Em 2025 o turismo, hotelaria e viagens buscam o equilíbrio entre o antigo e o novo
As tendências para o turismo, viagens e hotelaria em 2025. Segundo estudo da Amadeus, as principais tendências (confira aqui) que irão moldar o turismo em 2025, com base no seu relatório Travel Trends 2025, e em parceria com a agência Globetrender, tendo como base seus próprios dados e do mercado, demonstra que cinco grandes movimentos que prometem redefinir o setor: viagens nostálgicas, personalização durante voos, hotéis como destinos, renascimento do turismo asiático e conexões interpessoais espontâneas. O relatório aponta para o aumento da busca por experiências que tragam conforto e simplicidade, inspiradas em memórias felizes do passado. Avanços tecnológicos, como inteligência artificial e conectividade 5G, também tornarão as viagens aéreas mais imersivas e personalizadas. Além disso, hotéis estão cada vez mais se tornando o foco da viagem, com acomodações icônicas ganhando protagonismo. Já a Ásia prepara sua retomada no cenário turístico global, impulsionada por políticas de visto mais acessíveis e uma presença cultural reforçada. Por fim, as viagens individuais e de conexão humana prometem crescer em um mundo que busca escapar do cansaço digital. “Os viajantes estão em busca de uma conexão mais profunda com pessoas e lugares, enquanto conciliam a nostalgia com novas experiências imersivas”, afirmou Daniel Batchelor, vice-presidente de marketing da Amadeus. Jenny Southan, CEO da Globetrender, destacou que o relatório ajuda empresas a se adaptarem às demandas de um público que busca equilíbrio entre o antigo e o novo em um cenário global em constante mudança.
SUPER RÉVEILLON NO CASTELO SAINT ANDREWS
Falando nisso, isto é, “uma conexão mais profunda com pessoas e lugares, enquanto conciliam a nostalgia com novas experiências imersivas”, nada melhor do que um Réveillon dos Sonhos, uma das celebrações mais esperadas do ano e merece ser vivido de forma única e especial. No Castelo Saint Andrews, essa experiência se torna inesquecível. Com uma vista deslumbrante do Vale do Quilombo, o Castelo oferece uma noite mágica, repleta de encantos. Celebre com um show de luzes exclusivo, um jantar harmonizado em cinco tempos, open bar, e uma queima de fogos que iluminará o céu de Gramado. O brinde da virada será feito com o sofisticado champanhe Louis Roederer Cristal, enquanto a festa, conduzida por um talentoso DJ, embalará sua noite com muita música e alegria. Um Réveillon extraordinário, no cenário perfeito. Confira o jantar com música ao vivo: Ostras frescas nativas de Florianópolis com caviar Asetra e gremolata Champagne Moët & Chandon Impérial Brut Rosé; Lombo de Atum grelhado, baroa, velouté de côco e paçoca de camarão seco, Vinho branco Amelia Chardonnay 2022; Mignon suíno com espuma de bergamota e cointreau, purê de batata-doce trufado e farofa de castanha de caju e lemon pepper Vinho tinto Don Melchor 2021; Panna cotta ao perfume de limão siciliano, ganache de chocolate branco belga, crumble e folha de ouro, Vinho do Porto Taylor’s Tawny. O Brinde da virada será com uma taça de Champagne Louis Roederer Cristal 2015. Clique na foto e confira!
DISPARADA DO DÓLAR
Péssimo para o brasileiro que vai viajar para o exterior e ótimo bom para o turista internacional que está chegando ao Brasil. Também é muito bom para o nosso turismo interno. Todavia, graças ao mais completo desgoverno federal, que produz, no mínimo, uma barbárie por dia, e cria outras mentiras como efeito fumaça e, que a mídia amestrada adora divulgar, pois tem no próprio desgoverno seu maior patrocinador, o dólar disparou e supera os R$ 6,00 pela primeira vez após o mal fadado anúncio do ajuste fiscal, feito por um sujeito que afirmou que não entende nada de economia. O pessimismo do mercado se deu por causa do vazamento de que o governo anunciaria uma perda de arrecadação, com a isenção do imposto. Após o anúncio, o mercado respondeu com preocupação. Não é à toa que o Brasil registrou uma saída recorde de dólares pela via financeira entre janeiro e outubro. No total, o saldo líquido negativo foi de US$ 56,21 bilhões no período, segundo dados do Banco Central. Esse foi o pior resultado registrado nos dez primeiros meses do ano desde o início da série histórica iniciada em 1982. O fluxo financeiro considera as entradas e saídas de dólares no mesmo mercado de capitais, envolvendo movimentações como compra de títulos e remessas de lucros ao exterior. O principal motivo para as transferências de dinheiro para o exterior é a proteção do capital contra incertezas no cenário político-econômico brasileiro. O limite para fazer transferência de dinheiro para o exterior sem comprovação de renda é de R$ 50 mil desde 30 de dezembro de 2022. E esse valor irá ser superado, pois, segundo o diretor de estatísticas do BC, as empresas subsidiárias usam os últimos meses do ano para enviar os lucros às matrizes do exterior.
