EXPO TURISMO GOIÁS
Depois do grandioso Festival das Cataratas, todos os caminhos levam o Trade de Turismo Nacional a Goiás, para a Expo Turismo Goiás 2024, que irá acontecer entre os dias 04 e 05 de julho, no Centro de Convenções de Goiânia. Entre palestras e capacitações, o evento oferecerá quase 20 atividades voltadas ao crescimento profissional nesta 4ª edição. A feira deve reunir um público superior a 4 mil profissionais de turismo, mais de 140 estandes de expositores, de vários estados, hotéis, companhias aéreas, consolidadoras do setor e outras empresas do segmento. No quesito conteúdo, o evento trará palestrantes renomados dentro e fora do Brasil, como o consultor e especialista em marketing digital para o turismo Thiago Akira, o coach de empresários do turismo Saulo Boccanera. Esses e demais palestrantes discutirão temas como uso da neurociência nas vendas, experiências em destinos no Peru e marketing digital no turismo. E ainda estratégias para atrair o público 60+ e novos navios e roteiros na costa brasileira e do mundo afora, entre outros assuntos latentes no segmento.
“Agora é contagem regressiva para a Expo Turismo Goiás 2024. Junto com os nossos parceiros e apoiadores, conseguimos montar também neste ano um time de palestrantes e coachs de alto nível; eles chegam com a missão de compartilhar com os visitantes o que há de mais atual, inovador e estratégico no setor de turismo”, afirmou Rose Páscoa, CEO da Expo Turismo Goiás. A Expo Turismo Goiás é promovida em parceria com a Goiás Turismo, Secretaria da Retomada, Goiânia Convention, Cetur, Sebrae GO, Fecomércio, Sesc e Senac. As inscrições seguem abertas, através do site. Confira a programação completa abaixo. Além da vasta programação de capacitações e painéis, a Expo Turismo Goiás 2024 contará ainda com a Conferência de governanças regionais do turismo das macrorregiões Sudeste e Centro-Oeste, um evento exclusivo voltado para presidentes e vice-presidentes das Instâncias de Governanças Regionais do Sudeste e do Centro-Oeste. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI.
ACELERAÇÃO DO TURISMO INTERNACIONAL
Companhias aéreas brasileiras e estrangeiras têm até 25 de junho para se inscreverem na segunda rodada do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI). Os primeiros contratos assinados na última terça-feira (11) aumentaram a malha aérea do país em mais de 70 mil assentos em voos estrangeiros para o Brasil, sendo 3.200 novos assentos por semana, estimando 21 mil visitantes a mais no Brasil, o que gerará uma receita adicional de 25 milhões de dólares. As novas rotas estarão disponíveis entre 27 de outubro de 2024 e 29 de março de 2025, ligando Assunção a Viracopos, em Campinas (SP), com 10.030 novos assentos pela Azul Linhas Aéreas, Lima a Curitiba (PR) com 10.296 assentos pela Latam, e Madrid a Guarulhos com a Ibéria, que expandirá de 7 para 14 voos semanais. Espera-se adicionar pelo menos 10.956 novos assentos nesta nova rodada, totalizando 81.100 assentos. O investimento é de R$ 1,6 milhão do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), visando ampliar a oferta de voos internacionais e melhorar a experiência dos turistas nos aeroportos brasileiros. As companhias aéreas selecionadas receberão incentivos financeiros do PATI para promover destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Para cada novo assento de voo implantado, o programa repassará R$ 40 para a companhia aérea, que deverá aportar o mesmo valor.
As empresas interessadas devem apresentar um plano de promoção turística dos destinos onde pretendem operar novos voos ou aumentar a oferta de assentos, incluindo campanhas publicitárias e viagens promocionais com jornalistas, influenciadores digitais e operadores de turismo estrangeiros. Na primeira etapa do PATI, as companhias aéreas e terminais tiveram até 17 de maio deste ano para submeter seus projetos, resultando em 123 propostas recebidas pelo programa. Das propostas, 76 foram enviadas por companhias aéreas, 41 por aeroportos e seis sem identificação específica. A aceitação do setor foi demonstrada pela diversidade de candidaturas, incluindo 23 propostas para conectar cidades brasileiras sem rotas diretas internacionais. Regionalmente, o Sudeste liderou com 50 propostas, seguido pelo Sul com 30, Nordeste com 29, Centro-Oeste com quatro e Norte com uma. O PATI anunciou um investimento adicional de R$ 1,6 milhão na segunda rodada do programa, inspirado em políticas de fomento de países como Reino Unido, Espanha, Irlanda e Suécia. “Tudo é resultado muito da soma, da vontade política de fazer as coisas acontecerem e do trabalho de uma equipe técnica qualificada, como é da Embratur. Do ponto de vista da nossa representação enquanto setor, esse processo é fundamental e, seguramente, amplia as oportunidades que o Brasil tem de explorar novas origens de turistas”, disse Marcelo Pedroso, da Iata.
