IMPACTO ECONÔMICO GERADO PELO TURISMO
Em 2023, a atividade turística mundial tende a se recuperar significativamente, alcançando mais de 95% da capacidade financeira pré-pandêmica, de acordo com a Pesquisa de Impacto Econômico (EIR) divulgada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). A previsão é que o setor movimente impressionantes US$ 9,5 trilhões nas economias dos países, representando 9,2% do PIB mundial. Além disso, estima-se que o turismo crie 24 milhões de empregos em todo o mundo.
No Brasil, especificamente, o número de turistas internacionais nos primeiros cinco meses de 2023, embalado pela economia do governo anterior (2022) aumentou em 108% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 2,97 milhões de visitantes. Os destinos mais procurados no Brasil foram Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e São Paulo. O turismo também impulsionou a economia brasileira, com os turistas estrangeiros deixando cerca de US$ 2,721 bilhões no país nos cinco primeiros meses, um aumento de 35,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Essa expansão abrange diversos tipos de negócios relacionados ao turismo: em maio de 2023, o segmento de aluguel de veículos teve um crescimento de 12,4%, seguido por serviços culturais com 11,5% e bares e restaurantes com 10,9%. Em meio a essa retomada do setor, dados revelam tendências relevantes para o turismo sustentável e o bem-estar dos viajantes: quatro em cada dez turistas latino-americanos acreditam que o turismo sustentável tornou-se mais relevante após a pandemia.
Além disso, cerca de 18% dos consumidores globais são considerados “ecoativos”, ou seja, são mais conscientes em relação às questões ambientais em suas decisões de consumo e turismo. Outra tendência importante é que 74,1% dos consumidores brasileiros acreditam que priorizam mais o bem-estar atualmente do que há 2-3 anos. Essa mudança de mentalidade reflete o desejo crescente dos turistas por experiências que proporcionem relaxamento, rejuvenescimento e cuidado com a saúde mental e física. Diante da significativa expansão no setor de turismo em 2023, o Observatório de Negócios do Sebrae/SC decidiu conduzir uma pesquisa nas redes sociais para entender o que os usuários falam sobre alguns atrativos turísticos específicos: ecoturismo, observação de baleias, balonismo e turismo em fontes termais. Essa iniciativa visa obter insights sobre a percepção do público em relação a essas atividades turísticas e o novo comportamento do consumidor pós-pandemia.
INTERESSE PELO ECOTURISMO
Essas percepções apontam para uma grande oportunidade para o crescimento de iniciativas de turismo sustentável que beneficiem tanto a economia local quanto o meio ambiente e sugere oportunidades para operadores turísticos e órgãos locais de turismo para ampliar e diversificar as ofertas de ecoturismo, respondendo aos interesses expressos pelos usuários. Os moradores das regiões turísticas têm orgulho de seus locais e apreciam conteúdos relacionados a eles nas redes sociais. Isso representa uma oportunidade para fortalecer o turismo doméstico regional, oferecendo benefícios especiais aos moradores, como descontos em atividades e venda de produtos (camisetas, adesivos, bonés…) que reforcem seu vínculo com a região. Essa abordagem também pode engajar os residentes como embaixadores entusiasmados, atraindo visitantes de outras áreas. A nostalgia expressa pelos usuários ao relembrar suas visitas anteriores a regiões turísticas é uma oportunidade valiosa para atrair esses turistas novamente. Estratégias como programas de fidelidade, marketing direcionado e criação de novos produtos/serviços podem convencê-los a revisitar esses locais que lhes trazem sentimentos nostálgicos.
MARKETING DIGITAL & REDES SOCIAIS
Sem dúvidas, destinos turísticos e empreendimentos hoteleiros deixam de lado o investimento em marketing e em profissionais especialistas em turismo, e lamentavelmente deixam de ganhar e ter visibilidade em suas propostas turísticas. O SEBRAE realizou nas redes sociais quais são os principais critérios que os consumidores consideram antes de realizar uma compra, uma vez que entender o comportamento do consumidor e os critérios que levam a comprar um produto é fundamental para elaborar a jornada de compra do cliente. Os estudos indicaram que NOVE em cada 10 brasileiros realizam pesquisas na internet antes de fazer uma compra, e que as redes sociais influenciam a decisão de compra de 77% dessas pessoas. Alguns consumidores ainda preferem a experiência de analisar e testar produtos nas lojas físicas e, por fim, finalizar a compra on-line. De qualquer forma, é nítido que existe preferência crescente entre os consumidores por “experiências híbridas” de compras, que possibilitam a integração entre o físico e o on-line, e que muitos não abrem mão do conforto de uma compra pela internet.
