10º FÓRUM ABRACORP
Abracorp é referência na indústria de viagens e eventos corporativos. No mês de agosto, aconteceu o 10º Fórum Abracorp. O evento contou com a participação de 160 pessoas, entre gestores de viagens, compradores e associados. Este Fórum marcou o início de uma discussão fundamental para o mercado, focada na melhoria contínua e na valorização dos serviços prestados pelas agências. É unânime o pensamento de que é o momento certo para a mudança e que juntos temos o poder de transformar o futuro do turismo corporativo no Brasil. Agradecemos a todos que participaram! O Fórum Abracorp se consolidou como um espaço essencial para discussões abrangentes sobre todos os aspectos da cadeia de viagens corporativas. Ao longo dos anos, o evento tem promovido encontros entre associados, clientes e fornecedores, focando na discussão e esclarecimento de temas relevantes, muitas vezes pouco explorados de maneira objetiva e ampla. O Fórum é guiado pela visão da entidade, que busca “ser uma referência na indústria de viagens e eventos corporativos, promovendo o seu desenvolvimento.”
INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL
O 10º Fórum Abracorp, focado em “Inovação Sustentável”, destacou a importância das relações sustentáveis no turismo corporativo e a qualificação dos gestores de viagens. A palestra inicial enfatizou o “Encantamento do cliente” e a relevância de comportamentos de liderança como humildade, disciplina e capacidade agregadora. No primeiro painel, foi discutido que a média de duração dos contratos, geralmente em torno de dois anos, é insuficiente para criar relações duradouras e de qualidade. O segundo painel abordou os desafios e soluções no processo de solicitação de propostas (RFP), reforçando a necessidade de qualificação profissional e a transparência nas relações comerciais.
PASSAGENS AÉREAS
Por conta dos preços das passagens aéreas continuarem nas alturas, os s destaques continuam sendo os setores hoteleiros e rodoviários. Os hotéis faturaram R$ 341 milhões, frente a R$ 304 milhões em 2023 e R$ 249 milhões em 2019. Já Rodoviário, no mesmo período, faturou R$ 5 milhões, enquanto que em 2023 chegou a R$ 3 milhões e R$ 963 mil em 2019. Segundo estimativas do último BI da Abracorp, o setor de viagens corporativas deve fechar o ano com um faturamento de aproximadamente R$ 15 bilhões, (10% superior ao ano passado) com R$ 13,505 bilhões e 18,5% acima do registrado 2019 (antes da pandemia). Essa projeção foi feita após a confirmação do faturamento de julho, que atingiu R$ 1,1 bilhão, contra R$ 1 bilhão em 2023 e R$ 969 milhões em 2019. No semestre, o faturamento acumulado foi de R$ 6,863 bilhões. Em faturamento, os setores Hoteleiro e Rodoviário tiveram as melhores performances em julho. “A grande notícia é que neste mês nos aproximamos dos números de transações que tivemos em 2019”, afirma Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp. O número total de transações de julho de 2024 foi de 1,709 milhões. Em 2023, foi de 1,684 milhões; e em 2019, 1,786 milhões.
DESTAQUE RODOVIÁRIO
O grande destaque do primeiro semestre foi o serviço rodoviário, que faturou R$ 27 milhões, apresentando um forte aumento, especialmente em relação a 2019, quando o faturamento foi de apenas R$ 4 milhões. No ano passado, o faturamento alcançou R$ 20 milhões. “Sem dúvida, esse foi um setor que se modificou e assumiu um espaço importante no nosso mercado, ocupando o espaço deixado pelos serviços aéreos”, avalia Machado. Em número de transações, entre os oito setores pesquisados, o setor rodoviário foi o destaque do mês de julho, com quase 31 mil transações, um salto em relação a 2019, quando foram registradas 22 mil transações. Os serviços aéreos ficaram abaixo dos números de julho de 2023 e 2019. Neste mês, o setor de hotelaria registrou 345 mil transações, ficando abaixo de 2019 (362 mil), mas um pouco acima de 2023 (330 mil).
