Setor de viagens corporativas deve fechar o ano com R$ 15 bilhões de faturamento - Foto: Jefferson Severino
Alta no setor rodoviário e queda no setor aéreo, de novo! Segundo estimativas do último BI da Abracorp, o setor de viagens corporativas deve fechar o ano com um faturamento de aproximadamente R$ 15 bilhões, (10% superior ao ano passado) com R$ 13,505 bilhões e 18,5% acima do registrado 2019 (antes da pandemia). Essa projeção foi feita após a confirmação do faturamento de agosto, que atingiu R$ 1,1 bilhão, contra R$ 1 bilhão em 2023 e R$ 969 milhões em 2019. No semestre, o faturamento acumulado foi de R$ 6,863 bilhões. Em faturamento, os setores Hoteleiro e Rodoviário tiveram as melhores performances em agosto. O ramo Hoteleiro faturou R$ 341 milhões, frente a R$ 304 milhões em 2023 e R$ 249 milhões em 2019. Já o Rodoviário, no mesmo período, faturou R$ 5 milhões enquanto que em 2023, chegou a R$ 3 milhões e R$ 963 mil em 2019. “A grande notícia é que neste mês nos aproximamos dos números de transações que tivemos em 2019”, afirma Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp. O número total de transações de julho de 2024 foi de 1,709 milhões. Em 2023, foi de 1,684 milhões; e em 2019, 1,786 milhões.
O grande destaque do primeiro semestre foi o serviço rodoviário, que faturou R$27 milhões, apresentando um forte aumento, especialmente em relação a 2019, quando o faturamento foi de apenas R$ 4 milhões. No ano passado, o faturamento alcançou R$ 20 milhões. “Sem dúvida, esse foi um setor que se modificou e assumiu um espaço importante no nosso mercado, ocupando o espaço deixado pelos serviços aéreos”, avalia Machado. Em número de transações, entre os oito setores pesquisados, o setor rodoviário foi o destaque do mês de julho, com quase 31 mil transações, um salto em relação a 2019, quando foram registradas 22 mil transações. Os serviços aéreos ficaram abaixo dos números de julho de 2023 e 2019. Neste mês, o setor de hotelaria registrou 345 mil transações, ficando abaixo de 2019 (362 mil), mas um pouco acima de 2023 (330 mil).
FLYBONDI
A partir de agora a Flybondi, primeira low cost a conectar Brasil e Argentina, passa a voar para destinos brasileiros de e para o Aeroporto Jorge Newbery, o Aeroparque, em Buenos Aires. Dessa forma, as rotas para Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo agora também contam com a opção de sair dentro da capital argentina, o que se soma às operações internacionais que são realizadas a partir de Ezeiza, na região metropolitana da cidade, muito mais longe. Desde o início de suas operações na Argentina, em 2018, a Flybondi foi pioneira na categoria low cost e rapidamente se consolidou como a opção mais escolhida no país. Em 2024, é a segunda maior companhia aérea da Argentina, já tendo transportado mais de 12 milhões de passageiros, conectando 63% das províncias argentinas e três destinos no Brasil. A cia aéras tem uma frota de 15 aviões Boeing 737-800 NG com 189 assentos de classe única. Voa para 19 destinos domésticos: Buenos Aires, Bariloche, Corrientes, Córdoba, Jujuy, Mendoza, Mar del Plata, Neuquén, Posadas, Iguazú, Salta, Santiago del Estero, San Juan, Trelew, Tucumán, Puerto Madryn, Ushuaia, El Calafate e Comodoro Rivadavia. Atualmente também voa para três destinos internacionais, todos no Brasil: Río de Janeiro, São Paulo e Florianópolis.
AZUL CANCELA ROTAS E REATIVA OUTRAS
Com a Azul Cia Aérea é sempre assim. Só voa se for muito, mas muito lucrativo. Tanto que todos os voos diretor (50 minutos) de Florianópolis para Porto Alegre foram cancelados. Agora para chegar lá só depois de três horas via Campinas (Vira Copos). Mesmo voando com Embraer, de fácil operação pouso/decolagem, colocou a culpa no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Por sua vez, lançou na última sexta-feira (4) sua primeira rota direta entre o Acre e a região Sudeste, ligando as capitais Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Belo Horizonte (MG). Com dois voos diários, a companhia passa a conectar todas as 27 capitais do Brasil, fortalecendo sua presença na região Norte. A operação é realizada com aeronaves Airbus A320, oferecendo 50% mais assentos no aeroporto de Rio Branco. Como eu disse, até quando for bem lucrativo. Vale também comentar que a Azul estão com alto índice de cancelamentos de voo. Ela leva esperança para depois destruí-las. Os voos partem de Belo Horizonte às 8h50 e às 21h10, com chegada em Rio Branco às 11h05 e 00h35, respectivamente, e conexão em Porto Velho.