Diante desse contexto, o Observatório de Negócios do Sebrae/SC foi às principais redes sociais para extrair e analisar as publicações de usuários e consumidores, buscando identificar como são feitas as pesquisas e as avaliações dos produtos na internet; quais características e comentários levam em conta para formar a decisão de compra; quais dicas consideram e quais dúvidas compartilham; e quais oportunidades podem ser observadas pelos empreendedores. Entre os principais resultados foram descobertos que: 82,8% das publicações foram feitas por usuários, que aproveitam as redes sociais para, enquanto consumidores, relatar experiências, opiniões, dicas ou dúvidas a respeito de determinada marca, loja, hotel ou produto; 43,8% dos comentários analisados foram feitos na TripAdvisor e YouTube.
MARKETING EM 12 MESES
Já para quem investe em marketing e profissionais especialistas em turismo, o otimismo e expectativas positivas prevalecem. Tanto que na 22º rodada da Sondagem ADVB/FIPE, coletada entre 10 de julho e 04 de agosto de 2023 Sondagem assinada pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), com apoio técnico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apurou que no tocante aos negócios das empresas em que atuam, 58,8% revelaram ter expectativas otimistas/muito otimistas. Para 71,6% deles a expectativa é aumentar o valor das vendas, em até 30%, sendo que 52,8% esperam obter aumento da verba de marketing. Amostra contemplou a participação de 413 respondentes; se autodeclarados dos gêneros masculino (68,6%) e feminino (31,4%); que ocupam cargos associados à presidência e direção geral de empresas e organizações, exceto as de interesse público (41,6%); direção de vendas (12,4%); gerência e superintendência de marketing (9,6%); gerência comercial (6,4%); direção de planejamento estratégico (3,6%); entre outras posições de destaque na hierarquia de empresas e organizações participantes da sondagem. E você/sua empresa/hotel/destino, ESTÁ DENTRO OU FORA DO MERCADO? Para você marketing é despesa ou investimento?
TURISMO LEVADO A SÉRIO
Um “pequeno” exemplo do que é turismo levado a sério: O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), juntamente com os membros do ForwardKeys e Mabrian Technologies, revelaram novos dados sobre a forte expansão do setor de Viagens e Turismo dos Estados Unidos. De acordo com o relatório, a contribuição do PIB do setor no país cresceu 16,9% em 2022, atingindo US$ 2 trilhões. Além disso, o turismo norte-americano criou 2,7 milhões de novos empregos em comparação com 2021. Em 2023, o WTTC prevê que a contribuição do PIB do setor atingirá 2,2 bilhões de dólares e que o número de empregos ligados ao turismo totalizará 17,4 milhões. O crescimento é considerado impressionante pelo WTTC e, segundo o relatório, foi alimentado por uma forte retomada na procura por parte de visitantes internacionais, cujos gastos aumentaram mais de 150% em termos anuais, atingindo 115,7 bilhões de dólares em 2022. O relatório também mostra que os gastos dos visitantes domésticos quase alcançaram os níveis anteriores à pandemia, com números atingindo 1,18 bilhão de dólares em 2022, perto dos US$ 1,2 bilhão gastos pelos visitantes nacionais em 2019. Sendo assim, medidos pela contribuição econômica e pelos gastos dos visitantes internacionais e nacionais, os EUA lideram o ranking mundial, ostentando o maior setor de Viagens e Turismo do mundo em 2019 e 2022.
“O desempenho dos EUA é mais do que apenas números; mostra a resiliência e a procura duradoura por Viagens e Turismo. Em 2019, um em cada dez empregos a nível mundial estava no setor que deverá contribuir com 9,5 bilhões de dólares para a economia global apenas este ano”, disse Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC. A retomada das viagens também se reflete nas estatísticas aeroportuárias dos EUA. Estatísticas revelam que o país continua com alguns dos aeroportos mais movimentados do mundo. O aeroporto de Denver, por exemplo, testemunhou o maior crescimento de passageiros em relação a qualquer aeroporto dos EUA, com quase 2,2 milhões de passageiros a mais entre 2019 e 2023. O aeroporto de Orlando também constatou um aumento no tráfego, recebendo 1,8 milhão de viajantes a mais em 2022, na comparação com 2019. O recentemente renomeado Aeroporto Internacional Harry Reid, em Nevada, ocupa o terceiro lugar, com 1,7 milhão de viajantes a mais passando por seus portões em 2023, em comparação com 2019. Outros grandes aeroportos dos EUA, como Atlanta, Dallas e Chicago, também deverão estar entre os dez aeroportos mais movimentados dos EUA em 2023 em termos de número total de passageiros de entrada. Juntos, estes números destacam que os aeroportos dos EUA receberam um total combinado de 9,6 milhões de passageiros a mais no ano passado, em comparação com o período imediatamente anterior à chegada da pandemia.
