Brasileiro esta voando menos devido os preços das passagens
Falando nisso, ofertas de assentos aéreos aumentam mas brasileiros não estão viajando de avião. Com o preço das passagens aéreas literalmente nas alturas, sobram lugares nos aviões e o setor aéreo brasileiro chegou a 95% dos níveis pré-pandemia em 2023. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A expansão da oferta de assentos, medida em ASK, que as companhias aéreas brasileiras promoveram no mercado doméstico, ultrapassando apernas 1,5% a performance de 2019. A oferta aumenta, mas não significa que o brasileiro está viajando mais, muito pelo contrário. Menos voos, menos aeronaves e conexões, voos muito mais longos justamente por serem demorados demais e cancelamentos de destinos. A oferta de assentos aéreos no Brasil ultrapassa os níveis pré-pandemia em 2023. Com todas as dificuldades de custos altíssimos para se operar no Brasil e problemas nas cadeias produtivas e fornecedores, o Brasil precisa agora resolver seus problemas crônicos: combustível mais caro do planeta (quando comparado aos maiores mercados de aviação), insegurança jurídica (judicialização), alto custo de capital e ineficiências no sistema para a real democratização do transporte aéreo. Enquanto isso não acontecer, continuaremos capengando.
VIAGENS DE AVIÃO – CONHEÇA SEUS DIREITOS
Falando nisso e, em épocas de greves (Argentina), cancelamentos e quebradeiras de companhias aéreas, fique muito atento e faça valer seus direitos. Nós consumidores quando compramos uma passagem aérea, temos o direito de cancelar o bilhete e receber o dinheiro total de volta, respeitando algumas condições. Nós também temos garantias quando a empresa cancela ou atrasa o voo. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou recentemente que, entre janeiro e novembro de 2023, foram transportados 102,6 milhões de passageiros no país, sendo 83,5 milhões em voos domésticos e 19,1 milhões em internacionais. Mas, nem todo passageiro que compra a passagem consegue viajar. Neste caso, de acordo com o artigo 11, da Resolução 400/2016 da Anac, o consumidor, que compra o bilhete em loja física ou pela internet, pode recuperar toda a quantia paga, sem cobrança de taxa. Para isso, é preciso que a desistência ocorra dentro de 24 horas, após a compra da passagem, para bilhete adquirido com antecedência igual ou superior a sete dias em relação à data de embarque.
Outra possibilidade de ressarcimento integral é garantido pelo artigo 49, do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A regra diz que o cliente pode desistir da passagem adquirida pela internet ou por telefone, no prazo de sete dias a contar da data da compra. Quando há problemas de saúde ou de falecimento na família, devidamente comprovado e avisado previamente para a companhia aérea, o passageiro não pagará pelo cancelamento da viagem. Mas, a transportadora terá direito de reter até 5% da importância a ser restituída, a título de multa compensatória, conforme indica o artigo 738, do Código Civil. Agora, quando a empresa aérea muda o horário do voo, o artigo 20, da Resolução 400/2016 da Anac, diz que o transportador deve informar imediatamente ao passageiro que o voo irá atrasar. A companhia deve indicar a nova previsão de partida e manter o passageiro informado, a cada 30 minutos. Se o atraso do voo for de mais de quatro horas em relação ao horário originalmente contratado, ou se houver cancelamento de voo ou interrupção do serviço, ou perda de voo subsequente pelo passageiro, nos voos com conexão, inclusive nos casos de troca de aeroportos, quando a causa da perda for do transportador, o consumidor pode escolher ser reacomodado em outro voo, reembolsado de maneira integral ou aceitar que o serviço seja cumprido por outra modalidade de transporte.
E finalmente, o malfadado overbooking, quando a companhia aérea vende mais passagens do que o avião pode comportar, fazendo com que haja mais passageiros do que assentos disponíveis. O artigo 23, da Resolução 400/2016 da Anac, informa que quando isso acontece, a companhia aérea deve procurar por voluntários para serem reacomodados em outro voo mediante compensação negociada com o passageiro. Tem consumidor que aceita upgrade de categoria, por exemplo. Se o cliente não quiser aceitar e se sentir prejudicado, ele estará assegurado pelo artigo 22, do CDC, a buscar, na Justiça, a reparação dos danos causados. Lembrando que, antes de comprar a passagem, leia atentamente as regras da companhia aérea. Se tivermos algum problema, devemos notificá-lo. Se a situação não for resolvida pela empresa, é possível registrar uma reclamação administrativa na Anac, no Procon e no site consumidor.gov.br. A indenização e reparação de danos é solicitada através de processo judicial.