DESTINOS DE INVERNO
Um levantamento feito pelo site de reservas Booking revelou as cinco cidades brasileiras entre as preferidas das famílias para passar as férias de inverno. São elas: Santo Amaro (MA), Ubatuba (SP), Ilhabela (SP), Balneário Camboriú (SC) e Arraial d’Ajuda (BA). De acordo com a pesquisa, as cidades citadas foram as que mais cresceram na lista de interesse das famílias brasileiras para as férias do meio do ano, com datas entre os meses de junho e agosto de 2024. A pesquisa também mostrou aumento de 112% na busca de passagens aéreas para este perfil. O resultado do levantamento foi publicado pelo Ministério do Turismo brasileiro. De acordo com o órgão federal, o resultado corrobora dados da pesquisa Tendências de Turismo do Ministério do Turismo, segundo os quais 55% das viagens realizadas pelos brasileiros são com parentes.
Em outro levantamento recente, o Booking apontou que 60% das famílias brasileiras querem viajar para destinos econômicos. Conforme o mesmo estudo, passar tempo de qualidade junto a parentes é o desejo de 66% dos turistas, e outros 54% pretendem conhecer novos lugares. A pesquisa do site considera como família grupos com ao menos uma criança ou adolescente. A pesquisa Tendências de Turismo do MTur apresenta vários pontos de interesse dos viajantes brasileiros. Para os entrevistados no estudo, a principal escolha são destinos de sol e praia, eleitos por 51% dos consultados. Em seguida vêm, respectivamente, campo, com 9% das intenções; ecoturismo (9%); saúde e bem-estar (5%); diversão noturna (5%) e aventura (4%). De acordo com o levantamento, 43% do público ouvido devem fazer alguma viagem turística em 2024. Deste total, 92% pretendem aproveitar as belezas e atrações do Brasil.
AEROPORTO SALGADO FILHO
Todavia, é bom lembrar que absolutamente tudo o que o desgoverno tem a oferecer são promessas, nada mais. Portanto, sem dinheiro do governo, Fraport poderá entregar concessão do Salgado Filho. O CEO da Fraport Brasil, Andrea Pal, enfatizou que aeroporto precisa urgentemente de investimentos durante visita técnica realizada no último dia 11. Andrea deixou claro que, se não houver investimentos no aeroporto por parte do governo federal, a concessionária entregará a concessão do mesmo. “Ou fazemos burocracia, ou fazemos aeroportos. Ambas as coisas não existem. Se não recebermos dinheiro, devolveremos a concessão”, enfatizou Andrea em conversa com deputados, destacando que a Fraport já investiu R$ 2 bilhões no aeroporto. “Não queremos nenhum centavo a mais do que o necessário para refazer o aeroporto”, concluiu a CEO da Fraport Brasil.
TURISMO EM PORTUGAL
Falando em turismo internacional e nos três voos semanais da TAP saindo de Florianópolis a Lisboa, o setor das Viagens e Turismo de Portugal está prestes a ter um ano histórico! Segundo a Pesquisa de Impacto Econômico (EIR) 2024 do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), a contribuição econômica do setor para a economia portuguesa pode ultrapassar os 54 bilhões de euros. Os dados mais recentes apontam para um aumento de 24,3% em relação a 2019, ano pré-pandemia, representando 20% da economia nacional. Segundo a organização, o setor deverá ser responsável por 1,14 milhão de empregos, aumento de 126 mil vagas em comparação com os níveis de 2019. E à medida que o governo continua dando prioridade ào turismo, espera-se que os gastos dos visitantes internacionais e nacionais atinjam 30,7 bilhões de euros e 17,9 mil bilhões de euros, respectivamente. “O turismo em Portugal é fundamental e impulsiona o crescimento, contribuindo com 1,1 milhão de empregos. Os esforços do Governo para impulsionar o turismo têm desempenhado um papel fundamental na atração de mais visitantes ao país, levando a um crescimento sem precedentes. O fluxo contínuo de turistas de todo o mundo resultou em contribuições econômicas substanciais e hoje Portugal é um destino turístico líder no mundo”, disse Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.
Em 2023, a contribuição do setor cresceu 8,6%, atingindo 52 bilhões de euros e representando 19,6% da produção econômica total de Portugal, cerca de 19,5% acima do pico de 2019. O setor foi responsável por 1,11 milhões de empregos por todo o país, 91 mil a mais em relação a 2019. Já os gastos dos visitantes internacionais aumentaram 9,2%, para 29,6 bilhões de euros, enquanto as despesas com o turismo doméstico subiram 5% para 17,2 bilhões de euros. As perspectivas para a próxima década são excepcionalmente positivas, de acordo com as previsões do WTTC. Até 2034, espera-se que o setor impulsione significativamente a economia de Portugal, contribuindo com cerca de 66,5 mil bilhões de euros – 22,4% da economia total e apoiando 1,4 milhões de empregos (25%). No geral, a próxima década deverá ser um período de notável crescimento e transformação para o setor de Viagens e Turismo de Portugal.
UNIÃO EUROPEIA
O setor de Turismo na União Europeia cresceu mais de 8% em 2023, atingindo 1,65 trilhão de euros, enquanto os empregos chegaram a 23,5 milhões, pouco acima do nível de 2019. Os gastos internacionais, por sua vez, cresceram 11,5%, atingindo 471,5 bilhões de euros – muito próximo do período pré-pandemia. Os gastos dos visitantes nacionais, por sua vez, cresceram quase 5%, atingindo 963 bilhões de euros, ultrapassando o nível pré-pandemia. O WTTC prevê que o setor em toda a região continue crescendo no próximo ano, com a contribuição do PIB atingindo quase 1,75 trilhão de euros. Prevê-se ainda que o número de vagas de empregos ultrapasse os 24,5 milhões e que os gastos dos visitantes internacionais atinjam 517 bilhões de euros e dos nacionais deverão cheguem a 982 bilhões de euros.
ENCATHO – INSCRIÇÕES GRATUÍTAS
Já estão abertas as inscrições para o 35º Encatho & Exprotel, a principal conferência de hotelaria e turismo do Sul do Brasil, que acontece de 23 a 25 de julho no CentroSul, em Florianópolis. Este ano, sob o tema “Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo & Hotelaria“, o evento irá mergulhar nas últimas inovações e tendências, promovendo um ambiente rico em conhecimento e oportunidades de networking. O Encatho & Exprotel não é apenas um evento, mas uma plataforma de crescimento profissional. Com eventos paralelos que reúnem entidades importantes do trade turístico, o encontro facilita diálogos estratégicos e desenvolvimento de parcerias que podem definir o futuro do turismo e da hotelaria. Este é um momento chave para profissionais que buscam não apenas atualizar-se sobre as novidades do setor, mas também para aqueles que desejam influenciar as direções futuras da indústria do turismo. Não perca tempo e faça seu credenciamento hoje mesmo!
ACESSIBILIDADE
Reforçando seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, a Rossi & Zorzanello, empresa que assina alguns dos principais eventos de Gramado, se une à startup Semearhis em apoio à campanha “SOS PcD RS”. A iniciativa está arrecadando doações para a compra de equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A meta inicial é alcançar o valor de R$ 387 mil, que serão revertidos na compra de medicamentos, cadeiras de rodas motorizadas, cadeiras de banho, andadores (com e sem rodas), aparelhos auditivos, bengalas, óculos Orcam e de grau e próteses para famílias cadastradas no projeto. As doações podem ser feitas através da chave Pix: campanhadobem.com/SOS-PCD-RS. “É fundamental exercermos a empatia, a resiliência e o amor ao próximo na prática, usando a nossa força para ajudar quem precisa. E a campanha da Semearhis vem de encontro a esse valor, de fazer o que estiver ao nosso alcance para contribuir com o bem-estar e dignidade de quem mais precisa”, comenta Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello. A empresa é organizadora da tradicional feira de turismo Festuris e do Connection Terroirs do Brasil, evento com foco em produtos de origem, que acontece de 28 a 31 de agosto em Gramado. Especializada na inclusão assertiva de pessoas com deficiência, a Semearhis é comandada pela empresária Letticia Francisco, que recebeu o pedido de ajuda de familiares e decidiu criar a campanha.