CUSTOS OPERACIONAIS
De fato é mais do que injustificável os preços praticados pelas companhias áreas nacionais. Uma vez que em um cenário global onde a eficiência e a redução de custos são cruciais para a competitividade das operações aéreas, o Brasil se destaca como um dos destinos mais atraentes para companhias aéreas internacionais. João Pita, CCO do GRUAirport, ressaltou durante um painel que contava com a presença de representantes da Iberia e Embratur, a importância das operações eficientes e de baixo custo como um diferencial para atrair mais investimentos e garantir a competitividade aérea no país. Durante o EFE Fórum Aviação, que aconteceu na manhã da última terça-feira (09), Pita destacou o compromisso do GRUAirport em oferecer uma estrutura moderna e eficiente, projetada para otimizar as operações das companhias aéreas e os baixos-custos operacionais que tornam o Brasil um país atrativo para as companhias estrangeiras. Pita também destacou o esforço do GRUAirport em facilitar a transição para operações mais sustentáveis. O terminal 3, por exemplo, já exige a adoção de operações elétricas, enquanto nos terminais domésticos e nos terminais 1 e 2, a infraestrutura está disponível para empresas que desejam implementar essas soluções.
“Naquilo que não é a nossa especialidade, nós delegamos. As companhias, no entanto, tem à disposição o que precisam para operar de maneira mais eficiente. Quem quiser adotar operações elétricas em Guarulhos será muito bem-vindo,” disse Pita, sublinhando o compromisso do aeroporto com práticas mais ecológicas e eficientes. O CCO do GRUAirport expressou otimismo em relação ao futuro, destacando que o Brasil, e especialmente o Aeroporto de Guarulhos, continua sendo um dos destinos mais econômicos e atraentes para companhias aéreas de todo o mundo. “Estamos tranquilos de que o Brasil – não só o Aeroporto de Guarulhos, mas todo o país, é, sem dúvida, um dos países mais baratos para uma companhia aérea europeia, norte-americana ou de qualquer outra região voar,” concluiu. De acordo com o executivo, com essas iniciativas e estratégias, o GRUAirport demonstra seu compromisso com a inovação e a eficiência, reforçando a posição do Brasil no mercado global de aviação como um destino de baixo custo e alta competitividade.
TURISMO RODOVIÁRIO
Mais uma vez, por conta dos preços das passagens aéreas, a forma como os brasileiros driblaram os preços foi viajar dentro do seu próprio estado ou estados vizinhos em viagens mais curtas. Segundo dados da AIRBNB, nos últimos cinco anos, as viagens de curta distância, para destinos até 500 quilômetros da origem dos hóspedes, mais do que triplicaram no Brasil. Muitas dessas viagens agora duram apenas um final de semana, um feriado prolongado ou um período de folga no trabalho. Levando em consideração esse comportamento, o Airbnb identificou os estados brasileiros com a maior porcentagem de viagens dentro das suas fronteiras em comparação com estadias interestaduais: Santa Catarina: mais de 50%; Rio de Janeiro: mais de 50%; Bahia: mais de 40%; Pernambuco: mais de 35%; Alagoas: mais de 30%. Além disso, os destinos brasileiros em alta entre hóspedes que estão dentro de um raio de até 500 quilômetros de distância mostram que, para os brasileiros, não há tempo ruim para curtir uma praia. Regionalmente, hóspedes têm aproveitado para conhecer melhor seus próprios estados e explorar cidades nos limites dos estados vizinhos. Confira os destinos preferidos de hóspedes com origem nas seguintes cidades: Belo Horizonte: hóspedes da capital mineira visitaram Rio de Janeiro (RJ), Cabo Frio (RJ), Guarapari (ES), Arraial do Cabo (RJ) e Ubatuba (SP).
Curitiba: hóspedes da capital paranaense visitaram São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC), Bombinhas (SC) e Matinhos (PR); Rio de Janeiro: hóspedes da capital fluminense visitaram São Paulo (SP), Armação dos Búzios (RJ), Cabo Frio (RJ), Petrópolis (RJ) e Arraial do Cabo (RJ); São Paulo: hóspedes da capital paulista visitaram Ubatuba (SP), Guarujá (SP), Praia Grande (SP), São Sebastião (SP) e Bertioga (SP). Segundo Fiamma Zarife, Diretora Geral do Airbnb na América do Sul: “O aumento de viagens de curta distância evidencia uma tendência que temos observado: as pessoas estão preferindo conhecer a própria região, ter maior flexibilidade para se desconectar da rotina e conhecer joias turísticas brasileiras sem a necessidade de um planejamento extenso ou um orçamento elevado. Muitas vezes, a oportunidade de descansar e aproveitar momentos com a família e os amigos está a menos de 500 quilômetros de distância.”
NOVAS REGRAS PARA BAGAGEM DE MÃO
Preste bem atenção você que está info para a Europa. Estão em vigor, desde o último domingo (1), as novas normas em aeroportos brasileiros para viagens internacionais com destino à Europa. A principal mudança estabelece restrições mais rigorosas para o transporte de líquidos na bagagem de mão, em que recipientes com capacidade superior a 100 ml não são mais permitidos a bordo. Os líquidos, incluindo cosméticos e produtos de higiene pessoal, devem ser acondicionados em frascos de no máximo 100 ml cada e colocados em um saco plástico transparente com dimensões aproximadas de 20 cm x 20 cm. Embora o saco não precise ser um ZipLock, ele deve ser transparente para facilitar a inspeção. Essas novas diretrizes seguem uma decisão das autoridades europeias que, após um relatório técnico indicativo de falhas em novos scanners de raios-X, optaram por reverter a flexibilização da regra anterior. O endurecimento das normas visa reforçar a segurança nas viagens internacionais, uma medida que foi intensificada após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Apesar dos avanços tecnológicos, os frascos maiores deverão ser despachados no check-in. Alimentos semilíquidos, como sopas, conservas e mel, bem como sprays, permanecem sujeitos à mesma limitação de 100 ml. Medicamentos e alimentos líquidos para bebês continuam isentos dessas restrições. Além disso, não houve alteração no limite de peso da bagagem de mão para voos internacionais, que permanece em 10 kg.
PARAÍBA NA MIRA
O Governo da Paraíba reforça o compromisso com a promoção do estado enquanto destino turístico e os resultados recentes destacam o sucesso dessas estratégias. De acordo com dados fornecidos pela Operadora Incomum, houve um crescimento de 42% nas vendas de pacotes turísticos para a Paraíba em comparação com o ano de 2023. Esse crescimento significativo pode ser atribuído, em parte, às estratégias de promoção implementadas, entre elas os famtours, que são viagens de familiarização para agentes de viagens. Nesta semana, um grupo de 10 agentes de viagens da Operadora Incomum, provenientes dos mercados do Centro-Oeste, como Brasília e Goiás, visitou as cidades de João Pessoa, Cabedelo e Conde, conhecendo de perto os atrativos turísticos e a infraestrutura do estado.
O diretor de Marketing da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Allan Sales, destaca a importância desses eventos na promoção do estado. “O aumento nas vendas de pacotes turísticos é um reflexo direto de nossas ações, como a participação em feiras comerciais, capacitações e famtours. A recente visita dos agentes da Operadora Incomum foi um sucesso, permitindo-lhes vivenciar as riquezas naturais e culturais da Paraíba e conhecer nossa infraestrutura hoteleira.” Delano Tavares, secretário Executivo de Turismo do Estado, também expressou satisfação com os resultados obtidos. “Estamos muito felizes com o crescimento observado em mais uma Operadora. Este é um claro indicativo de que estamos no caminho certo. Os famtours, em particular, são fundamentais para mostrar aos agentes a verdadeira essência da Paraíba. A experiência direta com nossos destinos e nossa hospitalidade cria uma conexão genuína e duradoura, que se reflete nas vendas e na promoção do nosso estado”, pontuou.
HOTÉIS – FALTA DE SINCRONIA E OBJETIVIDADE
Trata-se exatamente da Síndrome de Frankenstein nos Hotéis Brasileiros. Fazem um puxadinho para piorar a situação de todos, isto é, hóspedes e funcionários. A Síndrome de Frankenstein nos hotéis brasileiros é uma completa desordem arquitetônica e operacional, um problema que afeta cerca de 90% dos hotéis no país. A falta de planejamento nas áreas de serviço é um dos maiores desafios enfrentados. Os investidores frequentemente entregam projetos a arquitetos que nunca trabalharam em um hotel. O resultado não poderia ser pior. Hotéis lindos, mas com áreas de serviço mal planejadas, onde funcionários e fornecedores se misturam aos hóspedes, prejudicando a experiência e aumentando a ineficiência. Um hotel com um back of the house bem planejado permite que uma camareira limpe até 15 quartos por dia. Já em um hotel com a Síndrome de Frankenstein, essa mesma camareira pode limpar apenas cinco, aumentando os custos operacionais drasticamente. Investidores, é hora de consultar profissionais de hotelaria experientes! Perguntem-se: qual a porcentagem de espaço dedicada ao back of the house? Pense nos filmes de Missão Impossível, onde Tom Cruise corre por corredores e salas de máquinas – essas áreas existem em hotéis bem planejados. Simples e fácil assim.
AVIAÇÃO
Isso também acontece na aviação. Tenho certeza absoluta que os engenheiros e demais pessoas envolvidas no planejamento dos grandes aviões não voam nesses mesmos aviões, mas sim em jatos particulares. Já perceberam os espaços reservados a nós e a tripulação? Nos novos NEOS tiraram o banheiro lá do final do corredor, reduziram ainda mais o tamanho da cozinha traseira e colocaram o banheiro bem na cozinha ao lado da porta por onde entram o pessoal da manutenção e serviços. Um caos!
PRÊMIO SESI DE CULTURA
O SESI/SC abriu inscrições para Prêmio SESI Cultura Catarina. O objetivo é reconhecer talentos que impulsionam a cultura no estado. Serão escolhidos agentes em oito categorias e o prazo termina no dia 5 de outubro. Para participar é preciso residir em SC há pelo menos dois anos e comprovar atuação no cenário cultural. Inédito no estado, o prêmio distribuirá R$ 80 mil a agentes culturais locais, como artistas individuais, grupos, associações, fundações e empresas de pequeno e grande portes. A premiação será dividida em oito categorias: arte e educação, arte e inclusão, arte e comunidade, teatro, música, dança, arte circense e artes plásticas e/ou audiovisuais. Para participar é preciso residir em Santa Catarina há pelo menos dois anos e comprovar atuação no cenário cultural local durante este tempo. As regras completas estão AQUI. O prêmio será entregue no 1º Seminário de Indústria Cultural e Economia Criativa do SESI/SC, marcado para 30 de outubro, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. A entrada é gratuita, mediante inscrição aqui. O evento procura fortalecer o ecossistema cultural local, conectar profissionais, promover a cultura e impulsionar o desenvolvimento econômico e social. A programação completa está AQUI. Entre outros destaques, o seminário terá debates sobre temas relacionados à cultura, como arte e transformação social, equipamentos e bens culturais e profissionais da arte em Santa Catarina.
WINE EXPERIENCE CASTELO SAINT ANDREWS
A Campanha Gaúcha é reconhecida como lugar ideal para a produção de grandes vinhos por suas características climáticas incomparáveis. É a região do Brasil que possui a maior quantidade de horas de luz solar e a maior amplitude térmica do país. Amplitude térmica é a diferença de temperatura entre o dia e a noite, condição que favorece a maturação e das uvas e a concentração de substâncias que dão corpo e estrutura ao vinho. Ocupando esse terroir de destaque no cenário vitivinícola brasileiro, a pequena e moderna Vinícola Routhier & Darricarrère combina a tradição familiar no cultivo das videiras do velho mundo com a irreverência do novo mundo. Iniciado em 2002 pelos irmãos Pierre e Jean Daniel Darricarrère, franceses criados no Uruguai, a vinícola ganhou novo impulso com a chegada de Julio Gostisa, que se associou ao projeto inicialmente colaborando na criação e seu vinho ícone, o Salamanca do Jarau. Com rótulo ilustrado pela arte imortal de Gelson Radaelli, esse vinho evoca toda a magia da lenda que se passa em Quaraí, na região da Campanha Gaúcha.
Conduzida pelo próprio Julio Gostisa, a Wine Experience que será realizada na Adega do Castelo Saint Andrews, na sexta-feira, 13 de setembro, terá, além do Salamanca do Jarau, outros três rótulos da Routhier & Darricarrère. Abrindo os trabalhos, o Espumante Brut ReD, com 100% da uva Chardonnay colhida das parcelas de produção própria de Rosário do Sul e elaborado pelo método tradicional. Em seguida será servido o clássico Marie Gabi Rosé, vinho encantador, com 100% da uva Cabernet Sauvignon, criado para homenagear as mulheres que fazem parte da equipe e do dia a dia da vinícola ReD e reconhecido nacionalmente por sua impressionante elegância. A degustação prossegue com o Codename Chardonnay 2022. Envelhecido por 9 meses em barricas de carvalho francês novas de tosta média especiais, resultou em um vinho branco elegante, forte e estruturado. Em sua primeira safra foram elaboradas somente 478 garrafas. Encerrando a degustação, o Salamanca do Jarau. Este Cabernet Sauvignon vem de um vinhedo único (Single Vineyard). A fermentação ocorreu de forma espontânea, sem adição de leveduras selecionadas, e maturou em barricas de carvalho francês de segundo e terceiro uso. Somente 3.250 garrafas foram produzidas. Elaborado com mínima intervenção e sob o conceito de terroir extremo, atenção a todos os detalhes que valorizam a uva e a região.
FESTURIS & REPÚBLICA DOMINICANA
A ilha tropical caribenha com praias paradisíacas de areias branquinhas e água cristalina é a convidada de honra do 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo, a mais efetiva feira de negócios turísticos das Américas, que ocorre em Gramado de 7 a 10 de novembro. Exaltar a República Dominicana no Festuris é uma forma de reconhecer e valorizar o destino que registra crescimento significativo em sua movimentação turística. De acordo com Paola Gómez, diretora do Escritório de Turismo da República Dominicana no Brasil, este reconhecimento também exalta a participação contínua do seu país no evento e a divulgação entre os viajantes brasileiros. “Aceitamos com especial emoção a distinção que nos homenageia como país convidado do Festuris Gramado 2024 por ser a primeira edição da feira após as terríveis enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, com a certeza de que, graças ao esforço dos gaúchos e com um trabalho digno, o estado emergirá mais forte”, sublinha Paola.
A República Dominicana é o terceiro país convidado, o primeiro foi a Argentina e no ano passado o Uruguai, ambos com participação no Festuris desde as primeiras edições. “É uma honra muito grande poder contar com a República Dominicana com esse status de país convidado para representar esse destino com potencial gigantesco que é o caribe. Eles estão conosco há muitos anos, o país já era representado nas primeiras edições e passou a ter estande próprio em meados dos anos 2000, um estande lindo, dinâmico e vivo. É um orgulho tê-los com a gente, porque o Brasil é um alto consumidor dos atrativos e do produto República Dominicana, especialmente das praias, à exemplo da tão conhecida Punta Cana”, comentou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris. A ilha possui 1.600 km de costa e mais de 200 praias, muitas delas reconhecidas como as mais paradisíacas do mundo. E além das belas praias, o destino também tem uma oferta diversificada de aventuras como tirolesa, espeleologia (cavernas), rapel, parapente, rafting, canoagem, surf e mergulho. O turismo histórico é outra opção com igrejas e museus. E os passeios e experiências também são marcantes em atrações como rios e cachoeiras e muitos parques.
ECONOMIA E HISTÓRIA
A principal atividade econômica é o turismo, com uma ampla oferta de hotéis localizados sobretudo nas belas praias, atraem turistas de diferentes partes do mundo, especialmente dos Estados Unidos, Canadá, Rússia, Europa e da América Latina. As principais regiões turísticas são Punta Cana, Bávaro, Santo Domingo, Puerto Plata e Samaná. A gastronomia também é um ponto de destaque do país. A ilha possui sete aeroportos. Em apenas seis meses, a República Dominicana registrou uma movimentação turística de quase seis milhões de visitantes. Entre janeiro e junho, o país recebeu por via aérea 4.474.981 turistas, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2023. Já os passageiros de cruzeiros marítimos foram 1.475.745, registando um crescimento de 16% face ao ano passado. O montante chega a um total de 5.950.726. A informação foi divulgada pelo ministro do Turismo, David Collado. “O turismo dominicano alcançou não só a sua plena recuperação pós-pandemia, mas também um desempenho sem precedentes, tendo atingido a meta de 10 milhões de visitantes ao destino em 2023. Esse crescimento continuará em 2024 e o Brasil é parte essencial desses resultados, estando atualmente entre os 15 maiores em número de passageiros para a República Dominicana”, observa Paola.
NATAL LUZ PARA OS GAÚCHOS
Falando nisso, a Gramadotur acaba de lançar uma grande promoção e válida para os gaúchos. Para celebrar o mês Farroupilha, o Natal Luz celebra o orgulho e resiliência gaúcha com 50% de desconto para todos os gaúchos nos ingressos de duas grandes atrações do Natal Luz de Gramado no RS. O Nativitaten e O Grande Desfile de Natal são os espetáculos disponíveis para aquisição destes tickets promocionais. “O Natal Luz honra o povo gaúcho! Todos os gaúchos pagam meia entrada em todas as compras feitas neste mês de setembro”, conta Rosa Helena Pereira Volk, presidente da Gramadotur. A promoção é uma forma de apoio ao povo gaúcho. “Venha celebrar suas raízes e viver a magia do Natal em Gramado”, disse Rosa Helena. A venda de ingressos ocorre através do site oficial do evento. O 39º Natal Luz de Gramado acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025 e é apresentado pelo Bradesco. O copatrocínio é da Coca-Cola. A hospedagem oficial é da Laghetto e o apoio é da RBT Internet e Hasam Group. A promoção é da Prefeitura Municipal de Gramado e realização da Gramadotur.
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