GOL ENTRA COM PEDIDO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL
A Gol entrou com um pedido de recuperação judicial no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York (Tribunal dos EUA). O Chapter 11 é um processo legal dos EUA utilizado pelas empresas para levantar capital, reestruturar as finanças e fortalecer operações comerciais no longo prazo, enquanto continuam a operar normalmente. Já vimos esse filme antes e geralmente o fim não é bom. O que nós sabemos é que a GOL é a companhia aéreas que vende as passagens mais caras, entrou no mercado para ser a mais barata, cobra até para o check in e marcação de assentos, além do despacho de bagagens. As promessas justificariam as passagens mais baratas. Só que não. Apenas promessas. E por último resolveu cobrar por informações dadas em seu calll center aos próprios agentes/agências de viagens. Fizeram o impensável. AGORA, prometem: Operações de passageiros e cargas continuarão normalmente durante o processo; Compromisso de conquistar um financiamento de US$ 950 milhões; Projeto de sair do Chapter 11 como companhia aérea líder na América Latina; Clientes podem ficar tranquilos organizando viagens voando como sempre fizeram; Colaboradores poderão continuar conduzindo suas atividades do dia a dia normalmente. Portanto, a decisão é só nossa em comprar bilhetes da Gol.
Vale relembrar que a companhia buscará acesso a esse financiamento como parte da audiência do Primeiro Dia com o Tribunal dos EUA, prevista para os próximos dias. O financiamento está sujeito à aprovação judicial e, juntamente com o caixa gerado pelas operações em curso, fornecerá liquidez substancial para apoiar as operações, que seguem normalmente, durante o processo de reestruturação financeira. Com o suporte do processo supervisionado pelo Tribunal e com a liquidez adicional do financiamento DIP, os voos de passageiros da Gol, os voos de carga da Gollog, o programa de fidelidade Smiles e outras operações da companhia continuam normalmente (não se esqueça que para você ter acesso a internet a bordo, não basta mais pagar o teu bilhete aéreo, como tem que ser sócio do Club Smile). A Gol informou que seguirá oferecendo serviços de viagens aéreas seguras, confiáveis e a baixo custo (isso nunca aconteceu).
RECONHECIMENTO A GUILHERME PAULUS
Evidente que Guilherme Paulus, fundador da CVC e CEO do Grupo GJP é um marco divisório no turismo brasileiro. PortantO, mais do que justa a homenagem recebida recebida durante a FITUR, uma das maiores feiras de turismo do mundo, em Madri, capital espanhola. O empresário foi homenageado nesta última quarta-feira, (24/01), recebendo o Prêmio Excelências na categoria Silvia Zorzanello In Memoriam, por sua contribuição ao crescimento do turismo doméstico no Brasil em 2023. A homenagem leva o nome de Silvia Zorzanello, uma das fundadoras do FESTURIS de Gramado (RS). Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, prestigiou a entrega do prêmio para Paulus. Os prêmios Excelências serão entregues no âmbito da FITUR, com a presença personalidades de destaque mundial no setor, além da imprensa espanhola e internacional.
Guilherme Paulus é considerado o principal empresário da história do turismo do Brasil. Reconhecido nacional e internacionalmente, Paulus fundou a Agência de Viagens CVC em 1972, em Santo André (SP), e a transformou na maior operadora de viagens das Américas e uma das maiores do mundo. De espírito empreendedor, também foi Fundador da GJP Hoteis & Resorts e proprietário da Web Jet. O empresário comanda ainda a construção de condomínios de alto padrão, como o Village Iguassu Golf Residence, em Foz do Iguaçu (PR). Atualmente participa do seleto Grupo Relais & Chateâu, à frente o Hotel/Boutique Castelo Saint Andrews em Gramado (RS).
35ª EDIÇÃO DO FESTURIS
O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, há mais de três décadas, lança tendências no segmento turístico. Com o objetivo de conectar marcas, destinos e pessoas, foi fundado por duas gramadenses, profissionais do ramo da hotelaria. A sua primeira edição foi em 1989, na cidade de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul. São 34 anos inovando o mercado, mas, sem dúvidas, a 35ª edição foi um grande marco na história do Festuris. Com o mote “Capital Humano: A Chave da Transformação”, em 2023, o evento realizou a maior de todas as edições já realizadas, impactando o município em R$40 milhões e gerando R$400 milhões em negócios. O Festuris ano 35, contou com um público de 15 mil participantes, o qual 98% registrou satisfação e 96% afirmou ter realizado negócios. “O 35º Festuris é uma edição de 15 mil vozes”, afirma Marta Rossi, fundadora e CEO do evento.