VIAGENS CORPORATIVAS
O Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), revela que as despesas estimadas pelas empresas com viagens corporativas em setembro de 2024 atingiram R$ 12,2 bilhões, valores 7,1% superior em relação ao mesmo mês do ano passado. No decorrer dos três trimestres de 2024, o setor registrou um crescimento de 5,2% em comparação com o mesmo período de 2023, alcançando um faturamento de R$ 95,3 bilhões. É o maior desempenho já registrado na série histórica iniciada em 2011, superando o recorde anterior de R$ 94,5 bilhões, atingido entre janeiro e setembro de 2014. O lucro registrado em setembro é reflexo do contínuo aquecimento do mercado de viagens corporativas. Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev, afirma que o aumento nas tarifas de hospedagens e transportes, atrelado à crescente da demanda desses serviços, colaboraram de forma significativa para o saldo final positivo. Dados recentes apresentados pela Tour House durante a Festuris 2024, em Gramado (RS), apontam que 44% das compras corporativas de passagens domésticas para os principais eixos nacionais, sobretudo em São Paulo e Brasília, entre janeiro e setembro de 2024 foram feitas num período inferior a 14 dias, com uma tarifa média de R$ 1.260,00. Na hotelaria, cerca de 46% das reservas empresariais foram feitas em um período inferior a sete dias.
OTIMISMO PARA O FINAL DE ANO
Outro fator que corroborou com a ascendência do mercado de viagens corporativas em setembro foi a quantidade maior de dias úteis no mês, visto que o feriado nacional de 7 de setembro aconteceu em um fim de semana. “Para o mundo corporativo, mais dias úteis favorece as viagens de negócios, a organização de eventos e feiras, visitas a clientes, fornecedores e filiais, entre outros objetivos”, observa Luana. Nos próximos meses, as expectativas para o mercado são positivas. Durante a 16ª edição da Global Business Travel Association (GBTA), Suzanne Neufang, CEO da entidade, projetou que o Brasil deve encerrar 2024 com um faturamento anual estimado em R$ 165 bilhões, consolidando uma posição de destaque no cenário global.
PRATOS DA BOA LEMBRANÇA
A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL), conhecida por reunir estabelecimentos gastronômicos de excelência em todo o Brasil, anunciou a aprovação de 15 novos candidatos para integrar seu seleto grupo a partir de 2025. A decisão foi tomada durante o 29º Congresso da associação, realizado em outubro, na cidade de Campos do Jordão (SP). Neste ano, a associação recebeu 45 inscrições de restaurantes de diversos estados, dos quais 15 foram selecionados para dar início ao processo de adesão. Os novos candidatos representam 12 estados brasileiros, com destaque para a Paraíba, que poderá voltar a ter um restaurante associado. O estado de São Paulo reúne três novos possíveis integrantes, seguido de Rio Grande do Norte e Minas Gerais, ambos com dois candidatos aprovados. Além deles, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal poderão ter um novo representante cada. Para assegurar o ingresso, os candidatos agora precisam enviar toda a documentação e cumprir os ritos previstos em estatuto até o final de dezembro deste ano. Uma vez atendidas as formalidades, os novos membros da Boa Lembrança iniciarão a produção de suas emblemáticas cerâmicas para 2025, prato típico oferecido exclusivamente aos clientes que degustarem as receitas dos restaurantes associados.
Confira a seguir os candidatos aprovados a restaurantes da Boa Lembrança para 2025: Bierwit Restaurante e Choperia – Palmeira, PR; Botic Restaurant & Bar – Blumenau, SC; Casa Baco – Guará, DF; Estação Bananeiras – Bananeiras, PB; Fulô Cozinha Regional – São Paulo, SP; Gennarí Culinaria Italiana em Natal – Natal, RN; La Trattoria Jampa – João Pessoa, PB; Nalva Cozinha Autoral – Piranhas, AL; Páreo – Rio de Janeiro, RJ; Porto Cave – Goiânia, GO; Relicário Gastronomia – Diamantina, MG; Restaurante Casa do Ouvidor – Ouro Preto, MG; Restaurante Shangrila – Serra Negra, SP; Stefano Hotel e Restaurante – São Roque, SP; Trio Restô – Pipa, RN. A aprovação dos novos candidatos pela ARBL marca um passo importante para a Entidade, que chega assim a 98 membros associados em todo o Brasil (o limite é de 99 associados), crescimento que reforça o prestígio da Boa Lembrança no cenário gastronômico brasileiro. A presença de novos membros representa uma diversidade ainda maior de cozinhas regionais, influências culturais e tradições gastronômicas. Isso também fortalece a conexão entre chefs e restaurantes, promovendo o intercâmbio de ideias, técnicas e ingredientes, o que beneficia a gastronomia nacional como um todo. Além disso, a ampliação do número de associados aumenta a visibilidade da Boa Lembrança em novas regiões, levando a um público mais amplo o conceito de pratos exclusivos que os estabelecimentos associados oferecem. Cada prato colecionável – a famosa cerâmica pintada à mão – simboliza a união entre gastronomia e cultura, atraindo entusiastas da Boa Lembrança e incentivando o turismo gastronômico.
PARQUE NACIONAL DOM IGUAÇU
O Parque Nacional do Iguaçu, lar das Cataratas do Iguaçu, registrou em novembro a visita de 192.796 pessoas, marcando um expressivo aumento de 26% em comparação ao mesmo mês do ano passado, quando recebeu 152.573 turistas. No acumulado de janeiro a novembro de 2024, a unidade de conservação já alcançou a marca de 1.703.243 visitantes, superando o total de 1.666.120 registrado no mesmo período de 2023. 128 nacionalidades se encantaram com as experiências do Parque Nacional do Iguaçu durante o mês de novembro. Entre os países que estiveram mais presentes, os brasileiros seguem sendo maioria, com 117.407 pessoas, representando 60% da visitação. Os estrangeiros somam 75.389 visitantes no mês. O ranking dos países que mais visitaram, após o Brasil, é formado por Argentina, Estados Unidos, Espanha, Paraguai, Alemanha e França. Além dos estrangeiros, os visitantes brasileiros viajaram de todas as regiões do país para contemplar as Cataratas do Iguaçu. Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal figuram na lista, liderada pelo Paraná, com 46.193 pessoas, e São Paulo, com 24.465 visitantes. Em seguida vêm Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
ALTA TEMPORADA
Para proporcionar mais tempo aos visitantes e uma melhor experiência durante passeio, o Parque Nacional do Iguaçu funcionará com horário ampliado na alta temporada, período de final de ano e férias escolares. A partir do dia 21 de dezembro, até 31 de janeiro de 2025, o parque abrirá todos os dias das 8h às 16h, uma hora mais cedo que o habitual. Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente AQUI, com escolha do dia e horário. Cabe informar que, a partir dessa nova direção – Urbia Cataratas, o que era Lei Federal, lá não vale. Portanto, não há meia-entrada ou descontos adicionais para idosos ou estudantes no ingresso. Segundo eles, “de acordo com as leis federais n.º 10.741/2003 (Idosos) e n.º 12.933/2013 (Estudantes), a concessão da meia-entrada é para estabelecimentos específicos, não se aplicando aos parques federais”. O parque é federal mas a lei não se aplica a ele. Só na Brasil mesmo, todavia, se você fizer o L na portaria, é capaz de entrar de graça. Acima de 7 anos, todo mundo paga o mesmo valor. São isentos guias de turismo, regularizados pelo Ministério do Turismo, no exercício de suas atividades profissionais e, Servidores e agentes de órgãos de segurança pública no exercício de suas funções. É preciso apresentar identificação funcional e documentação da corporação comprovando o serviço a ser realizado no Parque Nacional do Iguaçu. Caso não esteja trabalhando, não é possível a entrada com isenção.
FLORIPA AIRPORT
Foi realizado no Aeroporto Internacional de Florianópolis, um Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (ESEA). A simulação atende às normas regulamentares da ANAC e tem como objetivo avaliar os procedimentos de resposta de todos os órgãos envolvidos no atendimento de incidentes na área de pátio e pista. Participaram do simulado 70 voluntários que desempenharam o papel de vítimas de um acidente aéreo. Equipes dos Bombeiros do Aeródromo, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros participaram dos atendimentos. Durante o exercício foi simulado todo o procedimento para esse tipo de evento, desde o acionamento do socorro, triagem de feridos, até o encaminhamento de vítimas para hospitais. Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária de Santa Catarina, Polícia Civil e Defesa Civil do estado e do município também participaram da atividade que envolveu cerca de 180 pessoas.
CONTAGEM REGRESSIVA
Um pouco da energia e emoção do Réveillon de Balneário Camboriú foi sentido no último sábado, 30 de novembro, com os testes da contagem regressiva da FG Big Wheel e do show pirotécnico organizado pela prefeitura. Foram apenas três três minutos de fogos lançados do molhe do Pontal Norte, para verificação da qualidade e execução do espetáculo que promete encantar o público na virada do ano. Além disso, a noite de sábado marcou a abertura oficial do Natal e da temporada de verão 2024/2025, dando início a um período de celebrações na cidade. Será o quarto ano consecutivo que a FG Big Wheel iluminará o céu do Pontal Norte com sua tradicional contagem regressiva. O espetáculo já se consolidou como uma das atrações mais icônicas da virada do ano no Brasil. As animações em LED do relógio gigante, destacarão os últimos segundos de 2024 de maneira grandiosa. Logo após a contagem regressiva, o céu será tomado por um espetáculo de 15 minutos de fogos de artifício, superando em duração o Réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro. O show será protagonizado por fogos lançados de oito balsas no mar, criando um momento mágico para o público, que deve ser de mais de um milhão de pessoas, a exemplo do ano passado. A queima de fogos de Balneário Camboriú será ainda mais especial para 70 pessoas que escolherem ver a festa do alto.
ABIH/SC E SEBRAE
A Diretora-Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), Margot Rosenbrock, e a Gerente-Executiva Juliana Bossi Castro, estiveram reunidas, com o Diretor-Superintendente do SEBRAE-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, e a Gestora Estadual de turismo da entidade, Aline Miranda. O encontro, realizado na sede do SEBRAE em Florianópolis, teve como pauta principal o fortalecimento da parceria entre as instituições para impulsionar o turismo e a hotelaria no estado ao longo de 2025. Durante a reunião, foi destacada a importância da presença do SEBRAE-SC no 36º Encatho & Exprotel, o maior evento de hotelaria do Sul do Brasil, que acontecerá de 29 a 31 de julho de 2025, no CentroSul, em Florianópolis. “Este evento é fundamental para a atualização dos empreendedores, o fortalecimento da conexão entre o poder público e privado, a qualificação da mão de obra, além de aproximar os empresários das principais entidades do setor. A participação do SEBRAE-SC reforça o papel estratégico da entidade de unir forças em prol do desenvolvimento do turismo catarinense e do apoio ao empresário na gestão do seu negócio”, destacou Margot Rosenbrock. A reunião reforçou a importância de iniciativas conjuntas para potencializar o setor de turismo e hospitalidade em Santa Catarina. Além da presença no Encatho & Exprotel e do apoio ao projeto Café de Hotel, o SEBRAE-SC reafirmou seu compromisso com o apoio a qualificação dos gestores para uma melhor gestão da rede hoteleira, proporcionando não apenas suporte estratégico para micro e pequenos empresários, mas também um apoio para uma gestão com melhores resultados para o negócio.
ROADSHOW COLÔMBIA
Chegou a hora de nos encontrarmos pessoalmente… e planejar as viagens dos seus clientes para a COLÔMBIA! A PROCOLOMBIA, em parceria com a BRAZTOA, está realizando uma série de eventos presenciais em cidades selecionadas do Brasil para apresentar o fascínio que a Colômbia desperta em quem busca viagens inesquecíveis. A região oferece uma variedade de experiências e atrações únicas para todas as idades e gostos. Venha conhecer mais e tirar todas as suas dúvidas neste treinamento EXCLUSIVO em Florianópolis. As vagas são limitadas para Operadores BRAZTOA e Agentes de Viagens parceiros! Inscreva-se AQUI para participar.
BELLA DA SEMANA – LÊ SOUZA
Nossa Irresistível Ninfeta Noel. A sedutora ninfetinha Lê Souza já deu início às festas de final de ano. Vestida de Mamãe Noel, Lê Souzaestá preparada para celebrar a chegada de 2025 com você, em grande estilo. A ninfeta, que é uma das estrelas brilhantes do nosso Especial, já está aquecendo a festinha para receber a outra modelo que irá sensualizar com ela no ensaio duplo desse ano. Enquanto isso, abra aquela champanhe e venha extravasar com muito desejo e paixão! A nossa “Ninfeta Noel” aproveitou o momento para mandar um recadinho especial para nossos assinantes: “Espero que curtam intensamente o ensaio completo, as fotos, os vídeos! Tudo foi feito com muito carinho pensando em vocês. Desejo um excelente 2025 e que nunca esqueçam da Lelê!”. A primeira parte do ensaio exclusivo Especial 2024 com Lê Souza nua estreia na quarta-feira, 4 de dezembro. E para tornar essa experiência ainda mais inesquecível, temos uma Live 4K onde cada detalhe é capturado em alta definição, revelando todos os ângulos deste ensaio de tirar o fôlego. Seja parte de uma comunidade que valoriza a beleza e a sensualidade feminina, e aproveite conteúdos que são criados especialmente para quem entende e aprecia o mundo das mulheres. Não perca essa chance de se envolver com o melhor que o Bella da Semana tem a oferecer. Assine agora!
Turismo nos Estados Unidos tem apresentado crescimento sólido ao longo de 2024
Novamente por conta dos preços abusivos das passagens aéreas nacionais, falta de conectividade, conexões extremamente demoradas e geralmente canceladas, o turismo internacional para os Estados Unidos tem apresentado crescimento sólido ao longo de 2024. Entre janeiro e agosto, o país recebeu 48 milhões de visitantes estrangeiros, representando 90% dos níveis registrados em 2019. O aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2023 reforça a recuperação consistente do setor. No período de janeiro a setembro, os gastos dos turistas internacionais chegaram a US$ 189,3 bilhões, marcando um crescimento de 14% na comparação ano a ano e 6% acima dos números pré-pandêmicos. Não é à toa que o Brasil destaca-se como o quinto maior emissor de visitantes internacionais, com 1,523 milhão de turistas entre janeiro e outubro de 2024, um aumento de 13% em relação aos níveis anteriores à pandemia. A América do Sul, da qual o Brasil é líder, detém 15% de participação no mercado de turistas “overseas”, próxima dos níveis pré-pandêmicos, enquanto a América Central já ultrapassou os números de 2019. A Europa lidera o mercado, respondendo por 36% dos turistas internacionais, com 10,5 milhões de visitantes até outubro e um crescimento de 9%. A Ásia, que cresce a um ritmo acelerado de 25%, enviou 7,8 milhões de turistas, representando 28% do total do ‘overseas’. Os resultados foram apresentados durante reunião anual do conselho de administração do Brand USA, realizado na última semana. Durante a reunião, foram apresentados também dados da capacidade aérea para os EUA, entre outros importantes indicadores do turismo estadunidense, além do planejamento do órgão para 2025.
TURISTAS INTERNACIONAIS NO BRASIL
Enquanto isso o Brasil agoniza na praia. A diferença é brutal. Para se ter uma ideia, nos dez primeiros meses do ano, apenas 5,4 milhões de turistas internacionais chegaram ao Brasil. Somente em outubro, foram 508,7 mil chegadas, o maior número de entrada de visitantes estrangeiros no país registrado para o mês na série histórica (1989-2024). O montante foi 24,1% maior que o mesmo período do ano anterior, e quando comparado a outubro de 2019, apresenta crescimento de 23,1%. De acordo com o presidente da Embratur, a expectativa é de que o Brasil bata a meta de turistas prevista para este ano (ha décadas não ultrapassa os 6 milhões) e, para ele, ministro do desgoverno: “Existe uma chance real de superarmos 6,6 milhões. É evidente que pelas contas do desgoverno, a exemplo das pesquisas Data Folha, iremos até bater recordes. Em outubro, no Sudeste, São Paulo aparece como principal porta de entrada para os visitantes vindos de fora, com quase metade das chegadas (200.664). O Rio de Janeiro aparece logo atrás, recebendo 1,2 milhão ao longo do ano, sendo quase 131 mil apenas no décimo mês de 2024. No Sul, o Paraná lidera. Nos dez primeiros meses, aproximadamente 740 mil visitantes de fora desembarcaram no estado, sendo mais de 64 mil só em outubro. O Rio Grande do Sul vem em seguida, com 723.493 chegadas no ano e 29.301 no mês. Já Santa Catarina não aparece nas contas do desgoverno (por que será né, rzzz), se prepara mais uma vez para uma super invasão de turistas argentinos, chileno, paraguaios e uruguaios.
ABAV NACIONAL
Conversando com a Vice-Presidente da ABAV NACIONAL, Conceição Junckes, o turismo voltado para o público com mais de 60 anos está ganhando uma dimensão inédita no Brasil. Segundo a própria ABAV, o setor tem se beneficiado da crescente adesão de viajantes seniores que buscam experiências de viagem únicas e enriquecedoras, moldando um dos segmentos de turismo que mais cresce no país. O público 60+ não apenas quer viajar mais, mas também deseja novas experiências que ampliem seus horizontes culturais e proporcionem um convívio social enriquecedor. Esse segmento demanda pacotes que ofereçam segurança, conforto, flexibilidade e experiências exclusivas. Sem dúvidas, o público sênior prefere viagens que envolvam atividades culturais, gastronomia, ecoturismo e vivências locais. Esse perfil demanda roteiros que proporcionem interação com a cultura e o ambiente local, indo além do turismo tradicional. Pacotes que incluem suporte especial para locomoção, acessibilidade em atrações e planejamento cuidadoso de deslocamento têm tido alta procura. Com flexibilidade de tempo e orçamento, os viajantes seniores buscam experiências personalizadas que atendam seus interesses específicos. Desde rotas históricas e culturais até roteiros de bem-estar e saúde, o público 60+ valoriza programas que permitam ajustar o ritmo da viagem às suas preferências.
TURISMO SOCIAL
O turismo social é outro destaque, com pacotes voltados para grupos de seniores que visam promover o convívio e a troca de experiências, algo especialmente valorizado por quem vê o turismo como uma oportunidade de ampliar sua rede de amizades. Além disso, agências estão incluindo assistência médica, suporte 24 horas e seguro-viagem aprimorado para garantir um passeio seguro e tranquilo. Dessa forma, “A Abav Nacional está comprometida em estimular o desenvolvimento de roteiros e experiências que respeitem as necessidades e o perfil do público 60+, para que as pessoas dessa faixa etária aproveitem o melhor do turismo. Vemos uma oportunidade única para o setor e para o público 60+ e estamos trabalhando em colaboração com nossos associados para oferecer pacotes que atendam a essas demandas, considerando que esse consumidor está cada vez mais interessado em viajar e aproveitar diferentes experiências”. Parcerias entre agências e operadoras de saúde também estão sendo estruturadas, buscando integrar atividades de bem-estar e prevenção de saúde às viagens, permitindo que essa faixa etária aproveite o máximo do que o turismo pode oferecer.
WIKITRAVEL
Sem dúvidas pra quem viaja para o exterior a Wikitravel é uma ajuda e tanto e, não é à toa vem vem crescendo exponencialmente. Conversando com o Aroldo Shultz, CEO da empresa, continua de vento em popa, em constante crescimento e desenvolvimento. Entre as grandes novidades, a espetacular possibilidade dos restaurantes colocarem seus cardápios na Wikitravel e nós poderemos acessá-lo em nossa própria língua. Por exemplo. você está na Alemanha e olha no cardápio isso: BADEN-WÜRTTEMBERG – Se o restaurante estiver no aplicativo, terá seu QR Code traduzido para 11 idiomas na plataforma da Wikitravel e saberá que o seu pedido nada mais é do que: “Iscas de mignon suíno ao molho de cerveja escura acompanhado de broa”. Simples assim! Outra novidade será o lançamento de um concurso nacional de fotografias, pois a imensa maioria dos destinos/cidades brasileiras não tem fotografias e, será você, turista, que acessará a plataforma e subirá sua(s) foto(s). Cada turista poderá postar 10/20 fotos, que passarão por uma curadoria e posteriormente serão publicadas. Depois disso feito, haverá um concurso e premiação. Fique atento então.
LOCAÇÃO DE VEÍCULOS EM ALTA
E isso não é de hoje. Desde que os preços das passagens aéreas está extremamente abusivos, viajar de carro ou de ônibus, dentro do seu próprio estado ou estados vizinhos, é muito mais conveniente e, o setor, tem crescido constantemente. Isso pode ser confirmado na Expo Abla 2024, que terminou ontem, 28, no São Paulo Expo. De acordo com Marco Aurélio Nazaré e Paulo Miguel Junior, presidente e vice-presidente da Abla, respectivamente, relataram os dados referentes ao ano de 2024 para o setor de aluguel de veículos, relativos aos parceiros da associação. Entre os destaques está o crescimento de 5% no emplacamento de automóveis e comerciais leves em relação ao ano anterior, com projeção de 620 mil veículos, e o aumento de 5,1% da frota total. A idade média dos carros também deve diminuir, alcançando 17,8 meses, refletindo uma tendência de renovação motivada pelos altos custos de manutenção. Do montante total de locações, 30% são voltados ao turismo de lazer e negócios, destacando a importância do segmento para o setor turístico. O crescimento do número de locadoras também segue uma tendência positiva, reforçando a relevância da locação no cenário econômico. A Expo Abla continua a crescer ano após ano e trouxe quase 15 horas de conteúdo, mais de 45 palestrantes e 70 marcas, em um espaço de mais 8 mil metros quadrados, para suportar os mais de 2 mil participantes.
CAPELA SAINT ANDREWS
O cenário que já era perfeito para uma cerimônia de casamento inesquecível agora tem um apelo ainda mais exclusivo. Com a inauguração de uma capela em meio aos elegantes jardins que compõem o paisagismo inigualável do Castelo Saint Andrews, o hotel que é sinônimo de sofisticação na Serra Gaúcha passa a oferecer mais um atrativo para celebrações com muito requinte e exclusividade. Uma construção harmoniosa, com detalhes em madeira e vitrais decorados, reproduz as linhas arquitetônicas de um monumento histórico da Escócia, a Catedral de Saint Andrew, trazendo para Gramado todo a magia de uma construção religiosa singular. Concebida para proporcionar maior enlevo à realização de núpcias, à renovação de votos ou mesmo a pedidos de casamento, a Capela do Castelo Saint Andrews é também um local de evocação espiritual, onde cada hóspede pode ter um momento privado para manifestar e se conectar com a própria fé. Coincidindo com as vésperas do dia de Santo André, a inauguração da Capela aconteceu ontem, quando houve uma cerimônia com a presença de autoridades religiosas e figuras de destaque na comunidade gramadense.
Para consagrar sua dimensão espiritual, a Capela recebeu a bênção do padre Neimar Kunkel Pies, da Paróquia de São Pedro de Gramado. Em seguida, o empresário Guilherme Paulus, proprietário do Castelo Saint Andrews, fez um pronunciamento sobre o que o motivou a erigir um monumento religioso dessa dimensão. Hoje, sexta-feira, o Castelo receberá a visita de cerimonialistas e influenciadores que atuam na área de casamentos para que conheçam a novidade. Por fim, no sábado, 30, dia de Saint Andrew, será a vez de uma comemoração no melhor estilo escocês. O Pub Bar do Castelo sediará uma degustação de single malts de alta qualidade das destilarias escocesas Jura e Dalmore. Uma rara chance de conhecer versões premium da bebida que tornou a Escócia famosa. Primeiro Exclusive House do Brasil, o Castelo Saint Andrewsé o único hotel de montanha do país a fazer parte do seleto grupo Relais & Châteaux, um selo de excelência reservado apenas aos melhores do mundo. Em localização privilegiada, dentro de um condomínio residencial no centro de Gramado, o hotel foi originalmente uma residência particular e preserva toda a privacidade e exclusividade destinadas a quem busca desfrutar de ambientes elegantes e intimistas.
NOVAS TENDÊNCIAS NO TURISMO
De acordo com os novos estudos da Boooking, o turismo para o ano que vem, 2025, será marcado por viagens transformadoras, com foco no bem-estar, tecnologia e experiências personalizadas. Entre as tendências destacam-se o turismo noturno, o uso da inteligência artificial para planejamento e um crescente interesse por megaviagens multigeracionais e práticas inclusivas. De acordo com Arjan Dijk, vice-presidente sênior e diretor de marketing da Booking, “os viajantes usarão as suas viagens para transformar a si mesmos, seus relacionamentos e, em última análise, o mundo ao seu redor. Trata-se de romper com a tradição para promover uma conexão mais profunda.” O turismo noturno, por exemplo, se populariza como uma maneira de explorar o universo e a astronomia. Na Colômbia, 78% dos turistas consideram visitar destinos com céus escuros para observar estrelas (91%), rastrear constelações (74%) e participar de eventos cósmicos únicos (75%). Além disso, 68% preferem hospedagens que minimizem a poluição luminosa, contribuindo para a preservação ambiental. Outro destaque é o conceito de “passaporte para a imortalidade”, com 81% dos entrevistados buscando experiências que promovam longevidade e bem-estar. Entre as prioridades, estão terapias e tratamentos que contribuam para um estilo de vida mais saudável.
A inteligência artificial (IA) também terá um papel relevante. Segundo o levantamento, 86% dos viajantes utilizarão tecnologia para tomar decisões informadas, e 49% usarão IA para criar itinerários personalizados, garantindo autenticidade e praticidade em suas viagens. As megaviagens multigeracionais também ganham força. Enquanto 55% dos entrevistados preferem investir em viagens ao invés de deixar heranças, 98% dos baby boomers afirmam estar dispostos a financiar férias para filhos e netos. Além disso, viagens exclusivas para homens se concentram no bem-estar e crescimento pessoal, como descanso mental (20%) e autodesenvolvimento (27%). No campo da inclusão, a pesquisa aponta para a navegação neuroinclusiva, com 80% dos viajantes neurodivergentes interessados em ferramentas de IA para acesso a espaços mais silenciosos e 79% procurando locais com salas sensoriais. Por fim, o estudo revela que a experiência aeroportuária também influencia as escolhas de destino. Serviços como cápsulas para dormir (45%), spas e restaurantes estrelados (18%) estão entre os preferidos dos viajantes.
CONECTION TERROIRS DO BRASIL
O evento Connection Terroirs do Brasil é uma das maiores vitrines de produtos de Indicação Geográfica (IG) do país, e neste ano levou aos participantes do Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado, as riquezas dos produtos reconhecidos por sua identidade peculiar e exclusiva. Um produto ou serviço para ser reconhecido por sua Indicação Geográfica precisa passar por um rigoroso processo de avaliação pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O registro é conferido pelas características do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. E o Connection é um encontro anual onde os produtores/expositores têm a oportunidade de apresentar ao mercado e ao trade turístico o valor brasileiro da sua impressionante biodiversidade, que se expressa através dos terroirs que existem nos biomas Pampa, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Amazônia. Hoje, existem 122 produtos certificados pelo INPI em praticamente todas as regiões do país, como os vinhos da Serra Gaúcha, as balas de banana de Antonina (PR), o queijo da Serra da Canastra de Minas Gerais, o café do Espírito Santo, o guaraná de Maué (AM), o chocolate artesanal de Gramado (RS), entre outros locais.
Além de uma grande exposição e venda de produtos exclusivos na Rua Coberta, o Connection possui uma programação com imersão em conteúdo com palestras de especialistas, networking de negócios e cozinha show com produção de iguarias à base de produtos com IG. O Connection também abre espaço para as Agroindústrias Familiares, valorizando a produção rural do interior de Gramado. A Secretaria Municipal de Agricultura organizou a presença dos produtores para este trabalho de divulgação dentro do Festuris. O secretário da pasta, Eliezer Lima, explicou que a participação envolveu a Casa do Colono, Emater, as Agroindústrias locais, os roteiros de Agroturismo e os agricultores que atuam nos fornos no centro da cidade. “O Connection é um evento incrível que coloca em evidência os produtos de origem e a Agricultura Familiar, dando a oportunidade de viabilizar seus negócios e dar visibilidade a eles. Estamos divulgando todo o potencial da produção rural e convidando os participantes do Festuris a retornarem à Gramado em maio, para o Connection”, convidou. O estande de divulgação estava dentro do Espaço RS. A próxima edição do Connection está marcada para ocorrer de 28 a 31 de maio de 2025, no centro de Gramado. O evento é realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do SEBRAE. Pelas redes sociais é possível ficar por dentro das novidades: @connection_experience.
NOVO MERCADO BARRAGEIRO
Já está funcionando o novo destino turístico e roteiro gastronômico de Foz do Iguaçu. Com 4,7 mil metros quadrados de área construída, o Mercado Público tem 55 boxes, sendo 12 sociais (com a finalidade de fortalecer a agricultura familiar e pequenos produtores). A estimativa é que o mercado crie mais de 270 empregos diretos e mais de 180 indiretos, contribuindo com a geração de renda e o desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu. O espaço conta com café, restaurante, pizzaria, pastelaria, sessão de hortifruti, doces e sobremesas, cervejaria, lojas especializadas, artesanatos e cooperativas, entre outros espaços gastronômicos. Além de apresentações artísticas, como musicais, contação de história e oficinas culturais, que acontecem sempre de quinta a domingo. Também estão previstos grandes eventos culturais e artísticos por meio de um convênio de R$ 4,5 milhões, assinado entre Itaipu e Itaipu Parquetec, para o Circuito Cultural, que irá garantir a contratação de artistas de peso nacional e a realização dos grandes eventos abertos para toda a cidade, por um período de três anos. O Mercado Público Barrageiro remete aos tempos da construção da Itaipu, quando funcionava no local a Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), que fornecia a refeição aos operários envolvidos com a obra. O Mercado Público Barrageiro está localizado na Avenida Araucária, 140, e funciona diariamente das 10h às 22h.
FLORIPA AMANHÃ
A preservação da nossa cultura, a proteção do meio ambiente e a promoção de hábitos sociais saudáveis dependem de conhecimento, aprendizado e troca de experiências. Além disso, essas são questões fundamentais para a promoção de mudanças necessárias e urgentes para nossa vida em comunidade. E foi pensando em tudo isso que o Jardim Botânico de Florianópolis foi escolhido para ser palco do “Encontro Floripa Amanhã”, um evento que visa discutir e propor novos rumos para a cidade e conscientizar a população sobre a importância da sustentabilidade e da preservação dos ecossistemas locais, bem como de políticas de inovação, de bem-estar social e cultural. O evento, com entrada gratuita, ocorre nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. A Associação FloripAmanhã é uma das apoiadoras institucionais do evento, e será responsável pelo painel sobre os impactos do saneamento no Mangue do Itacorubi , sob a coordenação do José Menezes e Ike Gevaerd. O evento foi construído em quatro grande pilares que nortearão a programação: Inovação, social, cultural e ambiental e reunirá especialistas de cada área para discutir problemas reais da cidade. Ao final da programação, a meta é apresentar propostas práticas de soluções possíveis para cada uma dos pilares, registradas em uma Carta de Compromisso Floripa Amanhã. Temas como “Política e infraestrutura Cultural” e “Sistema de financiamento da Cultura da cidade”; “Direito à – nossa – cidade: caminhos para Florianópolis enfrentar o déficit habitacional e o aumento de pessoas em situação de rua”; e “Saneamento básico e os impactos no mangue”; são alguns dos temas já confirmados que serão debatidos por especialistas no assunto de Florianópolis, com convidados de renome nacional.
Além do rico conteúdo que será apresentado nas mesas-redondas, talks e apresentações, o Floripa Amanhã terá uma ampla programação cultural com música, artes plásticas, dança, teatro e expressões artísticas diversas. A entrada para o Floripa Amanhã será gratuita, e a organização espera atrair um público diversificado, promovendo um espaço de aprendizado e troca de experiências. “Este evento tem uma proposta de utilizar a Cultura como força central para um reencontro da cidade com sua qualidade de vida nacionalmente reconhecida, e aproveitar o rico espaço que será estruturado como uma oportunidade valiosa para a comunidade, setor empresarial e governo se engajarem em ações concretas que contribuam para um futuro mais sustentável da nossa cidade. Para isso, reunimos nomes fortes de cada área que compartilharão muito conteúdo, em um formato propositivo, e não de apenas críticas, para que possamos firmar um compromisso, através de uma carta aberta, e, posteriormente acompanharmos os desdobramentos das ações propostas durante o evento a cada nova edição do Encontro Floripa Amanhã”, destaca Lucas Arruda, um dos responsáveis pela iniciativa.