordenada traria a valorização do espaço, com a criação de um novo produto turístico.”
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Cataratas vista de cima – Foto: Jefferson Severino
“Além de oferecer paisagens deslumbrantes e uma rica biodiversidade, essas margens representam oportunidades para o lazer e o turismo, desde que meticulosamente planejadas e regulamentadas. Trilhas, mirantes e centros de visitantes permitiriam aos turistas apreciarem a beleza do rio sem causar danos significativos ao ecossistema. Entretanto, quando se menciona ocupação, é crucial enfatizar um enfoque que harmonize conservação ambiental e progresso econômico, evitando a degradação do solo, o desmatamento indiscriminado e a contaminação da água. Por isso, a implementação de práticas agrícolas sustentáveis, a proteção das áreas de floresta e a conscientização sobre o descarte adequado de resíduos são medidas fundamentais. Somente assim se preservará este habitat singular. A educação e sensibilização dos moradores locais e visitantes assume um papel central nessa empreitada. Programas educacionais ambientais poderiam iluminar as implicações de suas ações sobre o ecossistema, encorajando ações responsáveis. Campanhas de conscientização, da mesma forma, poderiam salientar a premente importância de conservar as fontes hídricas, contribuindo para uma cultura de ocupação responsável.”
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada – Clique no Baner e confira
“Investir em turismo sustentável pode gerar vantagens econômicas significativas para a comunidade. O ecoturismo, por exemplo, poderia potencializar empregos e realçar os recursos naturais da região. Iniciativas como trilhas para caminhadas, passeios fluviais e observação da fauna e flora local atrairiam apreciadores da natureza, impulsionando o desenvolvimento econômico local. A interação entre a população e os turistas pode impulsionar a economia local. Quando os moradores se envolvem na prestação de serviços turísticos, como a hospedagem em suas casas, a venda de produtos artesanais ou a oferta de passeios guiados, ocorre um aumento nas oportunidades de emprego e no fluxo de renda para a comunidade. Além disso, o turismo pode estimular o empreendedorismo local, levando ao surgimento de novos negócios e ao fortalecimento da economia regional. Em suma, a ocupação responsável deve entrar em pauta. Ao fomentar essa interação, podemos criar uma experiência turística enriquecedora, autêntica e mutuamente benéfica, construindo pontes entre diferentes culturas e contribuindo para um mundo mais harmonioso e conectado.”
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Boqueirão Hotel Fazenda – Ícone do Turismo Rural Nacional em Lages – SC, a Princesa da Serra. O melhor em sua categoria – Clique no baner, confira e faça sua reserva.

DESTINO MAIS SUSTENTÁVEL DO MUNDO

Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Foto: Jefferson Severino
Falando nisso, a nova pesquisa da Booking, principal plataforma do mundo especializada em viagem e hospedagem, destaca Foz do Iguaçu no ranking global de sustentabilidade e liderança nacional. O Parque Nacional do Iguaçu, referência em turismo sustentável, reflete na percepção dos viajantes que visitam Foz do Iguaçu, listada internacionalmente como uma das cidades com maior nível de sustentabilidade em suas atividades e oferta de hospedagem, conforme pesquisa realizada com 33.228 entrevistados, em 35 países, e revelada pela Booking. Foz do Iguaçu é a única cidade brasileira e a representante da América Latina no ranking global de destino de viagem para uma estada mais sustentável. A cidade iguaçuense é a primeira no ranking brasileiro em sustentabilidade nas suas atividades e oferta de hospedagem. Depois de Foz do Iguaçu, aparecem na lista os seguintes destinos: Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Ubatuba (SP), Porto de Galinhas (PE), Búzios (RJ), Gramado (RS), Guarujá (SP) e João Pessoa (PB). 
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Aproveite bem a sua viagem. Deixe as preocupações com a GTA, a garantia de uma viagem tranquila. Clique no baner e confira.
No ranking global: Foz do Iguaçu (Brasil), Merano (Itália), Tainan (Taiwan), Santa Marta (Colômbia), Stellenbosch (África do Sul), Charlotte (Estados Unidos), Hanmer Springs (Nova Zelândia), Munique (Alemanha), Nusa Penida (Indonésia) e Salzburg (Áustria). Sem dúvidas, viajar de maneira sustentável significa minimizar o impacto atual e futuro no meio ambiente das culturas locais e das economias. Isso inclui opções de viagem mais ecologicamente corretas, a preservação da vida selvagem e dos hábitos naturais. O interesse por destinos sustentáveis é um reflexo da intenção dos viajantes em procurar destinos que são ecologicamente corretos. Os consumidores informam que é muito importante considerarmos a sustentabilidade.
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Águas de Palmas Resort – Palmas/Governador Celso Ramos/SC – Costa Esmeralda. Ligue e faça sua reserva agora. 48-9 8405-0406 – Clique no baner e confira.