A feira ocupou 27 mil m² no centro de eventos Serra Park, marcando 23% de crescimento. Contou com 2700 marcas em exposição e 400 estandes. Visando a internacionalização do evento, houveram 40 destinos internacionais representados, marco relevante para a recuperação do Festuris do cenário pós pandêmico. A cobertura da edição foi feita por diversos veículos especializados, nacionais e internacionais, somando mais de 700 jornalistas presentes durante os 3 dias. “Os resultados do 35º Festuris são bem positivos e nos inspiram a melhorar. Mas, continuamos ambiciosos na produção da 36ª edição. A partir da pesquisa aplicada pela KS Consultoria temos um grande compromisso em ser melhor, aliás, esse é o nosso lema, melhorar a cada ano”, afirma Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris. O grande evento de negócios turísticos de 2024 irá ocorrer de 7 a 10 de novembro, na Serra Gaúcha. Para mais informações, acompanhe pelas redes: @festurisgramado e festurisgramado.com.
POSICIONA PATAGÔNIA
Chegou à Posiciona Trade Travel Marketing, uma empresa de posicionamento de produtos e captação de mercados turísticos com objetivo de acompanhar destinos e empresas de turismo na sua expansão. A CEO da Posicona é a conhecida e reconhecida Capacitadota de sempre Patagônia Fantástica, Cristiana Cavalli, bem brasileira e que residete há mais de 20 anos em Ushuaia, Tierra del Fuego, com três filhas lindas fueguinas e que trabalha incessantemente nesse campo há mais de 15 anos, tanto com o trade de turismo brasileiro, argentino, enfim com o trade internacional, consolidando a Patagônia Argentina. Ela e sua equipe estarão em contato com o nosso trade trabalhar com e sobre os melhores produtos da Patagônia Argentina, fornecendo toda a assessoria necessária para que seus sócios estratégicos, possam melhor comercializar os maravilhosos destinos da Patagônia. Da mesma maneira, estão a disposição para conversar se desejarem se posicionar lá no mercado argentino ou se tiverem qualquer outra necessidade relacionada ao turismo. Podem ser o ponto de apoio para os investidores do trade de turismo brasileiro na Argentina. aqui na Argentina, conte conosco! Mais detalhes com Isabella Troitiño – Sócia Gerente e-mail: isabella@posicionatrade.com e Cel: +54 9 2901 607029 ou a própria Cristiane – e-mail: cristiane@posicionatrade.com Cel: +54 9 2901 400701. Em breve receberemos novidades com informações, oportunidades, capacitações e possibilidades de participar de fam tours e premiações.
TURISMO NO JAPÃO
Só o Brasil é lanterninha no quisito turismo. A própria Torre Eifel tem mais visitação que todo o Brasil. Gramado recebe quase o dobro de turistas que o nosso país. Agora foi a vez do Japão que recebeu um número recorde de visitantes em dezembro. Com isso, o país asiático encerrou um ano de rápida recuperação da pandemia de covid-19. De acordo com reportagem da Reuters, número de visitantes estrangeiros a negócios e lazer aumentou para 2,73 milhões no mês passado, de 2,44 milhões em novembro, mostraram dados da Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO). Foi o maior número de turistas de sempre no mês de dezembro e cerca de 8% superior ao nível pré-pandemia observado em 2019. Durante todo o ano de 2023, pouco mais de 25 milhões de visitantes chegaram ao Japão, conforme informou a agência. Os visitantes este ano provavelmente quebrarão o recorde de 31,9 milhões de 2019, mas os gastos turísticos no ano passado já podem ter atingido a meta do governo de 5 trilhões de ienes (33,81 bilhões de dólares), disse Teppei Kawanishi, gerente geral da consultoria da indústria de viagens Honichi Lab. O gasto médio por visitante é cerca de 30% maior do que antes da pandemia, impulsionado em parte por viajantes recorrentes de Taiwan, Hong Kong e outras partes da Ásia, disse Kawanishi.
SANTA CATARINA – MELHOR DESTINO
Segundo levantamento da ForwardKeys, que analisou as unidades da federação, Santa Catarina é o Estado com o melhor desempenho, registrando um crescimento de mais de 53% nas chegadas internacionais no primeiro trimestre de 2024. A pesquisa analisou o recente interesse, a demanda e o volume de operações aéreas para o Brasil. Os resultados ainda apontam que a região Sul do país supera a média nacional, com um crescimento de 34% se comparado ao ano anterior. A pesquisa da ForwardKeys também mostrou que o Brasil tem sido muito procurado para a época de Carnaval por turistas dos Estados Unidos, da França e de Portugal. Assim, o país tem uma expectativa de aumento de 21% de visitantes internacionais. Uma das cidades exemplo desse crescimento é Balneário Camboriú, que, em dezembro de 2023, registrou a entrada de quase 36 mil visitantes na cidade por ônibus. Desse número, 39% são turistas estrangeiros, sendo 17% do Paraguai, 10% do Chile, 8% da Argentina, 3% do Uruguai e 1% da Bolívia. Segundo o Portal de Informações Turísticas de Balneário Camboriú, a quantidade de visitantes aumentou em mais de 5 mil em comparação a dezembro de 2022, em que o número de estrangeiros cresceu em 4%.
ITAIPU E A EXPO PARANÁ
Em 2024, a Expo Turismo Paraná vai contar com o patrocínio da Itaipu Binacional, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável. Com capacidade de gerar 14 mil MW, o empreendimento está localizado em Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai). O evento será realizado nos dias 7 e 8 de março, em Curitiba, Paraná. Itaipu é um dos grandes atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. Além da visita à usina, o local também é um refúgio biológico que pode ser apreciado, possui um museu interativo dedicado à história da construção da usina e um trajeto nos arredores do local, para ser feito de bicicleta. A Expo Turismo Paraná é um evento organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) e, em 2024, chega a sua 28ª edição. A Expo já teve muitos nomes como Salão Paranaense de Turismo e também é conhecida ainda como ABAV Paraná, porém, em quase três décadas, conquistou o espaço de ser o melhor evento B2B do turismo no sul do país, pela atratividade de agentes de viagens qualificados e excelentes expositores. O evento mescla feira de negócios, agenda de capacitação técnica, rodadas de negócios, eventos paralelos e é chancelado pelas principais entidades do trade turístico regional e nacional. Atualmente, o evento está em sua fase final de captação de expositores.
ABAV PR
Falando nisso, ABAV-PR anuncia caravanas aéreas para Expo Turismo Paraná 2024. BWT Operadora viabiliza vinda de agentes de viagens de nove cidades brasileiras para Curitiba com seu apoio. Portanto, nos corredores da Expo Turismo Paraná 2024 haverá muitos sotaques diferentes. A diversidade de origens ganhou um importante apoio da BWT Operadora, que está organizando uma caravana de agentes de viagens de nove cidades brasileiras para prestigiarem o evento. O grupo vem de avião de Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Vitória (ES), Campinas (SP), Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG). Além do evento, os agentes de viagens de algumas caravanas poderão conhecer o passeio de trem da Serra Verde Express, que percorre a Serra do Mar em direção a Morretes e Antonina, cidades que já compõe o litoral paranaense. A Serra Verde Express é uma empresa do mesmo grupo da BWT Operadora. No evento, a empresa também contará com um estande de 60 m2 para recepcionar seus convidados e, também, demais agentes de viagens e profissionais do trade interessados em seus produtos e serviços. Saiba mais AQUI e nas redes sociais do evento @expoturismoparana.
Preços altos derrubam gastos com passagens aéreas no setor corporativo
Com quase 140 mil passagens emitidas ao longo do último ano, a traveltech Onfly detectou queda de 2,53% no ticket médio gasto com passagens aéreas para viagens corporativas: de R$ 1.895 em 2022 para R$ 1.847 em 2023. No que diz respeito às hospedagens, o ticket médio subiPreços altos derrubam gastos com passagens aéreas no setor corporativou de R$ 647 para R$ 724 no mesmo período, um aumento de 11,9%. São Paulo segue sendo o principal polo de eventos corporativos. Os voos para a capital paulista partiram, sobretudo, de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. Em geral, os executivos passaram três dias na cidade de destino, média que se equipara à do ano anterior. “Muito tem se falado do aumento das passagens aéreas, mas quando falamos de viagens a negócios, o cenário é um pouco distinto. Via de regra, os preços pagos pelas corporações costumam ser mais elevados do que a média por não existir a mesma antecedência que há quando nos programamos para as férias. Mas a queda nos tickets, contrastando com o aumento da estadia, nos surpreendeu”, afirma Marcelo Linhares, CEO e cofundador da Onfly.