FESTITÁLIA BLUMENAU
Começou na última quinta-feira (13) a 29ª Festitália, em Blumenau (SC). O evento celebra a tradição dos imigrantes italianos que colonizaram o Vale Europeu em diversos aspectos da cultura: a música, as danças, as bebidas e, claro, a gastronomia. A programação vai até 23 de junho, de quarta-feira a domingo, e os ingressos podem ser adquiridos na hora por R$ 20,00. Aos sábados, até às 19h, e aos domingos o acesso é gratuito. Todas as informações estão em www.festitalia.com.br. No cardápio com mais de 100 opções só de comida. Pratos clássicos da gastronomia italiana como massas, focaccias, pizzas, risotos, parmegianas e polentas se juntam a novidades como a massa preparada no queijo Gran Formaggio, churros de polenta e pães italianos recheados. Outra novidade deste ano é a ampliação nas opções de antipasti e charcutaria. Três toneladas de polenta. Este é o volume do produto comercializado em 2023 apenas nas opções de porção de polenta frita – como foram consumidas 2,3 toneladas – e na cascata de polenta – por onde passaram 750 quilos. A expectativa é de que este ano o número seja ainda maior. Cerca de 4 mil pizzas individuais! Os dois pontos gastronômicos dedicados a um dos pratos mais populares da gastronomia italiana somaram esse número em 2023. Em 2024, serão 16 sabores disponíveis, com opções vegetarianas e veganas incluídas no cardápio. 750 quilos de massa fresca! Preparadas artesanalmente, as massas frescas fazem parte da gastronomia italiana. Carta com mais de 60 vinhos diferentes estão disponíveis. 17 estilos diferentes de cerveja! Todos os rótulos disponíveis este ano são produzidos por marcas do Vale da Cerveja. ais populares da Itália.
45 apresentações entre bandas, grupos de canto e dança estão na programação deste ano. Entre eles estão grupos que celebram a tradição dos imigrantes durante todo o ano em suas comunidades e também artistas que, a partir da Festitália, desenvolveram um repertório de música italiana para animar os pavilhões. Em 2024 duas atrações nacionais também estão na programação: na noite de abertura (13), aconteceu a apresentação do Amazing Tenors com músicas de Andrea Bocelli, e no sábado (22) a Banda Felici Itália e os Tenores Brasileiros sobem ao palco. Mais de 2 mil famílias tem seus sobrenomes marcados em um painel na entrada da Festitália. A ação começou a partir de pesquisas do Lira Circolo Italiano em literaturas sobre a imigração e foi ampliada através da participação do público. A lista colaborativa foi checada por uma empresa especializada e destaca como estes nomes são presentes até hoje na rotina da região. A Festitália é uma realização do Lira Circolo Italiano di Blumenau, com apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, da Lei de Incentivo à Cultura e do Parque Vila Germânica e Prefeitura Municipal de Blumenau, e patrocínio de Havan, Objeto Brasil, Eletro Aço Altona, Komprão, Karsten, Sicredi, Quality Hotel, Sapore, Olho Embutidos, Segala’s Alimentos, Cidadania Já e El Chef Indústria de Alimentos.
FESTIVAL GASTRONÔMICO EM FLORIPA
Durante 30 dias, Florianópolis será palco de uma edição do maior festival gastronômico da América Latina. O evento chamado de Restaurant Week fará a estreia na Capital catarinense entre os dias 21 de junho e 21 de julho. Há 17 anos no mercado brasileiro, o festival hoje está presente em 20 cidades e se consolidou como uma maratona gastronômica. Durante a Florianópolis Restaurant Week, casas participantes oferecerão um menu de três etapas com entrada, prato principal e sobremesa por um preço fixo e acessível. A ideia é fazer um fomento para toda a cadeia e democratizar a boa gastronomia. Promover a transformação social também é uma prioridade para o festival, segundo os organizadores: a cada menu vendido é estimulada a doação de R$ 2 para um projeto local.
FESTIVAL DE FONDUE – CASTELO SAINT ANDREWS
O Castelo Saint Andrews, em Gramado, reconhecido como refúgio de luxo e elegância, é o local ideal para casais que desejam comemorar o mês dos Namorados de maneira inesquecível. O hotel, único Relais & Châteaux de montanha do Brasil, oferecerá uma oportunidade única do dia 15 de junho até o final do mês. Ao adquirir uma diária com a experiência exclusiva do Festival Fondue Suisse no renomado restaurante Primrose, os hóspedes são presenteados com uma noite adicional de cortesia. O Festival Fondue Suisse terá quatro etapas, em um jantar romântico cuidadosamente elaborado para proporcionar uma viagem gastronômica sensorial. A experiência começa com o Fondue ao Mar, com camarões, vieiras, mexilhões e linguado, acompanhados do espumante Otto Blanc de Blanc Brut. Em seguida, o Fondue de Queijo, servido com cogumelos, vegetais e pães de fermentação natural, será servido com o vinho branco Malgarim Riesling 2023. A terceira etapa é o Fondue de Carne, com iscas de filé mignon Red Angus ao molho de trufas negras, patê de mostarda Dijon, emulsão de pimenta e gorgonzola, harmonizado com o vinho tinto Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2021. Para finalizar a experiência, o Fondue de Chocolate apresenta o renomado chocolate belga Callebaut, escolhido por uma seleção de frutas e acompanhamentos, e harmonizado com o vinho de sobremesa Promesse de Rabaud-Promis Sauternes 2012.
Além de proporcionar uma noite adicional no Castelo, a iniciativa pretende valorizar a vitivinicultura gaúcha, destacando a qualidade dos vinhos produzidos no Rio Grande do Sul e incentivando a economia local. O Castelo Saint Andrews e seu restaurante Primrose são internacionalmente reconhecidos, tendo conquistado seis títulos no prestigiado World Luxury Awards 2023, incluindo Melhor Hotel Boutique de Luxo do Brasil, Melhor Hotel Romântico de Luxo da América Latina e Melhor Hotel de Luxo de Montanha da América do Sul. O Primrose foi realizado como o Melhor Restaurante de Hotel de Luxo do Brasil, Melhor Gastronomia Francesa da América do Sul e Melhor Gastronomia Brasileira do Mundo. Para garantir a experiência, é necessário realizar reservas antecipadamente pelo telefone: (54) 99957-4220. Exclusividade, sofisticação e requinte reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos castelos escoceses. Assim é o Saint Andrews, o primeiro e único hotel Exclusive House do Brasil, que no ano passado, juntamente com seu Restaurante Primrose celebraram a conquista de seis títulos no World Luxury Awards 2023, o maior prêmio da hotelaria mundial. Em uma localização privilegiada, com vista para o deslumbrante Vale do Quilombo na encantadora cidade de Gramado, o complexo Saint Andrews dispõe de vinte e duas suítes reservadas àqueles que desejam desfrutar de serviços diferenciados e totalmente personalizados. O Saint Andrews é membro do seleto grupo Relais & Châteaux, que reúne os melhores hotéis e restaurantes do mundo. Ao longo do ano, o Castelo Saint Andrews prepara festivais temáticos com safras raríssimas de vinhos e champagnes, em parceria com as melhores marcas mundiais.
O Castelo dispõe de uma adega ampla e climatizada. Sede do Terroir Wine Experience, dedicado aos apreciadores do vinho, o espaço já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Wine Spectator, pela sua diversidade e qualidade. Além da Boulangerie Cigar Lounge, o mirante do Castelo Saint Andrews possui uma vista inigualável para o estonteante Vale do Quilombo. Recentemente, inaugurou o Pub Saint Andrews: um cocktail bar em estilo escocês. O ambiente, projetado para conforto ainda maior dos hóspedes do Castelo, conta com vista para o deslumbrante Vale do Quilombo e acomoda até 32 pessoas. Além de atender os hóspedes do Castelo, também é aberto à visitantes, possibilitando encontros intimistas, confrarias e eventos.
Leia ainda: Festival das Cataratas reforçou a importância de investir no turismo
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Pib nacional recebe impacto de 169,3 bilhões somente do turismo
Profissionais de turismo de todo o Brasil se reuniram na BNT Mercosul em Santa Catarina
Muitas ações e otimismo marcaram o primeiro dia do 19º Festival das Cataratas
Autoridades e trade de turismo dão o tom na 19ª Edição do Festival das Cataratas
Festival das Cataratas se prepara para mais uma grande edição em Foz do Iguaçu
Gente cuidando de gente reabilitando criaturas humanas que perderam tudo
Balneário de Camboriú receberá a 30ª Edição da BNT Mercosul
Passagens aéreas caras, setor rodoviário deslancha!
Floripa Airport inaugura rotas entre Florianópolis, Amsterdam e Bruxelas
Eles estão machucados demais para perceberem tuas feridas
Santa Catarina busca TAP para conectar-se diretamente a Lisboa
Recorde para Viagens e Turismo em 2024 prevê WTTC
O mundo das estatísticas parece assombroso aos olhos de quem as examina
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental