Enoturismo, ecoturismo e turismo experiência crescem no Brasil e abrem novos mercados - Vindima Castelo Sant Andrews - Gramado/RS
Ecoturismo e Turismo de experiência crescem no Brasil e abrem novos mercados – O turismo de experiência já é o responsável por aproximadamente 60% do faturamento dos pequenos negócios da indústria do turismo no Brasil. É o que aponta uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do TRVL LAB, laboratório de inteligência de mercado em viagens. Segundo o levantamento, as experiências vivenciadas em uma viagem são a maior motivação de praticamente 9 em cada 10 turistas brasileiros. O contato com a natureza e o ecoturismo estão entre os maiores interesses desse público (57%) e quase 70% buscam por momentos de relaxamento. Segundo a analista de Competitividade do Sebrae, Germana Magalhães, o Brasil tem muito a ganhar com o fortalecimento desse perfil do turista nacional e estrangeiro. Ela destaca que o levantamento do Sebrae mostra que o brasileiro está sintonizado com o comportamento do mercado global, que tem registrado um crescimento expressivo do turismo de experiência.
“Motivado principalmente pelo impacto do período de isolamento social gerado pela pandemia, o ato de viajar se fortaleceu como uma atividade exploratória, com foco em experiências para se aproveitar o melhor de cada lugar. Essa atitude tornou-se fator determinante para a escolha, inclusive, dos destinos”, afirma a analista de Competitividade do Sebrae, Germana Magalhães. “Além de termos um país rico e diverso, que oferece atrativos que vão da floresta Amazônica às praias, do Pantanal às serras gaúchas, temos também um povo com uma cultura única”, acrescenta a especialista. Dados do Sebrae mostram que o ecoturismo já é ofertado em 66% das empresas dessa indústria e que a busca pelo turismo de experiência vem crescendo na ordem de 30% ao ano.
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, lembra que a indústria do turismo é uma das atividades econômicas que mais contribuem para a descentralização de renda, porque envolve uma ampla cadeia de setores e profissionais, criando oportunidades em diversas áreas e localidades. Desde grandes redes de hotelaria, empresas de transporte, até restaurantes e comércios locais, o turismo gera empregos e renda em regiões que, muitas vezes, dependem dessa atividade como principal fonte de recursos. “Ao atrair visitantes, o turismo dinamiza a economia de cidades e regiões, incentivando o crescimento de negócios e proporcionando a criação de empregos diretos e indiretos. Além disso, o turismo beneficia de forma significativa profissionais autônomos, como guias turísticos, artesãos, vendedores de produtos locais e prestadores de serviços, que encontram no fluxo de turistas uma clientela diversificada e em constante renovação”, explica Lima. Para o Sebrae, o turismo de aventura ou turismo de experiência potencializa ainda mais essa descentralização de renda, ao atrair um perfil de viajante disposto a explorar locais menos convencionais, como áreas rurais, montanhas, florestas e pequenas comunidades. “Esse tipo de turismo valoriza o contato com a natureza, a cultura local e as tradições, criando oportunidades para o desenvolvimento sustentável das pequenas localidades. Ao incentivar o consumo de serviços e produtos autênticos e locais, essa modalidade de turismo fortalece economias regionais, diversifica as atividades econômicas e gera impacto positivo na renda e na infraestrutura das regiões visitadas, contribuindo para o crescimento do país de forma mais equilibrada e inclusiva”, conclui Décio Lima.
DESTINOS INTELIGENTES
O Sebrae desenvolve o Programa Turismo Futuro Brasil em 12 municípios brasileiros, por meio de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As cidades de Belo Horizonte (MG), Pirenópolis (GO), Novo Airão (AM), São Luís (MA), Belém (PA), Bombinhas (SC), Bonito (MS), Ilhabela (SP), Paraty (RJ), Curitiba (PR), Recife (PE) e Penedo (AL) são alvo dessa iniciativa, que tem como objetivo fomentar as diretrizes do Destino Turístico Inteligente (DTI), como acessibilidade, sustentabilidade, inovação, tecnologia, criatividade, entre outros. As cidades selecionadas estão recebendo o apoio de uma consultoria externa que, em parceria com representantes dos setores público e privado e do terceiro setor desses municípios, está desenhando ou atualizando estratégias de desenvolvimento turístico. Como parte da iniciativa estão sendo construídos planos operacionais para colocar essas estratégias em prática, priorizando as ações para cada etapa. Além disso, as ações mais relevantes contarão com o apoio na fase de implementação.
CASTELO SAINT ANDREWS & FESTIVAL SETE LENDÁRIOS
Ainda sobre turismo de experiência, exclusivamente no sábado, 23 de novembro, às 19h30, no Castelo Saint Andrews, em Gramado (RS), a prova de sete rótulos ícones da Miolo, safra 2022. “Temos sido presenteados pela mãe natureza. Ao colher uvas extraordinárias, somos desafiados a aplicar todo nosso conhecimento, tecnologia e sensibilidade para elaborar vinhos ícones”. A frase é do enólogo e diretor superintendente do Miolo Wine Group, Adriano Miolo, e define as condições que deram origem a uma coleção singular: Os Sete Lendários da Miolo, expressão mais autêntica dos quatro terroirs em que a empresa atua. Trata-se de um verdadeiro tesouro em forma de vinho que nasceu na espetacular vindima de 2018; evoluiu na Safra das Safras, em 2020; e chegou ao ápice em 2022 – ano da colheita dos sete ícones que serão apresentados pelo próprio Adriano Miolo em um jantar harmonizado no Restaurante Primrose, no luxuoso hotel Castelo Saint Andrews, em Gramado (RS), dia 23 de novembro, às 19h30.
Os sete vinhos que integram a coleção, todos nobres (com 15% de álcool), serão degustados em um menu especialmente elaborado para valorizar as características de cada terroir. A experiência terá início com uma breve apresentação da filosofia que resultou na criação de cada identidade. Para o brinde de boas-vindas será servida uma taça do melhor e mais raro espumante da Miolo, Íride, com 10 anos Surlie (evolução na garrafa em contato com as leveduras). Finalizando esse precioso jantar, todos degustarão um cálice do vinho de sobremesa Miolo Late Harvest Licoroso, feito com a uva Viognier colhida tardiamente para concentrar o açúcar natural da fruta. Vale destacar que o premiado Restaurante Primrose, do Castelo Saint Andrews, foi eleito em setembro deste ano pela revista Prazeres da Mesa com o título de Excelência em Vinhos Brasileiros, assim como Melhor Carta de Vinhos de Grande Excelência.
VIAGENS CORPORATIVAS
Mais um recorde em viagens corporativas. De acordo com o Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), desenvolvido pela FecomercioSP em parceria com a Alagev, indicou que as despesas empresariais com viagens corporativas em agosto de 2024 somaram R$ 12,1 bilhões, representando um aumento de 8,2% em relação a agosto de 2023 e marcando o maior valor registrado para o mês desde o início da série histórica, em 2011. No acumulado do ano, o faturamento do segmento alcançou R$ 82,6 bilhões, um crescimento de 4,9% em comparação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho reflete o crescimento contínuo do mercado, impulsionado pelo aumento das tarifas de hospedagem e transporte, combinado com uma demanda crescente. Dados do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) mostraram que, entre agosto de 2023 e 2024, os preços médios de reservas em hotéis no Brasil subiram 13,4%. Já a ANAC apontou um aumento de 5% nas tarifas de transporte aéreo no mesmo período. “Agosto é um bom período para o mercado, pois não tem feriados prolongados. É também quando as atividades empresariais se intensificam após as férias de julho, marcando o início do segundo semestre”, destacou Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev. O crescimento do PIB brasileiro em 3,1% durante o período também impulsionou o setor. “O valor histórico atingido em agosto reforça a relevância das viagens corporativas para a economia do país”, acrescentou Luana. A expectativa para os próximos meses é positiva. Conforme discutido na 16ª edição da Global Business Travel Association (GBTA), Suzanne Neufang, CEO da associação, previu que o faturamento anual de 2024 pode chegar a R$ 165 bilhões, colocando o Brasil em posição de destaque no cenário global.
CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO
Nos dias 8 e 9 de novembro, a FloripAmanhã esteve presente no VII ECriativa, encontro anual da Rede Brasileira de Cidades Criativas da UNESCO, realizado pela primeira vez no Recife. A associação foi representada por Anita Pires, coordenadora do programa “Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia”, e Márcia Teschner, secretária executiva da FloripAmanhã. O evento reuniu representantes das 14 cidades brasileiras reconhecidas pela UNESCO para trocar ideias e fortalecer o papel da cultura e da economia criativa. Durante o encontro, Anita Pires conduziu uma reunião sobre os próximos passos da rede, com apresentações de cada cidade sobre suas ações e desafios. No segundo dia, o I Fórum Nacional dos Territórios Criativos promoveu discussões sobre parcerias entre setores públicos e privados, reforçando a importância de uma rede nacional de territórios criativos. A Assembleia da ECriativa encerrou o evento com uma avaliação dos resultados e uma conversa sobre o desenvolvimento do Estatuto da Rede. Além das atividades, os participantes puderam aproveitar o “Palco Recife Cidade da Música” e roteiros culturais pelo bairro do Recife, celebrando a rica tradição musical da cidade. A FloripAmanhã de fato contribui para esse movimento de valorização da cultura e da criatividade como motores de desenvolvimento sustentável para Florianópolis e outras cidades brasileiras.
PLATAFORMA VIVA O RIO GRANDE DO SUL
Com o objetivo de ajudar o turista a desbravar a gastronomia e natureza de todo o território gaúcho, a plataforma Viva o RS passa a oferecer mais de 350 experiências no Rio Grande do Sul e se consolida como uma das principais referências de informações turísticas da Região Sul. A iniciativa da Wine Locals, do Sebrae/RS e da Secretaria de Turismo (Setur) apresentou até setembro de 2024 um crescimento de 100% nos cadastramentos, em relação ao mesmo período de 2023, e já alcançou mais de 150 mil visualizações e 20 mil acessos únicos, com mais de 10 mil intenções de compra. No Instagram, as visualizações já alcançaram 1,3 milhão, com 3,4 milhões de contas atingidas. “Todas as opções que estão no site passam por uma curadoria feita por um time estratégico, que viaja pelo Estado em busca das melhores opções e lugares turísticos. É possível encontrar os passeios e experiências por motivações ou regiões, com diversas atividades e informações completas, desde orientações, valores, fotos e vídeos. Essa gama completa de conteúdo vem atraindo mais visitantes e parceiros, fatos que consolidam nosso crescimento”, explica Matheus Vigel, COO da Wine Locals, umas das entidades que promovem a iniciativa.
Mais do que proporcionar informações e auxiliar turistas regionais, nacionais e internacionais para conhecer o Rio Grande do Sul, o Viva o RS atua de forma permanente para fomentar e promover o turismo de gastronomia e a natureza do Estado. “Além de ser reconhecido como principal fonte de informação e guia para futuras viagens, queremos proporcionar experiências e eventos inesquecíveis para quem busca realizar turismo no Rio Grande do Sul. Com inovação, queremos apoiar o setor de turismo local, promovendo o desenvolvimento do empreendedorismo gaúcho”, detalha Amanda Bonotto Paim, Coordenadora de Turismo do Sebrae RS. Para estar ainda mais perto do público, o Viva RS aposta na criação de conteúdos atraentes e compartilháveis. A estratégia conta com a cobertura em tempo real de experiências e eventos, além de uma curadoria de conteúdo direcionada pela jornada do consumidor e adaptada aos diferentes tipos de público. Os próximos passos do projeto também compreendem proporcionar uma plataforma trilíngue, uma Concierge Digital – sugestão de roteiros personalizados – e um dashboard com dados de inteligência para parceiros.
O VIVA RS É uma plataforma de turismo focada em promover as riquezas gastronômicas e naturais do Rio Grande do Sul, oferecendo uma curadoria de experiências selecionadas por uma equipe dedicada que viajou pelo estado em busca dos melhores passeios. No site, o turista pode explorar atividades por interesses específicos ou regiões, com informações completas que incluem orientações, valores, fotos e vídeos. Além de disponibilizar experiências mapeadas, o Viva oferece suporte para que novos parceiros, como empresas de turismo e restaurantes, se cadastrem e façam parte do catálogo. A plataforma também fornece estratégias de vendas para parceiros que ainda não possuem e-commerce, conectando-os com players importantes de hospedagem, transporte e reservas, facilitando a jornada do turista e dos fornecedores de serviços.
PELOS CÉUS DO BRASIL
Em breves dias teremos uma nova companhia aérea cruzando os céus do Brasil. Lamentavelmente não é para passageiros. Trata-se da Levu Air Cargo, companhia aérea cargueira brasileira, que recebeu o Certificado de Operador Aéreo (COA) pela Anac e agora poderá operar comercialmente com voos cargueiros com jatos Airbus A321PCF. O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira, dia 7 de novembro de 2024, pelo superintendente de Padrões Operacionais, conforme as normas estabelecidas pelo Regimento Interno da Anac e a legislação vigente. Com sede em Campinas (SP), ainda não há data marcada para os voos começarem, que também será a primeira a operar um Airbus cargueiro da família A320 no Brasil, e em breve será seguida pela concorrente Azul Cargo.
FESTURIS – COBERTURA INTERNACIONAL
A 36ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado superou as expectativas, mantendo o ritmo das edições anteriores. Em 2024, o evento, norteado pela temática Conexão Futuro, contou com a presença de mais de 30 jornalistas do exterior, que vieram a Gramado para participar do Festuris. Vieram jornalistas de países como Portugal, Estados Unidos, Espanha, Argentina, Uruguai, Paraguai, Perú, Colômbia, República Dominicana, Equador entre outros, o que gerou uma divulgação significativa para a cidade, e para o evento, em seus países de origem. Por ser realizado há 36 anos em Gramado, na cidade natal das fundadoras, Marta Rossi e Silvia Zorzanello, o Festuris tornou tradicional proporcionar experiências para um grupo seleto de profissionais da imprensa internacional para conhecerem a região. A programação deste ano levou 16 comunicadores para uma imersão turística em Gramado e Canela. O roteiro contemplou diversos pontos turísticos como o famoso Lago Negro, a conhecida Rua Coberta, a principal Avenida do município entre outros lugares, além de parques temáticos. E durante as refeições, os jornalistas ainda conseguiram provar um pouco da gastronomia típica, como o churrasco gaúcho e as receitas da culinária italiana trazida pelos imigrantes que colonizaram a região.
O Festuris deste ano findou com resultados expressivos, superando as expectativas dos organizadores. Em relação ao ano passado, o crescimento desta edição foi de 9%, e os negócios gerados durante a Feira chegaram aos R$ 480 milhões. E além das prospecções de marcas, o evento gerou muita conexão entre os participantes e momentos de integração e diversão. “O Festuris é isso, bons negócios com o valor humano de todos que nos visitam. Essa interação é mais que necessária para o nosso evento, e essa presença de profissionais da comunicação de outros países é fundamental para o Festuris, que tem esse viés internacional desde seus primeiros anos”, comentou Eduardo Zorzanello, CEO do evento.
REDE NORD HOTELS
A Rede Nord Hotels – empresa 100% paraibana – lançou no mercado hoteleiro mais uma unidade. Trata-se do Nord One Rio 83, hostentando a bandeira One, instalado na praia do Cabo Branco, em João Pessoa (PB) dos endereços mais valorizados e movimentados da orla. O empreendimento será inaugurado em agosto de 2025 e pertence ao Grupo Conserpa Enger. A Nord atualmente administra mais de 20 empresas entre hotéis, restaurantes e equipamentos de entretenimento no Nordeste. O Nord One Rio 83 tem uma estrturua com 88 apartamentos, dos quais 12 studios garden e 76 studios com varandas. Conta com Espaços Goumert, Luau e Relax, Mini-market, Terraço Wi-fi, Bicicletas e Lavanderia compartilhadas e Academia. O lançamento do Nord One Rio 83 aconteceu durante o Festuris – Festival Internacional de Gramado. Além dos profissionais do Turismo de todo o Brasil e da América do Sul presentes, a Nord promoveu uma capacitação exclusiva para 200 agentes de viagens da CVC Corp, uma das maiores operadoras de viagens da América Latina. Patrícia Cantalice disse que os agentes de viagens receberam com bastante interesse esse novo lançamento, que abre mais opções de estadia na Capital paraibana, que tem sido um dos destinos mais procurados pelos turistas de todo o país e tem apresentado crescimento superior a 40% nas vendas de pacotes da própria CVC Corp. Patrícia enfatizou que a Nord ainda prepara outras novidades para 2025, tanto em João Pessoa como em Juazeiro do Norte, no Ceará.
CAFÉ NAS ALTURAS
Quem estiver em Balneário Camboriú neste feriadão terá a oportunidade de começar o dia com uma experiência inesquecível, na 2ª edição do “Café nas Alturas”. O atrativo da FG Big Wheel está marcado para este sábado, 16 de novembro, entre 7h e 8h30 da manhã, no Big Bar Rooftop Experience, localizado no complexo da roda gigante. O cardápio oferece uma ampla seleção de pães, doces, bolos, salgados, frutas da estação, sucos naturais e café, que serão saboreados diante da vista deslumbrante do mar e da natureza, e ao som de música ao vivo. Além do café da manhã, os participantes terão direito a passeios ilimitados na roda gigante, elevando a experiência a 82 metros de altura E proporcionando vistas panorâmicas para fotos inesquecíveis da cidade. Para manter a exclusividade e garantir uma experiência memorável, o evento é restrito a apenas 50 pessoas. Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente AQUI.
RECORDE DE TURISTAS
Enquanto os políticos da área insistem em prometer que em algum dia iremos superar os 6 milhões de turistas anuais, Pompeia, na Itália e mais um destino que irá limitar a entrada de turistas. Simente no último verão deles, mais um recorde. 4 milhões de pessoas visitaram as ruínas da antiga cidade romana Pompeia, situadas a 22km da cidade de Nápoles, na Itália, enterradas sob cinzas e rochas após a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. O diretor do parque arqueológico, Gabriel Zutrigel, disse à imprensa, que os visitantes do principal local são, em média, até 20.000 por dia . Segundo ele, a nova limitação é uma tentativa de combater o turismo excessivo e proteger o patrimônio mundial e, para tanto novos projetos devem ser aplicados. “Além de limitar o número de visitantes, serão introduzidos bilhetes personalizados a partir da próxima semana para travar o número excessivo de visitas turísticas e permitir uma melhor proteção deste patrimônio cultural mundial”, anunciaram os responsáveis pelo sítio arqueológico. “Estamos pensando em uma série de projetos para reduzir a pressão turística no sítio arqueológico. Muitos visitantes podem representar um risco tanto para os mesmos como para o patrimônio arqueológico, que é único e frágil”, disse Gabriel Zutrigel.
Negociações durante o Festuris Gramado 2024 superaram R$ 480 milhões
36º FESTURIS 2024 – R$ 480 milhões em negócios gerados – Os CEOs do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, confirmaram que a edição que se encerrou no último sábado, dia 10, teve crescimento de 9% em relação ao ano passado. Outro dado relevante é com relação ao montante financeiro em negócios efetivados entre os participantes credenciados. A expectativa era alcançar os R$ 400 milhões, mas a meta foi superada e as negociações chegaram a R$ 480 milhões. Outra marca superada é a participação do público. No ano passado, foram cerca de 15 mil pessoas que circularam pelos pavilhões do Serra Park durante o Meeting e Feira de Negócios. Para esta edição a meta era chegar a 12 mil, por conta das tragédias climáticas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio, entretanto, a marca dos 12 mil foi superada ainda antes de começar o evento, e finalizou com mais de 15 mil participantes. Para ver todas as fotos do evento CLIQUE AQUI.
O número de destinos internacionais também cresceu, foram 40 no ano passado e chegaram a 53 nesta edição. Países de toda a América Latina estiveram em Gramado. Da Europa vieram países como Portugal, Espanha e França. E de outros continentes vieram países como África do Sul, Coreia do Sul, Nepal, Tailândia, Israel, Maldivas, Tibet, Turquia, etc. e entre as novidades estava Dubai dos Emirados Árabes, que veio pela primeira vez. A República Dominicana foi o país Convidado de Honra desta edição do Festuris. O vice-ministro do Turismo, Roberto Henríquez, acompanhou a programação do início ao fim e se rendeu à grandiosidade do evento e aos encantos de Gramado. “Nosso país recebe milhares de turistas do Brasil. Temos aqui um mercado promissor. É minha primeira vez no Festuris e estou impressionadíssimo com o que vejo acontecer aqui. Eu não imaginava encontrar uma cidade tão bonita e um evento tão bem organizado e com uma participação de público tão qualificada. Eu nunca mais quero participar de outra feira que não seja o Festuris”, testemunhou. Para ver todas as fotos do evento CLIQUE AQUI.
“Que grande evento. Superamos todas as nossas expectativas. Nosso estado sofreu muito neste ano, tivemos uma tragédia histórica e ainda assim nunca cogitamos não realizar o Festuris, mas entendemos que haveria um recuo nos resultados por conta de tudo que aconteceu. O retorno das operações no aeroporto foi um alento muito grande e ali passamos a acreditar que seria possível atingir a nossa meta, mas fomos além e superamos. Conseguimos entregar um Festuris grandioso e qualificado exatamente como merece o nosso estado e a nossa cidade”, comentou Marta Rossi. Para ver todas as fotos do evento CLIQUE AQUI.
ABERTURA DA FEIRA
Já na largada da feira percebia que seria gigante por conta de todo o trade. Voos lotados, cidades cheias (Gramado e Canela), movimentando toda a indústria do turismo na região. Feira Internacional de Turismo de Gramado teve tua abertura com descerramento da fita inaugural na tarde da sexta-feira, dia 8, em frente ao pavilhão Araucária, do centro de eventos do Serra Park. O ato contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini, do deputado estadual Joel Wilhelm, do prefeito de Gramado Nestor Tissot e do secretário de Turismo do município, Ricardo Bertolucci Reginato, entre outras autoridades, que acompanharam os CEOs do Festuris, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi. Na ocasião, o governador destacou a grandeza da feira e a importância de sua realização à nível nacional e internacional. “Muito boa a expectativa para esse Festuris, superimportante para nós, o turismo é algo que nos orgulha muito. Vamos trazer o Brasil inteiro para mostrar os seus destinos aqui nessa, que é a maior feira de turismo do País, é um grande orgulho. Vamos fazer uma grande campanha de promoção turística, vamos trazer esse povo para cá“, reiterou. Para ver todas as fotos do evento CLIQUE AQUI.
Para o prefeito Nestor Tissot, é uma alegria sediar um evento com tamanho impacto para o município e Estado. “O espaço totalmente lotado, com recorde de público, para os negócios turísticos é fundamental. Parabéns a Festuris, por esse grande trabalho, que dá tanto retorno para nossa cidade”, pontuou. Em seguida, a comitiva de autoridades fez um percurso pelos corredores dos pavilhões. O governador foi muito requisitado por veículos de imprensa e pelo público, que solicitava fotografias. O primeiro espaço visitado foi o do Ministério do Turismo. Após, dirigiu-se até o ambiente do Mini Mundo, onde teve a oportunidade de conhecer a miniatura da Usina do Gasômetro e foi presenteado com um laçador em miniatura, na escala 1 por 24, a mesma cujas construções são feitas no empreendimento turístico. Leite também foi o primeiro a assinar um painel de homenagens, uma novidade que será inserida no parque nas próximas semanas. O governador recebeu, ainda, um Guia das Aves de Gramado, das mãos de servidores da Secretaria do Meio Ambiente, assim como chocolates e outros mimos de localidades do Rio Grande do Sul e de fora do Estado, como do Pará e Amazônia. A visitação do chefe do Executivo Estadual ainda teve uma coletiva de imprensa, no palco RS, onde jornalistas questionaram sobre a importância da feira para a retomada, a sua projeção para os próximos meses com o retorno do Aeroporto Internacional Salgado Filho e apontou as dificuldades enfrentadas nos últimos meses, desde que houve a tragédia climática. Os CEOs da Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, receberam os representantes e o acompanharam durante cerca de duas horas. Para ver todas as fotos do evento CLIQUE AQUI.
37º FESTURIS 2025
Nesta edição o Festuris preparou uma área para atendimento aos expositores que investem no Festival de Turismo de Gramado e conforme a gerente comercial Andréa Oliveira, ainda durante a feira de negócios, 40% dos expositores já confirmaram presença na edição do ano que vem, que ocorre no mesmo local de 6 a 9 de novembro. Neste ano, foram montados 400 estandes, que abrigaram a exposição de 2.500 marcas privadas e públicas. Todos os estados brasileiros estiveram representados na Feira de Negócios. Já o Palco de Conteúdo oferecido pelo Festuris reuniu 120 palestrantes e somou 53 horas de palestras, workshops, bate-papos e aulas shows. Além do Meeting Festuris que possui programação matinal, outros sete palcos tiveram atividades simultâneas durante a tarde, na Feira de Negócios, onde eram abordados assuntos segmentados. A economia regional teve uma movimentação financeira de R$ 72 milhões. A imprensa nacional e internacional marcou presença em peso, com mais de 400 profissionais. O Festuris mobilizou cerca de 2.100 colaboradores. 600 deles foram contratados pela organização do evento para formação das equipes de recepção, segurança, limpeza, motoristas, controladores de tráfego, carregadores e os funcionários das três montadoras contratadas para montagem dos palcos e estandes especiais. Cerca de 1.500 profissionais atuaram para as 68 montadoras que foram contratadas pelos expositores para montagem e desmontagem dos seus estandes. Para ver todas as fotos do evento CLIQUE AQUI.
ESPORTE & FESTURIS
O último dia do Festuris teve mais uma modalidade esportiva sendo incluída na programação. No domingo, dia 10, teve a estreia da disputa de Beach Tennis. O 1º torneio contou com participantes credenciados na Feira nas modalidades feminino, masculino e mista. A competição aconteceu nas quadras do Curta Beach Sports e foi aberta aos profissionais de turismo e imprensa do evento. Cada inscrito recebeu uma camiseta, para utilizar durante os jogos. A iniciativa tem patrocínio de Aruba, país que se tornou o destino número 1 dos praticantes do esporte. Também, teve o apoio da ABAV-RS e do Curta Beach Tennis, local que recebeu os competidores, no bairro Carniel. A organização técnicafoi de Gabriel Morales. Ao final da competição, os participantes tiveram a possibilidade de ganhar uma raquete de fibra de carbono, em sorteio realizado.
MEETING
O grande palco de conteúdo do Meeting na 36ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo, proporcionou uma imersão em assuntos relevantes para os profissionais do turismo que estiveram em Gramado neste final de semana. E um dos nomes que atraiu bastante público foi Denilson Oliveira, que participou de um bate-papo com o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, e com o CEO do Gramado Summit, Marcus Rossi. Carismático e com bastante humildade, Denilson falou destacadamente da família, de valores morais, reinvenção e gratidão. “Não importa o que a gente faz, temos que fazer sempre o melhor. Alguém sempre está vendo, eu fui parar na seleção assim. Quem trabalha com turismo, trabalha diariamente com o sonho das pessoas. Um pequeno detalhe pode destruir o sonho de uma família que trabalhou o ano inteiro para fazer uma viagem no Natal. E quando a gente fala em entregar o melhor, são muitos os detalhes que precisam ser levados em conta”, disse. Na conversa, Denilson também contou sobre a sua trajetória no esporte, até chegar a comunicador e comentarista esportivo de sucesso. Natural de Diadema (SP), contou que veio de um lugar onde as oportunidades eram escassas. Quando tinha 12, foi para São Paulo para jogar futebol. “Me viram jogando bola e me chamaram lá no São Paulo. A gente vê na TV os jogadores famosos, os que deram certo, mas mais de 85% não consegue chegar. É muito difícil. Eu era um menino que jogava bola se divertindo e com 16 anos tive uma chance no futebol profissional, com 18 para 19 anos fui convocado para a seleção brasileira e com 20 anos fui convocado para a Copa do Mundo de 1998”, relata.
Ele conta que logo que começou a jogar profissionalmente, pegava todo o dinheiro do “bicho”, premiação que é paga aos atletas pelas vitórias, e entregava tudo para os pais. Seu sonho era conseguir terminar de construir a casa dos pais em Diadema. “A gente celebrou muito quando conseguimos terminar a casinha deles”, relembra. Na Copa de 98, o Brasil foi vice-campeão do mundo. Na Copa do Mundo de 2002, Denilson novamente estava convocado para vestir a amarelinha e desta vez o Brasil alcançou o lugar mais alto do pódio sagrando-se pentacampeão mundial com atuações destacadas de Denilson, que incendiava os jogos toda vez que entrava em campo. Dos gramados, se aposentou cedo, precisou parar de jogar em 2010, aos 30 anos, foi quando precisou se reinventar profundamente. Com dúvidas do que fazer da vida, acabou sendo convidado para comentar a Copa do Mundo de 2010 com a equipe esportiva da Band. Humilde e pensando em fazer um trabalho, buscou qualificação para se comunicar em programas esportivos. E a partir dali nunca mais parou e se tornou um case de sucesso na comunicação, especialmente pela participação no programa Jogo Aberto apresentado por Renata Fan. Após a participação no Meeting, Denilsou foi até a Vila Olímpica, na Várzea Grande, onde foi realizado o Futebol do Festuris. Ali conversou com os atletas, tirou fotos e deu o pontapé inicial do jogo. O secretário de Esportes de Gramado, Lucas Roldo, presenteou o ex-jogador com uma camisa do Gramadense.
ÁRVORE DA INTEGRAÇÃO
A 14ª Árvore da Integração do Festuris foi plantada. Em cerimônia especial realizada na tarde do ultimo sábado, dia 9 de novembro, a empresa reconhecida nesta 36ª edição com a homenagem foi a Localiza & Co. A CEO Marta Rossi destacou a parceria entre a feira e a Localiza. “Esse momento para nós é emblemático, porque aqui se solidificam as relações, através das raízes e dos frutos que o pinheiro dá. Isso é o fortalecimento daquilo que falamos do Festuris, que é muito mais que uma feira de negócios”, disse. O gerente de sustentabilidade da Localiza, Fernando Vilela, foi quem recebeu a homenagem. “Em nome da Localiza, gostaria de agradecer esse reconhecimento, para a gente é muito importante. Lá em 2017, nós tornamos o ESG uma escolha estratégica. E hoje estamos colhendo esse reconhecimento”, comentou.
ESPAÇO LUXURY
Portugal compareceu em peso na Feira Internacional de Turismo de Gramado. Com cinco expositores no Espaço Luxury e mais quatro pela feira de negócios, o país ocupou grande parte do segmento dedicado ao luxo. Porto e Norte, Centro de Portugal, Alentejo e Madeira estão entre as sete regiões presentes e destacaram nesta 36ª edição a diversidade de negócios e experiências voltadas ao setor turístico. Ainda, no estande está a TAP Air Portugal, que deve retomar em breve no Aeroporto Internacional Salgado Filho, os voos internacionais entre os dois países. Quem esteve presente também no sábado a tarde, dia 9 de novembro, foi o diretor de Turismo de Portugal, Bernardo Cardoso. Ele chegou a Gramado na quinta-feira, dia 7. “Comecei a vir em 2016. Na primeira vez que viemos foi com a ETC (European Travel Comission) e depois começamos a vir sozinhos. Iniciamos com um estande pequeno e fomos propondo sempre algo maior, e desde o ano passado, estamos no Espaço Luxury”, revela
TURISMO & SAÚDE
Saúde e turismo se complementam. Esta foi a tônica dos painéis realizados no Palco Pompéia, durante o Festuris. A instituição de Caxias do Sul é a assistência médica oficial e marca âncora do Espaço Health And Wellness, novidade deste ano, que aborda a saúde e o bem-estar de maneira holística, refletindo a crescente demanda por experiências que promovam qualidade de vida. A CEO do Pompéia, Lara Vieira, participou de um dos painéis e coordenou outro que teve a participação dos secretários estaduais de Saúde e Turismo, Arita Bergmann e Ronaldo Santini. “Estamos cada vez mais seguros dos nossos investimentos que unem saúde e turismo”, afirmou Lara, citando como exemplo o hospital que está sendo construído em Canela e que será operado pelo Pompéia.
ABRINDO PORTAS AOS IMIGRANTES
Os imigrantes de todas as nacionalidades que chegam na Região das Hortênsias para iniciarem uma nova vida, estão tendo a oportunidade de aprender a língua portuguesa e aproximar-se da cultura brasileira por meio de um projeto de inclusão oferecido pela unidade de ensino superior da Unopar Anhanguera. O projeto denominado “Abrindo Portas aos Imigrantes: Linguagem, Inclusão e Cultura” foi apresentado no 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo, no Serra Park, em Gramado. No estande, a instituição apresentou o projeto que está sendo desenvolvido desde 2020 e que já beneficiou mais de 80 imigrantes, e também os cursos de graduação EAD direcionados às áreas de turismo e eventos.
DANÇA CARIBENHA
Os participantes do Festuris foram surpreendidos com duas atrações bem animadas quando chegavam ao Serra Park. No início da tarde de sábado, dia 9, os dançarinos do Balé Folclórico da República Dominicana, país Convidado de Honra deste ano, se apresentavam no saguão principal quando chegaram os artistas de uma escola de samba da cidade de Joaçaba, no oeste catarinense. Além de muita descontração e alegria, o momento integrou duas culturas artísticas com música e dança e proporcionou um momento ímpar para os participantes do Festuris.
GTA – 35 ANOS
Empresa referência no mercado nacional de seguro viagens, a Global Travel Assistance (GTA) celebra 35 anos de atuação em 2024. Celso Guelfi, fundador e CEO da empresa, reitera que manter um CNPJ por todo esse tempo no Brasil não é nada fácil, mas a marca conseguiu superar as adversidades e lidar muito bem com a concorrência. Seus funcionários, o combustível que move a GTA, serão os protagonistas dessa comemoração. Entre os emissores, haverá uma campanha para premiar um carro zero km para aquele que mais emitir seguros. Conversei e gravei uma live com o amigo Celso Guelfi, CEO da GTA, durante o FESTURIS e, em síntese: “35 anos de CNPJ no Brasil não é facil, mas conseguimos. Vamos fazer uma festa fechada para os meus funcionários, para a imprensa e alguns órgãos que vamos chamar. Tenho que agradecer aos meus funcionários que trouxeram essa empresa até esse momento. Tenho funcionários com 35 anos de empresa. É um agradecimento à equipe”, afirma Guelfi.
Também como forma de celebrar e reconhecer o trabalho da equipe, a GTA criou uma campanha de premiação que se inicia neste mês de novembro. Será dado um carro zero km para aquele que mais emitir seguros dentro de quase três meses. “A GTA dependeu, nesse tempo todo, das agências de viagens e de seus colaboradores que são emissores. E esses colaboradores são aqueles que dedicam tempo para que a gente possa treiná-los, qualificá-los, para que eles possam oferecer produtos e assistência, e os benefícios que essa assistência tem”, explica Celso Guelfi. “Esse ano nós já qualificamos cerca de 10 mil emissores. Foi um ano muito bom. E em comemoração aos 35 anos e em agradecimento a esses emissores, a GTA vai premiar o emissor que mais emitir seguro de viagem entre o dia 11 de novembro e até o dia 31 de janeiro de 2025, 80 dias, vamos dar um carro zero km”, detalha o gestor. Desde setembro deste ano, a GTA tem como parceira de negócios tecnológicos a Iza Seguradora, a primeira plataforma 100% digital aprovada pela Susep (SUSEP – Superintendência de Seguros Privados). Para Celso Guelfi, a união entre as duas empresas “não poderia estar melhor”. As vantagens são visíveis, diz ele. “Quando ocorre um reembolso (geralmente de farmácia, remédios), que é mais ou menos 2% e o restante nós pagamos no local pela central, levávamos entre 30 e 32 dias, determinados pela SUSEP. Agora diminuímos para 20 dias. A ideia é trazer para 10 após a ocorrência”, explica o empresário. “Ela (Iza) é rápida, totalmente digital. O mais importante é que os processos são muito rápidos para que a gente possa resolver. Novos produtos e precificação também é tudo rápido. E também diminuímos as tarifas e criamos novos planos. É uma seguradora que trouxe muito benefício para nós”, declara.
POVO GAÚCHO – POVO AGUERRIDO
O presidente da GTA não disfarçou sua satisfação em estar presente nesta edição especificamente, pois nela está escancarado ainda mais o poder de superação do povo gaúcho. “Já faz anos que somos parceiros. Fiquei muito emocionado na abertura do Festuris, cheguei a chorar. É um povo aguerrido, que não se curvou, se levantou, passou pela pandemia, que foi muito pesada. Foi um ano e meio sem faturar e as pessoas se viraram, se reergueram e depois em cima disso, quando estava mais ou menos já teve outro problema (as enchentes ocorridas em maio de 2024). Afetou o turismo, pois ninguém podia vir. E também afetou o turismo de exportação, pois não tinha aeroporto. As agências sofreram muito, estão se recompondo. E não digo só no turismo, no comércio, na agricultura, na economia do estado, de forma geral”, manifesta Guelfi. Após as fortes chuvas e trágicas enchentes que devastaram o solo gaúcho de norte a sul, a GTA se uniu para ajudar agências de viagens atingidas. “É invejável a resiliência e a perseverança que esse povo gaúcho teve. Estou entendendo que eles estão mostrando isso aqui, é uma das feiras mais movimentadas que eu vi até hoje. Estava falando com o Eduardo (Zorzanello), que se você reunir Rio Grande do Sul, Paraná e parte de Santa Catarina 90% do público que está aqui é do Sul. Arrisco a dizer que 60% é do Rio Grande do Sul”, avalia. “Eles (gaúchos) dão muito valor para aquilo que acontece aqui. E às vezes você faz uma feira no Rio de Janeiro e o carioca não vai à feira. Aqui, não. É uma massa mesmo. O povo gaúcho é firme nas convicções”, finaliza.
FLORIPA AIRPORT
Os investimentos e avanços nas áreas de logística e infraestrutura no Aeroporto Internacional de Florianópolis foram reconhecidos com o Prêmio Líderes Regionais Santa Catarina 2024. O Floripa Airport conquistou o primeiro lugar na categoria Logística/Infraestrutura. Organizado pelo Sistema LIDE Santa Catarina, o evento reuniu ontem (06/11), cerca de 200 empresários e executivos, celebrando a 11ª edição da premiação, entregue a líderes e empresas em diversas categorias, como Prêmio Líder Setorial, Prêmio Líderes ESG, Prêmio Destaque Empresarial e Liderança Empresarial. Presente no evento, Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, recebeu o troféu e destacou que “o desempenho do Floripa Airport Cargo em 2024 consolida o crescimento que levou nosso terminal de cargas a ter o melhor ano de sua história e se tornar o maior de Santa Catarina. Isso reforça nossa posição de desenvolvedores das regiões onde estamos presentes”. De janeiro a outubro de 2024 o terminal de cargas do Floripa Airport Cargo movimentou 4,6 mil toneladas de mercadorias, entre importação e exportação. Foram aproximadamente 13 mil embarques aéreos e cerca de 700 importadores passaram pelo terminal da capital catarinense. Um crescimento de 80% por cento se comparado com o mesmo período do ano passado.
Um dos destaques deste ano foi a chegada, em março, da primeira rota cargueira ligando Santa Catarina à Europa, são dois voos por semana operados pela LATAM Cargo entre Florianópolis e Amsterdã, na Holanda, e Bruxelas, na Bélgica. Além disso, desde setembro a rota comercial da TAP, ligando Floripa a Lisboa, movimenta em média 300 toneladas de mercadorias por mês em suas 3 frequências semanais. Pelas rotas europeias já passaram este ano 978 toneladas. O Floripa Airport Cargo conta também com três rotas cargueiras operando regularmente entre Miami e Florianópolis, com LATAM Cargo e Avianca. Para atender às crescentes demandas do mercado logístico foi inaugurado em setembro o novo terminal de cargas. A Zurich Airport Brasil investiu cerca de R$ 8 milhões na ampliação e construção de novos espaços e mais de R$ 2,5 milhões em equipamentos. A obra triplicou a capacidade total de armazenamento do terminal catarinense.
MEIO AMBIENTE & EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS
Dados da EMBRATUR mostraram que apenas no mês de setembro Santa Catarina recebeu mais de 355 mil turistas internacionais, um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano passado. A cidade de Penha, sede do Parque Beto Carrero World, uma das seis do estado que ganhou recentemente a certificação Green Destinations e com mais de 30 km de praias, deve ocupar alta posição no ranking de recepção de estrangeiros, segundo especialistas. Com o crescente fluxo de turistas internacionais no Brasil, a expectativa do Governo Federal é de atingir mais de 8 milhões de pessoas de outros países por ano até 2027. Santa Catarina tem demonstrado não só aumento desse público, mas também expansão das fronteiras além da América do Sul. É o caso dos Estados Unidos, que enviaram mais de 514 mil visitantes desde o início do ano para o estado, além de outros países como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha que somaram, juntos, 741.614 turistas este ano. A cidade de Penha, “vizinha” do aeroporto internacional de Navegantes e da região industrial e portuária do Vale do Itajaí, que detém o maior PIB do estado, deve se tornar um destaque em turismo. Entre brasileiros e estrangeiros, estima receber mais de 600 mil visitantes nesta temporada 2024/2025, conforme informações da Secretaria de Turismo. Porém, o público do exterior deve crescer de forma considerável nos próximos anos.
“Além de uma localização privilegiada, temos uma orla exuberante com mais de 19 praias para todos os perfis de público e, nos últimos dias, recebemos a certificação internacional Green Destinations, o que nos posiciona em destaque diante das opções de turismo sustentável no exterior, além de 3 praias com certificação Bandeira Azul. Somos também sede do maior parque multitemático da América Latina. Novos investimentos atrairão ainda mais turistas à cidade como o Amazon Parques e Resorts, em construção, o único do mundo com o temática da Amazônia, atrativo brasileiro amplamente difundido no exterior”, explica o presidente da Associação Comercial e Industrial de Penha, Márcio Piccoli, que também é diretor do Amazon Parques e Resorts, complexo turístico, residencial e hoteleiro. “Além de um complexo com inúmeras atrações, o Amazon Parques e Resorts vai impactar de forma significativa na infraestrutura com aumento de leitos disponíveis na cidade. Nesta primeira fase do projeto, irá gerar mais de 200 apartamentos para atender 1056 hóspedes. O gerenciamento hoteleiro feito pela Wyndham Hotels & Resorts, a maior empresa de franquias hoteleiras do mundo, também contribuirá na vinda de novos visitantes, assim como a filiação com a intercambiadora RCI, que possibilita que os clientes Amazon desfrutem da sua cota de hospedagem aqui ou em outros milhares de resorts pelo mundo. Isso significa que o público estrangeiro que tem filiação em outros países também poderá escolher a cidade de Penha”, comenta o CEO do Amazon Parques & Resorts, Roberto Kwon.
BELLA DA SEMANA – VANESSA VAILATTI
A loira que excita seus desejos. Prepare-se para perder o fôlego. A deusa nórdica dos seus sonhos mais ardentes está de volta, e desta vez, ela veio para incendiar sua imaginação. Vanessa Vailatti, a musa que faz o termômetro explodir, presenteia o Bella da Semana com seu quarto ensaio nu – e garanto, cada clique é mais provocante que o anterior. Desde 2015, Vanessa tem sido o sonho febril de todo homem com pulso. E agora, mais sensual do que nunca, ela confessa: “A intimidade com as câmeras só melhorou com os anos”. Imagine o que isso significa para você, caro leitor… Vanessinha Vailatti não é apenas uma visão – ela é uma experiência. E para os verdadeiros apreciadores da beleza feminina, nossa live em 4K oferece uma experiência quase tangível. Closes íntimos, ângulos ousados – é como se você estivesse lá, respirando o mesmo ar que essa deusa encarnada. o ensaio já está no ar, é só conferir. Não se contente com migalhas quando pode ter um banquete. Assine o Bella da Semana agora e mergulhe em um mundo onde suas fantasias mais ousadas ganham vida.