Quase metade das passagens aéreas e reservas nos hotéis foram efetuadas com até 15 dias de antecedência. Em 2023, 23% das compras foram efetuadas entre dois e sete dias anteriores à partida e 22% entre oito e 15 dias. Em 2022, foram 26% e 24%, respectivamente. No geral, o tempo médio de antecedência na compra das passagens subiu de 19 para 22 dias. “As empresas acabaram deixando ainda mais para a última hora e, dessa vez, isso pesou mais no quesito hospedagem”, pontua Linhares. Ao que tudo indica, 2023 será um ano recorde para o setor de viagens corporativas. De acordo com a Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), entre janeiro e outubro, o faturamento do setor somou R$ 11,3 bilhões, montante que supera todo o ano de 2022 e se aproxima dos R$ 12,6 bilhões alcançados ao longo de 2019, pré-pandemia. A expectativa da associação é que o fechamento do ano ultrapasse a marca de R$ 13 bilhões.
CRESCIMENTO TÍMIDO DO TURISMO
Fica muito claro que a partir do desgoverno, o clima de insegurança aumenta e todos, evidentemente prevendo dias piores, automaticamente pisam no freio e tudo para. O Turismo não fica de fora da crise. As praias nem de longe demonstram os bons tempos. Até parece que a temperada de verão já acabou e, espera-se no mínimo ter rotatividade no carnaval. Tanto que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta um baixo crescimento para o Turismo em 2024. O segmento registrou queda de 2,4% em novembro – a maior retração mensal desde maio de 2022. A previsão da CNC é que o turismo feche 2023 com aumento de 7,3% em relação a 2022; e, para 2024, a perspectiva é de alta mais modesta, de 2,8%. Segundo o economista da CNC responsável pelo levantamento, Fabio Bentes, os preços específicos têm contribuído para desacelerar o nível de atividade. “Em novembro e dezembro, por exemplo, os reajustes nas passagens aéreas foram os principais responsáveis pelo avanço do índice geral de preços no País”, avalia o economista. Já para o setor de serviços, a CNC estima que 2023 tenha fechado com um crescimento de 2,5%. E, para 2024, o crescimento deve ser um pouco menor, na casa dos 2,1%. “Os serviços têm se destacado nos últimos anos como o setor mais dinâmico da economia brasileira, especialmente por ser um setor menos dependente das condições de crédito”, afirmou o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
BRASIL RECEBE MENOS TURISTAS EM 2023
Tanto é verdade que, apesar de todos os discursos, promessas e muito bla bla bla, continuamos na traseira. O Brasil não recebeu nem os mesmos 6 milhões de turistas de sempre. Em 2019, foram 6,3 milhões de estrangeiros. Os dados são resultado de uma parceria entre Embratur, Ministério do Turismo (MTur) e Polícia Federal (PF). Em mais om discurso, com passagens caríssimas, violência nefasta e completo desgoverno, o discurso continua o mesmo: “Estamos muito perto de alcançar os números pré-pandemia e com o conjunto de ações e programas que o Ministério do Turismo vem estabelecendo no campo da estruturação e da promoção dos destinos vamos superar, em 2024, o número de turistas internacionais em 2019. Mais importante ainda é aumentar o ticket médio e valor total deixado por estrangeiros em nosso país e é com esse foco que estamos trabalhando”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino. Ahhhh tá! O pior discurso então foi esse: “O interesse pelo Brasil voltou devido à mudança de governo e à consequente mudança de rumos em nossa política ambiental, de respeito à democracia e aos direitos humanos. Passamos de inimigos da humanidade ao melhor destino de ecoturismo do planeta.” Eu não sei onde o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, está morando, mas com certeza não é no Brasil.
À Argentina, que está aqui do ladinho de Floripa e com diversos voos de Low Costs, segue sendo o principal país emissor de turistas para o Brasil, com 1,9 milhão de visitantes (32% do total) – o equivalente a 96% do total de 2019. Em seguida estão Estados Unidos com 668,5 mil (11%), Chile com 458,5 mil (7,7%), Paraguai com 424,5 mil (7,1%) e Uruguai, com 334,7 mil (5,6%). A França é o principal país emissor da Europa e aparece na sexta posição, com 187,5 mil turistas (3,1%), seguido de Portugal, com 158,5 mil (3%). Alemanha com 158,5 mil (2,6%), Reino Unido com 130,2 mil (2,2%) e Itália com 129,4 mil (2,2%) completam o Top 10. Por serem as principais portas de entradas de turistas estrangeiros do país, São Paulo e Rio lideram chegadas. Os 5,9 milhões de turistas internacionais de 2023 correspondem a 93% das entradas do último ano antes da pandemia. Os estados que registraram a maior entrada de turistas foram São Paulo, com 2.107.179, Rio de Janeiro, com 1.192.814, Rio Grande do Sul, com 1.000.909, Paraná, com 791.536, e Santa Catarina, com 288.429. A principal via de acesso foi aérea, com 3.794.260 de entradas, seguida pela terrestre, com 1.923.243. Pra mim essa conta não fecha. Só isso pra Santa Catarina? Repleta de argentinos, chilenos, uruguaios, paraguaios…
TURISMO NO EXTERIOR
E como o preço das passagens aéreas para voar em nosso próprio país, apesar de todas as promessas e discursos, continuam caras demais, viajar para o exterior continua sendo a melhor e mais barata opção, tanto que a chegada de turistas aos Estados Unidos cresceu 15,4% em dezembro, em relação ao mesmo período de 2023. As chegadas de visitantes estrangeiros totalizaram 3,07 milhões somente em dezembro, o décimo mês consecutivo em que a cifra supera os 2 milhões. Só o Brasil enviou cerca de 172,3 mil passageiros para os EUA em dezembro, um crescimento de 25% em relação ao enviado em dezembro de 2022 (102,6 mil passageiros). A ligação com a Europa chegou a 5,17 milhões de passageiros, um aumento de 9,9% em relação a dezembro de 2022, queda de apenas 4,1% em relação a dezembro de 2019. América do Sul/Central/Caribe totalizaram 5,93 milhões, alta de 19% em relação a dezembro de 2022 e de 17,3% em relação aos níveis pré-pandemia. A Ásia, por sua vez, totalizou 2,33 milhões de passageiros, alta de 38,5%. As principais portas de entradas nos EUA foram: Nova York (2,86 milhões), Miami (2,22 milhões), Los Angeles (1,99 milhão), San Francisco (1,227 milhão) e Newark (1,221 milhão) foram as principais portas de entrada de visitantes em dezembro de 2023. No caminho inverso, as principais portas de entrada de norte-americanos no último mês do ano foram: Londres/Heathrow (1,41 milhão), Cancún (1,21 milhão) Toronto (1,06 milhão), México (795 mil) e Paris (662 mil).
GOL – PERDA DE MERCADO
A GOL tem chutado o balde, o pau da barraca e pisado na jaca. Depois ser criada para ser a mais barata, é a mais cara. E, em seguida cobra por marcação de assentos, despacho de bagagens e até para dar informações ao agentes/agencias de viagens em seu call center. Em breve, como tenho repetido, irá cobrar, se ficar no mercado, até pelo ar que respiramos a bordo. A consequência não podia ser outra: ladeira abaixo! De acordo com reportagens da Folha de São Paulo e Valor Econômico Gol contratou uma empresa de assessoria jurídica – a mesma que representou a Avianca – para administrar sua recuperação judicial nos EUA. Evidentemente que, após o mercado tomar conhecimento da possibilidade de a Gol entrar em chapter 11 (recuperação judicial nos Estados Unidos), a aérea brasileira perdeu R$ 293 milhões em valor de mercado. Na segunda-feira (15), a empresa liderou as perdas do Ibovespa e hoje (16) as ações recuaram 3,36%, para R$ 6,90. Ainda, segundo o Valor, a incerteza no mercado para o setor aéreo tem puxado junto os papéis da Azul, que caíram 5,28%, para R$ 12,92. A aérea teve a terceira maior queda no dia do Ibovespa. A visão é de que embora a empresa tenha conseguido avançar com uma renegociação com credores, o custo da dívida está elevado e pode vir a trazer problemas à Azul. As ações da Gol fecharam o pregão de segunda-feira (15) com queda de 6%. A informação sobre a possibilidade de a companhia pedir recuperação judicial (RJ) nos EUA foi antecipada pela “Folha de S. Paulo”.
PASSAGENS RODOVIÁRIAS
Enquanto as passagens aéreas só sobem, as passagens rodoviárias, ao contrario, caem. A ClickBus registrou mais de 167 mil buscas por passagens e 15% de redução no preço médio para embarque para o carnaval de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. A empresa esclarece que as buscas para o Carnaval já cresceram 274% em comparação ao começo do mês de Dezembro de 2023. “Estamos acompanhando de perto o crescimento do modal rodoviário e das viagens pelo Brasil. O Carnaval é uma data importante para o turismo e serve como um termômetro para entender quais serão os principais destinos e quantidade de viagens que serão realizadas nos próximos feriados”, afirma Phillip Klien, CEO da ClickBus. Até o momento, a ClickBus já registrou um aumento de 118% nas vendas de passagens para a data comemorativa, considerando o respectivo período do ano passado. Os destinos que apresentam mais movimentação no período (embarques e desembarques) são: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville, Belo Horizonte, Maringá, Londrina e Itajaí. O aumento das buscas e das vendas de passagens rodoviárias comprova o avanço da retomada das viagens e o crescimento do turismo em 2024.
Entre os destinos que registram diminuição no preço, estão as rotas Rio de Janeiro, RJ – São Paulo, SP, a redução está em 15%, já no trecho São Paulo, SP – Belo Horizonte, MG a queda nos preços é de 16% e na rota São Paulo, SP – Florianópolis, SC é de 31%. Sendo que as maiores quedas estão nas rotas: Florianópolis, SC – São Paulo, SP (-48,18%); Rio De Janeiro, RJ – Campinas, SP (-48,74%); Campinas, SP – Rio De Janeiro, RJ (-46,71%). “Cada vez mais as viagens de ônibus vem se mostrando uma alternativa com melhor custo-benefício para os turistas brasileiros. Além de preços mais competitivos, as empresas que operam o modal estão investindo na sua infraestrutura e tecnologia para atender consumidores.”, ressalta o CEO.
TRAVELLERS CHOICE 2024
A espetacular Gramado, na Serra Gaúcha e onde acontece o festival de turismo mais charmoso do Brasil, o FESTURIS GRAMADO, figura na lista dos melhores destinos de lua de mel. Quem conhece o Castelo Saint Andrews sabe disso. De acordo com o Tripadvisor: “A pequena vila brasileira de Gramado é um refúgio pitoresco e arborizado que revela algumas surpresas encantadoras.” Depois de ter desfrutado de um passeio de barco a pedais e nos bosques de pinheiros da Floresta Negra junto do Lago Negro, um fantástico tour ao Pé da Cascata do Caracol Explorer com a Brocker Turismo, desfrute da altíssima gastronomia no Primrose Restaurante (sob reserva do Saint Andrews, a cozinha italiana dos melhores restaurantes italianos a exemplo da Famiglia Guimarães, Cantibello, Di Paolo e PastasCiuta.
Na quinta colocação, porque em hipótese alguma poderia ficar de fora, Foz do Iguaçu. Segundo o Tripadvisor, “Papa-formigas, bugios, ocelotes, jaguares em vias de extinção e nuvens de borboletas são apenas algumas das atrações deste parque, considerado Patrimônio Mundial, que marca a fronteira entre o Brasil e a Argentina. Seja a pé ou de super lanchas, os exploradores podem ver uma das cataratas mais belas do mundo, as Cataratas do Iguaçu. Entre as 270 cataratas do parque, a espetacular Garganta do Diabo combina 14 cataratas e cria um “arco-íris perpétuo” quando está bom tempo”. Os premiados, conhecidos como “os melhores dos melhores”, foram selecionados com base em avaliações e pontuações, ressaltando a influência significativa das opiniões do TripAdvisor na tomada de decisão dos viajantes ao escolherem destinos, hotéis, restaurantes e atrações. De acordo com o TripAdvisor, as Cataratas do Iguaçu, reconhecidas como uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza e situadas no Parque Nacional do Iguaçu, notabilizam-se como uma experiência indispensável a todos os visitantes. As avaliações enfatizam a proximidade com a natureza e a extraordinária beleza do maior conjunto de quedas-d’água do planeta. Confira a lista completa dos melhores destinos Travellers’ Choice 2024 da América do Sul: Cusco (Peru); Rio de Janeiro; Gramado (RS), Cartagena (Colômbia); Foz do Iguaçu (PR), Bogotá (Colômbia); Lima (Peru); Quito (Equador); Santiago (Chile); Buenos Aires (Argentina). A Urbia Cataratas S.A – concessionária responsável pela gestão turística do Parque Nacional do Iguaçu está implementando um projeto robusto, moderno, inspirado nas melhores referências mundiais, para encantar ainda mais os visitantes da unidade de conservação e promover o desenvolvimento econômico da região.
TURISMO & INOVAÇÃO – HACKATOUR CATARATAS
Que tal pensar em soluções inovadoras para o turismo e transformar essas ideias em negócio? Este é um dos objetivos do Hackatour Cataratas, uma jornada de inovação para o turismo, que acontece nos dias 2 e 3 de maio em Foz do Iguaçu. Organizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Turismo e Projetos Estratégicos (Idestur), o evento integra a programação complementar do Festival das Cataratas e já está com as inscrições abertas gratuitamente AQUI. São cinco categorias disponíveis: profissional de turismo, profissional de tecnologias, universitário, estudante e entusiasta. Nesta edição, a jornada de inovação terá como tema “Turismo 5.0: A Revolução Tecnológica na Indústria do Turismo”. Após esta etapa, conhecida como “Construção”, as melhores equipes passam para a fase de Aceleração e, entre os dias 5 e 7 de junho, terão a oportunidade de apresentar seus projetos ao público do Festival das Cataratas, um dos maiores eventos de turismo do Brasil.
O Hackatour Cataratas começou a ser realizado em 2015 com o nobre objetivo de reunir entusiastas para a criação e desenvolvimento de soluções e inovações para o turismo, setor fundamental para a região e o Brasil. O evento também tem foco no incentivo ao empreendedorismo, na divulgação da cultura das inovações e na aproximação do mercado do turismo com a área da tecnologia. Cada edição conta com um time de mentores especialistas em diversas vertentes e etapas de um projeto, como Descoberta, Ideação, Prototipação, Validação, Premiação e Aceleração. Os projetos são avaliados por uma banca de jurados com base em critérios como originalidade, complexidade tecnológica, viabilidade e usabilidade.
ZURICH AIRPORT NATAL/RN
A exemplo de Florianópolis, Natal, no Rio Grande do Norte, em breve terá um dos melhores aeroportos do Brasil. Logo após indenizar a Inframerica, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinou a ordem de serviço que autoriza a Zurich Airport a iniciar o processo de assunção gradual das operações do Aeroporto de Natal/São Gonçalo do Amarante. Com o documento, o contrato de concessão da primeira relicitação de infraestrutura do país torna-se plenamente eficaz. O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, primeiro concedido à iniciativa privada em 2011, foi objeto da primeira relicitação de infraestrutura no Brasil, sendo arrematado pela Zurich Airport em leilão no dia 19 de maio por R$ 320 milhões, com ágio de 41% sobre o lance mínimo. Em fevereiro de 2023, a diretoria da Anac aprovou o edital de relicitação do terminal. Após a assinatura do contrato, em setembro de 2023, as partes envolvidas fizeram o acerto de contas com vistas ao pagamento da indenização à Inframérica. O Governo Federal quitou a diferença entre o valor ofertado pelo proponente e a indenização paga pela proponente vencedora e, na sequência, a concessionária vencedora do leilão realizou o pagamento da contribuição inicial à concessionária que está deixando a concessão. “Foi um processo inédito no país e que prezou pela segurança jurídica, tranquilidade na transição operacional, inexistência de arbitragem e cooperação de todas as partes envolvidas”, afirmou o diretor-presidente da Anac, Tiago Pereira.
GTA A TODO VAPOR EM 2024
A GTA – Global Travel Assistance começou 2024 com um calendário cheios de novas capacitações. A melhor empresa de seguro viagens estreou a temporada de treinamentos deste ano atraindo 35 agentes de viagem para sua sede em São Paulo (SP), por meio de uma parceria com a rede Enjoy. Segundo a GTA, o encontro aconteceu na manhã da última terça-feira, dia 16 de janeiro, no auditório da companhia. Como palestrante o evento teve a supervisora de vendas de São Paulo, Francinete Zerbetto. A Enjoy teve como representante Marcelo Navarro, executivo de vendas na capital paulista. “Continuamos firmes em nosso propósito de transformar a cultura do seguro viagem no país e agregar valor ao dia a dia e ao conhecimento dos profissionais que movem o turismo brasileiro”, celebra Celso Guelfi, presidente da GTA. Guelfi também prevê superar a marca de 2023, quando a empresa impactou mais de 9,2 mil agentes.