CANCELAMENTO DE VOOS
Falando nisso, só para você ter uma ideia, uma vez que as companhias aéreas mesmo nos cobrando caro demais por tudo e prestando um péssimo serviço, riem da nossa cara e, por conta disso, o Brasil tem uma média de 443 processos por dia por conta de cancelamentos de voo. Entre janeiro e julho desse ano, a justiça registrou um total 94 mil casos novos. Já entre 2022 e 2023, houve uma alta de 47% com uma variação de 100 mil para 148 mil processos. Os dados recentes foram obtidos a partir de levantamento com base no BI (Business Intelligence) do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), por meio da consolidação dos dados e da verificação dos assuntos presentes nas tabelas de gestão processual do órgão. São Paulo é o estado com o maior número de ações na Justiça de consumidores que viveram o voo cancelado em 2024, uma média de 68 processos todos os dias. Na sequência do ranking aparecem o Rio de Janeiro, com 50 casos diários, e a Bahia, com 35. Entre 2022 e 2023, o estado fluminense viu o total de casos novos aumentar de 8 mil para 17 mil. Outros estados com aumentos acentuados foram o Amazonas, com alta de 2 mil para 5 mil, e o Mato Grosso, de 5 mil para 10 mil. O Mato Grosso do Sul é a única federação que registrou queda, de modo que o total de ações novas diminuiu de 1,8 mil para 889. As companhias são frequentemente responsabilizadas por danos morais e materiais, com a Justiça estabelecendo valores que refletem o transtorno causado pelo cancelamento. Muitos casos discutidos na justiça hoje envolvem a falta de assistência das companhias e a razão pelo qual os cancelamentos ocorreram.
DIA DO HOTELEIRO
Dia do Hoteleiro dos eventos mais esperados pela hotelaria catarinense. O encontro já faz parte do calendário de comemorações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, e a cada ano, é prestigiado por um número cada vez maior de empresários do setor. Dessa forma, empresas que tenham interesse em estreitar relacionamento com atuais clientes, ampliar o contato da marca com empresários do setor e fazer novos contatos terá mais uma grande oportunidade. Para obter mais detalhes das cotas e formas de patrocinar, realizar ações de merchandising no evento podem ser obtidas através do e-mail comercial@abih-sc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7659, pois o número de cotas é limitado. Neste ano, o evento acontece nas dependências do IL Campanario Villaggio Resort, localizado em Jurerê Internacional/SC, no dia 05 de novembro e conta em sua programação, com a tradicional reunião de Assembleia Geral do Conselho Deliberativo na parte da tarde, seguida de palestra, momento para networking, encerrando com o jantar. Na oportunidade também será lançada a 7ª edição da Revista ABIH-SC e o lançamento da 36ª edição do Encatho & Exprotel. Ao todo são esperados cerca de 150 proprietários, administradores e gerentes de hotéis de Santa Catarina, além de autoridades, imprensa e fornecedores da indústria hoteleira. CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VAGA!
NOVA DIRETORIA
Falando nisso, e ao completar 59 anos, ABIH-SC celebra eleição da sua primeira diretora-presidente: Margot Rosenbrock, que será empossada como Diretora-presidente da ABIH-SC no dia 05 de novembro, durante as comemorações do Dia do Hoteleiro. Vale comentar que a nova diretora esteve presente na Feira Internacional de Turismo (FIT) Buenos Aires 2024, que em sua 28ª edição reuniu os principais players do mercado, entre os dias 28 de setembro a 1º de outubro, no La Rural Convention & Exhibition Center. Margot esteve presente no evento, reforçando o compromisso da entidade com o crescimento e a inovação no setor hoteleiro junto a líderes no turismo brasileiro, o que é sempre um indicativo de fortalecimento do setor, uma vez que a FIT é uma das maiores feiras de turismo da América Latina, reconhecida por reunir profissionais e empresas de diferentes partes do mundo, promovendo a troca de experiências e a divulgação de novas tendências e produtos turísticos. Margot Rosenbrock, que assume a presidência da ABIH-SC em 2025, aproveitou a oportunidade para estabelecer conexões estratégicas com parceiros nacionais e internacionais. Com formação em Administração de Empresas e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Margot Rosenbrock possui uma trajetória marcada pela liderança e inovação no setor hoteleiro.
Sócia e gerente comercial dos Hotéis Bella Camboriú e Rosenbrock, empreendimentos fundados por seus pais, Margot destaca-se pela sua capacidade de transformar desafios em oportunidades. Em 2010, coordenou o Grupo Gestor do Destino Indutor Balneário Camboriú e foi presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau por três mandatos. Atualmente, atua como Vice-presidente de Promoção do Destino na mesma entidade, reforçando seu compromisso com o crescimento do turismo catarinense.
BEACH TENNIS NO FESTURIS
O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, evento referência em negócios turísticos, traz uma nova atração para a edição deste ano: um torneio de Beach Tennis. Reconhecendo o papel cada vez mais importante do turismo esportivo, que movimenta bilhões e atrai milhões de viajantes pelo mundo, o evento se alinha às tendências globais, promovendo maior integração entre os participantes. Com vagas limitadas a 64 duplas e divididas em quatro categorias, o torneio é exclusivo para credenciados na feira, com inscrições abertas até 30 de outubro. O valor é de R$ 85 por pessoa. O torneio será realizado no dia 10 de novembro, nas quadras da Curta Beach Sports, em Gramado. “Queremos proporcionar um momento de descontração e fortalecer o networking entre os participantes, conectando o turismo com a prática esportiva”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris. O Beach Tennis está se alastrando rapidamente e tem gerado um forte impacto econômico e social, ao impulsionar setores como hotelaria, gastronomia e transporte, além de promover a inclusão social e estilos de vida saudáveis. “Além da feira de negócios, estamos acompanhando as tendências mundiais e o turismo esportivo está se tornando uma referência mundial que gera bilhões em receita em várias modalidades”, frisa Zorzanello. As vagas são limitadas em 64 duplas divididas em quatro categorias e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro, escaneando o QR Code no Instagram @festurisgramado. Mais informações: (54) 98146.7069 com a equipe Festuris.
WINE EXPERIENCE CASTELO SAINT ANDREWS
A Wine Experience na Adega do Castelo Saint Andrews apresenta Vinícola Vistamontes, uma referência à beleza natural da paisagem onde são cultivados vinhedos desde 1918, em uma bela colina no Distrito de Faria Lemos, Bento Gonçalves (RS). Idealizada pelo casal de enólogos Geyce Marta Salton e Anderson De Césaro, a Vistamontes se dedica a elaborar vinhos de pequenas produções que valorizam o terroir. Essa filosofia será demonstrada na Wine Experience conduzida pelos proprietários na Adega do Castelo Saint Andrews, no dia 11/10, às 18h. Iniciando pelo espumante Nature Rosé de Malbec, um produto que oferece uma experiência única, sendo um dos pouquíssimos elaborados pelo método tradicional com este icônico varietal. Nesta primeira edição foram elaboradas somente 607 garrafas. Em seguida será servido o Pinot Noir Vistamontes safra 2022. Um vinho inspirado nos renomados europeus, complexo, profundo e muito elegante. A degustação segue com o surpreendente Merlot Invoum safra 2022. Amadurecido em ovos de concreto, é um vinho cativante, que surpreende pela elegância e mineralidade, oferecendo uma experiência sensorial ímpar. Neste primeiro lote foram elaboradas 806 garrafas. Finalizando a degustação, será apresentado o ícone, Merlot Rebeldia safra 2022. Elaborado pela fermentação espontânea das uvas com 30% de cachos inteiros e engaços. Fermentado e maturado por 18 meses em barricas de carvalho francês novas, é um vinho sedutor e com grande potencial de guarda. Lote único de 723 garrafas. Reservas pelo telefone 54 3295-7700 e WhatsApp 54 3295-7721. Vagas limitadas.
FESTIVAL DE CHURRASCO GAÚCHO
Já nos dias 12 e 19 de outubro, no Jardim do Castelo, acontece o Festival imperdível do Churrasco Gaúcho. Linguiça artesanal campeira; Pão de alho; Picanha; Entrecot; Queijo Provolone; Coração de galinha; Costelão fogo de chão; Costelinha suína; Arroz branco; Farofa de panko; Vinagrete da campanha; Salada de folhas da horta do Castelo; Abacaxi assado na brasa ao açúcar e canela; Ilha de bebidas cobradas à parte. Não esqueça de fazer a sua reserva: 54 3295-7700 e WhatsApp 54 3295-7721. Vagas limitadas. Reserve todo o final de semana. O Castelo é o único hotel de montanha do Brasil e membro do seleto grupo Relais & Châteaux de hotéis de luxo em todo mundo. O Castelo Saint Andrews está em localização privilegiada: dentro de um condomínio particular no centro de Gramado, com muita privacidade, exclusividade e vista para o deslumbrante Vale do Quilombo. Possui 3 opções de acomodações sendo 11 suítes Castle, 8 suítes Mountain e 3 suítes no Mountain House – Uma casa exclusiva dentro do complexo Saint Andrews. Acomoda até sete pessoas com muito conforto e os serviços exclusivos de hotelaria do Castelo. O primeiro e único Exclusive House do Brasil é reservado àqueles que desejam desfrutar serviços diferenciados e totalmente personalizados em ambientes elegantes, intimistas e impecavelmente decorados com elementos clássicos e contemporâneos. Dos maravilhosos lustres tchecos à suave e exclusiva fragrância no ar, tudo foi pensado e criado sob medida para que cada momento seja especial e sua estada, inesquecível.
FUTEBOL DO FESTURIS
O tradicional torneio vai colocar frente a frente a Seleção Gaúcha e o Resto do Mundo no dia 9 de novembro. O duelo de integração está marcado para começar às 10h, no complexo da Vila Olímpica, na Várzea Grande. Após o jogo haverá um almoço de confraternização. O Festuris – Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Para este ano, o Festuris estima um crescimento entre 10% e 15%, com mais de 400 estandes na feira e mais de 50 destinos internacionais. Mais de 2.500 marcas devem participar.
TURISMO NA ESPANHA
Mais um recorde de turismo na Espanha ao receber em julho e agosto 21,8 milhões de turistas estrangeiros, segundo dados oficiais divulgados na última quarta-feira (2), e por conta disso surgem mais descontentamentos com a superlotação turística. E nós aqui não conseguims nem com vela acesa chegar aos 6 milhões. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a Espanha, o segundo destino turístico mais visitado do mundo, atrás apenas da França, recebeu 10,9 milhões de visitantes em julho e o mesmo número em agosto, o que representa 7,3% a mais do que no mesmo período de 2023, o recorde anterior. A maioria dos turistas é procedente do Reino Unido (4,17 milhões), França (3,75 milhões), Alemanha (2,49 milhões) e Itália (1,35 milhão). O número de americanos aumentou consideravelmente (+13%), com 858.000 chegadas registradas. Nos primeiros oito meses do ano, a Espanha recebeu um total de 64,8 milhões de visitantes, mais um recorde, de acordo com o INE. O principal destino foi a Catalunha (13,5 milhões), seguida do arquipélago mediterrâneo das Ilhas Baleares (11,2 milhões) e as Ilhas Canárias (9,9 milhões). Esta dinâmica foi acompanhada de um forte aumento dos gastos dos visitantes, que chegou a 86,7 bilhões de euros em oito meses (quase R$ 541 bilhões), 17,6% a mais que em 2023, com uma média de 187 euros por dia (R$ 1.167) por turista. Estes gastos são o “grande gol em favor do bem-estar, da coesão social, do desenvolvimento econômico de Espanha”, comemorou o ministro do Turismo, Jordi Hereu, comprometendo-se também com “a transformação do nosso modelo turístico”, em uma homenagem a quem vê com desagrado o grande número de turistas.
CIRCUITO DE CICLO TURISMO SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
Participe da inauguração do Circuito de Cicloturismo em São Pedro de Alcântara! O evento acontcerá no dia 13 de outubro, às 09;00hs, quando São Pedro de Alcântara abrirá oficialmente seu Circuito de Cicloturismo, um evento que promete ser uma aventura emocionante para ciclistas de todas as idades e níveis. Com uma rota completamente sinalizada, esta é a oportunidade perfeita para explorar a beleza natural da região de uma maneira única. O percurso foi especialmente preparado para proporcionar a melhor experiência aos ciclistas, seja você um iniciante ou um entusiasta do ciclismo. Novos “cicloAmigos”: O evento reunirá turistas, ciclistas e moradores locais, promovendo um dia de celebração, esporte e interação. Todos os inscritos receberão kits que incluem camiseta, sacochila, squeeze e outras lembranças. Além disso, haverá sorteios de brindes exclusivos aos participantes no final do trajeto! Confira a altimetria e grau de dificuldade AQUI. Esteja preparado para registrar cada momento do evento. Compartilhe suas fotos e experiências nas redes sociais para inspirar outros ciclistas e amantes da natureza. Durante o trajeto, os participantes contarão com três pontos de apoio, oferecendo água, frutas e banheiros. Haverá uma equipe com ambulância disponível para atendimentos em caso de necessidade. Além disso, a organização acompanhará o percurso com carros de apoio e uma moto equipada com água para auxiliar qualquer ciclista que precise. Todos os inscritos receberão um kit exclusivo composto por uma camiseta (Ramatex Têxtil com proteção UV50+), uma sacochila e uma garrafinha. O ingresso também oferece seguro com cobertura de R$ 30 mil para casos de morte ou invalidez, e até R$ 5 mil para despesas médicas. Além disso, todos os participantes receberão um Certificado de Conclusão! Faça sua inscrição CLICANDO AQUI! Em caso de condições meteorológicas adversas o evento será transferido para outra data.
Horário de verão poderá gerar impactos negativos no setor aéreo
Horário de verão poderá gerar impactos negativos no setor aéreo. Importantes associações do setor aeronáutico divulgaram nota no site da Abear – Associação Brasileira das Empresas Aéreas -, expressando sua opinião sobre a suposta volta do horário de verão ainda neste ano de 2024, e que, de acordo com as entidades: “Pode ter impactos substanciais para os passageiros e comprometer a conectividade do país”. Na nota, a Abear, junto da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), a International Air Transport Association (IATA) e a Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB), declararam acreditar que a possibilidade da restituição do horário de verão foi uma ação “tempestiva e sem prazo suficiente que considere as questões operacionais e logísticas do transporte aéreo”. Essa decisão súbita do atual desgoverno, para as associações, pode gerar alterações de horários do voos e, consequentemente, mudar os horários de saída e chegada, gerando a perda do embarque pelos clientes por apresentação tardia e eventual perda de conectividade. As empresas internacionais precisarão alterar os horários dos seus voos no Brasil, sofrendo a mesma disfunção citada. Estes ajustes geram a necessidade de reprogramação de voos, acomodação de última hora e alterações de planos de viagem dos passageiros. “Outros impactos diretos afetarão a escala de tripulantes, a disponibilidade de slots e a capacidade dos aeroportos, principalmente aqueles com restrições e escassez na alocação de novos horários”, declaram as entidades.
As instituições também declaram que o correto seria um aviso prévio com no mínimo de 180 dias entre o decreto e o início da mudança de horário, para que as mais de 40 empresas aéreas que atuam no Brasil passem a operar de forma efetiva e sem transtornos. “A falta de comunicação prévia para que as empresas aéreas ajustem os horários de voos e conexões, cuidadosamente definidos e já em comercialização desde o início do ano, pode resultar em grandes transtornos para a sociedade, especialmente durante a temporada de verão e festas de final de ano”, acrescentam as entidades que finalizam a nota solicitando ao Governo Federal que considere as necessidades da indústria aérea. A nota na íntegra pode ser lida AQUI.
FLORIPA AIRPORT – NOVO TERMINAL DE CARGAS
Foi inaugurado hoje o novo terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Florianópolis. A Zurich Airport Brasil investiu R$ 8 milhões na ampliação e construção de novos espaços e mais de R$ 2,5 milhões em equipamentos, totalizando R$ 10,5 milhões da concessionária. A ampliação triplica a capacidade total de armazenamento do terminal catarinense. Durante o evento, autoridades, clientes e convidados visitaram as novas áreas do terminal de cargas. Para as cargas que necessitam de temperatura controlada, foi construído um complexo com 1.850 m³ para atender uma forte demanda de insumos farmacêuticos. Com esse investimento, a capacidade de receber esse tipo de carga cresce em 400%. A expansão conta também com novos armazéns para carga seca que totalizam 1.000 m2 e triplicam a capacidade de armazenamento terminal catarinense. “O novo terminal é um projeto que atende ao crescimento acelerado do mercado logístico no Sul do país. Entregamos hoje mais uma obra de infraestrutura que contribui para o desenvolvimento de negócios em Santa Catarina e reforça a posição do Floripa Airport Cargo como líder na movimentação de cargas internacionais no estado”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
O terminal de cargas (TECA) do Aeroporto Internacional de Florianópolis vive o melhor momento de sua história. Em fevereiro deste ano se consolidou como o maior de Santa Catarina e nos primeiros seis meses de 2024 superou em 72% o recorde conquistado em 2023 na tonelagem de cargas movimentadas. De janeiro até agora foram 183 voos cargueiros e cerca de 651 importadores passaram pelo terminal da capital catarinense. Já no ano passado, os números apontaram um crescimento do terminal de 23% em relação a 2022, o melhor desempenho do mercado brasileiro, que registrou queda de 22%. Atualmente são três rotas cargueiras operando regularmente entre Miami e Florianópolis – operadas pela LATAM Cargo e pela Avianca Cargo – e 2 rotas semanais para Europa, ligando a capital de Santa Catarina a Amsterdã, na Holanda e Bruxelas, na Bélgica, com a LATAM Cargo. Além disso, desde o início do mês uma nova oportunidade de importação surgiu com o início da rota comercial da TAP, ligando Floripa a Lisboa. A expectativa é que o voo movimente 300 toneladas de mercadorias por mês em suas 3 frequências semanais. Os cargueiros que operam no Floripa Airport Cargo podem movimentar quase 10 mil toneladas por ano na rota dos Estados Unidos e 5.400 toneladas na rota que liga Europa e Florianópolis. Entre os principais produtos importados estão eletrônicos, insumos farmacêuticos, hospitalares e têxteis.
FIT BUENOS AIRES – RECORDE DE PÚBLICO
A FIT conseguiu de novo, superando todas as expectativas. Mais de 135 mil visitantes, mais 8% que na edição anterior, batendo todos os recordes tanto no público em geral como nas jornadas profissionais. Isto é a super indústria imparável do turismo e gigantesca força dos agentes de viagens como criadores de destinos, oportunidades e novos negócios. “Nos vemos na FIT 2025 de 27 a 30 de setembro” afirmou Andrés Deyá, presidente da FIT e FAEVYT (Federação Argentina de Associações de Empresas de Viagens e Turismo). FIT 2024: conectando o Turismo Global – A FIT 2024 se consolidou como o maior evento de turismo da América Latina, reunindo profissionais do setor e criando um espaço ideal para fomentar novas oportunidades de negócios. O evento não é apenas um local de exposição, mas um verdadeiro cenário de excelência para estabelecer contatos valiosos, expandir horizontes comerciais e explorar mercados emergentes. A feira é vista como uma plataforma que conecta as últimas tendências e tecnologias disruptivas ao setor, promovendo inovação e crescimento. Quem foi, marcou a diferença em seus negócios. A FIT América Latina tem se destacado por transcender o conceito de uma simples feira, tornando-se um espaço essencial para o fortalecimento das relações profissionais e o fomento de novas oportunidades no setor turístico. A próxima edição já tem data marcada, entre 27 e 30 de setembro de 2025.
FLUXO DE VISITANTES
Falando nisso, e para quem ainda não sabe, são mais de 350 viagens de Argentina-Brasil por semana e uma média de 50,8 voos diários. É dessa forma que se firma a relação entre os dois países, que estão quase quebrando um recorde de assentos em voos. No fluxo de visitantes durante os quatro dias da FIT BUENOS AIRES, percebeu-se claramente isso nas aeronaves. Os agentes de viagem extremamente valorizados na FIT, e os operadores procuraram o destino, buscando informações, principalmente sobre os voos novos, para os principais destinos além de Buenos Aires, isto é, Ushuaia, El Calafate, Bariloche, uma vez que a temporada de inverno 2025, comercialmente, já começou e é quando conseguimos os melhores preços juntos as companhias aéreas, operadores e agências de viagens. Houve um novo recorde de visitantes via terrestre, uma vez que por conta dos preços dos bilhetes aéreos, o setor rodoviário é uma área importante para a emissão do turista argentino que invade principalmente, o sul do Brasil a partir de Santa Catarina. Os operadores argentinos, as OTAs e as próprias operadoras e companhias aéreas observam como um mercado muito aquecido, até mesmo o próprio rodoviário. Sem dúvidas não só o Rio Grande do Sul está de volta ao mercado, mas o Brasil, como um todo, que está crescendo no turismo. Se não fosse o próprio desgoverno criar tantas dificuldades para vender facilidades, iríamos superar os 6 milhões de turistas. Mas, por conta de todos os dissabores e insegurança jurídica, nunca podemos esperar o melhor, mas sempre nos preparando para o pior. Exemplo disso é a exigência de vistos para mais de 60 países e o retorno da PERSE, que está novamente em pauta, fazendo o trade de turismo colocar o pé no freio.
TURISMO GLOBAL
Enquanto no Brasil cria-se dificuldades, vale ressaltar que nos sete primeiros meses de 2024 o turismo global registrou um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2023, o que representa grande recuperação e se aproxima dos níveis registrados antes da pandemia. O resultado é enfatizado pelo Barômetro do Turismo Mundial da ONU, que identificou cerca de 790 milhões de turistas viajando internacionalmente de janeiro a julho de 2024, uma redução de apenas 4% em relação ao mesmo período de 2019. O Skift apontou que todas as regiões do mundo mostraram sinais de alta, com destaque para o Oriente Médio, com guerra e tudo, já superou os números de 2019. Lá, o número de chegadas internacionais foi 26% maior que em 2019. A África também apresentou uma performance sólida, com um aumento de 7% nas chegadas, enquanto a Europa e as Américas recuperaram, respectivamente, 99% e 97% de suas chegadas pré-pandemia. Na Ásia e Pacífico, onde as restrições de viagens demoraram mais para ser retiradas, a recuperação alcançou 82% do volume registrado antes da pandemia. Os dados também indicam que dos 120 destinos monitorados, 67 recuperaram completamente os números de chegadas internacionais em 2024, em comparação com os números de 2019. Entre os países com melhor desempenho em relação a 2019 estão Catar (+147%), Albânia (+93%), El Salvador (+81%), Arábia Saudita (+73%) e Tanzânia (+49%). Em relação à geração de receitas, também houve uma significativa recuperação. Nos primeiros seis meses deste ano, 47 dos 63 países com dados disponíveis já tinham retornado aos níveis observados em 2019. Em muitos casos, o crescimento foi de dois dígitos em comparação ao período antes da pandemia, reforçando a recuperação econômica global e o papel crucial do setor nessa retomada. O Índice de Confiança do Turismo da ONU, que mede as expectativas para o setor, apresentou um leve declínio para o último quadrimestre de 2024, registrando 120 pontos. Esse valor, embora positivo, está abaixo das expectativas mais otimistas registradas entre maio e agosto, quando o índice atingiu 130 pontos em uma escala que vai de 0 a 200.
FESTURIS E O MERCADO URUGUAIO
Já para o Uruguai, o turista brasileiro significa uma expressiva parcela de visitação no país. Além da proximidade, existe muita singularidade entre as duas nações e, de acordo com o diretor de vendas e relações institucionais do Enjoy, Javier Azcurra, 40% dos hóspedes do empreendimento são do Brasil. A informação foi revelada durante o lançamento internacional do Festuris em Punta Del Este. Promover o lançamento da feira de negócios turísticos mais efetiva da América no Uruguai tem relação com a irmandade entre o país e o evento gramadense que vai ocorrer de 7 a 10 de novembro. A solenidade ocorreu no Enjoy Punta Del Este, onde o diretor Azcurra recebeu os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, bem como o ministro do Turismo do Uruguai, Eduardo Sanguinetti e o diretor geral de turismo de Maldonado, Martin lá Ventura. No ato, Azcurra reafirmou o compromisso do Festuris em conectar culturas, destinos e impulsionar o turismo brasileiro e gaúcho. Ele reconheceu que um dos grandes incentivadores ao atrair o público brasileiro para o seu país tem relação com os cassinos e o jogo do poker. “Temos uma movimentação elevada durante o ano todo, com ocupação média que fica acima de 80% inclusive no inverno, sendo que quase metade dos nossos hóspedes são brasileiros”, revelou Azcurra.
O ministro Sanguinetti exaltou a importância dos brasileiros para a economia turística do seu país e destacou a Feira Internacional que ocorre em Gramado como um dos grandes responsáveis pelo sucesso na divulgação do seu destino. “Estamos cada vez mais irmanados, com cada vez mais pontos em comum e o Festuris é a feira mais importante da América. O Brasil e o restante do mundo estão no Festuris e isso interessa muito para o Uruguai”, disse o ministro. “Uruguai foi um dos primeiros países a estarem no Festuris, no ano passado foi o grande homenageado do nosso evento e naturalmente que pela proximidade geográfica que temos, por isso escolhemos fazer esse lançamento aqui”, comenta Zorzanello. “O Uruguai é a nossa casa quando se fala na internacionalização do Festuris. Temos um vínculo cultural e histórico muito forte, temos orgulho de ser irmão deste país. Sua colaboração e apoio tornam possível a realização deste evento, que é um verdadeiro símbolo de união e celebração do turismo”, destacou Marta. O Festuris – Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Em 2023, vieram 2500 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 27 mil metros quadrados de área. A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro.
GRUPO BROCKER & EVENTOS CORPORATIVOS
O Grupo Brocker tem registrado uma retomada no turismo de negócios na Serra Gaúcha neste segundo semestre. Referência em turismo na região, a Brocker atua em diversas frentes, inclusive como produtora de eventos corporativos, segmento que enfrentou queda no Rio Grande do Sul após a enchente de maio. “Os primeiros meses foram difíceis, quase todos os eventos foram remarcados ou cancelados. Mas, desde agosto voltamos a ver os eventos acontecerem no Rio Grande do Sul, como o Congresso de Câncer de Mama, com jantar promovido pelo Laboratório Lilly produzido pela Brocker Eventos, e o aumento da procura do destino para eventos ainda esse ano e ano que vem”, observa Amanda Ramires, gerente do departamento no Grupo Brocker. “Agora, em setembro, estivemos envolvidos na entrega da viagem da ICATU – Imersão Gramado 2024. A diretoria da Icatu Seguros optou por trazer este encontro, que seria realizado em Londres, para a Serra Gaúcha, de modo a contribuir na retomada do turismo no Rio Grande do Sul”, acrescenta. De 19 a 22 de setembro, a imersão reuniu 120 convidados, com programação que incluiu palestrantes internacionais e eventos fechados no Space Adventure Parque NASA, no Parque Bondinhos Canela e no NBA Park Gramado. A festa de encerramento ocorreu no Parque Gaúcho, em alusão ao 20 de setembro, data da Revolução Farroupilha. “O Grupo Brocker é um dos fornecedores gaúchos da viagem da Icatu para Gramado, o que marcou a retomada do turismo de negócios na região” afirma Amanda. Segundo a gestora, a empresa também trabalha como produtora de eventos corporativos em outros estados. “Temos outros eventos previstos até o fim do ano em Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo. Com a retomada no segundo semestre, tanto na Serra Gaúcha quanto no resto do país, estamos reforçando cada vez mais nosso atendimento em todo o Brasil”, completa.
BUSTOUR & DIA DAS CRIANÇAS
O Bustour, City Tour oficial de Gramado e Canela, está com uma novidade para o mês da criançada. De 01 a 31 de outubro, crianças acompanhadas por um adulto não pagam ingresso para fazer o passeio pelos principais atrativos da região nos famosos ônibus panorâmicos. Durante a promoção, na compra de ticket para um dia de uso adulto, o cliente ganhará ticket para uma criança de 6 a 12 anos como cortesia. O Combo Especial Bustour Dia das Crianças pode ser adquirido ao longo do mês de outubro, de 01/10/2024 a 31/10/2024. Os tickets, válidos para um dia de passeio, devem ser usados na mesma data. Com o combo, o passeio para adultos acompanhando criança de 6 a 12 anos fica por R$ 88,00 e criança de 6 a 12 anos acompanhada de melhor idade por R$ 78,00. Passando por mais de 40 atrações turísticas de Gramado e Canela, o Bustour possui uma rota exclusiva, com paradas que proporcionam autonomia e flexibilidade aos passageiros, que podem descer nos lugares desejados quantas vezes desejarem ao longo do passeio.
Conhecido pelos ônibus panorâmicos vermelhos que percorrem mais de 40 paradas nas duas cidades, o Bustour iniciou sua jornada em 2003, quando Adriane Brocker Boeira Guimarães começou a idealizar seu projeto. Após anos de estruturação e planejamento, inspirado nos veículos de dois andares usados na Europa e nos principais destinos turísticos do mundo, em 2013 o Bustour ganhou as ruas da Serra Gaúcha. Acompanhando a evolução da nossa região, no que diz respeito ao entretenimento, as rotas do Bustour tiveram um papel de grande importância para facilitar a conexão de diversos parques de Gramado e Canela. Além disso, a tecnologia tornou-se um dos principais diferenciais do atrativo, que oferece um aplicativo de uso gratuito, que garante aos usuários acompanharem em tempo real onde o Bustour está e em quanto tempo chegará na parada mais próxima ao turista.
CONGRESSO DA BOA LEMBRANÇA
A charmosa cidade serrana de Campos do Jordão (SP) sediará, entre os dias 8 e 10 de outubro, o Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL). Este evento anual é particularmente significativo em 2024, pois marcará as celebrações dos 30 anos da entidade. O cronograma começará no dia 8 de outubro com a chegada dos associados em Campos do Jordão, seguido de um jantar de boas-vindas exclusivo para associados e seus acompanhantes. A noite está sendo organizada pelos restaurantes Le Foyer, Confraria do Sabor e Restaurante Ludwig, associados da ARBL em Campos do Jordão. No dia 9, o Hotel Serra da Estrela receberá a Assembleia Geral Ordinária. Momento para os associados e o corpo diretivo planejarem 2025. Entre as pautas mais aguardadas, a eleição da nova diretoria, além de votação e aprovação dos novos associados. À noite, o Restaurante Le Foyer comandará o jantar oficial do congresso. Aberto ao público, o evento buscará fortalecer o relacionamento com os entusiastas da boa mesa e confraternizar com associados e colecionadores as três décadas da ARBL com a entrega de uma cerâmica comemorativa. O dia 10 tem programação livre. Prato cheio para os associados aproveitarem a bela cidade na Serra da Mantiqueira. Para mais informações CLIQUE AQUI.
CAMINHO DOS SABORES
As inscrições para o concurso “Caminho dos Sabores” se encerram no próximo dia 10 de outubro. Ao melhor estilo de um reality show culinário, a disputa seleciona alunos que ganharão 10 bolsas integrais para cursar dois cursos de Gastronomia oferecidos pelo resort em parceria com o Instituto Mix de Profissões: Chef Profissional Internacional e Confeitaria e Panificação. Os dois cursos serão oferecidos no Costão, através de uma parceria firmada pelo resort com a instituição de ensino, que originou o projeto “Transformando Futuros Chefs”. O objetivo da parceria é abrir portas para o desenvolvimento pessoal de futuros profissionais de gastronomia, como chefs de cozinha e panificadores. Os 20 selecionados para o Caminho dos Sabores serão convocados para participar da prova prática marcada para 15 de outubro, no Costão do Santinho. Na ocasião, os participantes terão que realizar uma receita completa a definir e serão avaliados por uma banca de jurados, que apontarão os ganhadores das bolsas integrais. “A ideia é ter uma escola do Instituto Mix dentro do Costão, com vagas para colaboradores e para a comunidade, em outras diversas áreas, e não apenas na Gastronomia”, destaca o co-presidente operacional do Costão, Leonardo Freitas, idealizador do projeto. “A parceria reflete o compromisso do Costão em promover educação e desenvolvimento, oferecendo a todos a chance de crescer pessoal e profissionalmente”, completa. Mais informações via WhatsApp (48) 98835-9359. Confira o regulamentoAQUI.
OKTOBERFEST BLUMENAU
De 9 a 27 de outubro, Blumenau (SC) se transformará. Uma das maiores Oktoberfest do mundo traz à cidade milhares de visitantes que encontram no Parque Vila Germânica uma programação gastronômica e cultural intensa, que celebra os imigrantes que colonizaram a região há 200 anos. Mas nem só de tradição vive o evento: a cada ano, novidades são apresentadas aos visitantes para deixar a experiência da Oktoberfest ainda mais memorável. Mais de 40 cervejas diferentes para acompanhar o pirulito de torresmo. A Bier Vila, tradicional bar especializado em cerveja artesanal que fica dentro do Parque Vila Germânica, terá a maior taplist da história: serão 40 cervejas diferentes servidas no mesmo lugar. 29 cervejarias estarão representadas. Além da lista de cervejas e dos tradicionais pratos inspirados na gastronomia dos imigrantes alemães, a Bier Vila também vai ampliar o menu de pratos divertidos. Somam-se ao já conhecido pirulito de torresmo o churros de polenta com linguiça Blumenau e o pirulito de joelho de porco. Uma das novidades do Empório Vila Germânica para esta Oktoberfest é o Armazém Blumenau. A loja, localizada no complexo que fica junto ao Parque Vila Germânica, comercializa souvenires gastronômicos da cidade como cervejas, biscoitos, geleias, chocolates e salgados, além de uma linha de itens personalizados como bolsas de couro.
FESTA DA CERVEJA
Há quem seja um apreciador de boas cervejas e das boas opções gastronômicas. Assim como quem se divirta com música, momentos ao ar livre e atividades lúdicas com a família. E para quem carrega um pouco de todas essas características, uma data já deve estar anotada na agenda: nos dias 23 e 24 de novembro acontece em Gaspar (SC) a Das Bierfest. Além das cervejas e da gastronomia servida pelo restaurante que fica junto à fábrica, o público poderá aproveitar ainda atrações musicais, atividades de aventura, pesca, feira de marcas locais e fazer um tour cervejeiro. A programação da Das Bierfest, é dedicada a promover uma experiência ao ar livre para todas as pessoas e idades. “Nós amamos cerveja e nos dedicamos muito ao produto. Vale comentar que hoje funcionam no Brasil mais de 1,8 mil cervejarias. De fatro, o mercado da cerveja artesanal mudou muito e caminha, cada vez mais, para a valorização do que é local, dos produtos que são fabricados perto da casa das pessoas e se relacionam de forma muito próxima com as suas comunidades. Para já reservar seu ingresso e receber informações exclusivas sobre o evento, basta CLICAR AQUI.
RESTAURANTES FINOS
Quando você procura o crème-de-la-crème, vale a pena ficar na lista de espera desses lugares. Imagine: toalhas de mesa brancas, os melhores chefs e pratos inesquecíveis. O Travellers’ Choice – Os melhores dos melhores celebra o mais alto nível de excelência em viagens. Ele é concedido a quem recebe um grande volume de avaliações e opiniões positivas da comunidade do Tripadvisor em um período de 12 meses. Dos 8 milhões de perfis, menos de 1% alcança esse marco. O Bona Tratoria em foz do Iguaçu, é um desses raros lugares que não deixo de visitar quando estou na Capital das Cataratas, e que está nessa lista super exclusiva da TripAdvisor. A equipe da Isabel e do Iti, sem dúvidas, merecem todos os prêmios e todos os aplausos. O lugar é um dos pontos turísticos gastronômicos do mundo! Sem dúvidas a Belinha e o Iti, que viajam, agregam sempre novidades para manter essa honrosa e merecida posição. Um restaurateur que se prese jamais pode ficar esperando o cliente atrás do balcão ou com um garçom na rua com uma plaquinha chamando-os. Mas sim oferecendo muita qualidade, e isso, o Bona tem de sobra.
TURISMO ITAIPU
As atrações turísticas do lado brasileiro da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), atraíram 36.782 visitantes em setembro. No ano, o número de visitação soma 351.479 pessoas. Para o feriado de Nossa Senhora Aparecida, também Dia das Crianças, em 12 de outubro, o Complexo Turístico Itaipu (CTI), que opera o serviço na hidrelétrica, prepara uma série de atividades lúdicas para garantir a diversão da criançada. Os turistas que mais visitaram o CTI, em setembro, foram os brasileiros, com 33.772 visitações. Os argentinos somaram 502 visitantes e os chilenos, 351, seguidos de outros estrangeiros. Dos municípios lindeiros ao reservatório de Itaipu, a demanda foi de 2.714 pessoas atendidas. Os passeios mais procurados, pela ordem, foram o Itaipu Panorâmica, com 25.219 turistas; o Itaipu Especial, com 4.854 entradas; o Refúgio Biológico Bela Vista, com 3.970; o Itaipu Iluminada, com 1.731; o Ecomuseu, com 974; e o passeio de bicicleta, com 34 pessoas. O apoio ao turismo está vinculado a vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, como os de número três (Saúde e Bem-Estar), 10 (Redução das Desigualdades) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).
TURISMO & CULTURA SUSTENTÁVEL
Nos dias 30 e 31 de outubro de 2024, Belo Horizonte será sede do 1º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável, que ocorrerá no espaço The One. O evento, organizado pela Efkaz Turismo Eventos e Cerimonial, com apoio da Belotur e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), tem como objetivo discutir práticas e tendências sustentáveis no setor de turismo e cultura. A programação do congresso inclui palestras sobre temas centrais como governança no Turismo, inovação e tecnologias sustentáveis, gestão sustentável, preservação do patrimônio cultural, acessibilidade e inclusão no Turismo e economia circular. O encontro é voltado para profissionais da área, acadêmicos, empresários e líderes interessados em moldar o futuro do Turismo sustentável no Brasil. Entre os palestrantes confirmados estão: Alexandre Garrido; Bela Gil; Barbara Menucci (Belotur); Camilo Torquato; Fabricio Soler, Alline Goulart; Vinícius Crespo (IFES); Filipe Condé; Naná Prado; Guilherme Justino; Luciana Freitas; Luiz de Midea. O evento é uma oportunidade para trocar experiências e conhecer iniciativas inovadoras em Turismo sustentável. As inscrições já estão abertas AQUI, e as vagas são limitadas. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: contato@ctcsustentavel.com.br.