SCANER COPORAL EM GUARULHOS E VIRACOPOS
Falando em aeroportos, a Administração de Segurança de Transporte dos Estados Unidos (TSA), em parceria com a GRU Airport, assinou um memorando de entendimento para fornecer equipamentos de segurança aeroportuária à Guarulhos. A doação está alinhada com as iniciativas do “Aeroportos+Seguros”, programa que eleva a proteção de passageiros e bagagens nos principais terminais aeroportuários brasileiros. A doação de equipamentos inclui a mais recente tecnologia de raios-X de visão dupla, tecnologia avançada de imagem (scanner corporal) e detectores de traços explosivos (ETD), bem como treinamento virtual e presencial. A assinatura do MOU é o primeiro passo para que a TSA dê início ao processo de doação de equipamentos de segurança da aviação de última geração, ainda não disponíveis no Brasil, ao aeroporto de GRU para uso nos canais de inspeção internacionais.
“Aumentar o nível de segurança em um dos aeroportos mais movimentados, não só do Brasil, mas também da América Latina, significa zelar pela segurança dos cidadãos de todas as nacionalidades que embarcam diariamente em inúmeros voos de companhias aéreas nacionais e internacionais. Temos orgulho de anunciar esta parceria e ajudar a incluir GRU em um seleto grupo de aeroportos que oferecem um serviço de tecnologia de ponta aos seus usuários”, disse o cônsul-geral David Hodge. GRU é o segundo aeroporto do Brasil a assinar esse acordo com a TSA. O primeiro foi Viracopos, em setembro de 2022. A previsão é que ambos os aeroportos recebam os equipamentos até o primeiro semestre de 2024.
VISTO BRASILEIRO
Falando nisso, o desgoverno brasileiro voltou atrás em sua decisão estúpida. Portanto, foi anunciado que a retomada da exigência de visto de visita para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália foi prorrogada e entrará em vigor só em 10 de janeiro de 2024. A data anteriormente prevista para exigência dos vistos era 1º de outubro. A medida será aplicada somente a cidadãos norte-americanos, canadenses e australianos. Aos japoneses, que em princípio estavam nessa lista, entrará em vigor em 30 de setembro próximo o acordo bilateral que isenta reciprocamente a necessidade de visto de visita para estadas de até 90 dias. O acordo tem validade inicial de três anos, e vale também para brasileiros que desejam viajar ao Japão. O que se espera que que a nova decisão seja mantida após janeiro. Não se pode manter a reciprocidade neste caso. As diferenças são imensas. Cada caso é um caso.
PAÍS VERMELHO NA CONTRA MÃO
Não poderia ser diferente. Somente na última quarta-feira (30), a China deixou de exigir um teste negativo de Covid-19 para viajantes internacionais. Para o país comunista, a decisão é considerada um marco no seu processo de reabertura para o resto do mundo após um isolamento de três anos que não resolveu em nada. Em janeiro, o país já tinha acabado com os requisitos de quarentena para os seus próprios cidadãos que chegavam do exterior e, nos últimos meses, expandiu gradualmente a lista de países para os quais os chineses podem viajar e aumentou o número de voos internacionais. As medidas contínuas para acabar com as restrições relacionadas à Covid-19 ocorrem depois da China ter promulgado uma política doméstica de “Covid zero” que resultou em confinamentos em toda a cidade e quarentenas prolongadas para pessoas infectadas, gerando grande insatisfação dos chineses, cuja população chega aos bilhões, permanece cativa. Somente em março, o governo chinês autorizou a retomada de viagens de grupos de turistas chineses para o Brasil. A reabertura do turismo entre os dois países aconteceu na mesma semana que a China anunciou a reabertura de suas fronteiras e a retomada da emissão de vistos. A China é um dos principais emissores de turistas para o mundo, considerada pela OMT como a peça final para a retomada do Turismo: cerca de 150 milhões de chineses viajam anualmente ao exterior. Quem quer ir para a China?
VISIT IGUASSU
O Visit Iguassu acaba de lançar um site, cujo foco é na captação de eventos. Atrelado ao site oficial da entidade, a ferramenta vai informar sobre espaço de eventos, hospedagem, serviços, atratividades e gastronomia. A área é destinada às empresas e mostra também todas as opções de locais que podem receber eventos em Foz do Iguaçu. “Pensando nos promotores e organizadores de eventos, bem como na geração de negócios para os associados ao Visit Iguassu, o site de eventos vem para destacar as principais empresas da cidade, o que dá ainda mais segurança para eleger a região como sede para eventos corporativos e associativos”, comenta o gerente de Negócios & MICE do Visit Iguassu, Eduardo Prinz. O espaço digital apresenta os serviços específicos e direcionados para organizadores e promotores, tudo para que esse profissional tenha uma visão real do que o Destino Iguaçu tem a oferecer. A ferramenta já está disponível e com navegação simplificada é possível observar os espaços, suas capacidades e formatos de montagem. “Quem acessa o site encontra empresas especializadas na organização, serviços de audiovisual e uma gama de produtos e serviços que facilitam o sucesso do evento em Foz”, conta a diretora executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello. Para acessar o site busca digitar em seu buscador “www.iguassu.com.br”, e acessar a aba “Para Empresas”.
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