PROJETO EMBAIXADOR FESTURIS

Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Marta Rossi – CEO FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo
O projeto Embaixador Festuris completa sete anos e novos executivos integram o grupo em 2023. Os Embaixadores FESTURIS são profissionais do trade que estão em visitas constantes a agentes de viagens e demais pessoas que atuam no setor. Eles recebem esse título por contribuírem com o desenvolvimento e divulgação do grande evento de negócios turísticos da América Latina para o mercado. Neste ano, novos executivos integram o seleto grupo de Embaixadores Festuris, converse com um embaixador aqui. “A proposta tem como objetivo valorizar os profissionais executivos do segmento, uma vez que exercem importante papel em nos aproximar dos agentes de viagens, que são peças fundamentais para aumentar o reconhecimento, assim como o número de visitantes do Festuris”, destaca Marta Rossi, fundadora e CEO do evento. O turismo é um dos segmentos que exige muito relacionamento, seja na hora de fechar um negócio ou em momentos de lazer. O turismo é feito de pessoas para pessoas e, pensando nisso, o Festuris entende e reconhece a importância de todos os indivíduos. Participe da edição histórica que abordará o mote: “Capital Humano: Chave da Transformação”. O evento acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado. Mais informações AQUI.
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Brocker Turismo – A melhor Agência/Receptivo da Serra Gaúcha

BELLA DA SEMANA – EVELYN FERNANDA

Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Évelyn Fernanda – Foto: Bella da Semana/Divulgação
Ela é uma morena de parar o trânsito! Está chegando a hora de apreciar o ensaio exclusivo da modelo Évelyn Fernanda nua para o Bella da Semana. Um mulherão de longos cabelos pretos e olhar penetrante. Essa é Évelyn Fernanda, a modelo catarinense, natural de Imbituba, que fez os assinantes suarem durante o ensaio ao vivo. Misteriosa, sensual, intensa, essa morena cheia de ambições e desejos é focada e sabe muito bem o que quer: “Ser auto confiante, ser você mesma, uma mulher decidida, que tenha postura e valorize seu corpo”. O ensaio exclusivo com fotos, vídeos e a live 4K cheia de closes já estão no ar. Aprecie as modelos mais gostosas do Brasil em fotos, vídeos e lives 4K de tirar o fôlego! Assinando agora você curte tudo isso para aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer.
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Com o espírito de excelência herdado de imigrantes europeus que vieram para Joinville no século XIX, nascia em 2006 a OPA BIER, cujo objetivo era o de resgatar a tradição cervejeira da cidade, terra de uma das primeiras e da melhor cerveja do Brasil. OPA significa avô em alemão, e é uma homenagem aos nossos antepassados. OPA também é um cumprimento típico da nossa região. Uma marca simples de pronunciar e memorizar, que preza pela qualidade de seus produtos, que reúne os melhores ingredientes e valoriza o conhecimento cervejeiro, passado de geração em geração. Ao fortalecer as raízes da cultura cervejeira, a OPA BIER fabrica de forma sustentável milhões de litros de cerveja por ano, sem perder a qualidade.
Leia ainda: Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o Ecoturismo
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:

Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental

Buenos Aires e Santiago, mais perto e mais barato pela JetSmart

Joinville surpreende operadores e jornalistas de turismo com experiências de lazer

Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra

Segundo MTUr, Brasil recebeu 3,2 milhões de turistas. Essa conta não fecha!

Confira os 20 aeroportos mais movimentados do mundo em 2022

Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor

Dança das cadeiras – Brasil carece de uma gestão pública comprometida com o Turismo

Projeto Experiências do Brasil Rural – Roteiro Caminhos de Dona Francisca

Tornando-se médico de si mesmo, a caminho da verdadeira saúde

Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver

Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental